Apeoesp: São Paulo contrata aluno para ensinar aluno

Tempo de leitura: 3 min

Mais desperdício de dinheiro público na educação paulista

Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP

Nós, da APEOESP, temos denunciado que o Governo do Estado de São Paulo vem desperdiçando dinheiro público na área da educação através de medidas que, em ano eleitoral, promovem a distribuição de recursos que seriam melhor aplicados na formação continuada e na valorização dos profissionais da educação.

Neste ano, a Secretaria Estadual da Educação instituiu a chamada promoção por mérito, que premia com aumento correspondente a 25% do salário-base apenas uma parcela dos professores, deixando 80% da categoria sem nenhum reajuste salarial. A Secretaria também está distribuindo dinheiro a uma parte dos candidatos aprovados nas primeiras fases do concurso de Professor de Educação Básica II, também correspondente a 75% do salário-base, destinado à compra de notebooks para participação no curso à distância oferecido pela recém criada Escola de Formação como terceira etapa do concurso público.

Ocorre que não há meios de controlar a compra dos equipamentos e nem há garantia de que esses candidatos serão aprovados ou ingressarão na rede estadual de ensino. Por outro lado, os recursos a serem empregados nessa desnecessária terceira etapa do concurso poderiam ser revertidos em formação continuada no próprio local de trabalho para os professores, em convênio com as universidades públicas.

Agora, a Secretaria Estadual da Educação volta a anunciar a distribuição de dinheiro, desta vez aos alunos do ensino médio para que ensinem matemática a seus colegas do ensino fundamental que tenham dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Como se vê, uma completa inversão de prioridades.

Governo erra ao não promover a formação e atualização profissionais dos professores que já se encontram na rede estadual de ensino, sobretudo nas disciplinas de Matemática, Física e Química. Continua errando ao não instituir salários dignos e um plano de carreira atraente para profissionais dessas áreas, o que resulta na falta de professores nas escolas estaduais. Em vez de reconhecer seus erros e corrigi-los, o governo insiste em aprofundá-los, apelando para este verdadeiro remendo que é a contratação de alunos para ensinar outros alunos.

Não apenas os professores e demais profissionais do magistério, mas também os alunos e suas famílias merecem mais respeito e consideração. Há hoje no país um sentimento de urgência para com as questões educacionais. Leis, programas e medidas têm sido aprovados na esfera federal no sentido de se buscar ampliar o financiamento da educação e o acesso e permanência da população em todos os níveis e modalidades da educação básica.

Exemplo recente, e muito importante, foi a promulgação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que extingue progressivamente a Desvinculação das Receitas da União (DRU), destinando mais R$ 9 bilhões para a educação já em 2010. Além disso, torna obrigatório o ensino dos 4 aos 17 anos e determina que o novo Plano Nacional de Educação crie o Sistema Nacional de Educação, regulamentando o regime de colaboração entre os entes federados previsto na Constituição Federal. A lei federal 11.738/2008 instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional. O Conselho Nacional de Educação formulou diretrizes nacionais para as carreiras do magistério e dos funcionários das escolas. Também foi criado em âmbito federal o Programa Nacional de Formação de Professores. Há muitas outras medidas no mesmo sentido.

Porém, grande parte dessas medidas tem enfrentado a oposição ou resistência do Governo do Estado de São Paulo, que não vem participando deste esforço nacional para melhorar a educação pública. Prefere formular outro tipo de “solução” de eficácia duvidosa. A impressão que temos é que a educação pública no Estado de São Paulo está sendo conduzida às cegas por uma gestão que tem dificuldades para estabelecer um diálogo eficiente sobre as políticas educacionais. Quem perde são os alunos e toda a sociedade paulista.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geysa Guimarães

Em matéria recente, a introdutora da Meritocracia no ensino estadunidense reconheceu que o método é falho e se disse arrependida. Seria interessante inserir aqui este "mea culpa", pra mostrar que a Educação paulista tá na mão errada.
Não bastasse, agora os alunos é que ensinam matemática para os colegas e têm direito a uma boquinha?
Isso é pra desmoralizar de vez o professor e baratear a profissão.
Uma pergunta: vão treinar os colegas de acordo com a matemática do Serra?

Paulo A

Eu queria ser professor, mas nesse miserê não dá.

    Jairo_Beraldo

    Ser professor, não é uma profissão para ganhar dinheiro, mas sim uma convicção para tentar fazer pessoas dignas e um mundo melhor. Por isso, quem não respeita um professor, pode esperar, será um bandido da pior espécie.

Roberto Locatelli

O próximo passo do Estado mínimo será designar pacientes de hospitais públicos para cuidar de outros pacientes.

Antõnio Carlos

Falando em Educação, vejam este vídeo com a utilização de crianças na campanha eleitoral: http://www.youtube.com/watch?v=VcAHF0gEhpw

Gerson Carneiro

Durante 4 anos: porrada e gás lacrimoJênio.
Há três meses da eleição: um graninha na tentativa de comprar o voto de uma parcela dos professores.

Esse é o Jeito 171 de governar.

    Jairo_Beraldo

    Mas a paulistada gosta, cunpadi Carneiro. Parece que o Alckimin vai levar no primeiro turno. Vai para 20 anos a felicidade da paulicéia desvairada!

Apeoesp: São Paulo contrata aluno para ensinar aluno

[…] Fonte VioMundo […]

José Eduardo Camargo

Ué! Mas vocês não sabem que os demotucanos são uns "jenios"? Mas mais "jenial" é o eleitor paulista, que adora esses caras! A ignorância é contagiosa e hereditária nos paulistas! Êta, povinho bunda!

    o grifo

    Como aqui tem gente de toda parte do Brasil, inclusive votando, ergo…

    Marcelo

    Sou paulista, paulistano e endosso o que você escreveu.
    Êta povinho bunda que gosta de pagar pedágios, enfrentar congestionamentos monstros e andar em Metrô à la India.

Marcio

É o retorno do Ensino Mútuo, defendido lá no início do século como método barato para ensinar os filhos dos trabalhadores e dos órfãos que perambulavam por Londres.

Augusto

Taí uma das coisas mais absurdas que já vi… Com os professores do Estado praticamente passando fome, como é que pode o governo do Estado gastar recursos com o pagamento de outras pessoas para fazer aquilo que os professores poderiam fazer??? É absurdo! Administrativamente, é inexplicável! A mesma coisa acontece com aquela história de dois professores em sala de aula que, na verdade, trata-se de um estagiário remunerado. Não seria melhor pegar esses recursos e direcioná-los para as remunerações dos professores??? Mesmo que dê apenas um valor irrisório de aumento, considerando que são muitos professores, para quem está no desespero, já é um alento. Sinceramente, eu não consigo entender. Em 2010 não houve sequer a reposição da inflação para esse pessoal. A única justificativa é que o Serra não teria um único voto entre os professores. Foi o que eu ouvi de um próprio político do PSDB, segundo o qual eles não querem nem saber dos professores porque sabem que, mesmo que deem uma reposição salarial agora, não terão votos para Serra. Então, que se dane a educação.

Remindo Sauim

A idéia de alunos ajudando alunos não é má, em vez da competição capitalista, teriamos uma experiência socialista já no ensino médio. Como a idéia vem da administração demotucana é descartada logo de início. Em algumas universidades já existe algo parecido, os monitores, alunos que auxiliam professores em diversas tarefas, inclusive no ensino aos colegas. Isto nada desmerece o professor, ao contrário, lhe dá mais instrumentos para melhor educar seus alunos. Inclusive esta ajuda aos colegas vai dando uma base didática a juventude e muitos deles se tornarão professores melhores qualificados.

    Augusto

    Se fosse a título voluntário ou se os professores paulitstas ganhassem o suficiente, tudo bem. Também não veria problema. O que acontece é que o governo do Estado vive dizendo que NÃO tem recursos nem para repor a inflação para os salários dos professores. Então como ele usa recursos, que são escassos, para remunerar pessoas que não tem vínculo formal com o Estado para fazer aquilo que cabe aos professores? Só tem uma explicação, conseguir votos para Serra. Esses dias saiu uma notícia, se não me engano na Folha, que um professor de Física pede dinheiro ao pai para poder pagar despesas básicas de sobrevivência como supermercado. Um professor pedindo dinheiro para o próprio pai? Cara, vamos falar a verdade, só um louco seria professor hoje no Brasil.

    Fábio

    Isso é ridículo.
    Na minha época de aluno , eu e os meus colegas sempre ensinamos aqueles que tinham dificuldades em apreender certas matérias .Faziámos isso porque tinhamos condições .Tinhamos bons professores.E nunca precisamos que nínguem nos remunerasse para fazer isso .Fazíamos porque éramos colegas e éramos solidários.
    Na faculdade também era assim.
    Isso é para inglês ver,pois duvido que tenham alunos suficientes ,com condições para ensinar os seus colegas.A menos que se contratem os alunos das escolas particulares!!!!!
    Desde o final dos anos 80 e começo dos 90 ,quando ainda estudava em escola pública , já se percebia o decadência do ensino que ficava cada vez pior .E posteriormente quando cheguei a fazer estágio de matemática na escola em que conclui o ensino médio , fiquei horrorizado com o grande número de alunos que não sabiam nem tabuada.
    Para que haja um ensino de melhor qualidade ,não é necessário que se contratem alunos para ensinarem alunos.É necessário um material didático de melhor qualidade , aumento na carga horrária de aula , melhor formação para os professores (muito embora hoje conheço muitos professores que buscam se qualificar cada vez mais),melhores salários , motivação para o profissioanal querer ensinar e para os alunos quererem apreender.
    Na verdade não falta muito para se ter um ensino de melhor qualidade , já que nas escolas particulares , ao nenos aqui em minha cidade no interior paulista,os professores da rede pública são os mesmos da rede privada .É só puxar um pouco mais o ensino e acabar com a progressão continuada.

    Lenita Santos

    Concordo TOTALMENTE com Remindo. Esse negócio de aluno ensinar aluno fez-se na China (Mao era professor e sabia que, sim, aluno pode ensinar aluno, sobretudo em tempos de graves dificuldades e enquanto se formavam os professores) e fez-se em Cuba nos tempos iniciais e muito se fez no nordeste, desde Paulo Freire e D. Helder Câmara.

    É verdade que o Estado mínimo é desgraça sempre, sobretudo para os mais pobres. É verdade que no Estado de SP da tucanaria uspeana e da Opus Dei, a falta de professores é sinal de descaso e de incompetência dos governos da tucanaria uspeana e da Opus Dei. Mas não gosto de ver professores defendendo-se corporativamente, como jornalistas defendem-se corporativamente e até médicos defendem-se corporativamente. Vamos defender os professores, sim, mas sem defesa corporativa e sem tentar impor o "saber professoral" como único e insubstituível.

    Muitos pobres, em todo o mundo, só começaram a saber o que é escola pq tiveram outros alunos solidários que os ajudaram. Vamos com calma, na defesa corporativa.

Ed.

Suspeito que a real intenção do governo paulista seja contratar aluno para "encilhar" aluno…

    Vinícius

    Eu não entendo como o Serra tem tanto voto em São Paulo…

    Como não sou de SP gostaria de saber…

    WBW

    Eu sou de SP e também não sei.

    Fábio

    Eu também sou de São Paulo e acredito que o paulista vote no psdb ainda por falta de informação.
    quando criança , cansei de ouvir mentiras sobre o PT , do tipo que o PT era comunista e comunista comia criancinha , que se fossem eleitos iriam tirar os bens de quem tivesse mais de um imóvel,automóvel ,etc,que o Lula era vagabundo etc.
    Quem comanda aqui são as elites e a população em geral é levada a pensar como eles .É por isso que a educação aqui no estado vai de mau a pior ,para continuarem manipulando o pensamento do povo .

    klaus

    Só os ricos votam no PSDB e como São Paulo é o estado mais próspero sua votação é expressiva. Nas partes pobres do Estado ninguém vota no Serra. Ou não?

    Andre Azevedo

    Klaus, infelizmente não são só os ricos que votam no PSDB em São Paulo. Conheço muita gente que votam no psdb ou por averção ao PT, pois a mídia paulista distoce todas as informações deste partido, ou porque não enchergam os desgovernos do psdb no estado, pois, de novo a mídia escondem todos os podres que ocorrem e enaltecem de forma exagerada qualquer política positiva ou que pareça positiva do psdb.
    Como disse Eduardo Guimarães, os paulistas sofrem da sindrome de Stocolmo.
    Lamentável.

    Mauro A. Silva

    Parece que o PSDB é um dos únicos partidos que combate o corporativismo nas escolas públicas de SP.

Armando do Prado

A educação pública de SP vem despencando desde os anos da ditadura, mas nos (des)governos tucanos, simplesmente, deixou de existir como algo sério e com resultados. Brincam de educar. E pior: humilham os professores.

Ed.

Senhor Leider
"Voçêis" tem cedilha, por, favor!
E não sei porque cedilha não tem çedilha…
Quando eu me eleger na ABL, vou mudar. Isso é muito importante! Mais do que primssipau!

Ass. Hend_da_Picada

Nelson Canesin

Vazamento de prova do ENEM em gráfica da Folha de S. Paulo, da ditabranda, do dossiê falso, do Datafolha (ou Dataserra)…quanta coincidência!!!

@ehnoisnaweb

Essa APEOESP tbm viu… nessa última greve aí usou o professorado como massa de manobra. Foi greve só para prejudicar o Serra (e ajudar o PT), e não pra resolver os problemas dos professores. Agora entendo pq todo ano a mesma ladainha e a coisa continua sempre como esteve. O sindicato coloca os interesses do PT acima dos interesses dos professores.

    Paulo Cavalcanti

    Prezado (sem nome).

    É por conta desse tipo de pensamento (que a mídia vende) – que o Estado de S. Paulo, está sofrendo 16 anos de atraso. O seu candidato, José Serra, sabe tudo sobre as FARC, porém, não sabe nada sobre o PCC, e vocês ainda defendem um pústula desses.

    Segundo você, "a coisa continua como sermpre esteve" – por que, gente como você, não quer que mude, pois é rançosa, sequer tem coragem de dizer o nome, pois a covardia, é a marca registrada da direita.

    Nelson Menezes

    Matou a pau

    Nelson Menezes

    O @ehnoisnaweb todo este tempo o psdb nunca resolveu os problemas dos professores,e sempre tiveram os votos desta classe, agora que a esta gloriósa classe resolveram acordar atravez do seu orgão, a APOESP vc vem estas baboseiras e se vc não sabe a grande maioria da secretaría da educação sempre apoiaram e votaram no psdb, e depois de tanto apanhar resolveram mudar!!! não POOOOOODE?.

    Marta

    "A coisa continua sempre como esteve", minha cara, porque você continua errando no seu voto. Não foi a greve que prejudicou o Serra naquela hora, mas sim a cavalaria e o gás lacrimogênio contra os professores. Sem falar nos piores salarios do Brasil para a classe do magistério. Vai continuar votando nele? Então vai continuar reclamando e ganhando mal. Acorda!!!

    Marcos Torres

    A prevalecer a sua tese de que "a greve é só pra prejudicar o Serra, não para resolver os problemas dos professores e todo ano a mesma ladainha", devo acreditar então que o objetivo do PSDB é ajudar ao PT, pois fornece argumentos para esses protestos da APEOSP!

    O PSDB coloca os interesses do PT acima dos seus próprios interesses! Isso que é governar para os outros!

    Conta outra!

    Jairo_Beraldo

    Voce foi muito infeliz na sua tese, @ehnoisnaweb. Mesmo que eu sempre provoque o PT e a esquerda paulistas para focarem nos incrédulos, eu não concordo com sua colocação. Foi muito infeliz.

    Roberto

    A doutora de araque quer governar o Brasil sem saber onde fica a Baixada Santista. Eta companheirada trouxa metidos a intelectuais. O Serra é um verdadeiro pai ao empregar esses professores cabeças de bagres na Educação Pública.

Vera Oliveira

Isso é proposital, uma vez que os demos-tunganos querem mais é que os pais tirem seus filhos das escolas públicas e os coloquem nas particulares, das quais são os maiores proprietários, e se matem de trabalhar para pagá-las. Também acham que filho de pobre não precisa estudar. Do contrário, onde buscarão os trabalhadores braçais para lhes servir?

Hennio

SECRETARIA DOS NEGÓCIOS DA EDUCAÇÃO

¨A Secretaria também está distribuindo dinheiro a uma parte dos candidatos aprovados nas primeiras fases do concurso de Professor de Educação Básica II,(…) destinado à compra de notebooks para participação no curso à distância oferecido pela recém criada Escola de Formação como terceira etapa do concurso público."

A SEE dá o dinheiro e escolhe a configuração dos computadores, de maneira que eles obrigatoriamente beneficiem a Microsoft e seus associados. Isso é que é negócio, o resto é bobagem!

    Marta

    Adivinha quem está por trás da Microsoft.: Paulo Renato de Souza. É só buscar e conferir.
    Esses tucanos são espertos, sabem como se apropriar do dinheiro público usando a terceira via.

Ed.

As vezes eu tenho a impressão que os demotucanos querem dizimar e atrasar o Brasil a um tal ponto que possamos voltar aos tempos do descobrimento, para um nova recolonização, onde eles, obviamente, seriam os novos donatários.
Outras vezes me parecem meros "brokers" para o arrendamento geral do país e seus habitantes.
Seu "não senso" de nação (o país e seus recursos humanos e materiais) ultrapassa o grotesco!…

Hans Bintje

PARTIDO ÇOSSIAL DO SEU CREYSSON

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo ( http://desciclo.pedia.ws/wiki/Partido_%C3%87ossia… )

"Pêlia indúcassião enterri tórico nacionálico! Vívia ar garamátiquia! A garamátiquia corrétia inorbéce o hômi! Vívia ar rinvolucião pêlia indúcassão!" Seu Creysson, sobre o PÇSC

O Partido Çossial do Seu Creysson (o PÇSC), foi o pratido criado por Seu Creysson para competir à presidência da República das Bananas.

*** Poprostas de governio ***

Como intelectuálico e pensadôrio do Brasil, Seu Creysson é muitcho cobrado pra ter uma propostia pra arresolvê nossos pobrema.

"Inda bem qui as pessoa só me cobria isso, porquê se for cobrá as dívidea é melhó esperá sentádio!" Seu Creysson

Pois os pobrema do Brasil terminaro-se! Seu Creysson apresêntia suas propostas para arresolvê os pobrêmia do Brasil:

*** Çaúde e Inducassão ***

Tôdia veiz que alguém espirrá as peçoa deve ser obrigádia a dizê saúdia! Assim resolve os pobrêmia da çaúde e da inducassão, matando dois coelio com uma caralhada só!

*** Cunomia ***

Fabricá na gáfrica e adistribuir pra todo mundio o dóla Capivara!

"Vai te dólia pra todo mundio! E o governio só vai ter que me pagá a tíntia!" Seu Creysson

E sem esse negócio de saláro mínimo. Todo múndio tem que ganhá o saláro que nem que o Ronaldinho! assim todo mundio fica satisfeitho!

*** Alimentassão ***

Todo múndio fala da fômia do povio. Mas e a sêdia do pôvio, como é que fíquia?

O póbrio num pode inchê a bôquia de farinha e num tê nem uma água de côquio pra tumá. Por issél os ríquio tem de doá bebida pros póbrio.

"Mas ten qui sê bebidia não pecerível!" Seu Creysson

Se de cádia dosia de uísco eles dere uma pédria de gêlio, o pobrêmia tá arresolvidio.

*** Terras ***

Como isisti muitias sem-terras que estão sem térria, na minha eleição eu vou drestibuí um sáquio de térria a todias as peçoas que não tem.

*** Dipromacia ***

No seu governo o Brasil só fará diplomacia com Burkina Fasso, porque tirando o Burkina, o resto é faço!

*** Inigorância ***

A wikipedia seralia deletadia da internetia por promovelia a inginarancia e os nerdios da desciclopedia seranliquios pagadius pelos seu artiguios.

*** Jinguio ***

"Fui canditátio a presidentio e só não ganhei as eleição porque as úrnias era letrôniquias. Mais a minha músiquia de jinquio era a mais melhó." Seu Creysson

Seu Creysson, Seu Creysson
Na çaúde vai tê mais ambulança
Na iscola vai tê mais inducassão
Pra violença vai tê mais cegurança
Ele é feio mais num assustia o mercádio

E se seria mais melhor di bão
Si ele sêsse o presidêntio da Nassão!
E se seria mais melhor di bããão
Si ele sêsse o presidêntio da Nassão!

    Jairo_Beraldo

    Como o casseta e planeta é do lado do Zé descaradamente, o Zé deve ter usado o personagem ridículo seo creysson como modelo de inducassão e çaúdi.

Henderson Sousa

12 milhões de pessoas tiveram seus dados expostos de maneira deplorável no MEC. Nome, RG e CPF. O que isso significa? Um prato cheio para Golpistas, vejam os Senhores.

Em 1 ano, o Governo do Lula conseguiu jogar o Enem no monturo: vazamento da prova e agora pior: de dados pessoais de pessoas que não autorizaram sua divulgação.

E aí Bebel? Vai incentivar seus alunos a fazer uma "grevinha" contra um dos piores Governos no que concerne à educação brasileira?

De mais a mais, tenho de agradecer à incompetência desses Senhores, pois alguns milhões de votos darão uma guinada depois desse acontecimento. Guinada essa que certamente não encontrará o caminho do candidato do Governo.

Saudações.

    clemes

    Henderson, vc está se referindo, claro, à educação pública do estado de São Paulo?

    Henderson Sousa

    Estou referindo-me à notícia do dia: o vazamento criminoso de dados sigilosos de 12 milhões de pessoas. Ou a Senhora deixará de repudiar isso por se tratar de uma crítica óbvia e justa ao Governo Lula?
    A educação em São Paulo não é das melhores, reconheço. Mas quando a Senhora e os demais que aqui comentam viram o Governo de SP expor os jovens deste país a algo semelhante a isso?

    alcir rosa nunes

    Cara, minhas sinceras desculpas, mas tu só podes estar bebado!

    Carlos

    "vazamento da prova"
    Na gráfica Plural, da qual o Folha de S. Paulo é acionista.

    O vazamento dos dados dos inscritos no ENEM será investigado pela Polícia Federal.

    Nos dois casos, não há como não pensar em sabotagem.

    Ed.

    Parece que já sabem que foi uma entidade … de SP!
    De novo em SP…
    Hmmmm… deixa-me ver… SP? Ninho tucano? Hmmmm…sei não!

    Abdelnur

    Henderson, dá um pulinho na 25 de março que você encontra DVDs com esses dados do país inteiro, inclusive o seu, tenho certeza. Mas se desejar ficar mais por dentro dos fatos, e ao menos tentar se informar melhor, vá ao Blog do conversa afiada do PH e lei a matéria "Por que o PiG (*) é contra o Enem?" . Aproveite e veja também:- " Depoimento: pai fala o que o ENEM fez pelos filhos" e ainda procure pela classificação da USP no ranking das universidades, veja como ela caiu….

    Nelson Menezes

    Caíu só 60% Graças ao patrãozinho do sr. Henderson

    Ed.

    Hend, vc esqueceu de mencionar também que o Lula foi o único responsável pelo vazamento da BP no Golfo!
    E que com esta guinada de milhões de votos, Serra poderá doar o pré-sal, vendendo a Petrobras à BP, bem baratinho, para que ela possa se recuperar rapidamente…
    Viu como eu te ajudo?!..

    Christian Schulz

    Esse aí é o Collor disfarçado, né não?
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/08/0

    "Monturo"… é o mesmo dicionário do "ex"-herói da Veja!

    ZePovinho

    Os dados foram vazados por técnicos de escolas paulistas,da mesma forma que uma empresa terceirizada pela gráfica da Folha de São Paulo vazou as provas no ano passado.Por que será,hein Coesão Anafórica???????

    Marta

    Puxa henderson, ainda bem que você me avisou.

    O Brasileiro

    Engraçado… aconteceu a mesma coisa com pós-graduandos de uma universidade estadual paulista e não apareceu nenhum troll pra reclamar…

Alexandre Tambelli

Pensar que o Alckmin pode ser eleito Governador depois de ver aquele vídeo onde ele quando Governador disse para um repórter da TV Australiana para perguntar as autoridades sobre o PCC, como se ele não fosse a autoridade máxima do Estado e ainda desabafar em off, se soubesse que a matéria seria sobre o PCC não teria dado a entrevista, me chateia imensamente…

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal!

O Estado de São Paulo ficará para trás. O Brasil caminha para o futuro e o meu Estado para o caos. O PSDB é tudo de mais perverso que já existiu em matéria de política, são contrários ao povo, à cultura (vide o que estão fazendo com a Educação paulista, com a TV Cultura, etc.), a tudo que possa criar um estado de bem-estar social… Eu fico triste com o atraso educacional e político das elites paulistas, da classe média paulista, que juntas tendem a morrer abraçadas em meio a um Estado ingovernável no futuro. Uma pena! Ser mais conservador que o Paulo Maluf é vergonhoso, mas os políticos desse partido reacionário da política brasileira conseguem, antinacionalistas, privatistas, americanizados, totalmente desvinculados com o Conhecimento, a Educação e a Cultura! Viraremos robôs, alienados e executando tarefas preestabelecidas, sem questionar, sem noção desses atos continuados e só racionais (desumanizados).

paulo chacon

Marcel, você é um desinformado. A APEOESP nunca queimou livros em praça pública e jamais apoiou esta iniciativa. A APEOESP é o maior sindicato da América Latina e o mais aguerrido na defesa de uma escola pública de qualidade. É o único sindicato que tem a coragem de enfrentar o governo tucanóide(tucano debilóide) e desmascarar todas as mentiras do pseudo governador zé "pedágio" serra. Não é por acaso que o psdbestas está processando o sindicato.No dia 03 de outubro os professores vão dar o troco do governo serra/alckmin. Você, Marcel, deve ser mais uma vítima da promoção automática do (des)governo do psdb/demo..

O Brasileiro

O importante para os paulistas é ser anti-PT, mesmo que seja o melhor governo da história do Brasil desde os índios que aqui viviam.
E para isso votam em qualquer um, até mesmo se o cara não fizer nada contra o PCC e sua distribuição de drogas liberada em SP! Até mesmo se o cara pagar salário PSDB para policiais e professores! Até mesmo se o cara ignorar direitos trabalhistas contratando cooperativas! Até mesmo se o cara permite que se cobre os pedágios mais caros do mundo! Até mesmo se o cara constrói viadutos que desabam sobre rodovias ou pontes que são interditadas porque balançam!
Não fiquem surpresos! Os paulistas agem sim por ideologia, muito mais do que por pragmatismo!!!

    O Brasileiro

    Como bem lembrado acima, os tucano-demos também estão tentando destruir a TV Cultura de SP e adoram demitir jornalistas que lhe fazem perguntas que não os agradam!

ZePovinho

Por que os vazamentos do ENEM costumam ocorrer em São Paulo????

" O próprio Estadão diz que a fonte foram “técnicos” de escolas de São Paulo".

Por que o PiG (*) é contra o Enem?
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/08/04/p

POSSÍVEL MOTIVO,ALÉM DAQUELE QUE PHA FALOU:
http://namarianews.blogspot.com/2010/05/editora-a

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Editora Abril: outros bons negócios com a educação paulista

Estávamos nós buscando atualizações da ilicitada compra do El País, pelo Sr. Paulo Renato Costa Souza(PSDB), em nome da Diretora de Projetos Especiais da FDE (Sra. Cláudia Aratangy) e ratificada pelo Presidente da FDE (Sr. Fábio Bonini) , para os CEL's paulistas, quando eis que nos deparamos com esta pequena nota no Diário Oficial (30/abril/2010):

Jairo_Beraldo

Até o "mundo mineral" sabe que a tucanolândia é um outro país. Aliás, "tucanoland", porque eles são chiques. E chiques que são, não poderia ser esta uma fenomenal idéia?

Marcel P

Pelo menos não queimam livros em praça pública, como os sectários desse pseudosindicato.

    Vera Oliveira

    "Pseudo-sindicato" porque vc deve ser desses burgueses que gostariam que voltasse a escravidão, pra não ter que os trabalhadores. E/ou estuda em escola particular onde os professores são mais bem remunerados!

    Vera Oliveira

    E "queimada" foi a grana da Educação que o Serra-sem-rumo doou às gráficas dos amigos do Paulo Renato pra fazer os tais "cadernos" de conteúdo ridículo, que ele jamais daria para seus filhos estudarem. Estes sim, queimados em praça pública!

    Marcel P.

    Ou seja, confirmou o que eu disse. Leu, Paulo Chacon? Atenção: "Professores" (que há anos não põe o pé num sala de aula, só fazem proselitismo no sindicato) que queimam material didático que eles não gstam. Não é preciso dizer mais nada, é sóolhar a história e ver quem mais gostava d quaimar livros.

    Paulo Cavalcanti

    Prezado Marcel P.

    Para de ler a revista veja, a folha e o estadão, e vai se informar, antes de sair comendo pelas mãos alheias. É gente como você, que mantem políticos da marca de Serra, Alckimin, FHC, atrasando o país.

    O seu candidato, nega saber qualquer coisa sobre os recentes ataques do PCC, porém, sabe tudo sobre as FARC, e vocês saem reproduzindo como papagaios de ventríloco.

    Marcel P.

    Em matéria de não saber de nada o que acontece à sua volta PT é campeão mundial..

    Ed.

    Se queimaram, foi a edição revista e revisada da nova América do Sul, com dois Paraguais, e também os livrinhos "pornodidáticos".
    Já o dinheiro público utilizado foi "queimado" nas contas dos "amici" do governor…

Leider_Lincoln

É o xoque de jestão jenial nos tucanos! Educassão de primeira para todos os brazileiros! Voten en Jozé Çerra Xirico, o candidato j}ênio do PSDB paulista! É o número 45 aí jente!!!!
Para acabar com crime? Fassa aliansa com os criminosos, fassa acordos com o PCC? Se o cazo é sequestro? A Políçia Sivil entrega a refén menor de idade para o secuestrador armado e perigoso e não pensa duas veses: se tem de escolier entre garantir a vida do criminoso ou da vítima, eles garantem a do açassino.
E agora o maiz preparado dos brazileiros, minha jente, sem trololó nenhun, achou a solussão para meliorar os índisses educaçionais paulistas: colocar os alunos para ençinar!!!
É jenialidade de mais, jente minha: é Çerra, 45, prezidente do Brazil! Índio da Costa, vice!
Agiuden os jênios cidadãos, votando em candidatos cujos primeiros dois dígitos são 45, 25, 14 e 23!
O Brazil pode mais! Jozé Çerra prezidente!

    Ed.

    Suspeito que vc aprendeu a escrever numa escola demotucana.
    Terá sido na E.E.Chirico Tico?!

    Leider_Lincoln

    Iço! Eu sou o retrato da competémssia adiministrativa dos mas jeniais dos adiministradores deste noço país (os tucano paulistas) e não me, imvege por, favor! Ah, e agiudem meu colega, o Henderson, a desviar a atemssão de vocêis do, problema primssipau, que é, a medida jenial do partido dos mais, preparados, para a educassão: colocar os aluno para em, cinar!
    É Çerra, 45, noço prezidente seus, petralha Çafado!!!

Deixe seu comentário

Leia também