Altamiro Borges: Venha discutir comunicação com Pochmann, PHA e Comparato

Tempo de leitura: 2 min

Panorama da comunicação em debate

Por Altamiro Borges, em seu  blog

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em parceria com a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), acaba de concluir uma pesquisa sobre o “Panorama da comunicação e das telecomunicações”. Em três volumes, o estudo inédito no país apresenta um amplo paínel sobre o setor e visa ajudar na construção de políticas públicas. Sua publicação coincide a vontade expressa do governo Dilma de elaborar um novo marco regulatório da comunicação.

Com o objetivo de conhecer e discutir o seu conteúdo, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realizará na próxima terça-feira, dia 11, a partir das 19 horas, no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o debate “Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil”. Marcio Pochmann, presidente do IPEA, fará a apresentação dos resultados da pesquisas. E o jurista Fábio Konder Comparato e o jornalista Paulo Henrique Amorim debaterão o tema.

Participe e ajude a divulgar esta importante atividade.

Debate: “O panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil”

Dia 11 de janeiro, terça-feira, às 19 horas.

Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, próximo ao Metrô República).

Expositor: Marcio Pochmann, presidente do IPEA

Debatedores: Fábio Konder Comparato e Paulo Henrique Amorim.

*****

Reproduzo trechos do release enviado por Isabela Vilar, da assessoria de comunicação do IPEA:

A obra traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações, estratégico para o país, que, apesar de ser muito debatido, não é objeto de muitas pesquisas por parte dos órgãos de estado. Nos três volumes do livro, foram reunidas diferentes dimensões que se complementam e ajudam na elaboração de futuras políticas públicas para o País. O estudo conta com a participação de pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa.

O primeiro volume é dividido em duas partes. A primeira traz o estudo das tendências nas telecomunicações e reúne artigos escritos exclusivamente para o livro, além de textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações. A segunda parte traz artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos.

O segundo volume da obra é dedicado a resgatar a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da comunicação nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI.

No terceiro volume, é apresentado o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação. O volume traz dados sobre o número de faculdades e cursos de pós-graduação em comunicação no país, com áreas de concentração e crescimento; sobre as profissões existentes na área e as novas habilidades necessárias para uma indústria de conteúdos e serviços digitais; e sobre as indústrias criativas e de conteúdos e os movimentos das empresas em direção ao modelo digital, além de uma comparação com outros países, possibilitando a análise das fragilidades e potencialidades do Brasil.

PS do Viomundo: O Viomundo vai!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edson

Cuidado! O PIG já encomendou uma biata chuva a São Pedro.
É pra impedir acesso aos blogueiros sujos

Panorama da comunicação em debate « CartaCapital

[…] PS do Viomundo: O Viomundo vai! […]

zepgalo

Vai lotar!!! Preparem-se!!!

HiRo

Excelente! Vou auxiliar a divulgar!

Marco Túlio

Notícia dos jornais de hoje:

"O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, defendeu que políticos não podem ser donos de rádio e TV. A proposta está no anteprojeto de lei de comunicação eletrônica, que o governo colocará em discussão. Ele duvida que o Congresso aprove a medida, em razão do grande número de políticos com concessões. Declaradamente, 61 eleitos informaram possuir rádio ou TV. O ministro comentou ainda sobre a posse de TVs por igrejas. “Como depende do Congresso, será difícil aprovar. É mais fácil fazer o impeachment do presidente da República do que impedir a renovação de uma concessão de rádio ou TV”, disse.

…………………………………………..

Parabéns, Paulo Bernardo. Só não esqueçam de proibir os políticos de ter "laranjas" e testas de ferro também. E uns 15 anos de cadeia para quem burlar está de bom tamanho.

Talvez viesse a calhar numa hora dessas uma proposta popular, aos moldes da Lei da Ficha Limpa, que se não foi perfeita, ao menos serviu para expor à discussão o câncer dos marginais com mandato.

É o começo.

Julio Silveira

Esses eventos podiam ser itinerantes.
Essa discussão poderia ser em todo o Brasil e de quebra sairia do centrismo paulista tão criticado.

Jota Ricardo

O importante é que o Pochman continue .Alguém sabe se ele oficialmente permanece?

Hans Bintje

Eu não vou. Motivo:

– Falta a discussão sobre os métodos de aproximar os produtores de conteúdo de mídia em relação às comunidades onde vivem.

Basta fazer um comparativo. Substitua a expressão [cervejarias artesanais] por [blogueiros] no texto abaixo ( http://www.brejas.com.br/blog/03-01-2011/sua-cerv… ):

"- Cervejeiros artesanais adotam abordagens individuais e personalizadas para conectar-se com seus clientes.

– Cervejarias artesanais tendem a ser muito envolvidas em suas comunidades através da filantropia, doações de produtos, voluntariado e patrocínio de eventos.

– A marca das cervejarias artesanais é a inovação, ao interpretar estilos históricos com características únicas e desenvolver novos estilos de cervejas.

– As cervejas artesanais geralmente são elaboradas com ingredientes tradicionais (como a cevada maltada); ingredientes 'não-tradicionais' [por exemplo, ingredientes tipicamente brasileiros, como a rapadura] são muitas vezes adicionados à cerveja artesanal para realçar seu caráter distintivo.

– Cervejarias artesanais são, obrigatoriamente, pequenas cervejarias.

– Cervejarias artesanais mantém a crença na independência."

    Luana

    Caso único de pessoa que falta à discussão porque falta discussão.

Teresa Melo

Concordo com o Tony que seria interessante. Mais que isso: seria coerente. Disponibilizar a pesquisa do IPEA para daunloude, também.

Marcio

Vai ter video conferência para que nós que moramos distantes possamos acompanhar??

Luciano Gomes

Oi, Azenha.

Você poderia sugerir que o evento fosse transmitido, ao vivo, pela internet?

Parabéns pelo trabalho no Viomundo.

gilberto

Sera que alguem do PIG vai ter coragem de aparecer ????

Thelma Oliveira

Um estudo deste tipo é uma ótima notícia, pois permitirá uma discussão em base sólida, sem achismos. Daí para elaborar um marco que atenda realmente as prementes necessidades atuais no Brasil, é um pulo que acredito que Dilma queira dar. Pollyana que sou, espero que não demore muito, porque os barbarismos continuam. Peguei uma série de vídeos no uol, assisti apenas o primeiro, sobre as características do presidente Lula, como seu bom humor, sua relação com a língua portuguesa, etc. Claro que a montagem é feita para, de forma subliminar, ridicularizar o ex-presidente. Não apenas não vão dar trégua pra Dilma, como ainda querem colocar uma pá de cal em cima do Lula, como se tivessem competência pra isso.

Jocélio

Seria interessante coloca via web este encontro.

Andre

Para participar, é necessário inscrever-se previamente?

Messias Macedo

[Data venia]

“O craque Lula marca gols contra aos 44 minutos do segundo tempo, ou seja, “ao pagar das luzes do espetáculo”!
#####################

# Itamaraty dá passaporte diplomático a filhos de Lula

# Neto de 14 anos de Lula também tem passaporte especial

Concessão contraria norma do Itamaraty; assessoria diz que benefício visa "evitar problemas" com outros países

# Passaporte diplomático também foi concedido no ano passado ao bispo Romualdo Panceiro, da Igreja Universal

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Sebastião Maia

Azenha: Que tal transmitir esse debate pela web com a colaboração dos blogs sujos? Fica a sugestão.

Gustavo Pamplona

E de novo São Paulo… tudo em São Paulo… sempre São Paulo… eita!

Falam em mídias "alternatvas" mas como sempre a única alternativa é São Paulo.

Messias Macedo

Entenda o que é ‘ortodoxia de gestão’!

A áurea era Dilma Rousseff começa a nos apresentar Boas Novas! Um exemplo: a presidente Dilma Rousseff anunciou publicamente que terá reuniões regulares com os ministros, cobrando-lhes apresentação de projetos, relatórios sobre as ações em curso… Cobrando-lhes resultados com ‘R’ Maiúsculo! Ineficiência e/ou resultados pífios… R-U-A! Rua!
Os elogios, os incentivos… [por um lado] As reprimendas, “os puxões de orelha”, os esporros, por outro, democraticamente, virão a público! Daí a importância da transparência nas ações governamentais e a competência dos organismos de comunicação… A sociedade tem o direito sagrado de acompanhar, ‘ipsis literis’, tudo aquilo que diz respeito ao Estado democrático e de Direito – resguardadas as informações estritamente confidenciais e estratégicas. Estado democrático e de Direito mantido/sustentado por esta mesma sociedade, que espera, em contrapartida, a prestação de contas dos seus empregados, no caso específico, os ministros de Estado.
Considerando que existem ministros que não sabem nem preparar um relatório… Ah, os assessores se encarregarão?! Então, recomendamos que os senhores Garibaldi, Novais, Montenegro, entre outros, tratem de caprichar, pelo menos, na escolha dos seus assessores mais próximos, de preferência, recorrendo a critérios técnicos e fundados na autêntica meritocracia!
Tarefa difícil para certos ministros, convenhamos!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Tony Araujo – Recife

Seria interessante a transmissão via web para que pessoas como eu, que estão distantes, tivessem a oportunidade de acompanhar e participar! Por favor, pensem nisso!

Deixe seu comentário

Leia também