Altamiro Borges: Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação
17 de março de 2011 às 16h33quinta-feira, 17 de março de 2011
por Altamiro Borges, no seu blog
Em reunião realizada ontem (16) na sala da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, sob comando o deputado Emiliano José (PT), foi aprovado o lançamento oficial da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular. Ele será feito em 19 de abril, às 14 horas, no auditório Nereu Ramos, que comporta cerca de 400 pessoas.
94 deputados já aderiram
Com a presença de várias entidades da sociedade civil, a reunião também fez um balanço das adesões à proposta de criação da frente. Até ontem, 94 parlamentares já tinham assinado a solicitação – incluindo integrantes do PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e também do PMDB, PV, PSDB, DEM, entre outros partidos. Pelo regimento interno da Câmara Federal, são necessárias 171 assinaturas para formalizar uma frente parlamentar.
Na avaliação de Emiliano José não será difícil conseguir o restante das adesões. “Nenhum parlamentar será contra o debate sobre a liberdade de expressão. A discussão sobre o novo marco regulatório dos meios de comunicação está em pauta no país e o Congresso Nacional não vai se omitir”. Nos próximos dias, os integrantes da frente, liderada pela deputada Luiza Erundina (PSB), intensificarão a coleta das assinaturas.
Versão final do manifesto
A reunião também deu os últimos retoques e aprovou a versão final do manifesto da frente. Conforme ele explicita logo na abertura, ela “é uma iniciativa de membros da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, que visa promover, acompanhar e defender iniciativas que ampliem o exercício do direito humano à liberdade de expressão e do direito à comunicação”.
Entre outros objetivos, a frente irá “defender os princípios constitucionais relativos ao tema, especialmente aqueles previstos nos artigos 5º e 220 a 224 da Constituição Federal; lutar contra qualquer tipo de ação direta ou indireta de censura prévia de caráter governamental ou judicial; contribuir para a regulamentação dos artigos 220, 221 e 223 da Constituição Federal; defender a ampliação do acesso da população à banda larga; trabalhar pela liberdade na internet, tendo como parâmetros a proteção à neutralidade da rede e ao direito à privacidade e à liberdade de expressão”.
Concentrar energias na mobilização
O ponto de pauta mais importante da reunião foi o lançamento oficial da frente em 19 de abril. A idéia é promover um ato político representativo e amplo. Ficou acertado que os parlamentares concentrarão suas energias na convocação de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e das entidades de caráter nacional – incluindo as empresariais, a CNBB, a OAB e outras.
Já as entidades da sociedade civil presentes à reunião ficaram responsáveis pela massiva mobilização dos movimentos sociais e das várias frentes de luta pela democratização da comunicação. Em recente plenária, a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que reúne centrais sindicais, entidades estudantis e outras organizações populares, aprovou como prioridade a luta pela regulação da mídia.
Batalha difícil e decisiva
O lançamento oficial da frente parlamentar tende a ser a mais importante iniciativa nesta frente estratégica de luta após a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009. O desafio agora é garantir que o ato seja representativo e massivo – lotando as dependências do Congresso Nacional. O êxito do evento contribuirá para fazer deslanchar o debate sobre o novo marco regulatório.
É a hora para quem encara a luta pela democratização da comunicação como estratégica. O ideal seria que todas as entidades representativas do campo popular colocassem o ato de lançamento como agenda prioritária e fixassem metas de mobilização no país. A batalha pela regulação da mídia é dificílima. Os barões da mídia inclusive já se movimentam para sabotar a frente parlamentar. O desafio está lançado!
PRESENTE FIM DE ANO DO VIOMUNDO - Oferta limitada!
2 livros por R$ 79,90
FRETE GRÁTIS
+ Blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16
+ O lado sujo do Futebol - autografado por Luiz Carlos Azenha
Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro.
Organizado por Renato Rovai, com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.





Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
Escrevinhador
04/04/2011 - 01h03
[…] Fui ao evento de sexta-feira à noite que marcou o pré-lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popu… […]
Mídia: A Frente Parlamentar, o governo Dilma, o FUST e a mídia « Ficção e Não Ficção
02/04/2011 - 17h57
[…] Fui ao evento de sexta-feira à noite que marcou o pré-lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popu… […]
A Frente Parlamentar, o governo Dilma, o FUST e a mídia | Viomundo - O que você não vê na mídia
02/04/2011 - 15h17
[…] Fui ao evento de sexta-feira à noite que marcou o pré-lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popu… […]
Horacio Duarte
18/03/2011 - 09h06
… “é uma iniciativa de membros da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, que visa promover, acompanhar e defender iniciativas que ampliem o exercício do direito humano à liberdade de expressão e do direito à comunicação”. Não sei o que significa este direito à comunicação, mas gostaria que ficasse mais explícito o DIREITO `a iNFORMAÇÃO, é um direito das pessoas, é a partir da informação que as pessoas formam opinião e tomam decisões. Não há democracia com uma única fonte de informação, assim como não há se a comunicação for um produto em supermercado que pode omitir determinados itens.
SILOÉ
17/03/2011 - 21h49
Até que enfim!!! Nossos holofotes no fim do túnel!!!
Roberto Locatelli
17/03/2011 - 21h30
Excelente! Por coincidência, o Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas de SP será nos dias 15, 16 e 17 de abril. Um evento fortalece o outro.
beattrice
17/03/2011 - 21h22
O texto inicial do MNAIFESTO pela FRENTE PARLAMENTAR encontra-se divulgado na página do dep. Emiliano José (PT-BA): http://www.emilianojose.com.br/index.cfm?event=Si…
Regina Braga
17/03/2011 - 20h16
Posso participar? Frente parlamentar e pública! Vamos mobilizar!!!???Maravilha,Lei dos Médios,chegando.
FrancoAtirador
17/03/2011 - 18h55
.
O SOL NA BOCA DA CAVERNA.
SÓ CUIDADO COM AS SERPENTES
POR TRÁS DAS PEDRAS.
.
waleria
17/03/2011 - 18h07
Vai fundo Deputado Emiliano José!
O Brasil que quer democracia e liberdade está contigo!
edv
17/03/2011 - 17h55
Ótima iniciativa.
Menos do que protesto ou enfrentamento, este movimento deve estar orientado à reinvidicação e muita informação, conscientização, educação e esclarecimento das razões e necessidades desta democratização.
Que o PIG até continue… (como uma vitrine de pensamentos e ações conservadoras)…
Mas que seja (apenas) uma parte dos meios de informação, então independentes, fartos e diversificados.
Vamos nessa!
betinho2
17/03/2011 - 17h44
Uma sugestão, por sabermos que será uma dura batalha contra os barões da mídia, juntamente com seus parlamentares subservientes:
Que seja elaborada uma lista com todos os parlamentares, porém divididos em 3 colunas, os favoráveis às mudanças, os frontalmente contra, e os "sobre o muro". No decorrer das discussões no congresso, conforme a atuação desses parlamentares, poderão serem migrados entre as colunas. Além disso criar um link sempre visível e disponível em TODOS os blogs progressistas, para que possamos acompanhar e saber quem é quem nessa questão, e podermos também cobrar, como eleitores que fomos e somos desses parlamentares.
Em resumo, mante-los sob cerrada vigília e cobrança.