Altamiro Borges: Disfarçado de “independente”, venceu o porta-voz da direita no Parlamento

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-02-01 às 21.58.00

Eduardo Cunha derrota Dilma

por Altamiro Borges, em seu blog

O terceiro turno da eleição presidencial começou e com forte carga inflamável. O lobista Eduardo Cunha (PMDB-RJ) venceu com folga as eleições para a presidência da Câmara Federal na noite deste domingo (1).

O peemedebista “rebelde” teve 267 votos; Arlindo Chinaglia (PT-SP) conquistou apenas 136 votos; Júlio Delgado (PSB-MG) obteve 100 votos; e Chico Alencar (PSOL-RJ) beliscou oito votos.

Dois deputados votaram em branco. A eleição foi definida em primeiro turno porque Eduardo Cunha garfou mais que a metade mais um dos votos. Todos os 513 deputados votaram no pleito.

O renomado lobista exercerá a presidência da Câmara dos Deputados nos dois próximos anos, que prometem ser bem agitados.

Segundo relato “imparcial” da Agência Brasil, “Eduardo Cunha prometeu atuar para que se tenha um parlamento independente, altivo e que respeite os interesses da população brasileira. Ele criticou a submissão do Congresso em certas votações e afirmou que buscará sempre a independência da Casa”. Mas todos sabem que o discurso de Eduardo Cunha é pura demagogia.

Ele não tem nada de independente. Representa os interesses de poderosos grupos econômicos – como das teles, que recentemente tentaram sabotar a aprovação do Marco Civil da Internet.

O lobista também é conhecido por sua militância “altiva” contra o governo Dilma. Ele não tem nada de “rebelde”; é um porta-voz da direita no parlamento!

Como registrou o editorial da Folha tucana deste domingo, antes da votação, “a confirmar-se o favoritismo de Eduardo Cunha, são imprevisíveis os custos que a Câmara acrescentará aos projetos do Planalto. Incluem-se, como alvo de eventual chantagem fisiológica, o programa de ajuste nas contas públicas, o aprofundamento das investigações de corrupção e um remoto, mas não negligenciável, abalo na continuidade de Dilma Rousseff (PT) na Presidência”.

Ou seja, a mídia já trabalha com a hipótese da abertura de um processo de impeachment contra a presidenta.

Na verdade, ela torce por isto – tanto que fez de tudo para blindar a candidatura do “rebelde”, que virou o queridinho da “grande imprensa”.

A vitória de Eduardo Cunha tende a conturbar ainda mais o cenário político nacional – já tumultuado com os sinais preocupantes de retração na economia e com o escândalo seletivo da Operação Lava-Jato.

Reproduzo abaixo artigo de André Singer, publicado na Folha, que revela a gravidade da atual situação.

O próximo período promete fortes emoções e muita adrenalina. A conferir!

*****

Batalha decisiva

Ao contrário de dois anos atrás, quando a eleição do deputado Henrique Alves (PMDB-RN) para a Presidência da Câmara foi um passeio, o pleito de amanhã para o mesmo cargo será objeto de intensa disputa. Explica-se. Haverá uma espada de Dâmocles sobre Dilma Rousseff caso Eduardo Cunha (PMDB-RJ) confirme o favoritismo que construiu no último biênio. Para evitá-la, o PT lançou candidato próprio, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

A guerra entre o parlamentar carioca e a presidente da República remonta pelo menos ao início de 2011, época em que a mandatária tinha força para fazer faxina. Naquela circunstância, Dilma tirou da direção de Furnas o indicado por Cunha. A estatal tem orçamento bilionário e o controle da mesma é disputado a tapa, por motivos não propriamente republicanos. O legislador parece nunca ter perdoado o gesto.

De lá para cá, houve sucessão de conflitos. Convertido em líder peemedebista no começo de 2013, Cunha comandou rebeliões da segunda maior bancada contra o governo. O mais espetacular dos levantes ocorreu em 11 de março passado, quando por 267 votos a 28, os parlamentares decidiram criar comissão externa para investigar denúncias contra a Petrobras na Holanda. A Operação Lava Jato seria deflagrada uma semana depois.

Este é o ponto crucial. O escândalo em curso constitui exceção à regra nas denúncias, investigações e intrigas que acompanham a política. Na esteira da Ação Penal 470, o caso agora em pauta tem potencial para abalar todo o establishment e ninguém sabe ao certo até que camadas vai perfurar.

Em primeiro lugar, pelo volume de dinheiro envolvido. Embora seja imprecisa a quantia mobilizada, fala-se em cifras astronômicas. Em segundo, pelo fato inédito de ter-se detido altos executivos de enormes empreiteiras. Empresas de construção são personagens de negócios questionáveis com o Estado desde sempre, mas dirigentes detidos é raro ver.

And last, but not least, as construtoras podem enredar figuras dos três maiores partidos (PT, PMDB e PSDB), sobretudo se também for investigado o cartel dos trens em São Paulo. Num clima social marcado pelo que “se vayan todos” — recessão, falta de água, falta de energia etc. — as notícias geram clima de “se gritar ‘pega ladrão’ não sobra um, meu irmão”.

A vantagem de Dilma no contexto confuso e instável é a reconhecida honestidade pessoal, atestada até pela oposição. Ainda assim, ter na chefia da Câmara inimigo declarado e pertinaz é problema para qualquer ocupante do Planalto. Segundo na linha sucessória, o comandante da Casa do Povo tem o poder de arquivar — ou não — qualquer eventual e, mesmo que por completo descabido, pedido de impeachment.

PS do Viomundo: Nosso resumo para a noitada é “protejam as carteiras”; Eduardo Cunha agora vai pagar ao baixo clero pela vitória, com muito dinheiro público e muita investigação de quem não topar fazê-lo!

Leia também:

Próximo passo da mídia é culpar Lula pelo desastre da Líbia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Renato Henrique de Gaspi

Eduardo Cunha não só se contenta em ser uma pedra no sapato de Dilma, mas ameaça a Reforma Política de que tanto precisamos.
Deixo uma contribuição sobre o assunto:
https://utopiaconcretablog.wordpress.com/2015/02/04/eduardo-cunha-e-a-reforma-dos-conservadores/

Carlos n Mendes

Vejamos… Quê armas têm Dilma e o PT? A Polícia Federal? Se o negócio é moralizar, que se comece por quem cobra honestidade. Caro deputado Cunha, se não deves, não temas.

Edgar Rocha

Vejam o lado do bom. (cof, cof! Silêncio respeitoso…):

– VIVA O DIA DO ORGULHO HÉTERO!

Meio copo cheio. Sempre otimistas.

    Edgar Rocha

    PS: É brincadeira, faz favor.

FrancoAtirador

http://jornalggn.com.br/luisnassif

Messias Franca de Macedo

A teoria do sangramento já era. Agora é impeachment.

Por jornalista Paulo Henrique Amorim

https://www.youtube.com/watch?v=gQUamd6bCVE

ou aqui:

A teoria do sangramento já era.
Agora é impeachment

A oposição tem sempre uma bala na agulha

Publicado em 02/02/2015

FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/02/02/a-teoria-do-sangramento-ja-era-agora-e-impeachment/

Igor_

O PT fez a maior das burradas, pois a eleição de Cunha era certa sendo que ganhou de lavada, e não por poucos votos….então assim senso porque o PT insistiu tanto em Chinaglia ? Nã seria então mais fácil se era certa a derrota ter feito acordo logo ? Pois Cunha ganhou por muitos votos de diferença e não por poucos…
É uma piada de extremo mau gosto, somente no Brasil mesmo, sendo Cunha do mesmo partido que apoia Dilma, trará problemas sérios ao governo. E até fará se bobear oposição ao governo sendo ele do PMDB, pode isso ? No Brasil pode ! Tendo Dilma um vice do PMDB….
Agora o PT enfrentará uma camara dominada pelo PIG (e suas vontades) e pela oposição também, é isso ?
O PT cava sua própia cova por total inabilidade e a até burrice não é mesmo ?
Com Cunha lá o PIG terá caminho livre para fazer “picadinho” de Dilma e do resto do PT, mas ao que vermos o PT prefere ficar dormindo não é mesmo ? Triste de ver….

Messias Franca de Macedo

Inflação, desemprego e desabastecimento: 3 ingredientes para o impeachment

Prever o imprevisível

Por José Roberto de Toledo

No Estadão

SEG, 02/02/2015 – 15:00

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/inflacao-desemprego-e-desabastecimento-3-ingredientes-para-o-impeachment#comment-567262

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

A senha está dada:

“[Eduardo] Cunha, incendeie o Brasil!

Vamos tirar a corja do PT do poder!…

Não nos decepcione!

Já bastam o joaquim barbosa, o robert(o) gurgel, o antonio fernando, o Moro e tantos empenhos outros!

Afinal, nós somos mais do que o país!

Tome a gasolina da Petrobras (sic), e ateie fogo no povo!”

Manifesto dos partidos de oPÓsição ao Brasil, subscrito também por muitos(as) parlamentares da base “aliada”!

01/02/2015

    Messias Franca de Macedo

    Zé Eduardo e o Caixa 2 de FHC

    2 de fevereiro de 2015 | 14:54 Autor: Fernando Brito

    Do jornalista José Maschio, em seu Facebook:

    O ex-ministro Zé Eduardo de Andrade Veira, o Zé do Chapéu, nunca perdoou o ex-presidente FHC pela perda de seu banco, o Bamerindus, para o HSBC. Esse ressentimento o levou a denunciar o esquema de Caixa 2 na reeleição de FHC. Eu chegava de viagem e, ainda no aeroporto de Londrina, sou comunicado pela direção do jornal (Folha de S. Paulo) que a pauta do dia era procurar Vieira. O assunto era a batalha do ex- ministro para recuperar o seu Bamerindus.
    (…)

    FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=24528

FrancoAtirador

.
.
Rumo à Teocracia!
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Obama de Saias vai ter de rebolar muito

    para negociar com o Tea Party no Congresso.
    .
    .

O Mar da Silva

Dudu Cunha tem teto de vidro. E Dilma já não é uma novata, pois até já aprendeu a dançar conforme a música dos senhores do mercados. Mesmo assim, jamais vamos esquecer que foi o PT quem retirou milhões da miséria e da pobreza, colocou milhões nos bancos das universidades e na fileira da classe média.

Há muita água para rolar e Dilma tem muita tinta para brecar o Sr Cunha e seus credores no baixo clero.

edna

Faça a Dilma isso ou aquilo e dará na mesma. O que a oposição quer é acabar com o PT de qualquer maneira. Todos em busca do poder. Só isso.

Carlos de Sá

Depois dessa, será que vão querer dar mais carne aos leões? Ou seria melhor, hienas???
Penso que isso já tá virando é doença!!!
Só Freud pra explicar??
Será??

Carlos de Sá

Será que não vão aprender com os ensinamentos da história da luta de classe que dá provas diárias que é insubstituível!
Ou abrimos um caminho de ruptura com esse sistema política com uma constituinte para mudar de cabo a rabo esse sistema, o qual poderá abrir uma via para as mudanças estruturais no país para que a maioria de fato tenha sua decisão de mudança de política respeitada, ou podemos sucumbir diante das nuvens turvas que se avizinham!!!
Continuar com essa ficção de governar com essa corja do PMDB (um dos inúmeros partidos representantes da elite burguesa nacional atrasada/reacionária e internacional). Com esse sistema político não dá!! Já está comprovado que é falido! Caminhamos para uma agudização da repressão e exploração e suicídio político coletivo da representação de uma classe que a arrastará junto consigo!
As derrotas históricas dos trabalhadores onde suas organizações aderiu à política de frente popular não são suficientes para aprenderem? Temos experiência com essa política com o Salvador Allende no Chile (que acabou isolado e morto pela reação) e em vários países da Europa a partir da década de 30. Ganhamos as eleições e no período seguinte quem toma posse são os derrotados. À certa medida, foi assim com o Lula (janeiro 2003 e 2007) e com a Dilma (janeiro 2011 e 2015) aderida à política de “governo de coalização” com uma parcela de representantes do que há de mais atrasado no Brasil.
Esta passividade do PT e das organizações que o circundam nos levará a desmoralização na certa, não só do PT, más de todo o movimento sindical e popular. Ou acham que a “crasse” média e a massa de trabalhadores vão distinguir os petistas dos outros partidários do projeto progressista de esquerda (inclusive os esquerdistas do psol e pstu)??? Para os olhos das massas são todos iguais, são petistas!!!
Não há atalho, só o enfrentamento dos interesses dos banqueiros, grandes capitalistas e latifundiários, especialmente, dos interesses imperialistas (das grandes potências) que querem pilhar nossas riquezas e nos manter na situação de semicolonia (exportando matérias prima), nos permitirá contrapor essa ofensiva da burguesia. O enfrentamento responsável, coerente e à altura dos compromissos do movimento político que lutou contra a ditadura militar, contra os pelegos, consequentemente pela construção de organizações independentes e livres do seu atrelamento ao estado, só a constituinte do sistema político será capaz de organizar um verdadeiro movimento unitário em defesa do interesse da maioria do povo oprimido e explorado, sedento por justiça e direitos, e derrotar a burguesia que está se reorganizando e se fortalecendo em larga medida a nossa frente!!!
Por isso, constituinte quando? JÁ.
Quando? JÁ
Quando? JÁ

Zilda

Durante esses dois anos a bancada petista acompanhou a movimentação do “pilantra-mor” e fez cara de paisagem. Incompetentes, lenientes e covardes é o que são. Gostam de posar de boa-gente: agradecer José Serra pelo apoio é a primeira piada pronta do ano. Só mesmo um petista para acreditar nesses apoio. Parecem um monte de baratas tontas. Cadê os intelectuais desse partido, desse governo que tá todo mundo sumido?! Vão cair de moles.

AlvaroTadeu

Cunha é um Severino mais preparado. Não vai arrochar o dono do restaurante da Câmara pedindo dez ou vinte mil reais. Cunha vai trabalhar com valores de dez elevado à sexta ou sétima potências. Essa eleição não tem volta. Trabalha-se feito doido para derrotar o Cheirador e aí, vem um trombadinha e leva a carteira, relógio, celular e cartões de crédito numa boa. Dilma Roussef, Dilma Goulart, essa história não vai bem acabar.

Messias Franca de Macedo

… O governo não se impõe!

Ao não impor a divulgação das verdades!

Ao permitir que a verdade seja manipulada!

Toscamente!

Sem uma reação à altura!

Lídima!

O governo permite, impassível, o assassinato de reputação!

Desde os tempos do MENTIRÃO!

O bandido do Paulo Roberto Costa e do [mega]’BANdoleiro’ ‘Albert(o) Yousseff Desde os Antanhos do Escândalo do Banestado DEMoTucano’ se impuseram à inação irresponsável do governo!

“A inação em relação à capacidade de se defender – e de se ofender!” *Citação proferida pelo jornalista Paulo Henrique Amorim

(*Gabrielli (ao Moro):

onde enfiaram R$ 4 bilhões?

O próprio Paulo Roberto diz que os procedimentos da Petrobras foram cumpridos.

Publicado em 02/02/2015

FONTE: http://www.conversaafiada.com….

O governo e a Petrobras simplesmente não apresentaram o José Sérgio Gabrielli à nação!

O governo e a Petrobras não permitiram que o Gabrielli pudesse exercer a função de porta-voz da própria voz!

Premissa democrática – e civilizatória!

E o curso das investigações a singrar os oceanos da prudência – e os mares [devassáveis] dos autos do devido Processo Legal!

(…)

Até hoje este mesmo governo não apresentou ao país os laudos técnicos do Banco do Brasil que – simplesmente (sic) – inocentam o Henrique Pizzolato!

Simplesmente!

E que desmontam aquele [inédito] ‘domínio do fato’!

O Costa, o Yousseff, o Moro… Fizeram a voz do porta-voz que falta ao governo!

E a bancarrota do país é triunfalmente festejada pelo Cunha!

O probo!

Viva o ‘braZil’!

Viva ‘o domínio de [de!] fato’!

Da [eterna] Casa Grande transnacional!

    Messias Franca de Macedo

    … Tem que dar algum tranco no PIG!

    Nos golpistas!

    Se apertar, ‘elles’ gemem!

    Que nem “gatinhas em telhado de zinco’!

    Ou seria ‘telhado de vidro’?!

    Um susto!

    Um sobressalto!

    Mas, pelo menos, algo tem que ser feito!

    ‘A toda ação corresponde uma reação…’

    Ou esta Lei Geral da Física não vale para o governo Dilma Rousseff?!

    Com a palavra a presidente!

    Com a caneta, ela já está!

    Ou preferirá riscar os votos dos seus eleitores?!

    E tornar ‘o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso’ em mais uma, digamos, ‘aquarela do Brasil’?!…

Julio Silveira

Eu já sabia. E nem adianta reclamar incompetencia politica também é cumplicidade.

Pedro Lima

A comunicação de Dilma é ruim demais.
Nunca vi alguém que vence a eleição se comportar como o derrotado.
Vamos precisar de povo nas ruas, mas como? Até Lula deverá entrar no pacote e será preso como corrupto. Dilma sofrerá o impeachment e o PMDB assume o Brasil.
Quem mandou não fazer a Ley de Medios? Falar em reforma política sem povo esclarecido é pregar no deserto. Tem gente que pensa que reforma política é pintura de gabinete dos deputados.
Acorda, Dilma!

Sérgio Santos

A oposição, não tem méritos políticos. Veja os seus representantes e os seus partidos, sempre em busca de uma notícia falsa ou verdadeira, para conseguir algum espaço para se locupletar através de um mar de besteiras. Acham que elegendo qq um para presidência da câmara, vão estar colocando contra a parede o governo. Lembrem do episódio Severino, que foi colocado na presidência da câmara pela oposição a um deputado que o ajudou a eleger-se e o questionava em plenário: deputado,recolha-se a sua insignificância.Estão,sim se colocando contra o povo brasileiro, que não é besta e saberá dar a resposta certa no momento mais adequado.

marcosomag

Totalmente inútil para a articulação política (tarefa histórica dos Ministros da Justiça no Brasil) e para a interlocução com o Judiciário, é muito intrigante a permanência de José Eduardo Martins Cardoso à frente do ministério (com “m” minúsculo mesmo) da justiça.

Lando Carlos

eu lamento dizer mas o culpado e o presidente lula que salvou a globo da falência,e ajudou um empresario irresponsável senor abravanel na compra do banco que estava falido por ma gestão em outro pais ele estaria preso digo seno abravanel lula tentou comprar a imprenssa,dilma continua tentando perdeu lula perdeu dilma perdemos nos que votou na senhora,que nomeou um representante dos banqueiro no MF katia abreu zé coiso no ministério da injustiça,candidato do pt arlindo chinaglia e uma piada ele foi acusado na mafia do asfalto e não se defendeu,mafioso por mafioso e melhor um mafioso profissional

pedro – bahia

primeiro passo para impeachment da Presidenta Dilma. O Imbassaí comemorava como se Aécio fosse agora eleito para Presidente. Acho que o Temer trabalha também por isso.

Deixe seu comentário

Leia também