VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Alexandre Tambelli: Por que antes de checar a acusação o PT já pediu desculpas à jornalista da Globo?

14 de junho de 2017 às 22h41

DAMOS ATENÇÃO DEMAIS À VELHA MÍDIA E SUA PÓS-VERDADE.

por Alexandre Tambelli, no Facebook

Há uma questão importante a ser ponderada.

Nós estamos acostumados ao cotidiano de consultar a velha mídia.

Como ainda é a nossa fonte primária para muitas notícias/fatos do dia a dia brasileiro e mundial, fica fácil não se dar a devida ponderação e cuidado ao fato de notícia da Míriam Leitão ser dela própria.

Antes de checar já estávamos pedindo desculpas? Por quê?

Tudo o que a velha mídia produz é duvidoso, ela não produz um Jornalismo digno de alguma confiança, mas, a gente por bom-mocismo já toma as dores de quem nunca tomou com nossas dores e pede desculpas e quer ensinar como é que se faz.

Se nós da esquerda tivessemos uma agência de notícias própria, canais de comunicação efetivos, antes de dizer que é errado o ato dos “dirigentes” petistas, a gente procuraria os tripulantes e passageiros do voo da Avianca, o outro lado, para que eles pudessem corroborar ou não com a “notícia” da Miriam Leitão. Nas, não!

Ao invés de produzirmos o contraditório e buscarmos as verdades do fato relatado pela jornalista da Globo, nos apressamos em mostrar como se deve agir, como ser ético e entramos no jogo da velha mídia.

E o PT e sua presidenta soltando nota, fazendo pedido de desculpa à jornalista de afogadilho, sem a confirmação precisa dos fatos ocorridos 10 dias antes e só vindos à tona ontem.

São testes para a sociedade e para as esquerdas o noticiário da velha mídia.

Um suposto grampo da Abin contra o ministro do STF Fachin, a pedido do Temer, colocado na capa da Veja e nós, enquanto sociedade, desejamos que seja verdade, por quê?

A nossa vontade de que seja verdadeira a informação para Temer cair logo?

Notícia da Veja não vale contra Lula, porém, vale contra Temer?

A revista mais odiada e que não botamos nenhum valor jornalístico e Ético nela, de repente, nos vem como uma fonte verdadeira e aliada do nosso desejo de ver Temer longe do comando do Palácio do Planalto?

Vemos gente da esquerda, combativos aliados contrários ao Golpe, que torceram para a chapa Dilma-Temer ser cassada, para nos livrarmos logo do Temer.

E, este é o caminho, passando por cima da Constituição, do resultado eleitoral, da validação da vitória em 2014 e 54 milhões de eleitores, do Trânsito em Julgado do processo antes mesmo da posse da Presidenta Dilma, tudo para dar certo o resultado querido de afastar Temer?

E os direitos políticos de Dilma e a Constituição, o processo eleitoral e os 54 milhões de votos legítimos na centro-esquerda?

E, com provas colhidas na Lava-Jato via delações forçadas, na base do “diz que tem propina que eu diminuo sua pena”, método que dizemos ser usual por Sérgio Moro, juiz que a gente sempre questiona seus métodos?

Vivenciamos esta realidade em que precisamos da velha mídia e de ações de um agente seu (até outro dia), como o Ministro Gilmar Mendes e parceiro inseparável do PSDB, nosso partido mais adversário?

Não é esse o nosso discurso de ao menos 1 década? Tudo para cassar o mandato de Temer? E, sem pensar que iríamos deixar colar a marca de que Dilma e o PT são corruptos, da mesma laia do Temer & Cia.?

Precisamos, enquanto sociedade, derrubar o Temer, estou de acordo. Mas não a partir da Rede Globo, da revista Veja e de um processo irregular e político que o ministro Gilmar Mendes colocou na mídia, para ser uma das possibilidades do Golpe para empossar Aécio Neves.

Derrubar a partir do protagonismo social e embasado em atos da Justiça, todos em consonância com a Constituição e as Leis. Não é justo ser assim?

Precisamos de uma organização outra de Jornalismo, para o cotidiano do Brasil e do Mundo ser noticiado e com a nossa marca.

Eu não abro portais da velha mídia; não leio seus jornais, não ouço suas rádios e não vejo TV da velha mídia.

Pergunto:

Por que será que ainda somos reféns da velha mídia? Somos porque queremos.

Claro que os bastidores da Política e do Governo são importantes, mas será que as esquerdas parlamentares não podem criar mecanismos de monitoração dos projetos e leis, das emendas parlamentares, dos bastidores de Brasília para nos dar suporte de noticiário das bandas dos Poderes Legislativo e Executivo?

Será que não podemos filtrar nas mídias velhas fatos cotidianos relevantes e checar antes de tudo, para só depois informar com precisão os fatos relevantes e diários do cotidiano do Brasil e do Mundo?

Temos que ser capazes de sermos um Jornalismo independente. E independente da necessidade de a velha mídia ser nossa fonte primária, precisamos dar credibilidade jornalística e ser a fonte segura de milhões e milhões de leitores. Também ser um contraponto ao que a velha mídia publicar, senão, no futuro outros golpes virão.

E se precisarmos da velha mídia, se repercutirmos uma notícia dela e não for possível encontrar veracidade no fato relatado coloquemos esta informação em destaque e ajudemos a não propagandear o que não se tem certeza, e, principalmente, não tenhamos o método de dar audiência a esta ou aquela emissora, só porque ali se está querendo “derrubar” quem queremos “derrubar”, também.

Por que aumentar a audiência da Rede Globo pós-escândalo JBS/Temer/Aécio? E dar até um “ar” de credibilidade a um Jornalismo que a gente descredencia cotidianamente?

Certamente, há de existir, de nossa parte, formas de conquistar os leitores, ouvintes, telespectadores da velha mídia, para contrapô-la e até melhorá-la com a credibilidade de nosso Jornalismo e de nossa concorrência.

E, quando inverdades forem noticiadas como verdades, repormos os fatos em seus devidos lugares.

Porém, muitas das vezes não se precisa dar destaque antes da hora, podemos esperar algumas horas, trabalhar bem os fatos noticiados e só niticiar diretamente o fato verdadeiro, o contraponto, as ressalvas, o que não se pode comprovar, etc., penso eu.

E, assim, não virarmos torcida para que a notícia do Grampo da ABIN contra Fachin, seja confirmada, dando credibilidade a Veja, quem não a tem, só para o Temer cair logo.

Leia também:

Damous, exclusivo: O Direito brasileiro está desmoralizado

 

11 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Cláudio

17/06/2017 - 04h33

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) dos e das canalhas direitistas…
.

PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.

AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,

E MAIS :

Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

.:.

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

.:.

L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

.:.

L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

.:.
.:.

Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

.:.

Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )

.:.

NÓS

A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…

Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?

………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

B…….…………………………A
…..I…………………………I
…..….S……….………C
…….……T………N
……..……….Â
tele……………………..visão

tele……………………..vazão

tele……………………..vazio

………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

.:.

ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )

.:.

( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )

.:.

A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

.:.

* 1 * 2 * 13 * 4

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

dino

16/06/2017 - 23h40

O PT,na oposição,pregava ética e moralidade.No governo,praticou CORRUPÇÃO e COVARDIA.
Cumpriu-se,assim, a Profecia do genial LEONEL BRIZOLA que disse: O PT é a UDN de TAMANCOS e o LULA a ESPUMA da história..
Não vale a pena brigarmos e defender COVARDES.Temos com certeza as esquerdas mais INCOMPETENTES e COVARDES de toda América Latina.

Responder

Javer Jocelin Virga

16/06/2017 - 10h48

Bom dia Alexandre, concordo plenamente com conteúdo do texto. Quando nós, da dita esquerda vamos “acordar”…temos que ter em mente que não adianta nada querer a revolução dentro da ordem. Não existe na história da humanidade a revolução sem vítimas…
A presidente do PT pedindo desculpas à jornalista é inadmissível. É o cachorro abanando o rabo e não o contrário…lamentável.

Responder

Gersier

16/06/2017 - 09h10

E nós, os palhaços defendendo essa turma de COVARDÕES. É o que eu sempre digo, parte do que aconteceu e continua acontecendo de ruim ao PT, é culpa do próprio. Lula e a Dilma estiveram com a faca e o queijo na mão, mas não souberam aproveita-lo.
Um era o “paz e amor”, como se essa corja possuisse um mínimo de ética e respeito, e a outra “o controle remoto” e a negação ao direito de resposta, acreditando que o brasileiro que assite a globo, não seja um preguiçoso mental ou inerte. Pagaram e continuam pagando o pato-(OPS).
OPerceberam tarde demais que nem as tais “instituições fortes” não passam de um grande engôdo, pois lá estão togados como os gilmar dantas, os janot, os moro, os dagnóis e até os aecistas disfarçados de policiais federais que não se dão ao respeito e muito menos respeitam a instituição, (ou seriacorporação?) que deveriam prestar serviços ao País e não a grupelhos de salafrários.

Responder

marco

15/06/2017 - 20h17

Porque foi,é e será sempre,um PARTIDO DE BANANAS PEQUENOS BURGUESES.Cuja única utilidade na POLÍTICA PARTIDÁRIA, é REVERENCIAR NOTORIEDADES.Em suma,como todo o PEQUENO BURGUES,é um REVERENTE HISTÓRICO.A única cura para esse tipo de anomalia,são TRABALHOS FORÇADOS.

Responder

Cuco

15/06/2017 - 18h01

Concordo com a matéria. É o que penso e o que faço, abro, não leio nem acredito.
Gleisi mostrou-se a continuidade do pensamento do marido: subordinado a globo, veja e etc….
Se o pt vinha mal, agora é que vai piorar. E cheguei a pensar que depois do pintinho viria o Lindberg.
Tem mais: apesar do gm o resultado foi julgamento, a meu ver foi certo.

Responder

Samuel Souza

15/06/2017 - 10h33

Porque são uns acovardados a exemplo da mais alta corte do país. Simples assim. Viramos piada internacional.

Responder

Luiz

15/06/2017 - 08h49

Perfeito. Apoiado. Concordo com tudo. Parabéns. Não leio e não vejo nada dessa imprensinha vagabunda e golpista do Brasil. Tenho nojo só de ver a cara do tal do merval, desse urubu/jaburu leitão. Da tacanhede, dessas apresentadoras da roubonews. Caso Lula volte a ser Presidente e não regular essa merdia e não retomar o que o entreguista do parente doou da Petrobras eu nunca mais voto no PT.

Responder

marco

15/06/2017 - 07h04

E o complexo de vira-lata fica aonde? Muito dificil mudar. inimigos são inimigos

Responder

Mont del Excrement

15/06/2017 - 06h48

Como sempre, petista perdendo por besteira. Deveria era entrar na justiça para que a companhia área deixar publicamente o vídeo de gravação de todo voo.

Responder

Edgar Rocha

15/06/2017 - 02h52

É o paradigma de que notícias, fatos e, sobretudo, ilações, não são mais que pretextos pra construção de narrativas. No jogo político, tanto quanto na mídia, isto já está cristalizado. Todas as forças sociais trabalham a partir desta premissa. Desconstruir narrativas pasteurizadas tornou-se um eterno enxugar gelo.
Só um exemplo, entre tantos. O mais emblemático nestes últimos dias foi uma mensagem em que vi o rosto do Michelzinho ao lado do rosto do Joesley da JBS. A especulação alcoviteira era óbvia. Não vou me dar o trabalho de descrevê-la. Mas, segue a mesma linha que aquele vídeo da patricinha que mostrou um cartaz comemorativo da imigração japonesa e “alertou” para a linguagem subliminar incutida por ardilosas almas petralhas. Lembram disto?
A vilania, a malvadeza da lúmpen-burguesia (de esquerda e de direita) deixou de medir consequências e o seu nível de ridículo em troca de algumas gotas de ódio destilado. O resultado final escorre até a beira do barraco mais ferrado numa favela qualquer: linchamentos, tatuagens na testa, execração pública, sangue jorrando sob o olhar quase infantil dos jornalistas policialescos que se divertem como romanos num coliseu.
A coisa só vai mudar quando a ação de resistência, na prática, der de ombros para o que vão dizer depois. Acho até que só a esquerda liga pra fuxico de jornalista desqualificado da Veja e da Globo. Ou, talvez, estas “forças midiáticas” sempre tenham sido contempladas no tipo de sociedade que a esquerda deseja, de fato, criar. Os manuais de política e de História não deixam dúvidas quanto a força da propaganda no processo de manipulação de massas. Resta perguntar se isto é algo a ser usado a favor “da causa” ou combatido por ela. Se tais expedientes estratégicos fossem minimamente instrumentalizáveis pelas causas as quais a esquerda pretende defender, não seria tão fácil por em xeque as narrativas do Governo Lula perante a opinião pública. Eis o paradoxo:
Tanto zelo com a narrativa do inimigo e não se consegue emplacar a própria. Não por estes meios. Deviam cuidar mais da própria história. E não das contadas pela Miriam Leitão.

Responder

Deixe uma resposta