Al Arabiya: Filha diz que Osama foi capturado vivo

Tempo de leitura: 4 min

Bin Laden’s daughter confirms her father shot dead by US Special Forces in Pakistan

Wednesday, 04 May 2011

By MUSHTAQ YUSUFZAI

Special to Al Arabiya

Autoridades paquistanesas de segurança senior dizem que a filha de Osama bin Laden confirmou que o pai foi capturado vivo e morto por Forças Especiais dos Estados Unidos durante os primeiros minutos da operação conduzida no complexo de Bilal Town, Abbottabad.

Além de recuperar os corpos cheios de bala da mansão, as agências de segurança do Paquistão também prenderam duas mulheres e seis crianças, de 2 a 12 anos de idade, depois que as forças americanas voaram para o Afeganistão. Algumas notícias sugerem que 16 pessoas, inclusive mulheres e crianças, foram presas na casa, a maioria de origem árabe.

Uma fonte paquistanesa de segurança disse à Al Arabiya que os membros da família de Bin Laden foram transportados para Rawalpindi, perto de Islamabad. Ele acrescentou, “eles estão sob tratamento no hospital militar de Rawalpindi, para onde foram transportados em um helicóptero”. Uma fonte disse à Al Arabiya que a mulher de Bin Laden tinha sido ferida ou na perna ou no ombro.

Ele acrescentou que moradores da casa eram crianças e a mulher de Bin Laden, além de uma mulher iemenita. Acrescentou que a mulher pode ser a médica da família. Bin Laden supostamente tinha problemas renais.

Fontes especularam que as Forças dos Estados Unidos não puderam prender os integrantes da família por falta de espaço para levá-los nos helicópteros, depois que perderam uma das aeronaves durante a operação.

Sobre a mulher morta autoridades disseram que poderia ser a mulher de Bin Laden ou integrante da família, já que se ofereceu em sacrifício pela vida dele. “Segundo nossa informação, ela defendeu Bin Laden durante a operação e foi morta pelo comando americano”, uma autoridade disse.

As Forças Especiais dos Estados Unidos levaram apenas dois corpos com eles no helicóptero militar; um seria o de Bin Laden e outro do filho dele. Quando as agências de segurança paquistanesas e soldados chegaram ao local, os comandos dos Estados Unidos estavam voando sobre as montanhas do cinturão tribal paquistanes, já em direção ao Afeganistão.

Fontes dizem que uma das mulheres presas por forças paquistaneses era uma das várias esposas de Osama bin Laden.

“Ela é iemenita e ficou inconsciente durante a operação”, disse a autoridade. Pedindo anonimato, ele disse que a mulher recebeu tratamento médico até ficar consciente.

“Durante a investigação preliminar, a senhora disse que eles tinham se mudado para Abbottabad de cinco a seis meses atrás”, uma autoridade paquistanesa disse, acrescentando que ela não deu informações adicionais sobre Bin Laden ou a mudança para a casa.

A autoridade disse que a filha de 12 anos de Bin Laden estava entre as seis crianças resgatadas da mansão de três andares.

A filha alegadamente disse a investigadores paquistaneses que as Forças dos Estados Unidos capturaram o pai dela vivo e o mataram diante de integrantes da família.

De acordo com fontes, Bin Laden estava no térreo da casa e foi arrastado pelo chão até o helicóptero depois de ser morto pelo comando dos Estados Unidos.

Há notícias conflitantes sobre a segunda pessoa que as Forças dos Estados Unidos levaram com elas. Algumas autoridades paquistanesas dizem que um dos filhos de Bin Laden, ferido, foi jogado num helicóptero pelos comandos dos Estados Unidos; outros dizem que ele foi morto durante a operação e que apenas o corpo foi levado.

As autoridades disseram que nem todas as crianças resgatadas na casa eram filhos do líder da al-Qaeda. Todos são mantidos em lugar seguro. Os Estados Unidos não tiveram acesso às mulheres e crianças detidas, autoridades afirmaram. Sobre a segunda mulher, muitas fontes dizem que ela é parente próxima de Osama ou servidora dele.

Da mesma forma, de acordo com informação que autoridades paquistaneses obtiveram das pessoas detidas, Osama não estava armado, nem pessoas que estavam na mansão atiraram contra helicópteros ou comandos.

“Nenhum tiro foi disparado da mansão contra as forças dos Estados Unidos ou seus helicópteros. Um helicóptero teve algum problema mecânico, caiu e ficou no lugar”, uma fonte bem informada explicou.

Enquanto isso, forças de segurança paquistaneses mantiveram um cordão de isolamento no complexo e nas áreas próximas e não permitiram o acesso da mídia à área até que os restos do helicóptero militar dos Estados Unidos fossem removidos. Alguns jornalistas tiveram acesso ao lugar mas nenhum pode entrar na mansão.

O Exército paquistanês bloqueou as duas entradas principais da casa e colocou soldados e policiais para proteger o lugar.

Um grande número de jornalistas nacionais e internacionais chegaram a Abbottabad para cobrir a história extraordinária. Antes de abrir a área para a mídia, soldados paquistanesas levaram dois búfalos, uma vaca e cerca de 150 galinhas da mansão para um lugar desconhecido.

Autoridades de segurança disseram que não recuperaram armas ou explosivos durante as buscas feitas na mansão na segunda e na terça-feira. Elas também disseram que era uma casa simples, de 13 cômodos, seis no térreo e os demais no primeiro e segundo andares.

“Não havia bunker ou túnel dentro da casa e é por isso que não entendemos como o homem mais procurado do mundo havia decidido morar ali”, uma autoridade senior disse.

Ele disse que dois irmãos, Arshad Khan e Tariq Khan, eram os proprietários da casa. Ambos são da área Tangi do distrito Charsadda. Autoridades disseram não ter informações sobre os irmãos ou seus negócios.

De acordo com um vizinho, os moradores nunca se misturavam fora da casa com qualquer pessoa.

“Era uma família muito reservada que não ia aos casamentos ou funerais na área”, disse Qari Mastana Khan, de Bilal Town.”Mas eles tinham bom coração e davam água limpa e comida para os vizinhos pobres. Durante o mês sagrado do Ramadan, eles nos convidaram para o jantar de Iftar em sua casa e nos serviram comida deliciosa. Arshad Khan tinha três filhos e seu irmão Tari, quatro”, Khan acrescentou.

Outro aspecto interessante, que os residentes da área contaram sobre a casa e seus moradores, era o comportamento rígido da família, que nos últimos seis anos nunca tinha permitido a entrada de uma mulher da vizinhança na casa e não permitia que as mulheres da casa fizessem visitas ao vizinhos. Além disso, crianças que brincavam nas ruas e em campos próximos nunca tinham permissão para entrar na casa, mesmo quando suas bolas, inadvertidamente, caiam dentro dela.

“Normalmente, quando as bolas passam por cima de muros, as crianças vão até lá e pegam, mas elas nunca tiveram permissão para entrar nesta casa em particular. Quando a bola caia naquela casa e as crianças iam buscá-la, quem quer que abrisse a porta dava a elas dinheiro para comprar uma bola nova em vez de permitir que elas entrassem para procurar a bola”, disse um antigo morador da área, Mohammad Fayaz.

Ele disse que todos estes detalhes despertaram suspeitas, mas que não foram suficientes para fazê-lo acreditar que o homem mais procurado do mundo vivesse na vizinhança.

(Al Arabiya’s correspondent in Islamabad relayed this article.)

PS do Viomundo: Os textos atribuídos a fontes anônimas devem sempre ser lidos com uma boa pitada de sal, já que neste momento interessa às autoridades paquistanesas embaraçar os Estados Unidos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Obama e a Justiça dos EUA | Maria Frô

[…] morte de Osama foi assunto planetário. Há informações de que ele estava gravemente doente (problemas renais), a casa em que supostamente foi executado fica muito próxima a um quartel paquistanês, Osama foi […]

gilberto

Éla acha que ele foi morto…simularam a morte dele perto das " testemunhas "…
Olha o Bim Laden deve ta no pau de arara neste momento no deops americano , levando uma surra desgraçada….
Ele ta tomando choque em tudo que é buraco, ta sendo afogado, vão arrancar as unhas dele…com certeza o cara vai ser torturado por mais de ano e ninguem vai saber onde ele está e nem o que sera feito dele…uma coisa é certa..ele vai morrer sim, mas não foi agora….

lu witovisk

É isso ai… Obama igualou-se a Osama. Ambos mandam matar no estrangeiro e dentro de seus paises mantem uma postura de bondade, caridade até. E ai, quem vai mandar matar o Bush e o Obama pelos assassinatos em massa no Iraque??????

Tomudjin

Cumpre-se, assim, a eutanásia de Guantánamo.

José

MELHOR, IMPOSSÍVEL!

O que eu penso, baseado em todas informações acumuladas ao longo da caçada que "durou" 9 anos.

Bin Laden já estava morto há um bom tempo. Morreu de morte natural por falta de hemodiálise. Os Estados Unidos tiveram a confirmação e acesso aos restor mortais daquele guerrilheiro.

Então tiveram a ideia de forjar o espetáculo midiático da "sua execução". Uma execução com muitos elicópteros, mas sem um corpo, porque este já se encontrava decomposto há muito tempo.

Criaram a história da tortura em Guatânamo para justificar a manutenção daquela base militar como centro de torturas. Imaginaram uma casa de "um milionário" como escondirijo do terrorista no Paquistão. Aquele governo "escondeu Bin Ladem durante muito tempo, sem dúvida". Portanto, a guerra deve continuar no solo de um Paquistão desmoralizado perante a opinião pública mundial.

"Provavelmente teremos retalições". O povo americano está novamente aterrorizado. Ninguém sabe o que poderá acontecer e a foto do "segundo homem" da Al-Caeda já está na cabeça de todo o mundo.

De quebra, Obama saiu do buraco, em termos de popularidade, com possíbilidades concretas de se reeleger presidente dos States. E pode justificar de maneira "coerente" a opção pela continuidade da guerra contra o terror. Uma guerra mundial em que todos os países do mundo devem se envolver; inclusive o Brasil com a sua tríplice fronteira "carregada de terroristas", segundo a revista Veja. A Indústria bélica é de fato a grande vitoriosa desse espetáculo premeditado. Nessa guerra, Obama não dá pitaco. Apenas repete para os senhores do Complexo Industrial-Militar Americano: Yes, Sir!

Prof. Fábio

Não estaria os EUA, também, a desviar os olhares do mundo para o Paquistão, enquanto faz o seu estrago na Líbia? País, até então, entre os maiores IDH da África. Profetizado como a nova Noruega já há quatro anos. Alguém tem notícias (confiáveis) sobre os eventos últimos na Líbia?

    SILOÉ

    Notícias confiáveis creio que ninguém tem, mas uma certeza eu tenho: Kaddafi tal qual bin Laden, será fuzilado junto com mulheres , filhos, netos e quem estiver por perto…

    Bonifa

    Aí estão algumas notícias confiáveis:

    Divisão da Líbia se confirma e lado ocidental já pode negociar o petróleo tomado. :
    A venda de óleo aparece como parte da agenda da próxima reunião do Grupo de Contacto sobre a Líbia no início de maio, em Roma. O controle e a operação das refinarias, única fonte de renda para os rebeldes (? N.n.), é um desafio. Em 13 de abril, um porta-voz dos insurretos disse que as refinarias que eles controlam produzem 100 mil barris de petróleo por dia (bpd) de exportação, mas que não estão exportando mais que uma "pequena quantidade", com a ajuda de Qatar . http://printempsarabe.blog.lemonde.fr/2011/04/21/

    Líbia: Obama ofereceu 25 milhões de dólares aos rebeldes
    quarta-feira, 27 de Abril de 2011 | 02:42

    O presidente norte-americano Barack Obama ordenou formalmente na terça-feira o desbloqueio de uma ajuda não militar urgente de 25 milhões de dólares destinada aos rebeldes líbios que combatem o regime de Muammar Kadhafi.
    Esta ajuda ao Conselho nacional de transição líbio foi anunciada na semana passada.
    Responsáveis norte-americanos indicaram que esta ajuda pode envolver veículos, camiões cisterna, ambulâncias, equipamentos médicos, coletes à prova de bala, binóculos e rádios.

    Diário Digital / Lusa
    Líbia: Estados Unidos autorizam a compra de petróleo aos rebeldes
    28 de Abril de 2011, 02:14
    Washington, 28 abr (Lusa) — Os Estados Unidos autorizaram explicitamente os seus cidadãos a comprar petróleo aos rebeldes da Líbia, de acordo com um documento oficial publicado na Internet na quarta-feira.
    Este decreto, publicado pelo Tesouro norte-americano, autoriza a compra "de petróleo, gás e produtos petrolíferos exportados da Líbia ao Conselho nacional de transição" (CNT), o órgão político da rebelião líbia.
    No entanto, o Tesouro obriga os compradores a identificar-se e a provar que verificaram devidamente que nenhum intermediário do Estado líbio esteve de alguma forma envolvido na transação, para não infringir a lei norte-americana.
    Fidel: Se Kadhafi resistir ataques passará para a história
    quinta-feira, 28 de Abril de 2011 | 15:59

    O líder cubano Fidel Castro afirmou hoje que o bombardeamento da NATO na Líbia «atiça um fogo que pode queimar a todos» e se Muamar Kadhafi resistir «passará para a história», segundo mais um artigo publicado na imprensa oficial.
    «Agora essa belicosa organização depende de Kadhafi. Se ele resistir e não acatar as suas exigências, passará para a história como um dos grandes personagens dos países árabes. A NATO atiça um fogo que pode queimar todos», assinalou.
    O líder cubano alerta que «os grosseiros ataques contra o povo líbio que adquirem um carácter nazi-fascista podem ser utilizados contra qualquier povo do Terceiro Mundo».
    «Realmente assombra-me a resistência que a Líbia oferece», destaca.
    «Pode-se estar ou não de acordo com as ideas políticas de Kadhafi, mas a existência da Líbia como Estado independente e membro das Nações Unidas ninguém tem o direito de questionar», concluiu. http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=

    Mário SF Alves

    Tinha de ser o Fidel. Igual a um bom vinho, quanto mais velho, melhor!

SILOÉ

E a novela "A face oculta do terror" continua depois do intervalo….
O corpo de BIn Laden aparecerá boiando no mar????
As fotos dele morto serão reveladas???
Quantos pontinhos políticos o Obama faturou???
E o Bush estará agora mais aliviado com relação as revelações dos seus segredos???
Não percam amanhã, mais um capítulo com novas e sensacionais revelações…

Margarida

Meu Deus de que mistura de raças e etnias surgiram os americanos? Eu desconheço um povo no mundo mais sanguinario do que estes. Guerra sempre existiu, mas assistir a uma carnificina desta com a presença ainda de crianças. Crianças não esquece acontecimentos traumaticos com facilida, isto vai reverberar na sua vida adulta. E essas pobres mulheres e crianças tudo presa, sabe se lá que tratamento elas tiveram na mão deste povo racista. Que a tudo mata em nome da patria deles, como se só eles tivessem sentimentos e só eles tem o direito de viver bem. Não sei não acho tudo muiiiito barboro.
Este Obama, veio para o Brasil e deu uma ordem daqui para Bombardear a Libia, As pessoas aqui ficaram alegando e preocupadas se não havia um negro no metié de suas apresentações eu (preocupações simplorias diante de uma ação que iria matar milhares de pessoas), acho que o Barak é incolor, americano é tudo igual, não tem um pingo de amor, é um povo violento, sanguinário e egoista. Bush e Obama é farinha do mesmo saco.
È triste ver o sofrimento do povo Arabe, muito triste.

    Marcos C.Campos

    Em termos historicos até os brasileiros já aprontaram, e muito, na Guerra do Paraguai.

    Bruno

    Excelente exemplo, tinha me esquecido.

    Pedro1

    Um exemplo. E nunca fomos militaristas ou cultuadores de armas de fogo.

    Bruno

    Gengis Khan estuprou ele próprio alguns milhares de mulheres e crianças japonesas, os romanos crucificavam crianças bárbaras, a Igreja Católica saiu fazendo a festa da uva sadista durante as Cruzadas, e você acha que os americanos são os mais sanguinários??? Podemos viver tempos de muitas mortes, mas isso é pela "eficiência" das armas, não de nenhuma maldade intrínseca. Aliás, diria que mesmo os americanos – que gostam de bala e guerra, mesmo – não chegam nem perto dos mais "pacíficos" povos de 300 anos atrás.

    Bonifa

    Isso mesmo, amigo, 300 anos atrás. Quando nem se sabia que a Terra era redonda e quando a peste era uma manifestação do pecado.

Roberto Locatelli

A explicação dos EUA:
Bin Laden era um assassino matava em nome de suas ideias. Por isso nós tivemos que assassiná-lo em nome de nossas ideias.

Obama igualou-se a Osama. Ambos podem ser chamados de terroristas.

P A U L O P.

Osama fecha com estúdio para estrelar “Um Morto Muito Louco 3″
http://www.sensacionalista.com.br/wordpress/wp-co

Francisco

Deixa eu ver se eu entendi: se os EEUU sismarem que tem um guerrilheiro, isto é, "terrorista" no Brasil eles entram aqui de madrugada, matam geral e o mundo vaio achar isso absolutamente normal?

O Paquistão não tinha tratado de extradição com os EEUU? Cabe lembrar que a razão fundamental pela qual se condena os militares de 1964 é que os guerrilheiros podiam agir fora da lei por que estavam à margem da lei, mas autoridades policiais têm obrigação de atuar DENTRO da lei. Em qualquer circunstância! É isso ou a barbárie.

É a barbarie.

victor

Eles agira exatamente igual quando capturaram CHE GUEVARA. Agora é so imprimir camisetas e ganhar dinheiro com as vendas

    Brandon de Souza

    Tanto Guevara como Bin Laden eram assassinos frios e facínoras.

    Tiveram o mesmo destino… Guevara matou um menino de 14 anos com um tiro na têmpora… ele mesmo narrou isso…

Bonifa

Vejam que coisa terrível traz o Le Monde. Os índios americanos pensavam que já estavam integrados na sociedade americana e descobrem que ainda são tratados como inimigos derrotados:

O nome de código “Geronimo” ofende os índios norte-americanos

"O uso adequado dos ícones da cultura indígena é muito importante em nossa sociedade. Seu impacto sobre as mentes das crianças indígenas e não-índígenas pode ser devastador", lamentou a conselheira-chefe para a Comissão de Assuntos Indígenas do Senado dos Estados Unidos, Loretta Tuel.
A utilização do nome do chefe Apache Geronimo como código da operação militar para matar Bin Laden provocou o protesto de muitos representantes de comunidades indígenas nos Estados Unidos.
Com efeito, foi pelas palavras “Geronimo – EKIA”, uma contração de “Geronimo Enemy Killed in Action” (“inimigo morto em combate’), que a Casa Branca foi avisada do resultado da missão pelo comando das forças especiais da Marinha americana.
http://www.lemonde.fr/mort-de-ben-laden/article/2

    SILOÉ

    E os direitos humanos de lá ainda se acha com direito de se intrometer com a população indígena daqui. Com que moral???

Ronaldo Luiz

Próximo: Kadafi.

    José Vitor

    Tentaram antes, mas "só" conseguiram matar um filho e 3 netos do Kadafi.

    Bruno

    Amém.

    Pedro1

    Amém. Vamos substituir pelos puros líderes rebeldes. Esses sim são bons.

Paulo Monteiro

Pergunta: Qual será a próxima armação?? A primeira, bin bin laden apareceu, e resultou no pretesto que o Bush queria. Agora, bin bin morre, lógico numa boa hora pro obamia. Então qual será a próxima ou próximo pretesto p/ infinitas utilidades aos poderosos?

    Charles

    Tenho muita pena de quem seja o próximo escolhido, mas espero que não seja a Dilma… do jeito que as coisas vão por aqui e do jeito que são os estadunidenses, tudo é possível! :(

    Paulo Monteiro

    é verdade!

Renato Lira

E aí?

Em quem acreditar?

Na versão dos terroristas de estado americanos?

Na filha do mais cruel e covarde terrorista que vi?

Nesse fla-flu eu não entro.

luiz

Quanto a ação em si, os estadunidenses deveriam sr menos hipocritas e dizer logo que foram para matar o Bin Laden (totalmente justificavel), tendo le s rendido ou não, ou seja foi uma missão de assassinato (apesar de ter lido isto em uma reportgem de um comandante dos USA), mas eles ficam com essas historias holliwodianas para vagloriar o feito. NA real, o Bin não tinha armas em casa e todos que morreram foram executados sem defesa e ponto, E não ficar firulando. Ninguem tiraria a razão deles por esse detalhe. Agora estranho é o lance do corpo e do outro que foi levado?? Acreditoque nõ jogaram ao mar e só o disseram para evitar protestos e tal.

luiz

Osama já ea um decadendente dentro da orgaização e fo traido para dar nova força a Alqaeda com sua morte como martir pode ser usado de argumento pelo verdadeiro mentor da Alqaeda (o tal do medico egipco) para por os negocios em dia. AoO qu parece o Bin se mudou ha pouco mais de 6 meses para uma casa sem fuga, provavelmente orientado por seus amigos que ali seria seguro. Isso bate com que os USA ja sabiam desde setembro que o "pobre" Bin estaria la. Quem dedou? Paquistaneses? Al qaeda (+provavel)?? Todos sabiam (inteligencia) dele lá,
Porem se esse tiro pode sair pela culatra se realmente foi a propria alqaeda que tenha dedurado seu ex chefe para setornar martir. Um novo incendio se aproxima…

    Bonifa

    Bebeu?

    Mário SF Alves

    Bonifa,
    Tem mais coisa estranha aí. Senão, vejamos:
    1) Equipe super bem treinada perde um helicóptero de ataque ao invadir a mansão-foratleza-meio cortiço do Osama que, até prova em contrário, estava desarmado;
    2) O prêmio pela captura do dito "terrorista" era de 25 milhões de dólares e, vivendo nas imediações do centro nervoso da corrupção paquistanesa, ninguém se habilitou?
    Por essas e por outras o Sherlock Holmes já estaria fazendo a festa.

FrancoAtirador

Obama não vai divulgar fotos de Bin Laden

quarta-feira, 4 de maio de 2011 17:22

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em entrevista a uma rede de TV na quarta-feira que decidiu não divulgar as fotos do corpo de Osama bin Laden porque as imagens poderiam incitar violência e ser usadas como ferramenta de propaganda da Al Qaeda.

"Fizemos exame de DNA e testes, então não há dúvida que nós matamos Osama bin Laden", disse Obama ao programa "60 Minutes", da CBS, de acordo com trecho divulgado pela Casa Branca. "O fato é que vocês não verão Bin Laden andando na Terra novamente."

O governo Obama discutiu se divulgaria as fotos do corpo de Bin Laden, morto em um ataque dos EUA a seu complexo no Paquistão na segunda-feira, e o presidente disse que ele e seus assessores concordaram que as imagens não deveriam tornar-se públicas.

"É importante para nós garantir que fotos muito detalhadas de alguém que foi baleado na cabeça não fiquem circulando como uma incitação a mais violência e como uma ferramenta de propaganda", declarou Obama. "Nós não mostramos este material como troféus."

O secretário de imprensa de Obama, Jay Carney, leu uma parte da entrevista que será transmitida no domingo.

"O fato é que era alguém que merecia a justiça que recebeu", afirmou Obama. "Mas não precisamos comemorar. E acredito que, dada a natureza detalhada destas fotos, isso criaria riscos para a segurança nacional."

Questionado sobre sua resposta a algumas pessoas no Paquistão que dizem que os Estados Unidos estão mentindo sobre terem matado Bin Laden, Obama disse: "A verdade é que estamos monitorando a reação mundial. Não há dúvida de que Bin Laden está morto."

"Certamente não há dúvida entre os integrantes da Al Qaeda que ele esteja morto. Então não acreditamos que uma foto fará diferença. Haverá pessoas que vão negá-la", completou o presidente.

(Reportagem de Matt Spetalnick)

    Bonifa

    Este fato foi considerado pelos poucos bons jornalistas como uma tentativa de não repetir o que aconteceu com o Che, quando alguns fotógrafos e repórteres do mundo iinteiro foram convocados para testemunhar que realmente Guevara tinha morrido, o que teria ajudado a transformá-loo em ícone global contra o Império. Aos loucos insanos hipnotizados pelo sistema, adiantamos que Bin Laden é mais importante que Guevara para o mundo muçulmano que se sente humilhado e explorado por cruéis conquistadores.

    SILOÉ

    É para não chocar mais a população, como se isso ainda fosse possível, diante de tamanha barbaridade.

    Mário SF Alves

    Pairam dúvidas e fortes controvérsias!

Julio Silveira

Calaram o Obama para que ele não pudesse dar o nome de seus parceiros, mentores do 11 de setembro.

    Bruno

    Osama.

    Pedro1

    Qual a difereça?

Messias Macedo

EUA: imperialismo, decadência e outros traços revelados por dois especialistas, ex-funcionários do governo norte-americano.
Excelentes depoimentos, do tipo "No Iraque, morreram cerca de 100.000 pessoas, a maioria inocentes… E o Iraque não tinha nada a ver com o 11 de setembro…" *Chalmers Johnson, o segundo entrevistado pelo jornalista Jorge Pontual
*Foi um escritor e professor emérito estadunidense, da Universidade da Califórnia em San Diego. Especialista em política internacional, escreveu vários livros, incluindo três análises das consequências do "Império Americano": Blowback, The Sorrows of Empire e Nemesis: The Last Days of the American Republic.
Segundo Chalmers Johnson, o militarismo engendrado pelo imperialismo é a ruína da democracia norte-americana
http://g1.globo.com/videos/globo-news/milenio/v/j… os Vídeos/page/1

World de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Mário SF Alves

    É. Eu também vi a entrevista e gostei muito. Mas, afinal o que deu no Pontual ao agendar entrevista com alguém que declara vívido interesse e rasgado elogio ao "Veias Abertas"?

aurica_sp

O que esperar de quem sempre teve o instinto de matar qualquer que eles dizem " seus inimigos" vide queima de arquivo.

Brandon de Souza

Tadinho né gente… mataram o Bin Laden… tadinho dele né gente???

    Jorge

    Sim, tadinho sim. Não houve um processo, apenas um acusação sem provas cabais. O que aconteceu mesmo em 11 de setembro?Talvez nunca saberemos, pois o bim Laden morreu. Ponto final? Não sei: há sempre algum cosmopolita por ai…..

    zé francisco

    Tadinho de mais de um milhão de mulheres, crianças, velhos e inocentes mulçumanos mortos pelos EUA em retaliação ao 11/09. Tadinha da humanidade por uma guerra de 10 anos que consumiu U$1,5 tri.

Bacurau

Se o Osama Bin Laden fosse negro ou "gay", pela forma como foi morto, diria que o mentor intelectual da Ação foi um tal de Bolson… deixa pra lá!!!

FrancoAtirador

.
.
SE EXISTE CORPO, NÃO ESTÁ NO MAR.
.
.

leandro

Todo o mundo apoiou os EUA. Paquistão, Russia, França, Brasil, Iraque, até a China que inclusive disse o quanto já sofreu com terroristas como osama. O mundo todo tá errado??? Só voces que estão certos. E não esqueçam que até a China comunista apoiou.

    Marcos C.Campos

    Conveniências ?

Luis

Perdão. Falo nele de novo. O GASPARI está hoje na sua coluna, preocupado com a credibilidade das versões dadas pelo governo Americano e dando pitaco naquilo que seria a melhor tática para os EUA. Ou seja, ele está avaliando que as lambanças da CIA podem manchar a credibilidade do assassinato de Osama.
Como rasteja, esse babaca. Como se fosse importante sua opinião para os militares e terroristas norte-americanos.

ZePovinho

Parece que o Bin Laden teve dificuldades em nadar dinheiro e o Tiririca teve de apelar………..

[youtube EHxmslZ_VcU http://www.youtube.com/watch?v=EHxmslZ_VcU youtube]

ZePovinho

Vão acabar dizendo que o TIRIRICA foi financiado pela rede terrorista Al-Qaida…..

[youtube HK4p35wYgXI http://www.youtube.com/watch?v=HK4p35wYgXI youtube]

leandro

Enquanto voces perdem tempo discutindo o que houve lá no oriente, a inflação sobe aqui, a gasolina tá 2 dolares, e os americanos nem devem tá dormindo preocupados com a repercussão disso no brasil. Vamos olhar nosso problemas que são imenos e não mudam. Ainda temos a maior taxa de juros do mundo, a sáude não funciona, a inflação tá chegando, a criminalidade explodiu em todas as regiões, etc… Já temos problemas demais aqui. Deixem os gringos resolverem os deles.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Nota do DIEESE à imprensa: "Preços da Cesta Básica Nacional, em abril, caem em 14 capitais"
    .
    .
    NOTA À IMPRENSA-DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, São Paulo, 04 de maio de 2011

    Das 17 capitais onde o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, 14 apresentaram queda de preço em abril.

    Em três cidades, a queda superou os 3%;

    em outras quatro, ficou entre 2% e 3%.

    As maiores reduções ocorreram em Salvador (-7,87%), Recife (-3,69%) e Aracaju (-3,36%).

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-queda-

    Julia

    Leandro, andas engolindo muito pig, e sem mastigar, ainda!

    Isso faz mal, dá dor de estômago.

    zé francisco

    Eu acho que ele está falando de SP.

    Marcos C.Campos

    Ô rapaz, acorda, a gasolina , biocombustivel renovaveis, e etc etc são commodities , preços fixados na moeda que tende a apodrecer, o dolar , de tanto gasto com guerras e "guerras ao terror" (inventadas) pelos EUA. e você achando que o que ocorre lá fora não nos afeta. O mundo é globalizado, o Governo Brasileiro tem mais é que tentar, através da diplomacia, diminuir os riscos de conflito, como a iniciativa do Lula, do Erdogan no caso Irã.
    Só o petróleo depois do caso Libia pulou para acima de 120 USD o barril e tu acha que "deixem os gringos" .. ?

    Pedro1

    O preço das commodities acaba de cair mundialmente. Resultado, preço da cesta básica cai em quase todas as capitais. É, a inflação tá chegando.

    E o pico inflacionário que estamos passando (aparentemente iniciando o processo de queda, como já era esperado) foi causado por fatores externos. Devemos parar de olhar para o mundo mesmo?

    j.felix

    Vc e discipulo da Urubologa e do PIG????????

@orivaldog

Tudo isso é muito estranho! __E, o mais importante é que os terroristas de estado (governantes dos EUA, Israel, Grã-Bretanha, França, Alemanha e outros) continuam soltos, vivos e cometendo as atrocidades sempre em nome de uma pseudo-liberdade e modernidade. __

Fernando

Que nem a PM do tucano Marcello Allencar fez com o menino Sandro do Ônibus 174.

    José Vitor

    Invasão de espaço aéreo, operação sem conhecimento do governo local

    Isso foi a primeira coisa que eu notei, o que aconteceu (o que aconteceu ?) foi em outro país, um país soberano, invadido por militares americanos, e a mídia e o povo americanos não questionam nada disso, não acham nada de estranho nisso…definitivamente, acho que o povo americana vive em outro planeta, se acredita que todo mundo vai aceitar isso numa boa…aliás, seu eu fosse americano eu teria medo e viajar para outros países como turista.

    Klaus

    Não ficou indignado com o que o "menino" fez com a mulher que era refém?

edv

Invasão de espaço aéreo, operação sem conhecimento do governo local, ataque de vários helicópteros à uma residência, uso de tortura para achá-la (lo), morte de suspeito desarmado por focas fortemente armados e protegidos, ocultação de cadáver…
Tudo (ou quase) assistido, ao vivo, pela nata do governo na Casa Branca. Nata da "liderança mundial"…
Bons tempos em que países não fascistas defendiam, qualquer que seja a hediondez do crime (ex. nazistas), a legalidade da prisão, julgamento, condenação e execução da pena.
Sem falsificação da História.
Hoje, ao invés de Justiça, parece que a prioridade é a (comemorada) vingança a qualquer preço.
A "civilizacão" usando a barbárie pela barbárie…
De acordo com o secretário de Justiça americano, tudo feito "dentro da lei!"
Tudo público, sem nenhum constrangimento…
"Uow!…Yéééssss!"

    felipe

    É indignante tudo isso, mas não pense que o que está escrito nos livros de história foi feito de forma diferente… seria inocência demais…

    edv

    Nuremberg e seus criminosos de guerra opuseram o mundo fascista e totalitário ao mundo livre e da lei.
    Certamente a História tem coisas boas e ruins, contadas de várias maneiras.
    Uma das cosias que ela costuma ensinar é que o excesso de poder sempre caminha para o abuso da estupidez e não para a tranquilidade da sabedoria.

    Mário SF Alves

    A besta está à solta, caro edv. É só por aí que entendo o terrorismo do "falecido" Osama. Causou um verdadeiro estrago na imagem do adversário que, nessas alturas já deve estar sofrendo para dar conta de controlar o excesso de truculência e inevitável estresse de material.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Uma síntese verdadeiramente maquiavélica.

    Quando os fins civilizatórios justificam os meios bárbaros.

    "Uow!…Yéééssss!"
    (George W Bush, in Apartheid's Tea Party)

Uncle Sam

Meu medo é que a mídia americana use este acontecimento como a nossa usou o tal do Mensalão contra Lula.

Da mesma forma que o uso que o PT fez do Caixa 2, coisa que os outros sempre fizeram sem que nossa mídia se indignasse (e sem o qual não teria chance de fazer uma campanha competitiva) Obama parece estar seguindo a mesma receita dos republicanos ao provocar euforia popular através de um simples anúncio oficial (que é vulgarmente conhecido como factóide).

Dependendo do andar da carruagem, a mídia, que sempre respaldou com entusiasmo iniciativas parecidas dos republicanos, pode tentar transformar isso numa evidência da falta de ética de Obama.

O discurso que está em marcha, está todo codificado… E pode virar contra Obama.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É uma possibilidade.

    Venho realmente observando que a mídia ligada ao Apartheid's Tea Party

    está tentando capitalizar o episódio, atribuindo méritos a George W Bush,

    ao mesmo tempo em que desmerece a Obama, não tanto pela falta de ética,

    mas por equívocos no planejamento e execução da operação no Paquistão.
    .
    .

    Renato Lira

    Daqui a pouco a Fox transforma Bin Laden em santo e Obama no cão "chupano" manga.

Ricardo

Essa conversa da bola das crianças passarem o muro (que parece bem alto) e sempre ganharem dinheiro é comédia das grandes …
Iriam jogar sempre … hehe.

    SILOÉ

    Não é comédia não… é suspense!!!
    As mensagens da Al- quaeda iam nas bolas daí o pagamento e não a devolução das mesmas.

Mario josé Bonfin

Por enquantol tudo são conjecturas. Quem vai dar a versão oficial será a Organização Al Kaeda.
Podem creer!

Ronconi

Sabe tudu parece tão previsivel que quase não acredito nesta operação.se eles entraram na casa por que mataram ele podião ter apenas capturado,so Deus pode julgar quem deve morrer e quem deve viver.e por que em uma hora ele é um aliado do governo americano e logo depois ele vira um dos maiores inimigos dos estados unidos.tem algo que não sebemos,muita coisa por traz.Sera que os Estados Unidos tem algo para esconder por isso não deixou ele vivo…..devemos penssar em varias teorias ……….

    SILOÉ

    Elementar, meu caro Ronconi.

Deixe seu comentário

Leia também