“A queda” de Serra, versão do jornal espanhol El Pais

Tempo de leitura: 3 min

A surpreendente queda de Serra

O candidato social-democrata à presidência do Brasil e grande rival da aspirante do partido de Lula, Dilma Rousseff, passou de favorito a um futuro grande perdedor

SOLEDAD GALLEGO-DÍAZ (ENVIADA ESPECIAL) – São Paulo – 20/09/2010

No El País

Competir contra Dilma Rousseff, herdeira de Lula, é tarefa difícil, mas  os erros em que incorreu José Serra durante sua campanha como candidato do PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil) são tantos que a dúvida já não é se perderá as eleições de 3 de outubro, mas se sofrerá uma derrota tão humilhante que será desnecessário o segundo turno.

Se assim for, Lula, Dilma e o Partido dos Trabalhadores (PT) acumulariam uma enorme porção de poder, o que preocupa a muitos dirigentes da oposição brasileira. “Sem uma oposição forte”, tem denunciado reiteradamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “o Brasil corre risco de converter-se em uma democracia popular e Lula, de adquirir o perfil de um caudilho”.

Serra, de 68 anos, o bem sucedido governador de São Paulo que passou toda sua vida se preparando para esse dia e esse cargo, pode enfrentar agora não só um fracasso eleitoral, mas o fim de toda a sua carreira política. Sofre críticas não só sua escassa capacidade de transmitir otimismo, em sintonia com o formidável estado de ânimo do Brasil —  como demonstram Rousseff e, sobretudo, Lula –, mas também haver colocado em marcha uma campanha “suave”, totalmente errada.

As críticas chegam de vários setores de seu próprio partido, que não entendem porque ele se negou a utilizar a figura política do ex-presidente Henrique Cardoso, do mesmo partido, e promoveu, ao contrário, a ideia de se apresentar como o verdadeiro herdeiro de Lula. O grande equívoco de Serra foi pensar que lançar-se contra o presidente mais popular da História provocaria uma reação contrária. Mas uma coisa é propor um lema neutro, como “O Brasil pode mais” (que acaba de ser substituído por “É hora de mudança”) e outra utilizar a figura de Lula em seus próprios espaços publicitários na televisão. Os brasileiros viram com assombro e em muitos casos com regozijo que a imagem de Lula aparecia também junto a Serra e interpretaram corretamente o grande sinal de debilidade que isso demonstrava.

No Brasil quase não existem outdoors eleitorais. Nas ruas da gigantesca São Paulo, por exemplo, não se vê a publicidade política que inunda outras cidades latinoamericanas e europeias e isso apesar de que no dia 3 será eleito não apenas o presidente, mas também 27 governadores, 513 deputados, dois terços dos 81 membros do Senado e mais de mil cargos locais (os futebolistas Romario e Bebeto, por exemplo, são candidatos).

Uns poucos cavaletes portáteis, alguns cartazes pequenos e pouco mais, testemunham que está em marcha uma importante campanha eleitoral. A verdadeira batalha se desenrola em comícios, nos espaços gratuitos das cadeias de televisão e nos debates presidenciais. Nesta ocasião, os candidatos, conhecedores de que 31 milhões de brasileiros são membros de redes sociais, aceitaram inclusive um debate exclusivo na internet. É nas ruas onde José Serra perdeu as eleições frente a um presidente, Lula, que não é candidato mas que atua como se fosse, e na televisão onde Dilma demonstrou que é algo mais que a candidata de Lula.

As coisas chegaram a um ponto que alguns dirigentes do PSDB admitem que estão mais interessados no que ocorre em Minas Gerais e São Paulo (os estados mais populosos do Brasil) que na eleição presidencial. Em São Paulo, procuram ver se Geraldo Alckmin, do setor mais direitista do PSDB, consegue uma vitória que permita a ele reclamar mais protagonismo no partido. Alckmin, de 58 anos,  médico, perdeu em 2006 contra Lula e poucos confiam nele para relançar o partido. Mais probabilidades teria o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de 50 anos, neto de Tancredo Neves, o primeiro e muito querido presidente democrático do Brasil depois da ditadura militar, que não pode tomar posse porque morreu dias depois de ganhar a disputa.

Neves é considerado como um dos grandes valores do PSDB, ainda que tenha perdido a disputa interna frente a Serra e tenha optado por ser senador. Para incrementar seus poder pensando na disputa presidencial de 2014 precisa que a pessoa que escolheu para sucedê-lo em Minas Gerais consiga uma vitória clara. Não será fácil porque Lula, com um olfato imbatível para detectar desafios, está envolvido numa dura batalha, dando apoio a um ex-ministro.

O futuro de Serra está pendurado por um fio. Nos 15 dias que restam, sua equipe está tentando uma virada completa. Trata de tirar rendimento de um escândalo de corrupção que provocou a demissão de Erenice Guerra, ministra chefe da Casa Civil (chefe de gabinete) e braço direito de Rousseff durante muitos anos. As pesquisas seguem sendo, de qualquer forma, demolidoras. Segundo a última, realizada pelo Ibope para a Globo, 51% para Dilma, 25% para Serra e 11% para a ex-ministra de meio ambiente Marina Silva (Partido Verde), que parece estar colhendo melhor que o próprio Serra as repercussões do escândalo.




Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

O dia em que Dilma disse basta! | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] fechar a panorâmica do dia sobre a blogosfera, interessante a reportagem do El País sobre o presente e o futuro do Zé, postado pelo Vi o Mundo, blogue do Luiz Carlos […]

Raphael Tsavkko

Serra cai, mas KAssab tenta ajudar a não cair. Denúncia séria de uso da máquina pública em São Paulo. COHAB E SEHAB recebendo propaganda difamatória anti-PT através de newsletters da equipe de comunicação
http://tsavkko.blogspot.com/2010/09/denuncia-camp

Lucas Cardoso

“o Brasil corre risco de converter-se em uma democracia popular"

Acho que esse é um risco que teremos que correr. Só espero que o exército não pense em nos salvar da democracia popular de novo.

leo pinto

Eis um texto imparcial. Ah! Mas é do El Pais…

José Eduardo Camargo

Governador "bem sucedido" só se for para os acionistas espanhóis da Telefonica de Espanha! Não fosse São Paulo essa empresa já teria quebrado há tempos!

Morais

Aqui em Minas o povo só conhece a Dilma como candidata, pois a oposição nem comenta que tem um tal de Serra candidato que apoia o Anastasia, pois isto causaria a derrota do mesmo.

Marcelo de Matos

De Santo Amaro (BA) para o mundo, Caetano Veloso desfiou os fundamentos de sua filosofia verde. Faltou dizer, como Luana Piovani, para os amigos (Marina, Gabeira) tudo; para os adversários, a lei. O doce bárbaro estranhou que Lula, em comício pró-Dilma, tenha manifestado o desejo de “extirpar” o DEM da política: “Como é que o presidente da República fala que tem que extirpar um partido (o DEM)? Não pode. O povo brasileiro não pode ouvir isso e não reclamar. E se a imprensa reclamar vem um idiota dizer que a imprensa é golpista. Golpista é dizer que precisa destruir um partido político que existe legalmente”. E sobrou, também, para o adversário: “Serra é um idiota que apareceu com Lula, querendo dizer que está do lado, que é igual a Lula. É burro”. Como diria Romário: Caetano cantando é um poeta… Então, é melhor ficar com a música do leãozinho: clique no link http://www.youtube.com, procure Céu de Santo Amaro e esqueça Serra… http://www.youtube.com/watch?v=24Fe6rAIMyI

    carlos lopes

    Marcelo, nem a música do "leãozinho" presta atualmente pois ele só se dedica a gravar outros autores. Chega a ser melancólico ver alguém que estrebuchou na ditadura e que, tendo angariado uns caraminguas, se tornou senhor de engenho abandonando suas convicções da senzala! Isso que aí jaz não é Caetano, é o arremedo de Caetano! E pensar que ele um dia se mandou pro exterior por conta de suas idéias…

Marcelo de Matos

Você aceitaria o convite do senador Álvaro Dias para um cafezinho? A Dilma, não. Eu também não aceitaria, nem que fosse ali na “boca maldita”, aquele calçadão de Curitiba em que se ouve todo tipo de disparate. O senador quis fazer um “convite” para Dilma ir ao Senado dar explicações sobre o chamado “escândalo da Casa Civil”. Dilma disse – “Convite do senador Álvaro Dias eu não aceito nem para cafezinho". É ruim, hein?

El Cid

… aqui nas Alterosas, está mais do que claro: a nacionalização da disputa em Minas Gerais põe em risco a eleição de Anastasia !! O desempenho de Serra em Minas causou um mal-estar entre o "jenio" e o "ecim". tanto é que o comando da campanha do "jenio" reduziu o volume de visitas do candidato a Minas.

mas vejam o que o "anestesia" soltou:

"Temos uma base política que também apoia nacionalmente a candidata oficial no nível federal (Dilma Rousseff)". O governador e candidato à reeleição acrescentou: "Continuamos na mesma linha, apoiando o nosso candidato José Serra com nosso material e nossas palavras, mas sabemos que cada um fará sua escolha. Vamos continuar demonstrando as vantagens do nosso candidato".

Quem não gostou foi a"fôia" tucana, mas publicou !!

    Baixada Carioca

    Mas ele consegue mostrar a vantagem do candidato deles? Como ele faz esse milagre?

Marcelo de Matos

Se Dilma de fato ganhar poderá ter menores dificuldades que Lula para governar. O blog do Fernando Rodrigues informa que: "Levantamento com algumas consultorias de Brasília e um cruzamento com pesquisas eleitorais (sempre mais precárias quando se trata de eleição de deputados e de senadores) demonstra que o Congresso a partir de 2011 será fortemente pró-Dilma Rousseff (PT). Na Câmara, a estimativa é que o número de deputados de partidos pró-governo seja de 320, logo no início da legislatura. Outros 78 seriam de siglas propensas a aderir a uma eventual administração de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. No Senado, o número de cadeiras pró-Dilma começa com 50, mas pode chegar a 60 com os partidos com tendência adesista".

El Cid

Os únicos avanços aqui na minha terra, devem-se ao governo federal, já que aqui predominou o "choque de indigestão". Claro que o governo estadual trabalhou muito para apagar das placas o governo federal e mudar o nome de programas federais (Luz para todos em Minas é "Luz para Minas"). Mas numa coisa o governo estadual se destacou:

… a imensa publicidade !!

    Arlete

    El Cid você esqueceu, alé do choque de indigestão, o AI 5 para a imprensa.

El Cid

Governo bem sucedido de São Paulo?!

Campanha suave?!

Dona Soledad ouviu quem será, aqui no Brasil?

    Archibaldo S. Braga

    El Cid, la comandre se olvidó tambien de nuestra INTERNET! Ai que quedarse más um poquito en Brasil para conocer mejor nossotros!! A. S. Braga

Urbano

A reportagem me parece mais uma colcha de retalho feita a partir das reporcagens do pig, com uma breve, quiçá, pitada de boa vontade de Soledad.

El Cid

… uai, agora é que saiu esta manchete no "El País"? Pois aqui das Alterosas, no "El Província" isto já é notícia velha ! rs…

Marcelo Ramos

Há diversas leituras a se fazer somente sobre o segundo parágrafo. A principal leitura, a meu ver, é que a geração de FHC, Serra, Jereissati, Sérgio Guerra, vai acabar depois da eleição. E vai acabar não apenas porque não vão ganhar cargos. Vai acabar porque são expoentes de um jeito antigo de fazer política. Não conseguiram acompanhar a velocidade de mudança tanto das mídias como da percepção que o povo tem dos políticos identificados com o coronelismo. Ou seja, uma leitura é que existe o fim de uma geração. Uma outra leitura, que se sobrepõe, talvez consequência da primeira, são os erros da oposição, que não são poucos. A perda de poder da oposição é resultado, primeiro, de seus próprios erros e falta de novas propostas; segundo, do fato de que Lula/Dilma representam uma parcela da população antes excluída do poder. Não que estejam "incluídos" mas Lula deu alguma voz a essa parcela de excluídos, da mesma forma como se comunica diretamente com eles. A oposição, digna representante da elite e daquele jeito antigo, só se comunica com o povo na época da eleição, e Lula se comunica o tempo todo. Há ainda outros componentes, mas escrevo outra hora.

Beloni Cardoso

Serra " Bem sucedido governador de São Paulo " sinceramente não sei de onde tiraram essa ! Sempre se ouviu falar que existiram muitas irregularidades no governo tucano mas que nunca foram investigadas e tampouco pelo JN e por parte da grande imprensa em particular a Globo, Folha de São Paulo e Veja ! Assim se torna muito fácil para Serra contar com uma imprensa que é Parcial e não Imparcial como deveria realmente ser ! Ela aliás deveria se mirar no exmplo da Imprensa Internacional ! O presidente Lula fez um governo voltado para a classe dos menos faverecidos trabalhando pelo fortalecimento e desenvolvimento do nosso país à nível nacional e internacional ! Ele projetou o nosso país internacionalmente e temos certeza que a futura a presidenta Dilma seguirá o trabalho do nosso querido presidente Lula ! Lula merece um lugar de destaque nas história brasileira ao lado de outros grandes estadistas como Getúlio Vargas e JK ! Não se esqueçam dia 03/10 DILMA LÁ !

    Bonifa

    "Neves é considerado como um dos grandes valores do PSDB, ainda que tenha perdido a disputa interna frente a Serra e tenha optado por ser senador. " É evidente que El País está tentando dar à oposição brasileira uma seriedade que ela não merece.

Baixada Carioca

A diferença entre mídias é que a daqui não admite. O "bem sucedido governador" eles descobriram lendo a Veja, o Estadão e a Folha de São Paulo.

    El Cid

    Baixada, tenho certeza de que a imprensa e o PSDB subestimam muito o povo brasileiro, só porque os meus conterrâneos gostam(?) do Aécio não significa que o brasileiro vai gostar também ! Aliás, São Paulo votava no "jenio" mas depois que o Brasil inteiro passou a ver a Dilma, até São Paulo, na maioria, votará na Dilma. Ou seja, acho mais fácil o Brasil influenciar Minas, do que Minas o Brasil… se a Dilma se superar no seu governo nem Aécio, nem Alckmin e nem ninguém vai impedir o segundo mandato !

    Bonifa

    Esta estupidez de Brasil república popular e Lula um caudilho é repugnante. FHC está fingindo que não conhece o Lula. Fingindo também que não conhece o povo brasileiro. Aliás, alienação da realidade brasileira é o que não lhe falta, apesar de ter sido presidente. Um presidente afogado em negócios de privatizações. FHC está tentando fazer terrorismo contra sua própria pátria no exterior, para tirar proveito político de forças externas avisadas e desavisadas.

    Arlete

    Estas idéias revelam quem realmente é o FHC
    . Se quer saber o que ele pensa do 'povo" brasileiro leia um documento de 1994, antes da eleição ; intitulado: "Proposta de estudos sobre alternativas para o desenvolvimento de semi-árido com ênfase na municipalização. Grupo de trabalho de recursos humanos. As partes principais deste documento argumenta: " não adianta "gastar recursos com educação buscando produzir altos desempenhos de "de quem não pode dar" ( no caso crianças que não se saem bem na escola porque "seus equipamentos genéticos as tornam menos inteligentes); também dividem as competências a serem desenvolvidas, os habitantes da zona rural não precisam de uma educação global( apenas o 1º grau 1ª a 4º série na época,hoje E. Fundamental) e da zona urbana aprender funções que o preparem para exercer funções tecnicas (1º grau completo, hoje Ensino Fundamental e o 2º grau/ hoje Ensino Médio)
    . Está aí a explicação porque o PSDB não investe na Educação Superior; e pasmem para as mulheres bastava a 1ª a 4ª série.

    Fernando José

    ….nem ela de fazer seu sucessor…

    El Cid

    … projeções para 2018, troll ?? gracias, Mãe Dinah !!

Marcelo de Matos

A Folha informa hoje que retiraram Serra dos "santinhos" em Minas Gerais. Isso é discriminação contra o careca. Quando criança eu gostava de colecionar santinhos de candidatos: Ademar, Jânio, Prestes Maia, Hugo Borghi. As crianças de hoje estão privadas de colecionar os santinhos do careca. Isso é injusto. Vejam o que diz a Folha: "Na reta final da campanha, os "santinhos" dos candidatos começam a aparecer com as chamadas "colas", mas as do PSDB que circulam em Juiz de Fora (MG) não indicam o voto no 45 de José Serra para a Presidência.
A "cola" é a representação da ordem dos candidatos que aparecerá na urna eletrônica.
Na principal cidade da Zona da Mata mineira, a Folha teve acesso a um desses impressos do PSDB. Um milhão de colas foram confeccionadas para o partido. O campo reservado para o candidato à Presidência aparece vazio".

Carlos

“ o bem sucedido governador de São Paulo”

“Geraldo Alckmin, do setor mais direitista do PSDB”

“Tancredo Neves, o primeiro e muito querido presidente democrático do Brasil depois da ditadura militar, que não pode tomar posse porque morreu dias depois de ganhar a disputa.”

Quais as fontes da repórter?
O que sabe sobre o governo Serra?
Por que não citou a Opus Dei?
Por que não foi clara: disputa ocorreu no Colégio Eleitoral e não em eleição direta?

Pérola

O bom nisto tudo é que Serra é um PERDEDOR.

    Jairo_Beraldo

    Seria mais correto dizer que "SERRA É O CANDIDATO CERTO PARA PERDER". Muito mais "xique", dará xilique, e será na base do "ximith"… Um tiro só!

josé fernandes

texto da carta maior: " o senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência, Candidato, não deve ser eleito, Eleito, não deve tomar posse, Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar…"
A revolução somos nós ,o povo,e viva o Brasil!!!!! viva Lula , viva Dilma!!!!!

Francisco

é suave a sórdida campanha de zé lacaio do pig?
nunca vi tanta baixaria, também campanha instrumentalizada pela folha ditabranda… não poderia ser diferente.

    Jairo_Beraldo

    Só não entendi o PORQUE de El País levantar o nome de FHC como referencia de oposição aqui.

Rafael Dantas

TEMPORÁRIOS CHEGAM A 46% DOS PROFESSORES DE SP!! http://sonagroselha.wordpress.com/2010/09/20/temp

@marisps

"Serra, de 68 anos, o bem (perdoai, eles não sabem do que estão falando – grifo meu) sucedido governador de São Paulo que passou toda sua vida se preparando para esse dia e esse cargo". Vou repetir o que um comentarista, que infelizmente não lembro o nome para dar os devidos créditos, escreveu sobre o coiso passar a vida se preparando para ser presidente do Brasil: e nós passamos a vida nos preparando para não deixar isso acontecer.

Rafael Dantas

Enfim, a diretira já deu como certa derrota de Serra, mas ainda falta derrotarmos eles em SP e em MG, por isso é necessário manter a vigilância e a militância atenta. Em SP mais um pontinho e Mercadante estará no segundo turno que vai zerar o jogo e facilitar melhoras as comparações inevitáveis que os tucas odeiam.

Luciano Prado

Dilma protesta veementemente contra a parcialidade da Folha da S. Paulo no caso PCE/RS
http://www.youtube.com/watch?v=2_3xc0__xnA&fe

Uma Surra na Folha.

Rios

a primeira frase está errada… o correto seria : "Competir contra Dilma Rousseff, heredera de Lula, es tarea difícil"

deve ser difícil e não fácil…

    Luiz Carlos Azenha

    Obrigado, Rios. Corrigido. abs

Luciano Prado

Cláudio Lembo: "Os partidos de oposição deixarão o pleito em frangalhos. Foram dizimados. Nada restou."
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI46…

A oposição brasileira não pode sucumbir. O Brasil precisa dela, mas para derrotá-la. Que continue com o mesmo discurso (?!) e as mesmas estratégias (?!) .

Jair de Souza

Só para alertar a alguns leitores que podem não ter conhecimento do que significa o jornal "El País", quero dizer que se trata do exemplo maior do que seria o PIG da Espanha, uma Folha de S. Paulo. Este jornal faz parte de um grupo mafioso (Grupo Prisa) que controla um império midiático na Espanha, América Latina e EUA. É o principal responsável por puxar matrizes de opinião para debilitar os governos progressistas da América Latina. Faz campanha imunda contra os governos de Evo Morales, Rafael Correa, Daniel Ortega e Hugo Chávez. No Brasil são donos da Editora Moderna. Dá para perceber o desconhecimento da realidade brasileira e a má fé ao querer dizer que a derrota da direita se deu por erros de campanha dos tucanos, e não por acertos do governo de Lula. Apesar de sua insatisfação, terão que engulir mais uma derrota de seus preferidos na América Latina.

francisco.latorre

olfato imbatível para detectar desafios.

lula x aécio. sou mais o lula.

vai custar um hélio costa.. mas saiu barato.

afinal.. derrotar o psdb.. o liberal-entreguismo..

não tem preço.

..

augustinho

Ta ai outra, dizendo que a perspectiva de derrota total é devida " aos erros em que incorreu jose serra". Mas qye coisa sintomatica. Sintoma de que os correspondentes estrangeiros so frequentam os ambientes elitizados.
Aprenda uma coisa, dna Soledad, O povo do brasil, suas energias e sua atuaçao é um gigantesco rio represado por 100 anos pela elite. Um dia um novo projeto abriu uma brecha e canalizou grande parte da avalanche. O que sobrou do represamento elitistia foi isso: um serrismo de opereta.

Maloka Elétrika

corrige lá no início, ó: "Competir contra Dilma Rousseff, herdeira de Lula, é tarefa DIFÍCIL".,

duarte

Bem sucedido governador de São Paulo, rs.rsrsrsrsrsrsrrsr…

    Jairo_Beraldo

    Papel aceita tudo….

Metheoro

Só que a enviada especial não deveria estar em SP, acho. Ela deveria estar no Rio de Janeiro… ou passear pelo Brasil (uma capital do nordeste; ir ao sul… ou pegar um carro em direção ao interior do estado mesmo) pq dizer que não existe "campanha" ou material de campanha por aí, tendo a ótica apenas da capital é meio "estar preso na gaiola", não?

Fora isso, quem não sabe que o Serra vai sair dessa com a maior lavada da história e ainda com o rabo entre as pernas? Pior que isso só o Tasso Jereissati na Folha Online dizendo que um futuro governo Dilma será um desastre. Queria saber do senhor Tasso só um dado: Quando a NOSSA (subsidiária da Coca-cola no estado do CE e que atende: RN, CE, PI e parte do MA, que é de sua propriedade) vendia de refrigerante no Governo FHC e quanto começou a vender nos 8 anos de governo Lula? Só isso…

Sinceramente…

    nelsão

    Metheoro,
    Vc esqueceu de dizer, que esta subsidiária foi comprada com o dinheiro do Banco do Nordeste.
    nelsão

Deixe seu comentário

Leia também