A condenação do delegado Protógenes

Tempo de leitura: 3 min

10/11/2010 – 14h19
Protógenes é condenado a três anos de prisão por crimes na Operação Satiagraha

da Folha.com

DE SÃO PAULO

O delegado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) foi condenado a três anos e onze meses de prisão pela Justiça Federal de São Paulo. Ele é acusado de vazar informações e forjar provas enquanto chefiava a Operação Satiagraha, que condenou o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, a 10 anos de prisão por corrupção ativa.

Protógenes irá recorrer da decisão, segundo seu advogado. Ainda que a decisão da Justiça Federal se mantenha, ele não cumprirá a pena na prisão: deverá, em vez disso, prestar serviços à comunidade em hospitais públicos ou privados, prefencialmente uma unidade de auxílio a queimados, de acordo com o processo. Confira a íntegra do processo.

O risco maior é para a carreira política de Protógenes: se instâncias superiores ratificarem a sentença, ele perde o mandato de deputado federal, conquistado nestas eleições, e fica proibido de exercer cargos públicos –inclusive de continuar como delegado da Polícia Federal.

Protógenes deve sua vaga na Câmara dos Deputados ao palhaço Tiririca (PR-SP): com votação maciça de 1,35 milhão de eleitores, o palhaço conseguiu “puxar” três candidatos que não tiveram votos o suficiente para se elegerem sozinhos, entre eles o delegado (dono de quase 95 mil votos).

A sentença foi dada no dia 5 de novembro, pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal em São Paulo, a partir de uma denúncia da Procuradoria da República. A publicação da sentença aconteceu na terça-feira (9).

A Justiça também condenou Amadeu Ranieri Bellomusto, escrivão da PF e braço direito de Protógenes. Ele também teve sua pena, de dois anos de detenção, revertida para prestação de serviços à comunidade. Está, ainda, proibido temporatiamente de exercer “atividades relacionadas com segurança e espionagem”.

Protógenes e Amadeu deverão pagar R$ 100 mil e R$ 50 mil, respectivamente, “à coletividade”, segundo o processo.

‘PASTA PRETA’

A sentença do juiz Mazloum cita reportagem da Folha que mostra Protógenes munido de ‘pasta preta’ em debates presidenciais.

Em outubro, o aliado de Dilma Rousseff (PT) afirmou que iria a todos os debates com sua “pasta preta”. Dela saíriam, segundo Protógenes, documentos fruto de investigações sobre segurança e privatizações –que poderiam ser usados contra o então adversário de Dilma, José Serra (PSDB).

Mazloum destaca como “curioso” o fato de que “o acusado Protógenes em verdade tinha consigo dossiês dos dois lados”, ou seja, contra Dilma e contra Serra.

Também seriam alvos de “arapongagem” do delagado, segundo a sentença, os ex-ministros da Casa Civil José Dirceu e Erenice Guerra.

Do lado da oposição, os vigiados seriam o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o deputado ACM Neto (DEM-BA) e o ex-ministro Mangabeira Unger.

ACUSAÇÕES

Quanto à fraude processual, Protógenes é acusado de editar as imagens em que emissários de Dantas negociavam o pagamento de propina a investigadores.

Ele também foi condenado por violação de sigilo funcional ao convidar um produtor de TV Globo para gravar a tentativa de assessores do banqueiro de subornar um delegado da PF. A “armadilha” aconteceu em junho de 2008, em um restaurante de São Paulo.

SATIAGRAHA

Protógenes esteve à frente da primeira fase da Satiagraha, que apura supostos crimes financeiros atribuídos a Dantas, mas acabou sendo afastado das investigações em julho de 2008.

Em julho de 2009, quando a Operação Satiagraha completou um ano, Protógenes afirmou estar com sensação de dever cumprido, apesar das “atrocidades” que sofreu com a família.

Listou-as em seu blog: “Perseguições externas e internas na Polícia Federal; vigilâncias nos meus deslocamentos para palestras, afastamento do cargo de delegado de Polícia Federal, sujeito a pena de demissão; perda de vantagens salariais; diminuição da renda familiar com aumento de despesas domesticas, tratamento de saúde de mulher, filhos e 74 ameaças contra minha vida”.

A campanha para deputado federal alardeava Protógenes como o herói responsável por “prender bandidos poderosos, políticos desonesto”, além de recuperar “mais de 40 milhões” e “desmantelar quadrilhas que lesavam o povo”.

OUTRO LADO

O advogado de Protógenes, Adib Abdouni, disse à Folha que não poderia comentar detalhadamente a sentença, pois ainda não teve acesso ao processo.

Ressaltou que o caso “foge do comum”.

“Posso dizer que o caso foge do comum. Tramita de uma forma diferente. Todas as informações foram levados à mídia primeiro. Não sei qual é o interesse [nisso]”, afirmou.

Ele disse não temer a perda do mandato de seu cliente, eleito para quatro anos na Câmara dos Deputados.

Disse ainda que a sentença de três anos e quatro meses “extrapola os limites da acusação”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Indignado

Precisamo é de mais homens de coragem no poder como é o Ministro Joaquim e o Delegado Protogenes !

AlxMendes

O Juiz Mazloun esteve envolvido na Opreração anaconda, em que vários juízes foram condenados e presos.

Ali Mazloun escapou por pouco. Não seria aí uma vingança? É o que parece. A Justiça Brasileira está carcomida!

Silvana

Trata-se de mais uma injustiça contra um homem que teve a coragem de exercer seu trabalho na tentativa de punir quem cometeu erros graves e prejudiciais ao povo brasileiro. Pode crer, a justiça divina não falha! "Apesar de você"!

Barbara_Luz

Acabei de postar uma mensagem sobre a lógica da inversão – artigo sobre a polêmica Mayara e seus defensores. Sou de uma geração em que Polícia Federal era reconhecida pelo seus homens com cara de mau, óculos escuros, pagos pela ditadura para perseguir os que a ela faziam oposição. A polícia federal nos anos recentes reconstruiu sua imagem, está afzendo o que tem de fazer. Pessoas como o dep.Protógenes tem minha admiração, e lamentavelmente aqui reside mais uma vez a lógica do inversão dos valores éticos. Como disse o navegante Carlos citando Chico: chame ladrão! É cpaz da Falha de S.P. indicar Daniel Dantas para Ministro. O assunto é da Justiça, mas não terá algo que nós cidadãos possamos fazer para impedir esse desvario?

mariazinha

Estou muito horrorizada com nossa justiça; bem que LULA disse: …"a justiça brasileira é uma caixa preta guardada a sete chaves. Eu também sempre disse: "…existe uma culpada dos males brasileiros: a justiça inépta e cooptada que viceja em todos os cantinhos escuros do território brasileiro."

pedro – bahia

Primeiro tentaram afastar o Tiririca no pressuposto de que o Delegado Protógenes perderia o seu mandato também por conta dos votos que o ajudaram na eleição. Agora me vem com essa sentença de um juiz que, todos sabem, vende sentença e recebe o pagamento em dinheiro. O que resta saber é quanto o Daniel Dantas, através do Itagiba, pagou ao juiz pela condenação do Protógenes. Esse caso não pode ir para Supremo. Lá, com a presença de Gilmar Mendes e seus empregados, O Daniel tem facilidades.

Liz

Essa história do Dantas "descoberto" por Protógenes é interessante. Reflete outra "igualdade" entre aqueles que circulam nas mais altas rodas do "poder". Lembrei de várias coisas, não tenho memória curta não! É o que geralmente se costuma ter nesse país, quando alguns assuntos voltam. Lembrei das algemas… lembram das algemas? Dantas, "rico", "branco", "banqueiro" foi algemado. Lá veio o protesto dos "iguais": usar algemas em quem "não é bandido de alta periculosidade" é abuso. Traduzindo: o uso das algemas só pode ser utilizado em "feios", "pretos", "pobres" (alta periculosidade). O que seria para o Ministro do STF, o então presidente Gilmar Mendes "abuso" no uso das algemas? Gostaria de entender o raciocínio… tem alta periculosidade quem comete roubo simples, e quem comete "assalto" aos cofres públicos, corrupção ativa (condenado pelo De Sanctis), lavagem de dinheiro??? Dá-se jeito pra tudo…. quando se quer a retórica "é verdadeira" e tem eficiência. Foi então que o ilustre Ministro julgou um caso de anulação de juri (ou protesto por novo juri) por que o "condenado" esteve algemado durante todo o seu julgamento. Olha só a oportunidade de encontrar "o abuso". "Abuso" encontrado, o Ministro entendeu que pelo constrangimento deveria então o "condenado" passar por novo julgamento, agora "justiçado", sem as algemas…. porque usar algemas é abuso para uns poucos "desiguais" mas para os "iguais" não! E por ironia venceu a retórica e a oportunidade do julgamento de um "desigual" homicida confesso. Então, a polícia está avisada, se prenderem Daniel Dantas novamente, a dona da Daslu por descaminho, sonegação, fraude fiscal, nada de algemas….. eles são "iguais".

Ai, ai……

mucio

Essa é a tentativa desesperada de tentar impedir que Protógenes tome posse. Se tomar posse, Protógenes com imunidade parlamentar vai detonar Gilmar Mendes, Daniel Dantas e outros pilantras mais que venderam o BRASIL pros estrangeiros durante o tenebroso reinado de FHC, o Traíra maior.
Quem deveria estar na cadeia é o Juiz que o condenou, pois este não esta preso por que Gilmar Mendes livrou a cara dele, é aquela história uma mão lava a outra.

Bruno

Me agradaria saber por que o ilustre ex-delegado e ex-candidato pode cumprir pena alternativa.

    Gustavo

    Sua mãe tem a resposta!

    teca

    porque a pena dele foi inferior a 4 anos

aurica_sp

País da Piada pronta, nosso judiciário (salvo alguns), deveria virar um picadeiro, só que no lugar das TOGAS deveriam usar fantasias, narizes vermelhos e muita maquiagem, na duvida falar com o BOZO!!!

vicente neto

Sr. Itajiba é um PSDBISTA convicto. Para ele apenas O PIG tem profissionais de gabarito..sei. Deveria se recolher agora..já foi derrotado nas urnas. O Brasil é um país engraçado. Dantas livre ..leve e solto. Que lindo nosso judiciário!

Pitagoras

Que tal refrescar a memória dos esquecidos aqui. Esse Mazloum não estava metido no mesmo escândalo que aquele bandido travestido de juiz, o rocha mattos?
Nesse caso, não parece uma contradição cósmica essa inversão de papéis?
Por mais que mude, esse Brasil infame não muda…

Domingos Sávio

Vamos condenar o Dantas e libertar o Prostógenes. O povo do Brasil inteiro tá de olho.

riorevolta

Hoje me dei conta no que de fato está por trás da tentativa de impugnação de Tiririca.

O coeficiente eleitoral fez Tiririca eleger o Delegado Protógenes.

Protógenes precisa de imunidade diplomática para continuar suas denúncias sem ser preso arbitrariamente como acabou de acontecer. QUEREM SILENCIÁ-LO!

TIRIRICA NO PODER É FUNDAMENTAL!

CADEIA NELES!

    Jorge Stolfi

    Na verdade a impugnação do Tirirca só teria utilidade para a oposição se ocorresse ANTES da eleição. Nesse caso, pela lei eleitoral, os votos para o Tiririca seriam contados como votos nulos.

    Por utro lado, se a impugnação ocorresse DEPOIS da eleição, os votos do Tiririca reverteriam para sua coligação de partidos. Nesse caso, além dos três "caronas" que já entraram, entraria também o próximo da fila dessa coligação — que é o Genoíno do PT.

    Isso explica porque a oposição de repente perdeu todo interesse na impugnação do Tirica.

Neves

É isso aí, já comemoramos vinte e três de "ditadura subjetiva".
Sempre dão um jeito de "tentar" calar os bons!!

Eduardo

os eleitores do Rio, mui sabiamente, já o sacaram da Câmara dos Deputados.

Geysa Guimarães

Mazloum não é um dos irmãos que quase foram "picados" pela operação Anaconda, da PF, que colocou o ex-juiz Rocha Mattos na cadeia?
A promiscuidade do Judiciário com a plutocracia é o mal maior da democracia.

    Pitagoras

    Com esse judiciário o Brasil não precisa de inimigos.
    Quand é que vamos fazer o judiciário que o Brasil merece?

carina

O Protógenes deve muita satisfação à sociedade sobre o seu método de trabalho e os resultados. Nessa reportagem muito bem feita, Raimundo Pereira apresenta dados muito interessantes sobre o delegado: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao_48/arti

    PauloMSM

    e vc vai buscar informações logo onde minha filha?

    Anderson

    Não vamos ser ingênuos
    Diga-me com que mídia tu te informas que te direi que ideias tu tens
    Essa revista é o ó!!

    regina lima

    piauí, estadão, folha, veja… estas de brincadeira, né? vai em busca de informação sériaa!!!! tem tantas por aí….

vania maria

votei no delegado Protogenes e QUERO ele na Camara…
vamos nos manifestar!!!

abaixo essa justiça partidaria
Partida da Imprensa e Justiça Golpista

O_Brasileiro

O objetivo é condenar o Protógenes ou absolver o Daniel Dantas?

Marat

É bom que ele aprenda mesmo a lidar com queimaduras, pois a "oposição" está terrivelmente chamuscada… Nem com Hipogloss!

Marat

Eles não calarão o irrequieto delegado!!! Podem esperar o contragolpe!!!

Flavio Lima

É esse juiz o que vai ser preso, no fim das contas. Protogenes sera reabilitado plenamente. O tempo e a luta vão corrigir essa palhaçada desse juizinho (com o perdão do uso da palavra ao Tiririca).

Luiz

No Brasil o policial é condenado e o bandido fica na boa… como diz um amigo, aqui é o rabo que balança o cachorro…

Valdelírio Lübeck

Mais uma demonstração da extraordinária cegueira e parcialidade do judiciário brasileiro. Um juiz de merda se esconde atrás de tecnicalidades – "provas ilegalmente obtidas" – para acobertar poderosos e condenar quem levantou o tapete para mostrar a sujeira. Fico espantado que a quase unanimidade do meio político se cale diante das injustiças cometidas contra o Protógenes, o juiz De Sanctis e o delegado Lacerda. E o cretino do Corrêa firme no posto!…

    Renato

    Você gostaria que quebrassem o seu sigilo fiscal, telefonico e bancário sem ordem judicial?
    Eu não. Se o Xerife idolatrado pela esquerda fez isso, já por si só invibializa os crimes cometidos pelo Dantas e o Xerife presica ser preso.

    Pitagoras

    Tudo muito natural no país em que o Xerife é o de Nottingham (Dantas), tirando dos pobres para dar aos ricos, enquanto o robin Hood vai para a cadeia (Protógenes)..
    Sigilo fiscal pode quebrar o meu à vontade. Agentes públicos, banqueiros, fornecedores de serviços ao governo, etc, não devem ter nenhum tipo de sigilo, i.e., devem ter seus dados acessíveis pelos órgãos de polícia administrativa e judiciária, com os controles adequados.
    Esses bandidos de colarinho branco são muito espertos e não passam recibo. Conseguir provas não é tarefa fácil. Quase impossível peos caminhos literais da lei. Mas quando se consegue algo incriminador tem sempre um juizinho vendido que vai achar uma firula técnica para desqualificar todo um processo, sem ao menos analisar o CONTEÚDO da prova. Outros países um pouco mais civilizados que o nosso, aceitam a prova para condenar esses bandidos, ainda que também vá punir quem produziu a prova "ilegal".
    O que não dá para entender é que esses crápulas sistematicamente se safem, apoiados na dinheirama que comandam.
    Para os inimigos o extremo rigor da lei. Para os amigos, o jeitinho.

SérgioFerraz

O inclíto juiz não foi acusado de formação de quadrilha (São Paulo — dezembro de 2003 — O TRF-3 decide afastar os juízes Casem e Ali Mazloum. Em decisão unânime, 16 integrantes do Órgão Especial do TRF-3 receberam denúncias por formação de quadrilha contra 12 investigados na Operação Anaconda).
Enquanto isso…..o Daniel Dantas está soltinho e não precisa cuidar de nenhum queimado.

    Pitagoras

    Esse é o judiciário mais podre do mundo. Com JUSTIÇA nada tem em comum.

Leonardo Câmara

Isso é só desespero e não tem efeito concreto nenhum.

Estão tentando desmoralizar o delegado alegando que ele fez algo errado. Pura tolice, o que ele vai trazer à tona no congresso vai abalar os alicerces dessa estrutura corrompida onde muitos têm se locupletado.

Na verdade, a ficha deles já começou a cair com a eleição de Dilma. Os tempos são outros. Já vou comprar a minha pipoca para assistir a TV Câmara, a programação promete…

eliana azevedo

Quem julga o judiciário? Gilmar Mendes está acima da justiça dos homens? Pode fazer o que quiser e não sofre punições por isso? Não tem impeachment pra ele? Pô, isso tá muito, muito errado. Ninguém está acima do bem e do mal. Nem mesmo Gilmar Mendes e muito menos Daniel Dantas. Não podemos deixar isso acontecer!

Mario

O Protogenes na Camara, com direito a microfone para melhor soar suas denuncias, não interessa para Daniel Dantas e seus aseclas

Pedro A. Martins

Eles sabem que esta condenação não vai resultar em nada, mas estão dando um aviso: Você vai tomar posse e enfia viola no saco, fica de bico calado. Aposto todas minhas fichas que eles estão dando um recado para o Protegenes.

Zé Raineri

Li a sentença até a página 8 (fl.4371 do processo). Cai como uma luva para o Daniel Dantas. Desqualificações das provas da Satiagraha e consideração de ilegalidade na participação da ABIN (ainda… de novo… mesmo já tendo saído decisão do STJ considerando legal a participação de agentes da ABIN em investigações da PF).
Longe de mim fazer ilações de suspeição ao MM. Juiz, claro. Não o conheço além do que já saiu na imprensa. Só comento o que está na sentença.

ruypenalva

Isso é uma grande piada, o xerife vai pra cadeia e o bandido fica solto. Esse juiz é suspeito, pode olhar a ficha dele que ele é suspeito e polêmico. O Brasil é o único país onde não se pode gravar, filmar, esquadrinhar bandidos sem mandado judicial, uma vergonha. Nos EUA o prefeito de Washington, que consumia cocaína, caiu numa armadilha do FBI e foi preso, aqui no Brasil isso não teria valor. Embora eu ache o comportamento de Protogenes um pouco exagerado e tendende ao foco das luzes, daí até condenar alguém que provou o delito embora possa não ter seguido toda ritualística da justiça brasileira, de resto um lixo, vai uma distância enorme.

Alder OeSilva

Brasil sil sil sil!!!! Que vergonha! Os irmãos Casem e Ali Mazloum, foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de formação de quadrilha.
É a total inversão de valores.

Fontenele

Acorda Amor. Grande Chico Buarque!!

Carlos

Al Mazloum, aquele que foi salvo por Dantas, ops, Mendes.
Fala sério. Esse cara deveria estar atrás das grades.

rubem

Vergonhosa esta condenação de Protogenes e cadê Dantas na cadeia??
Temos que mobilizarmos para justiça seja isenta e prensa os verdadeiros bandidos desta terra.

Guilherme Augusto

Mais uma da República Paulista. O Brasil ficará desmoralizado se Daniel Dantas não cumprir a pena a que foi condenado. A imagem do Judiciário já foi irremediavelmente arranhada, graças, principalmente, às artimanhas do Gilmar Mendes. Tá na cara que tem armação nisso aí. Só quero saber quem vai dar um jeito nesses juízes e ministros de tribunais vendilhões.

Batata

Azenha,
interessante a informação que oPIG tenta empurrar todas as vezes que fala da eleição do Protógenes, fazendo a ressalva que ele só se elegeu por conta dos votos do Tiririca; o Estadão faz a mesma ressalva. Nosso sistema de eleição parlamentar impede candidatos independentes; todos tem que ter vínculo partidário e o que conta é a votação do partido ou da coligação para o computo dos eleitos. São raros os deputados que tem uma votação individual que supere o coeficiente necessário para que seu partido eleja um parlamentar (atualmente entre 250 e 300 mil votos no Estado de São Paulo). Ninguém falou isso do Michel Temer, que para seu atual mandato foi o último da bancada paulista do PMDB e nem por isso foi impedido de se tornar Presidente da Câmara.
A votação do Tiririca é uma votação da coligação que o elegeu e da qual o Protógenes fez parte como candidato do PCdoB.
A diversidade cultural brasileira não cabe no Congresso? A votação do Tiririca tem algum tipo de contaminação que pode vir a aniquilar com a Câmara?
Ou a cartilha do PIG, redigida pela turma da Universidade de Salamanca estabelece punições de flagelação com silício, para quem não reproduzir o script?
Que medo que o Protógenes causa nesse pessoal!

    Eduardo

    Batata,

    O que deveria ser divulgado é que somente 35, vou repetir, TRINTA E CINCO, dos Deputados Federais do total dos eleitos em 2010, é que seriam eleitos independentemente de suas legendas, contando somente com seus próprios votos. Esses idiotas que ficam divulgando coisas como esta pela blogosfera demonstram, primeiro, burrice, e segundo, má-fé. A questão do PROTÓGENES só teve essa repercussão por ele ter investigado pessoas de grosso calibre, tanto no mundo da política, quanto no mundo das finanças, que no fundo, estão viceralmente ligados.

pixa

o povo tinha que sair em defesa dele,mas parece que estãono mundo da lua ficam em frente a tv só vendo essas porqueira de novela e não acorda pra vida

    Renato

    Protogenes é da turma do fins justificam os meios, eu quebrei sigilos fiscais, bancários e telefonicos sem autorização da justiça, porém eu prendi um big ladrão.
    Só por esse fato, o Dantas livra-se da cadeia e fica inocentado, já que as provas incriminadoras foram obtidas por meios ílicitos.

    Na minha opinião, o Dantas é um big criminoso e portanto deve ser preso, mas pelos caminhos justos. Existe suspeitas de irregularidades, a justiça autoriza a quebra dos sigilos fiscais, bancários e telefonicos e partir daí levanta-se as provas que irão incriminar o Dantas.

    Pitagoras

    Caminhos justos? qua qua qua. Gilmar Dantas, Ali mazsloum, casem Mazsloum, e tantos outros figurões recentemente afastados? Só vemos a ponta do iceberg de lama que é o judiciário brasileiro. Ou se acaba com esse podre poder ou êle acaba com o Brasil.

M.A.P

Prezado Azenha
A justiça é o "capitão -do-mato" da nomenclatura rentista.
Ainda querem uma aumento de 56% para continuar congelando os direitos do povo brasileiro.

Eduardo

Tudo isso já foi cabalmente rejeitado pelo MPF, inclusive pelo Procurador Geral da República e em todas instancias do Judiciário que entenderam que a participação dos agentes da ABIN foi dentro da legalidade, já se trantando de matéria pacificada. Aí, pergunto novamente: em que se fundamentou o magistrado? Outra situação escabrosa é a que o Escrivão Amadeu Ranieri é braço direito do delegado. Mais uma balela, pois este leal Servidor Público, tanto quanto os outros membros daquela equipe, recebeu ordens legítimas para cumprir determinadas tarefas e honrou a instituição com sua atuação isenta e responsável. Aos eleitores do PROTÓGENES, digo que nada acontecerá ao deputado eleito até que o TRF se manifeste, em colegiado. Aos seus detratores(todos sabemos quem são e onde estão), digo-vos que ainda não será desta vez que vão calar do ínclito DELEGADO PROTÓGENES, eleito pelo povo de São Paulo para representá-los na Casa do Povo!!
Dia 17 de dezembro de 2010 o PROTÓGENES será diplomado e no dia 01/fev/2011 estará no Congresso Nacional para tomar posse!

    Maria Helena Correa

    É o que esperamos!!! mesmo não sendo seus eleitores, por não votarmos em S.P., mas como brasileiros.

Fabio_Passos

Esta perseguição ao Protógenes continua mostrando a força do esquema mafioso de Dantas no Brasil.

Francisco

Tais decisões da parte do judiciário brasileiro não são por acaso. Nunca foram. Veja-se a notícia a seguir (da Rede Brasil Atual) e, quem puder, leia a tese: "Elites controlam o sistema judicial, mostra pesquisa da USP" – linK: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania

Abçs.

Zilda

A tese de doutorado, A nobreza togada: as elites jurídicas e a politica de Justiça no Brasil, de Frederico Normanha Ribeiro de Almeida, aponta de forma contundente o verdadeiro complô dentro do judiciário brasileiro para que o poder não escape das mãos de algumas famílias, de ex-alunos de algumas universidades e de alguns profissionais da área jurídica. Vale a pena conferir. Conheceremos um pouco melhor essa "caixa-preta" que é o judiciário.

    @Katiin

    Gostaria de ler essa tese. Tem como disponibilizar?

    @Katiin

    Sorry. Já achei o link. Grata

Luiz Henrique

O delegado deve recorrer da ação com o risco de não poder exercer o seu legítimo mandato.
Estou torcendo para que seja revertido o processo.
Considero absurdo o réu ser julgado por alguém correlato na investigação.

Tiago Tobias

No Brasil, é o bandido que prende a polícia.

    João Luiz

    É a reversal russa, muito comum do lado de cá do Equador.

Jairo_Beraldo

A condenação vindo de um juiz ilibado como Ali (babá) Mazlou, é realmente de se levar bem a sério.

Leider_Lincoln

Ali Mazloum, o famoso juiz, condena o policial e libera o ladrão… A imprensa saúda!

Klaus

Chama o Tiririca…

YKR

Parabens Juizes Brasileiros, pessoas como vcs me deixam felizes por ter trocado o direito pelas exatas. Os numeros sao incorruptiveis. Palhaçada um juiz estudar pra ser conivente a bandidos a troco de regalias. Isso mesmo tem vergonha do seu nome ser manchado pq? Qndo decidiram ser homens publicos nao avisam que so existe vc? Que se necessario for prendesse ate seus pais? Kd a coragem pra isso?Coninvente de bandido e bandido do mesmo jeito, nao o faz diferente de um detendo qualquer. E a nossa midia parabens Bruno, ex goleiro do flamengo acusado de homicidio, criminoso? E quem passa a mao em cabeça de corrupto eo q? Juiz conivente com bendidos e o Q? Heroi? Policial nesse pais e como Nascimento dis ou se omite, ou se corrompe ou vai pra GUERRA, e qm vai pra guerra tem so uma coisa em mente missao dada e missao cumprida. Parabens pela sua coragem Protogenes, poucos tem sua coragem vc sim e Heroi nao esses coniventes dos espoliadores da nação brasileira. Imprensa = Imparcialidade, Informar, nao da opniao seus imundos. Extrema-Direita a existencia de vcs e lamentavel.

Antonio

Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão

Marcelo Fraga

E eu achava que na caixa de comentários da Folha não haveriam comentários favoráveis à cassação. Digo isso devido a quem manifestar tal posição ficar parecendo ser apoiador de bandidos. MAS eu estava errado. Os reaças leitores da Folha não escondem as suas idéias, defendem o banqueiro bandido e ainda por cima clamam a sociedade de Lula com Dantas. Pelo menos no tempo de Carlos Lacerda os reacionários eram mais comedidos.

Hag

A cada dia que passa mais admiro o Juiz Fausto de Sanctis, pela elegância, pela honestidade, pela independência e sobretudo pela sua coragem. Ele deveria ser nomeado para o STF.

francisco.latorre

terceiro turno. é com o judiciário.

não passarão.

serão passados.

ultrapassados.

..

vera oliveira

será que nós brasileiros somos tão covardes ao ponto de não fazermos nada contra essa decisão??quer dizer que o delegado que teve a CORAGEM de prender o banqueiro bandido vai preso e o banqueiro bandido não???e nós???NADA,só comentando??quem dos dois lezou os brasileiros??E nessa hora os estudantes que mais parecem bebês chorões indignados com os 0,03% de falha TECNICAS do enem querendo fazer passeata contra o Lula e a educação,alienação total

    Cícero

    Concordo, Vera: alienação total.

    Que país é esse?

    Estamos vivenciando uma profunda inversão de valores. O bandido é o banqueiro, mas se condena o delegado que o prendeu.

    De que lado estaria a Justiça?

    Seria Daniel Dantas o próprio DEUS?

    Até quando a Folha de São Paulo influenciará nas decisões dos poderes legistaivo e judiciário?

    francisco.latorre

    mtv. é abril.

    veja para crianças.

    departamento de estado. na veia da galerinha.

    assistam. furo mtv. notícias pra jovens sub-amerikanos. viralatismo preconceituoso. boçalíssimo. cafajeste.

    tudo começou com tio patinhas. o capitalista. que explora o lúmpen donald. o proto-hommer. é de pequeno que se faz a cabeça.

    the norteamerikans. já foram poder.

    mtv. abril na veia. droga pra menores.

    a boçalidade/babaquice da garotéia não é de grátis.

    a estupidez é planejada. construída.

    ..

David Muniz

Sabe quem vai assumir com essa cassação?
Ele mesmo
JOSÉ GENOINO!

    Milton Pereira Neves

    Eu votei nele Genoino

Eduardo Zani

Ali Mazloum? Irmao dum vendendor de sentencas junto com aquele juiz João Carlos da Rocha Mattos?
Faz me rir esse pais. Eh soh recorrer delegado Protogenes. Pq, invariavelmente, as primeiras instancias nesse pais, sao mais parecidos com casa da mae joana do que judiciario.

Janes Rodriguez

Essa sentença é uma sentença contra a justiça e a lama total para o poder judiciário. Aliás, pesquisa de professor da USP, mostra que essa instância de poder no Brasil é a mais oligárquica, onde o poder é mais concentrado e menos exposto ao controle social e a que menos atende ao interesse da maioria da população. O único de Protógenes, o único, foi investigar e condenar alguém ligado ao esquema de privataria de Fernando Henrique/José Serra, alguém oriundo das elites da aristocracia nativa, frequentador dos salões da granfinagem. Fosse Daniel Dantas alguém ligado ao PT, estava na cadeia e algemado pés e mãos. Essa sentença dada por Mazloun que só escapou da cadeia porque tem "facilidades" no Supremo, com o juiz do esquema Dantas Gilmar Mendes Dantas, é o arquétipo da raposa colocada a cuidar das galinhas. Ali Mazloun com Gilmar Mendes são a prova viva de que o crime, quando cometido pelos mais ricos, compensa. Compensa sim. Compensa muito. Toda força a Protógenes. E toda vergonha e iniquidade ao judiciário representado por mazloun e mendes.

Maria

Mas esta Justiça Brasileira é de uma injustiça macabra

Azarias

A Classe Dominante emprega em seu Judicário afilhados e rebentos para que possam garantir o "status" de dominação. Alguém que se discuida deste papel e questiona a ética de um componente da Elite , adquire um visual de "traidor" e sofre consequencias terríveis como ora sofre o Protógenes. Não que o Dantas seja da Elite, mas é um energumeno que soube trabalhar com "capital"; jogando, transladando-o de um conglomerado ao outro

El Cid

.. e o objetivo é claro: impedir que Protógenes assuma o mandato de deputado. Basta ver a celeridade com que o processo correu, num país onde a Justiça é conhecida pela lentidão. O juiz que o julgou não poderia jamais fazê-lo, teria de se declarar impedido.

A participação de agentes da ABIN na Satiagraha foi considerada legal e legítima mais de uma vez, em diferentes instâncias e por diferentes integrantes do Poder Judiciário.

Os HDs de Daniel Dantas permanecem fechadinhos para gáudio e alívio de uma gorda parcela da classe política e jornalística do País.

Precisamos de uma Operação Mãos Limpas no Brasil.

Maria José

Não estou bem informada sobre a operação Satiagraha, mas me lembro bem que conseguiuplevar a prisão de Daniel Dantas por crime de evasão de divisas para o estrangeiro. O que entendo é que tem gente grande envolvida que se beneficiará com o afastamneto do delegado da câmara federal. Triste para o |Brasil.

El Cid

A "justiça" demora séculos para andar com os processos das pessoas comuns, mas quando o interesse é de um banqueiro, por que será que tudo sai tão rapidinho???

El Cid

… o tal Juiz Ali Mazloum não tem credibilidade para condenar o Delegado Protógenes, e essa açodada condenação, já é motivo suficiente para o Conselho Nacional de Justiça se manifestar sobre a legitimidade dele conduzir processo contra o Delegado que já o investigou.

    ruypenalva

    Eu acho que esse cara é que devia ser preso

    Josnei

    Idem.

Alder OeSilva

Meu Deus! Quem deveria estár na cadeia não era esse juíz Mazloum? Não foi juntamente com o irmão que estavam envolvidos em falcatruas? Que "justiça" é essa? Pobre Brasil!

    pixa

    a justiça é para quem tem dinheiro e compra juiz corrupito essa justiça tá na mão dos mais ricos e pobre eles querem é pena de morte pra matar de uma vez e deixar somente alguns escravos para sevi-los e ver eles se divertindo na caras

    Liz

    Olha…. quem julga a "suspeição" no judiciário é o próprio suspeito! É assim q funciona! Mas vc acha que ele se declararia suspeito no processo, cuja condenação o interessa muito?! Mas isso é interessante…. agora Protógenes pode alegar uma nulidade processual e a sentença poderá não ter qq validade…
    Mas eu acredito q as coisas melhorem… continuo acreditando nas pessoas q fazem parte das instituições, pq as instituições são mais do q falidas.

    Grande abç.

Wandeson Brum

Por isso todo o bombardeio sobre o Tiririca pra poder afundar o Protogenes é muita desfaçatez…

A nossa justiça é uma vergonha um instrumento de opressão dos poderosos mesmo.

Enquanto isso o Sr. Daniel Dantas e os outros criminosos do colarinho-branco Riem, Reinam e Roem…

Cabeção

Mais um fato que corrobora com outros, indicando como o Poder Judiciário brasileiro atua: mantendo as velhas oligarquias no poder. Condenar o Protógenes, paladino na luta contra a corrupção, é um tiro no pé, se admitirmos que queremos o fortalecimento das instituições democráticas.
Comparato deu uma excelente entrevista à CAROS AMIGOS, na qual analisa a história brasileira, concluindo que, se há algum elemento comum durante toda essa história é a dominação do poder público pelas oligarquias – grande mídia, grandes empresários e militares; as vezes a Igreja Católica entra nesse grupo. Com isso ele afirma que nunca houve democracia – soberania popular – no Brasil. Há apenas a ilusão de haver um sistema democrático.
O jurista ainda mostra a pressão exercida sobre os memebros dos tribunais superiores. Eu ainda penso que, além da pressão sofrida, a inclinação dos magistrados é essencialmente conservadora.
Abraços

V

Qual juiz mesmo? O Ali Mazloum? Aquele que foi salvo pelo Gilmar Dantas (cf. Noblat)?
Ele não deveria se declarar impedido?
O Gilmar Dantas iria deixar?

Que vergonha para a justiça. Uso da toga para vingança pessoal, é o que parece.

Heitor

Quem mandou o delegado mexer com o PIG?

    pixa

    uai tem é uqe acbar com eles,antes tarde do que numca

luiz pinheiro

Continuação…
“Não há mais código de ética que os contenha nas suas ações difamantes, caluniosas e injuriosas. Somente o Código Penal pode detê-los, sua existência profissional é uma grande ameaça à honra das pessoas honestas” – disse.
O indignado parlamentar tucano citou os jornalistas Mino Carta, Leandro Fortes, Palmério Dória, Paulo Henrique Amorim, Luis Carlos Azenha e
Luis Nassif.

    Lazarus

    Ah! Tá… Tudo voltou ao normal.

luiz pinheiro

Gente, hoje (10) o deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) falou, em discurso na Câmara, dos “profissionais da calúnia, da injúria e da difamação, que se dizem jornalistas, agem com má-fé, mas não são capazes de reconhecer quando erram; são pseudo-jornalistas, abandonaram os ditames da profissão e passaram criminosamente a se dedicar, muitos à custa do erário público, à atividade impiedosa e covarde de tentativa de assassinatos de reputações alheias”.
Segundo Itagiba, tais profissionais “se equivalem aos cangaceiros ou pistoleiros de aluguel e optaram por dar as costas aos fundamentos da profissão, se especializaram em produção de falsas notícias, não dão ouvidos ao outro lado, se tornaram mercenários da informação, no mais das vezes bancados por interesses espúrios”. (continua)…

    Lazarus

    Puxa vida! Ele está criticando a Globo, a Veja, a Folha, o Estadão? E o cara é do PSDB!

Carlos.

Acorda, amor – "Julinho da Adelaide" (será que alguém ainda não sabe quem era Julinho da Adelaide e porque?)

Acorda, amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão

Acorda, amor
Não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão de escada
Fazendo confusão, que aflição
São os homens
E eu aqui parado de pijama
Eu não gosto de passar vexame
Chame, chame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão

Se eu demorar uns meses convém, às vezes, você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo
Ponha a roupa de domingo e pode me esquecer

Acorda, amor
Que o bicho é brabo e não sossega
Se você corre o bicho pega
Se fica não sei não
Atenção
Não demora
Dia desses chega a sua hora
Não discuta à toa, não reclame
Clame, chame lá, clame, chame
Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
(Não esqueça a escova, o sabonete e o violão)

1974 © Marola Edições Musicais
Todos os direitos reservados. Copyright Internacional Assegurado. Impresso no Brasil

    Francisco

    Fabulosa lembrança, Carlos!

    Abçs.

Deixe seu comentário

Leia também