O bastidor da disputa de Dunga com a Globo e o caso Luxemburgo

Tempo de leitura: 10 min

Eu, Azenha, não gosto da filosofia de Dunga como técnico da seleção brasileira. Acho que ele enfatiza demais a defesa e que despreza a principal característica do futebol brasileiro, que é jogar bonito e jogar no ataque. Como notou um comentarista, Dunga fez a gente acreditar que time que joga bonito perde. Será desmentido por Dorival Jr., o técnico do Santos, com um elenco infinitamente mais barato que aquele que serve à seleção.

Dito isso, não acho que a TV Globo esteja preocupada com a filosofia de Dunga. A emissora quer ganhar dinheiro. E, se para ganhar dinheiro for preciso causar a derrota da seleção na África do Sul, que assim seja! É um golpe menor diante daqueles que já foram praticados pela emissora. É óbvio que a Globo “edita” a polêmica de acordo com seus interesses comerciais. E a isso chama de “jornalismo”. Na reportagem de O Globo, que reproduzo abaixo, por exemplo, o jornal omite as reais causas da disputa e tenta misturar xingamentos de Dunga a jogadores da Costa do Marfim com os palavrões balbuciados pelo treinador na entrevista coletiva, um comportamento de Dunga que considero grotesco.

A seguir, uma coletânea de textos para entender melhor os bastidores da disputa:

22/06/2010 – 06h37
Globo negociou entrevistas com Ricardo Teixeira, mas Dunga vetou
Mauricio Stycer, no UOL
Em Durban (África do Sul)

Por trás do incidente entre Dunga e o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, durante a entrevista coletiva no Soccer City, logo depois da vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim, esconde-se uma história que revela o alcance do poder do técnico da seleção brasileira.

O UOL Esporte apurou que a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entrevistas exclusivas com três jogadores da seleção, entre os quais Luis Fabiano. As entrevistas iriam ser exibidas durante o programa “Fantástico”, no domingo, horas depois da partida contra Costa do Marfim, vencida pelo Brasil por 3 a 1. Dunga vetou o acerto.

O incidente entre Dunga e Alex Escobar ocorreu quando o jornalista conversava ao telefone com o apresentador Tadeu Schmidt exatamente sobre este assunto. O técnico percebeu o que ocorria e perguntou: “Algum problema?” Escobar respondeu: “Nem estou olhando para você, Dunga”. O técnico replicou em voz baixa, o suficiente para ser captado pelo microfone à sua frente: “Besta, burro, cagão!”

Diversos jornalistas na sala de entrevistas ouviram Escobar desabafar: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.

Muitos também notaram que Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva. Paiva tem tentado se equilibrar entre o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. No cargo há nove anos, gentil com todos os jornalistas, o assessor dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política de clausura imposta pelo técnico.

Horas depois do incidente, durante o “Fantástico”, Schmidt falou: “O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas”. O jornalista da Globo não mencionou, no entanto, o motivo do atrito, ou seja, a recusa do técnico em aceitar um acordo feito entre o presidente da CBF e a emissora.

*****

22/06/2010-07h16
Dunga corta privilégios da TV Globo

EDUARDO ARRUDA
MARTÍN FERNANDEZ
PAULO COBOS
SÉRGIO RANGEL

Na Folha de S. Paulo

A briga entre Dunga e a Rede Globo, escancarada pela emissora na noite de anteontem no programa “Fantástico”, é mais um capítulo de uma disputa inédita por mais acesso à seleção brasileira.

Ao longo dos últimos dois anos, o treinador encerrou décadas de privilégios da TV e partiu para o confronto.

Nesse caminho, acumulou palavrões contra profissionais da emissora, pediu a cabeça de desafetos no canal e se colocou no papel de censor e crítico de reportagens.

Os primeiros pedidos da emissora negados por Dunga datam de maio de 2008, quando o Brasil fez um amistoso com a Venezuela em Boston. Na ocasião, o técnico vetou a participação de Diego e Robinho em programa.

O choque ganhou força na Olimpíada de Pequim, quando o treinador passou a acreditar que jornalistas que faziam a cobertura da sua equipe, especialmente alguns da Globo, torciam contra o Brasil e queriam sua demissão.

Ao ganhar a medalha de bronze do torneio, virou-se para a tribuna onde estavam repórteres de vários veículos e fez xingamentos parecidos com os do último domingo –contra o jornalista da Globo Alex Escobar, no Soccer City, durante a entrevista da Fifa, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.

Dunga resistiu ao fracasso olímpico, passou a acumular bons resultados e ganhou força para perseguir seus desafetos, inclusive na Globo.

O ápice da disputa aconteceu quando pediu a demissão de Mário Jorge Guimarães, um dos principais profissionais da emissora até então na cobertura da seleção.

Guimarães acabou deixando suas funções na Globo e assumiu um cargo executivo no Sportv, canal esportivo por assinatura da empresa.

No ano passado, no próprio Sportv, Dunga atacou sem rodeios a cobertura que a emissora fazia sobre o time.

Criticou reportagem do jornalista Mauro Naves, outro que esteve em Pequim, em que o profissional descrevia um treino da equipe como “leve” –Dunga detesta quando alguém fala que seu time não treinou pesado.

Falcão, um dos principais comentaristas da emissora, é outro profissional da Globo na lista negra do técnico.

Em maio, no dia em que anunciou os 23 jogadores que iriam ao Mundial, Dunga fez rara deferência à emissora e concedeu entrevista ao vivo no “Jornal Nacional”, dando sinais de uma trégua.

Na Copa, porém, a relação se deteriorou rapidamente depois que Robinho, em dia de folga, falou com a TV em um shopping –foi obrigado a pedir desculpa ao elenco.

O ataque de anteontem foi a gota d’água, motivando a resposta da Globo, que deve azedar ainda mais uma relação que já foi umbilical.

*****

Fifa não vai punir Dunga pelos xingamentos após o jogo contra a Costa do Marfim pela Copa

Publicada em 22/06/2010 às 07h43m

Fábio Juppa, em O Globo, via Stanley Burburinho

JOHANNESBURGO, África do Sul – A Fifa não vai punir o técnico Dunga pelos acontecimentos após o jogo contra a Costa do Marfim, na segunda rodada da Copa do Mundo. Segundo Pekka Odriozola, do departamento de mídia da entidade, a entidade não encontrou motivos para abrir processo disciplinar contra o treinador da seleção brasileira.

Após a vitória da seleção por 3 a 1 , as câmeras de TV flagaram Dunga xingando os jogadores da Costa do Marfim, em especial o atacante Drogba. Em seguida, na entrevista coletiva, o técnico xingou o jornalista Alex Escobar porque achou que o repórter da TV Globo estava discordando de um comentário dele.

A CBF temia que Dunga recebesse uma advertência ou mesmo fosse multado por causa das atitudes do técnico em campo.

Questionado sobre a punição que o técnico da Argentina, Diego Maradona, sofreu após o jogo contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa, Odriozola foi lacônico.

– Não posso comentar isso. Não foi estabelecida nenhuma comparação com o caso do Maradona. O que se pode dizer é que a Fifa não encontrou motivo para punir o Dunga – disse Odriozola durante a reunião do comitê organizador da Fifa que aconteceu no Soccer City, em Johannesburgo.

Após a classificação da Argentina para a Copa, Maradona, ainda no campo e também mais tarde na coletiva, xingou os jornalistas. Ele vinha sendo muito criticado pelo desempenho da seleção. Pelos xingamentos, o treinador ficou dois meses suspenso, tendo sido impedido de acompanhar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Maradona também teve que pagar 25 mil francos suíços (cerca de R$ 42 mil).

*****

21 de junho de 2010
Há dois anos, Dunga anunciava “área de desconforto” com a Globo

Por Luciano Borges, no Terra Magazine

A saia justa entre o técnico Dunga e a Rede Globo é antiga. Há exatamente dois anos, em entrevista exclusiva ao Blog do Boleiro, o treinador dizia que tinha criado uma “área de desconforto” para os profissionais da emissora.

O tempo passou, as relações se tornaram melhores, Dunga comentou a convocação para a Copa do Mundo no Jornal Nacional, com exclusividade. Na coletiva depois da vitória sobre a Costa do Marfim, ele cismou que estava sendo ironizado pelo jornalista Alex Escobar. Foi agressivo e aplicou o método Dunga de chamar para a briga: xinga baixinho, olhando para o oponente.

O método de Jorginho é diferente. Mal chegou à África do Sul e já partiu para o ataque na primeira coletiva, pedindo que os críticos de plantão se manifestassem na entrevista. Se esta postura de confronto serve para animar o time em campo, não se tem certeza. Os atletas têm mostrado mais equilíbrio do que a chefia. Tratam os repórteres com cortesia, mas fogem da polêmica sempre que podem.

A primeira vez em que Dunga tornou público o conflito com a Globo, aconteceu dois dias depois do empate entre Brasil e Argentina (0 a 0), no dia 19 de junho de 2008. Naquela partida, Dunga ouviu a torcida no Mineirão cantar “Adeus Dun-ga, Adeus Dun-ga”. E soube que tinham feito leitura labial do que falou no banco de reservas.

Veja o que Dunga disse na época e constate que pouca coisa mudou:

Dunga, como você está?
Tranqüilo. Estou puto, mas estou tranqüilo. Sei que querem a minha cabeça porque criei uma zona de desconforto para quem estava acostumado a cobrir a seleção brasileira sem sair de casa. Porque tinham a escalação, o time, as preferências do treinador. Mas isto mudou.

De quem você está falando?

Queira ou não queira, a poderosa manda e os caras que trabalham para ela acham que mandam. Não digo que seja a TV Globo, mas alguns profissionais que trabalham lá e estavam acostumados com privilégios e não têm mais. Lá nos Estados Unidos, vieram pedir para entrevistar um jogador à uma da manhã. Disse não. Eles foram à loucura. Um câmera ficou dizendo que ia falar com A, B ou C, mas falei que não. Não tenho culpa se os caras chegaram atrasados em três dos quatro treinos que dei. Não é meu problema se o cara perdeu a hora passeando no shopping. E eu disse para o cara: “Não vai jogar a responsabilidade em cima de mim”. Depois dizem que o Dunga é carrancudo. Tenho senso de justiça.

As relações entre você e os jornalistas estão estremecidas?

Comigo, os repórteres perguntam tudo e eu respondo tudo. O que fiz foi atender o que 95% da mídia pediu e 100% da população brasileira queria: coloquei ordem, acabei com a festa que foi na Copa do Mundo de 2006. E estou atendendo o que o meu patrão determinou.

Mas a reclamação não é só dos profissionais da Globo.

Veja como são as coisas. Os caras que a vida toda reclamaram dos privilégios de uma emissora, agora se juntam com ela para meter o pau. Quem reclamava das tendas de algumas tevês que cobriam os treinos e faziam entrevistas na hora que queriam, agora tem tratamento igual. Mesmo assim, reclamam. Mas não vou dar nada para ninguém. Mas está tudo dez. Sei que os caras vão fazer leitura labial comigo, mas não mudo de posição. Estou tranqüilo.

*****

Luiz Antônio Prosperi

Globo x Luxemburgo: só tensão“, copyright Jornal da Tarde, 11/09/00, no Observatório da Imprensa

via blog do Evaldo Novelini

As relações entre a TV Globo e Wanderley Luxemburgo são tensas. O Departamento de Esportes da empresa não concorda com os métodos de trabalho que o técnico vem empregando na Seleção. A crise se acentuou com as denúncias contra o treinador e a campanha da emissora para que Romário disputasse a Olimpíada de Sydney. Ao final dos Jogos, espera-se por uma nova e talvez definitiva batalha entre Globo e Luxemburgo.

No conflito declarado entre o técnico da Seleção e a emissora, passa a hegemonia do futebol no Brasil. A teia da Globo é vasta, tem sob contrato de exclusividade os campeonatos mais importantes do País e o Clube dos 13, associação dos principais clubes brasileiros. Falta a exclusividade da Seleção.

Na era Luxemburgo,  que começou em 1998, a Globo não vem encontrando as mesmas regalias que tinha na era Zagallo (1994 a 98). Quando Zagallo era o técnico, nos intervalos dos jogos e logo após o apito final, ele procurava o repórter da Globo para uma rápida entrevista exclusiva. Era, no mínimo, um acordo de cavalheiros. Nunca técnico e emissora divulgaram se havia um contrato entre as partes.

Alguns jogadores importantes, como Ronaldinho (Inter de Milão), também procuravam o microfone da Globo antes e durante a Copa do Mundo de 98 para entrevistas exclusivas. Agentes dos atletas informaram que aqueles jogadores também tinham “acordo de cavalheiros”.

Quando Luxemburgo assumiu a Seleção, a Globo perdeu a exclusividade. O vaidoso técnico procura todas as emissoras. Quanto mais tempo no ar e em diferentes canais, melhor. Pode ser nos intervalos, encerramento das partidas, pouco importa.

A Globo não gostou. A crise ficou evidente no intervalo do jogo entre Chile e Brasil, em Santiago. A Seleção estava sendo humilhada. Tino Marcos, repórter da Globo, correu atrás de uma declaração de Luxemburgo e tudo o que ganhou foi um empurrão. Foi a gota d’água para a emissora abrir fogo contra o treinador.

Entrevista fatal – Tino Marcos, em seguida, conseguiu a entrevista exclusiva com Renata Alves, ex-funcionária de Luxemburgo que denunciou o escândalo da sonegação fiscal. A matéria foi levada ao ar no Jornal Nacional. Na mesma semana, o programa No Mundo da Bola, da rádio Joven Pan, informou que Renata havia cobrado R$ 20 mil pela entrevista.

Na semana seguinte à entrevista no JN, Renata deu entrevista à CBN, rede de rádio das Organizações Globo, afirmando que daria nova entrevista a Tino Marcos, quando então divulgaria documentos provando que Luxemburgo ganhava dinheiro com a venda de jogadores. Essa entrevista ainda não foi ao ar.

Fontes do JT garantem que a Globo não teria colocado a denúncia no ar para não tumultuar a Seleção Olímpica na Austrália. A rede teme ser responsabilizada pelo eventual fracasso do time nos Jogos. O petardo seria reservado para o retorno de Luxemburgo ao Brasil, uma espécie de “pá de cal” para abreviar a passagem do técnico pela Seleção.

Luxemburgo não esconde o conflito com a Globo. Nos dias que antecederam o jogo contra a Bolívia, o técnico teve duas ásperas conversas com Tino Marcos. O caso chegou a Luis Fernando Lima, diretor de Esportes da TV Globo.

Ex-repórter, o gaúcho Lima não engole Luxemburgo.

Nos bastidores da Seleção, mais evidente na campanha das eliminatórias, Luxemburgo vem mantendo uma relação tensa com a Globo. Da emissora, apenas o repórter Mauro Naves e o locutor Galvão Bueno gozam da simpatia do técnico.

Aliás, Galvão viveu uma noite tensa no último dia 2, véspera do jogo Brasil e Bolívia, no Rio. O locutor foi informado que o Jornal Nacional iria explorar a denúncia da revista Época, uma publicação da Globo, sobre o caso do “gato” de Luxemburgo, que tem duas datas de nascimento em seus documentos. Conversou com o treinador e com pares da Comissão Técnica da Seleção em busca de uma saída para a crise.

Naquela noite, Galvão e a reportagem do JT receberam indicativos de que Luxemburgo entregaria o cargo. Um telefonema de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, ao técnico adiou a sentença final. Teixeira deu uma trégua ao treinador “vai durar até pelo menos o fim da Olimpíada” ou o fim do Brasil nela.

Pressão inútil – Dentro da Comissão Técnica da Seleção, suspeita-se que se Romário fosse convocado para a Olimpíada a Globo desistiria da pressão contra Luxemburgo. Nas duas semanas que antecederam a convocação final dos Jogos Olímpicos, a Globo, na maioria dos seus programas de esportes e até no Fantástico, fez uma acirrada campanha favorável à convocação do atacante do Vasco. A conta é simples: com Romário na Seleção o `ibope’ sobe.

“Recebemos um recado de um grande editor, um chefão da imprensa, dizendo para levarmos o Romário para a Olimpíada porque assim criaríamos um fato novo e todos esses supostos escândalos seriam abafados, esquecidos”, confidenciou uma fonte próxima da Comissão Técnica da Seleção e da cúpula da CBF.

Luxemburgo não levou Romário. Ele e Ricardo Teixeira pagaram para ver.

Aguardam o desfecho da Olimpíada para ver o que pode ocorrer. O técnico sabe que está na berlinda. Sabe também que a crise que se instalou na Seleção Brasileira passa pela disputa da audiência e vendagem de jornais, em especial no Rio.

O primeiro jornal a denunciar o caso da sonegação com as acusações de Renata foi O Dia. Com tiragem de 320 mil exemplares diários, o jornal disputa a faixa do mercado com o jornal Extra, que superou o concorrente com 380 mil/dia. O Extra pertence às Organizações Globo e entrou firme no caso Luxemburgo. Este mesmo jornal é sócio da Federação do Rio de Futebol na organização do Campeonato Carioca, que nas últimas edições tem como estrela solitária o eterno Romário.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FÁTIMA CBG.

eu so digo uma coisa, nao existi coisa pior do que trabalhar com 190 milhoes de brasileiros falando mal. O Dunga fez suas escolhas seus jogadores. deixa o cara trabalhar, se nao der certo tudo bem, ai vamos falar mal dele ou falar com ele, ver aonde foi que ele errou e aonde poderia ter mudado. poxa ele agora é o tecnico deixa ele fazer seu trabalho tranquilo, deixa ele evoluir, fazer suas proprias decisões porque se nao ganhar a copa, o erro é dele. do que adiantaria ele escolher os jogadores que a midia queria, os jornalista queriam o Brasil queria. É ele que vai mandar ele escolha seu pessoal. se por acaso ele escolhessem os jogadores que todos queriam, muitos jogadores nao precisaria se matar de tanto jogar, para ser convocado. Por exemplo eu gostaria muito de ver o Ronaldinho Gaucho na seleção, mas cara me diz uma coisa quando o Dunga convocou ele para a copa america, ele disse que precisava descansar, pois estava cansado do campeonato dele, fala sério tem que ser uma honra ser chamado para jogar na seleção.

Israel Almeida

Dunga um brasileiro contra a força da imprensa.
Ele foi crucificado em 1990 a famosa "era Dunga" depois foi consagrado em 1994 como um grade capitão vencedor. Como a imprensa pode condenar e santificar nas suas matérias e mesmo assim querer credibilidade.
Eu também gostaria de ver um Brasil mas ofensivo, mas o que eu mais quero com essa seleção e ser campeão, e o que eu vejo é que os profissionais da imprensa estão doidos para que o "Dunga perca" para poder o crucificar e se vingar, mas esquecem que o Brasil perde, eu perco, todos perdem.
Vamos melhorar essa relação de imprensa nesse pais que tanto ama o que faz de melhor que é torcer e comemorar.

Emerson Sousa

Também fiquei fã do Dunga. Temos que ganhar essa Copa de qualquer jeito! Fora PIG!

Marlus

Fiquei fã do Dunga pra sempre agora só por enfrentar essa emissora que acha que pode mandar e desmandar no futebol brasileiro!
Vamos á Record, entre nessa briga, vc tem toda condição de derrubar esse mal que existe no Brasil.
Xô FlaGlobo, vcs não mandam no futebol brasileiro!!!

    josiane

    gente e tao ruim saber q uma equipe tao grande como a rede globo possa ser tao idiota a tal ponto
    ex. nunca q alguem iria ser tao hostil assim de graca bom, veja ao longo da permanencia de dunga na equipe ele foi alvo de muitas coisas ta tudo bem afinal grandes responsabilidade causam isso, porem no ultimo jogo ele foi taxado de BURRO por um dos comentaristas por nao ter tirado kaka antes mais nao tinham visto q ele ja havia pedido isto ao banco . E com o jogo tenso que foi voce nao acha que ate mesmo uma pessoa de bons momentos com a emisora ficaria puto, entao nao estou aprovando o que ele fez mais estou sim criticando a rede globo por tal tratamento poxa dexa de ser egoista e pense um pouco mais no povo do brasil pelo menos na area da copa E RUMO AO HEXA

chris

Globo e vc nada a ver . Assistir o documentario Muito Alem do cidadão Kane deveria ser materia escolar !

andre

DUNGA JÁ É MAIS POPULAR QUE O LULA!!!!

A GLOBO É FERA MESMO!!!!

haushahushaushuhas

De que lado você está na “guerra” entre Globo e o técnico Dunga?
do lado da Globo (10,48%)
do lado de Dunga (80,54%)
de lado nenhum (8,98%)
Ver resultado
TOTAL DE VOTOS: 31288

DUNGA PRESIDENTE!!!!! ahahahahaahaha

    alexia

    Do lado do Dungaaaaaaaa

Anizio

Caro Azenha. O blog está cada vez melhor. Mas, em relação ao trecho em que Dunga "Será desmentido por Dorival Jr., o técnico do Santos, com um elenco infinitamente mais barato que aquele que serve à seleção", é bom lembrar que o Santos
foi campeão com a ajuda do apito. E, olha rapaz, tinha onze anos e chorei como se tivesse 2 anos na copa de 1982. Contudo,o apito nos ajudou e não matou a poesia do Luis Fabiano (golaço!). Mão? Ombro? Não importa… por isso que esse esporte é tão fascinante. Minha namorada prefere volei. Falta de graça. No volei ganha a melhor equipe… kkkkkkk.

Giovani Montagner

eu não gosto de jogar bonito, gosta é de ser campeão. esse mito de jogar bonito é uma bobagem.
olha, o santos pode até ser campeão da copa do brasil, mas do campeonato brasileiro é difícil.

    mauro silva

    prezado giovani
    vc. está confuso.
    o santos joga bonito, e com muita objetividade.
    mas, o que é jogar feio? é dar botinadas?
    se for, então o esporte é outro; não é futebol.

    Giovani Montagner

    prezado mauro, em nenhum momento mencionei jogar feio, disse preferir ser campeão. portanto, se jogar feio é sinônimo de campeão, gosto de jogar feio.
    a velha história de "dar botinadas", aliás, em nada contribui essa corriqueira simplificação do futebol com enfase na marcação. para exemplificar, a internazionale deu uma aula desse futebol ao barcelona, que inegavelmente joga o futebol mais vistoso, e depois foi campeã européia, ser precisar "dar botinadas", apenas marcando muito bem.

Renato

zeca urubu, vai tomar na rima !!!

Boninho

Vo chama o dunga pro bbb

Marat

Eu até não gostava do Dunga: mau jogador, mau técnico e desrespeitoso…, mas, agora que colidiu com a globo, começo a simpatizar com o cara!!! Espero que a globo tenha de engolí-lo…

Boninho

Vo por o dunga no bbb

Zeca Urubu

"Dunga já ganhou esta guerra ao fazer com que a maioria do povo brasileiro saiba que a globo torce contra a seleção brasileira . "

HAHAHAHAH q issso!!!!! tem gente ai mTOOOO MALUCAAAA!!! HAHAHAHAH que teoria da conspiração hein galera!!! POOOORRRRRRRRRR!!!

Tipo, quem disse q a maioria do povo brasileiro acha q a globo esta contra a seleção? quem te disse isso? o Jorginho?
Vcs acham mesmo que a Globo tem o poder, o papel, de torcer contra alguma coisa? fala serio….imprensa eh imprensa…se o nosso pais so possui uma rede de cobertura capaz de enviar 1864906 reporteres, 28748 equipes e 17308 equipamentos de filmagem para a frica do sul PARABENS pra eles…ôõõ gente invejosa….Para concluir essa “perda de tempo” eu só tenho a lamentar a todos que apóiam o Dunga e as suas censuras, porém “entendo” que haja muitas pessoas que concordem com tais atitudes, pois afinal de contas estamos em um país às margens de uma eleição presidencial e a candidata favorita da população é ligada a um partido que ainda briga no congresso pela lei de imprensa, estabelecendo restrições à liberdade de expressão

Pedro

Poxa, porque você não falava isso no tempo em que trabalhava na Globo?

Ah, esqueci como é a cabeça desses cretinos que recebem verba pública para trabalhar?

E aquela bolada que você recebeu da EBC, não vai contar nada a respeito também?

Vamos, já que é para revelar "segredos", revela os seus tabém. Seu pilantra!!!

    Oliveira

    Trolls, sempre tentando tirar uma casquinha nos comentários…

    Angela

    Caro Pedro, é preciso comunicar ao seu Teco raivoso que o seu Tico leu acima reproduções de textos publicados desde setembro de 2000 e que estão na rede pra qq um ler … e entender!

    dukrai

    véi, que nervosia, será que é porque o Vamp não consegue arranjar um vice?

    Gerson Carneiro

    E apareceu agluém tomando partido, e comprou a briga. Será por que?
    Aê "Pedrão", o Azenha, pelo visto não vai contar, você não quer contar não? Conta aí pra nós o que tu sabe, aproveita, se vinga, conte tudo. Estamos curiosos.

    Gerson Carneiro

    Parte I

    Muitas vezes, Pedro, você fala
    Sempre a se queixar da solidão
    Quem te fez com ferro, fez com fogo, Pedro
    É pena que você não sabe não

    Vai pro seu trabalho todo dia
    Sem saber se é bom ou se é ruim
    Quando quer chorar vai ao banheiro
    Pedro as coisas não são bem assim

    Toda vez que eu sinto o paraíso
    Ou me queimo torto no inferno
    Eu penso em você meu pobre amigo
    Que só usa sempre o mesmo terno

    Pedro, onde você vai eu também vou
    Mas tudo acaba onde começou

    Tente me ensinar das tuas coisas
    Que a vida é séria, e a guerra é dura
    Mas se não puder, cale essa boca, Pedro
    E deixa eu viver minha loucura

    Gerson Carneiro

    Parte II

    Lembro, Pedro, aqueles velhos dias
    Quando os dois pensavam sobre o mundo
    Hoje eu te chamo de careta, Pedro
    E você me chama vagabundo

    Pedro, onde você vai eu também vou
    Mas tudo acaba onde começou

    Todos os caminhos são iguais
    O que leva à glória ou à perdição
    Há tantos caminhos tantas portas
    Mas somente um tem coração

    E eu não tenho nada a te dizer
    Mas não me critique como eu sou
    Cada um de nós é um universo, Pedro
    Onde você vai eu também vou

    Pedro, onde você vai eu também vou
    Mas tudo acaba onde começou

    É que tudo acaba onde começou
    Meu amigo Pedro – Composição: Raul Seixas / Paulo Coelho

    Gerson Carneiro

    Meu amigo Pedro
    [youtube llcFzl3uauk http://www.youtube.com/watch?v=llcFzl3uauk youtube]

Mauro Silva

Caro Azenha.
Não entendo algumas coisas no futebol brasileiro.
Ora, o Brasil está para o futebol como os EUA estão para o basquete.
Nos anos 70, na revista Placar, o então técnico da seleção iugoslava, entrevistado no Aterro do Flamengo enquanto caminhava entre aquele mundo de campos de futebol, vira-se para o entrevistador, segundo o próprio, e declara que adora o futebol brasileiro e se montasse uma seleção só com jogadores daqueles campos, seria campeão do mundo.
É isso aí: futebol é política. Só não entendo por que os clubes brasileiros não obrigam a CBF a convocar apenas jogadores brasileiros que atuem no Brasil.
Ora, como os adoradores do mercado dizem, "propaganda é tudo".

    Carlos

    "Só não entendo por que os clubes brasileiros não obrigam a CBF a convocar apenas jogadores brasileiros que atuem no Brasil. "
    Não todos, mas pelo menos 2/3 dos convocados e 7 ou 8 dos 11 em campo, deveriam estar atuando aqui.

    Mauro Silva

    Prezado Carlos
    Acompanho futebol há mais de quarenta anos e te garanto: se mudar essa política de convocações, e se prestigiar os clubes brasileiros apenas, certamente eles se recuperarão economicamente a ponto de negociar, em muito melhores condições, as transmissões de seus jogos; investirão nas categorias de base e deixarão o nosso futebol muito mais bonito do que já é.
    E ainda estaríamos mais seguros de constrangimentos como essa denúncia a envolver a Seleção Italiana na Copa.

Zeca Urubu

"Dunga já ganhou esta guerra ao fazer com que a maioria do povo brasileiro saiba que a globo torce contra a seleção brasileira . "

HAHAHAHAH q issso!!!!! tem gente ai mTOOOO MALUCAAAA!!! HAHAHAHAH que teoria da conspiração hein galera!!! POOOORRRRRRRRRR!!!

Tipo, quem disse q a maioria do povo brasileiro acha q a globo esta contra a seleção? quem te disse isso? o Jorginho?
Vcs acham mesmo que a Globo tem o poder, o papel, de torcer contra alguma coisa? fala serio….imprensa eh imprensa…se o nosso pais so possui uma rede de cobertura capaz de enviar 1864906 reporteres, 28748 equipes e 17308 equipamentos de filmagem para a frica do sul PARABENS pra eles…ôõõ gente invejosa….Para concluir essa “perda de tempo” eu só tenho a lamentar a todos que apóiam o Dunga e as suas censuras, porém “entendo” que haja muitas pessoas que concordem com tais atitudes, pois afinal de contas estamos em um país às margens de uma eleição presidencial e a candidata favorita da população é ligada a um partido que ainda briga no congresso pela lei de imprensa, estabelecendo restrições à liberdade de expressão

    Carlos

    Que prevaleça o abuso do poder econômico?

Carlos

O Dunga, como Brizola, já foi colocado na Sibéria. Daqui pra frente, seu nome nunca mais será citado.

Maria Dirce

Vamos aderir sexta é o dia sem Globo do blog do planalto

Julio Pegna

Terminada a Copa, se o Brasil perde, Dunga dará uma coletiva e, com certeza, estará tentado a responsabilizar a Globo pela instabilidade causada com as insistentes tentativas de exclusivas. Vai abrir o bico, tipico de Dunga.

Terminada a Copa, se o Brasil ganha, Dunga dará uma coletiva e, com certeza, vai desabafar e vomitar tudo no colo da Globo, reagindo às insistentes tentativas de exclusivas. Vai abrir o bico, tipico de Dunga.

Moral da historia: assim que a Copa terminar, vai rolar muita coisa …. pior pra Globo. Melhor pro povo brasileiro!

Mário de Oliveira

Galera da blogosfera, vamos votar na enquete do JB online?
Você acha que Dunga tem direito de chamar o jornalista de “cagão”?
No caso do jornalista do PIG votei sim!
http://app.jb.com.br/enquetes/home/index/125

    Jorge A.

    Aquela enquete é furada. Dá pra votar quantas vezes desejar. Eu votei 5 vezes, SIM.
    E o JB é PIG também
    Sds,

Juca

O povo não é bobo. O PIG está em decadência e não consegue mais manipular a vida dos brasileiros. Por isso, o Lula foi eleitoe reeleito Presidente, contra a vontade do PIG.

PauloPalavra

Se a seleção de dunga for campeão mundial, escobar e tadeu podem fazer a suas malas…E o jornalismo da GLOBO (geral) , dependendo da coletiva (cadeia nacional) de dunga com o então poder político e moral de comandante da seleção hexa campeã terá o PODER de persuasão sobre o POVÃO, que o JN até então, sempre "controlou" sutilmente. Se DUNGA arrasar com o jornalismo da gLOBO (ele não pretende ser político – "Dunguinha paz e amor"),adeus bonnere e fátima. A GLOBO nunca torceu tanto contra a seleção! Podem acreditar!!! Vai lavar a alma de LUla que devido a liturgis do cargo tem limites quanto à criticar diretamente um veículo d ecomunicação como a GLOBO (Lula sempre fala parte da mídia)!!!

José

Enquanto isso, um outro brasileiro de muito valor é xingado de "serrista" pelo Zé Dirceu.
Em 2005, declarando que sou militante do PCdoB, passei um e-mail ao dep. José Dirceu, falando a ele que um dos motivos da atitude do Roberto Jefferson era o receio de que Zé Dirceu viesse a ser o sucessor do Lula. Recebi resposta de agradecimento pelas sugestões, pela solidariedade e pelo apoio. Hoje, 5 anos depois, interpreto a atitude do "ex-nosso Zé Dirceu" como assemelhada aquela do seu desafeto Roberto Jefferson, ou seja: em 2010, Zé Dirceu vê o dep. Flávio Dino com potencial para suceder Dilma Rousseff, em 2018, principalmente se ele vier a ser o melhor governador do Brasil, nos seus 8 anos de maravilhoso mandato a frente do Executivo maranhense.

trombeta

“Segunda-feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.

Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :

“ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”

Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.

“ Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma…”

Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!

“ Mas… prosseguiu dona Fátima – esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.

“ Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”

O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.
Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada ! Uma estátua para ele !!!”

Jim Ignácio Muller, via Hélio Fernandes na Tribuna da Imprensa. http://www.tribunadaimprensa.com.br/

PauloPalavra

Azenha, quem inventou a era futebolística fracassada chamada de "geração (era) DUNGA"??? Foi papai Noel??? Lula tem rancor da mídia??? Claro! vc não teria??? SIm, mas vc é um cara educado e o Dunga é um OGRO, certo??? Ele é culpado por ser??? Não! Culpado foi quem o contratou para um cargo IMPORTANTÍSSIMO e POPULAR, que além de mostrar resultado (ele está mostrando contra tudo e contra quase todos desde o início há 4 anos), tem que ter estômago para aturar tanta hipocrisia e péssimos pseudo profissionais de jornalismo. Sugestão: Procure se colocar no Lugar das pessoas. Meu caro, a essa hora da vida, vc já deveria saber disso! Inteligente vc é…sábio já é outra coisa. Pense nisso. abr.

PauloPalavra

Azenha, o Futebol mudou, ele está bem mais corrido e pegado, os espaços diminuem, principalmente no 1° tempo. Vou parar de opinar para não parecer que estou tentando dar uma de sabichão (apesar de ser tentador, não é?). Voltemos a falar então da postura de DUNGA! Dunga é um OGRO??? É! Isso não é novidade alguma! Lembra do ex técnico campeão do SP??? Que doçura…não??? Pois é, esse papo de liturgia do cargo e respeito principalmente com uma imprensa (grande) PODRE mafiosa, não acabaria, na maioria das vezes, em subserviência a ela? cont…

J.Bosco

Que tal uma campanha contra a toda poderosa, assim como o cala a boca Galvão????
Eu por mim não dou mais audiência pra ela. Estou assistindo os jogos da copa pela concorrente Band.
Nos noticiários e outras programações estou procurando outras emissoras.
Chega de manipulações. Se depender de mim a sua audiência vai a zero e espero que todo o povo conciente deste pais faça o mesmo.

PauloPalavra

Meu caro azenha, é um direito conquistado a duras penas expressar a opinião (dar pitaco) nesse país. Opinar sobre o que achamos da seleção de dunga é uma coisa, já o que achamos da conduta de dunga quanto à sua relação pública é outra! Quer queira ou não, Dunga fez até agora um trabalho super eficiente para o qual foi contratado como técnico da seleção (Campeão da copa América, da Copa das Confederações e das eliminatórias (" os maravilhosos argentinos" – que vc talvez adore, ficou em 4° e perdeu para o Brasil de 3 X 1 (um chocolate) em plena casa dos hermanos)! Cont…

Maria Dirce

A Globo com essa história do Dunga mais do que nada e ninguém tem que torcer muito pro Brasil ganhar pq a fúria do povo se acaso perder vai contra ela,pq perturbou intensamente o trabalho do técnico.

Antonio Carlos Silva

A Globo está numa sinuca de bico .
Dunga já ganhou esta guerra ao fazer com que a maioria do povo brasileiro saiba que a globo torce contra a seleção brasileira .
Imaginem a seleção brasileira perdendo e o Dunga na coletiva para a imprensa ironizar a globo acusando-a de estar satisfeita com a derrota da nossa seleção .

PauloPalavra

Enviado para o BLOG do Kfuri que já criticou a relação de KAKA com a religião.:

Caro Juca, o que vc espera de um técnico (executivo) de qualquer coisa??? Eficiência, não??? Pois é, fico imaginando como os demais executivos agiriam se fossem tão esculhambados (alvo) pela, talvez, pior mídia do planeta dentre os países de economia relevante. Como vc se sentiria se criticassem sua roupa, sua religião, te rotulassem como um símbolo do fracasso do “jornalismo” (a era Kfuri, por exemplo). Dunga tem rancor com a grande mídia??? Claro, qualquer um no lugar dele, mesmo sendo crente como Kaka, teria (vc como agnóstico sabe muito bem disso). A diferença é que DUNGA embora honesto é Ignorante mesmo! Bateu, levou meu caro!!! Se tem um culpado da forma franca como dunga se apresenta nas entrevistas coletivas (sem a tal liturgia que vc alega), é o presidente da CBF. Foi ele que contratou DUNGA. Agora, se vc fizer um enquete se o Brasileiro prefere ver a seleção de dunga (vencendo) ou não ver dunga na seleção (liturgia do cargo), veja LULA!

Augusto

Olha, eu também concordo que a reação do Dunga foi no mínimo esquisita. Ficar balbuciando palavrões é coisa de doido. Agora, em todo o caso, acho que a contrariedade dele se justifica, porque não deve ser nada fácil aguentar esses babacas da Globo, que pensam que têm o rei na barriga e que acham que todos devem tratá-los como se fossem da família real britânica. Aja paciência!!!

Gerson Carneiro

Grotescas são as cenas de sexo exibidas em novelas no horário em que as famílias estão reunidas jantando (parece que não mas ainda há famílias que jantam reunidas).

J.Bosco

Que tal uma campanha contra a toda poderosa, assim como o cala a boca Galvão????
"Vamos assistir os jogos na Band".
E a fruta cai de podre

Ebrantino

UMA PERGUNTA: Será que jogadores como o Roanldo fenomeno, o Adriano, o Ronaldinho Gaúcho teriam inchado desmesuradamnte as suas personalidades a ponto de prejudicar lamentavelmente o seu desempenho, se tivessem sido, humanamente, poupados dos excessos de exposição e provocação pela midia? Temos a impressão que a midia no esforço de dar espetáculo, seja ao custo que for, para manter audiência, não mede nada. Há um filme clássico, com o Kirk Douglas, em que um reporter esforça-se para manter em cheque um sobrevivente de um desastre em mina de carvão, por dias, sabotando o seu salvamento, para manter uma grande reportagem – (A Montanha dos Sete Abutres) – Nossa midia não suporta que os atletas estão lá para GANHAR A COPA, e encher de felicidade 99,999 % do povo brasileiro, e não para ficar aparecendo aos seus acenos, enchendo os seus irresponsaveis bolsos. E quem atrapalhar, protegendo o serviço dos atletas, é considerado inimigo e alvo.

bentoxvi-o santo

AZENHA.

A globo vai indenizar seus patrocinadores quando tirar o Brasil da copa??????

O bastidor da disputa de Dunga com a Globo e o caso Luxemburgo … | Jornal do Brasil

[…] the rest here: O bastidor da disputa de Dunga com a Globo e o caso Luxemburgo … Tags: city, dunga, entrevista, escândalo, escobar, jornal, luxemburgo, marcos, renata, […]

Dunga X Globo « MIZAEL SANTOS

[…] X Globo O Conversa Afiada reproduz texto do Vi o Mundo, de Luiz Carlos […]

Gerson Carneiro

Se o Brasil não ganhar essa Copa a culpa será da TV Globo por não ter deixado o Dunga trabalhar em paz, e ainda tentar jogar a torcida (o público em geral) contra o Dunga.

Vi reportagens de hoje em que os repórteres da TV Globo diziam que "o Dunga está com problemas com a imprensa". Eles falam "problemas com a imprensa, e não problemas com eles da TV Globo.

    roberto de carvalho

    gerson, é q tem uns equivocados de outras emissoras q cacifam esse discurso da globo, principalmente da espn brasil. gerson, tinha usado outra palavra no lugar de equivocado mas tive uma crise de polidez.

    Gerson Carneiro

    Roberto,
    quando tiver a tal "crise de polidez" manda um twitter para o Dunga que ele falará por você.
    Abs.

trombeta

Para refrescar a memória, teve uma final da liga mundial de volei na Argentina que a globo amarelou passar o jogo direto porque tinha medo de ficar com fama de pé frio e depois colocou um videotape do jogo como se fosse ao vivo, o Brasil venceu na superação, foi um dos maiores jogos da história do volei mundial.
Ou seja, essa emissora sempre tratou o povo brasileiro como idiota, seja na política, seja no esporte.
Hoje, o Brasil é outro país, as pessoas estão deixando de pensar como um robo programado e começam a descobrir toda a desonestidade da globo esses anos todos, todas as manipulações que fizeram por causa de dinheiro e poder.
Dunga tem todo o meu apoio, estou torcendo como nunca pra nossa seleção e vamos vencer contra a secação da globo e de alguns idiotas que desprezam o próprio país.

Urbano

Sei lá, mas acredito piamente que a ausência de um 'gênio' na Seleção faz enorme falta; e também há pouquíssimos craques. O que nos deixa otimistas é que os adversários não são lá grandes coisas, também.

Marcelo

Obrigado pelo excelente texto, adoraria abrir o jornal todas as manhãs e saber a verdade por trás de toda manchete.

dukrai

mapeou bem, Azenha, o roteiro da intriga, mas tem uma opinião, acho que postada aqui, que diz que a questão é grana e a Globo não tem mais matérias especiais para preencher entre uma partida e outra, essas entrevistas exclusivas e tais. É essa a razão da chiadeira, e não só da Globo, dos outros canais também.
O dunga joga na retranca no campo e fora dele, e o time e a comissão técnica está fechadinha com ele, ninguém é melhor do que ninguém, ninguém aparece mais do que ninguém, portanto, TODOS terão bons contratos depois, se ganharem.

    dukrai

    a matéria citada é sua, fui dar uma checada rs

mac

o Brasil joga com três meias e um atacante ,apoiado por um latera direito no ataque, e dois volantes e dois zagueiros apoiado por um lateral . O time é muito bom !

Azenha: problema da Globo com Dunga é o controle da Seleção | Conversa Afiada

[…] Conversa Afiada reproduz texto do Vi o Mundo, de Luiz Carlos […]

Milton Hayek

http://noticias.uol.com.br/enquetes/enquete.jhtm?…

De que lado você está na "guerra" entre Globo e o técnico Dunga?
do lado da Globo
(11,66%)
do lado de Dunga
(78,90%)
de lado nenhum

(9,44%)

Luciano Prado

Um dia aparecerá um louco e aí a Globo dos Marinho irá experimentar as consequências de uma loucura. Tudo na vida tem limite. A Globo está ultrapassando todos os limites, está mexendo, inclusive, com o que é mais caro ao povo brasileiro. Vamos ver no que isso vai dá.

Donizeti – SP

Dos ótimos artigos postados sobre a pendenga Dunga x Globo e os antecedentes da globo, faço apenas uma pergunta: O QUE A REDE GLOBO PENSA QUE É ?

Segundo, uma frase do Dunga resume tudo e cai como uma perfeita carapuça na cabeça da globo:

– Diz Dunga – " O que fiz foi atender o que 95% da mídia e 100% da população queriam: coloquei ordem, acabei com a festa que foi a Copa do Mundo de 2006. E estou atendendo o que meu patrão ( a CBF ) determinou."

O POVO NÃO É BOBO, CALA A BOCA REDE GLOBO !

Osvaldo

Tenha dó Azenha, comparar o Santos que joga contra times do interior de São Paulo com os adversarios do Brasil?
Como brasileiro que gostaria de gritar Brasil CAMPEAO meu opoio incondicional ao Dunga.

violeiro

Eu sempre achei a Globo a maior pé frio dêsse País!Tudo que ela torce dá o contrário!Graças a Deus :vide o Lula!Tentou tanto acabar com ele,desde os tempos do Dr.Roberto(rs) e é o maior e melhor presidente da República de todos os tempos!Graças a Deus a Globo é pé frio!
Agora ,quem sabe com o Lula,digo,com o Dunga seja campeão na Africa do Sul e no Brasil.A globo é pé frio!
Voces acreditam que a FIFA vá querer que o Brasil seja campeão do mundo na Africa e daqui há quatro anos no Brasil?Claro que não.Então o Teixeirão escalou o Dunga pra tecnico(sem nenhujma experiencia)mas o gauicho marrudo topou a encrenca e contando com o pé frio da Globo tem grandes chances de sair campeão.Agora,Azenha…..não dá pra jogar atacando com todo o poder do futebol brasileiro(e anunciantes)contra.Tem que marcar e sair pro gol…tá certo o Dunga!Ou vai encarar?rs

william porto

A Globo e o opio do povo. Quer mandar em tudo. Ta faltando um Chavez no Brasil.

bentoxvi-o santo

AZENHA.

A rede GOEBBELS não quer que o BRASIL seja campeão (questão de estrategia politica eleitoral )…nunca quis…quer apenas faturar até certa etapa do campeonato…e colocar no bolso…o povão e os seus patrocinadores desavisados…tudo premeditado…calculado…como sempre foi feito…

bentoxvi-o santo

AZENHA.

E as indenizações?

A rede GOEBBELS vai indenizar os seus patrocinadores…pelos prejuizos?O tumulto causada no interior do grupo pelos seus "reporteres" …A torcida contra , (claro a rede GOEBBELS não quer esse campeonato,por questões politicas estrategicas )a tentativa de dividir o grupo…até quando…grandes grupos empresarias ficarão refem de uma rede de tv…
A rede GOEBBELS não engana só o povão…ela engana também gente grande…muito grande…seus interesses acima de tudo…( e tome cerveja encalhada…tv encalhada…etc…etc…etc )…

Cláudio Freire

Concordando totalmente com outros comentaristas, a Rede Globo é um câncer neste país. Deixei de vê-la há alguns anos, e os dias parecem menos cinzentos. Voce fica com mais percepção da realidade, não do que querem que voce acredite.

Experimentem.

Carol

Numa reportagem do O Globo pela internet, em quase 1000 comentários, quase todos os internautoas estão a favor do Dunga.
Amei!

Eduardo

Independentemente da postura de Dunga, de suas raivas e rancores, é perfeita esta afirmação dele, no texto acima citado, de Terra Magazine: "Os caras que a vida toda reclamaram dos privilégios de uma emissora, agora se juntam com ela para meter o pau". O programa "Linha de Passe" de ontem, da ESPN Brasil, foi a materialização dessa constatação, como eu fiz questão de lembrar no meu blog: http://fatosetc.blogspot.com

Saudações

Fernando

E os xingamentos do Dunga ao árbitro e ao Drogba?

    Jairo_Beraldo

    Todos treinadores xingam…só que a zoiúda precisa desestabilizar o ambiente da seleção brasileira, e tem que criar factóides.

Flavio Lima

O Dunga ta certo. E gosto até da grossura verbal dele, que voce, como jornalista, não vai concoradar mesmo. Coloquei um comentario parecido no juuuca(eca) e não publicou…

Nei Jobson

Azenha,

No quarto parágrafo na matéria "Fifa não vai punir Dunga pelos xingamentos após o jogo contra a Costa do Marfim pela Copa" percebe-se claramente que a Globo ESTÁ QUERENDO que o Dunga seja punido!

Que patriotismo é esse?

Rogério Floripa

Sexta galera! Dia sem Globo. Não esqueçam. :)

Documentário – Além do Cidadão Kane
Mostra como Roberto Marinho construiu o império das organizações globo, como pode corromper e manipular… http://baixandonafaixa.blogspot.com/2009/12/docum

    Panambi

    Esquecer? De jeito nenhum!!!!!! "CALA BOCA REDE GLOBO".

Luiz Victer

Me desculpe o pessoal que por causa da Globo, defendem a pessoa Dunga.
Em conflito com a Globo ou não, nunca vi uma pessoa (competente como técnico) tão rancorosa e raivosa.
Eu acho muito engraçado a maneira que ele chama pra brigar os jornalistas de "todas as emissoras".
Ele sabe que isso não irá acontecer, já que os profissionais são presos aos códigos de conduta que suas empresas possuem.
Além disso ele sempre considerou a geração de 80 (amada por todos os jornalistas que gostam de futebol. A geração que me fez amar o esporte) como um bando de fracassados. Saudado pelo pragmatismo consumista desses tempos: Ganhou é bom, perdeu joga fora.
Ele foi injustiçado em 90? Com certeza foi. Mas já estava na hora de superar isso a muito tempo. Se não superou vai procurar um psicologo ou toma um "remedinho".

Beto Crispim – BH

Acho que até vou comprar uma camisa da Seleção e torcer pro Dunga ser campeão…

Andre Paulo

Gostava do Dunga como Jogador!
Não concordo muito com o esquema tático dele como treinador.
Mas comecei a admira-lo como Brasileiro!
Como sabemos não se pode confiar totalmente na Rede Globo e a Rbs tv.

Carmen Pires

A globo parace um câncer. Onde entra, apodrece e depois fede.

LEN

Azenha, posso acrescentar a essa discussão uma informação que recebi ontem e que vioru post lá no blog ainda de madrugada? se trata de um suposto diálogo entre Dunga e Fátima Bernardes no dia da tentativa frustrada de entrevista…eu publiquei com ressalvas porque eu não posso garantir a veracidade da informação, mas depois que o UOL esportes confirmou parte da informação eu passei a acreditar mais ainda nesse depoimento:
http://gmpconsult.com.br/blogdolen/?p=3084

Moacir

Otimista que sou, vejo coisas muito boas no acontecido: a grande e velha imprensa nao tá mandando mais nada no Brasil. Pouco a pouco, seu reinado absoluto sobre a informação, sobre a verdade, que até outro dia era editada de acordo com seus interesses, como bem lembrou o Azenha, hoje nao tem mais o mesmo efeito (embora ainda tenha efeito). Mentiu pela manhã, à tarde já está o desmentindo na internet; fez jornalismo marrom na edição da noite, de madrugada já temos o detergente para limpar os efeitos da reporcagem. Na política, já está assim tem tempo. Agora, é a vez do futebol. Em outubro, serão as eleições. E se a coisa continuar nesta toada, é possível que nós mesmos – e nao nossos filhos – possamos viver em um Brasil livre e soberano. E o Luis Fabiano ainda fez 2! Quer mais o que?

Antonio Martins

Amigos,
O Dunga é o Lula do futebol.
Apesar do sucesso que foi sua carreira como jogador e agora como técnico, eles jamais o perdoarão por não ser um homem de linguagem refinada, cheio de salamaleques," a la Parreira". Responde a tudo na lata, usando uma variante linguística não forjada no ensino formal. Para os tolos elitistas da globo, Dunga fala errado.Como o Lula, percebem? . A globo odeia brasileiro comum, que se supera e faz sucesso. Eles perseguem o Dunga desde os anos 90, rotulando-o de jogador que joga feio, como os europeus. Ironizavam a seleção brasileira "da era Dunga", em 90 e 94. Mas eis que ele comanda a seleção rumo ao tetra exercendo no grupo uma influencia digna dos verdadeiros líderes. O Dunga é um sucesso como treinador e não precisa provar mais nada. E,colocar esses repórteres malas da globo em seu devido lugar, foi uma de suas melhores jogadas, que resultaram num gol de placa, a ser comemorado por nós por muito tempo. Grande Dunga! Estamos com Lula. Estamos com vocês Duas vítimas preferenciais da globo.
Abraços
Antonio

Clovis

Nem todas as pessoas são frouxas!!!!!! A globo é um câncer para o Brasil!!!!

Milton Hayek

http://maureliomello.blogspot.com/2010/06/alo-alo

Alô alô, responde
– Alô.
– Como vai comandante?
– Bem, e você, meu caro?
– Muito bem também. O país parou ontem para discutir sua reação, depois do jogo de domingo.
– Eu sei, eu sei… Tenho visto as informações.
– Mas, afinal, o que aconteceu?
– Eu estava respondendo à pergunta quando o jornalista começou a me criticar pelo telefone, na minha frente. Perguntei se era comigo e ele amarelou. Foi um cagão. E não é a primeira vez.
– A empresa em que ele trabalha te criticou abertamente durante o programa de maior audiência anteontem à noite.
– Eles vão me criticar enquanto durar a Copa do Mundo. E sabe por quê? Porque eles perderam a exclusividade de falar com quem queriam, a hora que queriam, de pressionar, de escalar jogador. Acabou a bagunça! Acabou a zona mista (área reservada da concentração onde jogadores, jornalistas, patrocinadores, convidados ficavam juntos). Fechei o treino… Tudo isso deixou eles muito irritados. Só que eles não podem falar abertamente, então eles usam seus "vassalos", como você costuma chamar a matilha de pit bulls aí no DoLaDoDeLá. No caso desse jornalista, por que ninguém pergunta o que ele fazia no início da carreira? Por que ninguém conta que tem gente que se aproveita do talento de profissionais sérios para subir na profissão?
– Estão dizendo até que você pode ser punido pela Fifa por ter…
– Não me importo! Meu propósito é ganhar a Copa do Mundo e vou fazer tudo o que for possível para isso. Não ligo para o que eles falam e fazem. Nunca liguei. Ninguém se lembra, mas eles tentaram me derrubar várias vezes. Fizeram campanha contra mim nas eliminatórias. No fundo, no fundo, eles torcem para a seleção perder sabe para quê? Para sair dizendo: viu só? Se fosse do nosso jeito… É um sentimento tão mesquinho que eles querem que eu me dê mal, não se importando com o resultado.

Alexandre

Se fosse aquela festa ridícula igual a 2006, com oba-oba, badalação e papinho de cumpadre que só está esperando a hora de levantar o caneco, aí a Globo estaria feliz da vida. Nesse ponto, o Dunga está certo.

anonimo

é curioso, isso – até quando o Brasil tem ganho de causa na OMC contra os EUA a Globo fica do lado dos americanos.
http://altamiroborges.blogspot.com/2010/03/midia-

A Globo de fato nunca torce pelo Brasil.

ZÉ POVINHO

CALA BOCA REDE GLOBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Flamarion

Quero Perguntar??
Quando um jornalista respeitou ele, o Dunga, como profissional?

Pega 1990? Tres bola no travassao da Argertina!!
Maradona segundo melhor jogador do mundo, passou pelo alemao, dunga, mauro galvao e um outro… de quem foi a culpa? DUNGA
Azenha, com todo respeito compara o Santos, com a Selecao e brincadeira, ne??

Fernando

É sempre bom lembrar que no dia da convocação o Dunga deu exclusiva pra Globo na bancada do Jornal Naciona.

Marcelo de Matos

Azenha: que post comprido! Tive a paciência de ler tudo e afirmo: não sei quem é mais desconcertante, o técnico ou os repórteres da Globo. Dunga já era criticado quando jogador. Certa vez ficou de costas para um repórter da Globo que queria entrevistá-lo, enquanto conversava com companheiros do time. Ao final da conversa, deu-se ao trabalho de atender ao repórter e foi logo dizendo: são todas pessoas bem sucedidas, financeira e profissionalmente. Era um desabafo contra a frase muito repetida pelos repórteres: geração Dunga. O gaúcho sempre foi muito criticado por ex-jogadores que trabalharam para a Globo, como Rivelino e Mário Sérgio. A briga é antiga. De um lado da rabugice do técnico; de outro a caradura dessa gente que pensa ter o rei na barriga e sai dando carteirada por aí, como se fosse autoridade. Sou a favor da liberdade de imprensa, mas, não é fácil aturar esses paparazzi. Zagalo, Luxemburgo, Falcão e Felipão que o digam. Todos eles brigaram com a Globo.

Joelma

ah azenha tenha dó… grotesca é a globo, grotesco é o show da beyonça!

Fernando

Eu costumo dizer que jornalista bom é formado na faculdade de jornalismo, enquanto a grand maioria é formada batendo roupa na beira de um riacho. Tenho um amigo que disse que a profisão começou com as lavadeira…querrer saber alguma coisa é só falar com as lavadeira e pronto…fofoca na certa…ehehehe.
Ta na hora do povo parar de ver porcaria, saia destas novelas babacas e destes programas chulés que a globo se orgulha de botar no ar….o pior jornalismo do Brasil, o mais entreguista, faz juz do momento de crescimento da emissora quando a ditadura tomou conta do país, aí eles cresceram e se lavaram, mas a coisa mudou e eles vão cair sim. Ninguém mais aguente jornalismo mentiroso, feito pra agradar o chefe.

Almeida Bispo

Se o Brasil não for hexa, ninguém conseguirá tirar isso do pescoço da Globo.
Esqueceram, mais uma vez, que hoje as pessoas não mais se atém a apenas os esqueminhas fechados de informação.
Barco pra frente!

Felipe Amaral

Sempre manipuladora e mandadno em todas as instituições do Brasil!

Julio Silveira

Certo está um blogueiro, que acertou na mosca, ao dizer que os que acusam o Dunga de mal educado estão subvertendo o conceito de educação, já que foi o reporter quem sacou de seu telefone celular em plena entrevista para falar com seu colega da globo, ainda por cima demonstrando em gestos sua contrariedade em relação a postura do tecnico. Esse reporter sim foi mal educado.
Atender celular num momento tão importante de pronunciamento do tecnico após um jogo de tantas faltas, e irritação, no minimo foi provocação.

    Jairo_Beraldo

    Perfeita sua colocação!

Jairo_Beraldo

Quer saber…esse negócio da Globo e do Dunga, já encheu o saco…a Globo, pensa que manda no mundo.Quer porque quer enfiar goela abaixo sua visão de mundo, de como se manda na economia, de como se elege um presidente, de como se joga bola, de como destroi currículos. Ela não aguenta ser contestada

Luciana

Dunga é um grande brasileiro, contestou a poderosa Rede Globo , no momento exato. A emissora está interessada em seus privilégios e suas distinções, ainda que desestabilize o técnico e nossa seleção. A emissora está contra nossa seleção, está torcendo pelo pior.
O editorial que a emissora apresentou sobre o episódio ocorrido com Dunga é a prova de que esta emissora extrapola os limites do poder e dominação social. Desqualificaram o treinador para distorcer a realidade que o Brasil toma conhecimento. É um poder nefasto e destrutivo da emissora que não se ajusta à democracia e impõe entrevistas exclusivas , está atuando contra nossa seleção. É gravíssimo.
O técnico afirmar que entrega o cargo porque está no limite máximo de suportabilidade de pressão extra campo e extra esportivo. Se nossa seleção perder a Rede Globo terá que se explicar ao país.
Se Fátima Bernardes pode exigir entrevista exclusiva, nós podemos exigir de dona Rede Globo, respeito.
E os Ministros de Comunicações, do Esporte, de Justiça do Brasil não se manifestam a favor de nossa seleção?

Deixe seu comentário

Leia também