Serra, Bolívia e Irã: segurança para quem?

Tempo de leitura: 5 min

Serra, Bolívia e Irã: segurança para quem?

Como avaliar a extensão e a profundidade da preocupação do ex-ministro José Serra para com a segurança nacional se, quando ministro de FHC, participou desta espantosa política de desarmamento unilateral que é como pode ser chamada a desnacionalização da Embratel e a entrega de informações militares e governamentais brasileiras para o controle de um consórcio internacional muito vinculado à indústria bélica? Quem criou o apagão satelital agora clama para segurança? O artigo é de Beto Almeida.

Beto Almeida (*), na Carta Maior

O candidato presidencial pelo PSDB tem insistido na crítica à atual política externa brasileira, à proposta da integração latino-americana. Foca na Bolívia, sobretudo, acusando o presidente Evo Morales de conivência com o narcotráfico. E critica também o governo Lula-Dilma por não adotar medidas de segurança mais eficazes no combate ao tráfico de drogas.

Porém, lembramos algumas medidas adotadas no governo da dupla FHC-Serra que diluíram a níveis gravíssimos a capacidade do estado de praticar indispensáveis políticas de soberania. Tomemos a privatização da Embratel. Com ela, todas as comunicações governamentais e de segurança nacional, além da cobertura nacional das TVs, que passam pelos antigos Brasil-SAT da empresa, estão hoje sob controle de consórcio internacional. Basta uma ligeira modificação no posicionamento dos satélites, por sabotagem ou por erro técnico – atenção para a elasticidade do termo – para causar um apagão em todo o território nacional. A informação é importante para compreender que concepção de segurança o ex-ministro de FHC está a alardear hoje.

Muito recentemente, com a aprovação da nova Estratégia Nacional de Defesa, a preocupação de importantes segmentos militares com aquela extravagante vulnerabilidade externa criada pela privatização-desnacionalização da Embratel, está sendo resolvida pelo governo atual. Por iniciativa da Aeronáutica, já há o planejamento para um satélite brasileiro, geoestacionário, por onde trafegarão as comunicações militares e governamentais, hoje sob comando de consórcios vinculados a operações militares destinadas a sustentar o expansionismo dos interesses do EUA sobre o Iraque, o Afeganistão e, bola da vez, o Irã, todos riquíssimos em energia. Como sabemos, estas grandes empresas registram grande vinculação com a indústria bélica, fonte de todas suas encomendas.

Assim, cabe perguntar se serão diferentes os interesses e o modo de operação de mecanismos como a Embratel, por parte dos EUA, em relação a um país do porte e das riquezas estratégicas do Brasil, considerando a grande escassez energética do gigante norte-americano? Será que os EUA atuarão com pleno respeito às leis do mercado e também às leis internacionais, quando, num momento de tensão ficarem consignadas as grandes divergências que possui com o Brasil em matéria de política internacional, aliás, como assinalou a Secretária Hillary Clinton?

Há segurança com apagão satelital?

É diante deste quadro de complexidades crescentes – num mundo que cada vez mais comprova não ser o terreno para meigos – que por proposta do Brasil foi criado o Conselho de Defesa Sul-Americana. Detalhe fundamental: sem a presença dos EUA. Ato contínuo, os EUA revitalizaram a sua Quarta Frota. Como avaliar então a extensão e a profundidade da preocupação do ex-ministro José Serra para com a segurança nacional se, quando ministro de FHC, participou desta espantosa política de desarmamento unilateral que é como pode ser chamada a desnacionalização da Embratel e a entrega de informações militares e governamentais brasileiras para o controle de um consórcio internacional muito vinculado à indústria bélica? Quem criou o apagão satelital agora clama para segurança?

Vale lembrar que tanto a Venezuela, que já lançou o seu satélite próprio, Simon Bolívar, como a Bolívia, que está preparando o seu equipamento próprio, a partir de cooperação com a China, hoje uma potência espacial, sinalizam o quanto o Brasil terá andado na contra-mão na imprescindível caminhada de possuir um sistema soberano de informação. Aliás, vale lembrar que foi em 1961, a partir de visita do presidente João Goulart à China que nasce o interesse do Brasil pela exploração espacial. Muitos fatores intervieram, sobretudo intervenções externas, para atrasar ao máximo o lançamento oficial do Programa Espacial Brasileiro, apenas em 1979. Enquanto isso, comparemos, a China Popular foi do ábaco ao computador, foi do estágio agrícola a tornar-se uma potência espacial, lançando naves ao espaço sideral.

Por obra de valorosos brasileiros preservamos o Programa Espacial Brasileiro e, agora, com uma política inversa áquela praticada pela dupla FHC-Serra, o Brasil já está em condições de dedicar mais prioridade política e orçamentária a programas de desenvolvimento das novas possibiliades, aproveitando suas grandes vantagens comparativas, para buscar ingressar no seleto e fechado clube das super-potências espaciais. E também para reativar e fortalecer outro importante programa também relacionado à soberania nacional, o programa nuclear, que, há pouco, recebeu volume inédito de recursos por decisão de um presidente que quando criança, por pouco escapou da morte ao ser mordido por uma égua enfezada. Assim como escapou da pena de morte generalizada representada pela miséria que durante décadas executou implacavelmente crianças pobres nordestinas.

Esvaziamento ou inchaço?

Por falar em segurança também é importante lembrar por quanto tempo a Polícia Federal ficou sem realizar concursos públicos quando Serra era ministro, período em que o FBI passou a ter um módulo seu, dentro das instalações da DPF em Brasília, um edifício cujo acesso é vedado a policial brasileiro, conforme denunciou reiteradas vezes a revista Carta Capital em 2000 e 2001.

O Brasil, com quase 200 milhões de habitantes, tem nos quadros de sua Polícia Federal, cerca de 50 mil profissionais. Para se dimensionar o esvaziamento da máquina pública pelas políticas neoliberais, o Canadá, com pouco mais de 20 milhões de habitantes, tem na Polícia Federal um efetivo de 180 mil homens. Agora, registramos a retomada dos concursos públicos pela dupla Lula-Dilma, procedimento que é visto pela crítica neoliberal como inchaço da máquina….

É claro que não se pode pensar em segurança e defesa se não há controle de fronteiras, infra-estrutura moderna, incluindo meios de transporte e suas indústrias ferroviária e aeronáutica, ambas privatizadas e desnacionalizadas na década passada. E Forças Armadas de fato armadas.

Irã

Mas, como a crítica do candidato tucano alcançou o Irã, uma pequena nota divulgada hoje ajuda a jogar luzes seu posicionamento. Trata-se de uma advertência dos EUA ao Brasil, lembrando que as sanções impostas ao Irã incluem a proibição da venda de etanol à nação persa. Fica claro então que as sanções visam não apenas manter o monopólio da tecnologia nuclear em mãos das potências nucleares, como também prejudicar o relacionamento econômico do Irã com diversos países, incluindo o Brasil.

O ex-ministro da Saúde, no episódio, é colhido na posição contrária ao desenvolvimento tecnológico das nações emergentes no terreno nuclear. Posicionamento que, se hoje é contra o Irã, amanhã pode ser perfeitamente lançado contra o Brasil, já que há muitas insinuações de estranhos porta-vozes das grandes potências de que o Brasil também estaria pretendendo ter a sua bomba atômica. Não precisa ser verdade. Lançou-se devastadora agressão militar contra o Iraque com base em mentiras, hoje reconhecidas, de que aquela nação árabe possuía armas de destruição em massa.

Revisão necessária em curso

Só muito recentemente aquela política de desarmamento unilateral vem sendo revista com robustez. A Estratégia Nacional de Defesa, o reforço orçamentário ao Programa Nuclear Brasileiro, o apoio consistente ao Programa Espacial Brasileiro, a retomada dos concursos públicos para equipamento da Polícia Federal, a criação do Sistema de Rastreabilidade dos Medicamentos combatendo com tecnologia avançada o contrabando e a falsificação, a retomada da Telebrás Estatal, são algumas das medidas que apontam para esta revisão. Vale citar a regulamentação da lei do tiro de interceptação de naves que penetram ilegalmente as fronteiras brasileiras, nunca regulamentada no governo anterior, estimulando sua prática, já que os militares brasileiros nada podiam fazer além de constatar a ilegalidade.

Há a necessidade de muitas outras medidas. Mas, uma delas, é inescapável lembrar aqui, embora tenha sido apresentada durante da Conferência Nacional de Comunicação, sem ter tido o número de votos necessários à aprovação: a retomada do controle da Embratel para o estado brasileiro. Ou será admissível num mundo de tensas e complexas tensões, e de crescentes divergências do Brasil com os EUA, como nos advertiu Hillary Clinton, imaginar, candidamente, que mesmo em situações de impasse e de conflitos que envolvam a soberania nacional, os atuais donos da empresa, que controla informações governamentais e militares brasileiras, atuarão com lealdade e sinceridade ante os interesses nacionais?

Para os que desnacionalizaram a Embratel, entre eles o ex-ministro Serra, provavelmente sim. Eles o fizeram. Para a ex-ministra Dilma, que atuou intensamente para, a partir da Casa-Civil, dar sustentação e viabilidade á nova Estratégia Nacional de Defesa, possivelmente não. Não creio sejam estas diferenças secundárias entre os dois. E, certamente, ajudam a medir o alcance do discurso do candidato tucano quando aborda o tema segurança.

(*) Jornalista


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

william porto

O melhor que FHC e seus capachos fariam seria ficar calados. Sao entreguistas, promoveram uma privatizacao no limite total da irresponsabilidade4, quase acam com o pais e ainda posam de estadistas. Pelo amor e Deus.

Leider_Lincoln

Os trols estão votando como nunca! Façam vocês o mesmo!!!

Carlos

Excelente artigo, Beto.

Em http://www.aloysiobiondi.com.br/ a palavra-chave: Telebrás.

Destaco: http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article1

Ministro da Saúde a partir de 31/03/98 (até 20/02/02), José Serra silenciou ante a bandalheira promovida pelos demais integrantes da "equipe" FHC" na privatização das telecomunicações.

    Carlos

    Ministro do Planejamento, ao qual o BNDES era subordinado, José Serra deve explicações à sociedade brasileira sobre o que foi relatado no artigo "Um estranho modo de governar": http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article6

    A propósito: em 8 de julho, 74 anos do nascimento de Aloysio Biondi – falecido em 22 de julho/2000

    Carlos

    Para saber o período em que Serra foi ministro do Planejamento de FHC, vá em http://www.mp.gov.br/secretaria.asp?cat=229&s

Cunha

Lá pelos meados dos 90, eu recebia a revistas sobre o mundo das telecomunicações.Eram vários temas,como inovações tecnológicas, redes, sistemas fixos e celulares e em especial das teleceomunicações no Brasil,quando o assunto era sobre as privatizações pelo mundo. Cerca de um mês antes do "leilão" da EMBRATEL,se não me engano, a "Telecommunications International" tinha como destaque o fato que estava para acontecer nos próximos meses e, bem no meio de cada página, o logotipo da MCI. Tudo indicava matéria patrocinada pela MCI e,não me surpreendendo e fazendo-me confirmar da idéia de que aquele governo estava entregando o país, a MCI "ganhou o leilão" da EMBRATEL. Mais tarde, a MCI de desmantelou,tendo que abrir mão da EMBRATEL,hoje na mão de um dos homens mais ricos do mundo. Um outro capítulo voltado para telecomunicações,mas, atrelado à história ocidental: um especialista em Roma antiga, afirmava na National Geographic Magazine que Roma havia caído mesmo em virtude do não domínio das áreas ocupadas em virtude precariedade lógica dos meios de comunicação da época e que as telecomunicações são itens essencias para o domínio de extensas áreas.O recado estava dado: o mundo da internet obrigatoriamente passa pela "nova babilônia", inclusive este comentário e os outros milhões de artigos emitidos e baixados hoje e sempre ,mundo afora. E olha,esse negócio de "sistema nuvem" e monopólio do Bill são bastante questionáveis. As URL's e chip's celulares são nossas digitais. Todos são rastreáveis. E aqueles caras ainda entregaram tais sistemas aos outros. CRIME DE LESA PÁTRIA !

Luis Armidoro

Azenha e camaradas do blog:

Hoje, na folha de sp (ultra PiG), um artigo do Prof/ Marcio Pochmann, analisando as causas do declínio e decadência econômica do estado de SP. Que coincidência! O declínio se inicia e se intensifica no início da Era de Trevas Tucanas, que desde 1994 amaldiçoa a população paulista. Já está na hora da população ver a Luz e Verdade, escondidas pela mídia.
aqui o link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz150620

    Carla Lipton

    Marcio Pochmann, não foi aquele que em seu discurso de posse, disse que o Brasil não tinha muitos funcionários públicos, segundo ele, o Brasil tinha apenas 8% de funcionários públicos e que segundo comentário de Ricardo Boechat na Rádio BAND, este número era de mais de 20%???? ou seja, ou ele "não sabia" ou sei la o que.

    É natural e salutar que haja uma desconcentração de produção e renda a partir de São Paulo, em favor das demais unidades da federação, todos ganham com isso, somente um fanático ideológico não vê isso.

    dukrai

    entre os dados do Márcio Pochmann e comentário do Ricardo Boechat na rádio Band, não preciso nem dizer em quem confio.
    o artigo do Pochmann na Falha de SP diz que SP está ficando na rabeira dos setores produtivos empregadores e isto significa que está dançando nos setores mais significativos em termos de PIB e de geração de empregos.
    Isto da desconcentração de produção e renda "a favor" das demais unidades da federação é fanatismo ideológico ou burrice mesmo, porque SP tem as melhores condições de infraestrutura, estradas, portos, aeroportos, comunicação, etc; a melhor distriubuição da população no estado; a população melhor educada e qualificada; a maior renda per capta (tirando BSB, a ilha da fantasia), a melhor… por aí afora, não assume a grandeza de ter 1/3 do PIB e vê o nordeste bombando com um crescimento chinês porque o Lulinha quis que fosse assim.
    adios urutucanos, a sua cova está pronta, pena que levem junto o grande estado.

    Carlos

    Boechat citou fontes?

    Scan

    Carlos, o Boechat não precisa de fontes.
    A credibilidade dele é suficiente!
    Huahuahuahua!
    []´s

    Scan

    Ah! O Boechat falou que são 20%?
    Então não há o que contestar, se o Boechat falou, tá falado!
    Meu deus, isso será inocência ou burrice?

mac

Coca Production Makes a Comeback in Peru
TINGO MARÍA, Peru — Coca cultivation is surging once again in this country’s remote tropical valleys, part of a major repositioning of the Andean drug trade that is making Peru a contender to surpass Colombia as the world’s largest exporter of cocaine.
http://www.nytimes.com/2010/06/14/world/americas/

francisco p neto

Para quem cedeu o controle do Sivam para a empresa norte americana Rhaytheon – por sinal envolvida numa licitação fraudulenta – não é demais esperar que essa gente que governou o país, tenha feito de caso pensado.
Afinal, FHC era capacho de Bill Clinton e este empurrou goela abaixo a empresa norte americana. Os nossos governantes serviçais dos americanos na época, estavam de pires nas mãos pedindo 30 bilhões de dólares para o FMI, e o mais humilhante, tiveram que tirar os sapatos para entrar em território norte americano. Nem cachorro vira latas se sujeitariam a tanto!
Dessa forma como eles queriam, estão monitorando todo o nosso território, principalmente a Amazônia. Só os tolos poderiam acreditar nessa gente.
Por que os norte americanos não privatizam a CIA o FBI e o sistema de defesa deles, por exemplo para a Rússia.
O Putin iria adorar!!!

    Fernando José

    Caro Francisco,
    O que pior é que a "coisa" aparece sempre na TV com cara de vítima e posando de estadista, reclamando que o Lula faz isso ou deixou de fazer aquilo. Esta corja era para estar toda presa, por crime de lesa a Pátria…, desde o FHC, Serra (com ex-ministro), Eduardo Jorge, et caterva.
    1 abraço,

Wilson

Não tinha pensado nisso! Toda a comunicação por satélite do Brasil está nas mãos da Embratel, ou melhor, do mexicano Carlos Slim. Esse cara, além de ser o homem mais rico do mundo, ele tem o poder de provocar um apagão no Brasil, calando os civis e militares brasileiros com um simples apertar de tecla do seu celular de qualquer lugar do mundo! Isso daria um belo roteiro de filme e o pior é que esse filme tem perfeitas condições de ser baseado em fatos reais! Um Satélite Geoestacionário Estatal deve ser uma prioridade do próximo governo por uma questão de segurança nacional.

    Cunha

    A Agência… , em especial, representa o nível mais alto do poder de lá. Não é o governo eleito. Pode entrar democrata, republicano, cristão,protestante,judeu,negro ou branco,mas , o poder mesmo é muito maior: o econômico e bélico. A liberdade deles não é a pregada pela filosofia e religiosa,mas, a de concentrar lucros e seus métodos,sendo aquela nação,na mente deles, a única a ter tal direito. A história ensina e há coisa arquivada e seu acesso muitíssimo restrito. A Alemanha nazista foi vencida,mas, métodos de manipulação em massa daquela cúpula derrotada foram aproveitados pelos vencedores,para posterior utilização massiva campanha da imagem de vencedores,na publicidade agressiva da política,da indústria, do "american way of life" e para sua unânimidade no poderio bélico.

blogdacoroa

Azenha, olha quem eu sugiro para ser o chefão da PF no governo Dilma:

Campanha – Stanley Burburinho para DG da PF
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/06/14/campa

Wagner Souza

Ja cansei como Brasileiro de ser um cachorro vira lata, agora quero ser um cachorro mas de raca pura, nao mais tirando os sapatos para Americanos, abaixando para nenhum filho da $%^&*(, chega, vamos ganhar o hexa, vamos crescer economicamente, vamos corrigir as injusticas sociais, vamos para a frente e nao em marcha re que e o que acontecera se o Serra ganhara eleicao. Serra nem pensar e olha que sou Mineiro, tenho varias Serras em meu estado natal! Serra, Globo e outros meios de comunicacao sao os portais da CIA e do Mossad no Brasil!

Marat

PSDB é um partido que já trouxe muito mal ao Brasil: quebraram nossa economia e jogaram nossa auto-estima debaixo do lixo… Esses lesa-pátria estão doidinhos para que os EEUU tomem posse de nosso país. Já pensaram que coisa horrorosa eles usarem nossa base de Imperatriz? Já imaginaram que horror ter de jurar aquela bandeira banhada de sangue inocente? PSDB, mude-se para os EEUU (para a cafona Miami) e nos deixe em paz, por favor!

priscila presotto

Ontem ,assisti ao Roda Viva com Celso Amorim.
Deu um baile nos jornalistas, inclusive em Heródoto.
Fizeram questionamentos capciosos,e pude perceber o qto estes jornalistas(folha,estado,Reauters)ainda são coniventes com a subserviência,querendo que nosso ministro caísse em contradição.
Não foi o que aconteceu.
Celso Amorim tem total segurança nos seus argumentos….
Sorry ,mas ele é de+++++

Gerson Carneiro

Com essa turma aí na Presidência, fazendo o que fizeram, a estrofe abaixo do Hino Nacional Brasileiro teria que ser suprimida.

"Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza".

Edinho

Muito pertinente o tema do artigo!
Mas a grande pérola do entreguismo da soberania nacional promovida pela dupla "pensador & planejador" (preciso dizer quem?), não consta no texto. E é a pedra fundamental para entendermos o que significa segurança nacional para certos grupos políticos e econômicos. Trata-se do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia). Há um documentário muito bom sobre o tema que demosntra como a empresa norte-americana Raytheon, responsável pela construção dos principais sistemas de vigilância, é a única que de fato tem acesso TOTAL aos dados coletados por satélites e radares. Nem as Forças Armadas, muito menos o Governo do Brasil tem acesso a tais dados, até porque ninguém no Brasil foi qualificado para ter acesso total ao sistema. Até a manutenção dos equipamentos é restrita e está a cargo dos norte-americanos!
Vou procurar o referido documentário e assim que o encontrar, farei sua divulgação.
Ah, e cuidado com Evo Morales!!!! rsrsrsrsrsrs

Milton Hayek

Os Estados Unidos descobriram cerca de US$ 1 trilhão em depósitos minerais inexplorados no Afeganistão, muito além de qualquer reserva previamente conhecida e suficiente para alterar radicalmente a economia afegã e, talvez, a guerra do Afeganistão em si, segundo membros de alto escalão no governo americano.
http://pbrasil.wordpress.com/2010/06/14/estados-u

    Bonifa

    O que encafifa é porquê os EEEUU "descobriram" isso, assim sem mais nem menos, dando-se ampla cobertura no noticiário internacional. Porquê? O que estará por trás disso? Será o crescente desinteresse europeu em contribuir para a guerra no Afeganistão?

    O índio

    Artigo interessante, sobre a 'descoberta' dos minérios do Afeganistão: "Pentágono, guerrilha Talibã & lápis-lazúli… Os motivos do New York Times", 16/6/2010, Jim Lobe, Asia Times Online – Traduzido por Caia Fittipaldi, em http://redecastorphoto.blogspot.com/2010/06/penta….

    O que se vê ali é que os EUA não 'descobriram' coisa alguma: sempre souberam dos minérios estratégicos do Afeganistão. A matéria do NYT, segundo esse autor e esse (bom!) e-jornal, reaparece agora, só pra requentar, para a opinião pública e os financiadores da guerra, a ideia de que a guerra do Afeganistão é 'bom negócio'.

    Pra entender o mundo, pode-se começar pelo primeiro passo: NÃO LEIA JORNALÕES produzidos por jornais-empresas. Se quiser ler, para, pelo menos, saber o que interessa aos jornais que vc pense, cuide, pelo menos, de NUNCA acreditar no NYT!

goijacksons

Seria interessante o Serra criticar os EUA a respeito do tráfico de Ópio no Afeganistão.
Ou, quem sabe, sobre a ocupação daquele país que vai completar 10 anos com resultados desastrosos (para a população) e perspectivas de lucros estratosféricos por parte das grandes empresas com as descobertas de gigantes jazidas minerais

escrevi sobre isso no: http://fanfraria.wordpress.com/2010/06/14/guerra-

Paulo Chacon

SSerra rouba a carteira e grita pega ladrão!!!!!!!

    ana cruz

    Os tucanos ainda reclamam quantdo chamamos de traidores da patria. Entregaram o país.

michel

E ainda tem a ALCA! ( AO CA-ra*** com Serra!!)

Maria A.M.Branco

Nós maranhanses temos um sentimento de impotência quanto a Alcântara, até os quilombolas que lá residem se sentem estrangeiros em sua própria terra , Alcântara é uma base americana entregue pelo governo DEMOTUCANO, quem é Serra para falar em segurança se em São Paulo onde os tucanos governam há 16 longos anos, a cracolândia nasceu, cresceu, properou e aterroriza, o PCC comandou São Paulo por dias, segundo o traficante Abadia quando foi preso, disse: "quer acabar com o tráfico em São Paulo, fechem o DENARC" Serra é desagregador quer acabar com o Mercosul e ressuscitar a ALCA, quem sabe quer ser presidente da Bolívia, porque do Brasil nunca será.

Roberto Locatelli

Caramba, eu não tinha, ainda, atentado para esse fato. Embratel foi entregue aos amigo$$ por FHC/Serra. Deixou de ser empresa nacional. Isso foi de uma irresponsabilidade sem tamanho. Pior que isso só se privatizarem o Banco Central e as Forças Armadas.

    ana cruz

    As forças armadas foram devidamente sucateadas e os soldos miserabilizados. Seriam as proximas…não interessa ao imeprerio um exercito forte em seu quintal…

    Jairo_Beraldo

    Ou as Forças Armadas bem aparelhadas….

Assis Ribeiro

JOSÉ – Carlos Drummond de Andrade

E agora, José?

A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José ?
e agora, você ?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José ?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José ?

E agora, José ?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora ?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora ?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José !

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José !
José, pra onde ?

Williams

E o Donatário da Sesmaria de Sãp Paulo (S(ó)erra) ainda quer ser presidente… Tá bom… Vai esperando…

    américo

    Williams,
    Esta do só erra é ótima,
    parabéns, acrescentarei
    ao"inacabado", e o "sem noção"

Luiz Jornaleiro

Existe um termo bem apropriado para o papel de S(o)erra e sua turma; LESA PÁTRIA. Deveriam, no mínimo, serem julgados. E não me refiro ao julgamento das urnas (onde serão mais uma vez condenados). Desprezíveis lambe botas.

    Yacov

    Penso que deveriam ser desnudos, ter suas posses retiradas e exilados, com suas famílias, à suas verdadeiras pátrias: EUA E FRANÇA!!! Que estes países façam bom proveito destas excrescência e que o "DIABO OS CARREGUE" a todos!!!

    "O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Zé Roberto

Prezados,
Quem leu o pig "estadosp" hoje (14-06) foi informado do feito heróico do exercito colombiano ao libertar, após onze anos, militares (um é general e o outro coronel) sequestrados pelas FARCS. Tudo sob o comando firme e inteligente do presidente Uribe. Não ficamos sabendo como ocorreu a libertação dos militares. O jornal coloca um boxe com um texto informando das libertação anteriores, como a da ex senadora que foi libertada depois de intensos combates e de artimanhas para enganar os guerrilheiros, onde foram utilizados helicópteros da Cruz Vermelha etc e tal……. Nenhuma palavra da interferência da diplomacia brasileira e da utilização de aeronaves do Exercito Brasileiro para viabilizar negociações conduzidas pelo Brasil . Não dá mesmo para ler os jornalões mentirosos e vendilhões da pátria. Vendilhões mesmo: como bem mostra o Beto.

Leider_Lincoln

E isso sem falar da tentativa, frustada pelo Congresso, de entregar Alcântara para os estadunidenses e da assinatura criminosa no Tratado Contra a Proliferação de Armas Nucleares, a troco de absolutamente nada. São quislings, traidores, lesa-pátrias!

Polengo

No dia que o brasileiro tiver mais memória, e aprender a honrá-la, as coisas por aqui mudam.

O mesmo vale para o ser humano, na esfera mundial.

Deixe seu comentário

Leia também