Wanderley Guilherme dos Santos: O STF fugirá como lebre

Tempo de leitura: 3 min

STF

A GRANDE DÚVIDA CONSTITUCIONAL DE QUE O SUPREMO FUGIRÁ
22 de abril de 2016

por Wanderley Guilherme dos Santos, no Segunda Opinião, sugestão de Messias Franca Macedo 

Avalio como inoportuna, inviável, e ilegal, exceto se por decisão do Superior Tribunal Eleitoral, a sugestão à esquerda de que reivindique “eleições, já”. Inoportuna porque lançada em meio ao processo decisório, primeiro, do Senado da República, e depois, se for o caso, do Supremo Tribunal Federal; inviável porque a Câmara, os partidos que votaram de forma truculenta a favor do impedimento de Dilma Rousseff, não irão introduzir tal mudança na Constituição; e ilegal porque se trata de mudança na regra do jogo ao fim do segundo tempo. Perder a bandeira da legalidade é presentear os golpistas com o argumento de que não dispõem e buscam desesperadamente forjar: o de que a presidente Dilma comete crime de responsabilidade, atentando contra a letra da Carta Magna. E sem ele não há justa causa para a violência impeditiva.

Tenho escassa esperança de que o Senado, julgando o mérito do pedido de impedimento, aceite o óbvio: por nenhuma evidência atual ou histórica, e até biográfica, a presidente Dilma Rousseff jamais violou ou tentou violar as instituições representativas democráticas. Nada até agora pôs em dúvida esse fato, cuja tonelagem de verdade é brutal. Por declarações de mais de um dos integrantes da partidariamente insuspeita força-tarefa da Lava-Jato, jamais houve tentativas de interferência do Executivo no andamento da investigação. Delações interesseiras, assinadas por tipos que acreditam na clemência do algoz quanto mais fabulam historietas para agradá-lo, transformam conversas cotidianas em conspiratas clandestinas em calabouços do Planalto. Mas a denúncia de conveniência será tratada como pepita pelos impolutos senadores, especialmente porque a acusação de deslize administrativo padece de precária virtude, assentada em ilegalidade não comprovada e anã.

Tampouco acredito no discernimento do Supremo. Em matéria de extenso conflito social, só os ministros autoritários costumam içar bandeiras. Os liberais, como de hábito, se escafedem. Dirão todos, ou a maioria esmagadora deles que o rito foi respeitado e não lhes cabe apreciar o mérito da decisão congressual. O dedo do demônio golpista está precisamente neste detalhe. Pode ser difícil encontrar fissura nos trâmites adotados pelo Presidente da Câmara dos Deputados. E não tenho segurança para julgar se é ilegal um réu de processo no Supremo presidir à votação de um pedido de impedimento da Presidente da República, sendo, ademais de réu ele próprio, declarado inimigo político dela. Mas a lisura do rito tem sido reivindicada, até com obsequiosa cautela, não obstante os espasmos alucinados que a TV registrou.

O atentado ao contrato social básico é outro, de cujo exame o Supremo fugirá como lebre. Cabe a qualquer maioria interpretar como lhe convier a forma de aplicar preceitos constitucionais? O rito pode criar o objeto a que se aplica? Se dois terços da Câmara dos Deputados decidirem que as contas do atual presidente da Casa não são contas e que a Suíça não existe, vale a anistia com que pretendem presenteá-lo? Se valer, para quê serve um Supremo Tribunal? Qualquer decisão majoritária seria constitucional. Esta é a mácula do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff: o rito criou o crime a ser punido. Vale? Não devia, pois a verdade de juízos de existência não é matéria plebiscitária. É matéria jurídica, de lógica e da fé contratual que funda as sociedades. Mas os eminentes ministros vão fingir que ela não existe. A seriedade das instituições republicanas se dilui no despudor de um Legislativo que convive com a propaganda da tortura e na prolixidade capciosa dos tribunais de justiça. A república se esfarela e o amanhã promete ser violento.

 Leia também:

Alfredo Kaefer, que migrou do PSDB para o PSL, é o #2 da nossa galeria dos hipócritas 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cristovam Lima

Como eu gostaria de ter visto as caras dos ministros do STF acompanhando a votação do pedido de impeachment na Câmara, presidida por corrupto incorrigível! Será que as caras deles “tremiao”?

Heloisa Mesquita

Se o dia 17 de abril serviu para algo foi para mostrar como estamos mal representamos no Congresso e que temos que virar o jogo nas próximas eleições
Tenho orgulho do meu voto, mas tenho vergonha dos votos que o povo brasileiro deu. Como podemos confiar que pessoas daquela espécie legislem para o país? Ficou claro o quanto a maioria dos Deputados se vendem para atender ao interesse pessoal e do capital. Estou envergonhada. Todos temos o dever de usar vídeos daquele fatídico dia para mostrar a população em geral e aos nossos alunos em particular o que temos que fazer para não dar nosso precioso voto a corja que não pensa no país e não respeita à nação brasileira .
O STF é outro vídeo a ser usado para de forma educativa mostra o que não é o sistema de justiça Que vergonha gastar tanta verve pela mesmice, pela omissão!
Concordo com alguns que dizem que o país institucionalmente é forte, mas os que as cadeiras do Supremo e do congresso ocupam são, em grande parte, pessoas fracas, falsas, omissas diante o juramento que fizeram e com tanta fragilidade colocam em risco a institucionalidade democrática pela qual tanto lutamos, inclusive o Lula e a presidenta Dilma. Esses sim, me representam.

marco

Sr.Wanderley.Não vejo quase que nenhuma diferença,entre O STF e a CÂMARA FEDERAL. A Câmara é constituída por 513 membros,todos eleitos por voto. Se não são dignos dos votos que receberam,e eu acho que os 367 não o são,por incorrerem num rito nascido de FALSIDADE, e eles nem estão aí,mas se tem a remota possibilidade,de eleger-se futuramente,melhores deputados.Já o STF,não tem voto,goza do instituto de impunibilidade,não existe FÔRO que os julguem,e fazem o que bem entendem.E se golpeada a DEMOCRACIA,ficarão com as mesmas caras de TACHOS,que ostentam como o fizeram noutras RUPTURAS CONSTITUCIONAIS.E seu cargo vai até os 75 anos.Às custas do Tesouro,com salários e vantagens astronômicas.E são INIMPUTÁVEIS.

maria do carmo

A fatura tem que ser cobrada de Aecio, Fhc, Serra, o pequeno AloysiuS Nunes , PSDB, Caiado. Dem, Cunha o chefe dos 250 bandidos, chantageador quando for preso leva a camara junto, o machista, invejoso e traidorTemer e o que a de mais pequeno e rasteiro, mais quase todo PMDB, e outros partidos a midia canalha, a cobranca desse caos deve ser enviada aos perdedores, invejosos e aos ambiciosos conspiradore que desde a eleicao, estao batendo sem tregua em Dilma, machistas se fossem um homem o presidente, duvido que agissem tao covardemente, Mas o Supremo surpreendeu com a falta de acao , com pouquissimas excessoes, inclusive, sujiro aos amigos que leiam a carta aberta de Luis Nassif a Celso de Mello que assino embaixo e outros textos espetaculares do grande jornalista Luis Nassif sobre o mesmo Ministro Celso de Mello, nem preciso falar no abominavel Gilmar Mendes e no seu pupilo Tofolli, Fux e outros, que nos envergonham

Apolônio

Esse processo de impedimento da presidente, sem crime de responsabilidade, fatalmente irá desembocar no STF. Quem viver verá !

Bel

O que o STF tem a dizer sobre isso? A justiça brasileira precisa agir como a justiça dos EUA. Tem que abrir para fiscalização dos cidadãos. http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/policia-investiga-esquema-milionario-envolvendo-medicamentos-importados-19042016

FrancoAtirador

.
.
“Trocaram
Os Quepes
Pelas Togas”
.
João Vicente Goulart
Filho do Ex-Presidente
João Goulart, o Jango
.
(https://twitter.com/RodP13/status/723855919940046850)
.
.

Bobo Antigo

Esse papo de antecipar eleição é discurso da direita. A defesa da Constituição impede o assalto à legalidade e protege o povo nas ruas.
A vitória desse golpe dependia da “terra arrasada” nos corações e mentes da esquerda. Deu-se o contrário: os coxinhas é que estão envergonhados
Se o Temer assumir, não vai fazer nada duradouro: é “traíra”. E a Dilma vai ter 1 voz tão forte quanto o Lula.
Massacraremos o PiG, denunciaremos a seletividade da “república de Curitiba” e possíveis leniências do STF pro mundo. Em 2018 retomaremos o poder político com força para fazer reforma política e reforma no judiciário.

Ronan

Recentemente, a professora de história da UFMG Heloísa Starling, em entrevista à Carta Capital, disse que nossa democracia é vigorosa. Isso por causa de uma forte reação aos 21 anos de chumbo no país. O problema é justamente a república, diz Starling – que poderia ser convidada pelo Viomundo a escrever um artigo sobre a matéria para o nosso deleite. Segundo a professora, a república, como construção do bem comum, ainda não recebeu o devido carinho no Brasil. Se para o nosso melhor cientista político, a república há de esfarelar com o golpe, para Starling ela já anda capenga faz tempo…

FrancoAtirador

.
.
“O Rito Criou o Crime a Ser Punido”.
.
O PECADO ORIGINAL
.
O Pedido é o Núcleo da Petição Inicial.
O Requerimento deveria ser Indeferido.
.
O Ato de Recepção do Pedido na Câmara
e a Ratificação do Processamento no STF
.
criaram o Precedente para Aceitação
de Quaisquer Outros Pedidos Ineptos.
.
A partir daí, sob Falsos Fundamentos,
instaurou-se da Possibilidade da Vileza:
.
de a Presidente ser Afastada do Cargo
por Qualquer Motivo Torpe e Infame,
.
em Nome da TFP e Dedicado à Amante.
.
.

C.Paoliello

PGR diz que há mais 6 investigações contra CUnha em andamento, mas para o STF ele é um santo de altar:

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/22/janot-diz-que-cunha-e-alvo-de-mais-seis-investigacoes-na-pgr/

Deixe seu comentário

Leia também