Waldir Pires: Oposição repete tática usada contra Getúlio e Jango e revela descompromisso com a democracia

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-08-26 às 14.27.07

Oposição a Dilma é a mesma de 1954 e 1964, diz Waldir Pires

no Vermelho, sugerido por Fátima Oliveira 

Waldir Pires foi o último membro do Governo de João Goulart a sair do Palácio do Planalto, ao lado de Darcy Ribeiro, durante a deflagração do Golpe Militar de 1964, que instalou no Brasil uma ditadura de mais de 20 anos.

Advogado e professor universitário, Waldir ocupava, na época, o cargo de consultor-geral da República e viu de perto a que ponto pode chegar a fúria da oposição brasileira em relação a governos com perfil popular.

Prestes a completar 89 anos, o homem que viveu os principais momentos da história recente do país ocupa agora uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador (CMS), com a eleição pelo PT em 2012. Acompanha atento o cenário nacional da política e, como testemunha ocular da história, tem feito comparações entre a oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff e as oposições de 1964 e 1954 – esta última é a que tentou derrubar o presidente Getúlio Vargas.

Em uma entrevista ao jornal A Tarde publicada no último domingo (23/8), Waldir afirmou que partidos como o PSDB, DEM e setores do PMDB, principais opositores, encarnam a antiga UDN (União Democrática Nacional), legenda que se tornou um símbolo da oposição a governos populares. “É uma repetição da UDN, partido conservador, elitista e antipopulista. Inclusive nos discursos [mar de lama, corrupção generalizada…]”, afirmou.

E acrescentou: “É uma coisa profundamente udenista, que nunca admitiu como conflito natural de duas forças, que disputam o poder e têm tais os quais projetos, tais os quais posições individualizadas. É uma tentativa de extirpar o poder. O poder não pode ser suprimido, pode ser combatido politicamente, mas não suprimido”.

As táticas utilizadas contra a presidenta são as mesmas, segundo o vereador. “É uma busca de, pelo controle e a possibilidade de chegar à imprensa [detêm grande parte da mídia e dela se utilizam], insistirem em estabelecer um processo de deposição da presidente da República, eleita pelo voto direto da população. Se o governo tem esse ou aquele setor negativo, é um combate a ser feito. Mas não com a promoção da deposição”, continuou.

Apesar de lamentar as tentativas de derrubada do governo, que considera “nocivas e antidemocráticas”, Waldir Pires acredita que, diferente de 54 e 64, os setores mais conservadores não conseguirão tirar Dilma do poder. “A democracia é o debate, quem está no poder pelo voto popular tem que se respeitado”.

Ao finalizar a entrevista, o vereador disse que a postura da oposição, de pedir o impeachment da presidenta, é nociva e desnecessária ao País e que, ao mesmo tempo, revela o “não-compromisso que eles nunca tiveram com a história do País e com a democracia”.

Da Redação

Leia também:

Youssef confirma acusação de que Aécio recebeu propina no esquema de Furnas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

HELIANE

Desde quando tucano tem respeito a democracia? a única coisa que importa para eles é o poder , #PSDBeMOROtudoaver

Morvan

Boa noite.

Sugeri o Elo de Ligação, sobre a fala de Waldir Pires: oposição é a mesma de 1954 e 1964, mas, por equívoco, fiz referência circular à mesma página onde fazia o Elo. Reiterando, honorável Pires corrobora o que falei, no artigo de Bresser Pereira. A UDN é a mesma, o mote da corrupção é o mesmo e a inocência da esquerda idem, ou seja, naqueles tempos, a esquerda institucional já | ainda pensava que “la prensita de mierda” não precisava de controle. Nem a justiSSa. Há a conjugação de fatores: UDN, IBAD, STF4P, etc., e esquerda que, quando não se está autodestruindo, está à cata de “governabilidade”. Como se não conhecesse a ‘síndrome do escorpião’.

Saudações “O Pré-Sal É Do Povo Brasileiro; Vamos Enfrentar Os Golpistas E Defender A PetroBrás; o MPF (Ministério da Política dos Fuleiragens), é o braço judicial da Casa Grande“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Urbano

Repetem porque os fascistas da oposição ao Brasil não são lá muito de pensarem, não. Suas únicas competências são a rapinagem e a sabotagem. A última vez que conseguiram pensar foi quando da criação de seus quatro poderes fascistas, que providenciam toda a blindagem da girândola de crimes cometidos pela facção contra os três Poderes da República e, por conseguinte, contra toda a Nação brasileira.

Urbano

O ódio nutrido pelos que fazem oposição ao Brasil ao senhor Waldir Pires, deve ser mais em decorrência da magnanimidade humana e da inteireza do caráter dele. E mais: tudo isso e sem perder a simplicidade do seu ‘SER’…

Julio Silveira

Infelizmente parece que o Brasil e seu povo se transformaram numa grande carniça onde as moscas proliferam. De uma geração a outra, abundante carniça onde vão deixando seus ovos para se tranformarem nas moscas da proxima geração.

Afonso Guedes

Homem de grande valor. Parte importante da história recente de nosso país.

Deixe seu comentário

Leia também