Wadih Damous, exclusivo: Globo e instituições protagonistas na violação da Constituição tentarão a saída por cima

Tempo de leitura: 3 min

Diretas Já x indiretas, a guerra que vai decidir o futuro do Brasil

por Wadih Damous, especial para o Viomundo

Pilhado em flagrante no delito mais escandaloso na história da República, ao negociar propina para calar o boca de um notório bandido encarcerado, o chefe da quadrilha golpista Michel Temer perdeu quaisquer condições de continuar ocupando de forma ilegítima a presidência da República.

Diante da gravidade da denúncia, devidamente gravada por um dos donos da JBS, Temer tenta ganhar tempo emitindo uma nota patética, negando o diálogo criminoso. A negativa, porém, terá efeito bumerangue, pois a qualquer momento o áudio que joga uma pá de cal no governo deve ser divulgado.

O quadrilheiro-mor certamente está atordoado pelo impacto da bomba atômica que veio a público na noite desta quarta-feira, 17 de maio, data já com direito a lugar cativo na história.

Ao longo da madrugada, Temer acumulou motivos de sobra para não conciliar o sono: seu principal pilar de sustentação, a Globo, não para de emitir sinais de que o abandonou à própria sorte e a base aliada golpista pede sua renúncia, no que é acompanhada até por organizações fascistas que emularam o golpe.

Ao amanhecer, mais dissabores para o conspirador que roubou a cadeira presidencial: busca e apreensão nos endereços do senador Aécio Neves, seu sócio de primeira hora na aventura golpista, suspensão do mandato do senador pelo STF e a prisão de Andrea Neves.

O governo Temer acabou. Mas o fim desse pesadelo significa o início de uma batalha de vida ou morte para a causa da democracia.

De um lado, a Globo, os seus parceiros do monopólio midiático, a base parlamentar golpista e as instituições do estado manchadas pelo protagonismo na ruptura da ordem constitucional de tudo farão para que a substituição de Temer se dê via eleição indireta, no Congresso Nacional.

Os verdugos da democracia insistirão na tese de que essa é a previsão constitucional para os casos de afastamento do presidente e do vice, desde que o mandato esteja na sua segunda metade como agora.

Essa solução por cima não será aceita pelo povo brasileiro, que, segundo todas as pesquisas, apoia por esmagadora maioria a eleição direta para presidente.

Ante a crise sem fim que os golpistas nos legaram, com o esfacelamento das instituições, a destruição da economia, a entrega das nossas riquezas e a ofensiva contra os direitos trabalhistas, previdenciários e civilizatórios, a única saída é a devolução da soberania popular aos brasileiros e brasileiras. A revolta das pessoas e a atmosfera das ruas apontam para a possibilidade concreta de reeditarmos em 2017 e campanha épica por Diretas Já de 23 anos atrás.

Vamos o ocupar o Brasil. Não aceitaremos nenhum arranjo que não passe pelo consulta ao povo. Só ele pode reconstruir o pacto republicano rasgado pelo golpe de estado.

Existe uma emenda de autoria do deputado Miro Teixeira que vem a calhar. Essa proposta, que já tramita há tempos na Câmara, muda o texto constitucional ao prever eleição direta para casos idênticos ao atual.

Enquanto isso, cabe a nós, parlamentares da oposição, impedir a todo custo que as contrarreformas sejam votadas no Congresso. Venceremos !

Wadih Damous, deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ

Leia também:

Há dois dias, Zezé Perrella denunciava a corrupção de Lula; leia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JoãoP

Muito bem, Deputado! Até aqueles que apoiaram o golpe precisam refletir sobre a gravidade de um arranjo entre esse Congresso que está ai e grupos poderosos que estão acabando com o patrimônio nacional. Desse conluio não sairá nada a favor de um país melhor. Vamos juntos para rua exigir uma eleição direta. Apenas o eleitor tem autoridade para decidir quem será Presidente. Diretas já!

Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto

Sem dúvida, meu caro jurisconsulto. Sábias e oportunas palavras: “Não aceitaremos nenhum arranjo que não passe pela consulta ao povo”. Sem dúvida que a Grobo está arquitetando uma maneira de sair bem na fotografia, da mesma forma que tenta hoje inculcar nas mentes dos que não viveram 64, que apoiaram “equivocadamente” e “editorialmente” o asqueroso golpe da gorilada, mas que hoje são francamente pela Democracia.(E pela Constituição, já que estamos na segunda metade do mandato, a solução é uma eleição indireta de uma daquelas jóias que reluzem no Congresso). Nada disso, ela tem tudo a ver, como têm tudo a ver suas “co-irmãs” (Veja, Isto É, Estadão,Folha) o Congresso, o Judiciário, e sobretudo os adolescentes histéricos e fascistóides da Lava Jato.É hora de colocar tudo em pratos limpos.

Deixe seu comentário

Leia também