Vox Populi: Dilma abre 13 pontos sobre Marina e vira no 2º turno

Tempo de leitura: 2 min

Vox Popoli

VoxPopuli / CartaCapital: Dilma abre 13 pontos sobre Marina

Petista tem 38%, contra 25% de Marina Silva e 17% de Aécio Neves. No segundo turno, Dilma passa a liderar numericamente

por Redação de Carta Capital

A presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, abriu 13 pontos de vantagem sobre Marina Silva (PSB) na disputa presidencial, segundo a nova rodada da pesquisa Vox Populi / CartaCapital. Dilma tem 38% das intenções de voto, contra 25% de Marina e 17% do terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB). O Pastor Everaldo (PSC) tem 1% dos votos, enquanto os outros candidatos não pontuaram.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada no dia 10, Dilma oscilou dois pontos para cima, de 36% para 38%, enquanto Marina caiu três –subiu de 28% para 25%. Assim como Dilma, Aécio também oscilou para cima dentro da margem de erro: foi de 15% para 17%. O número de eleitores indecisos variou de 13% para 11%, e o de votos nulos e em branco permaneceu inalterado, em 7%.

Na simulação de segundo turno, o empate técnico persiste, mas Dilma aparece numericamente à frente de Marina. A petista foi de 41% para 42%, enquanto a candidata do PSB passou de 42% para 41%. Em um eventual segundo turno com Aécio Neves, Dilma foi de 44% para 45% dos votos, enquanto o tucano foi de 36% para 37%.

O Vox Populi entrevistou 2 mil eleitores em 147 municípios de todas as regiões do País entre 23 e 24 de setembro. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00757/2014, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Marat

Ah, Marina, você que se pintou de vermelho e azul, um recadinho: Não precisamos de mais Monikas Lewinskins, já as temos em grande quantidade!

Marat

Agora que o PT terá direito de resposta e as pesquisas estão mostrando Dilma mais forte, será que a farra da “margem de erro (erro ou malandragem?” vai acabar?

MAAR

Dado que o uso da propaganda subliminar contida na profusão de pesquisas eleitorais divulgadas prossegue num crescendo, é importante reiterar os aspectos que demonstram a necessidade de avaliar com a devida ponderação os resultados veiculados.

O aspecto mais relevante de tal ponderação deriva do fato de que os resultados obtidos em qualquer pesquisa de opinião variam fortemente em função dos locais pesquisados.

Decorre que é preciso não perder de vista que uma pesquisa como esta de que trata o artigo em tela apresenta resultados colhidos em apenas 12 das 27 unidades federativas que compõem a República do Brasil. E, os dados exibidos acima mostram o quanto as preferências do eleitorado variam de um estado para outro.

Portanto, não é difícil entender que é muito fácil influenciar os resultados da média nacional através da simples seleção dos estados incluídos na pesquisa.

Este mesmo fenômeno, da grande variação das preferências do eleitorado de um estado para outro, ocorre também entre os diferentes municípios. E os institutos de pesquisa conhecem, com base em amplo histórico de pesquisas anteriores, a distribuição das preferências em cada estado e município.

Então, resulta evidente que a seleção intencional de estados e municípios pode influenciar os resultados de uma pesquisa, para induzir a aparente verificação de uma pseudo “tendência” do eleitorado.

Além disso, muito provavelmente os dados colhidos na maioria das pesquisas eleitorais refletem resultados relativos a parcelas da população que frequenta locais de mais fácil acesso, e áreas mais centrais de cada localidade. Isto implica no fato de que as pesquisas tendem a captar em menor escala a opinião de parcelas da população cuja presença é menos frequente nos locais mais acessíveis para os entrevistadores.

Por outro lado, é importante observar que, nas pesquisas divulgadas cotidianamente, há sempre mais estados mais bem localizados e com perfil mais desenvolvido, do que o contrário. E certamente o mesmo ocorre em relação aos municípios pesquisados, e também às áreas pesquisadas em cada município.

Portanto, as conclusões que deve ser extraídas das ponderações ora expendidas são óbvias. Visto que a preferência do eleitorado pela reeleição se mostra mais predominante em áreas menos desenvolvidas e menos acessíveis, a conclusão inescapável é no sentido de que os resultados das urnas deverão ser muito mais favoráveis à candidatura petista do que sugerem os resultados das pesquisas divulgadas com extenuante frequência. E isto resulta das metodologias de pesquisa utilizadas.

Para encerrar, cabe reiterar que não constitui nenhuma novidade o uso de pesquisas dirigidas para fins de propaganda eleitoral subliminar, donde a percepção de que todo este alarde midiático compõe um teatro de factóides.

Todavia, de tudo isso, o mais importante é estimular a militância dos defensores da reeleição, para prosseguirmos na promoção de uma campanha limpa, pautada pelo debate objetivo das questões mais relevantes, referentes ao significado e às implicações da trajetória histórica de cada um dos candidatos à presidência, e dos respectivos grupos políticos e econômicos que apoiam cada candidatura, bem como na evidenciação das realizações e propostas de governo. E vamos, assim, redobrar os esforços, mais e mais, para garantir o sucesso da reeleição no primeiro turno.

FrancoAtirador

.
.
Vazou o DataFrias!

Conforme o Otavinho, Aério Naves

ultrapassou MariNéca no 2º Turno

e vence Dilma Vana no 3º Turno.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O DataFrias

    é o Viagra

    do Aébrio.
    .
    .

    Francisco

    Rsrsrs!

    É bom mesmo Dilma mexer nos monopólios de mídia, na verdade, os eleitos trabalhistas passam, pos ano, por 365 turnos…

Romanelli

pra variar, acho que o nível do debate esta muito baixo ..aliás, nem há debate ..sequer conseguimos ver diferenças

Dum lado temos um governo FRACO, cheio de erros, se negando a fazer o mea culpa, vivendo do passado de 8 anos atrás ..doutro lado uma oposição que sequer sabe dizer pra que vem, ou pq quer voltar

desta pra ultima pesquisa Dilma subiu 6% ..Marina caiu 11% ..Aécio subiu 20% ..se assim parece que Dilma não passa dos 40% no 1o turno ..Por isso acho que terá um 2o turno ..e por enquanto ainda há espaço pra duvida

será que será com Aécio, ou com Marina ? ..se ela cair o que caiu, e se ele subir o que subiu, esta quase empatado

Messias Franca de Macedo

Feira de Santana virou Dilma! O Sertão/agreste baiano virou mar!

Hoje (25/09/2014), procedente diretamente dos EUA, a Magnífica presidente Dilma Rousseff esteve em Feira de Santana, Bahia, participando de uma caminhada pelo centro da cidade, seguida de um comício! Um “mundaréu” de gente acompanhou e se emocionou com a presidente Dilma! Jovens, intelectuais, moradores do campo, pessoas idosas… Irmanados num grito uníssono de esperança, fé e gratidão: “É Dilma, de novo, com a força do povo!”

Viva o sapiente, generoso, leal, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!

BRASIL – em homenagem ao [eterno] presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff, A Magnífica!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/09/25/dilma-aumenta-vantagem-na-bahia-para-quase-30-pontos/#sthash.GTt9GHCu.dpuf

Messias Franca de Macedo

O ESTADO DO CEARÁ DESMORALIZA O CANTOR FAGNER! Que vergonha, hein Fagner, trair as suas origens?!

############

(…)
No Ceará, as intenções de voto da candidata Dilma Rousseff, em busca da reeleição, crescem de 56% para 61%. Já Marina Silva registrou uma queda de 6 pontos percentuais e apresenta hoje 19% das menções. O tucano Aécio Neves é mencionado por 7% dos entrevistados, oscilação de 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior. Os entrevistados com intenção de votar em branco ou anular o voto são 4% e os indecisos 6%.
Na pergunta espontânea, aumenta de 48% para 57% os entrevistados que declaram intenção de votar pela reeleição de Dilma. Marina Silva é lembrada por 15% e Aécio Neves tem 5% das menções. Não sabem ou preferem não responder esta pergunta 17% dos eleitores e as intenções de voto em branco ou nulo totalizam 4%.
(…)

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/politica/percentuais-mantem-dilma-e-tasso-liderando-1.1108683

##############

Viva o leal, consciente, impávido e honesto povo trabalhador cearense!

Viva o verdadeiro BRASIL!

    Messias Franca de Macedo

    Dilma aumenta vantagem na Bahia para quase 30 pontos

    Por Miguel do Rosário, postado em setembro 25th, 2014

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/25/dilma-aumenta-vantagem-na-bahia-para-quase-30-pontos/comment-page-1/#comment-48219

    FrancoAtirador

    .
    .
    BAHIA (4º MAIOR COLÉGIO ELEITORAL DO BRASIL)

    ESPONTÂNEA

    Espontaneamente, sem a apresentação dos nomes dos candidatos,

    DILMA VANA cresce 3% em relação à pesquisa anterior
    e aparece com 46% das intenções de voto.

    Já Marina Silva oscila 1% para menos
    e é mencionada por 21% dos eleitores do Estado.

    Aécio oscila 2% para mais (de 8% para 10%).

    15% dos eleitores baianos não sabem
    ou preferem não responder sua intenção de voto

    e 8% declaram intenção de votar em branco ou anular o voto.
    .
    .
    Estimulada

    Mais da metade dos entrevistados (52%) declara a intenção
    de votar em Dilma (PT) – na pesquisa anterior eram 50%.

    A candidata pelo PSB, Marina Silva, caiu 5%
    em relação à pesquisa passada, mas mantém o segundo lugar,
    com 23% das menções.

    Aécio Neves (PSDB) oscila 2% para mais
    e tem agora 11% das intenções de voto.

    A soma de eleitores com intenção de votar
    em branco ou anular o voto mantém-se em 6%

    e indecisos atingem 7% (oscilação de 2% para mais).
    .
    .
    Tudo isso sem considerar as ‘variações’

    da conhecida margem de erro do Globope.
    .
    .

Leo

O que não falta nesse país são pessimildos

Leo

Recessão??? Com emprego a 5%, renda aumentando? Tem gente que acredita em tudo mesmo.

Leo

Demorou… quem não se deixa fazer lavagem celebral midiática vota dilma… graças a Deus é maioria, o Brasil tá acordando

FrancoAtirador

.
.
FINALMENTE, MÍDIA BANDIDA É CONDENADA POR OFENSA À HONRA E À IMAGEM

JUSTIÇA ELEITORAL CONCEDE DIREITO DE RESPOSTA AO PT E À DILMA VANA

EM UMA PÁGINA INTEIRA DA REVISTA VEJA/ABRIL/NASPERS/FOX DE SÁBADO.

25 de setembro de 2014 – 22h14
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

TSE concede direito de resposta
à coligação de Dilma e PT
na revista Veja

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou,

nesta noite (25), procedente representação e concedeu direito de resposta

à coligação “Com a Força do Povo” e ao Partido dos Trabalhadores (PT)

em uma página na próxima edição da revista Veja, publicada pela Editora Abril.

Os ministros entenderam que, na edição de 17 de setembro,

a Veja ofendeu a honra do PT ao afirmar, sem comprovação na reportagem,

que a legenda teria supostamente pago propina em dólares a um eventual chantagista
para se calar e evitar um escândalo que poderia afetar a disputa eleitoral deste ano.

Ao examinar a representação, o Plenário do TSE julgou
que a matéria ‘O PT sob Chantagem’, que recebeu a chamada de capa
‘O PT paga Chantagistas para Escapar do Escândalo da Petrobras’,

extrapolou os limites da crítica ácida, ofendendo a imagem do partido.

Em trecho da reportagem, a revista informou inclusive que os dólares fotografados
e que compunham uma ilustração da matéria teriam sido parte dos utilizados
para o pagamento da suposta propina.

“Se aquele que supostamente recebeu os dólares não quis se manifestar,
de que forma a representada [a revista Veja] conseguiu a fotografia das cédulas
que, taxativamente, afirmou terem sido utilizadas para pagamento da chantagem?
A revista não explica”, considerou o relator, ministro Admar Gonzaga.

De acordo com o ministro, nesse contexto,

“percebe-se que a representada não trouxe elementos
consolidadores das informações e das ilustrações exibidas,
circunstância que transforma o seu conteúdo
em ofensa infundada, porquanto desconectada da trama descrita”.

Ele afirmou, portanto, que o direito de resposta era medida
que se ajustava “a tal situação de extravasamento da liberdade jornalística”.

Votos

Os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber e o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, enfatizaram, em seus votos, que o Judiciário e a Justiça Eleitoral, em particular, são fiéis defensores das liberdades de expressão, de informação e da manifestação do pensamento, como pressupostos essenciais à democracia.

“Porém, o texto publicado desborda da simples manifestação, e contém afirmações peremptórias e ofensivas que ensejam o direito de resposta”, destacou a ministra Rosa Weber.

“Acho que é equivocado contrapor o direito de resposta ao direito de liberdade de expressão. Pelo contrário, o instituto jurídico do direito de expressão, tal como plasmado na Constituição, é composto também pelo direito de resposta. É assim que está estruturada a liberdade de expressão na nossa Constituição. Direito de resposta não significa punição, não significa uma limitação à liberdade de expressão”, sustentou o ministro Teori Zavascki.

Já o ministro Dias Toffoli ressaltou que direito de resposta não afeta a liberdade de expressão ou de manifestação. “Em razão da possibilidade do exercício do direito de resposta é que o Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) têm reiteradamente derrubado a censura”. “É em exercício que faz parte da liberdade de expressão, ele não exclui essa liberdade”, disse o ministro.

Ele salientou que a legislação eleitoral proíbe a manifestação favorável ou contrária a candidatos pelos meios de comunicação social concedidos (rádio e televisão). Já os meios de comunicação de caráter impresso, lembrou Toffoli, podem pela legislação apoiar ou rejeitar claramente candidato, dando suas razões, por meio, inclusive, de editorial.

“O que não é permitido é ir para a calúnia, é ir para algo que não se sabe até que ponto é ou não verdadeiro. E não há manifestação de comprovação desses fatos. De tal sorte, que realmente [a reportagem de Veja] transbordou para a ofensa” afirmou o ministro.

Outro pedido

Em outra representação, o Plenário julgou, por unanimidade, improcedente o pedido de direito de resposta feito pela coligação Com a Força do Povo, pela candidata Dilma Rousseff e o PT também contra a revista Veja.

No caso, o direito foi requisitado porque a revista veiculou matéria, também na edição do dia 17 de setembro deste ano, com o título de capa “A Fúria contra Marina: Nunca antes neste país se usou de tanta mentira e difamação para atacar um adversário como faz agora o PT”.

De acordo com o voto do relator, ministro Admar Gonzaga, a matéria comenta as propagandas veiculadas no horário eleitoral gratuito, quando haveria ataque demasiado à candidata Marina Silva. No caso, segundo o ministro, “não houve o extrapolamento da liberdade de informação”.

Processos relacionados: Rp. 131217 e 131302

(http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Setembro/tse-concede-direito-de-resposta-a-coligacao-de-dilma-e-pt-na-revista-veja)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Giro pelo BraSil

RIO GRANDE DO NORTE

PRESIDENTE

DILMA VANA (PT) ULTRAPASSA OS 50%

em todas as Sondagens Eleitorais.

MariNéca (ITAÚ) não chega a 20%.

Aério Naves (PSDB) não passa de 5%.
.
.
SENADO FEDERAL

FATIMA BEZERRA (PT) = 38,2%

Wilma de Faria (PSB) = 27,3%
.
.
GOVERNADOR

Robinson Faria/Fabio Dantas (55) = 31,2% [em alta]
(PSD/PCdoB/PT/PTdoB/PP/PEN/PRTB/PTC)

Coroné Henrique Alves/João Maia = 34% [em baixa]
(PMDB/PR/PSB/PROS/PDT/SDD/PSC/PTB/PPS/PHS/PSDB/PSDC/PRB/PTN/PV/PMN/PRP)
[com apoio do Coroné Agripino (DEM)]
.
.
(http://www.brasilpost.com.br/emanuel-neri/novas-pesquisas-apontam-risco-de-henrique-alves_b_5863256.html)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Últimas Enquetes

    ESTADOS DE 4 REGIÕES

    NORDESTE (PE, CE e BA)
    SUDESTE (exceto ES)
    SUL(exceto PR)
    CENTRO-OESTE

    (http://imgur.com/6Dkud49)
    i.imgur.com/6Dkud49.jpg
    .
    .

Elias

A insistência de empate técnico no segundo turno não passa de um laboratório para influenciar eleitores guiados por pequisas. Eu acredito em pesquisas. E tenho dito em vários comentários aqui no Viomundo que a candidatura vencedora no primeiro turno, será vencedora no segundo. É uma intuição sem embasamento científico. Tirei esse coelho da cartola ao buscar eleições passadas. E nunca houve um candidato que venceu no primeiro turno e perdeu no segundo. Pelo menos em nível presidencial. Se houver segundo turno, amigos, lembrem do que eu disse dez dias antes da eleição. Marina só subirá a rampa do Palácio do Planalto se tiver mais votos em 5 de outubro. Do contrário, o Brasil seguirá, “para minha alegria”, com Dilma por mais quatro anos.

Brancaleone

Continuo firme na nova decisão. Voto na Marina- queria o Aécio, mas…
Prefiro arriscar com ela que ficar nas memsmagem petista por mais 4 anos. Quem não fez em 12, não faz em 16.

    Vinicius Garcia

    Quem não vê o progresso alcançado dos 12 anos de PT, será que verá o atraso de 4 anos que virá com Marina?

    Esquerdinha

    Realmente… Se não privatizou a Petrobrás em 12 anos não o fará nos próximos 12!

    JOACIL DA SILVA CAMBUIM

    Explique uma coisa, caro Brancaleone: se Lula não fez nada em 12 anos, como você diz, por que ele saiu com 83% de aprovação e ainda elegeu a sucessora. Por quê?

Marat

Nas páginas direitistas de nossa internet, só se fez menção de empate (nem foi dito empate técnico) no segundo turno. Para eles não haverá primeiro turno…

Mauro

Marina ignora que ações dos Governos Lula e Dilma influenciaram diretamente,nas melhorias das famílias brasileiras,atribui isto ao esforço de cada um,ora se isto fosse verdade por qual motivo estas melhorias não apareceram em Governos anteriores.Tanto Lula como Dilma reconheceram o caráter do povo brasileiro de ser trabalhador,inovador e buscou dar condições através de políticas inclusivas tanto criticadas pela oposição ate mesmo questionadas na justiça,ora Marina ignorância política ou maldade ou ainda desespero diante das pesquisa

jose

Vamos comemorar, a imbecilidade está a frente da razão

    anticolono

    Que ente provido de intelecção esse José! Deve ser incomum alguém dessa estirpe: sobre-excelente em sapiência: deve votar na verde sustentável ou no aecim do “aeroPÓrto”?!

Deixe seu comentário

Leia também