Venício Lima: A velha mídia finge que o país não mudou

Tempo de leitura: 4 min

A velha mídia finge que o país não mudou

Venício Lima*, no Observatório de Imprensa

Apesar de não haver consenso entre aqueles que estudaram o processo eleitoral de 1989 – as primeiras eleições diretas para presidente da República depois dos longos anos de regime autoritário –, é inegável que a grande mídia, sobretudo a televisão, desempenhou um papel por muitos considerado decisivo na eleição de Fernando Collor de Mello. O jovem e, até então, desconhecido governador de Alagoas emergiu no cenário político nacional como o “caçador de marajás” e contou com o apoio explícito, sobretudo, da Editora Abril e das Organizações Globo.

No final da década de 80 do século passado, o poder da grande mídia na construção daquilo que chamei de CR-P, cenário de representação da política, era formidável. A mídia tinha condições de construir um “cenário” – no jornalismo e no entretenimento – onde a política e os políticos eram representados e qualquer candidato que não se ajustasse ao CR-P dominante corria grande risco de perder as eleições. Existiam, por óbvio, CR-Ps alternativos, mas as condições de competição no “mercado” das representações simbólicas eram totalmente assimétricas.

Foi o que ocorreu, primeiro com Brizola e, depois, com Lula. Collor, ao contrário, foi ele próprio se tornando uma figura pública e projetando uma imagem nacional “ajustada” ao CR-P dominante que, por sua vez, era construído na grande mídia paralelamente a uma maciça e inteligente campanha de marketing político, com o objetivo de garantir sua vitória eleitoral [cf. Mídia: teoria e política, Perseu Abramo, 2ª. edição, 1ª. reimpressão, 2007].

2010 não é 1989

Em 2010 o país é outro, os níveis de escolaridade e renda da população são outros e, sobretudo, cerca de 65 milhões de brasileiros têm acesso à internet. A grande mídia, claro, continua a construir seu CR-P, mas ele não tem mais a dominância que alcançava 20 anos atrás. Hoje existe uma incipiente, mas sólida, mídia alternativa que se expressa, não só, mas sobretudo, na internet. E – mais importante – o eleitor brasileiro de 2010 é muito diferente daquele de 1989, que buscava informação política quase que exclusivamente na televisão.

Apesar de tudo isso, a velha mídia finge que o país não mudou.

O CR-P do pós-Lula

Instigante artigo publicado na Carta Maior por João Sicsú, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA e professor do Instituto de Economia da UFRJ, embora não seja este seu principal foco, chama a atenção para a tentativa da grande mídia de construir, no processo eleitoral de 2010, um CR-P que pode ser chamado de “pós-Lula”.

Para ler o artigo do João Sicsú, clique aqui

Ele parte da constatação de que dois projetos para o Brasil estiveram em disputa nos últimos 20 anos: o estagnacionista, que acentuou vulnerabilidades sociais e econômicas, aplicado no período 1995-2002, e o desenvolvimentista redistributivista, em andamento. Segundo Sicsú, há líderes, aliados e bases sociais que expressam essa disputa. “De um lado, estão o presidente Lula, o PT, o PC do B, alguns outros partidos políticos, intelectuais e os movimentos sociais. Do outro, estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), o PSDB, o DEM, o PPS, o PV, organismos multilaterais (o Banco Mundial e o FMI), divulgadores midiáticos de opiniões conservadoras e quase toda a mídia dirigida por megacorporações”.

O que está em disputa nas eleições deste ano, portanto, são projetos já testados, que significam continuidade ou mudança. Este seria o verdadeiro CR-P da disputa eleitoral para presidente da República.

A grande mídia, no entanto, tenta construir um CR-P do “pós-Lula”. Nele, “o que estaria aberto para a escolha seria apenas o nome do ‘administrador do condomínio Brasil’. Seria como se o ‘ônibus Brasil’ tivesse trajeto conhecido, mas seria preciso saber apenas quem seria o melhor, mais eficiente, ‘motorista’. No CR-P pós-Lula, o presidente Lula governou, acertou e errou. Mas o mais importante seria que o governo acabou e o presidente Lula não é candidato. Agora, estaríamos caminhando para uma nova fase em que não há sentido estabelecer comparações e posições (…); não caberia avaliar o governo Lula comparando-o com os seus antecessores e, também, nenhum candidato deveria (ser de) oposição ou situação (…); projetos aplicados e testados se tornam abstrações e o suposto preparo dos candidatos para ocupar o cargo de presidente se transforma em critério objetivo”.

Sicsú comenta que a tentativa da grande mídia de construir esse CR-P se revela, dentre outras, na maneira como os principais candidatos à Presidência são tratados na cobertura política. Diz ele: “a candidata Dilma é apresentada como: ‘a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata à Presidência’. Ou ‘a candidata do PT Dilma Rousseff’. Jamais (…) Dilma (é apresentada) como a candidata do governo (…)”. Por outro lado, “Serra e Marina não são apresentados como candidatos da oposição, mas sim como candidatos dos seus respectivos partidos políticos. Curioso é que esses mesmos veículos de comunicação, quando tratam, por exemplo, das eleições na Colômbia, se referem a candidatos do governo e da oposição”.

Novos tempos

Muita água ainda vai rolar antes do dia das eleições. Sempre haverá uma importante margem de imprevisibilidade em qualquer processo eleitoral. Se levarmos em conta, no entanto, o que aconteceu nas eleições de 2006, o poder que a grande mídia tradicional tem hoje de construir um CR-P dominante não chega nem perto daquele que teve há 20 anos. E, claro, um tal CR-P não significaria a eleição garantida de nenhum candidato (a).

O país realmente mudou. A velha mídia, todavia, insiste em “fazer de conta” que tudo continua como antes e seu poder permanece o mesmo de 1989. Aparentemente, ainda não se convenceu de que os tempos são outros.

*Venício A. de Lima é professor titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor, dentre outros, de Liberdade de Expressão vs. Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia, Publisher, 2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gildo Araújo

"O sistema de concessões e de funcionamento da televisão no Brasil é o produto de um conluio ente o estado e a iniciativa privada, cheio de regras secretas, barganhas e pressões políticas que se superpõem às pressões do mercado, com o IBOPE reinando como Deus. É um sistema perverso de controle da informação e da publicidade – com larga participação do Estado – que estende seus braços aos estados, onde as oligarquias locais compram concessões de repetidoras que são sinônimos imediato de poder poder político e econômico."

Afirmações do cineasta carioca Eduardo Coutinho em 1992.

Se o sistema é tão perverso, porquê será que o Presidente Lula da Silva não fez nenhum esforço para mudar este sistema. O pior de tudo é existir pessoas que acreditam que o governo petista significa mudanças, ledo engano.

Serra, o acarajé, Pernambuco e a falsidade ideológica | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] João Sicsú trata disso brilhantemente em um artigo que o Viomundo publicou. O professor Venício Lima fez considerações importantes sobre o artigo, que também publicamos, aqui. […]

Armando do Prado

A velha mídia apenas tenta preservar seus interesses, ainda que escoando pelo ralo do esgoto.

Samir

Acredito não existir mais este papo de Direita e Esquerda, o que temos hoje é quem está focado no Povo ou Quem está focado nos mais afortunados. Sabemos que quem tem, não quer dividir e isto é histórico. Alguns roubaram para ter, mas não querem devolver, alguns conseguiram por méritos, outros receberam de graça. Agora os desafortunados, que almejam ter poder um dia vêem num semelhante esta possibilidade e por isto Serra está com um problemão para defender os que tem muito e não querem dar Bolsa Esmola (Discurso do PSDB). Sei lá, acredito que isto nunca vai acabar.

Helcid

Azenha, isto tem que ser postado, por gentileza: a “procuradora qualquer” faz vista grossa quando é o Serra:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/denuncia

Apresentação tardia de mídia que comprovaria propaganda antecipada acarreta no arquivamento de representação contra José Serra

“O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou o arquivamento de uma representação apresentada pelo Ministério Público eleitoral contra o candidato José Serra e o PSDB-SP, por propaganda eleitoral antecipada em inserções regionais do partido, veiculadas no rádio e televisão, no estado de São Paulo, no dia 29 de março.

Ao decidir pelo arquivamento, sem analisar o mérito da representação, o ministro Joelson dias ressaltou que “a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral já afirmou que é indispensável à propositura das representações em que se alega ‘invasão’ de propaganda no horário eleitoral gratuito que se traga, com a inicial, registro de áudio e vídeo”.

Salientou ainda que a apresentação da prova (registro do áudio e vídeo) deve ser feita juntamente com a petição inicial da representação, “considerando a celeridade que pauta o ritmo das representações”.

“A sua eventual produção (mídia da inserção) posterior ficaria restrita à hipótese em que comprovada que a prova não pode ser apresentada com a inicial da representação. Mas esse não é o caso dos autos, em que o Ministério Público, no próprio texto de sua representação, faz menção expressa à mídia que teria sido acostada à inicial, que, em verdade, não o foi”, relatou o ministro ao informar que, nem posteriormente, quando apresentou a prova de forma tardia, o MPE expôs os motivos que teriam impossibilitado a sua realização no momento adequado.

O ministro Joelson Dias finalizou sua decisão ressaltando que sem a apresentação da mídia junto com a inicial, “não seria possível aferir em toda a sua plenitude o contexto em que se deram os fatos” no tocante às inserções veiculadas pelo PSDB-SP.

Promoção pessoal

Para o MPE, José Serra “utilizou-se das inserções partidárias do PSDB para personificar e enaltecer suas supostas realizações, quando exerceu cargo de Ministro junto ao Governo Federal e quando exerceu o Governo do Estado de São Paulo”.

isso tem que ser denunciado !!

Helcid

gente, vamos dar risada?? vejam a anedota aí abaixo:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-folha-

Da Folha

Folha reafirma princípios editoriais

Projeto Editorial determina jornalismo crítico, plural, apartidário e moderno, compromisso firmado desde 1984

A Folha não apoia nenhuma candidatura; parâmetros ajudam a fazer cobertura isenta, sem deixar de ser crítica

DE SÃO PAULO

Em 1984, ao lançar seu primeiro Projeto Editorial, a Folha cristalizou no "Manual da Redação" a opção por um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno, que deveria ser feito com "intransigência técnica".
A última versão do projeto, divulgada em 17 de agosto de 1997, está reproduzida na atual edição do manual e reafirma o compromisso da Folha com aqueles quatro princípios editoriais.
O texto do "Manual da Redação" afirma: "Tais valores adquiriram a característica doutrinária que está impregnada na personalidade do jornal e que ajudou a moldar o estilo brasileiro da imprensa nas últimas décadas".
A cobertura eleitoral deste ano, assim, não poderia fugir desse script.
Diferentemente do que ocorre em jornais de outros países -como nos Estados Unidos, onde o "New York Times" publicou o editorial "Barack Obama para presidente"-, a Folha não apoia nenhuma candidatura.
Em um ambiente político polarizado, princípios editoriais bem definidos tornam-se balizas que ajudam o jornal a manter-se equidistante das campanhas, fazendo uma cobertura isenta sem perder o tom crítico.
A atual versão do Projeto Editorial atualizou aqueles princípios à luz das transformações ocorridas durante a década de 90 "na política, na economia, nas ideias".
Assim, a disposição crítica do jornal deveria tornar-se mais refinada e aguda, num cenário em que "o debate técnico substituiu, em boa medida, o debate ideológico".
Do ponto de vista da política, o "Manual da Redação" determina um jornalismo "crítico em relação a todos os partidos políticos, governos, grupos, tendências ideológicas e acontecimentos".
O pluralismo, por sua vez, não poderia resumir-se na busca formal pelo "outro lado". Deveria, mais que isso, "renovar-se na busca de uma compreensão mais autêntica das várias facetas implicadas no episódio jornalístico".
O verbete "pluralismo" do manual estabelece que "todas as tendências ideológicas expressivas da sociedade devem estar representadas no jornal".
E a atitude apartidária, que "obriga a um tratamento distanciado em relação às correntes de interesse", não poderia ser "álibi para uma neutralidade acomodada".
Segundo Suzana Singer, ombudsman da Folha, a existência desses parâmetros bem estabelecidos é fundamental para guiar a cobertura eleitoral.
De acordo com ela, o jornal até agora tem seguido esses princípios. Ainda assim, Singer afirma que recebe reclamações dos leitores.
"A maioria das reclamações políticas que recebo é sobre uma suposta proteção ao candidato do PSDB. Mas tem muita gente que acha o contrário, que a Folha é petista", diz ela.

tsc, tsc, tsc…

Roberto

Denúncia inepta de Cureau livra Serra no TSE
Enviado por luisnassif, dom, 18/07/2010 – 09:09
Por IV Avatar do Rio Meia Pon…

Olhem isso aqui que acabou de sair no portal do TSE comprovando que, quando se trata de rigor contra Serra o MPE da Dra. Cureau costuma "se esquecer" de juntar as provas contra o candidato, ou seja, os vídeos e áudios comprovando o crime do tucano-demo. A conferir:

Apresentação tardia de mídia que comprovaria propaganda antecipada acarreta no arquivamento de representação contra José Serra

"O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou o arquivamento de uma representação apresentada pelo Ministério Público eleitoral contra o candidato José Serra e o PSDB-SP, por propaganda eleitoral antecipada em inserções regionais do partido, veiculadas no rádio e televisão, no estado de São Paulo, no dia 29 de março.

Ed.

Acho que a alternância de poder, no longo prazo, é saudável
Mas neste país, esta alternância, de verdade, nunca houve! ("nunca dantes"…)
O que há agora é o primeiro governo, eleito, de esquerda (responsável), mostrando que ela também (ou principalmente) pode dar resultados positivos (e como!), e por isso foi reeleito (quem mandou rabiscar a constituição em favor de FHC?!)
Agora, continuando a amadurecer, poderemos ter um governo de esquerda responsável PASSANDO o bastão para OUTRO também de esquerda responsável. Ou seja, inéditismo 3 vezes! Isto sim É maturidade!
Daqui a 4 ou 8 anos, que venham revezar! Mas que mostrem a que vêm, antes!…

Ismar Curi

O caso é que, esse quadro pode ser a demonstração cabal dessa tese da crise neo-liberal. Voltando ao problema de se compreender a posição direitista no projeto político nacional, seria possível afirmar que ela hoje é como um antípoda daquilo em que se transformou a esquerda após a queda do Muro de Berlim, e convenhamos, a esquerda de hoje é apenas uma sombra do que já fora, tanto em relação a um projeto do tipo pós-capitalista, quanto propriamente do vigor cultural que gozava naqueles idos. Dito isso, poderíamos desviar nossa crítica para um outro campo de açoes políticas daquilo que já foi intitulada de terceira via, e que teria sido levado de roldão junto com as idéias do socialismo real com a queda do muro e na sequência a implantação das teses neo-liberais.

Ismar Curi

(continuação) Eu tenho um parecer diferente, porém, converge para a mesma direção, qual seja, o fim do projeto político neo-liberal. Lembremo-nos do que disse Lula a pouco tempo atrás, quando a eleição do Zé Serra era dada como certa, – "não teremos candidatos de direita nas eleições presidendiciais no Brasil". Pois é verdade, tome-se o quadro por inteiro, mesmo considerando os nanicos, temos muitos candidatos evidentemente de esquerda, e nenhum, absolutamente nenhum se proclamando de direita. Claro, que há candidatos da direita, isto é, apoiados, ou, nos quais ela a direita se apóia. E, aí teremos um candidato que todos sabemos que é o Zé Serra, a contra-gosto de ambas as partes, também disso todo mundo sabe, tanto o candidato quanto a direita tem desconfianças mútuas.

Fabiano

Com relação ao comportamento da procuradora Serrista Sandra Curreau, todos podem se manifestar:
Qualquer cidadão ou entidade pode se dirigir ao Conselho Nacional do Ministério Público para fazer reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares. As reclamações devem ser feitas por escrito diretamente ao CNMP, por fax, ou mesmo por e-mail, no endereço [email protected]

Milton Hayek

O PRESIDENTE DA SIP É UM ANTICASTRISTA QUE COME DINHEIRO DOS EUA:

http://www.tijolaco.com/?p=20440

Os barões da mídia detestam quem não se ajoelha

O Estado de S. Paulo publica hoje uma matéria que é um escárnio contra o nosso país. Um cidadão chamado Alejandro Aguirre, presidente da Sociedade Interamericana de (Empresas de) Imprensa, investiu desrespeitosamente contra o Presidente da República, chamando-o de “falso democrata” e dizendo que a liberdade de imprensa no Brasil está ameaçada.
Diz o jornal que o presidente da SIP “incluiu o governo Lula na lista dos que “atacam” os meios de comunicação, composta originalmente pelas administrações de Hugo Chávez, da Venezuela; de Cristina Kirchner, da Argentina; de Rafael Correa, do Equador; de Evo Morales, da Bolívia; de Daniel Ortega, da Nicarágua, e de Porfírio Lobo, de Honduras. “Esses governos usaram leis no Congresso, ameaças, subornos, publicidade oficial, atos judiciais sumamente arbitrários. Esses fatos são públicos”, declarou.
Este cidadão, maliciosamente, tenta envolver Lula com o veto judicial sofrido pelo Estadão em relação a notícias sobre o caso Fernando Sarney, filho do ex-presidente. Independente de eu ter horror político a Sarney, há uma decisão judicial, que nada tem a ver com o Poder Executivo. Engraçado é que se Lula criticasse o Judiciário pela decisão, ia ser chamado de ditador por não respeitar a Justiça, a mesma justiça que a toda hora o está multando até por pensar em falar o nome de Dilma Rousseff.
Os empresários da mídia não se conformam em haver governantes que não se ajoelham diante dos seus desígnios. O Itamaraty deve, imediatamente, tomar as providências cabíveis e em relação a este sujeitinho. Eu, pelo menos, vou fazer a minha, apresentando um protesto formal na Câmara dos Deputados contra este pretensioso empresário, que deveria é explicar por que, segundo a BBC, a editora de opinião do jornal Diario de Las Americas, do qual é dirigente, foi acusada de receber dinheiro do Governo americano para fazer propaganda anticastrista.

Milton Hayek

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6

17 de Julho de 2010 – 14h49
Jornalismo online impõe agenda da grande imprensa
O site Mediapart, de Edwy Plenel, ex-diretor de redação do Le Monde, tem provado que um jornal online pode ser tão eficaz (ou mais) quanto os grandes jornais da imprensa tradicional quando se trata de fazer jornalismo investigativo. Depois de ter revelado gravações secretas feitas pelo ex-mordomo da dona da L’Oréal, Liliane Bettencourt, quase todo dia o site tem matérias exclusivas sobre o escândalo que sacode a França há algumas semanas.

Por Leneide Duarte-Plon, para o Observatório da Imprensa

Joelma

no final das contas tanto faz mesmo, ninguém resolve o que rpecisa ser resolvido, e ficamos cada vez mais tecnocratas!

IV Avatar

Segue link onde consta email do Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, que tem competência para enquadrar Sandra Cureau dentro da lei, acabei de enviar mensagens para a secretaria do CNMP e para o próprio corregedor geral do CNMP
Envie vc também sua denúncia
http://www.advivo.com.br/node/

Helcid

O Weden matou a charada !! vejam só:

Por Weden – http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/mme-cure

Convenhamos. A procuradora eleitoral Sandra Cureau é, no mínimo, uma personagem folclórica. Trago um exemplo fictício, e depois sigo com o exemplo da vida real nos ofertado pela procuradora.
Joana chega para Maria e reclama: "Maria, você não deveria falar sobre o quanto Pedro é desonesto"
Ora, o que Joana disse foi: [Pedro é desonesto] [Você não deveria falar sobre].
Lula fez algo parecido há dias: desculpou-se por ter elogiado Dilma em discurso, fazendo novo elogio.
Traduzindo a estratégia de Lula teríamos: [Nunca mais direi que] [Sem Dilma, o trem bala não sairia]
A imprensa criticou o primeiro elogio de Lula a Dilma e o segundo também. Todo mundo percebeu que Lula fez uma mea culpa retórica. A procuradora Sandra Cureau também percebeu. E ameaçou Lula – e Dilma – pela enésima vez.
Logo depois, a rede informou que Alberto Goldman estava fazendo o mesmo: utilizando eventos pagos com o dinheiro do contribuinte para fazer campanha para José Serra.
A Folha de São Paulo, pautada pela rede, confirmou, quase que numa mea culpa editorial, que o governador de São Paulo citou o candidato correligionário dezenas de vezes em seus discursos.
Foram perguntar à procuradora o que ela achava disso. A resposta deve entrar para os anais das curiosidades das eleições de 2010.
Partindo do pressuposto de que a Folha transcreveu fielmente a declaração da entrevistada, a procuradora disse:
""Não pode, falando oficialmente como governador, dizer as coisas boas que Serra fez. Ele está indicando à população que Serra é a pessoa ideal para governar o país."
Desmembrando, teríamos
E1. ["Não pode, falando oficialmente, como governador dizer]"
E2. ["as coisas boas que Serra fez"]
E3. [Ele está indicando à população que]
E4. ["Serra é a pessoal ideal para governar o país"]

Os enunciados 1 e 3 trazem um alerta ao governador Alberto Goldman. Mas os enunciados 2 e 4 são reafirmações do que Alberto Goldman disse.
Seria muito diferente se a procuradora, ouvida pela Folha, dissesse que "O governador não pode, falando oficialmente, elogiar Serra em público, indicando à população a opinião dele sobre o candidato do mesmo partido"
O que a procuradora fez foi embutir um elogio a Serra numa suposta crítica ao governador. Isso é campanha. E com o dinheiro do contribuinte.
A procuradora pode ser denunciada por abuso de poder.

    Ed.

    Propaganda dissimulada do coandidato?!
    Acho que só resta a ela, como procuradora (qualquer), se autoprocessar…

Pedro

Esse tal de " Alejandro" poderia ter ficado calado, pois a opinião dele e da instituição que ele representa não interessa para a maioria dos brasileiros. Ele tambem deve ser cego, pois ainda não viu que o mundo não aceita continuar a ser capacho dos interesses americanos. O que a mídia faz no Brasil é a total banalização da liberdade de imprensa e de expressão, pois o que temos já a algum tempo é a total " libertinagem" com a expressão. Vai sentar no colo do Murdock que o senhor ganha mais.

Henderson_hds

Para presidente da SIP, governo Lula ameaça democracia

Publicidade

LEANDRA PERES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM WASHINGTON

O presidente da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), Alejandro Aguirre, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não pode ser chamado de democrático".

Segundo ele, Lula pode ser comparado a Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina) que, apesar de eleitos democraticamente, usam o governo para reduzir a liberdade de imprensa.

O "apoio moral" que o Brasil dá à ditadura em Cuba, a tentativa de aprovar leis no Congresso que limitam a liberdade de imprensa e o uso da publicidade oficial foram citados por Aguirre como sinais de fraqueza da democracia no Brasil, assim como na Argentina e no Equador.

"Temos governos que se beneficiaram das instituições democráticas, de eleições livres, e estão se beneficiando da fé e do poder que o povo neles depositou para destruir as instituições democráticas. Esses governos não podem continuar a se chamar de democráticos. Não podem seguir falando em nome de líderes democráticos do mundo porque não atuam dessa forma", disse.

Questionado se Lula faria parte do grupo de governantes, respondeu que "sim".

Aguirre também criticou Lula por não ter se pronunciado contrário à censura ao jornal "O Estado de S. Paulo", imposta pela Justiça há um ano e que proíbe a publicação de reportagens sobre a Operação Faktor, da Polícia Federal, que envolve Fernando Sarney, empresário e filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O Palácio do Planalto não comentou as críticas.

A Venezuela, disse o presidente da SIP, é o país onde mais claramente se expressa a tendência de interferência. No Equador, o Congresso discute lei que a entidade considera "bastante restritiva" à liberdade de expressão.

Além da interferência de governos, a SIP aponta a crescente violência contra jornalistas como um risco à liberdade de expressão no continente –17 jornalistas foram assassinados neste ano e 11, sequestrados.

A SIP é uma organização sem fins lucrativos composta por 1.300 jornais que define sua missão como "defender a liberdade de expressão e de imprensa em todas as Américas". A Folha é integrante da entidade.

    clemes

    A SIP é uma entidade patronal. É o PIG do PIG das Américas. Defende a liberdade de empresa e não a liberdade de imprensa. No golpe de Honduras, quando os veículos que faziam oposição foram fechados ( rádio e TV) pela polícia de Michelletti, a SIP ignorou. Fez vista grossa, apesar de ter sido cobrada. Que moral tem para falar da suposta censura em outras países? Nenhuma. A SIP é uma piada.

    Helcid

    Lula está muito bem acompanhado. Todos os presidentes citados são demonizados pela tal “direita”, que nada mais é que um punhado na tentativa de usar o Estado em seu favor e de seus amigos. O mundo mudou e eles não. O tal “imprensa livre”, vendida e anti-nacional, existe em todo mundo, especialmente a América Latina, onde as ditaduras as tinham (e as têm) como aliadas de primeira hora. Com a internet cairam no descrédito popular. A mentira não vinga. Pobre “imprensa livre…”

    Ed.

    Mais um panfleto. de quem não tem idéias opiniões e fatos relevantes para colocar.
    Jornais, revistas, tv's, rádios e portais massacrando um presidente, instituições tentando tolher sua liberdade de expressão, sem tolher a do candidato opositor (fraquinho), e vem um "Alejandro qualquer" (através de uma Shit (oops, Sheet of SP) qualquer, falar que Lula "tolhe liberdades", sejam lá quais forem (depois de sua entidade patronal fingir que não viu Honduras, etc.).
    Só PIGuinhos amestrados podem acreditar ou dar alguma importância a isso, com 40 linhas…
    Melhor dar o link e deixar algo de sua própria lavra… mas sei que isso é difícil…

Henderson_hds

Queria felicitá-los pelo enorme sucesso da empreitada de ontem. Soube que foi uma multidão tão grande que passeou pelas ruas do Rio no evento da Dilma que daria inclusive para encher 1/8 do São Januário.

Tenho de confessar: realmente, Serra não pode com isso!!!!

    Leider_Lincoln

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Deve ser dureza ser troll tucano.
    Mas tentem de novo: não é por que o público fugiu quando o candidato de vocês chegou que vocês não podem tentar ser engraçado… Que tal fazer piada com diplomas?

    Ed.

    …e chamar o Marcelo Madureira, para ficar "mais" engraçado ainda…
    Aí será "insuportavelmente engraçado".
    Haja fôlego!…

    hesspartacus

    Não esquecendo o coro de vaias que um determinado político de outro persuasão sofreu na abertura do Pan ….

    Vaias não são uma forma correta de medir a popularidade de um político. Elas acontecem a todos eles.

    Ed.

    Verdade, hespartalopithecus
    Em matéria de medir popularidade, até ibope e o datafolha servem…
    Vc está nos 3%…

    hesspartacus

    Então o que você está dizendo é que a minha aprovação aumentou de 0% para 3% em menos de 24 horas.

    Acho que isso é motivo de comemoração.

    André LB

    Com umas paráfrases aqui e ali, chego ao seguinte:

    "Um político pode ser vaiado por algumas pessoas por muito tempo ou por muitas pessoas por algum tempo, mas só o Serra é vaiado por todos o tempo todo".

    Leider_Lincoln

    Realmente, nos comícios do Serra que têm público elas acontecem muito; issoquando não surgem os gritos de "Lula" e "Dilma" para atrapalhar-lhe nas mentirinhas básicas do grande "Pai" do FAT, Seguro Desemprego, Programa de Combate a AIDS, Programa dos Genéricos…

    testa de ferro

    Então reformaram o São Januário pra ficar do tamanho do Maraca.

    E "soube" não é melhor do que "eu vi". Se tivese visto, troll, teria mais autoridade pra falar.

    Volta pro site do tio Rei.

    Marat

    Henderson, o Serra não pode mesmo, é com a verdade. Ela lhe é dolorida e inconveniente. Dai sua associação com o PIG, na coligação Unidos Pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG)

    hesspartacus

    Eu queria ir, a fim de aumentar o tamanho da multidão em dobro.

    Infelizmente eu estava ocupado reorganizando as meias no meu guarda-roupa, colocando-os em ordem alfabética.

    Ed.

    Quanto cobra por este serviço?

    hesspartacus

    Para qualquer serviço, meus honorários são R$500 por hora, a vista. Não aceito cheques, nem cartões.

    Não toque o que você não pode pagar.

    André LB

    Puxa, depois de passar dia e noite forjando dossiês e inventando notícias negativas vocês, trolls do PSDB, ainda conseguem tempo para reorganizar as meias?? Desse jeito vão ficar com olheiras iguais às do patrão!

    hesspartacus

    Se quiser que alguma coisa seja feita, peça a uma pessoa ocupada para fazê-la.

    hesspartacus

    E nunca se esqueça, como dizem os ingleses, a limpeza está próxima à divindade.

    Gerson Carneiro

    E cueca, quanto você cobra pra lavar? É por peça ou por quilo?
    Não tive tempo de lavar porque fui ao comício da Dilma e pretendo ir aos próximos.
    Você nem precisa vir buscar, antes do comício eu passo aí e deixo, e após o comício eu passo para pegar. Mas tem que tá enxutas e passadas, não aceito serviço mal feito, não.

    Ed.

    Nem com isso?
    Fraquinho mesmo!
    Como o comentário…

    Fabiano

    Olha um papagaio do PIG aí!

Cheila

O PiG não leva mais …Hoje o povo está muito mais informado e seletivo,e sabe o que deve continuar e o que deve ser mudado,e qual dos candidatos tem o melhor perfil para o Brasil atual, o país quer continuar mudando para melhor , crescendo distribuindo renda e incluindo cidadãos .O Gigante acordou …

jbmartins

Pelo que estou lendo e vendo, eu digo aquilo que ouvi da Sra. Regina Duarte, Estou com MEDO; Temos que nos preparar, o Povo tem que saber dos fatos, o golpe deles foi o laboratorio feito em Honduras.
Vamos analizar as etapas, subliminar: colocaram que Lula é igual a Chaves, Fidel, Evo e etc, tudas as noticia colocaram Lula neste patamar, contra o grande imperio(EUA), notem que agora a justiça fica batendo nas atitudes de Lula, o Golpe pode ser no Judiciario,com o argumento que Lula esta contra as Leis….. Povo abram o olho.
Acho que a diferença esta que ha quase 190 milhoes de Brasileiro que Lutaram pela a Democracia.

monge scéptico

Eles tem a cabeça dura mesmo. Acostumaram-se ao cabresto e,não sabem trilhar sem o chicote ianque
que lhes distorce a razaõ corrupta. E…é só

Mouro

Vídeo do Discurso de Lula na Cinelândia – RJ, ao lado de Dilma[youtube nxmsv21R4_k&feature=youtube_gdata http://www.youtube.com/watch?v=nxmsv21R4_k&feature=youtube_gdata youtube]

    Daniel Francelino

    Enquanto isso, uns cupinchas pagos com o dinheiro público paulista a mando de Zé Sóerra ficam falando m*** nesse forum, parabenizando de forma irônica… E o comício, ou melho, o mentirício do Zé Pedágio seria onde? No Cobacabana Palace, no Leblon, na Tijuca…?

    Ed.

    Chirico?
    Numa cantina (já foi melhor frequentada…), com 150 pessoas, contando convidados (sim, só na lista), garçons, cozinheiros, fotógrafos, repórteres, seguranças e seu séquito.
    Ah, lá dentro não chove e tem comes e bebes em boca livre.
    E quando lhe perguntaram alguma coisa, trocou olhares com Indio ( dizem que ele é "perigoso"…)
    …e…não soube responder…
    Tsk, tsk, tsk…

    André LB

    Não, Daniel. Estava ocupado mostrando o dedo médio a um ex-potencial eleitor.

    http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/07/ser

    Serra entra em atrito com manifestante no Nordeste

    Caruaru e Gravatá (PE) — O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), sentiu no Nordeste, o peso da sua alta desaprovação no eleitorado nacional. O tucano, em um concerto na igreja matriz de Gravatá, cidade do agreste pernambucano, foi recebido com vaias pelo público presente.

    Visivelmente irritado, José Serra chegou a fazer "gesto" com o dedo médio para um manifestante mais exaltado. Se não fosse a presença dos poucos jornalistas presentes, as conseqüências seriam desagradáveis, visto que seguranças da comitiva tucana foram em direção ao manifestante, com a intenção de dar-lhe um corretivo.

    Gerson Carneiro

    Segurança do Serra com intenção de dar corretivo em manifestante em pleno agreste pernambucano?

    As consequencias seriam desagradáveis para o Serra e sua comitiva. Sorte deles que não levaram adiante a investida porque senão ia juntar uma cabroeira lá e dar uma pisa no Serra e sua comitiva que não ia sobrar nem o nome. Essa eu queria ver.

Mc_SimplesAssim

Olá, Azenha e demais amigos leitores e comentaristas,

Não fosse a propaganda avassaladora em torno de dois candidatos medíocres e desconhecidos do grande público consumidor (Serra é famigerado apenas em S. Paulo e Dilma nem isso) e talvez tívessemos candidatos efetivamente preparados para a responsabilidade do cargo como, por exemplo, o ex-governador Roberto Requião do Paraná.

Obviamente depois do desastroso trabalho de FHC até mesmo meu barbeador elétrico faria melhor e Lula desfruta da boa vontade da mídia burguesa internacional.

Como nossas elites não estão dispostas a largar o osso nem pagar por seus crimes, é bastante conveniente polarizar o joguinho "democrático" entre essas duas figuras confiáveis, o Serra representando a direita raivosa e a Dilma representando a esquerda festiva light cuja candidatura foi lançada num convescote de empresários.

E para agradar os evangélicos, abre-se um espaço nas pesquisas para a canditatura eco-oportunista de Marina Silva.

Democracia conduzida sem riscos é assim: propaganda maciça e sem voto impresso para evitar surpresas desagradáveis.

Abraços

    Mel

    Do Carta maior:

    Sábado, 17 de Julho de 2010
    English | Español | Français | Português

    17/07/2010

    A esquerda e o Brasil

    Atribui-se a um importante ex-ministro da ditadura militar a afirmação de que "melhor que um dia o PT ganhe, fracasse e aí vamos ter tranquilidade para dirigir o país". Independentemente de que ele continue a pensar isso hoje ou não, o certo é que fez muito bem para o Brasil o PT ter chegado ao governo através de Lula. Não fracassou, ao contrário, mostrou extraordinária capacidade para governar e reverter a tendência estrutural mais grave que o Brasil arrastava ao longo dos séculos – a injustiça, a desigualdade, a exclusão social, marca profunda da forma que nossa história havia assumido desde a colonização, passando pela escravidão, pelos governos oligárquicos, pela ditadura militar e pelo neoliberalismo.

    Ao contrário dos maus augúrios, foi construído o governo de maior credibilidade e apoio popular, de maior credibilidade internacional, de maior capacidade de dirigir o Estado brasileiro, protegendo a economia
    dos ataques especulativos, retomando o desenvolvimento econômico, no marco de um processo de distribuição de renda e de afirmação de direitos sociais, que nunca o Brasil havia conhecido, fortalecendo e não enfraquecendo a democracia.

    Para a esquerda, governar significa, antes de tudo, desnaturalizar as injustiças, sobrepor os direitos ao mercado, fazer do Estado instrumento das grandes maiorias tradicionalmente postergadas, afirmar nossa soberania no plano externo e fazer dela alavanca para a soberania no plano interno. É não aceitar a redução do Estado a instrumento do mercado, é não aceitar a subordinação do país aos interesses das grandes potências que sempre nos submeteram ao atraso e a marginalidade, é buscar dar voz aos setores populares e não aceitar que a "opinião pública" seja formada pelas elites econômicas.

    Ao governar, a esquerda não apenas não levou o Brasil à crise e a situações de insegurança e de instabilidade, como, ao contrário, soube conduzir o país frente a pior crise econômica internacional – que ainda afeta profundamente países do centro do capitalismo e os que, na periferia, seguiram subordinados ao comando das potências que geraram a crise.

    Soube acumular reservas que servem como colchão externo e interno frente a situações de crise. Soube combinar desenvolvimento com aumento de salários, sem colocar em risco a estabilidade monetária. Soube fortalecer o Estado, para consolidar sua presença democrática, conquistando mais legitimidade para o Estado brasileiro que qualquer outro governo anterior.

    O governo também faz bem à esquerda, recorda que seus objetivos dependem da construção de alternativas de governo da sociedade como um todo, da sua capacidade de construir blocos de forças com capacidade hegemônica na sociedade. Que as alianças tem que ser feitas para fortalecer os temas estratégicos do governo. Que tem que se governar para o conjunto do pais, com prioridade para os que representam as maiorias e sempre foram relegados. Que todo projeto vencedor, triunfa porque unifica a grande maioria, porque se transforma em projeto nacional, para ser hegemônico.

    Um país que parecia ser destinado a ser governado pelas elites minoritárias, que o produziram e reproduziram como o país mais injusto, mais desigual, do continente mais inujusto e desigual, de repente vê criar-se em seu seio uma sensibilidade majoritariamente progressista, que privilegia as políticas sociais e não o ajuste fiscal, um país justo e solidário e não egoísta e mercantil. Bom para a esquerda e bom para o Brasil.

    Postado por Emir Sader às 04:43

    Vera Palmer

    Cada vez que me aparece alguém tãããão empenhado em 'ensinar' que a coisa é simplezinha, já sei: simplezinha é a cabeça do cara. Desse material se fazem toooooooooooooooodos os fascismos.
    Tudo, na msg do Mc-Simples é simples e errado. Xô!

    DILMA É O MEU TERCEIRO MANDATO. Não facilito, pq não preciso.

    Que mané "candidato mais preparado"? Quem prepararia o tal 'melhor candidato'? O Mc_Simples?!
    Quer candidato "preparado"? Vote no Serra, Mc_Simples. "Serra é preparado, autoritário e sinistro" (definição PERFEITA, do Ciro Gomes. Na mosca.)

    E que 'mídia burguesa'?! Onde, algum dia, houve mídia não burguesa?!

    Mas adorei "a candidatura eco-oportunista de Marina Silva". Essa, eu adorei. Xô, Marina Silva!

    CARLOS ADRIANO

    Acorda Mc Ferrou, em que local do Brasil o Requião é conhecido do grande público ? Só no Paraná e olha lá ! Ele não ganharia nem do seu barbeador elétrico.

    Fabio_Passos

    Como candidato do PMDB, com tempo na TV e participando dos debates… Requião não perderia de ninguém.

    "
    Os principais disputantes presidenciais esforçam-se, acotovelam-se para ver quem será eleito o mais confiável pelo mercado. Primeiro buscam o nihil obstatdo mercado, para depois angariar o voto popular.

    (…)

    Essa renúncia ao pensar, essa fuga ao debate é o melhor aliado com o que os interesses transnacionais poderiam contar. O medo, as superstições, as crendices, como se sabe, são produto da ignorância. Assim, como não se debate, como não se pensa, alguns postulados do mercado, que não passam de sofismas, de trapaça, de fraude mesmo acabam se impondo como verdade, como dogma.

    Contrapondo às máximas do mercado e sua busca alucinante pelo lucro imediato e abundante, devemos apostar na produção nacional, no mercado interno, na inovação, no de trabalho e criatividade de nossa gente. Apostar na nossa possibilidade de sermos protagonistas, condutores de nosso destino, senhores de nossa história. Longe vá temor servil.

    Contrapondo aos dependentistas, o desafio de consolidar e comandar o Bloco Sul-Americano, fazendo com que o nosso país desponte e se firme entre as grandes nações do planeta.
    "
    Roberto Requião

    Requião defende um programa para o Brasil na convenção nacional do PMDB, em Brasília http://pmdbdobrasil.com/index.php?option=com_cont

    Fabio_Passos

    Mc,
    Análise que acompanha a sua:

    Léo Lince: Serra e Dilma representam pacto de exclusão http://www.viomundo.com.br/politica/leo-lince-ser

Orlando Bernardes

A resposta do povo brasileiro virá em outubro próximo. Rede bobo não engana mais ninguém.

Dilma presidente já no primeiro turno!

Vitor

"…dois projetos para o Brasil estiveram em disputa nos últimos 20 anos: o estagnacionista, que acentuou vulnerabilidades sociais e econômicas, aplicado no período 1995-2002, e o desenvolvimentista redistributivista, em andamento."

Isto é o essencial !

Até nos nomes dos 2 partidos que representam estes dois projetos, se revela esta verdade:

PT = Partido dos trabalhadores .

– Que obra e portanto constrói a nação.
* Trabalha em pról do Brasil.
——————————–
PSDB = Partido dos Sabotadores do Brasil.

-Que danifica propositadamente, criminosamente, que retarda ou interrompe o funcionamento e o progresso da nação brasileira.
* Age a serviço dos seus patrões do "norte", assim como seus aliados midiáticos.

    Daniel

    Matou a pau! Excelente definição.

Gerson Carneiro

Dilmaboy. Eu gostei tanto que tô querendo o disco dele :)

[youtube sCgjQJMhIhU http://www.youtube.com/watch?v=sCgjQJMhIhU youtube]

    Bruno

    Do jeito que o povão é tolerante com os homossexuais, a Dilma não é louca de usar isso no horário político…

    Ed.

    Só a parada gay de SP ("5" milhões, pela PMSP), fora os "dos armários", já dá um bom eleitorado.
    E já vêm sem preconceitos….

    Gerson Carneiro

    Parece-me que a Dilma já fez referência a esse vídeo no twitter. E eu acho que o povo não é intolerante, basta observar a parada gay na Av. Paulista.

    Omar

    Sem preconceito, mas não sei se esse vídeo ajuda muito não…

    Gerson Carneiro

    Gostei muito do vídeo, achei muito criativo, e simpático. Ao menos não atrapalha, e se não atrapalha eu acho que ajuda sim.

Sagarana

Considerando-se que o PT, devidamente enquadrado, perdeu o poder de sabotagem contra o Brasil com suas bravatas caloteiras, qualquer um é melhor que a Dilma. A não ser em propaganda do PAC.

    Helcid

    ouvidas as suas lamúrias de colonizado, amigos, voltemos o que estávamos debatendo…

Rogério Mattos Costa

Está na hora, Azenha!
A agressividade do Globo, Folha e Estadão de ontem, foi a senha.
"Eles"vào vir com tudo.
Que falta faz hoje não termos um PORTAL/JORNAL NACIONAL, cujo URL divulgássemos em Out Door, para atrair tráfego gerado pelos milhões de novos computadores comprados graças ao Lula, mas cujos donos, estreantes na Web, não sabem que existe o Viomundo, o PHA, etc…
Esse PORTAL/JORNAL seria a "nossa FOLHA", o "nosso GLOBO" e teria links para todos os blogs de esquerda….
Além , é claro, de desmentir as principais mentiras do dia, dando assunto para os comentaristas dos nossos blogs…

Mas ninguém pensa em nada unitário…
Todos querem só salvar o seu lado…

É nisso que dá…

IV Avatar

Olá amigos e amigas, isto é muito importante, vamos levar ao conhecimento dos brasileiros:

Os tucanos-demos boicotam a Bienal de SP, Copa, Projeto Minha Casa Minha Vida e outras coisas de interesse do povo. Já para a Globo o cofre abre-se!!!
Os tucanos-demos que governam SP há décadas não darão apoio a Bienal de SP, nem a Copa,..,,,dizem que o dinheiro tem que ser gasto noutras áreas importantes, como Segurança, como se o PCC não tivesse tomado conta do Estado e até criado filiais na Bolívia,..,,Paraguai…

O problema é que esta teoria do Estado mínimo tucano-demo funciona assim: o mínimo para o povão e o máximo para os ladrões, por exemplo a Globo foi presenteada com um terreno caríssimo.

E o povo?

Ah sim, o polvo….rsss
http://josecarloslima.blogspot.com/2010/07/os-tuc

Gerson Carneiro

Sem meias palavras: chamou pro pau. Colocou a "procuradora qualquer aí" no seu devido lugar.
[youtube j4jGP4QRq_Q http://www.youtube.com/watch?v=j4jGP4QRq_Q youtube]

    Bruno

    Ah, a voz da democracia…

    Ed.

    Ah, o cochicho dos golpes…

Gerson Carneiro

"O que eles querem é me inibir para eu fingir que não conheço a companheira Dilma. É como se eu pudesse passar perto dela (e tem uma procuradora qualquer aí), e eu passar de costas viradas e fingir que não a conheço. Eu não sou um homem de duas caras. Eu passo perto dela e digo pra vocês. É a minha companheira Dilma, que foi chefe da Casa Civil e que está preparada para presidir", Lula, no palanque com Dilma, no RJ.

Não falei! Lulão chutou o balde e decidiu encarar as feras. E ainda deu uma provocadinha básica. Colocou a "procuradora qualquer aí" no seu devido lugar.
Cabra boooooooom!!!

    dukrai

    depois dessa cacetada no lombo a dona Curau saiu catando cavaco e tá com a cara na lama e de bunda virada pro céu.
    E aí, vai pagar pra ver?

    Gerson Carneiro

    Por isso eu admiro tanto esse fí duma égua.
    É hora de dar um basta, de dizer chega. De mostrar que não tem medo (medo é coisa pra Regininha Duarte).
    É o Lulão. Meu Presidente. Cabra macho de Garanhus-PE.
    Dono Cureau pensou que fosse mandar recado pelo PIG e o Lula fosse se calar.
    Quer desafio? Lulão partiu pra cima.
    Se algiém tá querendo guerra é porque alguém quer sentar no grande trono.
    E quem vai sentar vai ser a Dilma.

    Ed.

    Cureau de quem?!?!

Vera Palmer

OK, mas o verbo certo não é "finge" — que é verbo fraco. O verbo certo é MENTE.
E tampouco é só a 'velha mídia'. A 'jovem midia' também mente.
Eu não entendo essa insistência em fingir (ou mentir?) que haveria algum 'novo' jornalismo no Brasil.
Por que o professor Venício finge que não sabe?
A mídia no Brasil mente SEMPRE e sempre mentiu.
O Brasil mudou muito, sim!
Mas ainda não conseguimos mudar nem a mídia nem o "Observatório da Imprensa".

Gerson Carneiro

Foto linda. Lula, cheio de felicidade, tranquilo, sorridente, fixando o olhar em FHC e pensando: "chegou a hora de governar de verdade para o povo". Ao seu lado, Alencar, não menos contente.

FHC, em contagem regressiva… aguardando o momento do adeus.

luiz alberto barbosa

FHC disse e eu tenho o video, referindo-se a LUA -NOS NAO SOMOS IGUAIS , NOS NAO SOMOS IGUAIS- e , hoje, querem dizer , dissimuladamente, que serao a continuaçao, (boris casoy diria que eh uma VERGONHA). EU, ORGULHOSAMENTE, digo HOJE, Realmente nao somos iguais. Nos somos o POVO e voces sao a ELITE. VOTEM em um de voces, nos votamos em DILMA e em 03.10.2010 voces cairao a fixa e verao que quem manda na BRASIL EH O POVO senhores do CAFE ja eram.

O Brasileiro

A mudança é grande!
Leiam os comentários nos portais da mídia golpista e lá, até lá, vocês verão que a maioria dos comentários é a favor de Dilma e de Lula.
O apoio a Dilma e a Lula é algo que transcende a mídia. É o real. É a vida. O povo sentiu o gosto de ser cidadão, de ser respeitado, de ter direitos também, e não apenas deveres.
Contra fatos, não há argumentos!

Morvan

Na matéria "Polvo Vidente Ataca Novamente" (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/07/16/polvo-vidente-ataca-novamente-bye-bye-serra-2010/), no Conversa Afiada, um certo postante,
que se identifica como "Vergonha", escreveu:
16 de julho de 2010 às 15:13

O meu voto ela perdeu.
Lula é igual a FHC. Um é o pai do fator previdenciário e o outro é o padrinho.

Bom. Havia um botão "Responder"; acionei-o.

Escrevi:
(16 de julho de 2010 às 15:46)

"É, Sr. “Vergonha”.
Lula é igual e FHC;
mãe Dinah e Einstein idem;
Coca-cola e champagne também;
A Ana Paula Arósio e a “Biscoita” também são a mesma coisa; e por aí vai.
Na verdade, tudo é tão confuso. Principalmente para quem não quer enxergar".

Morvan, usuário Linux #433640

    Bruno

    Que lindo, Paulo Henrique Amorim está aceitando comentários dissonantes dos pensamentos dele…

Marcelo

Apenas tolos ainda se enganam com estes folhetins.

Jairo_Beraldo

O que acontece hoje em dia é que na grande maioria dos casos, as notícias são prestadas meramente por assessorias de imprensa. Ou seja, cada candidato tem a sua, cada parlamentar o seu, cada zé mané tem alguém para plantar na imprensa algo que lhes valha a pena. Tirando as coisas como terremotos, goleiros que matam mulheres, jornalistas do Estadão que atiram na namorada pelas costas e filhos de dono de afiliada da globo que estupram crianças, quase todo o resto se trata por notícia pré-fabricada, e essas últimas, eles tentam de qualquer jeito esconder. Não existe mais apuração verdadeira. As bombas que desmoralizam as Assembléias Legislativas, como a do Paraná, nesse começo de ano, são frutos tão somente de alguém da mídia que foi contrariado. Ou um grande amigo de algum poderoso da imprensa que resolveu dar o troco em outro político safado, e por causa disso, botou a boca no mundo.

Gerson Carneiro

Diferenças cruciais:

em 1989:
– nós eleitores, éramos estreiantes, mais vulneráveis à enganação (eu não me enganei);
– o candidato da mídia era um moço jovem, pinta de Maurício de Matar; esportista e com um sorrisão de mármore;

em 2010:
– não somos estreiantes; somos mais espertos.
– o candidato da mídia não é simpático; é feio; zangado; nervoso; uma perguntinha só sobre pedágio basta para ele perder a pose.

Ou seja, o candidato da mídia não encanta, se esforça mas não consegue enganar (apesar de toda maquiagem), e por isso, involutariamente, atrapalha o plano midiático.

    Paralelo XIV

    Brilhante!! Parabéns!!

kimparanoid

Acho que o primeiro a vir com esse papo de pós-Lula foi o Aécio, se não me engano num número da IstoÉ enquanto não haviam decidido quem seria o candidato tucano.

É bem verdade que a imprensa tem tentado despolarizar a disputa eleitoral do dilema continuidade x mudança. O problema é que, apesar dessa tentativa, os aliados mais à direita de Serra cobram dele uma postura anti-Lula. E, de fato, ele já engrossou um pouco o discurso contra o governo desde o início da campanha, ainda que tenha vindo com algumas bravatas como duplicar o bolsa família. Ou seja, o PIG pode até tentar mudar a imagem da disputa, mas a dinâmica interna das alianças políticas – além da blogosfera – deve revelar essa falácia.

Guilherme Milani, SP

Segue frase para o PiG e asseclas pensarem no fim de semana:

No desespero do despreparo, a baixaria vira regra…

Alex Gonçalves

Quem se lembra aí do sósia do Collor nas olimpíadas do Faustão?

Globo e Abril inventaram o Collor caçador de marajás, alçaram o cara para a política nacional. Anos depois ironizam o Lula tendo que recebê-lo. Instituições podres, hipócritas, Globo e Abril.

Marat

Ótimo texto. Eu modificaria o título colocaria "vetusta" no lugar de "velha".

    Ed.

    Boa!
    Ou "velhaca". talvez?
    hehe

    Marat

    Velhaca, é bem verdade…

carloslbf

Li o livro dele "A Mídia nas Eleições de 2006". Considero uma leitura obrigatória para qualquer cidadão.

IV Avatar

Com esta mídia o Brasil não precisa de inimigo estrangeiro

    Jairo_Beraldo

    O povo brasileiro dá tanta importância para o que diz o Estadão, FSP, Globo quanto dá para o que sai na Veja. Ou seja, menos um na escala de coisas importantes na vida.Tirando o grupelho que realmente está assustado com "tudo o que está aí" (belo discurso pregado pela esquerda radical do PSTU e pela direita radical do DEMo, colocando o mundo todo na mesma panela, para não precisar mostrar a ausência de pensamento coerente de ideologia), tirando este grupo, mais ninguém presta atenção às fabulosas publicações da imprensa brasileira.

Glecio_Tavares

Que beleza de texto. Vou repassar para todos que conheço.

Clovis

Não é que a mídia não se convenceu, a mídia talvez, não tenha encontrado a chave do cofre no governo Lula. Então só lhe resta apoiar um candidato que lhe dê a Chave do cofre novamente, nesse caso, o candidato é o Serra. Acho que a grade mídia brasileira é como uma garota de programa bem sofisticada, aquele cliente que pagar mais leva.

    Cezar Vidotti

    sensacional clovis.

    Mah_Zinha

    Hahaha
    Na mosca, Clovis.

    Polengo

    Com a diferença de que a garota de programa apenas se aluga, e não se vende como estes.

    Carlos G P Lenz

    Ela só não é sofisticada… é ordinária… grosseira… coitada é doente terminal !

sergio pinto

Na minha opinião o causo de 89 é um pouco diferente. O PIG precisava de um adversário mais fácil de bater, menos conhecido, para contrapor ao seu candidato.
O que fez? Procurou polarizar a eleição em torno do Collor e do Lula, disparando uma série de boatos sobre os atos de Lula caso fosse eleito. Lembram?
Sabia que se o Collor fosse para o segundo turno contra Brizola ou Covas, não teriam uma lurian para usar e não teria edição de debate que resolvesse.
Simples assim. Quanto a 2010, tem toda razão.

Deixe seu comentário

Leia também