USP: Privatização e militarização

Tempo de leitura: 3 min

por Francisco Alambert, Francisco de Oliveira, Jorge Grespan, Lincoln Secco, Luiz Renato Martins e Marcos Soares, sugestão de Ricardo Maciel

da Folha de S. Paulo

As razões da militarização do campus da USP transcendem os limites e dados recentes a partir dos quais tem sido discutida. Por que não propor a mudança do teor ermo e rural do campus por sua urbanização efetiva, o aumento de cursos noturnos etc.?

Em vez disso, a reitoria traz coturnos, controles e revistas, rasantes de helicópteros, que rasgam o pensamento e a escuta (que atenção resiste à rotação das hélices?), e bombas; logo virão cães… Insiste em ações de respostas e sequelas imprevisíveis. Já se tem os vultos cauta e justamente encapuzados dos nossos estudantes contra a reitoria ditatorial e policialesca.

Por que a insistência no trauma, na indignidade, no modo custoso e descabido? A verdade é que a militarização, ou terceirização da segurança, deriva da privatização em curso da USP.

Combina-se ao sucateamento, no campus, do hospital, da moradia estudantil e do transporte, aos cursos pagos e escritórios externos. Com que fim? Recordemos.

O primeiro ato da gestão Serra foi criar a Secretaria de Ensino Superior, englobando as universidades estaduais e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com orçamento de grande estatal, superior ao de Estados.

O pacote privatista cindia pesquisa e ensino, sediava a pesquisa em ilhas, associando-a a empresas, substituía o ensino presencial por telecursos e submetia o todo a critérios empresariais.

Resultou em greves por todo o Estado, na primeira ocupação da reitoria da USP (maio-junho, 2007) e na demissão do secretário Pinotti.

O governo, porém, não desistiu. Passou a priorizar a liquidação do movimento que obstou o primeiro carro-chefe da campanha de Serra à Presidência. Fez a reitoria nomear um investigador de polícia como diretor de segurança da USP no final do ano de 2007.

Os furtos no campus seguiram, mas o alvo era outro: em 2008, a reitoria demitiu um dirigente sindical, apesar da imunidade constitucional do cargo, e implantou a estratégia de processos administrativos e penais seriais contra os sindicalistas e estudantes.

À rádio Bandeirantes, o reitor afirmou, em 2010, que a USP era como os “morros do Rio” e que requeria uma intervenção como a do Haiti. Hoje, cinco dirigentes sindicais encontram-se em vias de demissão, até por “crime de opinião”, e 25 estudantes, às portas da expulsão, com base em artigo que proíbe a difusão de ideias políticas no campus; com as prisões recentes dos 73, ascende a quase cem a lista dos estudantes perseguidos.

De fato, a USP, sem acesso universalizado — ao contrário de universidades públicas da Argentina e do México—, ainda não se pôs, como deve, a serviço da sociedade como um todo.

Está, no entanto, a sociedade ciente do processo em curso e disposta a prosseguir na dilapidação e cessão a grupos privados do enorme potencial da universidade?

O reitor Rodas acelera vertiginosamente a fratura social e política da USP. É preciso caminhar para uma estatuinte, sem o que não haverá concórdia e paz.

Os problemas da USP, inclusive os de malversação e de uso obscuro de bens, são em sua raiz políticos, e se reproduzem por um regimento herdado do autoritarismo, que fere toda ordem democrática.

Sua solução passa, como a do país, pelo sufrágio universal, pela abertura social, pela preservação da gratuidade, pela multiplicação de cursos noturnos e pelo incentivo a pesquisas em diálogo real com as necessidades nacionais.

Francisco Alambert é professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).
Francisco de Oliveira é professor emérito da FFLCH-USP.
Jorge Grespan é professor da FFLCH-USP.
Lincoln Secco é professor da FFLCH-USP.
Luiz Renato Martins é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Marcos Soares é professor da FFLCH-USP.

Leia também:

Eduardo Socha: A PM na USP e o desfile da Victoria’s Secret

Raquel Rolnik: Muito além da polêmica sobre presença ou não da PM na USP

Gilberto Maringoni: “Brasão da PM paulista é um tapa na cara do povo

Relatório da Secretaria de Direitos Humanos confirma: Reitor da USP votou contra vítimas da ditadura


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gustavo Amaral

Pessoal da esquerda, por favor! Vocês tem uma força de vontade invejável, tem convicção em seus ideais, são inteligentes! Mas até quando vão continuar sendo marionetes do jogo de interesses de partidos políticos que se dizem de esquerda??? Olhem o que está acontecendo com o governo PT. É um aparelhamento do Estado pelo partido, ou melhor, do $$$ do Estado para o partido! Pessoal, em vez de ficarem brigando por maconha na USP e quebrando o próprio patrimônio de VOCÊS, vamos nos concentrar em buscar a divulgação do conhecimento e o discernimento para a população, para que realmente possarmos chegar ao voto consciente, para a plenitude da democracia! Esse ódio, essa revolta sem causa, essa tentativa de imposição de idéias pela força e não pelo convencimento racional apenas chegará aonde os partidos querem: a centralização do poder nas mãos de quem saberá usar o socialismo como lavagem cerebral e o capitalismo e a corrupção como prática constante. Vamos acordar! Vamos usar essa energia da forma certa! Juntos, sem ódio, mas com evolução do nosso povo, não um retrocesso de escravização ideológica! Força pessoal, estamos juntos por uma nação verdadeiramente evoluída!

Luiz F. Lima

Segurança Publica:Ditadura oculta…, ou o povo regula ela ou seremos regulados por ela (e pelos mdcm tbm), iniclusive nas proximas gerações…, as criancinhas…(rs), nada melhor q um ex-secretario nacional de segurança publica pra abrir um pouco a cabeça… http://www.cpflcultura.com.br/site/2008/12/24/ins

Luiz F. Lima

Segurança Publica:Ditadura oculta…, ou o povo regula ela ou seremos regulados por ela (e pelos mdcm tbm), iniclusive nas proximas gerações…, as criancinhas…(rs), nada melhor q um ex-secretario nacional de segurança publica pra abrir um pouco a cabeça… http://www.cpflcultura.com.br/site/2008/12/24/ins

RedSexta

Alguem pode me explicar o que esta acontecendo na USP ? Só vejo conversas avançadas e ninguem deixa claro com poucas e bem definidas palavras sem manipular a verdade pro seu próprio lado, acho que antes de todos vocês ficarem atacando pedras um no outro, vcs deveriam realmente entender o que esta acontecendo aí, vendo de todos os pontos de vista, e usando a visão do (INIMIGO), já vi que isso virou um campo de guerra mas ninguem sabe lutar…. VOCÊS colocam um pedaço de pão na boca e querem gritar e bater o pé de que sua opinião É A CERTA, mas vcs nem pensam se o seu próprio bem, vai ferrar com seu inimigo. Se algum de vocês aqui esta com essa intensão, eu quero que se dane e vá pro inferno. Pq SOLUÇÃO é onde todos ficam bem !!!! AMEN

Carlos

Não liga João estes esquerdistas ditadores não aceitam críticas e só sabem falar da grande manipulação da imprensa. Veja que a última edição da revista ADUSP criticou o PT porque perdeu o governo de São Paulo para o PSDB!? Será que eles estão realmente preocupados com os professores da USP?

Será que saiu no Jornal Nacional? « Ficha Corrida

[…] USP: Privatização e militarização […]

Será que saiu no Jornal Nacional? | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] USP: Privatização e militarização […]

João

Caros professores medíocres que sabem olhar muito bem para o seu próprio ego (enorme aliás) e que utilizam de sua posição e "sabedoria" para interesses próprios e para manipularem jovens. Utilizam palavras da década de 70, termos Marxistas e petistas cujo tempos atuais demonstram que são apenas pessoas recalcadas e presas ao passado e que não acrescentam nada ao país. Lamentável!

    Maria S. Magnoni

    João, ou seja lá qual for o seu verdadeiro nome.
    Ando sem paciência para contestar os absurdos que leio, inclusive, nos espaços que se contrapõem à grande mídia, mas deixar alguém ( sei lá quem!) chamar professores como Francisco de Oliveira, sem falar nos demais, de medíocres e ficar calada é muito para mim. Sinto-lhe dizer, mas se tem alguém medíocre e lamentável por aqui, certamente não são os autores do artigo.
    E a propósito, deixo-lhe a reflexão do escritor e jornalista João do Rio escrita em 4/11/1916:
    " Só há uma coisa mais desagradável de ser vista que a penúria: a mediocridade. A penúria causa medo. A mediocridade causa medo e raiva; porque a mediocridade é sempre feliz."

J Claudio

A nossa "grande imprensa" , se isso estivesse acontecendo no Rio,( que apóia Lula/Dilma), estava tachando o governo Sergio Cabral, de ditador, anti-democrático, desqualificado etc. etc… Mas, como é em sampa, (des)governado por PSDB/DEM, ela culpa até o papa, pra livrar a cara dessa corja.

    Marcelo

    O Sérgio Cabral manda a policia bater nos professores.A tucana Cláudia Costin é secretária municipal de
    educação.A Rede Globo apóia este sujeito.Porque ele no fundo é um tucano enrustido.Como no Rio,os
    tucanos são fracos,a Rede Globo é Cabralista até a medula.Eu digo:FORA PM DA ROCINHA!FORA PM!

Roberto Locatelli

Os governadores demotucanos estão fazendo, em seus estados, o que o Zé Chevron faria se tivesse sido eleito.

Não é só a Educação superior que está sendo privatizada por eles. Em todos os serviços estatais eles estão contratando empresas terceirizadas, sucateando os prédios e instalações públicas e cortando verbas.É a receitinha de sempre: sucatear e vender aos amigo$ a preço bem camarada (1).

Sorrateiramente, eles continuam a privataria (2) de FHC.

_________________________
(1) Por falar nisso, cadê o livro do Amaury Jr.? Que sujeito mais enrolão! Desisto de esperar pela obra…

(2) Por isso não podemos aceitar que o Governo Federal privatize aeroportos. É uma área estratégica para o país, não pode ficar nas mãos de empresas, pois elas visam somente lucros. Vide Chevron, TelefÔnica, planos de saúde, etc, etc, etc.

Mateus

Com os grandes, e bons investimentos, nas Universidades Federais e a falta de professores, devido ao branco deixado da era FHC, a tendência vai ser a imigração do pessoal da USP para as Federais. Eu não digo que os atuais profissionais da USP vão sair. Mas digo que a tendência é a diminuição do interesse em querer fazer parte da USP. Isso se ela continuar nesse processo de sucateamento. Se o Governo de SP não sair das mãos do PSDB, tenho certeza que esse sucateamento vai continuar. E até pior. Felizmente a USP tem historia. Isso faz com que ela resista bravamente.

Bonifa

Sinto muito, mas é uma visão reducionista, ainda característica de plêiade de intelectuas uspianos acanhados que não correspondiam à fama que tinham. Também não gosto deste tom: "Até agora não se debateu o assunto corretamente. Mas agora resolvemos entrar no debate, então, ele daqui para a frente será debetido corretamente, com a contribuição de nós, gênios da USP." Gênios medrosos, vacilantes, que se curvavam às idéias que deveriam ter dinamitado a tempo de impedí-las de progredir e fazer o mal que fizeram. Precisamos de outra geração de novíssimos verdadeiros gênios na USP, que pensem com coragem e ajam com coragem.

luiz pinheiro

Tá na Folhaonline:
"Com um corte de R$ 2,7 bilhões, o Estado de São Paulo diminuiu em 27% seus gastos com segurança pública de 2009 para 2010. Foi o Estado que mais reduziu as despesas com segurança. As informações são da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apresentou os dados de seu relatório anual nesta quarta-feira (23/11)".
Mas sobrou verba para militarizar a USP…

Amira

Sabe o que acho mais assustador??? A MAIORIA dos jovens usuários da tal erva que deu a desculpa que faltava pro fuzuê rolar é A FAVOR da ocupação… tempos estranhos os nossos. Eu, que não sou usuária, me posiciono contra a ocupação e sou apontada por esses mesmos jovens como alguém que deve estar devendo…

ZePovinho

A USP tem 43(ou 45) fundações que são usadas,em sua maioria,pelos professores para ganhar dinheiro.Eles estão abandonando a pesquisa,ensino e extensão porque,provavelmente,os salários que o PSDB paga devem estar uma miséria para um doutor que passou a vida estudando.Se esse processo não for extirpado,acontecerá com a USP o que está acontecendo com a Universidade Federal de Rondônia.

O PSDB quer privatizar a USP e as outras universidades paulistas.Para isso,precisam desmontar o que levou dezenas de anos para ser construído.Fizeram a mesma coisa com a PETROBRÁS,quando o indicado por FHC(Philippe Reichstull) elaborou um plano para fatiar a empresa em mais de 40 unidades de negócio(imagigem a farra de corrupção que não ia ser!!!) e,nas palavras de Sérgio Motta(o homem que comprava votos a 200 mil reais no Congresso para releger FHC):"…desmontá-la osso por osso"

    EUNAOSABIA

    A CIA, o Mossad ou o MI6, sabem que você existe??

    ZePovinho

    Eu não trabalho para nazistas,meu querido.

    ZePovinho

    Eu não resisti……………….

    [youtube 5KV_G2yfmUc http://www.youtube.com/watch?v=5KV_G2yfmUc youtube]

    ZePovinho

    Não se separa o sujeito do predicado com vírgulas,EUNAOSABIA.

Morvan

Bom dia.

Palavras indissociáveis: Tucanos e Privatização.
Onde estes senhores estão, como o José Chevron, tem jogo sujo. Tem tramoia.

E se alguém pensa diferente, borracha no lombo.
É a maneira de dialogar da SS brasileira.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

augusto

Os crimes não sao institucionais, sao individuais, pessoais e a jurisdiçao territorial, gustavo. Alias, em Nuremberg tambem foi assim : foi so pra quem sobreviveu.
E dita branda é a mãe.

Nelson Takahashi

Quantos professores tem na USP ?
Quantos alunos tem na USP ?
Militarização ?
Que ano você vive ?
Estão querendo transformar uma questão de segurança pública em política.

    luiz pinheiro

    É justo o contrário. O tucanato é que quer transformar a educação em questão de segurança pública.

O Maldoror

O problema é a militarização…a esquerda militarizada foi um desastre e a direita militarizada também…agora querem militarizar o centro….o problema da humanidade é a militarização….

Klaus

Bem, quando Olavo de Carvalho escreve na Folha, ela está querendo explicitar seu direitismo, como disse um comentarista em outro post. O que será que a Folha quer explicitar quando publica um texto destes professores da USP?

P.S. Aguardo a publicação de um texto de, sei lá, digamos, Reinaldo Azevedo em Viomundo. A Folha (PIG) publica textos da "esquerda". Calma, é só uma provocação…

    ZePovinho

    Você e o Rodrigo Leme deviam aparecer mais por aqui,Klaus.São os melhores críticos do site do Azenha.A trolagem tá tão braba que sinto falta de vocês dois com mais frequência.

    RedSexta

    E aeee klaus BLZZZ CARA !!! Ensaio no proximo sabado hein, não esquece de tirar a capital Knight !!!

EUNAOSABIA

Quatro gatos pingados e o sub título é um pomposo: "Dos professores da USP".

    Maria Fulô

    Engraçado… os 3 maconheiros não eram 3 gatos pingados…

Polengo

Esse é um dos muitos argumentos que vemos do lado da USP.

Do outro lado, o argumento é a borracha.

Markus

Daqui a pouco vão dizer que a polícia prender ou repreender maconheiro é crime!!!

    Patricio

    Já disse: é crime a polícia prender ou repreender maconheiro!!!

Gustavo Pamplona

Quero que vocês analisem isto aqui: (Se bem que… sei que a maioria aqui já leu sobre)
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/11/2

Bom… agora me perguntem o porque eu vinha perguntando o seguinte: "Como punir os torturadores sabendo que a maioria já estão todos mortos?"

Devemos punir as forças militares? E como? Mas peraÍ? Não foram as mesmas forças militares que salvaram os morros cariocas da opressão de narco-traficantes? E que hoje cooperam e "protegem" (sério?) o Brasil de ameaças externas.

Se bem que, nunca tivemos realmente isto, talvez somente no passado… contra fracos" inimigos, estes paisinhos aí da América do Sul.

Esta comissão de 1/2 verdade não vai dar em nada… afinal… que espécie de "ditadura" é esta que tivemos onde tivemos trocas de presidentes do período militar? Reconheçam… tivemos uma "ditabranda"

Ditadura boa é a que estamos vivendo na Venezuela… quando é que o Hugo Chavez vai deixar o poder?

Se o câncer não o matar… provalvemente terá o mesmo destino que o Kaddafi… já que ninguém aguenta o mesmo partido e principalmente o mesmo governante no poder.

    O Maldoror

    Que tal punir a minoria viva destes torturadores?

    Maria Fulô

    Caro GP, nesta sua frase "Como punir os torturadores sabendo que a maioria já estão todos mortos?", a grande torturada foi a língua portuguesa; que continuou no "pau-de-arara" o resto do texto todo. Mas sobreviveu…

    Gustavo Pamplona

    Ah… me desculpe… agora eu percebi o erro: A cabeça passa tantas coisas ao mesmo tempo.

    "Como punir os torturadores sabendo que a maioria já está toda morta?"

    Mas peraí? Não tivemos um presidente iletrado que falava português errado?

    Maria Fulô

    Sim… mas ele fala e é compreendido pelo povo, além de ser muito inteligente. Quem se mete a analisar e escrever sobre tudo, e obviamente teve uma educação formal, não pode se dar ao luxo de cometer erros primários de concordância cometidos não por um engano gerado pela pressa, mas por desconhecimento das regras sintáticas. Capriche mais nos próximos…

    P Pereira

    Como se fala "português certo", se na cabeça passa passa tanta,,,?

    M. S. Romares

    Ele já prometeu não aparecer, mas era tudo mentira. Esse pateta é como bumerangue: não ficaremos livre dele tão facil.

    Cid Pacheco

    GusPa……encacha bem!!!!!!!!!!!!
    Vamos e venhamos falar que o "Cara" é iletrado precisamos ser bastenta inútil.
    Vamos lá, uma pessoa que se relaciona com mestres, doutores, phd e os "cambaus" seria o cúmulo não ter um minimo de cultura e sabedoria.
    Venhamos aqui, aquele que cretica o terceirisado por falar "menas" no cotidiano arrota "nois".
    Raciosina…….Pensa………Reflita…….puuuuuuum

Deixe seu comentário

Leia também