Urariano responde aos preconceituosos que atuam nas redes sociais

Tempo de leitura: 6 min

Lula -- Nordeste

Lula publicou uma nota sobre o preconceito  que está sendo disseminado contra os nordestinos. Está na íntegra, após este texto emocionante do jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota

por Urariano Mota, do Recife, especial para o Viomundo

As notícias gritam como se fossem novos jornaleiros, diante dos trens das nossas vidas:

“Uma comunidade de quase 100 mil usuários numa rede social, que se declaram profissionais da classe médica brasileira, se tornou palco de uma guerra de classes no entorno da corrida presidencial, entre Dilma Roussef  (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Com o título de ‘Dignidade Médica’, as postagens do grupo pregam ‘castrações químicas’ contra nordestinos, profissionais com menor nível hierárquico, como recepcionistas de consultório e enfermeiras, e propõe um ‘holocausto’ entre os eleitores da petista.

Médicos, professores e estudantes de medicina estão entre os 97.901 membros da comunidade na rede social Facebook. Entre postagens de revolta com a situação da econômica do País e xingamentos a nordestinos, os participantes confessam que fazem campanha pró-Aécio até dentro do próprio consultório – público ou privado – convencendo os seus pacientes. Eles dizem que colocam ‘a recepcionista no lugar dela’ com ameaças de que perderia o emprego com a reeleição de Dilma.

O discurso de ódio conta com frases de ‘nível de conversa que pobre entende’ e ameaças de expulsão do grupo caso o usuário se manifeste contra os ideais da página.

Um usuário protesta: ‘70% de votos para Dilma no Nordeste! Médicos do Nordeste causem um holocausto por aí! Temos que mudar essa realidade!’ ”

A gente ouve esses uivos e fica difícil manter o espírito sereno. Eu queria ter apenas as palavras mais simples para falar a meus irmãos, pais, amigos, humanidade nordestina.

Assim como os melhores poetas pediam inspiração às musas quando partiam para uma empreitada além das suas forças, a minha nulidade e pequena poesia pede socorro aos músicos que tocam a meus ouvidos neste instante. Começo pela invocação da melodia e execução de gênio que vem de Felinho, no frevo Formigão:

Ouviram? Felinho acende, serena, mata e ressuscita o que é universal.

Depois, peço a luz, a bênção e o amor do povo nordestino para ouvir e escutar Asa Branca:

Vocês perdoem porque falo do Nordeste falando da gente de todo o mundo. Pois assim não é a defesa da humanidade, quando cantamos a sua excelência no canto da nossa vida  mais íntima?

Então exijo uma última licença aos uivos, aos latidos contra a gente boa, mãe da terra  do Nordeste, que cheira como cuscuz de manhã no chão quente molhado pela chuva. Chamo Lenine, o compositor:

Assim posto e defendido, posso agora convocar uma seleção de nordestinos que é também uma seleção do povo brasileiro. Não direi que esta é A Seleção, a única, porque seria tão estúpido quanto os preconceitos contra os meus pais, filhos, amigos, nordestinos irmãos que somos de todas as nacionalidades do Brasil. Mas falo agora e convoco os ofendidos mais próximos. Chamo os nossos paraíbas, cearás,  baianos, nortistas, cabeças-chatas eternos.

Lá de cima da região, invoco primeiro os maranhenses. Em ordem alfabética, os irmãos Azevedos, Aluísio e Artur, diria melhor, em ordem de privilégio, pois num casa só, em um só lugar e tempo, saíram dois escritores da formação brasileira.

Depois, entre tantos, porque estamos numa seleção dos sonhos, chamo Gonçalves Dias, do nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores, lembram?

Depois, num salto da maior arbitrariedade, pois assim são os sonhos, convoco o gênio de Catulo da Paixão Cearense, Catulo da Paixão Cearense, Catulo da Paixão Cearense, e não precisa convocar mais ninguém. Bastava Luar do Sertão, e Flor amorosa, é uma rosa orgulhosa, presunçosa, tão vaidosa.

Mas o que dizer de uma seleção de maranhenses onde não estivesse João Do Vale? O carcará não perdoa, pega, mata e come, porque A ema gemeu. E assim desço rápido para a Paraíba, com o pedido urgente da presença de  Jackson do Pandeiro.

Esses fundamentais a gente  chama com o coração na boca. Oi no forró de Sá Juaninha em Caruaru, cumpade Mané Bento só fautava tu. Matemo dois soldado, quatro cabo e um sargento, cumpade Mané Bento só fautava tu.

Penso que Deus é nordestino. Pois se não for, como explicar uma terra onde é magnífica a gente brasileira? José Lins do Rego, Canhoto da Paraíba, Ariano Suassuna, Sivuca.

Ainda acham pouco e excedem na altura de José de Alencar, Patativa do Assaré, Dom Helder Câmara, Os Índios Tabajaras, o maestro Eleazar de Carvalho. E vem mais com Câmara Cascudo, o gênio que ensinava aos gringos que jacaré quando dorme fecha o olho.  E mais Torquato Neto e Mário Faustino.

Pois se Deus não for nordestino, como explicar a origem de Frei Caneca, Manuel Bandeira, Paulo Freire, João Cabral, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardozo, Solano Trindade, Ascenso Ferreira, Alberto da Cunha Melo, Hermilo Borba Filho, Nelson Rodrigues, Antonio Maria,  Gilberto Freyre, Mario Schemberg, José Leite Lopes, Josué de Castro.

E Lula, o cara que levou o Brasil a uma posição de destaque em todo o mundo, como explicar? Eu não sei, porque fico sem explicação para a vida e obra de Abelardo da Hora, Vitalino, Lula Cardoso Ayres, Cícero Dias, e mais Graciliano Ramos, Jorge de Lima, e aquele que virou nome de dicionário, Aurélio Buarque de Holanda.

Sim, e como esquecer Castro Alves, Luís Gama, Jorge Amado, Dorival Caymmi, Marighella, Glauber Rocha e Bule-Bule?

Trezentas e sessenta e cinco igrejas de Salvador me amaldiçoariam se esquecesse a Mãe Menininha. Pior e abaixo de ruim estaria se não mencionasse os aboiadores dos sertões, que cantam como um longo lamento, e num salto para o litoral nem lembrasse da poesia marginal do Recife. E Dona Santa e o maravilhoso maracatu que fez Milton Nascimento incorporar os mais antigos ancestrais, como explicar?

Tenho ou não razão de pensar que Deus é nordestino?

Para quem ainda duvida, eu acrescento ainda outros grandes nomes do Nordeste.

Os compositores de frevo: Capiba, Nelson Ferreira, Levino Ferreira, J. Michiles, Maestro Nunes, Duda, Irmãos Valença, Edgar Moraes, Luiz Bandeira

Músicos: João Pernambuco, Luperce Miranda, Spok, Maestro Forró, Lalão, Henrique Annes, Chico Science, Alceu Valença, Geraldo Azevedo

Poetas: Daniel Lima, Mauro Mota

Escritores: Joaquim Nabuco, Osman Lins

Advogados: Mércia Ferreira, Roque de Brito Alves

Comunistas: Gregório Bezerra, Paulo Cavalcante, Diógenes de Arruda Câmara, Davi Capistrano, Naíde Teodósio

O primeiro socialista do Brasil: Abreu e Lima, o “general das massas”

Pintores: Ismael Caldas, Samico, Guita Charifker, Teresa Costa Rego, Vicente do Rego Monteiro

Economistas: Celso Furtado, Tania Bacelar

Socialistas: Miguel Arraes, Pelópidas da Silveira, Padre Reginaldo, Padre Henrique

Nutricionista: Nelson Chaves

Eu não sei se  é a visão do mar, que do Alto da Sé se avista em Olinda, que se abre azul para a África e faz a gente sentir um gosto do carinho antigo do Brasil. Eu não sei se é da terra dos altos coqueiros, cuja sombra nos abriga do calor das ladeiras, que amaciam os pés para que não virem pontapés mortais contra os preconceituosos.

Eu não sei se é do caminhar no Recife Antigo, enquanto passo por trilhos de bondes impressos nos paralelepípedos, mas quando olho as esquinas do Recife me digo, “a história vem toda de volta nestas ruas”.

Quantas gerações nos falam neste lugar do Nordeste. Quantos irmãos sentimos que se espalham em todos os estados, do Maranhão à Bahia. Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, com  nordestinos discriminados em outros sotaques.

Eu não sei. Mas sinto que o título lá em cima poderia ser também “por que tenho a felicidade de ser nordestino”.

Isso  porque Deus antes de ser de todos os brasis, amou e criou aqui no Nordeste. É da história a informação. Assim como é na história, pela história que existimos e somos.

Esses preconceitos que explodem agora mais que nos envergonham. Eles nos gritam entre uivos a vergonha que sentem do Brasil. Fazer o quê? Que venha em nossa ajuda o Frei Caneca, de quem faço uma breve adaptação para este momento:

Entre o preconceito e a pátria

Não duvida  meu coração:

O Nordeste levou-me todo.

Preconceitos que uivem em vão.

******************

do Muda Mais

Confira abaixo a íntegra da nota que o ex-presidente Lula publicou em sua conta oficial no Facebook:

É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo. É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos. Primeiro porque isso é fruto de preconceito lastimável, segundo porque mostra um desconhecimento profundo da atual situação do nordeste brasileiro. Quem faz afirmações deste tipo imagina o nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida.

Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria. Das 18 universidades criadas nos 12 anos de governo, 7 são no nordeste. A região conta hoje com 62 extensões universitárias. Mais de 16 mil estudantes dessas universidades foram estudar no exterior com o Ciência sem Fronteiras. Dos 20 milhões de empregos criados no país, quase 20% foram no nordeste. 141 escolas técnicas foram implantadas na região, representando 33% do total no país. A mortalidade infantil, que era um dos principais problemas da região caiu a menos da metade. Os nordestinos, hoje, não são mais personagens de tristes reportagens sobre as migrações para os grandes centros urbanos. Eles podem viver nas suas terras de origem com dignidade e oportunidade.

Somos todos brasileiros e temos que nos unir para continuar construindo um país mais solidário, mais justo, com mais oportunidades para todos, independente de cor, crença, religião ou região do país em que cada um tenha nascido. As pessoas deveriam ser agradecidas pela diversidade do nosso grande país. Essa é a nossa riqueza.

Lula

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Everardo

O terceiro programa eleitoral da Dilma: sobre o NORDESTE

https://www.youtube.com/watch?v=PXF5qDg6ICQ

Mário SF Alves

Posso estar errado, mas hoje tenho a convicção de que o Brasil pode muito em breve situar-se acima dos partidos políticos.

E isso, devemos ao PT. Um partido injustamente MASSACRADO pelos que sempre mandaram nos destinos desse imenso, potencialmente riquíssimo e ainda generoso e pacífico Brasil.

Um partido MASSACRADO pelos que sempre negaram ou rifaram direitos constitucionais, e que desacreditaram e humilharam o povo brasileiro.

PT, sua luta, a nossa luta, jamais terá sido uma luta inglória. Passada a tempestade, o Brasil de verdade, o Brasil que está nascendo e através dele uma Nação, sempre lhe será grato.

Mário SF Alves

Inteligência, sensibilidade e respeito, tudo isso num pacote só. Parabéns ao Viomundo pela grandeza de reconhecer e divulgar a alma de mais um brasileiro que honra sua origem.

“Pois se Deus não for nordestino, como explicar a origem de Frei Caneca, Manuel Bandeira, Paulo Freire, João Cabral, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardozo, Solano Trindade, Ascenso Ferreira, Alberto da Cunha Melo, Hermilo Borba Filho, Nelson Rodrigues, Antonio Maria, Gilberto Freyre, Mario Schemberg, José Leite Lopes, Josué de Castro.”
____________________________________
Pois é…. Deus, a Superconsciência Cósmica, pode até não ser nordestino, mas que o nordestino pode dizer ao mundo inteiro a quem este País pertence, isso pode. E como pode. E de novo. E mais uma vez. E de 2002 em diante, sempre. Sempre Brasil, Um País de Todos, sempre.

Fabio

Médicos defensores da castração química de nordestinos (SS de Branco): os hipócritas que fizeram o juramento de Hipócrates. Rima né…!

Fabio

Antigamente o Pasquim chamava parte dos médicos de formarem uma “máfia de branco”, agora, acredito, deve-se chamar esses médicos que defendem a castração química de nordestinos de SS DE BRANCO.

Cláudio

Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Gersier

Estão é desesperados porque os médicos estrangeiros que vieram para o programa “Mais Médicos”,os confrontaram tirando deles aquela áurea de “deuses” que acreditavam ser.Esses mequetrepes que assim agem são realmente médicos ou são uns crápulas?

Horridus Bendegó

Carcarás da Caatinga – Grupo Nordestino Anti-bulling de Paulistas – Edital de Publicização.

Por tudo quanto há ocorrido nesta campanha eleitoral, principalmente no Estado de São Paulo, de manifestações de intolerâncias regionais, desrespeitosas, preconceituosas e discriminatórias contra o povo nordestino, este grupo Carcarás da Caatinga passa a existir, a partir desta data de publicação de seu Edital, tendo em conta que o atual quadro de manifestações de ódio e intolerância praticados através da web tem despertado nossa preocupação com seus efeitos indiretos na auto-estima e valorização humana dos nordestinos, que não podem ser tratados como uma sub-espécie.

Lembramos que o Anchluz nazista começou com algumas pequenas manifestações de incitação ao ódio ao povo judeu, passou para agressões verbais, depois físicas, depois houve a Noite dos Cristais; e logo a implantação oficial da política de extermínio dos Judeus, que terminou com o holocausto!

Aqui no Brasil já tivemos esse incitamento ao ódio praticado por uma estudante de Direito em 2010, que exortou o povo para que fizesse “um favor a São Paulo, matando um nordestino afogado”!

Agora, temos a nota publicada por um jornalista mineiro pedindo a separação do Brasil e que os nordestinos preguiçosos fiquem com a Dima e suas bolsas esmolas.

Mais recentemente uma Procuradora da Justiça do Trabalho, cujo nome alemão pode não ser simples coicidência, Ingrid Berger, pediu “´para jogarem uma bomba atômica igual a de Hiroshima sobre o Nordeste para que não nasça mais nenhuma flor por lá!

E a mais estarrecedora de todas, um grupo reunido no facebook, que se diz composto por médicos e estudantes de medicina, (de medicina!!) propõe CASTRAR QUIMICAMENTE NORDESTINOS E OS FUNCIONÁRIOS ATENDENTES DE SEUS CONSULTÓRIOS, para que o Brasil fique livre da praga, e de Dilma Roussef”

Por tudo isso, e para resistir a qualquer movimento social de segregação da cidadania, o grupo Carcarás da Caatinga passa a ter sua criação agora.

Carcarás da Caatinga – Apresentação e outras disposições.

Grupo ativista de nordestinos que não aceitam o tratamento discriminatório, preconceituoso e de intolerância praticado por paulistas contra a região nordeste.

Quem pode se associar?
R – Qualquer pessoa do mundo que queira combater esse comportamento.

Qual o objetivo do Grupo?
R – Elaborar medidas de resistência e combate à qualquer ato que signifique agressão à honra nordestina.

Como colaborar?
R – Escrevendo e publicando aqui notas e dizeres sobre a prática de resistência a ser oferecida contra as agressões verbais e físicas; o preconceito explícito ou silencioso; a intolerância e a discriminação dos paulistas.

Protesto 1

Sugestão

Para cada manifestação de preconceito presenciada contra nordestinos Os Carcarás da Caatinga sugerem que cada nordestino que viva em São Paulo abra uma torneira de água de sua residência em vazão máxima por 10 minutos.

Vamos secar São Paulo!

Possíveis implicações legais.

Não há ilícito porque a água é um bem de consumo que você paga para tê-la e a pode usar da maneira como lhe convém! Lembre-se que, mesmo em ameaça de colapso do abastecimento d’água, muitas pessoas continuam “varrendo” calçadas com água.

Protesto 2

Se a atitude da água como protesto não for suficiente para demover os paulistas de seus preconceitos, passaremos ao protesto 2.

Sugestão

Para cada manifestação de preconceito contra os nordestinos presenciada, Os Carcarás da Caatinga sugerem que cada nordestino que viva em São Paulo urine num saquinho de super mercado, amarre-o na boca pelas suas duas alças, e os atire de suas janelas de apartamentos por todas as ruas de São Paulo.

Vamos urinar em São Paulo!

Possíveis implicações legais.

Atirar sacos de urina pelas janelas quase não oferece riscos às pessoas, principalmente se forem feitos no silêncio da madrugada, com poucos transeuntes e ninguém para assistir. O máximo que pode haver é algum síndico madrugador o flagrar e queira multá-lo por atirar objetos pelas janelas.

Protesto 3

Mesmo que São Paulo, com o fedor de banheiros de estádio de futebol (agora é arena) não se renda ao respeito aos nordestinos, passaremos para o protesto 3, que tem a mesma concepção do protesto 2, só que se utilizando de dejetos sólidos.

Por tudo quanto publicado aqui é a verdade e dou fé.

Assinado
Carcarás da Caatinga

    Mário SF Alves

    Cara, pelamor, o nome disso é sabotagem, pô!

    Por isso, convém saber:

    1) Implicações legais da tática;

    2) Se vale a pena. Ou seja: qual a relação custo-benefício desse hipotético embate entre FEDOR FÍSICO em contraposição ao FEDOR VENDE PÁTRIA resultante da alienação política e do preconceito manifesto contra nordestinos por parte de uma fração mínima dos autênticos paulistas?

    No mais, considero legítima e imprescindível a indignação! Claro, só a indignação.

    Dúvida:

    Revolução dA Merda versus Golpe Mídio-Jurídico dO Estado: quem venceria?

    Eh, dúvida cruel.

martha silva

Não me surpreende este movimento de um grupo da classe médica racista, depois do apoio de Malafaia, Bolsonaro, enfim,de outros defensores da ultradireita, saudosa até mesmo da ditadura militar,só falta a Ku Klux Klan pra também apoiar o Aecioporto do titio, candidato Playboy do Leblon travestido pela MIDIA cretina brasileira como suposto Salvador da Pátria, ainda mais com o apoio da marionete da direita, derrotada no 1 turno, ex-candidata Marina Silva.

Romanelli

“hoje o nordestino anda de cabeça erguida…”

pena que o mesmo não podemos falar dos PAULISTAS

Um povo, 22% dos brasileiros, que responde por 42% d RECEITA da UNIÃO (e 11% apenas de seus repasses) ..um povo que representa apenas 3,7% dos votos do SENADO ou 13,6 % da Câmara Federal ..12% do CONGRESSO

sem duvida um dos poucos casos no MUNDO em que “quem paga a CONTA”, abre mão de poder político ..e ainda por cima, por RACISTAS, é escrachado

ISONOMIA DEMOCRATICA, esta sim, a mãe de todas as conquistas ..e ninguém fala nisso

    Romanelli

    uai, que beleza ..pra que não se enganem, pelas injustiças sofridas eu falei dos PAULISTAS, tá ?!

    e pensar que mesmo me posicionando contrário à linha do editor, hoje não fui censurado ..ao menos neste post, pq no outro a TESOURA já correu

    viva ..vai ver ele se confundiu

José Souza

O meu país está doente e não sei, ainda, se doente de morte. Grande parte da população não admitia que um pobre governasse o país. Até Lula ser eleito, nunca nenhum pobre havia governado essa Nação. Desde 1889 não havíamos dado a um pobre o direito, às vezes, nem mesmo de se candidatar a presidente. Todos os presidente anteriores tinham posses(bens patrimoniais, terras, muito dinheiro, etc.). Com a eleição de Lula, duas coisas ocorreram ao mesmo tempo: 1-ele era pobre; e 2-ele era de origem nordestina. Antes mesmo de Lula começar a mostrar competência no ato de governar já se podia observar que os que “tinham posses” não gostaram de ver um representante do povo e, lógico, pobre no poder. Foi o suficiente para se unirem todas as correntes da direita e começarem a planejar uma maneira de retirá-lo do poder, com ou sem golpe, com ou sem apoio externo e impedir que isso venha a ocorrer novamente. Para esse grupo, esse país foi criado para ser explorado por pessoas “com posses” cabendo a quem não tem “posses” somente obedecer, aceitar e colaborar com seus objetivos de acumulação e não repartição do que foi acumulado. Os portugueses já chegaram aqui com uma autorização papal, dada pela Bula “Dum Diversas” de 1452, para trazerem os negros africanos para a função de escravos e escravizar os naturais da terra(índios). Isso tudo para garantir que os que “possuem posses” não fossem contestados em seus “direitos”. Dito isso tudo, não me causa estranheza a ação de grande parte de nossa população, os que “possuem posses”, junto com os que acumularam “algumas posses” ultimamente a intenção de não permitir a continuidade das administrações Petistas. Foi a primeira vez que eles puderam ver como se faz política voltada para a população e suas necessidades ou aflições. Para os que sempre detiveram o poder, onde já se viu gastar dinheiro com o pobre, dar assistência a pobre até com médico importado, permitir que pobre estude, retirar pobre da miséria e outras práticas voltadas para a população em geral. Não, eles estão morrendo de raiva por terem passado séculos no poder e não ter, sequer, enxergado como deveria ser feito. O plano para desfazer grande parte do que foi feito por Lula e Dilma já está pronto, só faltam os votos da população pobre. Quem ainda é pobre, quem deixou a pobreza nos governos do PT e não quer voltar a um passado de penúria, vote Dilma(13) nesse segundo turno. Nós só temos esse caminho, essa chance.

    Mário SF Alves

    “O meu país está doente e não sei, ainda, se doente de morte. Grande parte da população não admitia que um pobre governasse o país. Até Lula ser eleito, nunca nenhum pobre havia governado essa Nação. Desde 1889 não havíamos dado a um pobre o direito, às vezes, nem mesmo de se candidatar a presidente. Todos os presidente anteriores tinham posses(bens patrimoniais, terras, muito dinheiro, etc.). Com a eleição de Lula, duas coisas ocorreram ao mesmo tempo: 1-ele era pobre; e 2-ele era de origem nordestina.”

    _____________
    Bravo!

    ______________________________

    Só uma observação: nosso País sempre esteve doente. Doente do mal do colonialismo disfarçado; doente de 400 anos de escravismo; doente de mídia autoritária; doente da falta de conhecimento da desesperança das políticas inclusivas e do respeito aos direitos e deveres individuais constitucionais.

    A diferença é que agora a doença veio à público. E veio através do “anonimato” das redes sociais na Internet. Veio através de uma mídia comercial autoritária e demais práticas politicamente burras, golpistas, anti-Brasil e antipovo.

carlos

Caro Urariano acho que vc esta jogando pérolas aos porcos, literalmente, porque essa corja infame, ignara, preconceituosa e fascista não deve ter ouvido um nome sequer dessa lista explen-
dida de nordestinos . São pessimos brasileiros que fariam um grande favor de sumirem daqui, desinfetarem !!!!!

Carlos A. R.

Sou paulista e me posto em solidariedade a meus irmãos nortistas e nordestinos. Acho que alguma providência oficial tem que ser tomada contra esses grupos fascistas/nazistas, de maneira exemplar, de modo que fique claro que não terão guarida e nem futuro em nosso País. Ou, então, não tão distante, poderemos assistir ao surgimento de “bastardos inglórios” à brasileira. Pensem bem nisso!

Edgar Rocha

Não vejo resposta melhor a dar aos fascistas de jaleco senão esfregar na cara deles cada gênio surgido nas terras nordestinas e que muito orgulham o povo brasileiro. Acho que o caminho é este mesmo. Quem precisa ser classe média, hein? Luiz Gonzaga era a classe média nordestina, no sentido ideológico? Ariano Suassuna era classe média? Catulo era? Jackson do Pandeiro era classe média? Claro que não!!! E não eram porque NÃO SÃO expressão desta ideologia. Não eram classe média nem elite. Porque não é a condição financeira que define tais conceitos, somente. Eles eram povo, são povo e sempre serão. Eles e tantos outros valorosos brasileiros de todas as regiões do país. Eles representam o que temos de mais culto, mais erudito, mais nobre, mais elaborado, mais mundial.

Lula deveria pegar este texto do Urariano e pendurar na parede. Fazer um oratório, até (será que ele ainda tem um?). Recitar como um rosário na mão os milhares de nomes advindos da cultura popular que enobrecem de fato nosso país. Deveria dar uma chibata de presente pra dona Marisa e solicitar gentilmente que lhe sente o reio nas costas toda vez que disser que seu trabalho incluiu milhares no mundo do consumo, se esquecendo que muito antes de se tornar consumidor, todos já eram lutadores, criativos, corajosos, dignos de conquistar um padrão de vida mais elevado. Senão o tinham é por causa do lixo humano que controlou o país desde sempre e botava o pé na porta. Lembrando que todos os incluídos devem levar consigo para a nova vida, os valores capazes de forjar a nova sociedade que impera. E valem cinquenta chibatadas toda vez que ele disser que os beneficiados por seu programa foram incluídos na classe média! Pelamordedeus! Isso não! Não se pode desejar ser igual a quem lhe oprime. Nunca! Não se trata de recusar um direito. Direito de quê?! De virar um bosta?! É burrice! É querer dar continuidade aos valores tão bem representados por estes médicos!

Lula é um craque da imagem. Ele pode até falar uma besteirinha de vez em quando. A tolerância a isto se dá pelo que ele representa e se orgulha de representar. Os gestos mais revolucionários de sua carreira política são justamente os pequenos e cotidianos: tomar a cachacinha de vez em quando (e não whisky), levar o isopor com cerveja na cabeça pra fazer uma churrascada na residência presidencial, usando bermudão e regata (que diabos tem demais nisso? A gente não é assim? Há algo de imoral em ser brasileiro?); dona Marisa fazer a polenta nossa de cada domingo pra receber um chefe de Estado (não é uma delícia?); curtir um forrozinho ou uma música bem popular; jogar bola (brasileiro não é chique se não jogar golfe, claro). E quem vai chamá-lo de demagogo e populista por isto? O FHC? Todo mundo sabe que o Lula é peão (e corintiano). São símbolos! Símbolos! Símbolos!

    Mário SF Alves

    “Não vejo resposta melhor a dar aos fascistas de jaleco senão esfregar na cara deles cada gênio surgido nas terras nordestinas e que muito orgulham o povo brasileiro. Acho que o caminho é este mesmo. Quem precisa ser classe média, hein? Luiz Gonzaga era a classe média nordestina, no sentido ideológico? Ariano Suassuna era classe média? Catulo era? Jackson do Pandeiro era classe média? Claro que não!!! E não eram porque NÃO SÃO expressão desta ideologia. Não eram classe média nem elite. Porque não é a condição financeira que define tais conceitos, somente. Eles eram povo, são povo e sempre serão. Eles e tantos outros valorosos brasileiros de todas as regiões do país. Eles representam o que temos de mais culto, mais erudito, mais nobre, mais elaborado, mais mundial.”
    _____________________________
    Aplausos, aplausos, aplausos.

    Edgar, francamente, nunca o tinha visto tão grandioso, amigo.

clodoaldo

Os eleitores de Aécio, uma parte considerável deles, são indivíduos que são, além de xenófobos, pessoas que usam palavras de baixo calão para se expressarem, e olha que muitos deles são os chamados “qualificados”, pessoas com nível superior, e que viveram os tempos tenebrosos do PSDB, mas que mostram hoje apenas seu lado egoísta e de orientação unicamente individualista. Para uma parte deles para que mais médicos? Se esses médicos estrangeiros, principalmente os cubanos fazem ou praticam uma medicina preventiva, pois evitam que o paciente chegue em um estágio mais avançado de doença para aí tratá-lo? Eles não possuem conceito de individualismo, somente para me referir a esse assunto. Para que trabalhistas no poder dando melhores oportunidades aos trabalhadores, pois trabalhadores devem estar única e exclusivamente a mando e sob a tutela de seus patrões? Ah uma das propostas do Aécio é dar clínicas particulares a médico (endinheirados é claro) recém-formado para que ele aceite atender, em um início de carreira, usuários da rede pública, olha o quanto isso é grave, pois a proposta que temos hoje é a de se formar médicos para que esses se comprometam com sua função social, aí vem esse indivíduo com uma proposta desta e o pior com financiamento através de recursos públicos. O mais médicos foi aberto para todos os médicos brasileiro, que em sua maior parte, não se propôs a participar, aí sim foram chamados os estrangeiros.

    Mário SF Alves

    Infelizmente, é exatamente disso que se trata, prezado Clodoaldo. Infelizmente.

    É isso.

    Aécio é o Brasil do atraso. O Brasil do subdesenvolvimentismo capitalista. Um Brasil do rentismo. Um Brasil burro, estúpido, preconceituoso. Um Brasil da exclusão social. Um Brasil anti-povo.

Joao Pereira

Texto maravilhoso este do Urariano Mota.
Deveria ser distribuido e discutido nas escolas do Brasil inteiro.

marcelo

sou medico estou envergonhado

    Mário SF Alves

    É, Marcelo, difícil acreditar que isso seja verdade. Difícil acreditar que brasileiros tenham podido descer tão baixo na escada do civilismo e da civilidade.

    Onde foi parar a tolerãncia?

    E o que é mais grave: como justificar tamanha INtolerância?

    Em muitos, aquela capa tênue de verniz de educado está saindo; cada vez mais; cada vez mais intensamente. Todos filhos da MEDIOCRIDADE e camuflados no “anonimato” das redes sociais.

    Mas… e se a mania pega? E se a mania [e mesmo a brincadeira de mau gosto] vira um dado da realidade?

    Já pensou? Imagine um indivíduo ingênuo, que entra numa palhaçada desta, e que não tendo como voltar atrás, e cada vez mais tribalizado em tais redes, se veja na contingẽncia de ser obrigado a botar a cara à tapa e assumir-se como neonazista, sem que de fato jamais tenha desejado ou imaginado as consequências disso.

    Seja como for, brincadeira, passatempo ou não, com isso todo mundo perde. A Civilização perde. O Brasil [de verdade] perde. A inteligência perde. A cultura perde. A política perde. O Amor perde. E é possível que até a Superconsciência Cósmica sofra.

O BRASIL PRECISA SABER , VAMOS DIVULGAR

DIVULGUEM NAS REDES ESSE VÍDEO. O BRASIL PRECISA SABER
Se você ama o BRASIL e quer SALVAR o BRASIL de uma DESGRAÇA ….. Vejam este VÍDEO e COMPARTILHE a TODOS seus AMIGOS e PARENTES o POVO tem que SABER quem é AÉCIO NEVES —- https://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo

    Mário SF Alves

    Ih, de novo essa estória.

    Não é por aí.

    Usar isso é o mesmo que usar o veneno usado pela mídia fora da lei. Não dá. Não funciona.

    Usar isso é utilizar-se do mesmo expediente da mídia comercial corporativa. É apelar pra sentimentalismos [predominantemente ingênuos] em lugar da razão. Não dá. Não é assim que iremos progredir politicamente.

Igor_

É como esperado, infelizmente a situação de Dilma e o PT ficou preta…ou não ?
Com novas pesquisas golpistas pró Aécio…o PT estará perdido….
OBS: Eu realmente, confesso, ter muito, medo de aconteça o pior para Dilma/PT que é perder por uma diferença grande para Aécio, daí seria extremamente péssimo para o PT, um final melancólico, pesadelo ! E daria até para desconfiar do resultado. Deus nos livre disso ! E que o PT não faça mas uma burrada !
O PIG parece ter conseguido ao que parece até agora atingir seus objetivos
O PIG que a anos vem todos esses anos “bombardeando” o PT espalhando “ódio” todos dias propositalmente e incentivando com isso radicalismo e até preconceito se formos ver e com finalidade também de atingir e contaminar a classe C, classe que o PT ajudou a criar ou até, criou em sua grande maioria. O PIG seguiu blindando/protegendo PSDB de qualquer escândalo perante e malhado de forma intensa o PT… O resultado é o que vemos ou poderemos ver..O PT acha que o que o PIG fez não iria prejudicar o partido ? Que sem fazer a democratização com pluralidade de mídia dava ?
Nos EUA a democracia equilíbrio pluralidade na mídia da de 100 na nossa !
No Brasil Dilma / PT tem de competir contra o PSDB e a mídia mídia que é e agem feito um partido..

FrancoAtirador

.
.
A Raiva do Paulismo Genético contra os ‘Baianos’ em São Paulo’

Reside no Fato de que os Nordestinos, de Uma Década para Cá,

possuem Emprego com Carteira Assinada, Direito a Férias e 13º,

Recebem Salário Fixado em Lei e têm Acesso a Crédito Barato.

Além do que o PT investiu na Produção Local, agregando Valor

aos próprios Pólos Regionais em Desenvolvimento no Nordeste

proporcionando um Ciclo Virtuoso de Economia Auto-Sustentável.

Esse Verdadeiro Progresso do BraSil a Elite Paulista Não Perdoa.
.
.

João Brasileiro

Olá, Pessoal

Quando era presidente do Brasil, FHC fechou a SUDENE para acabar de vez com o NORDESTE!!!

Agora, que o NORDESTE está conquistando espaço e se desenvolvendo com muito trabalho, ele quer novamente acabar com o NORDESTE!!!

DILMA 13!!

Jair de Souza

Eu sinceramente não creio que a nossa direita seja de fato antinordestinos.

Vejam só, eles aceitam numa boa gente da calanha do verme Bob Freire, gostam e admiram Heráclito Fortes, Tasso Jereissati, curtem adoidadamente Caetano Veloso, Ivete Sangalo, etc. Na verdade, a quem eles odeiam mesmo são os pobres. Em meu modesto entender, a questão não está tão relacionada com o “racismo” e sim com o ódio de classe.

Essa mesma gente que espumava de raiva contra Eduardo Campos quando ele ganhava as eleições em Pernambuco em aliança com o PT agora venera a sua figura santificada. Coisa semelhante constatamos em relação com Marina Silva.

No momento (já há alguns anos, para ser mais preciso), eles odeiam essa maioria de nordestinos pobres que foram beneficiados pelas políticas de Lula e Dilma e, por isso, votam pela continuidade de seus governos. Para essa direita, só quem tem o direito (e também a obrigação) de votar de acordo com seus interesses materiais concretos são os membros das elites socioeconômicas, nunca os pobres. Pobre que vota para garantir seus interesses é um “alienado”, um “manipulado”, um “vendido”.

O rico, por sua vez, só é detestado se, de alguma maneira, contribuir para a permanência deste governo. É daí que provém a bronca contra Sarney, alguém que sempre teve tudo a ver com o modo de vida e sentimentos de nossa direita, mas acabou caindo em desgraça por ter servido como base parlamentar de apoio a Lula e Dilma.

Para nossa direita, todos deveriam ser como nossas camadas médias, as quais, apesar de terem sido imensamente beneficiadas com as políticas do PT, absorvem e destilam mais ódio contra os pobres do que os próprios oligarcas.

Por isso tudo, não me parece correto listar nomes de nordestinos ilustres que muito contribuíram (e continuam contribuindo) para o avanço da cultura brasileira. Muitos desses ilustres nordestinos também eram (ou são) integrantes ativos das elites antipovo. Aqui a questão é de ódio de classe.

    Roberto

    Jair de Souza, perfeito. Eu sempre comento isso e acabo irritando aquele pessoal que adora repetir esse discurso excludente de “Nordeste” reforçando o preconceito da elite do país, além do fato de que Nordeste é uma mitificação ideológica (deformação ideológica), é uma construção histórica forjada que na Era Vargas, o que sempre existiram (desde a colonização do país) foram estados e cidades, o resto é mitificação que muita gente na esquerda também repete fazendo coro com a direitona.

    Eu sou contra esse discurso proto-separatista de “Nordeste Independente”, isso é alimentado pela elite vendepátria que hoje se situa em SP (mas não só essa, a elite do país é uma só, com poucas divisões, os nacionalistas industriais não dão as caras).

    O preconceito que existe é de classe social, contra pobres, e racista por ser contra negros, caboclos, mulatos etc, e isso rola de Norte a Sul. O FHC jogou uma isca e muita gente na esquerda mordeu sem se dar conta desviando o foco das denúncias de corrupção do Aécio.

Carlos Cruz

O pior é que há nordestinos que se calam e votam no PSDB & Cia. A triste realidade de preconceito e racismo vem ser exposta na campanha presidencial. Fica mais aguda e feroz. Pregam o nazi-facismo com a castração dos impuros e submissão da mulher ao homem. Mulher, segundo a “elite” superior é apenas pra “trepar, cama-mesa-banho”. Precisamos reagir. Nossa sociedade passou 4 anos sofrendo uma lavagem cerebral pelos meios de comunicação, 24 horas por dia, repetindo mentiras até que se acetassem como “verdade”. Não estamos em uma eleição. Estamos numa guerra contra ódio e preconceito, liberdade e ditadura. O PSDB é uma regressão ao passado e são tão arrogantes que já se achando eleitos disseminam ódio e nos envergonham. Precisamos agira AGORA. Dilma 13. Dilma presidente.

UM RECADO PARA OS IRMÃOS NORDESTINOS

IMPORTANTE : UM RECADO PARA OS IRMÃOS NORDESTINOS

O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO LÍDER DO PSDB DECLAROU QUE QUEM VOTA NO PT É IGNORANTE – BURRO, FALOU DIRECIONANDO SEU PRECONCEITO-COMENTÁRIO AOS NORDESTINOS.
Sou nordestino e sei que se o PSDB ganhar as eleições eles vão boicotar e acabar com o desenvolvimento DO NORDESTE por vingança, já que a Dilma tem boa quantidade de eleitores no Nordeste . O PSDB vai acabar com tudo que conquistamos graças aos governos do Lula-Dilma.

Analisem : se uma das pessoas mais importantes do PSDB tem preconceito contra nordestino, imaginem o resto do partido. NÃO PODEMOS VACILAR, PARA EVITAR O RETROCESSO VAMOS NOS MOBILIZAR CONVENCENDO PARENTES E AMIGOS A VOTAREM NA DILMA

COM FÉ EM DEUS OS NORDESTINOS INDIGNADOS COM A DECLARAÇÃO DO PRECONCEITUOSO FHC VÃO DAR A RESPOSTA NAS URNAS ELEGENDO A DILMA PRESIDENTE. ___VAMOS NOS UNIR PARA QUE O NORDESTE CONTINUE SE DESENVOLVENDO E NOSSOS IRMÃOS NÃO TENHAM QUE MIGRAR PARA SP E RIO PARA MENDIGAR EMPREGOS E SER DESCRIMINADOS e HUMILHADOS

Silvano

Eu semprefoi contra bandidos. E continuarei sendo. Elem destes médicos que conseguiram se forma com uma parte dos impostos dos nordestinos, tem os bandidos da falha, globo, veja, estadão, band, e tantos outros de aluguel ou soldo da psdb e demo. Eles, durante seu governo plantou um bocado de bandidos em todos os poderes. Vejam o judiciário, a PF, o ministério publico, a maioria a serviço deles. Taí a razão deles saírem sempre na vantagem. Sempre tem um juiz bandido ou um bandido juiz para lhe auxiliar. Temos que abrir a caixa preta e fazer uma limpeza. O POVO Brasileiro aguarda este momento.

Deixe seu comentário

Leia também