Urariano Mota: Chega de afagos demagógicos

Tempo de leitura: 3 min

por Urariano Mota, em Direto da Redação

Recife (PE) – No momento em que esta coluna entra no ar, o trânsito no centro do  Recife está parado. Os jovens nas ruas em manifestações de protesto viraram o maior carnaval fora de época em Pernambuco.

A parada geral recebeu a providencial força de uma greve de motoristas de ônibus em toda região metropolitana. Natural e coerente, pois o  protesto é contra o aumento das passagens, não? Não. É contra tudo. E, justiça seja feita, o mundo todo, tudo da terra aos céus precisa de mudanças, do campo à cidade, das mulheres aos homens, das crianças aos jovens, do povo ao povo.

Tudo precisa de mudanças reais, radicais e na maior urgência. Pelas trombetas de toda a imprensa, tudo tem que ser agora, a hora é esta. “Vem para a rua” virou um grito de oprimidos sob o patrocínio do capitalismo.

Isso longe está de ser um fenômeno do acaso, uma aparição marginal à lógica do tempo.  Se só víssemos a realidade com os olhos de hoje, seria inexplicável notar que toda a mídia esteja unida na divulgação e no apoio aos jovens nas ruas. No rádio, jornais, revistas e televisão, os caras são a juventude revoltada.

Projeta-se até mesmo uma telenovela com os novos heróis, numa assimilação rápida do instante presente, numa criação inédita, pois nenhuma arte fez isso até hoje. O sistema é esperto e multiforme. Há até quem diga que a depredação de bancas de revista e lojas será um ótimo negócio para os bancos: os pequenos empresários, falidos, procurarão empréstimos a qualquer taxa de juros.

O protesto virou um happening. É a maior festa do Face. Um evento de sucesso. Mas a “juventude indignada” é mais que um movimento nascido no Facebook. Além de ser o que dele falam alguns sociólogos, quando o veem como resultado das condições sociais e econômicas do Brasil, os protestos nas ruas parecem ser, de imediato, um acúmulo da doutrinação da mídia que, à semelhança de música do hit parade, martelou denúncias diárias e frequentes do mensalão, na fúria contra os governos Lula e Dilma.

Ele, o espantalho Lula/Dilma, com as suas bolsa família, perdão, Bolsa esmola e prounis, ameaçou diminuir o poder secular da elite brasileira. Mas como pode um protesto de jovens ser conservador, pois tudo que é jovem é novo e belo, pois não? Como poderia um protesto contra o mundo  se voltar contra governos à esquerda?

Pois sim. Em São Paulo, militantes de partidos políticos foram expulsos do ato na Praça da Sé. Mais, em maioria, os jovens nas ruas negam a existência de partidos políticos, quero dizer, negam o direito à existência dessas legítimas expressões da democracia. Em seu lugar, nas ruas levantam bandeiras e lemas velhos, desde a Itália e Alemanha dos anos 30: falam em  “nação”, em “pátria”, quando mais próprio deveriam falar no fascínio do fascismo sobre as suas cabecinhas.

O movimento, aqui e ali, tem se transformado em algo sujo e excludente, que todos conhecemos como a direita. Em página do facebook, as múmias da ditadura aproveitam e criam um Golpe Militar 2014, com quase 5.000 pessoas. É essa a primavera brasileira?

Alegam, os velhinhos à moda paizão, que  isso é a minoria, que tais ocorrências não refletem o caráter dessa coisa nova, linda e inexplicável de um movimento de massa independente. Então, como assimilar jovens universitários com bandeiras do gênero “Foda-se o Brasil”? Seria isso a revolta justa de alguém excluído dos benefícios dos últimos governos? Um programa de construção para a identidade nacional? Ou será algo mais próximo de velhíssimos fascistas que sobrevivem em peles de pouca idade, malhadas, dos grupos neonazistas ou alienados em geral que se referem a nordestinos como os mendigos do Bolsa Família?

Mas isso é um fenômeno marginal, fala-se, em um movimento de mais de 100 mil em passeata, em multidões de Galo da Madrugada em pacífica reivindicação.

Sim, com tais extremos, é minoritária a expressão do fascio. Mas há uma imensa massa despolitizada onde tais apelos impressionam. Numa pesquisa empírica, que os órgãos de melhor método poderão confirmar, perguntem aos revoltados da hora quais os problemas do Brasil. A maioria vai declarar que o maior deles é a  corrupção.

Em cartazes, todos vemos nas passeatas “Cadê a Dilma da guerrilha?”. Vídeos no YouTube com falas de carinhas moças chamam para as ruas com “Vamos parar a roubalheira do governo… Vamos parar com essa palhaçada do governo do Brasil… O Inimigo é o Governo”.

A terra é fértil para a pregação de coisas antigas em rostinhos e corpos jovens. Esse é o dado novo, que se desconfiávamos não adivinhávamos. O gigante acordou, o gigante de nossas consciências acordou. Chega de afagos demagógicos.

Leia também:

Maria Carlotto: Nem golpe nem revolução

Adelina França: O poder das multidões

Marilena Chauí: Haddad tem que quebrar o cartel dos empresários de ônibus

Yuri Franco: Direita quer diluir reivindicações para não pagar a conta


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Chega de afagos demagógicos | Bahia Livre

[…] Article from http://www.viomundo.com.br/politica/urariano-mota-2.html /* Veja tambémMilitantes dizem que ferimento exibido em fotos foi forjadoXuxa fala sobre […]

Olga

A udn acordou.

É preciso cimentá-la na tumba para que não tente acordar de novo.

Romanelli

pra mim, TODO movimento NÃO pode permitir mascarados ..e nem a polícia pode andar combala de borracha (pra isso existe e dispersão com água)

De preferência todo movimento deve se ater a espaços públicos restritos, pra segurança dos próprios manifestantes, sem passeata e sem atrapalhar a vida de outros ..muito menos devemos permitir o quebra quebra e saque de bem privado e/ou público

mas isso, esta BADERNA, não é pratica de agora, vem de idos tempos, não ?

Julio Silveira

Engraçado, sinto um cheiro da velha turma do cansei se aproveitando oportunisticamente de um movimento autentico, que diga-se de passagem não lhes atinge, para fazer proselitismo utilizando-se do discurso de uma classe social que não tem qualquer respeito. Hitler, que deve ser ídolo de muitos nesse meio, começou assim.

Ted Tarantula

O Reinaldo Azevedo, o hidrófobo ultra direitista da Veja e outros do mesmo feitio não tem a menor duvida que tudo isso é armação do comunismo internacional contra a tradicional família cristã ocidental..pode ir lá ver que está lá em seu blog com todas as letras, com direito a espuma no canto da boca e olhos revirados…
Vc vai na blogosfera da “sinistra” e nenhum deles tem a menor duvida que isso tudo é mais uma armadilha do capitalismo imperialista para recuperar o poder (que nunca perderam) e eles serão o únicos beneficiados com o tresloucado gesto da juventude.
Quer dizer, múmias e dinossauros de todos os matizes ideológicos endoidaram o cabeção.
Políticos e jornalistas (que provocaram todo esse mar de merda) não estão entendendo nada.
Precisa maior prova que os manifestantes estão no caminho certo?

Jose Mario HRP

A Rainha!

Jose Mario HRP

Atenção Babacas de plantão , voces que vandalizaram o Itamaraty, se é isso que trazem de mensagem, não vão ter minha solidariedade.
Fascistas encapuzados queimando bandeiras de partidos, os sem partidos com porretes na mão pedindo ditadura!
UAU!!!!!!!!!!!! que bando de BABACAS!

Jose Mario HRP

Caiu a liminar do Gilmar Mendes sobre Lei(projeto né?) dos Partidos.

Enquanto isso a globo prega seu credo de”paz” e “nacionalismo”……..Nacional socialismo puro, fascismo travestido dos “Sem partidos”.
Vou vomitar……..BLEARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

FrancoAtirador

.
.
CRIME DE ÓDIO AOS “PETRALHAS”

Um bando de incendiários que está destruindo o País para gerar o caos.

NEONAZISTAS, “DEFENSORES DA DEMOCRACIA SEM PARTIDOS”,

atacam militantes de esquerda e queimam bandeiras vermelhas

e destroem tudo o que que possa significar Democracia e Liberdade.

Esses reacionários neofascistas só estão pondo em ação

o ódio fanático aos “petralhas” que o Reinaldo Azevedo

prega e estimula o tempo todo na Revista Veja dos Civita.

O Código Penal prevê pena de prisão para esse crime,

mas Fascistas como esses devem ser expulsos do BraSil!
.
.
LEGISLAÇÃO SOBRE CRIMES DE ÓDIO

No Brasil, as leis sobre crimes de ódio dão enfoque ao racismo, à injúria racial e ainda a outros crimes motivados pelo preconceito, tais como os assassinatos praticados por esquadrões da morte ou grupos de extermínio e o crime de genocídio em função de nacionalidade, etnia, raça ou religião.

Tanto a morte por esquadrões da morte quanto o genocídio são legalmente classificados como “crimes hediondos”.

Os crimes de racismo e injúria racial, apesar de parecidos, são processados de forma levemente diferente.
O artigo 140, § 3º, do Código Penal, estabelece uma pena de 1 a 3 anos de prisão (“reclusão”), além de multa, para as injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Por outro lado, a lei 7716/89 abrange os “crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, também com pena de reclusão de 1 a 3 anos, mais multa.

No caso do crime de apologia ao nazismo (artigo 20), cuja pena é agravada para 2 a 5 anos de reclusão, mais multa e destruição do material apreendido.

Além disso, a Constituição Federal brasileira define como “objetivo fundamental da República” (art. 3º, IV) o de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, OU QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO”.

A expressão “quaisquer outras formas” refere-se a todas as formas de discriminação não mencionadas explicitamente no artigo, tais como a orientação sexual ou A DISCRIMINAÇÃO EM RAZÃO DA PROFISSÃO OU DA FILIAÇÃO PARTIDÁRIA [CASO DA EXPRESSÃO “PETRALHA”].


FASCISTA FANÁTICO DISCÍPULO DO REINALDO AZEVEDO

Paulo M.

O suposto apoio que o PT teria desses grupos que patrocinam a baderna ele já perdeu desde o início das manifestações, onde esse mesmo PT surgiu invariavelmente como um dos alvos senão o alvo predileto.

Se o PT quer se manter no poder e restabelecer o respeito da sociedade, inclusive o temor desses grupos, não pode contemporizar com a baderna criminosa que nada têm a ver com o povo, mas unicamente com a presunção narcísica daqueles que se julgam capazes de mudar pelo voluntarismo a realidade da sociedade e do mundo.

Que o PT então renuncie ao apoio desses grupos que nunca recuperará e o troque pelo apoio da sociedade ordeira e mais silenciosa.

O povo – o de verdade – não quer baderna, quer trabalho, estudo, lucro, sucesso e prosperidade.

Quantos milhões de genuínos trabalhadores, empresários. donas de casa e mesmo estudantes saíranm prejudicados com toda essa arruaça e gostariam de ter visto, desde a primeira hora, o Poder Píblico assumir a sua responsabilidade que é a de manter a ordem pública ???

Um governo que por preconceito ideológico se nega a manter a segurança interna, receoso de ser tachado de truculento, reacionário, conservador ou o que quer que seja nem merece mais ocupar o poder.

Então se a presidente Dilma, caso tenha cacife para tanto, convocar já amanhã uma reunião com o Conselho da República e com Conselho de Defesa Nacional para solicitar ao Congresso Nacional a competente autorização para decretar o estado de defesa ou o estado de sítio nos termos dos Arts. 136 ou 137 da Constituição. ela estará salva, ou ao menos “morrerá” atirando, ao invés de ficar escondida, acovardada no Palácio do Planalto sem saber o que dizer à opinião pública.

Do jeito que os fatos evoluem, a oposição que insufla a baderna, junto a uma nefasta rede de TV, cujos proprietários somam a maior fortuina do Brasil, será a mesma oposição que protocolará junto à Mesa da Câmara o pedido de impechment da presidente, que já pode ser requerido amanhã mesmo, fundado em crime de responsabilidade, pois cabe ao Chefe do Poder Executivo manter a segurança interna do país nos termos do art.85, inciso IV, da Constituição.

Eles atravessaram o Rubicão, o PT cruzará os braços ?

    JOTACE

    Parabéns, Paulo M. pelo teu comentário, no qual expusestes o verdadeiro e único caminho que deverá seguir o governo do PT não só para o
    resguardo de sua dignidade, mas para que a paz e a tranquilidade façam parte da vida dos brasileiros e a nação não tenha sua independência tão ameaçada. Ele constitui a exclusiva direção que de há muito deveria ser tomada e que o servilismo, a corrupção e a covardia têm impedido suas cúpulas de adotar. Abs., do Jotace

Maria Rita

Lá fora, nas oropa estão chamando o ‘manifesta’ de primavera tropical. Deve ser porque combina com o personagem do Walt Disney para o Brasil: o Zé Carioca, o papagaio que repete tudo que os gringos, ops, que os turcos fazem. A Turquia é fashion da vez.

Fernanda

Como eu queria ver a esquerda se reorganizar neste país ao invés de chamar de conservador todos que criticam o governo PT.
Ok tvémos avanços sociais, mas o possível ainda é pouco.
A aliança com setores conservadores e corruptos tem que acabar.
Precisamos entender a dinâmica do mundo atual para voltar a conquistar os corações dos jovens.

    JOTACE

    Belíssimo, Fernanda! Abs, Jotace

Fernanda

Como eu queria que a esquerda se reorganizasse neste país, que pare de chamar de conservador todos que criticam o governo PT. Está certo tivémos avanços sociais, mas o possível ainda é muito pouco, e as alianças com setores conservadores e corruptos não pode mais continuar. Ao se manter na posição de defensora acima de tudo do governo, a esquerda paralisou. Entender o mundo atual é fundamental para voltar a conquistar o coração dos jovens,

Francisco

Duas perguntas importantes, do ponto de vista político:

O que queimar o Itamaraty, a obra prima de Oscar Niemeyer, tem a ver com combate a corrupção, passagem de ônibus ou melhoria na saúde?

Qual o telefone da gata da foto?

    PEDRO HOLANDA

    Liga para a mãe dela é a Luíza Brunet. Ela é a filha Yasmin.

renato

ATENÇÂO …..ATENÇÂO……
BONER preocupadissimo com os predadores
disse para quem estiver fazendo manifestação e for
do bem, na hora do vandalismo SENTA, com isto o Vandalo fica de
pé, com isto ajuda a policia a identificar o “di menor”, com isto
fica mais fácil acertar o tiro.

Bonner com esta dica fica mais tranquilo….a batata vai assar.

Edgar Rocha

Descuulpem-me: celebravam o alto valor ideológico (e o meu baixo valor literário – vergonha!). Foi mal.

Edgar Rocha

“Vem para a rua” virou um grito de oprimidos sob o patrocínio do capitalismo”. Acabei de ver na Globo News, um jornalista da emissora infiltrado no movimento, escondido e sem assumir-se nas ruas, filmando com um celular, em busca das frases de efeito escritas em cartolina. Havia desde “Paz e Amor”, “Filma Eu” e, o mico que silenciou os comentaristas da sapientíssima mesa redonda que acompanhava a cobertura. Uma faixa amarela enorme, empunhada por um grupo de garotas “cara-pintada”, celebrava o auto valor ideológico e revolucionário da passeata: “FANCI MODAS-tudo para magazine, apoia o movimento”. O repórter desviou rapidamente o foco, enquanto se mantinha um silêncio sepulcral na redação. Descaradamente prosseguiram após o trava-cu, exaltando o tom pacífico da manifestação e a alegria dos heróis que irão mudar esta nação varonil. Não deu pra segurar a gargalhada.

Zé Brasil

Galvão filma nóis! Meu cartaz é o mais bonito!
Na mais pura inocência de seus verdes anos, os seus melhores. No propósito de mudar o mundo depois de amanhã.
Hospitais para todos? Simples, salta um hospital de qualidade de primeiro mundo, Severo! Um Metrô igual ao de Paris com bilhete gratuito! É prá já, cavalheiro! Mais ou menos assim…
Planejamento, Viabilidade Técnico-Econômica, Financiamento, Construção e Operação, meros detalhes! Cogumelos depois da chuva! Tipo fast-food, salta um Big Burguer com chips! Aliás, seria uma grande bandeira, já que o preço do bicho, gênero de primeira necessidade, aumenta às pampas e já teve variação anual de mais de 50% em seu preço, e que eu saiba ninguém parou de comê-los, pedir-se o Big Burguer a preço zero para todos. O troço aparece, já. Variou mais que o preço dos tomates da loura do louro!

Papai compra um tênis, uma camisa regata e um bermudão irado, de marca de grife, naturalmente. O bolso do velho é infinito, se não tem grana, o cartão nosso de cada dia, que vamos adiando o pagamento, não falha, tipo vara de condão. O quarto é quente, limpo, equipado “with everything that Money could buy”, a comida é gostosa e de qualidade, lanche na escola e dinheiro para a balada. Colégio de padres e freiras católicos, mensalidades lá no céu, como convém! Quando vemos, 25-30 anos se passaram no ninho e os velhos ainda estão aí, na retaguarda. Coisas do mundo real que podem sempre serem adiadas.

Vida dura foi a nossa com 17, 18 anos, vindos de todos os cantos do País, a maioria com uma mão na frente e outra atrás, no desafio de estudar e se fazer na cidade grande, no grande desafio, com nossos melhores sonhos e os pesadelos povoados pelos cavalos e milicos em cima deles, fundidos em homem e besta ou besta-homem, correndo prá dentro da Candelária, um dos únicos santuários, no duplo sentido, que nos escondia e nos abrigava para não virarmos uma poça de sangue a mais no asfalto do Rio debaixo da repressão facínora de então que não usava balas de borracha e, sim, de metal dos bons, dos que matam na hora.
Por outro lado, nos dias de hoje a moçada das sombras de outrora já sonha e baba com a possibilidade de dar um golpe militar. Os e-mails que tenho recebido são de arrepiar os cabelos dos que não foram forjados na luta!

Como vermes rastejantes saem à noite e se infiltram nas manifestações, pois se tivessem o culhão de vir a público com suas caras enrugadas, carcomidas pelo ódio que tem da verdadeira liberdade e da Democracia, talvez não conseguissem encher uma kombi com seus apoiadores. Aí velho, montando neste potro novo, sem dono, que está passando, com a censura, a sua amiga inseparável, a roubalheira e o superfaturamento irão às alturas e todos de bico calado. Fazenda de gado gigantesca no Texas? Cala a boca prá não morrer, o homem é amigos dos homi. Banco na Suíça decorado no mais fino jacarandá, numa singela homenagem aos fiéis depositantes brasileiros em contas secretas em Zurich, com atendentes falando em português. Calado, se não morre terrorista fdp! Tá morrendo gente no Dops na Rua da Relação! Você será o próximo se não se calar, comunista safado. Cadê fulano, beltrano e sicrano aqui na classe? Não sei, já são duas semanas que não aparecem e, hoje, quase quarenta e cinco anos depois ainda estamos a procurar por eles. Sumiram num rabo de foguete.

Bernardino

PAULO E OSWALDO se a prefeitura fosse do PSDB e o Serra Presidente com certeza esssas manifestaçoes nao aconteceriam.Neste exato momento que vos escrevo a GLOBO esta fazendo o maior CARNAVAL suspendera ate a novela das 7
Bem feito pra D DILMA,essa CRETINA,frouxa e pseudo esquerdista e seu Mentor

O Oportunista e CINICO LULA.CADÊ o Lider Nacional com aprovaçao e ate nos noticiarios com seus premios internacionais?Está com Certeza embaixo da CAMA pela covardia de nao ter feito uma lei dos MEDIOS como fez a Grande Cristina KICHNER e o sr HADDAD outra cagada do sr LULA sem um pingo de sagacidade politica e frouxo por nao ter evitado tudo isso.Como ter evitado? Nao dando aumento nas passagens no inicio de um governo cuja campanha fora feita na melhoria do transporte,incluindo ai tal bilhete mensal exatamente pra facilitar a vida das pessoas e vem e dar um Aumento de passagem com discurso de tecnocrata alegando custos pras empresas bandiddas do Transporte.Desculpem-me é um FILHO DA …. e votei nesse canalha!!!!

    Elza

    Bernardino, ñ foi só às da 7 ñ, às da 6 tbm, mas tbm Record fez cobertura ampla ao vivo. Se luta contra violência e se pratica a violência discurso incompatível com a prática…. igual a alguns políticos que eles criticam tanto, tem caroço nesse angu ñ de todos os jovens, mas dos oportunistas golpistas.

    Paulo

    Bernardino. É ilusão acreditar em algum presidente de qualquer país possa se posicionar contra os principais interesses dos Financistas (Bancos), Empresas (Capital) e a mídia golpista. Responda, por favor, um país onde isso foi feito? Se você puder assistir aos vídeos de Zeitgeist e InsideJob poderá ter mais informações a respeito, além de estudos históricos de nossa sociedade industrial. Esses três grupos juntos, inteiramente associados à manutenção do sistema, são imbatíveis, pode ter certeza. A história prova isso. Agora, Roberto Freire, Serra, Aécio e Eduardo Campos fariam alguma coisa maior do que Lula e Dilma?

    JottaElle

    Há também o ótimo filme-documentário-livro “A Corporação” – http://thecorporation.com/

roberto pereira

Isso mesmo, Mota. Está na rua uma juventude completamente despolitizada que apenas repete os cansativos jargões da grande imprensa. “Contra a corrupção”. E quem não é e ela sempre existiu. Há um projeto da Presidente Dilma que pretende destinar toda a arrecadação incidente sobre o pré-sal e não se ouve uma palavra – dessa juventude que luta por melhor educação – em apoio a essa proposta. Guardando o devido nível cultural, esses “protestantes” parecem com os “Indignados” que levaram, com suas imensas manifestações na Espanha, a direita franquista de volta ao poder e hoje amargam um desemprego de mais de 40%. Essa é a nova massa de manobra utilizada pela elite financeira do nosso país.

    Francisco

    É um imenso “cansei”.

    “Alguém tem que fazer alguma coisa contra alguém por mim!”…

    Nesse nível…

Paulo

É…, a direita conseguiu camuflar-se nesse movimento. Quem não estiver ao lado dos manifestantes, sofrerá de algum modo, sendo reprimido, expulso, ofendido, agredido ou o que quer que seja. Se esses “bunda pintadas” soubessem o que aconteceu desde a época pré-ditadura, tomariam mais cuidado no que se metem: boatos, demagogia, alienação, mídia golpista, vontade de aparecer e etc. Tentando invadir órgãos públicos em Brasília, RJ e SP, como não poderíamos chamar isso de Golpe? O P$DB/DEM/PPS estão rindo disso tudo. Claro que essas manifestações não aconteceriam se a prefeitura de São Paulo estivesse na mão de algum desses partidos. Essa massa manipulada “consumista, faceboquista, multiconectada, moderninha e alienada” acham-se heróis. Faltam-lhes cérebro, isso sim.

    Paulo

    Perdão, leia-se “bundas pintadas” no lugar de “bunda pintadas”

Osvaldo Nascimento

“O protesto virou um happening. É a maior festa do Face. Um evento de sucesso. Mas a “juventude indignada” é mais que um movimento nascido no Facebook. Além de ser o que dele falam alguns sociólogos, quando o veem como resultado das condições sociais e econômicas do Brasil, os protestos nas ruas parecem ser, de imediato, um acúmulo da doutrinação da mídia que, à semelhança de música do hit parade, martelou denúncias diárias e frequentes do mensalão, na fúria contra os governos Lula e Dilma”.

Só discordo levemente do “protestos na rua parecem ser”. Eu simplesmente afirmo que é.

Sou professor e perguntei a alguns alunos que participaram das manifestações defronte a Arena Castelão porque de repente eles tinham ficado contra a Copa das Confederações e a copa do Mundo.
“Porque é um evento muito caro e a fundo perdido” – respondeu-me exatamente um dos alunos que não sabiam que o Brasil tinha sediado a Copa do Mundo em 1950, quando então foi inaugurado o Maracanã.

Ora, disse eu, se o país sediou a Copa em 1950, por que não teria condição de sediá-la hoje?

A grande maioria dos participantes dessas manifestações é completamente despolitizadas, ou melhor, “politizada” pela Globo.

Mas cadê a lei do médios? Agora nem adianta perguntar e seguir os conselhos da Dilma e mudar de canal: tá tudo contaminado.

Jeca Tatu

Digo: condições mínimas de trabalho

Ana Dias

Em BH, não rasgaram somente bandeiras de partidos. Rasgaram bandeiras de movimentos sociais (movimento dos sem-teto). E aí?

JOTACE

Caro Urariano,

Nem ao mar, nem à terra! Você, em sua consciência, de fato acredita que essse governo entreguista que temos tido é mesmo de esquerda? Por que o PT deixou a situação chegar a esse ponto?

    Marcia Noemia

    Por favor, releia o texto.

Aguiar de Souza

Você tem razão Mota, chega de afagos demagógicos. Para mim a luz de alerta acendeu desde o primeiro dia de manifestação, quando ouvi estupefata essa história que transformava uma reivindicação por direitos de transporte público gratuito numa revolta da juventude contra os partidos políticos, que como você bem disse são “legítimas expressões da democracia”.O facebook pode ser meio de comunicação eficiente, mas sem a doutrinação da velha mídia e a repetição ad nauseam de imagens e palavras de ordem, e até incitações diretas à revolta contra o governo do PT, essas manifestações não passariam de Resende. Isso é preparação para o golpe, chega de demagogia.

    Jeanette

    Prá mim a luz de alerta acendeu 2 dias antes, quando ao meu lado num ônibus estava uma mulhar falando ao celular o tempo todo sobre uma organização de algo bem articulado, usando termos tipo “reunião”, “celulas”, “não vamos deixar …. ir para convenção”. Pela articulação de idéias, a princípio pensei ser reunião de faculdade, mas depois ficou esquisito. Fiquei encucada e incomodada por não conseguir decifrar na hora, mas dois dias depois começaram as coisas a se revelarem.

cid elias

Parabéns pela lucidez! Pior vai ser quando o gigante quiser dormir de novo e não conseguir…

Urbano

Esse movimento mostra muitíssimo bem o resultado satisfatório dos trabalhos de lavagem cerebral feita através de revistas, jornais, internet e televisão que o pig vem pondo em prática desde sempre.

Jeca Tatu

Taí, eu quero saber se na próxima passeata de professores por salários e condições mínimas de salários esses que estavam preocupados com a educação aparecerá para dar apoio aos professores. Não preciso de bola de cristal para dizer que os professores tomarão pau e serão chamados de vagabundos e outros adjetivos semelhantes. A mesma imprensa de sempre dirá que os professores estarão atrapalhando o direito de ir e vir, assim como 90% da população.Inclua-se aí a maior parcela desses que carregam cartazes.A polícia, como sempre, decerá o cacetete, bombas e balas nos reivindicadores. Espere e verá.

    José X.

    Isso mesmo. Professores e Pinheirinho: onde estão os “jovens” ?

von Narr

Desculpe, mas esse militante fascista de carteirinha, que estudou Mein Kampf e Rosenberg, esse só existiu mesmo em Hollywood. A maioria dos fascistas tinha vaga ideia do fascismo, o que os movia era o sentimento de indignação, de patriotismo, de não serem representados pelo parlamento, onde, para eles, só havia corruptos em mentirosos… pois é, isso mesmo. O fascismo pode ser apenas uma vaga noção ao lado de um forte de sentimento de insatisfação e revolta e aí, pois é, aí sabe-se lá onde iremos. Se eles não se sentem representados por partidos, quem os representa além da Ambev e da Apple? O fascistbook? A Glöbbels? Os militares? Aecio Neves? Marina? Campos?

Ozzy Gasosa

Está parecendo o Filme: A Onda.

Deixe seu comentário

Leia também