Somos tod@s Paraguai!

Tempo de leitura: 2 min

Em Brasília, movimentos convocam ato contra golpe no Paraguai

Para Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, a destituição do presidente Fernando Lugo vai ao encontro do processo de violação de direitos do povo paraguaio, patrocinado pela oligarquia do País. “Somos solidários ao povo e, ao mesmo tempo, não podemos nos calar diante deste atentado à democracia que fere a toda América Latina e Caribe”, disse.

Outros movimentos da Via Campesina também já se manifestaram. Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens, o uso da violência e do golpe contra os povos que lutam tem sido uma prática da direita e dos setores empresariais da América Latina. “Acreditamos na plena possibilidade de um governo eleito legitimamente pelo povo de exercer sua governabilidade e de aprofundar mudanças que venham atender os interesses dos trabalhadores do campo e da cidade”, disse em nota.

O massacre de Curuguaty em 18 de junho, que terminou com  11 camponeses mortos, foi planejado para dar argumento político para uma ditadura judicial e parlamentar. Após o massacre, o parlamento do Paraguai, que tem dificultado os processos de integração da América Latina, empreendeu um rápido julgamento político, destituindo o presidente Fernando Lugo de seu posto sob acusações não fundamentadas e sem provas, diante de argumentos que questionavam a ação do governo frente aos movimentos sociais.

A notícia do impeachment foi recebida com protestos pelo povo paraguaio. Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador declararam o não reconhecimento do novo presidente paraguaio e rejeitam o golpe de Estado.

A manifestação será em frente à embaixada do Paraguai em Brasília, às 14h.

Endereço da embaixada: SES Av. das Nações, Qd. 811, Lote 42.

Leia também:

Rodrigo Vianna: Paraguai, o elo mais fraco

Paulo Daniel: Lugo realmente é um mau gestor?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jotace

“ A praça é do povo, como o céu é do condor” já dizia o nosso poeta…Vamos protestar contra mais esse atentado na América Latina a um governo democrático! Abaixo os golpistas que atuaram no Paraguai! Exigimos uma conduta digna do governo de Dilma! Jotace

Marcelo Rodrigues

O senado paraguaio impediu a entrada da Venezuela no Mercosul. Com o o golpe devem ocorrer as seguintes conseqüências:
1. O Paraguai não pode permanecer nesta entidade.
2. Foz do Iguaçu não pode mais ser a festa que é para contrabandistas.
3. Venezuela automaticamente está dentro do Mercosul, pois os outros países já a aceitaram.

ejedelmal

Devia se chamar “Devolvam o Paraguay, Tucanos”

Golpe contra Fernando Lugo é consumado « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia também: Somos tod@s Paraguai! […]

Deixe seu comentário

Leia também