VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Sete mil já assinam o manifesto dos Escritores e Profissionais do livro pela democracia

24 de março de 2016 às 13h35

Captura de Tela 2016-03-24 às 13.33.35

Nós, abaixo assinados, que escrevemos, produzimos, publicamos e fazemos circular o livro no Brasil, vimos nos manifestar pela defesa dos valores democráticos e pelo exercício pleno da democracia em nosso país, de acordo com as normas constitucionais vigentes, no momento ameaçadas.

Não podemos imaginar a livre circulação de ideias em outra ordem que não seja a da diversidade democrática, gozada de forma crescente nas últimas décadas pela sociedade brasileira, que é cada vez mais leitora e tem cada vez mais acesso à educação.

Ainda podemos nos recordar facilmente dos tempos obscuros da censura às ideias e aos livros nos 21 anos do regime ditatorial iniciado em 1964.

A necessária investigação de toda denúncia de corrupção, envolvendo a quem quer que seja, deve obedecer às premissas da legalidade e do Estado democrático de direito.

O retrocesso e a perda dos valores democráticos não interessam à maioria do povo brasileiro, no qual nos incluímos como profissionais dedicados aos livros e à leitura.

Ao percebermos as conquistas democráticas ameaçadas pelo abuso de poder e pela violação dos direitos à privacidade, à livre manifestação e à defesa, combinadas à agressividade e intolerância de alguns, e à indesejada tomada de partido por setores do Poder Judiciário, convocamos os profissionais do livro a se manifestarem em todos os espaços públicos pela resistência ao desrespeito sistemático das regras básicas que garantem a existência de um Estado de direito.

Dizemos não a qualquer tentativa de golpe e, mais forte ainda, dizemos sim à Democracia.

Para assinar, clique aqui.

Leia também:

Globo censura informação que compromete promotores do impeachment

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

5 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Maria Morais

25/03/2016 - 15h09

Não vai ter golpe

Responder

FrancoAtirador

24/03/2016 - 18h54

.
.
1267. Luis Fernando Verissimo, escritor, RS
.
.

Responder

Lukas

24/03/2016 - 16h07

Já perceberam que nestas fotos de manifestações contra a ditadura só tem coxinha, universitários, profissionais liberais e, em sua maioria, brancos.

O engraçado é que nas manifestações contra o Lula (Dilma já caiu) vocês procuram a dedo os negros e pobres presentes.

Tem a famosa foto da Passeata dos 100 mil. Tentem achar o povo na foto.

Responder

    FrancoAtirador

    24/03/2016 - 19h04

    .
    .
    É que na Ditadura Militar os Negros ainda estavam nas Senzalas.
    .
    Só a partir do Governo Lula é que puderam sair em Liberdade,
    .
    e começaram a aparecer em Aeroportos, Restaurantes e Praias.
    .
    .

    Zildo Gallo

    24/03/2016 - 19h34

    Cara, você precisa trocar as lentes dos seus óculos. O senhor está enxergando invertido.

Deixe uma resposta