Saul Leblon: A meta do conservadorismo em 2014

Tempo de leitura: 4 min

Os taxistas odeiam e fazem propaganda contra. De graça

Tocar fogo em SP: meta do conservadorismo em 2014

Haddad lidera reformas indispensáveis para tirar a cidade do caos. A velocidade dos ônibus já deu um salto de 45%. Mas o dinheiro grosso barra novos avanços.

por Saul Leblon, na Carta Maior, sugestão do Julio Cesar Macedo Amorim, por e-mail

A velocidade dos ônibus em São Paulo registou um salto de 45% em 2013 (de 14,2 kms/h para 20,6 kms /h).

Três milhões de pessoas ganharam 38 minutos por dia fora das latas de sardinha, que agora pelo menos andam.

Embora a maioria ainda desperdice mais de duas horas diárias em deslocamentos pela cidade, é quase uma revolução quando se verifica a curva antecedente.

Ninguém pagou mais por isso: as tarifas estão congeladas desde junho sob a pressão de protestos legítimos liderados pelo Movimento Passe Livre.

Financiar a tarifa e modernizar  o sistema com 150 kms de corredores exclusivos (as faixas já passam de 290 kms), seria a tarefa do aumento progressivo do IPTU previsto pelo prefeito Fernando Haddad.

A coerência entre os meios e os fins é irretocável.

1/3 dos moradores mais pobres de SP não pagariam nada de IPTU em 2014; os demais, em média, contribuiriam com  um adicional de R$ 15,00 ao mês.

Os boletos dos mais ricos, naturalmente, transitariam acima da média.

O matrimônio de interesses expresso na aliança entre Fiesp, PSDB e a toga colérica implodiu esse reajuste.

Como Nero, eles querem ver São Paulo pegar  fogo para culpar os adversários (os cristãos, no caso do imperador).

Em meio às labaredas emergiria o palanque conservador como a escada Magirus que os reconduziria com segurança  ao Bandeirantes e, quem sabe, ao Planalto.

O dinheiro grosso fornece a gasolina; o tucanato fino de Higienópolis entra com o maçarico.

‘Bum!’, diz a mídia obsequiosa que estampa a foto de Haddad com a legenda: o culpado é o oxigênio.

Depois de subtrair R$ 40 bi por ano do sistema público de saúde, ao extinguir a CPMF, eles não hesitam agora em usar o sofrimento da população como recheio do seu pastel de vento eleitoral.

É o de sempre, ataca Haddad: a coalizão da casa-grande contra a senzala.

Eles retrucam estalando o chicote da mídia.

A rede de ônibus da capital (linha e fretados) transporta 68% das população e ocupa somente 8% das vias urbanas.

A frota de automóveis transporta 28% e ocupa cerca de 80% do espaço das vias.

A informação é da urbanista Raquel Rolnik, em artigo reproduzido no Viomundo.

A rigor, portanto, a mobilidade melhorou para a maioria dos habitantes da cidade, com uma redistribuição pontual do uso do espaço  viário.

Mas a emissão conservadora atiça o fim de ano da classe média com bordão do caos no trânsito – por culpa do privilégio concedido aos ônibus.

Na edição de sábado (21/12), o jornal Folha de SP estampa a manchete capciosa em seis colunas, no caderno Cotidiano: ‘Trânsito piora, e ônibus anda mais rápido’.

No manual de redação dos Frias , trânsito é sinônimo de transporte individual.

Há um traço comum entre esse entendimento do que seja interesse coletivo e individual e o belicismo conservador contra o programa ‘Mais Médicos’.

O programa subverteu a lógica protelatória e alocou médicos estrangeiros, cubanos em sua maioria, ali onde os profissionais locais não querem trabalhar: periferias conflagradas e socavões distantes.

Produz-se assim uma mudança instantânea na vida de 16 milhões de brasileiros até então desassistidos.

Quantos não morreriam à espera do longo amanhecer incremental preconizado pelo conservadorismo?

A dimensão estrutural desse  antagonismo perpassa a luta pelo desenvolvimento brasileiro desde Getúlio.

Reformas de base ou a delegação do futuro da economia e do destino da sociedade aos mercados?

Em 1964 o pelourinho midiático, a Fiesp e o tucanismo, na versão udenista, resolveram a pendência da forma sabida.

Meio século depois, São Paulo reproduz em ponto pequeno a mesma confluência de interesses que se reivindica o direito consuetudinário de tocar fogo no canavial e estalar o açoite para fazer a moenda girar.

Primeiro, a garapa; o resto a gente conversa depois.

Com a tigrada guardada nas senzalas.

Ou imobilizada em ônibus-jaula.

A gestão Haddad precisa modular o timing de suas ações para discutí-las antes com a população.

Tem agora um inédito conselho de participação popular para isso.

Mas é indiscutível que o prefeito lidera hoje um conjunto de reformas imperativas, as reformas de base da São Paulo do século XXI.

Sem elas a cidade afundará no destino que lhe reservou a elite brasileira branca e plutocrática: ser um exemplo de viabilidade  de uma das mais iníquas versões do capitalismo no planeta.

Esse é o embate dos dias que correm na metrópole.

Diante dele, o silêncio de quem liderou  os protestos de junho chega a ser desconcertante.

Mas não é inédito.

Há inúmeros antecedentes gravados na história com os predicados de cada época .

E nenhum deles é inocência.

PS do Viomundo: Ficamos satisfeitos de saber que Saul Leblon leu o texto de Raquel Rolnik no Viomundo. O que, em si, explica em parte o problema. Ainda que persistam muitas reclamações de que os corredores de ônibus não são a panaceia que se tenta vender — pois o número de coletivos algumas vezes ainda é insuficiente –, os dados positivos da ação do prefeito às vezes parecem um segredo de Estado. Independentemente do mérito das principais iniciativas de Haddad, nas duas mais importantes — aumento do IPTU e corredores de ônibus — o certo é que a Prefeitura tomou uma goleada na comunicação, apesar de dispor de bons argumentos.

Não adianta culpar a Band por isso. Parece óbvio que a mídia corporativa representa, em São Paulo, majoritariamente, os 44% que votaram em José Serra em 2012. Não é preciso ser construtor de foguetes para constatar. No entanto, o prefeito continua dependente desta mídia para falar aos 56% que o elegeram! Não vai ganhar um debate sequer sobre o que realmente importa. Continuando assim, será a versão petista de Celso Pitta. É como se o partido nada tivesse aprendido com a demonização de Luiza Erundina e Marta Suplicy. O fato de o Saul Leblon ficar sabendo das estatísticas mencionadas por Raquel Rolnik através do Viomundo — e não diretamente da Prefeitura — é a prova mais acabada do fracasso de comunicação de Haddad. Há outros, mas este é de longe o mais evidente.

Leia também:

Konder Comparato: “Como mostrar a origem da corrupção se a oligarquia controla a mídia?”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Palmeira

Fui ver o que é imposto regressivo.

Se o rico deve imposto sobre 100 a alíquota é 1% e paga 1,00

Se o pobre deve 10 a líquota é 10%, portanto 1,00

É isso o que a Fecomércio quer para si. Imposto regressivo.

Palmeira

Você é aquele da mídia Ninja?
Se for, temos torcido muito por você. Se não for, também torço.
E vejo (eu falo só por mim e não generalizo) diferença entre religião formal e usuária do Estado laico, e religiosidade. Gosto muito da última. E acho a primeira muito ixperrta para meu gosto poético e terno. Não tenho suportado a cara de pau desta. Tem sido demais pra mim.
Mas pode acreditar, te desejo um Ótimo Natal ecumênico.

Palmeira

É Azenha. É.

Você nem morava aqui. Mas a primeira prefeita petista foi a Maria Luiza Fontenele em Fortaleza. Nunca devemos esquecer o fato, já antigo.
Imediatamente após a posse os coronéis e corruptos vieram pra cima dela.
O PT nem tinha experiência executiva e foi fácil tritura-la.
Em seguida veio Jacó Bittar em Campinas. O PIG e a máfia o trituraram também. E ficaram quietinhos com os próximos corruptos e bêbados que chegaram à prefeitura após ele. Assim tem sido. Assim será?
Depende do PT e de Hadad.
Hadad agiu perfeito no Enem. Os crápulas não lhe deram trégua. Os do Ceará e os daqui. Até assaltarm para pegar as cópias das provas. Hadad venceu e hoje temos outro Enem.

Ainda acho que o PIG e PSDB falam sozinhos e o povo não os escuta.
Mas Hadad deve te muito cuidado. Muito. A prefeitura está lotada de falsos aliados. Pessoas oportunistas que têm “certeza interna” que pobres não dão os dividendos que eles procuram. De todos os partidos, inclusive.

Luís Carlos

A CPMF foi extinta por interesses daqueles que combatem contra o SUS, a Seguridade Social e um Estado universal, conforme escrito na Constituição Federal brasileira.
Aqueles que defenderam contra e votou pela extinção da CPMF, fizeram por seus interesses meramente egoístas, sob alegações mentirosas de que com a queda da CPMF o percentual cobrado baixaria o custo de vida da população, o que, claro, não ocorreu. Capitalistas embolsaram os lucros e, como sempre, deixaram a população pagando a conta dos lucros deles.
Mentiram chamando a CPMF de imposto, o que esconde a grande diferença entre imposto e contribuição. Recursos oriundos de impostos podem ser destinados para qualquer pagamento, inclusive, pagamentos de juros de títulos da dívida pública. Contribuições, como a CPMF somente podem ser usados para ações da Seguridade Social, que no Brasil compreende as políticas públicas de previdência, assistência social e saúde, ou seja, não podem ser usados para pagamento de juros da dívida pública com o qual especuladores fazem fortunas.
Richard Pipen e outros autores neoliberais explicitam a posição dessa corrente de pensamento quando repudiam a utilização de dinheiro público arrecadado de todos (especialmente dos mais ricos chamados de “investidores” ou de “vencedores”) para políticas regidas pelo princípio da universalidade, ou seja, para todos, e não para alguns apenas, que era exatamente o que ocorria com a CPMF de forma redistribuiria e progressiva, visto que quem movimentava maiores valores pagaria somas brutas maiores.
Além disso, o maior dos “pecados” da CPMF, ela combatia o desejo e necessidade de todo rico: a sonegação. Sonegar é o objetivo de todo rico, de todo burguês. Lutaram contra a COPMF para poder sonegar e para desfinanciar o SUS, trincheira de luta de classe no Brasil, entre aqueles que se utilizam do SUS para seu proveito próprio, como médicos que recebem e não trabalham e se insurgem contra programas como o Mais Médicos, e prestadores de serviço que ganham com contratos e destinam serviços, nem sempre condizentes com o que recebem e deveriam disponibilizar para cidadãos, e aqueles que defendem Estado à luz de princípios como universalidade e equidade, com arrecadação progressiva e prestação de serviços distributiva.
A luta de classes está ativa e a burguesia não dá tréguas um só instante para manter privilégios e sugar trabalhadores assalariados e desempregados.

Luís Carlos

Você deu exato exemplo do cinismo cristão. Crer que alguém morreria por pessoas como você, que em nome de quem teria morrido expalham mais ódio e cinismo. Apesar de você e do consumismo mercantil que se faz no Natal, ainda assim se pode ver exemplos de solidariedade, e solidariedade não está restrito a acreditar em Deus.

lulipe

O que é o que é:é barbudo, gosta de vermelho e ilude inocentes????

Jorge Pereira – REBELIÃO À VISTA

Querem uma rebelião! Ou que matem Dirceu ou “jogar” os presos contra Dirceu/Delúbio! Tirando direitos de todos os presos. Os mesmos vão “ligar” corte de direitos aos Petistas e podem fazer algo! Portanto estão “fabricando” uma rebelião.

Narr

Estranha maneira de dizer Feliz Natal, começa com uma série de ofensas e calúnias.

Jorge Luiz

A meta do conservadorismo em 2014 é proibir várias propagandas da Gisele Bundchen e ser defendido por um monte de lésbicas em blogs comunistas, rsrsrs

Heitor

Não creio em religiões, como não creio que 25 de dezembro seja o nascimento de um ser humano chamado Jesus Cristo.
Creio sim em espíritos, em suas influências, seja para nos ajudar ou para nos atrapalhar. Palavra de testemunha.
E sim, creio que religiões são o ópio do povo para mantê-lo pastorizado.
Mas obrigado pelo Feliz Natal, data tão expressiva para o comércio, para o neoliberalismo, para o empresariado e para a burguesia fazer uma ceia farta e doar o que sobrou a quem bate à sua porta.

Péricles

Sou ateu e acho a religião uma necessidade. Infelizmente há um montão de pessoas que, para não passar a vida cometendo desatinos, precisam crer que que há em algum lugar do Universo uma espécie de Joaquim Barbosa, mágico e com cara de americano, que as castigará caso façam mal a alguém, fumem ou beba muito ou se masturbem com a porta aberta. Infelizmente há um montão de pessoas que acreditam que só poderão ter carros, casa e ir aos Estados Unidos se derem parte do seu suor para a sustentação de uma legião de escroques que vive às custas da sua boa fé e do seu oportunismo. Agradeço, mas dispenso qualquer voto do que quer que seja que pareça motivado por qualquer espécie de ironia ou revanche.

José Carlos lima

Cadeia para quem tentar mudar o status quo. Ontem pelo menos 3 carrões da marca Camaro passaram por mim e não estou no RJ nem SP e sim no MA, em Balsas, onde há há uma elite do agronegócio podre de rica e a grande maioria da população excluída, e vá alguém tentar alterar esse status quo que o resultado será cadeia braba sem contato físico com familiares visitantes, que o diga os perigosos “mensaleiros” que, no momento, são instados a experimentar o igualitarismo na cadeia como se a elite tupiquim desse o seguinte recado e com um requinte de deboche e escárnio: Eis aí o igualitarismo que buscastes, não ousem alterar o status quo, não mexam com tucanos, prá isso, como detém o poder econômico, controlam também o judiciário, a mídia, o mpf…o que esperar dessa gente é daí prá pior

milton fogo

sugestão para estudos dirigida aos que não confundem o pequeno principe do
Exuperi com o principe do Maquiavel : Padrões de manipulação na grande imprensa do Perseu Abramo

Carlos

“Financiar a tarifa e modernizar o sistema com 150 kms de corredores exclusivos (as faixas já passam de 290 kms), seria a tarefa do aumento progressivo do IPTU previsto pelo prefeito Fernando Haddad.”
Qual a diferença de corredores exclusivos de ônibus e faixas?

FrancoAtirador

.
.
As Concessões Públicas sob outorga do Poder Estatal,

como são as Redes de Rádio e de Televisão no Brasil,

a maior parte patrocinada por verbas governamentais,

não prestam serviço público algum ao Povo Brasileiro.

Ao contrário, as Empresas Concessionárias Privadas

atuam em causa dos patrocinadores do setor privado

e, mesmo, do lucro próprio, e em benefício político

de alguns Partidos da preferência dos Empresários

Proprietários dos Meios de Comunicação de Massa.

Não há, em hipótese alguma, como consentir com esses

governantes que assistem passivamente aos governados

serem prejudicados de todas as formas por uma Máfia,

sem adotar providências para modificar essa situação.

Quem se omite perante a Injustiça, injusto também o é.
.
.

Fabio Passos

A esquerda não pode mais continuar fingindo que o PiG é imprensa.
É dever da esquerda buscar meios alternativos para informar e politizar a população.

    manoel

    concordo plenamente!!! já passou da hora da ação….

Rasec

Caiu máscara de MPL, Black Block e Anonymous! Contra a FIESP nada?
Sei, sei…
A doença do transportismo só deu quando Haddad assumiu!
Os psoldados disfarçados não enganam a mais ninguém!

Heitor

Novo site que desmonta a farsa do mentirão: http://www.acao470.com.br/

Luís Carlos

Concordo com muito do PS, porém não dá para inocentar a Band.

assalariado.

Pois é, a imprensa/ comunicação que esta precisando ser oxigenada urgentemente, é a imprensa partidária dos ditos partidos de esquerda. Mas, para eu está claro é que, a ligação politica partidária pelas esquerdas estão divorciados do povo, não é de hoje.

A coisa do oxigênio não é tão simples assim para resolver, devido que, enquanto a imprensa burguesa (manipula), digo, ‘informa’ o povo 24 horas/ dia, a imprensa das esquerdas, nem lembro mais, quando do último contato que tive com ela. Sim, assessores e militontos pagos, os partidos ‘lutadores’ pelo povo tem. Então, o que falta, mesmo?

Abraços.

FrancoAtirador

.
.
A REVOGAÇÃO TÁCITA DAS LEIS DA CIÊNCIA

No Brasil, sobretudo em São Paulo,

na área das Ciências Econômicas,

o Livre (Super)Mercado Desregulado

já revogou a Lei da Mais Valia,

a Lei da Oferta e da Procura

e a Lei da Concorrência Empresarial.
.
.
O mesmo aconteceu nas Ciências Jurídicas,

que revogaram tacitamente a Constituição,

antes mesmo que a houvessem regulamentado.
.
.
Hoje, a revogação atinge as Leis da Física:

“Dois corpos não podem ocupar,
ao mesmo tempo,
o mesmo lugar no espaço.”
.
.

Bacellar

Eu sou muito mal informado. Não sei quem é o Saul Leblon!

marcosomag

Infelizmente, o excelente trabalho feito por José Dirceu na área da comunicação foi perdido no turbilhão do inexistente “mensalão”. Havia apoio de excelentes profissionais, sob a batuta de Duda Mendonça, produzindo material de extremo profissionalismo para quaisquer instâncias de Poder oficiais sob administração petista. Qualquer prefeito de rincão remoto audiovisual, sonoras e anúncios para televisão, caso necessário, para divulgar seus projetos e realizações de forma profissional. Infelizmente, a verticalização foi perdida e cada Executivo petista em quaisquer instâncias, “atira para o lado onde está virado o nariz”, sem planejamento e profissionalismo. Inacreditável constatar que UM ANOS DEPOIS DA POSSE, a gestão de Haddad NÃO TENHA sequer LOGOTIPO OFICIAL, aproveitando o logotipo da gestão demo/tucana! Este “detalhe” mostra bem o desastre midiático que foi a muito boa gestão do petista na prefeitura da capital. Militância+profissionalismo sempre foi a estratégia na comunicação petista. Ele ignora a militância e tem amadores nos cargos responsáveis pela comunicação. Assim, não dá para ganhar a guerra contra a Globo e seus blue caps!

    marcosomag

    Que eu saiba, ele não foi o marqueteiro do Kassab e do Alckmin, estes dois “zé ninguéms”, sem liderança alguma. E creio que ficou claro que meu comentário faz referência a política de comunicação no cargo, e não a campanha eleitoral.

FrancoAtirador

.
.
Equívocos Dialéticos

Imputar aos conservadores

a pecha de ‘conservadorismo’

não é acusação, é elogio.
.
.

Ghost

Muita cara de pau defender as atitudes do Haddad. No mínimo você está sendo incoerente. Este papo de direita/esquerda já era. Parem com conversa mole. Se quiser resolver o problema de transito na cidade, deveriam fazer mais metrô! Esta conversa de ônibus é para “boi dormir”. Se não for, por que o patrão/patroa dele (Lulla e Dilma) incentivaram e continuam incentivando tanto a venda de carros? Vocês petralhas são todos iguais, uns tontos mesmo. Comunismo morreu seus ignorantes. A diferença é que aqui no Brasil ainda existe um bando de tontos que acredita que nivelar todo mundo por baixo vai dar certo. Acordem, diferenças são naturais e transferência de renda via decreto é coisa de vagabundo. Se quer tanto dar renda dos ricos para os pobres, mandem o Lulla pegar a grana que ele roubou e continua roubando e distribuir aos vagabundos que gostam de bolsa família!

    wilson

    Quanta ignorância sua cara!!!
    Como você pôde aprender a usar um computador?

    Fabio

    Nossa,além de misturar alhos com bugalhos (metrô é coisa do governo estadual),e de demonstrar uma visão estreita do mundo,ainda comete
    erros primários de português. Senso comum é isso aí…totalmente desprovido de reflexão.

    Julio Silveira

    Mas que assombração, sô.
    Ô alma penada essa que se recusa a ir para luz.

    anac

    Ghost saída dos infernos.
    Melhor a direita mandar outra. Essa, nem como alma penada assusta.

    Luís Carlos

    Sim Ghost, o comunismo acabou(?!?). Só restou essa porcaria do capitalismo que faz da tua vida e de milhões de pessoas esse “paraíso” com o trânsito maravilhoso de SP, que hoje discute corredores de ônibus que existem em Porto Alegre há mais de duas décadas.

lulipe

É sempre mais fácil culpar a imprensa…

    José X.

    Especialmente quando a culpa é da imprensa… :)

    Luís Carlos

    Pobre e inocente imprensa, injustiçada!

FrancoAtirador

.
.
23/12/2013 às 00h00
Jornal Valor, via ANTP

Após protestos, México pode expulsar ativistas do MPL brasileiro

A presença de militantes do brasileiro Movimento Passe Livre (MPL) em protestos contra o recente aumento das tarifas de metrô na Cidade do México está chamando a atenção da imprensa e do governo mexicanos, que afirma que tentará deportá-los por estar supostamente em situação ilegal no país.

Na semana passada, o jornal “El Universal” publicou uma reportagem que diz que o governo identificou “sete jovens brasileiros do coletivo Passe Livre como assessores de quem organiza as manifestações contra a alta da tarifa do metrô na capital”. O MPL confirma a participação de seus militantes nos protestos, mas nega que eles exerçam papel de liderança e afirma que jornais e autoridades tentam “criminalizar o movimento”.

Os protestos começaram no início do mês, após o anúncio do reajuste de 66% o valor da passagem, de 3 para 5 pesos mexicanos (cerca de R$ 0,92). O governo da capital mexicana diz ter pesquisa em que 55,7% dos usuários apoiam o aumento e alega que manterá o subsídio ao transporte, sem o qual a tarifa passaria a 10,50 pesos (R$ 1,95). Mas um estudo da Universidade Nacional Autônoma do México aponta que 93% dos entrevistados se opuseram ao reajuste.

O “El Universal” identificou dois membros do MPL brasileiro, Caio Martins Ferreira e Maria Aguilera, e estampou fotos deles e de outros militantes do MPL em extensa reportagem. “As autoridades da capital contam com fotografias dos sete jovens brasileiros que se apresentaram também em algumas estações para coordenar diferentes agrupamentos, considerados pelo governo da Cidade do México como radicais”, disse o jornal.

No sábado, citando dados do governo local e da Procuradoria Geral da República, o jornal disse que os brasileiros podem estar em situação ilegal no país, motivo “pelo qual se procederia uma deportação no momento em que sejam localizados”. O “El Universal” afirma que o Instituto Nacional de Migração (INM) investiga as condições de 14 brasileiros “que têm evidente liderança nas manifestações” e cuja entrada no país não se encontra nos registros do INM.

O MPL confirmou ao Valor a presença de alguns de seus membros nos protestos. “Mas eles não exercem nenhum papel de liderança no movimento nem estão no país para prestar consultoria”, disse Mariana Toledo, militante do MPL, que está em São Paulo. “A exemplo do que ocorreu aqui no Brasil, em junho, parte da mídia e o governo tentam criminalizar um movimento legítimo contra o aumento da passagem.”

Mariana diz que os brasileiros estão em situação legal no México. Segundo ela, Caio, Maria e “outros quatro ou cinco militantes” viajaram ao país para participar da “Escuelita Zapatista por la Libertad”, no Estado de Chiapas. Criada pelo grupo armado de esquerda Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), a escolinha recebe membros de organizações de todo mundo para “participar do cotidiano e do saber do povo indígena zapatista” por alguns dias.

Segundo ela, o MPL tem sido procurado por entidades e universidades de outros países para compartilhar sua experiência nos protestos em São Paulo, “mas não para prestar consultoria sobre como protestar”. Após onda de protestos liderados pelo grupo, o prefeito Fernando Haddad revogou um aumento de R$ 0,20 na tarifa de ônibus da cidade, que ficou mantida em R$ 3. “No México, foi a mesma coisa. Os militantes do MPL participaram de conferências totalmente públicas, relatando a nossa experiência no Brasil. Eles não tiveram nenhum papel de coordenação ou liderança nos protestos.”

É o que dizem também os organizadores dos protestos no México. “Os companheiros do Passe Libre não estão participando de nenhuma assembleia. Não são parte do movimento contra a alta do metrô”, disse o ativista mexicano Abraham Márquez ao jornal “Reforma”. “Eles vêm e compartilham sua experiência, não têm nenhuma capacidade de decisão.”

(http://www.antp.org.br/website/noticias/show.asp?npgCode=3124D231-7401-4FB3-8B81-3ECFD10F985D)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    21/12/2013
    MPL-SP

    Sobre as mobilizações no México

    Recentemente, publicações da imprensa brasileira e mexicana procuraram, de forma mentirosa, associar integrantes do MPL à organização de protestos contra o aumento do metrô no México e criminalizá-los, afirmando que estão ilegalmente no país. O Movimento Passe Livre – São Paulo repudia inteiramente essas tentativas caluniosas de desligitimar uma luta justa da população da Cidade do México e criminalizar brasileiros em viagem pessoal.

    Esclarecemos que a viagem – pessoal – de alguns integrantes ao México tem o objetivo de aprender e não ensinar, e por isso participar da Escuelita Zapatista por la Libertad, iniciativa nacional e internacional das comunidades indígenas zapatistas de Chiapas que recebe milhares de membros de organizações de todo o mundo. As conferências, totalmente públicas, realizadas pelos membros do MPL na capital mexicana trataram dos acontecimentos de junho de 2013 no Brasil e não são diferentes das inúmeras já realizadas em diversos lugares do mundo – e mesmo no México, no lançamento de um livro do uruguaio Raul Zibechi na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em agosto deste ano.

    O alardeio da imprensa mexicana correpondem, certamente, ao incômodo que causam as crescentes mobilizações na capital do país – e atacar integrantes do MPL, que nada têm a ver com tal movimento, não reduzirá sua força. Daqui do Brasil, saudamos com alegria todas e todos que estão nas ruas da Cidade do México contra o aumento do metrô, as companheiras e companheiros zapatistas e cada uma e um que, lá, luta por um outro mundo possível!

    MPL-SP
    São Paulo, dezembro de 2013

    (http://saopaulo.mpl.org.br/2013/12/21/sobre-as-mobilizacoes-no-mexico)
    .
    .

    Francisco de Assis

    Que bom que estejam a postos também aqui, combatendo a imprensa mexicana.

    Muito bom.

    Fabio

    Que bom que estejam lá protestando contra o veto do Iptu progressivo!!! Já é alguma coisa.

    José X.

    Mas MPL protestar contra o trensalão tucano nada né, nadica de nada.

    Alguém saberia dizer se esse tal MPL é influenciado pelas idéias do tal Gene Sharp ?

    Prá quem não sabe, ele é alardeado como o novo “guru da não-violência”. O problema é que a instituição que criou, o Albert Einstein Institution, recebe financiamento do pior que existe na direita americana. Citando Wikipedia:

    “The Albert Einstein Institution has received funding from the Ford Foundation, the International Republican Institute, the National Endowment for Democracy, while some former directors have come from the RAND Corporation and the Ford Foundation.”

    Nunca tinha ouvido falar do sujeito até outro dia, quando alguém no twitter mencionou que nosso idi amin esteve em Columbia (universidade americana) entre 1999 e 2000, mesma época que Sharp também teria estado por lá. (Mesmo que isso tenha de fato acontecido não acho que exista relação alguma entre as idéias de Gene Sharp e as ações do nosso idi amin).

    Cada vez mais esse tal MPL cheira pior. Prá lembrar: em SP nunca protestou (até onde sei) contra PSDB. O álibi deles é que fizeram manifestação contra Kassab…mas contra Serra e Alckmin, nada.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Enquanto isso, na Ucrânia…

    Senador dos EUA participa de manifestação na Ucrânia

    Associated Press (AP), via Estadão

    Cerca de 200 mil pessoas reuniram-se para protestar neste domingo contra o governo na praça central de Kiev, capital da Ucrânia.

    O senador norte-americano, John McCain, disse aos manifestantes que Washington apoia o desejo de todos à integração europeia.

    “A todos na Ucrânia, a América está com vocês”, disse McCain.

    “O mundo livre está com você, a América está com você, eu estou com você. A Ucrânia fará a Europa melhor e a Europa fará a Ucrânia melhor”, discursou.

    Em vários tweets neste domingo, o comissário para ampliação da União Europeia, Stefan Fuele, anunciou a suspensão das negociações de integração comercial e política com Kiev diante da ausência de um “compromisso claro” das autoridades.

    (http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,senador-dos-eua-participa-de-manifestacao-na-ucrania,1108896,0.htm)
    .
    .
    Neocons target Ukraine in “Orange Crush”

    Nuland, Kagan, Soros, Sharp (OTPOR & CANVAS) [!!!]
    crowd rally around Ukrainian protesters
    and the “Euromaidan Maiden,”
    the lady with the “bagel” on her head,
    Yulia Tymoshenko.

    By Wayne Madsen, Intrepid Report

    (http://www.intrepidreport.com/archives/11657)

    A NSA tem Cinco Olhos Anglo-Saxões (*)
    que espionam, há anos, o mundo inteiro.

    Mas a questão na Ucrânia, abordada no artigo,
    é mais profunda e bem mais elaborada.

    Refere-se às novas formas de atuação
    através da Guerra da (Des)Informação
    promovida pelos Agentes Financeiros
    do Neo-Liberalismo Mundial),
    sobretudo europeus e norte-americanos,
    os chamados Neo-Conservadores (“Neocons”).

    Uma breve tradução do texto em inglês:

    “”Os Neocons estão vivos e ativos, como nunca, dentro do Departamento de Estado do Secretário John Kerry.

    A Secretária Adjunta de Kery para Assuntos Europeus e Eurasiáticos, Victoria Nuland, que anteriormente serviu como porta-voz de Hillary Clinton no mesmo Departamento de Estado, ameaçou sanções contra a Ucrânia.

    A Ucrânia, que resistiu aos esforços por parte da União Europeia (UE) de integrá-la na ‘Federação dos Banqueiros-Líderes para Austeridade e Pobreza da Europa’, entrou na mira da UE depois de ter abandonado as negociações com Bruxelas e Berlim, em favor de uma união econômica com a Rússia.

    Esse movimento desencadeou o que pode ser descrito como a “Segunda Revolução Laranja” (**), um levante de rua, em massa, na Praça Maidan (Independência) de Kiev, que exigia a renúncia do Presidente da Ucrânia democraticamente eleito.

    As conexões entre a revolta de Kiev e os manipuladores de fora da UE são tão evidentes, que a Praça de Kiev é chamada de “Euromaidan”: tornou-se a “Praça Tahrir” da Ucrânia.

    Este “Orange Crush” [“Agente Laranja”] foi encabeçado pelo mesmo George Soros / National Endowment for Democracy / CIA e pelo guru provocador Gene Sharp, a hidra que viu a derrubada do governo da Ucrânia, em 2004, na chamada Revolução Laranja.

    Desta vez, o presidente ucraniano, Viktor Yanukovych é o alvo.

    Nuland, que é casada com o sanguinário arcanjo Neocon Robert Kagan, distribuiu lanches para os manifestantes na Praça Maidan.

    Imagine a reação que teria os Estados Unidos da América ao ver um membro oficial do segundo escalão do Ministério das Relações Exteriores russo ou chinês distribuindo comida para os manifestantes do Movimento Occupy Wall Street em Washington e lhes pedindo para derrubar, pela força se necessário, o presidente Obama.

    No entanto, esse é exatamente o cenário em que Nuland está envolvida ao apoiar os manifestantes em Maidan.

    Além disso, ela repreendeu Yanokovych pela presença de um forte esquema de segurança em Maidan.

    Nuland e Kerry, que também censurou Yanukovych, esqueceu-se dos atos de brutalidade policial, cometidos por policiais norte-americanos, contra os manifestantes do Occupy, bem como um plano do FBI de usar ‘snipers’ para assassinar os líderes do grupo.

    Para Gene Sharp e suas duas ONGs “bebês”, ‘OTPOR’ e o ‘Center for Applied Nonviolent Action and Strategies (CANVAS)’ – as ‘organizações de vanguarda’ para insuflar “rent-a-riot” [motins-de-aluguel] de protestos anti-governamentais em todo o mundo – somente as nações resistentes à “Nova Ordem Mundial” de Wall Street e do Pentágono são escolhidas para receber dinheiro, lanches e outros tipos de apoio dos Estados Unidos da América.

    Recentemente, descobriu-se, por meio de e-mails vazados, que o fundador do CANVAS, Srdja Popovic, estava colaborando com a CIA – e com a empresa Stratfor, ligada à inteligência do Pentágono, fundada por George Friedman, cujos laços com os EUA e os estabelecimentos de inteligência militar de Israel são bem conhecidos.

    E como acontece com todas as falsas revoluções “temáticas”, um “mártir em apuros” é necessário para unir o “rent-a-mob” [movimento-de-aluguel] para a ação.

    Para os manifestantes ucranianos, a “Maiden of Maidan” [literalmente, misturando inglês com ucraniano: Donzela da Independência]” é Yulia Tymoshenko (http://pt.wikipedia.org/wiki/I%C3%BAlia_Timochenko),
    a ex-primeira-ministra que foi presa por corrupção.

    Tymoshenko, que agora está internada numa clínica em Kharkiv [devido à greve de fome], tornou-se a “Aung San Suu Kyi da Ucrânia. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aung_San_Suu_Kyi)

    Uma das exigências da UE para concordar com o pacto com a Ucrânia foi a libertação da prisão e a reabilitação política de Tymoshenko.

    E Nuland e seus amigos Neocons não fizeram segredo de seu desejo de ter o ex-pugilista ucraniano e líder do partido Udar, Vitali Klitschko, como substituto do presidente Yanukovych, em um processo antidemocrático provocado pelo tipo de vandalismo que viu manifestantes derrubarem uma estátua de Vladimir Lênin, no centro de Kiev.

    Quem realmente se beneficia com a destruição de uma estátua de Lênin?

    A resposta a essa pergunta pode ser encontrada nos corredores bancários de Frankfurt e Londres, assim como nos corredores do Poder Político de Washington e Bruxelas.””
    .
    .
    (*) Five Eyes (FVEY):
    1) United States of America (USA).
    2) United Kingdom (UK).
    3) Canada.
    4) Australia.
    5) New Zealand.

    (http://en.wikipedia.org/wiki/UKUSA_Agreement)
    (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Seguran%C3%A7a_UK-USA)
    (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29568/eua+e+reino+unido+tem+equipe+de+500+pessoas+para+analisar+dados+grampeados+.shtml)
    (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/32630/comissao+da+onu+aprova+resolucao+contra+espionagem+.shtml)
    (http://m.operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/32563/resolucao+de+brasil+e+alemanha+contra+espionagem+sera+votada+na+proxima+semana+.shtml)
    .
    .
    (**) Muitos analistas avaliam que a Revolução Laranja foi construída como nos exemplos vistos primeiro na expulsão de Slobodan Milošević em Sérvia e Montenegro e, após esta, com a Revolução Rosa, na Geórgia.

    Cada uma destas vitórias, embora aparentemente espontâneas, foram um resultado de extensivas campanhas populares à construção de coalizões entre a oposição.

    Cada vitória eleitoral, provavelmente, foi promovida por manifestações públicas, após tentativas de políticos em exercício de manterem-se no poder, através de fraudes eleitorais.

    Cada um destes movimentos populares teve grande trabalho de ativistas estudantis.

    O mais famoso destes foi o “OTPOR” [!!!], um movimento formado por jovens que apoiava Vojislav Koštunica em Sérvia e Montenegro.

    Na Geórgia, o movimento foi chamado de “Kmara”.

    Um movimento fracassado na Bielorrússia se chamou “Zubr”.

    Na Ucrânia, o movimento se chamou “Pora”, que significa “Está na hora!”.

    O Chefe do Comitê Parlamentar de Defesa e Segurança, Givi Targamadze, ex-membro do Instituto Liberdade, bem como alguns membros do Kmara, foram consultados por líderes ucranianos da oposição, sobre técnicas de movimentos sem violência.

    Ativistas, em cada um destes movimentos, foram financiados e treinados por uma coalizão de peritos em sondagem de opinião ocidentais e consultores profissionais financiados por uma união de agências governamentais e não-governamentais.

    De acordo com o The Guardian, estão incluídos o Departamento de Estado Norte-Americano e o USAID, juntamente com o Instituto Democrático Nacional, o Instituto Republicano Internacional, a ONG Freedom House e o Open Society Institute, do bilionário George Soros.

    A Doação Nacional para a Democracia, uma fundação do governo norte-americano, assistiu tentativas não-governamentais em favor da ‘democracia’ na Ucrânia desde 1988.

    Textos sobre protestos pacíficos escritos por Gene Sharp [!!!] formaram a base de estratégias das campanhas estudantis.

    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/otpor-exportando-a-revolucao-desde-belgrado.html)
    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/publica-como-funcionam-as-revolucoes-de-veludo.html)
    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/o-exercito-de-fakes-nas-midias-sociais.html)
    (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-financiamento-de-washington-a-jornalistas.html)
    .
    .

    FrancoAtirador


    http://www.8azul.com.br/historia-da-guerra-do-vietna



    FrancoAtirador

    http://migre.me/h8CTR

    manoel

    MPL psolado gosta de protestar contra governos populares. Defendê-los jamais. Como adoraria se voces não fossem coxinhas teleguiados por interesses escusos…..

    Francisco de Assis

    Que bom que estejam lá, combatendo o trensalão mexicano.

    Já é alguma coisa.

cordeiro

Assim não dá, Haddad.
Brigamos por você e você ainda faz anúncios nas TVs e rádios ?
Isso já era.
Agora e nois, na fita.
I N T E R N E T
Não seja teimoso. Vamos para o confronto.
Eles tem medo de nós.

Rasec

O Viomundo adora culpar o oxigênio! Concordo com a frase. Faltou pros psoldados teleguiados do Viomundo convocar MPL, BLocks e Anonymous pra ir pra frente da Fiesp protestar contra o Skaff. Nadicas de nada!
Haddad vai fazer um excelente governo, ainda que não seja reeleito!

francisco pereira neto

Para o meu “desespero” tenho que concordar com PS do viomundo.
Apenas uma retificação na minha concordância:discordo quando diz que não adianta culpar a Band por isso. Esse safo do Johnny Saad, foi o mesmo que se mobilizou, e junto com toda a gang dos ruralistas, quando Lula quis alterar o índice de produtividade rural, que é o principal indicador para fins de reforma agrária, e o mesmo, como agora no caso do IPTU, logrou êxito.
Todo o processo legal de ordem legislativa, foram cumpridas. Executivo submeteu o projeto para a câmara municipal, aprovando a medida. Tudo de forma democrática. Prefeito eleito com maioria absoluta dos votos dos eleitores e os vereadores da base governista, apoiando o prefeito.
Mas de repente a vontade popular é sobrepujada com uma decisão autocrática do presidente do STF, Joaquim Barbosa, eivada, viciada e escandalosamente partidarizada para favorecer os nababos da capital paulista.
O PT e o governo federal precisa acabar com essa história de republicanismo, quando indica pessoas para os cargos importantes para o funcionamento adequado da nação. Não adianta só ganhar eleições. É preciso também ter condições de governar.

manoel

O Viomundo adora culpar o oxigênio.

    Luiz Carlos Azenha

    Ou esse tal de oxigênio se mexe ou será consumido pelo fogo que brota nos noticiários…

    francisco pereira neto

    Quer dizer: ou o PT toma posse do oxigênio, ou então morrerá asfixiado.
    Esqueci de parabenizar o PS do artigo quando diz que Saul Leblon precisou ler o viomundo para saber dos dados das medidas adotadas que vem melhorando a mobilidade urbana.

Zilda

Fico sem querer acreditar que esse imobilismo ou essa covardia do PT em relação aos meios de comunicação tem única e exclusivamente ligação com a reeleição de Dilma.

Marco Ferreira

Pois é, recebem milhões em doações de campanha, fazem aliança até com o diabo pra se eleger, depois reclamam que não consegue fazer nada. Ah, o IPTU era taxar os ricos e aliviar os pobres…ok..concordo e apoio. Mas o que faz o Prefeito de esquerda, ao perder a batalha do IPTU? Suspende o pagamento da dívida com a União, que foi gerada em grande parte pelo aliado Maluf, e que é escandalosamente ilegal? Não! São 3 bilhões jogados fora. Executa os grandes devedores de impostos da Prefeitura? Também não! A dívida ativa (impostos a receber) está em mais de 50 bilhões.(30 bilhões de ISS de Bancos).. O que faz o prefeito que se diz “socialista”? Ameaça com um corte de 800 milhões..nas mais diversas áreas…O dono da Band liga ameaçando e tal..e o Prefeito não tem nem a coragem de falar o nome do cara..Só fala grosso com “sem-teto”…

Panino Manino

“O fato de o Saul Leblon ficar sabendo das estatísticas mencionadas por Raquel Rolnik através do Viomundo — e não diretamente da Prefeitura — é a prova mais acabada do fracasso de comunicação de Haddad.”

Vamos torcer para o Haddad começar a ler o Viomundo então…

Vou criar uma sigla também, posso?
O Haddad é um expoente do “POP”, Perfeito Otário Petista.
É um tipo de pessoa tão ingênua e inocente que dá dó de acompanhar as notícias sobre ele, dá vontade de se unir a multidão para juntar em cima e linchar para ver se toma jeito na marra. E enquanto está caido no chão apanhando ainda acredita que os amigos e simpatizantes vão ir acudi-lo.
Não, não vão.
Eu e os tantos que escrevemos aqui somos excessão.
Não sou emprega desses idiotas para ficar divulgando notícias e exclarescimentos por ai! 99% das pessoas que acompanham vários sites para se informar e buscam informações para o debate não divulgam ou compartilham, então a desinformação da grande mídia continua.

Já estou apostando as fichas que o PT perde a presidência e o govereno de SP ano que vem, do jeito que está vai ser difícil isso não acontecer, só eles não percebem isso, e se percebem pior ainda porque nada fazem.

    sandra

    às vezes é difícil aguentar o haddad, que parece um bebê chorão, ir até o STF e ser humilhado daquele jeito? (não aprendeu com a cena com o alckmin?) só resta a gente pra defendê-lo, até dele mesmo. porquê? por que a gente aprendeu a lição com a marta e a erundina, embora a cúpula petista não tenha e parece que nunca vai aprender. a gente quer ser feliz e não ficar brigando com gente como o serra, por direitos básicos e respeito ao ser humano numa cidade como são paulo, onde viver como gente já é difícil, ainda mais quando se é pobre.

    Panino Manino

    É incrível como não entendem, tanta gente, que o problema não são os outros fazerem isso ou aquilo, diserem isso e mais aquilo, o problema são eles mesmos de ficaram parados e calados diante de tudo isso, como se só a “consciência tranquila” significasse algo.

Francisco de Assis

O LADO DE LÁ E O LADO DE CÁ

Estando do lado de cá, como não concordar com a análise de Leblon e com as ressalvas do Azenha no seu P.S.?

Entretanto, não seria de esperar outro comportamento de alguns que supostamente estariam também do laco de cá?

Como diz o Saul:

“Diante dele, o silêncio de quem liderou os protestos de junho chega a ser desconcertante.

Mas não é inédito.

Há inúmeros antecedentes gravados na história com os predicados de cada época .

E nenhum deles é inocência.”

Apolônio

Haddad tem que dar entrevistas para blogueios progressistas, sobre o que está fazendo, e, o que vai fazer. Tem que manter um canal no face, twitter, etc. Procurar as rádios comunitárias da periferia pedir apoio e dar entrevistas. Fazer um informe mensal sobre o que está sendo feito, o que vai se fazer, isto pode ser distribuído nos bairros e periferias. Ele tem que tomar consciência, que não pode contar com a grande mídia. Ele tem experiência, a grande mídia não gosta do PT. Esse não é o governo dela. Tem que comunicar, mas, comunicar, com interlocutores confiáveis.

Deixe seu comentário

Leia também