PT pede apuração de afastamento no Jornalismo da Cultura

Tempo de leitura: < 1 min

10/07/2010 – 11h43
PT-SP pede apuração de afastamento de diretor de jornalismo da TV Cultura

DANIELA LIMA, na Folha de S. Paulo, via Stanley Burburinho

O PT-SP vai solicitar ao Ministério Público Eleitoral que faça uma apuração “rigorosa” sobre o afastamento do jornalista Gabriel Priolli da direção de jornalismo da TV Cultura.

“Se a legislação eleitoral é rigorosa com os veículos de comunicação em geral e seu uso durante as eleições, deve ser ainda mais [rigorosa] quando se trata de um veículo público, que é abastecido com recursos do contribuinte”, disse Aloizio Mercadante, petista candidato ao governo de São Paulo.

A decisão o afastamento de Priolli, tomada pelo jornalista Fernando Vieira de Mello, vice-presidente de conteúdo da emissora, alimentou boatos a respeito da ingerência política sobre o canal.

Nos corredores da emissora e na blogosfera, circula a informação de que, por trás da saída de Priolli, está uma reportagem sobre problemas e aumento nos pedágios.

A reportagem teria sido derrubada por Mello. “A reportagem não foi ao ar na quarta-feira por uma razão simples: não estava pronta”, disse Mello.

“Eram ouvidos só [Geraldo] Alckmin e Mercadante. Em período eleitoral, somos obrigados a ouvir todos os candidatos. Foi isso que fizemos”, acrescentou.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Curioso

Quem são os donos desses pedágios de SP? Pra aonde vai esse dinheiro? Dever-se-ia criar também um placar "EVASÔMETRO" para indicar a sangria/remessas de capitais do pais.

Marcelo de Matos

Infelizmente, esse pedido do PT não vai dar em nada. A TV Cultura foi criada por Abreu Sodré, nosso primeiro governador biônico (eleito indiretamente durante a ditadura). Deu a ela a forma jurídica de fundação pública e sua finalidade seria a difusão da cultura. O que há de cultura hoje no conteúdo da emissora? Provavelmente, muito pouco. O forte da emissora é o jornalismo e as entrevistas. Os estatutos da emissora dizem que: ARTIGO 5º. Não poderá a Fundação utilizar, sob qualquer forma, a rádio e a televisão educativas, bem como quaisquer outros meios de comunicação multimídia: I – para fins político-partidários. Entretanto, é muito difícil provar esse uso político partidário, que na verdade é feito pela seleção de notícias, dizendo só o que interessa. Nas décadas de domínio tucano a Cultura tem noticiado a opinião dos patrões. O que se deve fazer é uma campanha para que a emissora se limite aos conteúdos culturais.

    Carlos

    Qual a participação do Executivo estadual na gestão da Fundação Padre Anchieta?

    Designa conselheiros?
    Repassa recursos?

    Há alguma proposta de reformatação jurídica da Fundação?

Carlos

Henderson

Andou por aqui um tal "Ubaldo", que prometeu discorrer/pontificar sobre a tese de doutorado do Serra, mas…

Contamos com usted, Henderson, para que tenhamos revelações dos detalhes da obra primorosa do dr. Chirico.

Importante que esclareças a trajetória acadêmica do distinto, da graduação à docência.

    Jairo_Beraldo

    Não seria INDECENCIA, quando voce fala docencia?

    Nelson Menezes

    Acho que o Ubaldo e o Sr. Henderson é uma só pessoa,este cara não me engana!!

Mª vivamandela

Estás exercitando Redação né? Então escreve várias vezes a frase abaixo que tu vai aprender.
Troller é um termo pejorativo para pessoas que entram em fóruns e chats, a fim de acabar com a conversa ou irritar a todos !!!
Escreve até cansar, eu aposto no teu QI.

Mª vivamandela

Uma concessão pública não pode ser manipulada por quem não respeita a Democracia e o contribuinte. O PT engoliu muito angu de caroço ao longo desses anos sem reagir. Perdeu muito tempo! Essa Direita com cheiro de porão da DITADURA, sempre faz o que bem entende. O pior de tudo, sempre com o respaldo de Instituições que deveriam puni-la.

Hélio Jacinto

O Jornalista Heródoto Barbeiro, também já havia sido demitido ao cobrar Serra sobre os Pedágios abusivos em SP.
Agora vem a demissão do Jornalista Gabriel Priolli , também por tocar no assunto Pedágio em SP.
Parece que a liberdade de imprensa defendida pelo PSDB é algo sui generis, não existindo nada igual em nenhuma Democracia séria do mundo.
Já ficou claro que o assunto Pedagio, não agrada o Careca, eterno candidato a Presidente. Tal assunto deixa este Tucano de Bico torto.

João cabrau

esse povo de demotucanos ainda dizem que não são resquisios da ditadura.

Jairo_Beraldo

A Justiça Eleitoral partidarizada é a melhor coisa que pode acontecer a um país que se pretende democrático. Ela acaba com a liberdade de expressão de uns, e permite a de outros. Esta é a melhor democracia que pode existir.O sabor é a conveniência ideológica.

Esquemas Táticos

Tem que apurar mesmo. A TV Cultura é pública, não é quintal do Serra. Ah, se fosse na TV Brasil… O PIG só enxerga o que quer.

Midionauta

Henderson, o que 75% da população quer é que o Lula siga mandando mesmo, não tem problema pra gente aqui, não.

Flavio Gomes

Democracia do PSDB:

se você é tucano, ou neoliberal, você é inteligente.

se você é lulista, ou prefere o social, você recebe bolsa família, ou é ignorante, ou é petista, ou não sabe votar.

Fim

    Maria Luiza

    Mas basta dar uma visitada nos blogs neoliberais dos demos e tucanos para você ver o nível dos comentários de seus apoiadores. Mais parvos, alienados, histéricos e grosseiros, impossível.

Flavio Gomes

Nossa, que bom… eu estava preocupado se Dilma continuaria o governo de Lula. s

Agora que eu sei vai continuar, vou votar nela com certeza kkkkkkk

Falou tucano!

Marat

Fiquei sabendo que o responsável pela queda do Prioli foi o Vieira de Mello, notório extremista da direita…

    Jairo_Beraldo

    Que ninguém sabe porque foi demitido da BAND.

toni gatto

ah, o PT tentando denegrir a Folha, O Estadão, O Globo, a veja, e os principais meios de comunicação de massa do brazil….. da massa cheirosa, mimosa, educada, gentil, poliglota… ah o PT… white hands, blue eyes…… vai ver a Daslu está em concordata por causa do PT.. compraram e não pagaram…. ratos da sociedade, ladrazes de colarinho branco e odores franceses…. á separação valoroso povo paulista, com alckimim, com serragio, com o oxiólogo esquecido de seus escritos e feitos reprodutores…… que venham , escolham as aramas!!!!!!

    beattrice

    O PROFESSOR Hariovaldo fazendo escola…rs

Pitagoras

É inegável que a TV Cultura, não obstante sua qualidade, sofre constante ingerência política por parte de seu maior financiador, o governo de São Paulo.
Lembro-me, com prazer, como o cidadão holandes contribuia espontaneamente, para suas únicas três, na época, emissoras, todas públicas e EXCELENTES, mas isso é outra estória, outro povo, outro país…

    Marat

    Desde a chegada dos brucutus pessedebistas, o nível de qualidade da TV Cultura caiu assustadoramente!

    beattrice

    Al-ckmin e Serra são especialistas brucutus.

    Marat

    Brucutus de terno e gravata e fala empolada, conforme ordenam seus patrões estadunidenses!

    Flavio Gomes

    Cara, tenho 28 anos e assistia a TV Cultura desde criancinha… é incrível como de uma hora para outra a TV foi decaindo até chegar no seu estado atual.

Glecio_Tavares

Va votar nele então. Voce tem vergonha de dizer que seu voto é do Ladeira? Qual o projeto dele para combater o vicio do crack? O que ele fez como prefeito ou como governador pela segurança publica? Qual o projeto dele para a educação? Alias ele cumpriu alguma promessa de campanha? Agora que ele privatizou a agua de São Paulo entregando as eclusas a uma parceira publico-privada e quer contratar uma empresa de segurança para vigiar as delegacias, só fica faltando privatizar os presidios. Falta-lhe competencia com a coisa publica então entrega a iniciativa provada que normalmente é de alguém da familia. Ficou milionario e a familia dele bilionaria.

Glecio_Tavares

Tem vezes que me pergunto por que tem gente que não quer enxergar a realidade? A unica resposta que encontro é: Desvio de personalidade. Nunca a culpa é sua, sempre dos outros, a cada erro que comete a culpa foi de alguém que agiu de determinada forma e por isso a pessoa encontra desculpas para não ver o real.
A imprensa defende o Alagão, os donos dos meios de comunicação e alguns editores são um bando de puxa-sacos do PSDB. Só não ve isso quem tem o rabo preso. Heródoto perdeu o cargo, ou pediu para sair porque não estava mais querendo cooperar. O Priolli assumiu o cargo e uma semana depois foi desligado. E a culpa é do PT? RIDICULO. Henderson ja para a casinha. O complexo de vira-latas ja acabou fa tempo. Tem que investigar sim. Tem que acabar com o desmando do Ladeira, e é para ontem. Quanto ao programa de governo, o Ladeira não cumpre nem o que está registrado em cartório, imagina se vai cumprir algo no TSE que tem agido como seu lacaio?

    Henderson_hds

    Por primeiro, "Alagão"? Só vocês para motejar um assunto que destruiu tantas famílias, tanto aqui em SP como no Rio, Alagos e outros estados.

    Ao depois, pense bem: a imprensa repercute a patacoada do vai-não-vai do programa da Dilma e as pessoas perlustram o óbvio: ela tem intenção de controlar a mídia. Qual é a água para apagar o fogo? Acusar o PSDB de ingerência na TV Cultura.

    Por fim, estranho alguém com 80 milhões de votos nas costas não ter um programa. Ele conquistou esses votos como?

    A Dilma rubrica um programa com intenções de controle midiático. Sobre Serra interferir na TV Cultura, só boatos. Notou a diferença?

    Glecio_Tavares

    Usando a midia. Comprou a veja e a folha e a globo não precisou ser comprada, ela ja tem um histórico de manipulação antigo. Em SP Serra nada fez. As inundações aconteceram por assoreamento do rio tiete. Va se informar antes de dizer mais besteira, pega mal.

    Marcelo de Matos

    Caro Henderson. Você pegou o bonde errado. Aqui ninguém está interessado em ler a Veja por tabela.

    beattrice

    Zé Alagão Biruta Pedágio Trololó, parece nome de príncipe, mas príncipe é o outro.

    Flavio Gomes

    controle midiático != ingerência

    Marcos de Almeida

    Ela não quer controle, ela quer que regulamente os artigos que está na constiutição que prevê que nãohaja monopólio, como a rede globope quer dominar tudo e até a seleção quer de volta o controle para o Galvão voltar a ter o direito de escalar e colocar o quadrado mágico dele.

Mario

Esse pedido do Mercadante tem caráter irrevogável ??

Jairo_Beraldo

Estou começando a gostar do Mercadante….

    Henderson_hds

    Pena que ele não vai tornar-se Governador. Já imaginou?
    Você gosta dele quando ele obedece a todas as ordens do PT, tal como um cachorrinho que teve as cordas vocais tiradas para não ladrar ( prática desumana adotada por alguns).

    Jairo_Beraldo

    To lascado aqui…se apoio, tomo porrada….se não apoio tomo porrada! Assim não pode, assim não dá!

    Glecio_Tavares

    Jairo, fique frio, discutimos nossas diferenças sem brigas. Meu estado esta em estado lastimável e vem uns camaradas aqui defender o Ladeira, Parece que o Jardim Romano não ficou alagado por 2 meses. Querem apagar o passsado.

    Glecio_Tavares

    Voce gosta de xuxu. O camarada ja teve sua oportunidade no governo e …. NADA! esta na hora de mudar, a democracia serve para isso.

    Jairo_Beraldo

    Cara, um xuxu cozido na propria água, é 10….mas a quem voce se refere…por favor! Voce parece que quer me fazer troll. Não sou…voce deve ter contato direto com o site. Peça a eles meu e-mail, que debateremos legal fora daqui. Que ódio voce tem de mim por gostar do Caiado!

    Glecio_Tavares

    Jairo, o assunto aqui é sobre o henderSON SOuza. Ja cheguei a conclusão que voce não é troll, sejamos companheiros de luta, pois o objetivo é eleger Dilma e um congresso que a apóie.

    beattrice

    NADA não, o XUXU OPUS DEI no des-governo de SP foi um desastre acachapante, antes fosse nada de fato.

    Carlos

    Pra engolir a acachapante derrota do Serra, Henderson já encomendou uma tonelada de farinha de mandioca – metade branca, metade torrada….

    Ele deveria explicar os fatos relatados nos artigos abaixo:
    http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article6http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article7

    Prestando-se atenção na cronologia dos fatos, percebe-se as digitais do Serra.

    E também deveria discorrer sobre a tal "tese de doutorado" dodistinto….

Marat

Já está na hora de nossas autoridades serem honestas e imparciais. Chega de tantos desmandos do PSDB/PFL!!!

Saulo Damasco

Curioso, hoje Fernando Vieira de Mello está a serviço da tucanalha. Antes de atuar na Rádio e TV Bandeirantes. quando dirigia a Rádio Trianon, da qual é sócio-proprietário,
exaltava as administrações de Maluf e Pitta em reportagens produzidas sob encomenda. Sempre com subserviência. Fernandinho é um autêntico representante do jornalismo amestrado do PIG.

    Glecio_Tavares

    Capacho age assim, é vassalo do senhor do momento.

    Marat

    É como o PFL…

franklin

Sei, só isso mesmo.

Henderson_hds

Começou a tentativa do PT de controlar a mídia brasileira.
Em vez de se preocuparem com sua campanha, querem meter o bedelho numa emissora por… boatos.

Isso mesmo. Boatos.

O PT é incrível: para apagar o fogo do programa rubricado pela Dilma, age destarte com o claro intuito de tentar mostrar, de forma vil, que o assassino da liberdade de imprensa é PSDB e não PT. Incrível.

    Glecio_Tavares

    Voce esta louco. O PT tenta provar que a censura é da oposição. Va gravar imagens no metro ou nos terminais de onibus nos horarios de pico e voce verá o que é a censura. Os seguranças vão tomar seu equipamento e ainda podem lhe dar uns sopapos se voce reclamar. Isso é democracia?

    Carlos

    Boatos? Então o Nassif é disseminador de boatos?
    TV Cultura é publica, cara, e todos os paulistas têm direito de saber o que aconteceu.

    Jairo_Beraldo

    O PT controlar a mídia é ótima…vai catar coquinho _hds

    Mª vivamandela

    Henderson_hds,

    Por que não te calas?

Deixe seu comentário

Leia também