Fernando Rodrigues: PT joga para evitar que a Globo eleja Rodrigo Maia

Tempo de leitura: 2 min

Paulo Tonet, lobista da Globo, articula para esfaquear Temer

Do Drive, de Fernando Rodrigues, via e-mail

PT estuda dar quórum para o governo

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), disse ao Drive que pode fechar acordo com o governo para dar quórum à votação da admissibilidade da denúncia contra o presidente da República. “É preciso acertar apenas 1 rito que permita a discussão, queremos 1 amplo debate em plenário”, disse o deputado.

Sistema complicado

A análise da denúncia é assim:

abertura da sessão — são necessários, pelo menos, 342 dos 513 deputados em plenário.

Em tese, essa sessão será em 2 de agosto, conforme já anunciado;

ninguém tem 342 votos — nem governo nem oposição têm 342 deputados.

Sem 1 acordo, a sessão nunca será aberta;

votação — uma vez aberta a sessão (por meio de 1 acordo para deputados governistas e de oposição ficarem no plenário), aí são necessários 342 votos, pelo menos, para a admissão da denúncia;

estratégia do governo — conseguir abrir a sessão e liberar sua tropa depois para ir embora do plenário. A oposição fará uma gritaria, mas não terá 342 votos. A denúncia será arquivada;

estratégia do PT — aproveitar a exposição pública da sessão.

A Globo deve transmitir tudo em seu canal aberto de TV.

Petistas: perdem, mas teriam vitória política

O PT calcula que, pelo menos, teria uma vitória política — embora não tenha votos para autorizar o prosseguimento da denúncia.

O Drive perguntou a Zarattini se a oposição terá esses votos, caso haja quórum para iniciar a sessão.

“Acho que não temos. Mas queremos que eles se exponham. Desejamos que mostrem a cara aqueles que defendem a permanência do Temer. E vamos divulgar esses nomes. Trabalhar nas bases deles”, argumentou.

Jogo duplo

Nos demais partidos de oposição, a suspeita é de que o PT joga para perder.

Quer que Michel Temer vá sangrando até 2018 para fortalecer uma eventual candidatura de Lula.

Diz o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ): “Quem acredita que Temer merece ser processado não pode entrar no jogo que os aliados do presidente tentarão armar no plenário. O governo quer usar deputados da oposição para dar início a uma sessão pouco representativa e, assim, enterrar a denúncia”.

PS do Viomundo: A Globo trabalha com Rodrigo Maia no Planalto e Meirelles czar da economia. Para aprofundar ainda mais as reformas. O #ficatemer presume que a bagunça institucional favorece o PT em todos os sentidos — inclusive nas medidas de Temer contra a Lava Jato. Jucá desenhou o acordão “com todos”, inclusive o STF.

Leia também:

Lula escolhe Alckmin, não Doria, para polemizar


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

É melhor “JAIR” se acostumando….

    Lunna

    E você até hoje ainda não se acostumou a perder?
    Os bandidos que você defende perdem desde 2002 e só voltam ao poder no tapetão.

    Lulipe, se esforce mais um pouco pra suportar mais uma derrota sua e da sua turma em 2018.

    lulipe

    Eu não perco nada Lunna, afinal não dependo de político pra viver. Agora quando uma incompetente como Dilma é eleita quem perde é o país, não esqueça dos 13 milhões de desempregados que ela deixou. quanto a voltar ao poder no tapetão não me diz respeito, já que não votei na chapa Dilma/Temer, deve dizer a você que com seu voto é diretamente responsável pela situação atual do Brasil. E se ficar com raiva é pior, mas o mito vem aí…

    Lunna

    Essa falação de que quem votou na chapa da Dilma é responsável pelo momento atual já esta ultrapassada. Afinal os batedores de panela e os que foram para a Paulista junto com o pato sabiam que o Temer assumiria o poder. Chegaram a cogitar… primeiro a gente tira a Dilma, depois o resto.. mas, estranhamente, agora não se manifestam mais, e ainda há os que defendem a quadrilha que tomou o poder.

    Na minha opinião a explicação é simples. Em nenhum momento a maioria dos que defenderam o impeachmeant estavam preocupados com a corrupção. A letargia atual deles mostra isso. O problema é que por serem canalhas não se identificavam com uma mulher honesta como a Dilma, já com a atual quadrilha se identificam.

    Você vota e defende os seus iguais. Isso explica também os motivos que o levaram a votar no Bolsonaro… É da mesma estirpe. Por sorte, a maior parte dos brasileiros já se encontra em uma patamar um pouco melhor.

    Lunna

    Corrigindo… que o levarão a votar no Bolsonaro, lulipe*

    Fabio

    Lulipe, desculpa rapaz, mas jamais vou me acostumar nem mesmo com a ideia de um homem das cavernas como candidato a presidente do Brasil.
    Ou a direita da um golpe mais profundo e usar seu braço sujo chamado “judiciario” ou não tem jeito, 2018 é Lula presidente.

    Na lata

    É melhor JAIR se acostumando, 4 anos de férias pro Bozonaro.

Deixe seu comentário

Leia também