VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Professor da Universidade de Santa Maria contesta reportagem do JN

23 de outubro de 2010 às 16h24

Análise de professor da UFSM/Cesnors contesta reportagem do Jornal Nacional

Do site da universidade

José Meira da Rocha, professor de Jornalismo Gráfico da UFSM/Cesnors entra na polêmica que ganhou a mídia e a campanha presidencial nessa semana

Na última quarta-feira, 20, por mais um compromisso na campanha presidencial no Rio de Janeiro, militantes do PT e do PSDB entraram em confronto. Além das discussões e do empurra-empurra, possíveis objetos teriam atingido o canditato tucano, José Serra. O Jornal Nacional da Rede Globo, deu grande repercussão ao ocorrido, analisando as imagens do encontro. A análise foi feita pelo professor Ricardo Molina, que geralmente faz declarações sobre ações da Perícia Criminal Oficial, o que acaba sendo contestado pelos casos em que Molina já se envolveu.

Segundo a análise da imagem gravada por um celular, um objeto, supostamente um rolo de fita, teria atingido Serra num segundo momento, minutos depois de uma bola de papel ter sido arremessada na cabeça do candidato. O resultado obtido pelo perito, quase convenceu o professor da UFSM/Cesnors, José Meira da Rocha. Porém, o professor digitaliza as imagens veiculadas na tv através de uma placa de vídeo, e em uma análise mais a fundo, a matéria que tomou sete minutos do Jornal Nacional seria uma grande “barriga” ou gafe jornalística.

Passando frame à frame o vídeo, Meira percebeu que na verdade aquilo não parecia nada com um rolo de fita. O depoimento do suposto especialista, que não tem grande credibilidade no campo da perícia criminal, acabou criando algo que realmente não estava ali. Se a ação da Rede Globo foi de má fé, ou foi realmente um erro jornalístico, não podemos dizer, mas que nada atingiu o candidato no vídeo em questão, isso é o que o professor afirma, em sua análise quadro à quadro.

— Na verdade o que vemos no vídeo é a imagem da cabeça de outra pessoa atrás do canditado José Serra, misturado com uma distorção da imagem de vídeo digital, ressaltou Meira.

A matéria que Meira escreveu em seu site trazendo sua conclusão em relação ao vídeo repercutiu rapidamente. As imagens quadro à quadro com a análise do professor foram parar em vários blogs e sites. O próprio site do professor acabou saindo do ar. O motivo de censura foi comentado, mas na verdade o aumento absurdo de acessos foi o que motivou a queda do site.

— Me espantou bastante a repercussão dessa matéria, porque eu fiz na madrugada entre três e cinco da manhã. Quando acordei já havia recebido e-mails falando que meu site estava fora do ar. Para ter uma ideia, tal o número de acessos, meu site estava derrubando os sites de outros clientes do servidor, aí acabaram tirando o meu do ar. Então não foi censura, foi um super sucesso que eu não estava preparado.

O material de fotos e texto foi parar no site do jornalista Paulo Henrique Amorim, o que não prejudicou a divulgação da análise, já que o site de Meira continua fora do ar. A campanha de José Serra continua utilizando a análise do perito Ricardo Molina na propaganda eleitoral, confirmando a agressão ao canditato por um rolo de fita.

Fábio Pelinson – Assessoria de Imprensa do Cesnors / Da Hora

 

46 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Hell Back

10/11/2011 - 00h24

Tudo bem se fosse um rolo de fita crepe, mas e daí? Que cabeça mole de candidato é esse que não aguenta nem um mísera fita crepe jogada de pucos metros na sua frágil cabecinha? Mais um bom motivo prá não ser presidente da república do Brasil. É um cabeça mole. hehehehe

Responder

Tadeu Castro

26/10/2010 - 12h26

Molina é o novo ( da globo ) Badan Palhares . Molina a serviço da globo como Badan Palhares .
CPI do Narcotráfico acusa
Badan Palhares de vender laudos e
ter ligações com o crime organizado

Responder

Carlos

25/10/2010 - 11h03

"A campanha de José Serra continua utilizando a análise do perito Ricardo Molina…"

Molina é aquel eque sustentou o "Caso encerrado" da capa da Veja?

Responder

luciofm

25/10/2010 - 00h05

2 observacões.

1. No seu experimento com o SerraBuster, se no video rodado a 13fps a FITA se faz presente em 7 quadros, convertendo esse video para os 29 do NTSC duplicando cada quadro, a fita apareceria em pelo menos 14 quadros do video original.

2. O Laudo do Molina fala em um quadro a cada 500ms, ou seja 2fps.
Convertendo um video de 2fps para 29fps a fita deveria aparecer em aproximadamente 15 quadros do video (congelado em 1/2 segundo na tela), e nao em apenas UM frame como ele afirma…

Responder

Baixada Carioca

24/10/2010 - 22h56

Leiam a matéria do Clarín da Argentina. Supimpa!

La picardía que a Serra le salió mal
22/10/10
Fingió un golpe en la cabeza. Pero la TV mostró que sólo le pegó un bollito de papel. Lula, furioso.
Por ELEONORA GOSMAN
San Pablo. Corresponsal

El presidente Lula da Silva se disponía a levantar el teléfono y hablar con el candidato opositor José Serra. Le iba a ofrecer su solidaridad frente a la supuesta agresión de la que habría sido objeto el ex gobernador de San Pablo. Pero las imágenes televisadas de los tumultos detuvieron el gesto presidencial y lo convirtieron en una encendida crítica. “Fue una farsa, una mentira descarada”, declaró ayer el jefe de Estado brasileño. Leia mais em <a href="http://[http://www.clarin.com/mundo/america_latina/picardia-Serra-salio-mal_0_358164279.html#%5D.

” target=”_blank”>[http://www.clarin.com/mundo/america_latina/picardia-Serra-salio-mal_0_358164279.html#].

A correspondente chamou de cabeza aquela estrutura indefinível que o tucano sustenta no pescoço.

Responder

Antonio Fouto Dias

24/10/2010 - 17h01

Nessa questão, mais que a própria agressão, é o fato de que se sabia que Serra passaria por aquele local, daí então, por qual motivo essa turma do PT surgiu exatamente naquele lugar e naquele horário, se não para tumultuar, provocar e agredir?
Outro fato interessante, foi a descrição do fato pelo Presidente Lula, que inclusive aparentava que estivesse no local, nesse contexto, não haveria a possivilidade de se imaginar de que Lula estava sendo informado a cada acontecimento do episódio?
Se isso é possível, podemos julgar que era conivente com o fato.

Responder

    André Moreira

    25/10/2010 - 08h14

    Mas que beleza de raciocinio. Ora, o Lula sabia do fato assim como todos nós ficamos sabendo. E viu a falcatrua assim como nós vimos, simples assim…

    Vânia Müller

    25/10/2010 - 12h59

    Antonio, informe-se sobre as armações de 1989 que tentaram denegrir a imagem/caráter de Lula. Como na época, agora tb foi uma armação Antonio, tá provado. Eles PRECISAM (e investem pesado) na "invenção de uma verdade", bem ao estilo Foucault: de que todo petista (ou o PT) é violento, guerrilheiro, sanguinário. Porque isso assusta pobres, não tão pobres, e ricos. E a mídia, como vemos, adora.

José Eduardo Camargo

24/10/2010 - 15h57

Vamos supor, apenas para argumentar, que tenha havido a tal agressão com o rolo de fita crepe. E aí? Será que machucaria tanto? Dá pra matar alguém? A menos que o candidato Serra esteja severamente doente, penso que não! Ou seja: "Vamos falar sério, candidato, por favor!".

Responder

Rodrigo Caldas

24/10/2010 - 09h27

Por que os peritos como Molina não analisam imagens de ovnis com tanta condescendência como nesse caso.?
Por que a resposta, nessas bases, seria estapafúrdia. Ninguém assume disco voador com tanta facilidade. A imagem produzida pela Globo, afinal, é bem menos factível do que a de muito disco voador por aí.

Responder

Fabio_Passos

24/10/2010 - 02h06

E tem mais análise do professor José Antonio Meira da Rocha que sepulta a armação molina-kamel no lixo da história…

Quem já repercutiu foi o Idelber Avelar:

"É Serra na fita"
Por José Antonio Meira da Rocha – 23 de outubro de 2010
http://decom.cesnors.ufsm.br/jornalismo/2010/10/2

A análise mostra que o OVNI ("fita") seria captado em vários quadros por uma câmera de celular.

Responder

francisco.latorre

24/10/2010 - 01h36

pô cara..

derrubado pelo ned-cia..

chique. no último.

..

Responder

Wilson Nascimento

24/10/2010 - 01h22

Ali Kamel pegou o bonde.

To fora.

A Globo ta chamuscada.

Mais não esta morta.

A bolinha de papel do Serrojas.

Virou bomba no JN.

E o Rio Centro explodiu no colo Ali Kamel.

O que estaria Ali Kamel fazendo lá.

Uma tragédia.

A gargalhada foi geral.

O pessoal da Globo de São Paulo se mijo de rir.

Ali Kamel ta chamuscado.

Enfumaçado.

Defumado.

Mais não esta morto.

E o Molina.

Insiste em submergir.

Mas já voltou para as profundezas.

Não baixem a guarda.

Nem abandonem suas trincheiras.

Abraços.

Responder

Cícero

24/10/2010 - 01h11

Acho que a tentativa de bloqueio deste excelente blog, que, segundo Azenha, registra 4 milhões de páginas visitadas por mês, além da inveja que isso pode causar a muitos, creio que isso é coisa da tucanalha. Acredito que está em curso uma ação conjunta promovida pelos demo-tucanos para bloquear os principais (+ visitados) blogs que contenham comentários contra o Serra. Isso é pura sacagem. Vamos divulgar no Twitter. #SUJEIRA: GOOGLE SE VENDE PRA TUCANALHADA!

Responder

Lana

23/10/2010 - 23h44

Mais do que cometer uma farsa se fingindo de atacado por petistas violentos, tudo leva a crer que Serra e sua campanha cometeram uma ARMAÇÃO.

O Eduardo Guimarãe publicou um video, que mostra claramente a mão que jogou a famosa bolinha de papel.
O dono dessa mão usava uma camisa azul, igual ao uniforme da tropa tucana.

VEJAM E COMPROVEM
http://www.youtube.com/watch?v=LN2nlFkUdGU&fe

Eu imagino que todo mundo já esteja saturado de ver vários videos sobre esse lamentavel episódio, mas esse é muito importante, uma vez que a todo momento nos chega noticias de que a campanha de Serra está querendo colar no PT a imagem de violento, agressivo.

Se conseguirmos provar que quem jogou a bolinha de papel foi alguem da campanha do próprio Serra, aí é pá de cal no Serra. Pode enterrar!

Responder

Jura

23/10/2010 - 23h19

Com tanta prova de farsa por ai, Serra pediu direito de resposta no programa da Dilma para falar que não foi só a bolinha e que teve também a fita crepe OVNI.

Ou seja, ele quer apresentar a segunda farsa para esconder a primeira. O que a campanha de Dilma está esperando para chamar a polícia? Isso é 171 em rede nacional de TV! Se não provarem essa farsa na justiça ele vai conseguir o direito de resposta pretendido:

"O PSDB pediu direito de resposta no horário eleitoral na televisão de Dilma Rousseff (PT), candidata à presidência, por julgar se tratar de injúrias o tratamento dado pelos adversários a ataques contra o candidato à presidência José Serra (PSDB) em Campo Grande (RJ) na última quarta-feira (20). O PT usou em seu horário eleitoral reportagem veiculada pelo SBT, segundo a qual, Serra teria sido atacado apenas uma única vez e por uma bolinha de papel. O PSDB perdeu a liminar e agora aguardam o mérito.

O candidato tucano ao Planalto, José Serra, rechaçou as declarações de petistas, inclusive a do presidente Lula, que minimizavam a agressão sofrida por ele no Rio de Janeiro. Em seu próprio horário eleitoral na televisão, ao tratar do episódio, foi mostrado que objetos foram jogados em Serra em dois momentos diferentes – e um dos objetos seria mais contudente -, o que teria justificado a necessidade de exame. No segundo momento, Serra foi atingido por um rolo de fita adesiva"
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

Responder

Adriano

23/10/2010 - 22h59

Azenha, parabens por este meio que vc nos possibilitou. A platinada do Demônio não aprendeu ainda o seu lugar.

Responder

Gabriel

23/10/2010 - 22h05

contesto e digo mil vezes #globomente

Responder

Baixada Carioca

23/10/2010 - 21h26

Não é preciso ser perito, professor universitário ou editor gráfico pra ver que tudo não passou de uma fraude. A bolinha de papel a gente vê claramente. Por que o "outro" objeto não conseguimos ver a trajetória? A imagem é ruim? Ruim é o perito que analisou as imagens. Onde foi parar aquela fita? Enfiou-se na petuberância que o tucano sustenta no pescoço?

Ruypenalva, não é possível fazer um pequeno filme com um celular nas condições apresentadas por você, com um rolo de fita crepe sendo arremessado contra uma cabeça (devidamente protegida) para ver se é possível perceber a trajetória do objeto?

Responder

rubem

23/10/2010 - 20h57

A GLOBO, salvou a campanha de Serra,com aquele perito inesclupuloso e farsante do molina, Serra não sobreviveria na campanha se aquela “farsa da bolinha” prevalecesse,portanto, mais uma fez, esta emissora intervem nas eleições da mesma forma que em 1989, para favorecer um candidato, naquela época Collor, agora Serra , que tem demonstrado nestas eleições ser muito pior que Collor.
A sociedade brasileira não pode deixar este fato ser esquecido, a Globo não vai sair ilesa depois de mais esta aberração jornalistica.

Responder

ANA CRISTINA

23/10/2010 - 20h42

Esse molina eh grande BABACA, não tem nossa credibilidade, e junto com a rede GLOBO eles se merece!!!!!! Farsistas…

Responder

ANA CRISTINA

23/10/2010 - 20h38

A REDE GLOBO infelizmente elegeu o COLLOR, e agora pretende colocar essa desgraça do MOTOSERRA, para governar nosso País. Vamos dar o troco a essa, Rede de Manipulação chamada REDE GLOBO, vamos mudar.

Responder

Marina Serette

23/10/2010 - 20h37

Caro Azenha,

Fico indignada com as outras emissoras de TV que perderam uma importante oportunidade de desmascarar a Globo. Por que essas emissoras tem tanto medo da rede Globo? Vários profissionais que conhecem edição de imagens, os próprios jornalistas da globo São Paulo (que vaiaram a edição de imagem da Globo Rio segundo Rodrigo Vianna) acharam primária a versão da imagem da fita crepe, por que, então, as outras emissoras não rebatem a Globo? Não tem como cobrar dessas emissoras uma posição? A Globo desqualificou o SBT, deu a palavra final na "estória" como se ela fosse a dona da verdade. Isso não incomoda os jornalistas e direção das outras emissoras?

Responder

Fabio_Passos

23/10/2010 - 19h23

Desmoralizada a mutreta do OVNI na careca do serra, inventada pela dupla kamel-molina, sabem o que o psdb tentou?
Censurar o vídeo da bolinha de papel do SBT.

É isso mesmo. serra tentou censurar o video.
O psdb está desesperado porque o Brasil todo já sabe que serra é um farsante!
http://1.bp.blogspot.com/_k8qpWoxD3OU/TMIe4BoxZoI

Responder

    Cícero

    24/10/2010 - 03h11

    De fato, o Ministro Henrique Neves do TSE negou pedido da coligação do Serra para censurar a inserção do vídeo SBT no programa eleitoral da Dilma na TV. A Globomente se esquece que hoje temos a Web, onde mentiras como essas são desementidas instataneamente, na mesma velocidde em são veiculadas.

Fabio_Passos

23/10/2010 - 19h06

A participação da rede globo na farsa armada pelo jose serra é escandalosa.
ali kamel não pode usar um bem público para mentir!

A direita sucumbe afogada nas próprias mentiras.

Responder

    Gerson Carneiro

    23/10/2010 - 19h51

    Infelizmente o caso da Globo já não se trata mais de "um bem público" mas sim de "um mal particular".

gustavoh

23/10/2010 - 19h00

Parece que ninguem percebeu que o vídeo da Globo está cortado. Aqui ( http://www.youtube.com/watch?v=6TW7ELmgsU8&fe… ) está todo o vídeo, sem cortes. Comparando os dois vídeos a manipulação fica escancarada. Os cortes na imagem da Globo ficam evidentes.

Responder

beth

23/10/2010 - 18h48

AZENHA, OBRIGADO!
SE NAO FOSSE VOCES…………………………………………….
POR ESSA E OUTRAS ………CONTINUO AGRADECENDO.

Responder

    Baixada Carioca

    23/10/2010 - 21h29

    Agora você imagina quando todos tiverem acesso à internet e banda larga de baixo custo! O PIG acaba.

Gerson Carneiro

23/10/2010 - 18h35

A sorte desse professor é que Zé Bolinha não vai ganhar senão ele estaria ferrado. Do jeito que Zé Bolinha gosta de professor….

Responder

Selma

23/10/2010 - 18h34

Gostaria de saber se a Globo se retratou. Moro fora do Brasil e me recuso a assinar a Globo, assim nao consegui saber se a emissora tomou uma postura decente, pra variar…

Responder

    Gerson Carneiro

    23/10/2010 - 19h11

    Tomou. Na sexta-feira, tratou de escamotear o casal de apresentadores (que faz campanha descarada para o Zé Bolinha) do telejornal que é uma extensão do horário eleitoral do candidato farsante.

reginaldo

23/10/2010 - 18h23

A Revista Veja se superou esta semana. Primeiro acha que é o principal meio de comunicação escrito do país e depois o conteúdo da capa, perfeito para aqueles que seguem sua seita.

Responder

Sergio

23/10/2010 - 18h22

Obrigado Ruy, quando os especialistas entram na discussão fica uma saia justa pra Serra e seus dementes.

Responder

Marilda Oliveira

23/10/2010 - 18h15

NOTÍCIA URGENTE:

Artefato bélico de poderosíssimo poder destrutivo atinge a careca do Careca.

Transeuntes disseram ter visto um objeto voador não identificado (OVNI) do tamanho de um ovo, da cor de um ovo, mais leve que um ovo, em trajetória elíptica, atingir, na descendente, a calva do referido Zé Pedágio.

Alguns observadores, pela proximidade que estavam do local, afirmaram que o tal OVNI, antes de quedar-se ao solo, deu uma “quicadinha” na cabeçorra pelada.

Cientistas e pesquisadores vinculados a empresas especializadas em todo e qualquer assunto, especialmente OVNI (GLOBO Corp., FOLHA Corp. e ESTADÃO Corp.), disseram que, apesar de aparentemente diminuto o núcleo (“tamanho de um ovo, da cor de um ovo, mais leve que um ovo…”), era envolvido por uma massa fluídica densa e transparente, de 1 metro de diâmetro, pesando aproximadamente 2 kg, razão pela qual a vítima foi submetida a procedimentos médicos de cautela, a fim de afastar a suspeita inicial (quadro gravíssimo de poli-traumatismo crânio-encefático-dorsal).

Em razão das afirmações abalizadas dos cientistas, Zé Pedágio convenceu-se da gravidade do fato e passou a sentir náuseas e fortíssimas dores de norte a sul, leste a oeste, portanto, em toda área de sua imensa cabeça imberbe, pedindo a um assessor mais próximo que a engessasse, providência não levada a termo pelo grande gasto com pessoal e material – gaze, gesso, pedreiros, etc – dada a imensidão da área.

A Mitra Diocesana de Guarulhos, ao saber da história, espalhou folhetos na saída da missa recomendando que seus fiéis votassem apenas em candidato atingido por OVNI, pois, segundo o cardeal nazi-faci Westrupp, seria um sinal dos céus para indicar o caminho do bem (bem do FMI, do FHC, da TFP, da OPUS DEI, da elite, da fome, do desemprego, da privatização, dos interesses estrangeiros, notadamente americanos, etc).

Ass: MÁXIMO
Da Sucursal de “TROLOLOZEIRO”

Responder

Ary

23/10/2010 - 18h01

Continua prevalecendo a divulgação da farsa. Até quando? Por que a farsa não é desmontada no programa da Dilma? Mostrem a farsa "quadro-a-quadro'" e deixem o Baixaria espernear e se explicar. É tão difícil assim? Se a farsa for desmontada, acaba o sonho do Baixaria e acaba o nosso pesadelo. de que adianta o brilhante trabalho do bravo professor se boa parte da população acha que Lula pesou a mão e que o Baixaria é vítima e não cúmplice de uma armação? Não leio nenhum titular de blog exigindo que Dilma mostre a farsa no seu programa. Só internautas se manifestam nesse sentido.

Responder

Henrique

23/10/2010 - 17h57

Esse episódio do "atentado a bolota de papel" e depois a "tentativa de tapar o sol com peneira" da Rede Globo, foram a gota d'água que faltava pra muitos serristas abandonarem a candidatura Serra. Conheço gente que ainda se equilibrava tentando acreditar na figura, encontrar algo positivo na base do engana que eu queri ser enganado! Agora não dá mais, estão conscientes de que Serra é uma grande mentira! Eu voto na Dilma, mas pude acompanhar a evolução desses meus cpompanheiros. Serra acabou com todos eles! Eles jogaram a toalha e agora vão votar na Dilma! Eu estou contente de ver essa mudança, de ver que eles perceberam a tempo o erro que estavam cometendo. Abraços a todos e até a vitória em 31/10/2010: "O amor vencerá o ódio"! "A verdade vencerá a mentira"! Dilma Presidente!

Responder

Luiz Antonio

23/10/2010 - 17h33

Eu me pergunto como confiar um cargo de Presidente para uma pessoa que faz uma simulação desta

Responder

    Baixada Carioca

    23/10/2010 - 21h27

    O PIG e os barões das velhas mídias querem. Já viu a soma em reais que eles abocanham do governo paulista?

    Gerson Carneiro

    23/10/2010 - 21h51

    E depois o maluco é o Mahmoud Ahmadinejad.

rccorrea

23/10/2010 - 17h18

Uma breve comparação entre Lula, FHC, Dilma e Serra.

Por Miguel Freitas, Puc-Rio, disponível em http://universidadesprodilma.wordpress.com/2010/1

Em 2006 fiz uma apresentação Lula x Alckmin que foi
lida por mais de 10 mil pessoas.

A nova apresentação de 2010 tem o mesmo objetivo:
mostrar fatos com referências que podem (e devem
sempre) ser checadas. Aqui você não vai encontrar a
declaração do Serra dizendo que “ateu é como fumante
que insiste no vício” (ele nunca disse isso) nem que a
Dilma participou do atentado contra o soldado Mário
Klosel Filho (outra mentira).
Não acredite em tudo que lê!
Duvide, exerça seu raciocínio crítico.
Rio de Janeiro, 16/10/2010
Miguel Freitas

Responder

Carmen Regina Dias

23/10/2010 - 17h17

Perfeitamente! parabéns pela análise e por toda a informação que foi passada ao público da Internet, e que não
é pouco.

Responder

Bonifa

23/10/2010 - 17h14

Testemunhas juram que viram uma fita crepe passar correndo depois de atirar um Molina na careca do Serra.

Responder

ruypenalva

23/10/2010 - 16h56

Desde o início eu postei no seu blog que aquilo era um artefato causado por filmagem em baixa resolução com 15 fps em low VGA o que daria a possibilidade de alterações digitais. Qualquer progama de edição, tipo o Vegas 9, possibilita a colocação de n trilhas de vídeo e áudio, que quando renderizadas fica parecendo a filmagem original. Basta colocar um frame, um único frame, tipo foto, na cena que você quer, em outra vídeo track de superposição, para haver o efeito de somação de imagens. Se eu com computador posso fazer isso imagina quem tem uma ilha de edição.

Responder

Deixe uma resposta