Pós-Murdoch, o debate sobre a regulamentação da imprensa

Tempo de leitura: 2 min

da revista Economist, sobre o escândalo do jornalismo à la Murdoch

[…] as revelações mudaram a atitude política britânica em relação à regulamentação da mídia com rapidez assustadora. Livres do jugo da News International [empresa de Murdoch], pelo menos temporariamente, os políticos agora parecem inclinados a evitar que qualquer empresa de mídia consiga o nível de poder que a News Corporation [de Murdoch] conseguiu no Reino Unido. Houve debates sobre trazer de volta leis que controlem a propriedade por estrangeiros e também sobre reforçar as leis de pluralidade, para que sejam aplicadas como em um teste contínuo, durante o crescimento e a conquista de fatias do mercado pelas empresas de mídia, não apenas quando acontecem fusões ou quando compram umas às outras. Em 14 de julho, o sr. Clegg [Nick, líder dos liberais democratas] citou três princípios de “liberdade, prestação de contas e pluralidade”, e declarou que “diversidade de proprietários é um indelével princípio liberal, porque um monopólio da mídia corporativa ameaça a liberdade de imprensa quase tanto quanto um monopólio estatal”.

Em outro texto:

“Em 20 de julho [o primeiro-ministro] David Cameron formou uma comissão, liderada por um juiz, e deu a ela um ano para elaborar novas regras para a imprensa (entre outras coisas). Sinalizando o fim da autorregulamentação pura, o sr. Cameron fala em um órgão regulador “efetivamente independente” do governo. Ele sinalizou que o modelo poderia ser encontrado na Advertising Standards Authority (ASA), um órgão financiado pela indústria mas que pode contar com canais legais — reguladores oficiais com poder para punir violações contínuas das regras. O líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, fala em um órgão “independente” que — ao contrário da Press Complaint Commission (PCC) — não inclua editores em atividade. Ele quer que o órgão tenha poder de investigação e que tenha o direito de fazer as empresas pagarem indenização e dar direito de resposta de forma destacada”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Regina Braga

Não falta motivos…falta ação. Murdoch,sabe pedir desculpas .

Almerindo

Azenha, fora do assunto, mas o Johnbim declarou agora que votou no Padim Pade Cerra e que a Dilma sabia disso!!!! QUE NOJO!!! Como a Dilma aceitou isso? Um cara que NEM acredita na capacidade dela??? REVOLTANTE!!! O Paulo Henrique Amorim estava certo o TEMPO TODO!!! Será que os segredos dos nossos submarinos que serão construídos ficarão em segurança??? Alguém pode me responder??? No mínimo fez isso sabendo da iminência de sua demissão, e pra deixar a Presidenta de saia justa, soltou essa, pra que o PIG possa descer o malho nela dizendo que “só porque ele votou no Padim Pade Cerra”, foi demitido sumariamente por ela. BABACAS. Matéria com video:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/poder_e_politi

    Sebastião Medeiros

    Este elemento,Nelson Johnbim,deve ser devidamente ejetado do governo pela Presidenta Dilma.

Almerindo

Azenha, fora do assunto, mas o Johnbim declarou agora que votou no Padim Pade Cerra e que a Dilma sabia disso!!!! QUE NOJO!!! Como a Dilma aceitou isso? Um cara que NEM acredita na capacidade dela??? REVOLTANTE!!! O Paulo Henrique Amorim estava certo o TEMPO TODO!!! Será que os segredos dos nossos submarinos que serão construídos ficarão em segurança??? Alguém pode me responder??? No mínimo fez isso sabendo da iminência de sua demissão, e pra deixar a Presidenta de saia justa, soltou essa, pra que o PIG possa descer o malho nela dizendo que “só porque ele votou no Padim Pade Cerra”, foi demitido sumariamente por ela. BABACAS. Matéria com video:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/poder_e_politi

operantelivre

A mídia é o quarto poder, as agências de rating são o quinto e as agências de emprego o sexto.
O Ricardo Teixeira é o sétimo poder. O oitavo é…

    milton

    Pessoal o IDEC está fazendo uma peticao para impedir a aprovacao do AI-5 DIGITAL do Azeredo em regime de urgencia, vamos aderir e enviar p familia amigos e contatos antes q aprovem isso na calada da noite, vamos agir antes q seja tarde e espalhar pela rede. Site do IDEC

operantelivre

Já que aqui é mais fácil manter fachada de liberdade de imprensa atropelando a igualdade de oportunidade para se expressar, é muito provável que o Murdoch veja constituir joint ventures no Brasil.

FrancoAtirador

.
.
O monopólio de mídia estatal visa a perpetuação de uma facção governamental no poder político.

O monopólio de mídia privada visa a perpetuação de uma facção empresarial no poder econômico.

Ambos são detestáveis, mas o monopólio privado é mais nefasto.
.
.

O_Brasileiro

Todos os poderes são fiscalizados, menos o "Quarto Poder", que pode vergonhosamente omitir a verdade, abafar notícias em prol de seus comparsas, e criar falsas notícias impunemente, inclusive criando pânico na população para que alguns poucos enriqueçam.
Murdoch provou que não se pode enganar muitos por muito tempo…

    Courtinho

    Você disse tudo em poucas palavras. Os três poderes oficiais têm, bem ou mal, o seu controle. Mas a mídia faz o que quer. E ai daquele que ouse sugerir mudanças, por menor que seja. Será considerado um inimigo da democracia. Aliás, Lima Barreto já dizia que a imprensa (mídia da época) não era o quarto poder, mas o primeiro.

Luiz

Tomara que hajam mudanças pois este sistema que se esconde atrás de fofocas para conseguir os objetivos políticos, em cada lugar com um formato ( no Brasil como grande imprensa, na Inglaterra com os tablóides, etc, todos maldosos) só previlegia poucos que manipulam o poder e a espionagem com os piores fins. Este sistema tem causado desinformação e proporcionado mudanças que estão ajudando o mundo a se atolar na atual situação de falta de iniciativa para sair desta exploração financeira, onde OS GRANDES PROPRIETÁRIOS QUEREM MUDAR AS LEIS PARA MANDAR NO GOVERNO E NO RESTO DA POPULAÇÃO, SEM PAGAREM IMPOSTOS.
Acho que isto deve ser dito som todas as letras.

SILOÉ -RJ

Só espero que o refrão, "NADA SE FAZ TUDO SE COPIA", sirva agora para alguma coisa de bom.
Acorda DEPUTADOS E SENADORES!!! a mídia daqui também grampeam os seus telefones e sem autorização, só no conchavo, igualzinho ao MURDOCH, sabiam???
O PIG agora se faz de morto, vez ou outra dá um pitaco a favor da moral e dos bons costumes, bem de leve, pra não levantar suspeitas.
Justo agora, com os seus JORNALISTAS E ARTISTAS fazendo propaganda da própria "HONESTIDADE".

Pafúncio Brasileiro

Azenha,
PNBL, quer dizer, PBNL: Paulo Bernardo Nada Logrará

Marcelo Fraga

Nessas horas dá vontade de ter uma Kirchner ao invés de uma Rousseff.

Rogério Floripa

Até quando esperar por um debate igual?

Documentário – Orwell Se Revira No Seu Túmulo
Investiga o que a mídia não gosta de falar: Sobre si. http://fwd4.me/07dK

gabriel

Se Lula que tinha 80% de aprovação não fez, Dilma é que vai fazer? Só se formos as ruas p exigir isso, do contrario todos farão ouvidos moucos.

    Sebastião Medeiros

    É por ai o caminho ,para ter uma legislação que regule a Grande Mídia no Brasil é necessário um grande movimento cívico de massa tipo O Petróleo é nosso na década de 50,A Campanha pela Anistia no anos 70 ou como as Diretas Já nos anos 80.

Fabio_Passos

A ruína neoliberal, a xenofobia e a proliferação do fascismo… este é o legado que a mídia-lixo-corporativa deixou no mundo ocidental.

Evidente que a sociedade tem todo o direito de regular a mídia.

A imprensa deve cumprir sua função social… e não servir de máquina de propaganda para interesses corruptos e atrasados.

carlos silva

Essas "ditaduras" estão sempre gestando intervenções que visam a censura dos meios de comunicação. Na Inglaterra como na Venezuela a regra é a mesma…

Artur

Gostaria de saber deste senhor Murdoch o que ele acha de Hugo Chaves e Cristina Kirchner. Com certeza ele deve achá-los ditadores da imprensa. Afinal, foram os únicos presidentes que tiveram a coragem de enfrentar em seus países a imprensa MARROM fédida (ou PIG).
Acho que a imprensa é extrememente importante para criar comsciência nas pessoas e que deve estar apoiada somente na VERDADE. Mas não é o que vemos nos grandes meios de comunicação aqui no Brasil. Por isso não compro e não assino mais revistas e jornais e, para bem me informar, leio na Internet alguns sites destas empresas depois vou ver o contraditório em sites alternativos.
Perguntar não ofende: Se a Globo se acha tão séria, qual o motivo de não falar nada a respeito das falcatruas de seu amigo Ricardo Teixeira ? Se age assim no futebol, imagine quando se trata de outros assuntos de seu "interesse" (interesses escusos). Eloa cresceu na ditadura militar e acha que ainda estamos nela.

Ronaldo Cananéia

Azenha,

Por favor, envie este texto para o Mistério das Comunicações, aos cuidados do ministro.

Se for eu que enviar não vão nem ler.

    gabriel

    Vixi…logo pro hibernardo, adianta nada não cara, o soneca está do lado negro da força já doou o pnbl p teles,com ele tem jogo não, e como ele é funcionario da Dilma ela dve estar de acordo. Fomos ludibriados.

Honestino Batista

Os que mais reclamam que a Mídia está sendo cerceada são os maiores culpados desta baderna que está ai. Qualquer regulamentaçãozinha eles se juntam como um enxame de marimbondos e tome reclamações, mas na hora de serem obrigados a retratarem das barbaridades ditas atingindo a honra alheia vale tudo.

alcides

Nossa mídia "discute" tudo isso em um silêncio revelador.

    Bonifa

    Nossa imprensa está na "moita", no aguardo… Ela alimenta uma firme esperança de que ao fim e ao cabo seus inspiradores metropolitanos consigam sair dessa ilesos e também de que seu grande herói Murdoch ainda termine por ganhar esse jogo.

diogojfaraujo

E por aqui nem sombra de uma discussão parecida…

Luiz Clete

É quem tem, tem medo. Para quem está fora do poder ou até mesmo no poder, a midia, como está, pode ser um terror. Construi o que bem entende, o exemplo maior aqui é o collor e destroi em segundo quem quiser, exemplos sobre isso é que não faltam, seja o tratamento dispensado à Dilma e ao Lula, entre outros. Agora quero ver a midia local falar que na Inglaterra tem censura por conta da lei da midia.

Reforma agraria tb nos meios de comunicação, já!

Leider_Lincoln

Será que o governo conservador britânico é "chavista"? A cara de pau dos próceres da livre empresa, ops, imprensa, não chega a tnto mas não tardarão os apóstolos da "auto-regulação" e do direito a liberdade de expressão (e ofensa, mentira, injúria, calúnia), reclamando que a lei é oportunista e blá blá blá.
Para eles quero, antecipadamente, dar um exemplo de leis conservadoras não-oportunistas: o conjunto da legislação anti-terror dos EUA, que rasgou a constituição daquele país. Disso nenhum deles reclamou…

ricardo silveira

Sem querer ser otimista ingênuo, parece que as “condições objetivas” para as necessárias mudanças estão sendo dadas. Que o exemplo inglês nos sirva como mais uma motivação, embora motivos não nos falte por aqui.

Deixe seu comentário

Leia também