Planalto, sobre IstoÉ: “Escandalosa, leviana, sexista e covarde”

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-04-03 às 10.32.07

Dilma, a “Maria Louca”, não foi a primeira vítima de sexismo editorial: “Fora de si, grita com todos, inclusive com os mais leais”, disse revista argentina sobre Cristina Kirchner

#GovInforma: Isto é uma publicação fora de si

Sábado, 2 de abril de 2016 às 20:18

do Blog do Planalto

A frase é conhecida: “Na guerra, a primeira vítima é a verdade”. A autoria é controversa, mas a aplicação tem sua vertente diante de crises políticas mais agudas. A revista IstoÉ tem se esforçado para trazer a máxima ao presente, sombrear o quanto pode a verdade e jogar na lata do lixo da história qualquer rastro de credibilidade que um dia já teve.

Seria fácil rebater minuciosamente a escandalosa, leviana, sexista, covarde e – por que não? – risível peça de ficção que produz na edição deste fim de semana. Mas fazer isso seria tratar como jornalismo o que não é; seria conferir respeito ao que, no fundo, é inqualificável; seria pensar que algo ali pode ser crível e confiável, o que está muito longe de ser. O único respeito que merece é para os eventuais remédios que se possa tomar contra os delírios e surtos de descontrole da revista. Uma publicação fora de si.

A democracia trouxe a liberdade de imprensa e de expressão, cláusulas pétreas de uma sociedade madura como a brasileira. Exercê-las, no entanto, exige responsabilidade com que se escreve e se publica. Por essas razões, e de tão inconsistente e intolerável, a única resposta adequada são as medidas judiciais que a Presidência da República tomará contra a revista.

*****

NOTA DE REPÚDIO!

Repudio de forma veemente matéria da Istoé desta semana que, sem nenhum compromisso com a boa prática jornalística, publica em sua capa um suposto ato de desrespeito da Presidenta da República comigo.

Jamais fui desrespeitada por Dilma. Fui apoiada por ela para colocar a Comissão da Verdade em funcionamento e para resgatar a história do ex-presidente João Goulart. Dilma sempre me apoiou no trabalho como ministra. Eu também não me submeteria a um trato desrespeitoso.

Este tipo de matéria publicada pela revista Istoé deprecia o próprio veículo, ao mostrar que seu critério de noticiabilidade é baixo.

É inegável que, numa postura machista, tentam desqualificar a presidenta e a mim com ataques mentirosos. Exijo igual espaço para mostrar a verdade. Medidas judiciais já estão sendo tomadas.

Maria do Rosário
Deputada federal PT-RS

Leia também:

Violência contra todas as mulheres, diz Ivana Bentes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MAAR

A absurda, surreal e vergonhosa publicação da revista IstoÉ constitui gritante crime de calúnia e difamação, com incalculáveis danos à imagem por ser praticado contra pessoa pública, militante da política partidária eleitoral.

E a gravidade do crime é amplificada ao extremo em razão do eminente cargo de Presidente da República legalmente exercido pela vítima.

Nesta medida, a agressão atinge não apenas a senhora Dilma Roussef, mãe, mulher, histórica militante da defesa da democracia e dos direitos humanos. A agressão em tela atinge também a nação e o povo brasileiro, pois evidencia falta de respeito para com as instituições, as garantias constitucionais e a dignidade humana.

Cumpre ressaltar que não se trata de mera divulgação de inverdades desairosas, pois o malévolo texto da vergonhosa publicação evidencia a intenção desleal de desestabilizar emocionalmente os adversários políticos.

E a estratégia utilizada pela publicação difamatória mostra a desastrosa influência da certeza de impunidade que insufla os instintos criminosos da poderosa direita golpista, serviçal do capitalismo predatório.

Portanto, urge clamar pela ampla, firme e ágil mobilização articulada das instituições representativas da sociedade civil organizada para cobrar das autoridades competentes a rigorosa coibição dos crimes acintosamente cometidos em decorrência de patológicos motivos políticos. Inclusive para demandar a ampla e rigorosa investigação das origens camufladas dos vultosos recursos investidos no financiamento de inúmeras iniciativas vinculadas à promoção e manipulação de factóides produzidos a partir de complexas estruturas ligadas às políticas de regime change.

A luz da verdade e da verdadeira Justiça é o melhor desinfetante para esterilizar os venenos da perfídia de classe, e para recompor o tecido social fragilizado.

FrancoAtirador

.
.
PRIMAVERA DAS MULHERES
.
(http://jornalggn.com.br/blog/vania/as-novas-musicas-de-resistencia)
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://pbs.twimg.com/media/CfJkgkoXEAAmXdR.jpg
.
.

FrancoAtirador

.
.
Há Mulheres que lutam um dia,
e são boas;
.
Há outras que lutam um ano,
e são melhores;
.
Há aquelas que lutam muitos anos,
e são muito boas;
.
Porém há as que lutam por toda a Vida,
essas são as Imprescindíveis.
.
(Parafraseando Brecht)
.
.
Sueño Con Serpientes
(Silvio Rodríguez)
.
Por Mercedes Sosa & Milton Nascimento
.
(https://youtu.be/f06LvRjKD90)
.
Sueño con serpientes, con serpientes de mar,
con cierto mar, ay, de serpientes sueño yo.
Largas, transparentes, y en sus barrigas llevan
lo que puedan arrebatarle al amor.
.
Oh, la mato y aparece una mayor.
Oh, con mucho más infierno en digestión.
.
No quepo en su boca. Me trata de tragar
pero se atora con un trébol de mi sien.
Creo que está loca. Le doy de masticar
una paloma y la enveneno de mi bien.
.
Oh, la mato y aparece una mayor.
Oh, con mucho más infierno en digestión.
.
Ésta al fin me engulle, y mientras por su esófago
paseo, voy pensando en qué vendrá.
Pero se destruye cuando llego a su estómago
y planteo con un verso una verdad.
.
(1974)
.
(http://www.cancioneros.com/nc/1417/0/sueno-con-serpientes-silvio-rodriguez)
.
.
(https://youtu.be/bvsXO-4EXoc?t=2077)
.
.

Urbano

Fascismo de imprensa é cláusula pétrea para os illuminados das trevas, os verdadeiros comandantes dos que comandam o prelo mundial. E no Mundo só mesmo Diógenes para procurar e encontrar uma exceção, ou seja, algo que não seja fascista, embora existam algumas.

Deixe seu comentário

Leia também