Líder do PT, Paulo Pimenta denuncia “ameaças criminosas das milícias fascistas”

Tempo de leitura: 3 min

Foto Ricardo Stuckert/Divulgação

Nosso caminho é o da democracia e dizemos não às milícias da direita fascista!

por Paulo Pimenta, em PT na Câmara

As disputas políticas e culturais na passagem da caravana do ex-presidente Lula pelo Sul do Brasil não seriam um fato preocupante se estimulassem o diálogo e não o ódio entre os diversos setores.

Em uma nação efetivamente democrática, os entes educacionais, a mídia, os movimentos sociais e outros atores políticos da sociedade civil deveriam estar empenhados em promover a reflexão sobre os partidos, sobre as instituições e sobre o contexto político e, assim, poderíamos avançar no pensamento crítico coletivo.

Infelizmente, não foi isso que ocorreu no Rio Grande do Sul durante esta semana.

Em vez de primar pela liberdade e assegurar o exercício da cidadania a todos, as instituições do Estado não impediram que a milícia de ruralistas armados fechasse as estradas e agredisse pessoas na tentativa de impedir o debate com Lula, Dilma Rousseff e os demais integrantes da nossa comitiva.

A milícia rural também atuou para tentar barrar a entrada da caravana nos campi de universidades e institutos federais, violando a autonomia universitária e desrespeitando direitos fundamentais.

Com patas de cavalo, tratores, armas e relhos em punho, os milicianos não engrandeceram o Rio Grande do Sul ou qualquer tradição de honra e dignidade.

Na verdade, o que estas pessoas fizeram foi empunhar a bandeira do fascismo, fenômeno político que impôs na Itália uma imigração forçosa de dezenas de milhares de pessoa para o Novo Mundo, inclusive para o nosso estado.

Vale lembrar que o fascismo faz da violência e do ódio estratégias para que as pessoas passem a rejeitar a política e o diálogo democrático e, a partir disso, naturalizem o arbítrio e o poder autoritário.

A democracia requer o reconhecimento da diversidade em todos os aspectos da vida humana: política, social e cultural.

E a difusão da convivência democrática deve ser praticada e promovida pelas escolas, pela mídia, pelos entes da justiça e da segurança pública, enfim, por todos.

É preciso rechaçar com veemência os métodos fascistas.

É necessário se consolidar a concepção de que nenhuma pessoa pode ser perseguida, excluída ou impedida de discutir política por suas convicções e ideias.

O que aconteceu no Rio Grande do Sul esta semana é um imenso equívoco.

Mais do que isso, é um abuso e uma violação da lei.

E são criminosas as ameaças – inclusive de morte – que o ex-presidente e toda a sua comitiva vêm recebendo desses herdeiros da casa grande que se vangloriam de chicotear escravos e agora batem em mulheres, trabalhadores e estudantes que manifestam suas preferências políticas.

Esse cenário de guerra, para nossa tristeza e indignação, parece se repetir também em Santa Catarina, quando trabalhadores que montam a estrutura do palco que receberá o ato público da caravana foram violentamente atacados, na manhã deste sábado (24), por milicianos que não respeitam os princípios básicos da democracia.

O quadro torna-se ainda mais grave quando as ameaças à caravana de Lula feitas ao longo da semana se repetem e quando se descobre que a milícia ruralista planeja um ataque contra o avião que leva Lula e Dilma a Chapecó.

Diante disso, defenderemos ainda com mais disposição a democracia e exigiremos ainda com mais vigor que as nossas instituições estejam abertas ao debate político e, assim, promovam o respeito e a valorização da diversidade e da cultura de paz.

Esse é o caminho que escolhemos, o caminho da democracia!

O outro é o da milícia, o da beligerância, o do conflito.

Todas as autoridades competentes por garantir a segurança pública e a harmonia social foram avisadas e serão responsabilizadas por qualquer tragédia que eventualmente ocorra nos próximos dias.

*Paulo Pimenta é deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul e líder da Bancada do PT na Câmara em 2018

Leia também:

Em Passo Fundo, ônibus da caravana de Lula são apedrejados; veja as imagens


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carlos

Com todo respeito aos gaúchos, isso aí não podemos chamar de povo, de gente vamos chama-los de gado ou qualquer outro bicho porque desconhecer algo que é tão simples, que é direito de ir e vir garantido pela nossa carta Magna, isso é fruto de um judiciário ativista e midiático.

Gerson

O agronegócio leva nas costas, como alegam seus defensores, as contas do Estado brasileiro? Segundo o relatório Terrenos da desigualdade: terra, agricultura e desigualdade no Brasil rural, publicado pela Oxfam, não. Dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional mostram que 4.013 pessoas físicas e jurídicas detentoras de terra devem 906 bilhões de reais, uma dívida maior que o PIB de 26 estados.

O montante é equivalente a metade do que todo o estado brasileiro arrecadou em 2015. Ou aproximadamente 22 “petrolões”.

Cada um dos 4.013 devedores tem dívidas acima de 50 milhões de reais. Segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), há um grupo ainda mais seleto de 729 proprietários que declararam possuir 4.057 imóveis rurais, somando uma dívida de 200 bilhões de reais. As terras pertencentes a esse grupo abrangem mais de 6,5 milhões de hectares, segundo informações cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Rural.

https://www.google.com.br/amp/s/www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/proprietarios-de-terra-devem-quase-r-1-trilhao-a-uniao/@@amp

Vitor

Democracia é aceitar que o outro venceu e respeitar a vitória do outro lado e a direita raivosa conduzida pelo Aécio Neves não aceita.
O psdb não tem a menor chance nas urnas. O que todo mundo prefere ? Pleno emprego, viajar de avião, fazer faculdade federal ou recessão econômica, desemprego, andar a pé. Psdb é isso aí, eles só se importam com banqueiros. Vejam como banqueiro nada de braçada no governo do pmdb/psdb. Tiram dinheiro da saúde e educação para poderem continuar pagando os juros usuraveis para os bancos e seus banqueiros.
E outra se a selic está em 6% ou 6,5 % por que os bancos não baixam os juros que cobram de nos seus clientes ? Pq os juros bancários que o consumidor ” pega ” nos bancos ainda estão tão altos se a selic está 6% ?

maria do carmo

Parabens Paulo Pimenta verdadeiro deputado defensor da democracia esses poucos ruralistas fascistas escravagistas e os capachos dos ruralistas sem Qi sem opniao propria, sem amor proprio acompanham os patroes e bolsonristas todos covardes que precisam de armas, pois faltam neuroneos, sao animalescos que me perdoem os animais que sao instintivos, sao incapazes de enfrentar sem armas, pedras e chicotes e sim com argumentos, dialogos, sao ignorantes, grosseiros infelizes e mal amados estao sempre armados sao pequenos e rudimentares felizmente sao poucos porque a maioria dos brasileiros sao inteligentes e democratas!

JOÃO

ALVÍSSARAS!

Os fascistas estão começando a se desentender e pela primeira vez Globo, Veja e MBL dizem a verdade

GUERRA NO SUBMUNDO: MBL ACUSA GLOBO E VEJA DE FAZEREM FAKE NEWS

Após ser alvo de reportagens que expuseram sua atuação criminosa e difamatória nas redes sociais, baseada na exploração de notícias falsas, o o MBL (Movimento Brasil Livre) partiu para o ataque contra a Globo e a Veja; Kim Kataguiri, um dos líderes do movimento, acusa o grupo Globo e a revista Veja de serem, elas próprias, difusoras de fake news e de se venderem a políticos

Fonte: Brasil 247

FrancoAtirador

O Salvo-Conduto, que o STF concedeu ao Ex-Presidente LULA,
Não Chegou ao Interior do Estado do Rio Grande do Sul.
O PT Deveria ter Filmado as Agressões para fazer Prova na ONU.
No braZil Não Vige Mais o Estado Democrático de Direito
e Não há a Mínima Proteção Judicial aos Direitos Fundamentais.

    leonardo-pe

    pois é caro franco atirador. esse PT é tão banana quanto o brasileiro midiota feicebuquiano. era pra ter feito isso e ter mandado para a ONU por exemplo. mas como falei, são bananas bestas.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Os Fascistas Gaúchos estão Organizados
    desde Muito Antes da Criação do PT.
    .
    .

Elizabeth Pretel

E dizer que essa “gente” se diz democrata. Quando impedem pessoas de se manifestarem, onde está essa “democracia”?? Isso, na realidade, infelizmente, é puro facismo.

maria do carmo

Esses poucos gauchos sao covardes so com chicotes ou armas, machistas ignorantes sem argumentos, nao passam de animais irracionais sem neuroneos me perdoem os animais, mas a maioria dos gauchos resoeitam a democracia.

Deixe seu comentário

Leia também