Pedro Serrano: Barbosa desrespeitou o Supremo ao atacar colegas

Tempo de leitura: 4 min

Joaquim Barbosa ao presidir a sessão do STF que rejeitou crime de formação de quadrilha. Foto:Nelson Jr./SCO/STF (27/02/2014)

por Pedro Serrano, em CartaCapital

A discussão sobre quadrilha dividiu os ministros em 2012, dividiu no ano passado e, agora, voltou a dividi-los, mas desta vez com um resultado diferente: em favor dos réus.

A razão da divergência é simples: a acusação não conseguiu provar que os réus se reuniram de forma permanente com o propósito de cometer crimes. Seis ministros entendem que não houve formação de quadrilha e sim, como votou Rosa Weber, “situações em que os réus fazem apenas uma coparticipação para obter vantagens individuais”.

Contudo, diante das pressões por um julgamento exemplar, não seria possível concluir que “formação de quadrilha”, “sofisticada organização criminosa” ou simplesmente “associação criminosa” são tudo a mesma coisa?

Não, essa possibilidade não existe. O crime de formação de quadrilha está claramente definido no Código Penal, e ocorre quando três ou mais pessoas se associam, de maneira estável e permanente, com o propósito de cometer crimes e perturbar a paz social. O que, convenhamos, não ficou provado no julgamento.

Segundo o voto da ministra Cármen Lúcia, no caso da AP 470, tantos os réus ligados aos partidos políticos quanto os relacionados às agências de publicidade não se associaram com este fim específico. Para a ministra, eles já ocupavam tais cargos quando outros crimes foram cometidos.

A ministra Rosa Weber argumentou ainda que só atuam em quadrilha pessoas que sobrevivem dos produtos conquistados pelo crime. “O fato narrado na denúncia caracteriza coautoria e não quadrilha”, afirmou à época do julgamento.

Lampião no processo

É preciso lembrar que o delito de formação de quadrilha surge no Código Penal brasileiro na época do cangaço no sertão nordestino, quando a simples existência do grupo organizado por Lampião causava desassossego na sociedade. Ou, como diz o artigo 288 do código, era uma ameaça à “paz social”. O exemplo do cangaceiro como referência a quadrilha chegou a ser citado por Cármen Lúcia em plenário.

O debate tampouco é inédito no Supremo. Já em 2007, quando da aceitação da denúncia que deu origem à Ação Penal 470, já havia vozes na própria Corte que entendiam que a reunião de algumas pessoas para cometer delitos — sejam de ordem financeira ou eleitoral — dentro de uma agremiação política, não caracterizava a formação de quadrilha.

Mesmo assim a denúncia foi aceita sob o argumento de que era preciso ir a fundo na investigação. Cinco anos depois, superada toda a instrução penal, a acusação do Ministério Público manteve-se igualmente desprovida de provas.

Em agosto do ano passado, um caso similar chamou a atenção e sua decisão caminhou na linha da divergência aberta por Lewandowski.

O STF condenou o senador Ivo Cassol (PP-RO) e outros dois réus por fraude em licitações na cidade de Rolim de Moura, em Rondônia, entre 1998 e 2002, porém os absolveu do crime de quadrilha.

No entendimento do ministro Dias Toffoli, revisor do caso, não ficou provada a associação permanente para cometer crimes, como acusou o Ministério Público, restando apenas a união dos envolvidos para delitos pontuais, no sistema de coautoria. Os ministros Luis Roberto Barroso e Teori Zavascki, que ainda não se pronunciaram sobre a AP 470, acompanharam o voto de Toffoli.

JB argumentou que o caso do mensalão é diferente dos aludidos julgados mas, no tocante a definição do crime de quadrilha ocorrida nesses julgamentos, essa afirmação não se sustenta. Tais julgados estabeleceram critérios para caracterização do crime. Não observá-los neste atual julgamento sem clara justificação do porquê da mudança fere a coerência como princípio da jurisdição.

O que fez a maioria do STF agora foi manter a coerência da Corte em seus julgados, o que no entender da Teoria Constitucional contemporânea é um direito fundamental da pessoa humana jurisdicionada.

Desrespeito de Barbosa

De qualquer forma é inegável a divisão da Corte, o que indica correção na decisão por inocência. A questão não é de fácil interpretação, se o fosse não teria ocasionado tal divisão.

Por isso não é nada razoável quem se filie a uma dessas interpretações, por mais convicção que tenha, desqualificar os que pensam de forma contraria.

Esse fato por si só desautoriza o presidente da Corte a agir como agiu, chegando ao ponto de injustamente desqualificar a pessoa de seu colega, o ministro Barroso, pelo simples fato deste não pensar como ele.

A forma agressiva como se dirigiu a seu colega, sem favor nenhum a um dos maiores constitucionalistas brasileiros, foi totalmente despropositada, revelando comportamento estranho e inadequado a um integrante da Suprema Corte, em especial sendo seu Presidente.

No final fez discurso político, em tom de dar um pito em seus colegas contrários à sua posição. Falou como se o caso fosse de fácil e unívoca interpretação, chegando ao ponto de acusar motivações não jurídicos de seus colegas na decisão, o que também não é adequado a uma Corte de Justiça. O presidente desrespeitou seus colegas e, por consequência, o próprio STF.

De qualquer modo, esta correta decisão do STF não altera o fato de que os réus foram condenados a penas pesadas por crimes graves e infamantes por decisão irrecorrível.

Leia também:

Maioria do STF absolve Dirceu, Genoino e Delúbio do crime de quadrilha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José X.

OFF-TOPIC mas interessante

Artigo completo em
http://polignu.org/projeto/camaraws/an%C3%A1lise-automatizada-da-semelhan%C3%A7a-entre-os-partidos-pol%C3%ADticos

Análise automatizada da semelhança entre os partidos políticos

RESULTADOS
Analisando 92 votações de 27 proposições parlamentares, ocorridas no ano de 2011, chegamos aos seguintes índices de semelhança entre os partidos políticos:

Semelhança entre PT e PSDB = 24.56%
Semelhança entre PT e PV = 81.08%
Semelhança entre PT e PSOL = 18.65%
Semelhança entre PT e PCdoB = 97.39%
Semelhança entre PT e PP = 96.14%
Semelhança entre PT e PR = 93.52%
Semelhança entre PT e DEM = 39.10%
Semelhança entre PT e PMDB = 96.60%
Semelhança entre PSDB e PV = 47.18%
Semelhança entre PSDB e PSOL = 65.76%
Semelhança entre PSDB e PCdoB = 29.13%
Semelhança entre PSDB e PP = 32.65%
Semelhança entre PSDB e PR = 35.52%
Semelhança entre PSDB e DEM = 90.62%
Semelhança entre PSDB e PMDB = 34.10%
Semelhança entre PV e PSOL = 39.58%
Semelhança entre PV e PCdoB = 79.62%
Semelhança entre PV e PP = 80.90%
Semelhança entre PV e PR = 81.16%
Semelhança entre PV e DEM = 58.56%
Semelhança entre PV e PMDB = 81.38%
Semelhança entre PSOL e PCdoB = 18.80%
Semelhança entre PSOL e PP = 20.77%
Semelhança entre PSOL e PR = 25.47%
Semelhança entre PSOL e DEM = 61.07%
Semelhança entre PSOL e PMDB = 21.33%
Semelhança entre PCdoB e PP = 97.53%
Semelhança entre PCdoB e PR = 94.34%
Semelhança entre PCdoB e DEM = 43.80%
Semelhança entre PCdoB e PMDB = 98.52%
Semelhança entre PP e PR = 94.91%
Semelhança entre PP e DEM = 47.70%
Semelhança entre PP e PMDB = 98.76%
Semelhança entre PR e DEM = 47.65%
Semelhança entre PR e PMDB = 95.90%
Semelhança entre DEM e PMDB = 48.87%

Luís Carlos

Os defensores de Barbosa endossam postura de juiz político, que não fala apenas “noa autos” mas que fala pela mídia, desequilibrando processos. Os defensores de Barbosa tiram do direito sua lisura e apostam no déspota com filho empregado na Globo, como se isso fosse neutro. Os defensores dpde Barbosa fecham os olhos para a corrupção do presidente do STF que recebe diárias estando de férias para viajar para Europa e tem apartamento em Miami sem dar nenhuma transparência a aquisição do imóvel, e ainda por receber de outro vínculo como professor se exercer a função. Os defensores de Barbosa apostam na barbárie com ataques do presidente do STF aos pares do colegiado com se fosse superior aos demais.
Barbosa carrega consigo a história do autoritarismo, despotismo e golpismo brasileiro. Tve chance de se libertar dessa história opressora, mas preferiu mantê-la a renunciá-la, com seu destempero e capitulação ao poder oligárquico nacional. Vetou inclusive aumento do IPTU de SP defendendo interesses dos abonados sonegadores de impostos da capital.
Felizmente Barbosa, sua derrota desnuda a farsa e seu conluio com setores traidores do povo brasileiro.

Julio Silveira

Saibam meus caros, as vezes tenho a nítida sensação que certos espetáculos são produzidos exatamente como no teatro, quando o artista recebe a deixa para entrar em cena.
Tá parecendo muito bem projetada na mídia e vem sendo dada uma grande amplitude a essa ojeriza do Joaquim. Parece que sabiam que iam perder e já tinham os scripts bem ensaiados.

Edinaldo

Ainda bem que ele não estará no TSE durante a realização das eleições deste ano, caso contrário, ele vingar-se-ia dessa derrota cassando todas as candidaturas dos partidos opostos ao PSDB, DEM, PPS, notadamente as do PT. Que ele se vá do STF e durma bem em Miami. Ficaremos livres desse déspota tupiniquim.

Fabio Passos

joaquim “plim-plim” barbosa desrespeitou todo o povo brasileiro ao se tornar um capacho na varanda da casa-grande…

Pau mandado da “elite” branca e rica!
Boneco do PiG!

anac

Claro caso de deficit de civilidade para não dizer excesso de barbárie.

marcosomag

Acabou o linchamento no STF!

Agora, começou o julgamento no STF!

Só por ter lançado um ridículo “alerta à Nação”, o fantoche da Globo deveria ser impedido no STF pois juiz fala nos autos e às partes do processo!

Quer ser candidato, saia da zona de conforto e entre em um partido político, palhaço!

marta

SBT já foi melhor. Algum interesse há que eles estão atacando também o PT à moda Globo.Estão sendo partidários e parciais igualzinho JN e VEJA. Pouco assisto TV, mas SBT, ainda era um dos poucos canais, o qual ligava. Agora, tô fora, mais um que não olho mais. Até quando esses nossos meios de comunicação vaõ prestar só informações que agradam à direitalha e aos reacionários. E, agora com essa de tornar o Bob Jefferson , herói Nacional, então se sujaram mesmo.

Tomudjin

Não sei se o Sr Barbosa estará presente, na hora de o Sr analisar o mensalão Tucano, Sr Barroso, mas, com certeza, ele usaria do mesmo discurso político em que se valeu, nos seus mais recentes encontros. E parabéns pela elegância do voto.

Romanelli

mudemos a página, tem coisa mais importante acontecendo

tema pra reflexão INVESTIGATIVA, atrasada (pra variar)

Será que o BRASIL esta gerindo mal seus recursos hídricos ?

Em 2001 faltou água e não se tinha opção (nem de geração, nem de transmissão) não tinha opção pra tratarmos da seca prolongada dos reservatórios (período que vinha de tempos, e que só naquele ano entrou em colapso e não deu pro tio THC esconder).

Agora temos o problema da água de beber da Cantareira ..manancial expandido por Covas que JUROU antes de morrer (e ele não esta mais aqui pra se defender) que SP não teria NUNCA mais problema com racionamento.

Verdade é que a todo período de férias, em SP, falta água na maioria das estancias turísticas do estado ..e a bosta abunda no TIETE.

Como se não bastasse o problema de geração e de transmissão continua. Hoje, lá na região Norte, DUAS usinas se acusam de estarem amplificam o problema das cheias do Rio Madeira ..agora, por sobra de água.

A primeira usina, mais na cabeceira, diz que a segunda esta retendo tanta água a ponto desta primeira (Jirau) correr o risco de ficar DEBAIXO d´água (pois ela já parou de gerar por não ter mais queda que movimente as suas turbinas “mal dimensionadas”, segundo alguns afirmam)…

..e com isso, com o afogamento da usina, corre-se o risco de se estragarem todos os equipamentos bilionários, agravando mais ainda a geração do país ..e aqui o IBAMA diz que se sente traído (só isso ? simples assim, traído, por não prever, e será que a coisa vai ficar por isso ?).

e depois falamos em crescer? de que forma se corremos o risco de faltar água de beber, pra manufaturar e processar, e/ou pra iluminar ?

Pra variar, falar em aquedutos que cortariam este país continental pra ajudar a regular estes caprichos climáticos (aliás, nem entre os reservatórios da cidade de SP isso existe), ninguém fala

..e que não me venham dizer que isso é impossível (apesar da péssima experiência que estamos tendo com a transposição do S.Francisco), pois a Petrobrás mesmo esta cansada de transportar gás e óleo a centenas de kms pelo país.

então, e o que os nossos engenheiros militares pensam disso ? Aqui não estaria em jogo a SEGURANÇA NACIONAL ?

Maria Paula

O Brasil e o mundo assistiram ao destempero e desespero do presidente do STF e ao ódio que tem ao Brasil quando faz declaração em tom de ameaça.

Antonio

O Sr. Joaquim Barbosa com todo seu saber jurídico não passa de um homenzinho sem a menor educação.

Maria Thereza

Nitidamente ele atuou para as câmeras, esperando aplausos de quem apoiou ou se beneficiou do golpe de 1964. É impressionante nossa inacapacidade de viver numa democracia, respeitando os adversários. E sempre há alguém disposto a representar a política da força, seja pelas armas, pelas ofensas, gritos e chiliques (na verdade, temi pela sobrevivência da cadeira do jb). A derrota (1ª) do ensandecido jb pode ser uma pequena vitória da justiça e da sociedade brasileira. A atuação na base do tacape é nociva, passível de “autorizar” pessoas comuns a desempenhar o papel de justiceiras, que ficamos sabendo pelos recentes linchamentos em 2 ou 3 cidades e pelas falas de funcionários do sbt. Como disse Maria Rita, no Tijolaço: “Supremo sem justiceiros e sem heróis fabricados é mais Supremo, é mais Justiça”.

Vinicius Rodrigues

Ele não tem condições morais, e digo mais, nem intelectuais para fazer parte da mais alta corte do judiciário brasileiro.
Chora Barbosa, Chora Gilmar! http://platodocerrado.blogspot.com.br/2014/02/capangas-do-coronel-gilmar-mendes-de.html

Deco

Quem me dera um dia ver o Brasil como um país de pessoas cultas, bem educadas e esclarecidas. Digo isso, pois, é triste constatar que o povo, em sua maioria, é incapaz de perceber a realidade em que vive. A ignorância está presente em todas as classes. No entanto, o mais grave é que as classes inferiores, e me refiro às classes média e baixa, são afetadas e não esboçam reação. Enquanto isso, discutem se quem se apropriou de dinheiro público deve ser preso ou não. Discutem se quem desviou dinheiro que é de todos para interesses escusos deve ser punido ou não. A discussão, o debate intenso se dá acerca de conceitos e devaneios que pregam perseguições e prisões com caráter simplesmente políticos. Alguns argumentos contrários à impunidade, infelizmente, não passam de uma frase que diz que “roubaram o nosso dinheiro”. O maior problema é que o brasileiro está acostumado a ser surrupiado, roubado, ter seus direitos violentados. O cidadão não sente mais – se é que um dia sentiu – o peso da corrupção, do furto do erário público. Talvez isso aconteça porque o trabalhador está mais preocupado com aflições que lhe atormentam no dia a dia como a violência, os altos preços dos alimentos, do material escolar, do transporte e tantas variáveis com as quais precisamos lidar para que seja possível sobreviver. Altos impostos que se assemelham à multas, pois, o retorno percebido pela sociedade é muito distante do que nos é cobrado. Talvez seja preciso falar de maneira mais direta com o povo. A classe média precisa parar de sonhar em ser classe alta, somente por um momento, e buscar soluções efetivas. A classe baixa precisa esquecer de querer ser classe média, somente por um momento, e também buscar soluções efetivas. É preciso sonhar mais alto, todos. Porém, antes de sonhar com qualquer coisa, é necessário estar bem atento ao que está ocorrendo.
Ao cidadão que já se acostumou com tanta corrupção é preciso lembrá-lo que é o seu trabalho, seu esforço estão sendo surrupiados. É preciso fazê-lo entender que ele poderia ganhar mais, ter um salário mais alto, ter mais dinheiro ao final do mês se ele não precisasse pagar uma carga tão alta de impostos e , ainda assim, pagar por saúde e educação. É preciso fazer o trabalhador entender que os alimentos que ele consome são altamente tributados e que a razão de termos tantos impostos é só porque os governos não são capazes de diminuir seus gastos, e que os governos também são lesados imensamente por atos de corrupção. Assim, o esforço diário de cada trabalhador é usado como motor para alimentar o apetite voraz por dinheiro, apetite dos governos que gastam muito mais do que deveriam e apetite de corruptos que se apoderam de recursos públicos. O trabalhador precisa acordar e perceber que boa parte de suas horas de trabalho são utilizadas para pagar impostos que alimentam esse mecanismo todo. Será que os trabalhadores querem mais conforto, saúde, dinheiro, educação, segurança ou preferem absolver corruptos em nome de uma falsa ideologia? Os trabalhadores precisam ter consciência de que as contas precisam ser fechadas e, se os corruptos não pagam o preço, quem vai pagar é o próprio trabalhador , e vai pagar por meio de impostos e muito trabalho.

    Mário SF Alves

    “Digo isso, pois, é triste constatar que o povo, em sua maioria, é incapaz de perceber a realidade em que vive.”

    __________________________________
    Taí, interessante… que tal estabelecer analogia com as nações indígenas? Qualquer uma. Imagine se os costumes, as tradições, o conhecimento e as crenças ao serem comunicadas oralmente passassem pelo crivo do pajé. Imagine a o quê se reduziria a História da tribo. Imagine o destino de uma nação indígena cuja cultura e comportamento fossem ditados por um pajé contrário aos interesses comuns da tribo.
    ______________________________________________
    Vale a pena refletir sobre o ritual de antropofagia dos Tupinambás no início do O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro.

Ivano

O STF, agora, é o grande tribunal do povo brasileiro.

Edno Lima

Agora podemos acreditar nas decisões do STF.

Edno

Com a chegada dos ministros Teori e Barroso, ambos de ideologia progressista e nomeados pela presidente Lula, o STF recuperou a credibilidade.

FrancoAtirador

.
.
27/02/2014 – 18h40 Especial – Atualizado em 27/02/2014 – 19h14
Agência Senado

Gleisi critica presidente do STF
por lançar suspeita sobre outros ministros

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, tenha colocado em suspeita o processo de nomeação e designação de parte dos ministros da Corte.

Segundo a senadora, Barbosa fez as observações por divergir do resultado do julgamento que absolveu do crime de formação de quadrilha oito condenados no processo do Mensalão.

– Por não estar de acordo com uma decisão da Suprema Corte, coloca em suspeição todo o processo de nomeação e designação dos membros do STF.
Como se ele próprio não fosse resultado desse processo.
Isso não faz bem à democracia brasileira.
Esse é um processo que tem guarida na Constituição e na história da política brasileira.

Ao final do julgamento, nesta quinta-feira (27), Joaquim Barbosa criticou a decisão da maioria do STF de absolver os oito condenados e afirmou que a atual composição do Supremo “lançou por terra” o trabalho do ano passado.

“Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo.
Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora.
Essa maioria de circunstância formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012”,
afirmou Barbosa, que já havia acusado o ministro Luís Roberto Barroso de fazer “discurso político” ao votar contra a condenação por formação de quadrilha.

A Constituição prevê em seu artigo 101 que os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República, depois de aprovados pela maioria absoluta do Senado.

(http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/02/27/gleisi-critica-presidente-do-stf-por-lancar-suspeita-sobre-outros-ministros)

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Isso não faz bem à Democracia Brasileira.
    Esse é um processo que tem guarida na Constituição
    e na história da República Brasileira.”

    Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR),
    sobre as declarações do Supremo JB

    Vídeo com a entrevista coletiva de Gleisi:

    (http://www.youtube.com/watch?v=RK7eSRVQBHM)
    .
    .

abolicionista

Barbosa é um fantoche e quem move as coroinhas são grandes banqueiros e o capital financeiro em geral.

Bonecos são descartáveis, a gente usa um pouco e logo enjoa…

Elisalvo

O presidente Lula está arrependidissimo com a nomeação desse cidadão, pensou o presidente Lula que estava contribuindo para ascenção dos negros aos mais altos cargos do estado brasileiro, porem esse sujou a conquista que fora conquistada as duras penas, essa criatura, voltou-se contra o criador, se dobrou aos ricos e poderosos e a oposiçãozinha raivosa e golpista, que tenta retornar ao poder de qualquer forma, e essa criatura está dando enorme contribuição à oposição, quando tenta destruir o PT, para isso, condena sem provas pessoas inocentes, aplica para isso, uma “TEORIA”, que nunca fora aplicada no país do autor dessa teoria, em um país desenvolvido, essa criatura seria destituida do cargo e seria submetida a um exame de sanidade mental, pois o comportamento, é de uma pessoa com problemas mentais, e isso é um perigo das as instituição, principalmente o poder judiciario, Deus me livre de morar perto de uma criatura desta, pois o risco de vir a ser agredido, verbalmente e fisicamente é de 100%, pois essa criatura é “mal educado” e ninguem pode discordar da opinião dele.

    nilda

    Faz bem você não querer um vizinho igual ao JB, lembrando que depois de bater na ex-mulher quase que ele bate também em um velho ex-colega Ministro do STF…

Marat

Olha, eu e meu mano Gilmarzão somo os fera. Vocês são um monte de moleque que não sabe de nada.
JB & GM – É nóis na Globo.
Globo e JB: Tudo a ver!

Marat

JB fala como se fosse um paizão, um déspota dono da verdade. Se u comportamento é ridículo, grotesco e estapafúrdio. Imaginem um sujeito assim na Presidência (seja de condomínio, seja de um país)
Enquanto isso, o mensalão do PSDB está de vento em popa rumo à impunidade, e o PIG tomando água de coco e uísque de 32 ou mesmo 64 anos!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Os tucanos estão bebendo Whisky JB 1932 e 1964.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Os tucanos se esqueceram

    que entre o golpista Lacerda

    e os generais do Golpe de 1964,

    a Mídia Fascista Reacionária

    optou pela Ditadura Militar.
    .
    .

    Marat

    Franco: SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    32 e 64… E eles agora querem um jovem 2014! Perfeito. Vamos oferecer, só que com veneno!
    Abraços

Luiz Fortaleza

Só sei de uma coisa: A Verdade é suprapartidária, supra-ideológica, supra-religiosa, ou seja, a Verdade é ontológica: simplesmente “é”. O que falamos dela, seja por descrição, exposição e interpretação é apenas o seu reflexo ideal, projetado pelo pensamento. Entre Ser e Pensar ou Expor o Ser, há nuances, elementos contaminantes. Por isso A Verdade é imperativamente ontológica do que gnosiológica, quer dizer, a Verdade é mais Realidade do que Conhecimento. (Jorge).

    Mário SF Alves

    Gostei disso. E só para contribuir, diria que a verdade só é a verdade se não estiver contaminada por entidades, instituições, Estados ou crenças absolutas ou absolutistas, imponderáveis, ou adimensionais. E, definitivamente, essa verdade despoluída, dasabsolutizada, jamais seria a verdade dos déspotas e dos reacionários, e menos ainda a verdade dos fascistas.
    ________________________________

    E, se me permite, creio que valha a pena levar adiante essa reflexão. Valeu.

    Abs.,
    Mário.

Bonifa

Quando aconteceu a admissibilidade dos recursos infringentes, já aí estava selado o destino do mensalão. Foi um erro, o julgamento. Agora, o que aconteceu foi apenas a confirmação de que tal processo não tem cabeça, e muito menos tem pés. Vejam bem: O PT havia acabado de ganhar a presidência, e o poder, e nada sobre isso os petistas sabiam. E muito menos os da oposição sabiam. Esse Barbosa parece apenas um menino mimado que não pode ser contrariado. Ele e um exército de pessoas jamais poderão provar nada. Eu, mandariam o acuasdo cheirar a nuca daas vítimas. que o réu João Paulo seja implicaon em alguma ccoisa sé9a. desconfio muito da história que se conta sobre seu passado difícil… ou então ele teme ser desmascarado por ser muito fraco tecnicamente…
Responder

qui, 27/02/2014 – 20:39
Bonifa
O seu comentário está aguardando moderação.

Alguns vencem sobre lágrimas, outros vencem se aliando aos que provocam lágrimas. de se compromr

    Bonifa

    Pedimos sinceras desculpas por grande número de interferências do espaço que desvirtuaram em boa parte o que queríamos falar. O que é isso, não sabemos e muito menos tememos. Nada nos calará.

    Sônia Bulhões

    Bonifa, o passado difícil de João Paulo é mais do que verdadeiro. Conheço Jp desde bem jovem. Foi eleito vereador em 1982 em sublegenda do PT na qual meu marido foi o primeiro candidato a prefeito da nossa cidade. Desde então seguimos juntos. Pode crer. Sônia

Alberto

“Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo. Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora. Essa maioria de circunstância formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012”. Esta declaração de Barbosa, que irá ser repercutida pelo PIG, por dias e dias, não passa de uma tentativa de incitar revolta no povo brasileiro. O povo e o Congresso Nacional, deveriam ficar atentos, pois o Joaquim Barbosa, se deixar, coloca fogo no país.

    Alberto

    Do Blog Tijolaço:
    Barbosa deu o sinal. E o coxismo golpista se solta no SBT, sob o silêncio do Ministério Público

    Luiz Fortaleza

    Isso é um desrespeito aos seus pares e a presidência da República. Merece resposta e retratação.

Lima

Ele atacou os colegas, a Presidente do Brasil, pois disse que ela aparelhou o STF com dois ministros petistas, o Senado Federal que sabatinou os dois ministros e os aprovou e a oposição, já que entre os que sabatinaram e aprovaram os dois ministros estavam os senadores da oposição.

Luís Carlos

Barbosa é intolerante e, como tal, autoritário. É o clássico patológico da magistratura do “sabe com quem está falando”?

ANDRE

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-jb-quer-ao-insultar-seus-colegas/
O que JB quer ao insultar seus colegas?

por : Paulo Nogueira

Acabou, tecnicamente

As palavras de JB depois da espetacular – e merecida – derrota na questão da quadrilha mostram alguma coisa que está entre dois extremos.

Ou ele foi muito calculista ou sucumbiu a uma explosão patética ao insultar os colegas do Supremo que ousaram não acompanhá-lo em sua louca cavalgada.

Ele ofendeu também Dilma, por sugerir que ela colocou Barroso e Teori no SFT para mudar as coisas no julgamento.

Um dia os pósteros olharão para o destempero de JB e pensarão: como um presidente do STF pôde descer a tal abismo de infâmia?

Se havia sinais de que o grupo de ministros do Supremo é uma orquestra completamente desafinada, agora ficou claro. E isto é uma tragédia para o país.

Suspeito que a alternativa certa para o rompante de JB seja a falta real de controle, que em certa ocasião o fez ameaçar um colega velho. Ali ouviu uma frase notável: depois de bater na mulher, só faltava bater num velho, disse o ameaçado. (É fato que JB agrediu a ex-mulher na separação.)

A hipótese de cálculo demandaria um refinamento intelectual que ele está longe de ter.

Certas frases que pronunciamos na vida são irrevogáveis. A catilinária de Barbosa é um destes casos.

Ele é, hoje, um elemento altamente desagregador na corte mais importante do país. Não une, não influencia, não encanta os pares: apenas briga com quem não o segue.

Está claro que a carreira no Supremo acabou, tecnicamente, para ele.

Barbosa vai abraçar a política, que aliás já faz vestindo a toga que deveria supor neutralidade absoluta.

Vai levar uma surra monumental se se atrever a tentar a presidência. Logo descobriria que a mídia dá holofote e bajulação desde que ele faça o que ela quer, mas não dá voto.

Senador seria um caminho mais seguro.

Seria um ganho para os brasileiros. É mais fácil para a sociedade aturá-lo no Senado, em que vai ser uma voz a mais numa pequena multidão, do que no colegiado restrito do Supremo.

A mídia tenderá a abandoná-lo, porque faleceu a esperança de que ele galvanizasse o país e tirasse o PT do poder.

E então ele vai enfrentar a dura realidade de que chegou, viu e perdeu.

    Pedro Ribeiro

    Ficou claro que ele estava na obrigaçāo de entregar ao PIG a condenaçāo do PT, mas se mostrou incompetente de falsificar as provas necessárias. Bem que ele poderia ter construído uma bela história no STF, mas escolheu o lado errado, renegou o povo, a justiça, se submeteu justamente a turma que se comportam como um bando de chupins e apenas querem usar o Brasil pra acumular riqueza e ir gastar em Miami. Vamos torcer que se candidate, para que possa ver através do telhado de vidro as primeiras pedras chegando.

    Mário SF Alves

    “A hipótese de cálculo demandaria um refinamento intelectual que ele está longe de ter.”
    ____________________________
    Perfeito o raciocínio. E quem ou que forças calcularam por ele?

    Hipóteses:
    1) PiG
    2) Os patrões do PiG.

Eduardo Oliveira

Torna o ambiente insustentável entre seus pares, senão for caso pensado, e faz um discurso político típico de ditadores, demagogos e oportunistas. Se o constrangimento gerado em uma corte e aos seus colegas, diante de uma resolução colegiada, mostra tamanho destempero, imaginem o que um dia poderia fazer com uma nação, se a vontade popular o contrariasse.

Araújo

Na minha avaliação o STF cometeu um grave erro, não é absolvendo por formação de quadrilha que o exime de ter proporcionado o maior descalabro com cidadãos brasileiros. É preciso revogar todas as acusações. Todos os membros do STJ são responsáveis pela situação que chegou esse caso. Também algumas instituições pecaram pelo silêncio, a exemplo da OAB.

Gersier

Esse capitão do mato,pau mandado do PIG não tem estatura para ocupar o cargo de Presidente do stf,que com ele se apequenou,se ajoelhou e expôs o traseiro para os que se acham donos do Brasil,para os que usando concessões públicas,mentem descaradamente,caluniam e manipulam os fatos de acordo os seus interesses mesquinhos.Esses cínicos sempre fazem de tudo para prejudicar ações que beneficiam a melhoria de vida dos brasileiros.

Luiz Fortaleza

O maior escândalo político do Brasil, com formação de quadrilha , que surrupiou o Estado de Direito e a Paz Social, foi a Ditadura burguesa-militar de 1964. Este evento sim foi a maior formação de quadrilha que passou por cima da constituição, prendeu, sequestrou e matou jovens estudantes, políticos, jornalistas, religiosos etc., além de ter endividado o país externamente com a crise da hiperinflação e submissão ao FMI.

O Fariseu é aquele religioso que se acha puro e imaculado. Aí temos os políticos fariseus e os juízes também como JB.

    Mário SF Alves

    É a sequência de cachoeiras a tentar desestabilizar politicamente o Brasil. É só lembrar aquele que foi incensado pela (in)Veja como um dos quatro mosqueteiros da ética. Esse já foi pro inferno. Aliás, minto, a generosidade macarrônica o enviou pro limbo.

Ozzy Gasosa

Um completo boçal.

Deixe seu comentário

Leia também