Patrícia Campos Mello: Brasil marcou um golaço ao financiar o Porto de Mariel, em Cuba
Tempo de leitura: 2 min

Dilma Rousseff e o presidente de Cuba, Raúl Castro, durante descerramento da placa inaugural do Porto de Mariel. Foto por: Roberto Stuckert Filho/PR
Brasil marcou um golaço ao financiar Mariel
Patrícia Campos Mello, no UOL
Com o porto de Mariel e outros inúmeros investimentos em Cuba, o Brasil é um dos países que estão melhor posicionados para se beneficiar da queda do embargo americano à ilha, cuja negociação será anunciada hoje.
Alvo de críticas ferrenhas, o porto de Mariel, que recebeu cerca de US$ 800 milhões de financiamento do BNDES e foi tocado pela Odebrecht, está a apenas 200 quilômetros da costa da Florida.
Depois da dragagem, poderá receber navios grandes como os Super Post Panamax, que Dilma citou várias vezes durante a cúpula da Celac este ano, e concorrer com o porto do Panamá.
Mesmo sem a dragagem, já será concorrente de portos como o de Kingston, na Jamaica, e das Bahamas, bastante movimentados.
O raciocínio do governo brasileiro sempre foi o de “entrar antes da abertura para já estar lá quando caísse o embargo”.
Apoie o VIOMUNDO
Essa estratégia se provou acertada.
PS do Viomundo: Agora que o Porto de Mariel vai bombar , o que a direita brasileira vai fazer depois de tanto criticar Lula e Dilma pelos investimentos em Cuba? Dirá, com a caradura que lhe é peculiar, que desde sempre defendeu Mariel e que nós é que não entendemos direito o que ela dizia? Romperá relações com os Estados Unidos? Será que Obama virou “bolivariano” e ninguém sabia até hoje?
Leia também:
Golpe do petróleo dos EUA visa perpetuar “reciclagem extorsionista” do dólar




Comentários
Junior
Vim do futuro para avisar que os senhores estão absurdamente enganados. Usaram nosso dinheiro para encher os cofres da empreiteira que por sua vez doava para o partido político e para o seu político favorito.
E, para dar um ar de legitimidade, faziam de conta que estavam jogando um xadrez 4D que ninguém tinha conseguido entender como são sábios, contando com o apoio de uma mídia também comprada.
o tempo
o tempo é o senhor da razão