O Ibope e o ziguezague do Sensus

Tempo de leitura: 2 min

20/10/2010 20h22 – Atualizado em 20/10/2010 21h26

Ibope mostra Dilma com 56% dos votos válidos e Serra com 44%

Nos votos totais, petista obtém 51% das intenções, e tucano, 40%.

Margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (20) uma nova pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial. Segundo o instituto, Dilma Rousseff (PT) venceria se a eleição fosse hoje. No levantamento, ela obteve 56% dos votos válidos, e José Serra (PSDB), 44%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, Dilma pode ter entre 54% e 58% e Serra, entre 42% e 46%. O critério de votos válidos exclui as intenções de voto em branco e nulo e os indecisos.

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada no último dia 13, Dilma aparecia com 53% dos votos válidos, e Serra com 47%.

A pesquisa ouviu 3.010 eleitores, de 18 a 20 de outubro. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo 36476/2010.

Votos totais

Pelo critério de votos totais (que incluem no cálculo brancos, nulos e indecisos), Dilma Rousseff soma 51% das intenções de voto, e José Serra, 40%.

De acordo com o Ibope, as intenções de voto em branco e nulos acumulam 5%. Os eleitores que disseram não saber em quem vão votar são 4%.

Nos votos totais da pesquisa anterior do Ibope, do último dia 13, Dilma tinha 49%, e Serra, 43%. Brancos e nulos eram 5%, e indecisos, 3%.

*****

20/10/2010 21h04 – Atualizado em 20/10/2010 21h04

Sensus mostra Dilma com 52,8% e Serra com 47,2% dos votos válidos

Pesquisa foi divulgada pelo site da Confederação Nacional do Transporte.

Pelo critério de votos totais, petista tem 46,8% e tucano, 41,8%.

Do G1, em Brasília

Pesquisa Sensus divulgada na noite desta quarta (20) pelo site da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que encomendou o levantamento, indica a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 52,8% dos votos válidos e o candidato do PSDB, José Serra, com 47,2%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

Pelo critério de votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 46,8% e Serra, 41,8%. Brancos e nulos são 4,1%, segundo o instituto Sensus. Os que não sabem em quem votar e os que não responderam somam 7,2%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

O instituto fez 2 mil entrevistas nos dias 18 e 19 de outubro em 136 municípios de 24 estados. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 36.192/2010.

PS do Viomundo: O Sensus adiou a divulgação de seus números por um dia, mas acabou soltando os resultados pouco depois do Ibope ter sido divulgado no Jornal Nacional (já circulava antes, via twitter)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ruypenalva

Na amostragem da pesquisa anterior o Sensus tinha vício de amostra, pois 30% dos entrevistados tinham visto o debate da Band, o que não é crível no universo de eleitores brasileiros. Nesse ainda não pude ver os dados da amostra, mas como segue como o primeiro provavelmente estão pesquisando por telefone gente de classe C,B,A.

lucia rodrigues

Eu ainda estou assustada com o resultado do primeiro turno, e acho que a mídia não dá trégua para a Dilma, tudo que é desfavorável ao Serra, eles invertem, é chocante. Tenho medo das pessoas terem medo da Dilma, o povo já não é tão crédulo, mas dá medo, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Precisamos mais que nunca ganhar essa eleição, porque será a vitória não só da Dilma, do Lula e do PT, será a vitória sobre a hipocrisia, sobre a amargura, o rancor e principalmente sobre a manipulação da mídia.

Carlos

Azenha, o mais importante é observa a tendência do voto e não o número em si. Devemos olhar todas as pesquisas desde abril até hoje. Notei que Serra conseguiu alcançar, em outubro, o mesmo percentual de indicação de voto de quanto ele ainda não tinha assumido que era candidato. Ou seja, ele não consegue ultrapassar esse patamar de indicação de voto. Com isso, não quero afirmar que ele vai perde a eleição. Pois, o voto tem um elemento que não pode ser dimensionado, ele é altamente volátil. O PT e a Dilma não podem vacilar e acha que a eleição está ganha.

Raimundo

É bom não acreditar em pesquisas, mas gostaria de saber o que aconteceu com o Instituto Senso que esta destoando dos demais. Será que ele esta mais próximo da Verdade ou foi comprado pela turma do Serra?

francisco.latorre

olho na urna.

..

era bom o pt inventar um plantão especial.

ou cadastrar voluntários e treinar.

olho na urna.

principalmente em sumpaulo.

fraude é empresa. concentra esforços. no filé.

o miolo da trama é essepê. logo..

olho na urna.

..

mercadante já foi garfado em 2006. por serra.

que desmontou o esquema e queimou o xuxudei. lembram o turno dois?.. menos votos – em sp – que no turno com serra.

foi repeteco dessa vez.. mercadante muito acima da pesquisa maquiada. por zero ponto seis.

pesquisa inventada urna violada.

não precisam ser todas. uma lasca faz diferença. zero ponto seis.

no paraná.. foi sem pesquisa mesmo.

pra não atrapalhar a 'urna amiga'.

..

agora é vigilância. a possível impossível.

depois a gente enquadra essa urna. e o tse. depois.

agora é com o pt.

olho na urna.

dica.. são paulo é o centro. vital e estratégico. da trama.

vigilância total em sp.

..

edv

Azenha:
A cortina de ferro do consórcio de mídia "Brasil à Venda" está tão densa, que até o Lula está meio desaparecido.
Há 2 coisas que ameaçam Dilma: este massacre midiático contra ela e à favor de Serra (alô TSE!?) e uma fraude eletrônica (vide meu outro post), ambas assustadoras ameaças à democracia, mas que viraram "lugar comum"…
Sugiro que a campanha de Dilma (se houver $) faça urgentemente e até o final da campanha, contrato daquelas capas de primeiras páginas de jornal (usadas aos domingos por supermercados e lojas de eletrodomésticos) para Globo, OESP e FSP, contendo argumentos de campanha. Colocar inserção publicitária na Veja e intensificar propaganda no horário do JN e novelas. Ou será que eles irão ou poderão $e negar?
Já a militância (pacífica) poderia fixar-se, permanentemente (revezamento) até o final da campanha, em lugares estratégicos de capitais, com faixas e panfletosde temas (honestos) eleitoralmente importantes.

Neyr

Pesquisa é apenas um estudo sobre uma intenção de suposto voto, pois se no primeiro turno, cerca de 27% dos eleitores decidiram: não votar, anular ou votar em branco, isto pesquisa não tem como prever.

Agora esquecem-se de que este 2º turno está justamente no meio de um feriado prolongado. Um número bastante grande de pessoas, principalmente em cidades médias/grandes deve ir viajar e deixará de votar. Penso que será um dos maiores percentuais de abstenção, principalmente em uma campanha quente de emoções e morna de intenções e isto cansa. Muitos "fugirão" até para se desestressar disto – lembro que no 1º turno, ao menos 4 pessoas morreram na "boca" da urna de ataque do coração, tamanho é o grau de sentimentos negativos produzidos. As pessoas estão dia a dia (com a ajuda da classe política e da mídia engajada, inclusas) se desinteressando. Fenômeno que não ocoore apenas aqui, mas com esta campanha baixa e desgastante, deixará um saldo maior de alienados e alijados. Um país de alienados e irados, não tem como seguir muito adiante. É uma pena.

    francisco.latorre

    nessa altura..

    só os trouxas estarão desinteressados.

    e os trouxas.. tão com o zémané.

    ..

edv

Todos sabemos que o resultado do primeiro turno ficou muito distante das pesquisas (até de boca de urna) de quatro institutos de pesquisa. o que é no mínimo um erro coletivo estranho… fraude eletrônica marota?
O nosso moderno sistema de urnas eletrônicas não é adotado em outros países por um simples motivo: não é conferível (o que é um total e evidente absurdo).
A gravação de software adulterado no primeiro turno para dar mais votos à Marina (em vez de Serra, para não pegar mal, e com o mesmo efeito em parte das urnas de colégios eleitorais densos não é difícil.
Perante as baixarias que se tem observado pela coligação "Brasil à Venda", isto seria apenas um "truquezinho técnico"…
Eles só precisaram de menos de 4 pontos (pouco mais de 3) para ir ao segundo turno…
Sugiro novamente CAMPANHA para lacrar um lote estatísticamente signifcativo de urnas após a votação para introduzir uma votação pré-determinada de votos e apurar se os resultados obtidos serão IDÊNTICOS ao mapa simulado.

Nelson

É, tem que ficar experto com essas pesquisas boazinhas do Globope.

Sabe-se que o brasileiro se deixa influenciar por elas, então a estratégia pode ser ir dando uma boa vantagem para Dilma até às vésperas da eleição, para criar uma certa credibilidade, e aí na última pesquisa sai um grande crescimento do Pinóchio com uma queda de Dilma, inventam então uma onda qualquer e combinado com uma pequena manipulação das urnas, que não emitem comprovantes, através do nosso super imparcial TSE legaliza-se o golpe.

É só uma teoria, mas desses pilantras da Globo pode-se esperar qualquer coisa, afinal, como diz o PHA só o Serra salva a Globo.

filho

Companheiros, deixem essa história de pesquisas de lado, não se enganem, a eleição está apertadíssima, o negócio é não dormir até dia 31, partir para cima, convencer os indecisos e tb os que votam em Serra, mas sem convicção, pois não estão bem informados. Essa história já vimos no 1º turno, colocam Dilma lá na frente, desmobilizam a militância e 4 dias antes mostram tendência de queda, aí a reversão fica quase impossível. Portanto, não nos iludemos, trabalho mais que duro até o final.

Lucio

O Vox Populi deu no 1º turno Dilma com 11 PONTOS há mais do que ela realmente teve.

O Ibope errou a boca de urna!

Vocês ainda dão bola para pesquisas?

A única alternativa é ir para a rua! Saiam da internet, saiam da frente da TV!

FABIO

SEGUNDO NOBLAT, A SENSUS ADIOU A DIVULGAÇÃO POIS ACHOU ESTRANHO A DIFERENÇA DE 14 PONTOS A FAVOR DA DILMA , E DEVIDO A ISSO FORAM "REFAZER" AS CONTAS.

Tutuca

No primeiro turno busquei votos no Paraná para o Osmar Dias e Dilma. Minha maior preocupação era com Osmar pois a Dilma estava eleitíssima no primeiro turno. Batalhei mais por Osmar que entrou numa curva ascendente, aproximou-se do Beto e aí… veio o apagão das pesquisas. Sábado dia 02/out saiu a pequisa Ibope dando rigoroso empate técnico, i.é., o Osmar não havia ultrapassado o Beto como todos pensavam. Não tínhamos tempo para mais nada. Chegou o dia da eleição, fui trabalhar. Terminada a votação um amigo acessou o site do TSE e começou a relatar como estava a apuração para governador e os deputados da região. Eu trabalhando e o meu amigo falando que o Beto Richa estava na dianteira. Cheguei às 19:30hs em casa e tive a péssima notícia que o Osmar Dias havia perdido a eleição por 400.000 votos. Aqueles votos que eu não busquei porque acreditei na curva ascendente do Osmar. Me acomodei. A decepção e sensação de impotência me derrubaram. E fomos para o segundo turno com a Dilma.

Hoje, no início da noite ao tomar conhecimento da pesquisa Ibope senti o alívio imenso de uma tensão que me perseguia desde as primeiras pesquisas do segundo turno. Serra e Dilma em empate técnico. Jantei e abri o navegador do celular e fui ler as repercussões da nova pesquisa nos blogs CAf, OsAmiPresLula, LN, Viomundo, Carta Maior, Vermelho e Tijolaço. Então pensei, vou dar uma olhada na FSP e OESP. Abri a FSP, li a matéria do Ibope e também da CNT/Sensus. Nem abri o OESP, fechei o navegador para relaxar e assistir NATGEO. Terminado o programa resolvi tomar um banho para deitar mais cedo, afinal a situação da Dilma havia melhorado e eu estava mais tranquilo. Enquanto tomava banho comecei a pensar na pesquisa CNT/Sensus e o seu recuo na publicação devido a discrepância em relação a Datafolha e Ibope. Foi aí que começou um enorme mal estar. Percebi que eu estava tendo um Déjà vu e comecei a sentir uma tensão muito maior… pensei "começou o apagão das pesquisas do segundo turno". Diferente do primeiro este é um "apagão de pesquisas manipuladas" dando uma falsa margem para Dilma, que pode até estar à frente, mas não tanto. Assim como eu no primeiro turno muitos devem estar neste momento "mais tranquilos" e DEIXANDO DE BUSCAR O VOTO A VOTO, enquanto a militância do outro lado está dando o sangue. Assim nós vamos até as duas últimas pesquisas do dia 30/10 que darão um empate técnico mesmo com Serra na dianteira. Ai será tarde e teremos que engolir um sapo muito maior, por também 4 anos.

Socoooorrrrooo Brasil, o empate técnico está aí na CNT/Sensus!
Temos que dar o sangue já e até o último dia ou perderemos estas eleições.

Tutuca

Mentira tem perna curta, o retorno em dose dupla | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] e Ibope/TV Globo parece evidente. Apesar do “ziguezague” do Sensus, na tradução do Vi o Mundo. É o que revelam os dois assuntos que movimentaram o dia da cobertura da campanha – no […]

Wilson Nascimento

Na pesquisa CNT/Sensus indicativo dos mais interessantes,observem.

Debate

Assim como no primeiro debate televisivo do 2º segundo turno, que ocorreu na TV Bandeirantes, o segundo, realizado pela Rede TV! e o jornal Folha de S.Paulo no último domingo (17), teve média de 30% dos entrevistados responderam que assistiram ao programa.

Dos eleitores que responderam à pesquisa CNT/Sensus, 53,5% avaliaram que Serra teve um desempenho melhor, contra 46,5% de Dilma.

No debate anterior, Dilma mostrou “um tom mais incisivo” para apresentar suas propostas e combater as críticas de seu adversário. Na ocasião, a pesquisa registrou desempenho melhor que o tucano: 54,7% dela contra 45,3% de Serra.
Quer dizer.

A Dilma tem que atropelar o Serra no debate da Globo.

Tal qual no debate da Band.

Abraços.

Rodrigo Carvalho

Pode ser que as pesquisas que apresentam maiopres diferenças a favor de Dilma, estejam com o objetivo de fazer relaxar a campanha dela. mas…os resultados mais apertados podem dar margem a mascarar uma fraude na apuração. Sabemos que temos que ficar ligados e lutar pela Dilma até o fim da apuração.

Paulinho

Militäncia não nos apeguemos a pesquisas. Só vamos desarregaçar as mangas no dia 31 a partir das 17 hs para a grande comemoração. Brasil seguir desenvolvendo com JUSTIÇA SOCIAL. DILMA PRESIDENTE.

    PAULO

    ESSE TEM QUE SER O MOTE NESSE FINALZINHO
    NO PROGRAMA DO PT A DILAM DEVE PEDIR PARA QUE NAO HAJA UMA ABSTENÇÃO GRANDE COMO NO PRIMEIRO TURNO.

Jairo

A Sensus já está preparando terreno para ganharem na apuração dos votos!

Carlos Augusto Gomes

Azenha, veja que entrevista interessante com Itamar Franco quando ele mete o pau no Serra, dizendo que ele nunca apoiou o plano real.

15/10/2002 às 20:56:22 – Atualizado em 19/07/2008 às 15:18:22

Itamar ataca Serra e prevê derrota pior ainda no 2.º turno
Agência Estado

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, soltou o verbo hoje contra o presidenciável do PSDB, José Serra, acusando-o de disseminar "inverdades" e de ter "bombardeado" o Plano Real no seu início. "Ele nunca apoiou o Plano Real. Posso dizer porque fui presidente da República. Desde o início ele tentou bombardear o plano", declarou Itamar, ao chegar a Brasília, onde reúne-se amanhã com o petista Luiz Inácio Lula da Silva e depois com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Saiu até em defesa do presidente, ainda que de forma indireta.

"O candidato Serra quer viver à sombra do presidente, mas tem medo de sair às claras, ao sol, e dizer: 'Sou o candidato do presidente'. Ele acha isso uma coisa vergonhosa. Por que ter vergonha de ser o candidato do presidente?", questionou o governador mineiro. Segundo Itamar, "se Serra fosse um homem verdadeiro, deveria defender a política deste governo, ao qual serviu por oito anos, ou dizer o que realmente pensa".

Ressaltando que não criticava a pessoa de Fernando Henrique, Itamar afirmou que a atual política econômica resultou em "empobrecimento dos municípios, dos Estados e da população". Acusou o ministro da Fazenda e o Banco Central de tentarem esconder os erros cometidos e obrigar os candidatos à Presidência a seguirem o mesmo caminho.

"Há um desvio na rota da ordem econômica que vai precisar ser alterado", disse o governador. "Chega hora em que o povo quer mudar." Cabo eleitoral de Lula, para quem gravará mensagens de apoio amanhã, Itamar prometeu que "em Minas, o Serra vai ter uma derrota pior do que teve no primeiro turno". Segundo ele, o arco de alianças em torno do petista deve se ampliar neste segundo turno em Minas, onde Lula já obteve 53% dos votos válidos.

O governador disse ainda que o presidenciável do PSDB mente ao dizer que criou os medicamentos genéricos, porque isso teria ocorrido durante seu mandato, através de um decreto. "Ele deveria ter a decência de dizer que os genéricos surgiram no governo Itamar, não pelo Itamar, mas pelo grande ministro da Saúde que foi o Jamil Hadad", afirmou Itamar.

O ex-presidente também queixou-se da afirmação feita por Serra durante o primeiro turno, atribuindo a Itamar a privatização da Light e da companhia elétrica do Espírito Santo, ocorrida no governo Collor de Mello, quando Itamar era seu vice. ‘Ele falou uma deslavada inverdade, não sei um vocábulo mais forte do que este‘, disse o mineiro. ‘Eu não privatizei em meu governo nenhuma empresa de energia elétrica.‘

Amanhã Itamar reúne-se com o presidente para discutir a situação financeira do Estado. Segundo ele, a dívida de Minas Gerais era de R$ 18 bilhões quando ele assumiu o governo estadual e, quatro anos depois, já chega a R$ 28 bilhões apesar de já ter pago R$ 8 bilhões ao Tesouro Nacional. Segundo ele, o vice de Lula, José Alencar, tem um projeto que reduz o comprometimento dos gastos dos Estados com a dívida de 13% da receita líquida para 5% e que poderá ser adotado no caso de vitória do petista.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/especiai

    Carlos

    Sujeito desprezível o tal Itamar.

Carlos Augusto Gomes

Acho que deveríamos esquecer esse negócio de pesquisas e cingir os rins para a briga. Vamos esquecer as pesquisas. Pra mim, isso é uma forma da tucanada fazer com que entremos numa zona de conforto. Vamos esquecer as pesquisas. A vitória só chega com os votos. Pesquisa não elege ninguém. Vamos deixar essas pesquisas de lado e trabalhar para a vitória!

Claudio

Muita diferença a pesquisa Sensus com as do Ibope, VoxPopuli e Datafolha… O que será que acontece?

    lia vinhas

    Pesquisa encomendada pela Confederação dos Transportes? Dá para acreditar? Alguém tem aquela lista divulgada há algum tempo com as entidades no mundo "apoiadas" pela CIA?

Gerson

Os Impossíveis e Frankenstein JR (abertura)

Homem Mola – Multi Homem – Homem Fluído
http://www.youtube.com/watch?v=guYPwILSLr0

easonnascimento

Que negócio é esse? Agora fiquei sem entender. O Sensus é o Datafolha do inicio da campanha e o Ibope é o VoxPopuli. O PSDB agora processa o Ibope e aplaude o Sensus? É isso mesmo ou eu estou pirando?
http://easonfn.wordpress.com

Adriano

Para neutralizar a militância petista, basta dar uma confortável vantagem para a Dilma.

henrique valverde

O instituto CNT/Sensus foi comprado pelo PSDB. Primeiro o Ibope divulga uma pesquisa que mostra Dilma com 12 pontos na frente, depois, divulgação do Sensus que estava prevista para amanhã, é adiada para hoje, poucos minutos depois da divulgação do IBOPE. Logo em seguida eles colocam o CNT/Sensus nos TT´s, inclusive alguns militantes afirmam que foi o único que acertou no 1 turno.O CNT foi o instituto que mais errou no primeiro turno. Na semana passada foi o único que inventou um empate técnico. É óbvio que o instituto trabalha para tentar manter a animação da militância de Serra e eleitor o indeciso a ideia de que está em aberto. Um dos que divulgavam a notícia era o Agripino do PSDB.

Espero que o DataFolha, o que menos errou, sejamos sinceros, coloque um ponto final na animaçãozinha dos tucanos que chegaram a falar em transição de governo.

    francisco.latorre

    dólares.

    ..

Gerson

kkkk

Um internauta (Luciano Prado) lá no Edu Guimarães disse que a cabeça do Serra é de borracha e que por isso a "bola de bilhar" jogada na cabeça quicou.

rrsrsrrs.

José Silva

Essa do Sensus vem pra salvar a eleição da Dilma, pois a única coisa que vai conseguir é deixar a militância mais acesa ainda. Obrigado Sensus!!!

Gerson

Quem tem bom senso, não dá bola pra pesquisas eleitoral.

Ou, esse Sensus é o curativo na cabeça do fulano ?

Messias Macedo

O Ibope e o ziguezague do Sensus

FALA MATUTO!

… O instituto Sensus se vendeu a um contra-senso!…

As forças ocultas continuam com suas mãos invisíveis, nefastas, inescrupulosas – e pesadas!

O contra-senso do Sensus preparou o campo para o empate técnico do próximo DATAFRAUDE!

E VAPT VUPT!

É a tal da coisa: amostragem se faz "amostrando"!

República Destes Bananas Putrefatos, Miasmáticos, Venais… Fascistas Eternos
Bahia,Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

… o instituto Sensus se vendeu a um contra-senso!…

As forças ocultas continuam com suas mãos invisíveis, nefastas, inescrupulosas – e pesadas!

O contra-senso do Sensus preparou o campo para o empate técnico do próximo DATAFRAUDE!

E VAPT VUPT!

É a tal da coisa: amostragem se faz "amostrando"!

República Destes Bananas Putrefatos, Miasmáticos, Venais… Fascistas Eternos
Bahia,Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

kimparanoid

Agora eu quero ver o Sérgio Guerra chamar o Ibope de "sem-vergonha", como fez com o Vox Populi, depois da diferença de 12 pp.

pedro – bahia

Agora, para o PSDB, o que vai valer é o levantamento feito pelo Sensus. No primeiro turno era odiado.
Não entendi porque adiou e depois resolveu divulgar.

Ary

No Rio de Gabeira, o Baixaria está bem na fita. Hehe!

Deixe seu comentário

Leia também