O DEM quer atrair a nova classe média. Será?

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Leio no Estadão que a nova estrategia — de sobrevivência — do DEM será:

“investir nos eleitores de classe média, especialmente aqueles que chegaram há pouco nessa faixa, impulsionados pela ascensão que tiveram durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação dos dirigentes do DEM, essa nova classe média é conservadora nos costumes e cobra uma atuação mais presente do Estado. Nessas análises, o comando do partido concluiu que esse grupo de eleitores demanda uma participação direta do governo, mas de uma forma diferente do que se imaginava.

Não se trataria de estatizar empresas ou rechaçar privatizações, mas sim de exigir que a administração pública garanta a eficiência de serviços públicos – nas áreas de educação, saúde e segurança, por exemplo. “A pessoa que agora tem dinheiro para comprar um aparelho celular quer que esse serviço seja bom. E quer também que o preço caiba no fim do mês no seu orçamento. E isso eles não recebem do Estado”, diz o atual presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), que apoia seu sucessor, Agripino.

“É a mesma coisa com as passagens aéreas. Viajar de avião não é mais algo restrito às elites e esses novos consumidores cobram qualidade no serviço.”Para o comando do partido, as eleições de 2010 teriam demonstrado que esse eleitor é conservador e ficou órfão de um candidato especificamente voltado para ele. Por conta disso, teria migrado para a candidatura de Marina Silva (PV), justamente porque ela empunhava publicamente algumas bandeiras de interesse desse grupo, como, por exemplo, a oposição à legalização do aborto”.

Os leitores deste site se dividem, ou pelo menos se dividiam, entre aqueles que acreditam que em seus dois mandatos o presidente Lula optou por não politizar o eleitorado, ou seja, fugiu dos embates que poderiam contribuir para tal politização. Teria sido assim, por exemplo,  nos casos da demissão do diretor da ABIN, Paulo Lacerda; da implementação das decisões da Conferência Nacional de Comunicação e do Plano Nacional de Direitos Humanos. Por motivos eleitorais e por não ter maioria sólida no Congresso, Lula teria optado por “comer pelas beiradas”, justificam os lulistas.

Outros dizem que o simples fato de Lula ter promovido ascensão de milhões já mudou a sociedade. Argumentam que isso deu uma nova dimensão social aos beneficiados, que aos poucos passariam a exigir  direitos plenos de cidadania, o que seria em si um grande avanço.

Há, porém, os que apontam para o chamado fator Berlusconi: um eleitorado cujo principal objetivo é consumir quer mais é se afastar de sua origem, descartar suas marcas de nascença (de classe) e ingressar no maravilhoso mundo da Globo e da Veja. Ou seja, à ascensão econômica seguiria uma pretensa ascensão cultural, cuja aparente consequência no Brasil de hoje é a disseminação do country universitário, das siliconadas e dos tatuados, que copiam tudo o que aparece no BBB. A partir daí votar no DEM exige, convenhamos, um pequeno passo.

Por este raciocínio, os filhos dos beneficiários do Bolsa Família seriam os primeiros a negar apoio político ao programa, mimetizando as opiniões da classe média à qual pretendem pertencer de corpo e alma.

Como a negação da política é uma ferramenta muito utilizada pelos que não conseguem ganhar eleições, me parece que a opção do DEM se encaixa perfeitamente neste último raciocínio: a cobrança por “eficiência administrativa” descolada da política.

Vejo, no entanto, alguns problemas na proposta de reencarnação do DEM. Um deles: os esqueletos no armário do partido, que se posicionou oficialmente contra alguns dos projetos sociais de Lula, como o Prouni.

E mais: uma parte razoável dos eleitores de Marina Silva foi de jovens entusiasmados com as propostas dela e descontentes com a “velha política”, na visão deles representada pela dicotomia PT-PSDB. Dificilmente este eleitorado, que é idealista e ligado ao futuro, vai se identificar com grandes líderes da juventude como Agripino Maia.

Finalmente, pelo que leio aqui e ali, a proposta de Dilma Rousseff, de olho em 2014, seria ocupar espaços à direita, deixando os espaços à esquerda por conta de Lula. Se for verdade, o Brasil teria dado mais uma contribuição à Humanidade, além da jabuticaba: um governo de centro-esquerda que governa como se fosse de direita com o objetivo de ganhar eleições em 2014 como se fosse de centro-esquerda. A correlação de forças recomendaria a tática. Deve ser por causa da avassaladora maioria que PSDB e DEM conquistaram no Congresso…

Seja como for, como saímos do campo dos princípios para o eleitoralismo puro e simples — com Kassab se posicionando à esquerda, por exemplo –, acho que o DEM corre o risco de encontrar o caminho para a classe C congestionado.

Clique aqui para ler sobre o discurso antipolítica que acompanha as derrotas eleitorais da direita


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

SILOÉ

Caraca:
Acabei de ouvir no noticiário. Colocar a cara do Castelo Branco na nota de 5000,00 é sacanagem.
E ainda com a cor púrpura, pode???
Será que é para dificultar mais ainda o acesso?

SILOÉ

Eles não conseguiram antes atrair a classe "c" mais tímida, vai atrair agora essa classe "c" emergente, desinibida, esperta, orgulhosa, toda se sentindo!!!.
É ruim hein!!!

Marcelo Brancucci

Desculpem-me por sair do tema, mas aqui vai uma observação. O deputado Barros Munhoz foi reeleito para chefiar o Legislativo paulista por mais dois anos, embora com acusações relativas a desvio de verba pesando sobre sua pessoa. Já que fala tanto sobre honestidade, o nobre deputado Barros Munhoz poderia esclarecer suas ligações com os empresários do amianto, elemento comprovado cientificamente como prejudicial à saúde. Junto com o troglodita Campos Machado e mais alguns, Munhoz formaria um lobby pela liberação do amianto, ou uma maior flexibilidade na legislação. O Viomundo deve retomar a discussão sobre a questão do amianto e seus desdobramentos.

augusto

olha ai: 7.5 bilhoes, disse bilhoes de dolares entraram no país em março somente até dia 11/3. Mais de um bi por dia util.
eh o dolar derretendo, é o real pra cima, é remessa de lucros para a matriz da multi que rende mais, é importar no lugar de dar emprego aqui, eh exportaçao que cai, é capital de motel que chega pra aproveitar juros indecentes…. eh varias outras coisas ruins
senhor MANTEGA e sra dilma, voces estao esperando o que, ? O qué pra tomar uma providencia drastica?
Que lixo de administradores voces são?

    Vera

    Não se preocupe, augusto.
    Empregos não serão problema.
    Segundo o Ministro do Trabalho, com o terremoto no Japão o Brasil sairá ganhando.

    SILOÉ

    Eu no lugar de vocês me preocuparia sim, pois as vagas de empregos agora é de mão de obra qualificada, pelo visto!!!

Cassius

Aê galera, que tal ficarmos um pouco inteligentes e ignorarmos solenemente os comentários infantis do(a) usuário(a) CARMEM LEPORACE.

Agora, só vale ignorarmos, pois a exclusão ou bloqueio é coisa de protoditadores.

Apesar dos argumentos do(a) dito(a) cujo(a) serem um poço de contradições de fácil negação é direito deste troll se exprimir.

O que seriam de nossas convicções se faltassem esses comentaristas bizarros para nos mostrar o quão nojentos são os argumentos dos reacionários.

    Scan

    Cassius,
    venho falando isso há tempos.
    Alimentar tolls excessivamente chatos e com dois cérebros (o delgado e o reto) que postam mais do que os "habitantes naturais" do blog é contraproducente. Além disso, polui o ambiente pelo número excessivo de postagens defendendo o indefensável.
    De minha parte, nem sequer os pontuo.
    Se tivessem o mínimo de decência, procurariam blogs que lhes fossem afins como o do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco; o Merdal e tantos outros que são, dentro do mais puro espirito "democrático" da direitalha, proibidos para nós.
    Já que aqui não vamos proibí-los, basta que se lhes dê, como nulidades, seu devido valor…
    Abraço

    SILOÉ

    Antes eu não concordava, mas agora sim. Ela tá muito chata e repetitiva, agressiva e grosseira, não vale mais a pena perder tempo.
    Abraços.

Antonio Fernandes

O DEM quer trair a nova classe média.?????? não entendi, esse partido ja nao fez isso a muito tempo e nõ somente com a classe média, mais com toda populaçao do brasil?

O DEM quer atrair a nova classe média. Será? « Blog do EASON

[…] por Luiz Carlos Azenha no blog Vi O Mundo […]

italo

Acho que o fim do DEM é mudar a sigla, de novo, pela quarta vez.

    Daniel

    Minha sugestão é CALHORDAS = Caterva de Asseclas do Lupanar Hediondo Organizado Ridiculamente para Destruir Amplamente a Sociedade.

Luis Queiroz

O grande problema de Kassab e companhia é não entender , que essa classe não engole, a falta de fidelidade partidária e ou, ficha suja. Ele estará completamente decepcionado quando saber que a classe média não se deixa levar por ideologias baratas que tem o PT e PSDB. As escolhas da classe média é por pura falta de escolhas coerentes. O que Kassab faz e fez, e não será perdoado,é achar que a classe média e classe C gosta do sistema Liberal. Nem um e Nem outro, pela História sabemos que nem Idéias liberais e nem idéias social resolveram questões básicas da sociedade. Para a unica coisa que serviu, que foi o debate de idéias brindamos a democracia.

    José Ruiz

    Que salada…

tatiana

Não tem problema, o governo já pediu um BAITA EMPRÉSTIMO para comprar votos:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/889219-senado-

    Daniel

    Roonnc… Trolls dão sono.

Carmem Leporace

O mesmo perfil é descrito pelo professor Waldir Quadros, aluno de Serra no mestrado e atual secretário municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social em Campinas. “Nos debates em classe, ele era muito convicto de seus pontos de vista”, afirma. “E sabia defendê-los”, completa. O estilo discreto, pouco exuberante, citado como uma das marcas registradas de Serra, foi logo assimilado pelos estudantes. “Era o jeitão dele mesmo”. Na pós, entre os alunos de Serra figurariam Aloizio Mercadante, Antonio Kandir e Plínio Soares de Arruda Sampaio Júnior, entre outros nomes.

Nem mesmo a carreira política interrompeu o viés acadêmico de José Serra. Na verdade, foi a vida de estudante que despertou o militante político. Sua trajetória teve início aos 18 anos, quando ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, que não chegou a concluir. Nesse período, foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1963. Com o golpe militar de 1964, exilou-se na Bolívia, no Uruguai e, em seguida, no Chile, onde fez o curso de Economia da Cepal, em 1966, especializando-se em Planejamento Industrial. Fez mestrado em Economia pela Universidade do Chile (1968), da qual foi professor entre 1968 e 1973. Em 1974, o mestrado e o doutorado em Ciências Econômicas na Universidade de Cornell, Estados Unidos. Também figurou como membro do Institute for Advanced Study, de Princeton.

Fonte: Unicamp.

    betinho2

    Carmem Leporaca (leia-se Richard Smith)
    Já que você é especialista em Serra (cuidado com a posição ao tirar foto com ele) destrincha um mistério.
    O que Serra fez com a conta bancária da UNE, antes de se escafeder para a Bolívia?
    Será esse "saldinho" bancário que manteve Serra nos EEUU sem trabalhar e frequentando uma universidade particular caríssima? Da frutaria da Mooca certamente que não saiu a grana, não é mesmo?

    David

    Ah se currículo fosse prova de caráter! Não é educação formal que falta ao Serra. Do que o Serra carece, o Lula transborda…

Carmem Leporace

Aos 36 anos, José Serra assumiu aulas na graduação e na pós-graduação, ensinando Economia Política, Política e Programação, Análise Macroeconômica, Economia Brasileira e Teoria Econômica. Àquela altura, já era mais que um simples professor. Sua convivência com economistas heterodoxos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que fazia contraponto aos monetaristas da chamada “Escola de Chicago”, estimularia a produção de trabalhos que constam até hoje na lista de textos básicos.

Um deles, o conhecido Além da Estagnação, escrito em colaboração com Maria da Conceição Tavares e publicado em 1970, se tornaria um clássico do pensamento desenvolvimentista latino-americano. Na ocasião, predominava na Cepal a visão – expressa por Celso Furtado, por exemplo – de que as economias da América Latina, em especial a brasileira, apresentavam uma tendência à estagnação. O texto publicado faz uma crítica a essa interpretação, alegando que o declínio das taxas de crescimento da economia brasileira na ocasião não representava uma tendência persistente à estagnação, mas apenas uma crise episódica, que poderia ser superada.

Em 1981, três anos após entrar para os quadros da Unicamp, Serra publicaria outro importante trabalho: Ciclos e mudanças estruturais na economia brasileira do pós-guerra. Nele, o autor descreve e analisa as principais tendências e transformações da economia brasileira no período posterior à Segunda Guerra Mundial. “É um texto de referência”, observa Paulo Baltar, professor e ex-diretor do Instituto de Economia, e colega de Serra no início da década de 1980. A produção inclui outros trabalhos de relevância acadêmica, abordando temas gerais como A trajetória do desenvolvimento brasileiro de JK aos anos 80, e outros mais específicos, como sistema tributário e saúde.

Em 1983, Serra se licenciou da Unicamp para assumir o cargo de secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo no governo Franco Montoro (1983-1987). Na seqüência, foi eleito deputado federal e senador, nomeado ministro do Planejamento e da Saúde, e escolhido prefeito de São Paulo. A mudança para a esfera política não chegou a causar surpresa entre os alunos do até então professor. “Já naquela época ele gostava de debater política”, recorda Claudio Dedecca, aluno de Serra na graduação e hoje n o corpo docente do Instituto de Economia.

Fonte: Unicamp.

Carmem Leporace

É público e notório que o governador nunca concluiu o curso de engenharia civil na Politécnica de São Paulo por ter se tornado refugiado político. Os documentos comprobatórios de seu grau de estudo também estão na Universidade de Campinas, onde jamais poderia ter lecionado se não apresentasse os papéis que comprovassem seus estudos, ressaltou.

O próprio Mercadante foi aluno de Serra na Unicamp, mas que não concluiu o doutorado em Economia pela Unicamp, como chegou a afirmar.

    Daniel Vieira

    Caso foge da realidade, professor sem condição, dar aula para uma geração de alunos. Com a palavra os diplomados e agora joseph ? josephserra e agora ?

Carmem Leporace

Descupem, mas a maioria aqui – movida pelo ódio – ou é muito desinformada ou mente para si mesmo.

Afirmei que Serra em PhD em economia, e que Serra foi professor de Mercadante. Então lá vai.

Serra, tem magister em ciências econômicas pela Universidade do Chile, com "distinção unânime". O título foi concedido pelo Conselho Universitário em 31 de maio de 1972. O segundo mestrado em economia foi concedido pela Cornell University em 28 de maio de 1976, e na mesma instituição Serra concluiu o PhD em Economia em 31 de agosto de 1997.

A Faculdade de Economia da Universidade do Chile declarou equivalentes ao grau de bacharel os estudos de Serra em engenharia e ciências econômicas. Serra estudara e concluíra, em 1966, o curso básico de planejamento econômico do ILPS, Nações Unidas, especialidade de planejamento industrial, com nota A. Fora aprovado no exame de ingresso ao curso de pós-graduação em Economia da mesma universidade e obtivera notas elevadas durante todo esse curso. Também era professor da Escola de Economia do curso de pós-graduação em Economia da Universidade do Chile.

    José Ruiz

    Na verdade, você é que mente para si mesma(o). Ao invés de "jogar palavras ao vento", procure saber o que é mestrado, doutorado e pós-doutorado aqui no Brasil. O Serra pode ter comprado 500 títulos no Chile ou nos EUA, mas isso não terá valor algum se não for reconhecido pela CAPES aqui no Brasil. Para ser reconhecido pela CAPES, ele teria, antes de qualquer coisa – incluído aí um processo de revalidação de diploma obtido no exterior – ter concluído a graduação. O Serra não concluiu a graduação!? Com todo respeito ao pessoal do nível médio, não é possível obter grau de mestre ou doutor aqui no Brasil "apenas com o segundo grau"…

    SILOÉ

    Nós não somos movidos à ódio como você diz, você é que está cega de paixão pelo Serra. Ele até pode ser tudo isso que você diz, mas ele também é, e se você enxerga não diz:
    DISSIMULADO, MENTIROSO, CANALHA , CORRUPTO, ETC.. .
    OU EU ESTOU MENTINDO???

Pedrôncio

"O poder é como o violino: toma-se com a esquerda e toca-se com a direita"
José Sarney

    Scan

    Podem falar o que quizerem do Sarney, mas que o cara é um excelente frasista é inegável…

    SILOÉ

    Essa então, é maravilhosa!!!
    Mesmo sendo violino dói demais no ouvido.

O DEM quer atrair a nova classe média. Será? – Polaco Doido

[…] por Luiz Carlos Azenha […]

henrique de oliveira

A classe média que cresceu tanto , é eleitora de quem a emergiu , ou seja LULA e o PT a antiga classe média não ganha eleições , apenas lança candidatos que as representam , mas sonhar não custa nada.

    Carmem Leporace

    Lembro que Serra venceu Dilma nos principais centros urbanos.

    Minas e Rio são pontos fora da curva, Minas não conta pois está sob o comando do traíra e o Rio foi onde a farsa eleitoral de Lula se deu com maior intensidade e eficiência.

    Os mais escoloraziados também votaram em Serra.

    Heitor Rodrigues

    Apesar de ganhar a eleição, os eleitores de Dilma estão fora da curva. É o rabo abanando o cachorro.

Yes we créu !!!

Ora, ora !

Nem o DEMO quer Kassab:

"Estamos ficando livres do Kassab", afirma líder do DEM.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2011/03/1

    SILOÉ

    É meu caro, ainda não será dessa vez. O nati-morto partido não vai sair, Kensab um dia!!!

Bernardo Felsenfeld

O Dem é um partido em extinção e não poderia haver melhor presidente que Agripino Maia para sepultá-lo de vez..Acessem, só para recordar: http://bernardoalerta.blogspot.com/2010/08/estado

Yes we créu !!!

Deu no Conversa Afiada:

O DEM já foi PFL, que já foi PDS, que já foi ARENA, que já foi UDN, que começou na CASA GRANDE, hoje elege o seu novo Führer, o DEMor Zé Agripino Mayer.

Veja imagens exclusivas da cobertura completa do evento, com direito a Discursos demoníacos, Homenagens póstumas, e até a saída do Elevador dos Demos.

Por falar em elevador, a pergunta que não quer calar… Qual família tomará conta das finanças do novo DEM? Arruda?, Roriz?, Bornhausen? Mayer?

Puxa, quanta coincidencia! Será que o Demo brasileiro veio da Alemanha?

Não se assuste , apenas divirta-se!
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/03

    SILOÉ

    Infelizmente não, o demo brasileiro é índio, Não lhe perdôo por esquecer de figura tão proeminente.

    Matheus Kramer

    O PFL e o PDS conviveram por alguns anos. A genealogia correta é PP/PPB/PPR/PDS/ARENA.

    PP que é da base do governo e nunca tem o passado arenista lembrado por ai.

Maria Lucia

Os eleitores jovens que votaram na Marina eram idealistas e voltados para o futuro?
Ah! sim tinham um ideal: ficar ricos. E voltavam-se para um futuro: ficar ricos.
Podem perfeitamente ir para o DEM, desde que vejam na proposta desse partido, num magistral lance de "meta-visão", uma "visão estratégica" que fará o capitalismo ficar bonzinho, inclusivo, compartilhado. Numa autêntica remixagem do capitalismo. Mas sempre seguindo a máxima dos franceses: tudo muda para ficar no mesmo. Assim, sonham, ficarão ricos. E famosos.
Mas o que importa é que Brizola Neto vai voltar à Câmara dos Deputados! E Erundina deve estar tão feliz,como nós aqui no RJ, já que deve ter sentido que terá um reforço e tanto para lutar pela necessária Reforma Política. Agora vai. Dá-lhe Brizola Neto! É Dilma Rousseff ensinando a fazer política! É Brizola de novo, com a força do povo!

José Ruiz

Muito boa a análise. Deixo aqui alguns "parpite": são poucos os eleitores da Marina que têm um viés idealista no sentido de praticar uma "nova política". O que trouxe votos para a Marina, de última hora, foi uma onda reacionária em cima da questão do aborto e do preconceito religioso. Não podemos nos esquecer que existe uma bem sucedida estratégia de arrebanhamento neste país: arrisco a dizer que em breve ouviremos algo como "pastores unidos, jamais serão vencidos". De resto, o DEM tem razão. O povo brasileiro é reacionário e nos últimos anos "assistiu" o país crescer sem aprender praticamente nada com isso. A eleição de Lula parecia revelar uma nova fase na democracia brasileira, levando o "povo ao poder", mas o que houve de fato foi a transferência de domínio de uma elite para outra, ainda que se possa apontar diferenças positivas em um e outro caso (a elite do Lula é "mais legal" para a maioria das pessoas..). Sob o ponto de vista da conscientização do povo, do desenvolvimento da cidadania, arrisco a dizer que estamos andando para trás há muito tempo. Conservador de cabeça ôca é um prato cheio para "berlusconização" do Brasil e o DEM sabe disso.

    Mel

    Você quer dizer o povo de São Paulo é reacionário? Acredito que a maior parte do Brasil está indo em um sentido e São Paulo (mais que o sul até), está indo em outra. São Paulo não tem válvula de escape. A sua população não tem lazer barato, acho que de propósito. A única diversão é a televisão, formando as suas opiniões e idéias. Chegue em um fim de semana em uma casa de classe média e veja o que eles estão fazendo pra se divertir. O resto do Brasil também faz isso, mas não só e com tanta prioridade, vivem outras coisas. Isso é muito triste, mas esse é o povo escolarizado tão apontado pelos tucanos.

Estanis

Ótimo texto, Azenha.

Melinho

Nem os vampiros querem saber do DEM. E sabem por que? Porque o sangue desse gente está contaminado pelo vírus da corrupção.

    Carmem Leporace

    O PT é corrupto? diga só SIM ou NÃO?

    Arruda é um amador perto de certos tipos por aí.

Galerius

Me parece que a sabedoria de Marcus Aurelius, citada num exelente comentário abaixo, é um pouco exagerada considerando o tipo de família que ele teve, mesmo sendo que nós não escolhemos nossas famílias, mas um Imperador Romano pode escolher, e com certeza poderia ter escolhido um sucessor a altura de seus padrões se tivesse a visão que a História lhe atribue.

Mas, deixando o SPQR (República Romana, para quem não sabe) de lado, eu acho que, se é aquilo mesmo o cálculo do DEM, o investimento na nova classe média, como a matéria acima sugere, então com certeza estão calculando certo, pois no fim do dia é o interesse de classe domina nas considerações das massas humanas e transcende até fronteiras. E por isso, todos esses milhões que Lula tirou da miséria irão um dia votar para o DEM. A defesa da classe é o que pesa.

SILOÉ

Agora sim!!!
Com o "Eminente Estadista" Agripino Maia na presidência do DEM, o partido irá decolar rapidinho.
Só que pro……………….
I
N
F
E
R
N
O

    Carmem Leporace

    Agripa deu duas surras em Lula e no PT em Natal.

    Lembra de quando Lula foi lá… """" acertar as contas""""… deu no que deu…perdeu playboy..perdeu…

    Marcia

    Cai fora, voce está no blog errado, espero que o lixo do agripino vá direto para o inferno, e leve voce junto.

    Carmem Leporace

    Pior é que é..

    Scan

    Márcia, Márcia…
    Deixa disso: discutir com derrotados impotentes não é produtivo e ofendê-los não é cristão…
    Deixe caminhar as nulidades.
    hehehehe!
    Abraço.

Ventura

Análise muito boa, mas há uma dose de verdade no fato de que muitos que subiram da classe D para C e C para B são conservadores e desejam apenas assumir seu "lugar ao sol", isso parece ter ocorrido em diversos países do dito primeiro mundo, que agora deverão cair muito para que aqueles que atingiram a classe média um dia voltem a ter juízo, é só ver o que tem ocorrido nos EUA e Europa, onde governos de direita ou seu apoiadores tem conquistado amplas faixas do eleitorado, entretando a estratégia de Dilma e do Lula pode realmente neutralizar o DEM de vez por todas.

beattrice

E para atrair a "classe média" cobra dobrado aquele IPTU baratinho baratinho do Kassab? http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/falha-pref
Ah, esqueci ele já carimbou o passaporte, agora vai ser PDB?

Fabio

Azenha eu queria saber escrever assim, muuuito bom!!!

Luci

Classe C, classe D e o NunKassab e seu séquito é Classe E na política e Eu não aguento mais esta turma que não larga o pé dos paulistanos. Deixem nos em paz, curtam suas fortunas no exterior que é o melhor que voces podem fazer para a humanidade.

betinho2

Dizem que a urna é a arma do povo. 44 milhões tentaram o suicídio, 55 milhões optaram pela vida.
Não creio que na próxima continuem com com vocação suicida.

betinho2

Essa nova classe média não lhes pertence, não lhes pertenceu nem nunca pertencerá.
Mais um discurso que vai desandar feito maionese mal batida.
O que houve foi um discurso de terror contra Dilma que fez com que parte dos que aprovam o governo Lula vacilasse, como vacilou nas urnas. Mas não creiam que os demotunganos sejam herdeiros desses votos, ao contrário dos votos de Dilma, esses sim serão herdados pela esquerda e somados aos que deixarem de vacilar. Prova disso foi a reeleição de Lula, ninguem tascou nos votos herdados a partir de 2002, apesar de toda campanha negativa a partir do tal mensalão, que ainda deverá ser provado.

Renato

ou seja, o DEM quer copiar o Kassab.

giovani montagner

interessante o "realinhamento" do dem. sendo um partido sem conteúdo ou ideologia política, apenas defende as demandas da elite conservadora, optou pela sobrevivência como marca eleitoral. pode dar certo, mas como consta no texto, veremos se conseguiram enfrentar os percalços deste novo rumo.

    SILOÉ

    Realinhamento de quê?
    Eles continuam pensado até hoje que o povo é idiota, nem a derrota fragorosa das urnas, foram suficiente para convence-los do contrário.

Carmem Leporace

Já notaram que todo esquerdista passa suas férias em Paris???

Vocês já viram algum esquerdista ir pegar um bronze num canavial cubano???

Onde é que esquerdista compra apartamento fora do Brasil??? em Havana ou em Paris????

    betinho2

    Tá cheio de americanos, europeus e brasileiros fazendo turismo em Cuba.
    Te situa Richard Smith…ops,Greta…ops, Carmem.

    Flavio Lima

    Carmem, voce me odeia (sou esquerdista) pq não me conhece.
    Se me der uma chance… voce vira esquerda comigo…

    Carmem Leporace

    Pior é que é.

    Thiago M Silva

    Nãaaao…vc tava indo tão bem…!

    Abel

    Hora do remedinho, Carmita…

    Daniel

    Já notaram todo direitista vem nos fóruns e blogs de centro, centro-esquerda e esquerda só pra dizer asneiras?

    Já notaram que todo direitista passa uma boa parte do tempo fazendo a ação descrita na frase acima?

    Vocês já viram algum direitista usando argumento (o termo é forte demais) que não fosse tirado das páginas ou telas e sons do PIG, ou de seus papas do colonialismo?

    Onde é direitista compra casa e apartamento no Brasil? Bairros nobres, condomínios fechados ou nas médias e grandes periferias? E fora do Brasil? Fora do Brasil a gente não sabe, por que a mídia — que vejam só, é de extrema-direita– não fala, não deixa falar nem procurar saber.

    Não era em Paris que FH e seu filhote tinham apartamento? E eles não são de direita?

    Carmem Leporace

    O Azenha mora em Higienópolis, segundo li, mora na mesma rua que Fenando Henrique, bairro nobre.

    Azenha é direitista????

    Argumentos toscos esse seu, além de preconceituoso.

    Daniel

    E o seus são o que mesmo?

    Troll se sente valorizado com tanto trabalho pra formular argumentação…
    Parafraseando o colega Abel, resposta aí mais abaixo: "Hora do remedinho, Carmita…"

    Carmem Leporace

    Você é bastante chatinho, sabia?

    SILOÉ

    E o quê a gente pode dizer de você?

    SILOÉ

    -Já.
    -Esquerdista não é burro. Porque pegar bronze em Havana com tanto sol aqui!?!?!?
    -Em Paaaaaaaaaaaris é claro, lá tem neeeeeve!!! é a cidade luuuuuuuuuz!!!! é o hit da mooooooda!!! etc…e Havana é parecidíssima com São Luis do Maranhão e muitas outras cidades do Brasil

Francisco

O que esse povo do DEMO deve se convencer é que o Brasil precisa de um partido liberal, não da ARENA. O partido facista, o partido nazista, o partido de Pol Pot, tudo isso foi para o lixo da história. A ARENA não esta tendo a elegância e o "Simancol" de perceber: a guerra fria acabou! O cural, onde não acabou, mudou!

O DEMO não tem a menor condição de se apresentar como partido liberal, porque a cada dois anos lembra ao eleitorado que é golpista e, para dizer o mínimo, "traquinas" com as contas públicas. A pequena-burguesia (velha ou nova) quer paladinos da moralidade e da funcionalidade pública, para que ela tenha a chance (ilusória…) de um dia chegar, pela poupança, pelo trabalho e pela contrição, à alta burguesia. O DEMO não tem nada disso, todo mundo sabe (até o DEMO)!

É mais fácil o PSOL, o PSTU ou o PCO ocupar esse nicho. Calvinismo, por calvinismo o deles é mais rigido..

Ponce de Leon

Que viagem, Azenha… Escrever tanta prosa boa com tão mau defunto…

O DEM acabou; vai continuar respirando por aparelhos por mais algumas eleições mas perdeu massa crítica de forma irreversível. A saída de Kassab, um alpinista político de péssima formação, mostra que essa barca não tem jeito que dê jeito; os ratos não se enganam jamais.

Zhungarian

Deixa o Agripino sonhar. Aliás, viajar na maionese.

    Sergio F. Castro

    É o fim do DEM (já vai tarde…), o Agripino recebeu a tarefa de apagar a luz quando sair.

Ronaldo

Sugestão de matérias para você Azenha.

As privatizações do DEM na Bahia:

1- CNB estatal e agora TWB privatizada.(sistema ferry-boat que liga Salvador à Ilha de Itaparica).

Preço.

Antigamente o pedestre pagava o preço de um picolé.

Hoje, pega mais de R$ 3,00 em dias úteis.

Antes os veículos ficavam no máximo duas horas na fila de embarque.

Agora pode-se ficar 12 horas.

Na última quinta-feira meu sogro chegou na fila às 9h30 e consegui embarcar às 17h.

2-Coelba.

A companhia de eletricidade da Bahia foi privatizada e a qualidade do serviço caiu.

E o que é pior: não há concorrência. Há um monopólio privado!

É um show de apagões, como bem disse o Estadão.

Só que o estadão omitiu que as distribuidoras campeãs de apagõoes são quase todas privadas. Como as da Bahia e de Sergipe.

3-Linha Verde Ba-099.

Rodovia bem pavimentada, é verdade.

Mas se você quiser sair de Salvador para ir a uma praia a 1 hora de viagem você paga R$ 6,90.

Ou seja R$ 13,80 ida e volta!

Essa é a classe média que o DEM que atingir?

FrancoAtirador

.
Como diria a Mônica da GN para o Cebolinha da Veja:

Vamos colocar entre aspas.

"grandes líderes da juventude como Agripino Maia"
.

    SILOÉ

    Mais tem que ser sarados: iguais ou que ele pagou pra fazer curso no exterior.

ebrantino

Azenha, faz tempo que não tenho a oportunidade de elogiar um texto teu, pecado grave para quem usa bastante o blog, mesmo com eventuais divergencia com a LEMES. ( porque LEMES , não bastaria Leme?) Aproveito para elogiar o texto acima, e acredito que deve, sim, haver preocupação com os egressos da classe C, ou a ela chegados, os quais, tendo progredido, fizeram a "sua revolução" particular, e agora, querem se preocupar com coisas sérias, como futebol, igreja da esquina, amenidades diversas, e são presa facil de demagogos. E isso não faltará no DEM, que os tem em abundância, e bem falantes. Os petistas que se cuidem. Não deixem essa gente na orfandade ideologica. Além da jabuticaba, também dou mais essa contribuição ao saber universal. Ebrantino.

Marcelo Matoso

Eta bando de puxa-sacos!!!
Se um "troll" escrevesse metade disso aí já estaria com uns -30.

    SILOÉ

    porque você não tenta?

    Daniel

    No momento que escrevi esse comentário, Vc, Marcelo Matoso, já tinha -4. Faltam só 26 ponto negativos pra você chegar na sua meta. Mas como negativar troll só serve pra alimentá-los, melhor zerar a pontuação.

Leo V

Muito bom artigo mais uma vez , Azenha.

    Marcelo de Matos

    Concordo, Leo. Nas ilustrações, então, ele anda insuperável.

Gustavo Pamplona

Ok pessoal… quem aqui vai assistir a estréia da Hebe na RedeTV somente para ver a Dilma lá?

Eu não sei quanto a vocês… mas eu assisti a Dilma na Ana Maria Braga… e conforme a Conceição Oliveira tinha dito… jamais tinha assistido aquele programa antes e assisti mesmo foi os vídeos… até porque estou trabalhando naquele horário.

    Marcelo de Matos

    Não aguento a Hebe. Amanhã vou assistir Palmeiras e Uberaba, pela Copa do Brasil. Talvez aí eu não durma diante da TV.

    Marcelo de Matos

    Foi ontem né? Eu passei pelo site da Rede TV, mas, lá só tem um trechinho do programa, por enquanto. Só a Globo tem mesmo uma videoteca mais completa. A TV brasileira ainda está engatinhando na era digital. O rádio nem se fala.

Yes we créu !!!

Nao se iludam com o DEMO. Trata-se de um partido no qual predomina o interesse individual. O Brasil talvez nunca tenha tido um partido de direita nos moldes do Partido Republicano americano. Oficialmente, ninguem se assume como de direita no Brasil, entao como eh possivel construir um partido minimamente coerente, ainda que conservador? O PSDB, esse conluio de abestados, passou longe de ser um partido de centro, e se tornou um consorcio de oportunistas. Resultado: a direita nao tem discurso. Esses dias eu li um artigo de Roberto Freire, aquele ex-comunista do PCB. Na epoca do "partidao", ele ainda tinha um discurso razoavelmente bem elaborado, mas aquilo que ele escreveu recentemente – 1 ou 2 semanas atras no Brasil Economico, contra o governo Lula – foi muito primario, um monte de bobagens que nao resistem a nenhuma analise seria. O que quero dizer eh que a direita perdeu seu discurso e quando a direita perde o discurso, ela eh capaz de tudo. Enfim, nao se brinca com essa gente.

Klaus

E se PT e PSDB se unissem contra a direita (DEM/PMDB)?

    Carmem Leporace

    Klaus, e o PT é de esquerda desde quando???

    Governou oito anos com toda a macro economia de Fernando Henrique, Lula terminou seu governo pagando aos espoliadores de Davos (ele foi eleito o King Of Davos), a maior taxa de juros do planeta, amigo, que diabos de partido de esquerda que faz isso???

    Marx deve estar se remoendo no túmulo ao ver isso, e o pior, depois de dois mandatos…

    Se o PT é de esquerda eu sou Leninista.

    Thiago M Silva

    Taí uma pequena evolução da Leporace.
    Ainda fez um baita elogio à política externa de Lula!!! haha

    Só errou sobre a macroeconomia. Se Lula tivesse mantido completamente a macroeconomia de FHC, teríamos sido os primeiros a entrar na crise de 2008, e estaríamos nela até agora.

    Scan

    Leninista?
    Não Carmelita, minha Flor de Maio, estas mais para Senilista.
    Hehehehehe!

    Foi apenas um rompante. Desculpe-me: tenho como norma não alimentar trolls excessivamente cacetes e portanto não me dirigirei mais à senhora(?).
    Saudações ao Reinaldinho Cabeção, o Eunuco.

    João

    Voce ainda esta em 2003, calma, estamos em 2011, Voces continuam apanhando nas urnas e na administração do país. Engole o choro, acorde, se acha o outro lado tão melhor, vá trabalhar para que isso aconteca. Saia de 2003, voce perdeu, a maioria no Brasil venceu, 1964 esta mais longe ainda. Agindo assim, voce só esta se tornando tão ridícula(o) quanto aos que defende, só que eles de alguma forma ganham com isso, não sei se é seu caso tambem.

    Avelino

    Cara Carmem
    É duro heim… então os rumos da economia do Lula foi a mesma do FHC?!
    Seguramente, a direita usa mais Marx do que muitas esquerdas.
    Mas para a direita, Marx morreu.
    O que voce propõe uma revolução sectaria, radical, no Brasil e no mundo, via armas?!Uma luta anticapitalistas total???
    Voce está procurando seguidores para essa peleja marxista?!
    Saudações

    Marcelo Fraga

    Carmela, querida. Tens vergonha de dizer que é de direita?
    Se tiver, pode começar a se autodenominar reacionária, ou até golpista.
    Estes não são tão manjados.

    Scan

    Ahahahaha!
    PT e PSDB…contra a direita? Ahahahahaha!
    O DEM é a ala moderada da direita serrista, meu filho.
    Ahahahahahaha!
    Cada taipa que aparece…
    Sieg Heil!

    Klaus

    PT e PSDB se uniram hoje em São Paulo para eleger Barros Munhoz. Pode ser um começo.

Luci

O Kassab tá mais para enrêdo da Beija Flor ano que vem, com direito a Ali tem na ala das baianas.
Claúdio Lembo desta vez não vai emplacar.

Francion Justino

Caro Patrick,
Concordo com cada letra que o amigo escreveu. Um fato é que uma parte do eleitorado vai ter esquecido aquilo que o Lula fez por eles e é arriscado serem ludibriados pelo JN. Quanto ao Rio Grande do Norte comento apenas que um eleitorado que eleje José Agripino como Senador da República, Rosalba Ciarlini Governadora e Micarla Prefeita da Capital ou está muito sem opções ou o sol torrou-lhes o juízo.
Agora respondendo à D. Carmem, digo apenas que foi o Lula que colocou o limpador de parabrisas no lado de fora do carro. Reconheça apenas isso.
1 Abraço,

Luci

Tem um detalhe o povo está esgotado de aguentar os mesmos de sempre, nos mesmos cargos e com o mesmo saco de maldades como gestão governamental. É preciso uma renovação, estes partidos fundem, refundam e são os mesmos, os donos do poder e da mediocridade.Estão juntando cacos, partidos.O Brasil tem muita gente boa que quer mudar. Quem já colaborou com o país obrigada e passe bem. Temos que preparar nossos jovens em educação para o século XXI. Tem país que está investindo prioritariamente nas meninas e mulheres, fortalecendo-as na área de educação em Ciencias, Matemática, Engenharia e Tecnologia. Estão preparando suas meninas para na próxima geração ocorrer e empoderamento de mulheres e a certeza de paz, solidariedade, humanidade na política, desenvolvimento e progresso econômico.
Azenha e Paulo Henrique Amorim seria uma chapa "de mudança" em candidatura para a Prefeitura de São Paulo.

Igor de Oliveira

O que mais me assombra é a possibilidade de essa nova classe c mimetizar os comportamentos, inclusive eleitorais e político-ideológicos, da classe média, ainda mais tendo em vista o poderia e apelo da grande mídia. No entanto, acho que pode haver, a médio prazo, uma conscientização dessa classe c, sobretudo graças ao esforço que está sendo dedicado à educação. Pode ser que essas pessoas, visto os benefícios conseguidos com o governo Lula, percebam que o melhor mesmo é dar continuidade, em vez de arriscar uma mudança tão radical, para o DEM. Mas é só uma especulação. No final das contas, visto o meu poder de previsão, é bem capaz de desandar tudo e acabar virando todo mundo de extrema direita. Sem mais. (http://oopinativo.blogspot.com)

George Santos

Ontem a volta do programa do Jo, um convidado chamado Akio Ogawa, criador do site Nikkeypedia contou uma historia interessante. Ele disse, enquanto jovem na epoca da ditadura militar, ter sido "selecionado" junto com outras lideranças estudantis de esquerda da epoca que poderiam ser "recuperadas", a conhecer o que realmente significava viver na cultura americana. Viajaram pra la e fizeram um tour "lavagem cerebral"
Segundo ele mesmo disse, depois do tour voltou pro Brasil "convertido" a nao ser mais de esquerda.
Alguem ja tinha ouvido falar nisso? Será que foi assim que nosso lider estudantil da época, Jose Serra, conseguiu seu mestrado nos EUA???

    Francelino

    Com toda certeza… Mas nem disso tem certificado, o Coiso.

George Santos

Ontem a volta do programa do Jo, um convidado chamado Akio Ogawa, criador do site Nikkeypedia contou uma historia interessante. Ele disse, enquanto jovem na epoca da ditadura militar, ter sido "selecionado" junto com outras lideranças estudantis de esquerda da epoca que poderiam ser "recuperadas", a conhecer o que realmente significava viver na cultura americana. Viajaram pra la e fizeram um tour "lavagem cerebral". Conheceram bibliotecas, faculdades, sistema de ensino, etc.
Segundo ele mesmo disse, depois do tour voltou pro Brasil "convertido" a nao ser mais de esquerda.
Alguem ja tinha ouvido falar nisso? Será que foi assim que nosso lider estudantil da época, Jose Serra, conseguiu seu mestrado nos EUA???

    Carmem Leporace

    José Serra não é mestre, ele é PhD em economia pela Cornel University.

    Deus aulas para Mercadante da UNICAMP.

    SILOÉ

    HA!!! HA!!! HA!!!
    Só se for com diploma comprado.
    Acho que você está querendo se referir a um outro título PhD que ele tem da Cornuty University.
    Esse sim: Não foi comprado.

    Daniel

    Duro é achar o diploma dele. Ou o número de registro profissional… Até agora, não foi achado. Você sabe onde está?

    Tudo balela, Padim Podre Çerra nem formado é. Que dirá PhdD. Que dirá economia. Que dirá Cornel University… Se ele deu aulas pro Mercadante, como é que o professor não tem registro em órgão de classe e o aluno tem?

    Pois é. Troll da extrema-direita tem umas ideias que se desmancham fácil…

    Ainda estou esperando o link, a cópia ou o local onde todos aqui do Viomundo podemos ver e conferir se é verdadeira essa titulação (auto-titulação, só se for) do Zé Sóerra.

    Ah, e pra refrescar a memória, tem aquele vídeo memorável do You Tube, em que o tal "Ph em quê" tenta desastrosamente fazer uma miséria de conta de divisão e porcentagem…

    Tão Phd que nem lembrou de uma regra de três…Imagina o desempenho em economia que uma zebra dessas deve ter?

Klaus

Quanto mais rica uma pessoa, mais à direita ela se posiciona no espectro político. Deve dar um trabalho danado arrigementar gente para o Partido Comunista da Dinamarca.

Emilio Matos

Parece que não há como negar que a ascensão social de milhões de pessoas mudou o panorama político. Uma prova disso é esse plano do DEM. Alguém há 10 anos pensaria em ver o PFL tentar fugir dos rótulos "direita" e "liberal", apostar numa "atuação mais presente do Estado" e procurar com isso conquistar votos da classe C para sobreviver?

Só que parece que vai ser necessária uma estratégia de politização mais focada para se contrapor a quem queira apostar no conservadorismo da nova classe média. Uma coisa não exclui a outra.

Mas o que achei genial foi a observação sobre a política-jabuticaba do Brasil. Muito engraçado… Será que isso vai funcionar pra evitar o efeito Berlusconi?

Gerson Carneiro

O primeiro vislumbre a saltar em minha mente ao pensar nos galanteios do DEM com a nova classe média foi um tema musical do Guilherme Arantes que diz:

Quando a vi
Logo ali, tão perto
Tão ao meu alcance
Tão distante, tão real
Tão bom perfume
Sei lá!…

Em tempo: ao elencar o Agripino Maia no rol dos grandes líderes da juventude penso que o Azenha estava possuído pelo mesmo espírito que o fez revelar seu estresse ao comer a lagosta na Venezuela.

Gerson Carneiro

O panorama traçado neste texto é tão surpreendente em sua reveladora dictomia quanto às imagens que, nesse exato momento, ilustram o quadro "Imagem da Vez" (protestante atirando flores; garota revistando o soldado; beijo entre dois policiais).

Para confirmar, ainda na data de hoje, observei o Ronaldo Caiado comemorar e enaltecer a liderança do Agripino Maia, alegando que agora sim acredita na retomada do DEM. Oras, no mínimo reveladora tal manifestação, admitindo que está em frangalhos, partindo de quem (no caso o partido DEM) proclamou e comemorou a possibilidade de se ver livre do PT por ao menos 30 anos. Sendo que durante todo o governo Lula, e até o momento, sempre tratou de negar alguma nuvem de sucesso na administração do PT.

Ou seja, há um partido que sempre negativou peremptoriamente a administração do PT mas agora, surpreendentemente, por necessidade, admite, e se agarra a, um fato positivo, resultante do governo que até então negativara.

Gustavo Pamplona

“A pessoa que agora tem dinheiro para comprar um aparelho celular quer que esse serviço seja bom. E quer também que o preço caiba no fim do mês no seu orçamento. E isso eles não recebem do Estado”

O mais interessante é que todas as teles foram privatizadas… ou seja eles não recebem do Estado… talvez seja um dos motivos os quais o brasileiro hoje odeia "privatizações", não é mesmo Rodrigo Maia?

Bom… tinha lido um estudo um tempo atrás em que o PIG em que um dos motivos que levaram as pessoas a votar no PT em 2002 foi que "descobriram" isto.

E falando sobre o Japão e tocando nos termos "privatização" e "estatal", tinha ouvido isto de um jornalista da Globo sobre a NHK, e acho que foi no Fantástico.

Ao ínvez de dizerem emissora "estatal" (eles tem uma dificuldade em falar esta palavra) falaram a emissora controlada pelo governo japonês.

    Gustavo Pamplona

    Corrigindo… "em que o PIG" = no PIG e ínvez = invéz.

    Outro dia escrevi setimá e não sétima aqui… sei qual sílaba é acentuada mas acabo acentuando errado… tenho problemas com vírgulas também… sempre esqueço de colocá-las… prefiro minhas reticências (…) e as vezes eu "como" (comer) palavas… simplesmente não as escrevo… mas isto é porque mineiro é assim mesmo… entender o mineirês é algo que somente quem é da terra entende.

    Gustavo Pamplona

    Errei de novo! o invéz… eita "z"… é com "s". invés

Hans Bintje

Eu não entendo o Azenha: o DEM vai estar onde sempre esteve.

O que me preocupa – e me ocupa – é a criação de uma maneira de se comunicar com o público que vá além "do country universitário, das siliconadas e dos tatuados, que copiam tudo o que aparece no BBB".

O "chamado fator Berlusconi" ganhou força porque não havia na Itália um discurso interessante – com vitalidade – para contrapor.

Um Azenha do final da Idade Média escreveria textos sobre o "chamado fator Calígula". Mas o que adiantaria reclamar desse Imperador?

Ele existiu, maltratou muita gente, teve um fim patético.

E teve um monte de apoiadores, o DEM da época.

Eu daria um conselho a esse antepassado do Azenha: jamais se esqueça de Calígula, mas fale com toda a ênfase sobre os "Antoninos" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoninos ):

"Os Antoninos aos quais se faz frequentemente referência, foram dois imperadores romanos sucessivos, que reinaram entre 138 e 180: Antonino Pio e Marco Aurélio, famosos por sua habilidosa liderança.

Edward Gibbon considerava o reinado dos Antoninos o ápice do Império Romano."

Frase do Imperador Marco Aurélio: "Os homens existem uns para os outros; logo, ou instrua-os ou suporta-os."

Daí a necessidade de se construir um ótimo discurso alternativo ao Berlusconi, ao Calígula.

Afinal, ele também escreveu:

"Quantos homens, outrora célebres, foram devorados pelo esquecimento! E quantos já desapareceram, dos que os celebravam."

carlos saraiva

Esta categoria emergente, no momento se constitue como uma "multidão", que se reconhece como participe do consumo dos produtos por ela produzidos. Primeiro passo para uma cidadania, de direitos. Os passos seguintes, podem se dar rumo à inclusão em uma "classe média", consumidora, conservadora, "moralista" ou uma categoria que pode dar uma outra feição à essa classe média, como uma classe transformadora e contrahegemonica. A direita , comete sempre o mesmo equivoco de achar que a massa é manipulável. Sobretudo essa "multidão", que sente já ser possivel do processo politico do brasil como participe e não coadjuvante. Cabe a esquerda, pelos movimentos sociais a politização e mais a ideologização dessa multidão. A direita tentará ocupar oportunisticamente esse espaço. Essa direita é o PSDB. O DEM , quando muito será um coadjuvante sem nenhum brilho próprio.

duarte

O PFL-Demo sempre foi um braço e um espelho de nossas elites, incluindo as mais atrasadas. Fruto do neo coronelismo do nordeste e dos cafeicultores e banqueiros do sul, sempre se postaram contra o povo e favor dos ricos.A nova classe média não quer apenas viajar de avião, ela hoje também quer um país mais equilibrado financeiramente, diminuindo a relação pobres-ricos. Este item jamais fará parte da agenda dos demos, eles não sabem lidar com isso, o partido vai continuar perdido. Hoje o partido reune a escória de nossas elites que nunca em nossa história quiseram perder, sempre ganhar.

    Carmem Leporace

    O Padim e coronel Lula é o maior apoiador de coronéis.

    Sarney, Jader, Renan, toda esse turma só está aí por causa de Lula.

    Lula até beijou a mão de Jáder.

    Muchacho

    Carmem, você sabe o que é governo de coalizão ?? Pare de repetir essas sandices demotucanopigueana. A vontade do metalúrgico era chutar o traseiro dos velhos oligarcas, mas
    vc não é boba e sabe que se ele o fizesse, colocaria o país em uma crise política e institucional num piscar de olhos. Esse metalúrgico é do balacobaco, colocou toda a classe política tradicional no chinelo, a ponto de ninguém se arriscar a atacá-lo frontalmente e publicamente.
    Quanto aos mortos-vivos do DEM, devem se juntar logo aos tucanos e pps, ou serão varridos da política nacional.

    Thiago M Silva

    Brincadeira, né porace? Por favor…o Sarney está lá por causa do Lula??? Vc sabe qtos anos o Sarney tem de política?? Sabia que ele já se aliou ao FHC e Serra??

    Vc já estudou história???

    Julio Silveira

    Seu Carmem voce me lembra um quadro de um programa humoristico, acho que era do Chico Anisio, onde o pai via o filho gay dele como o maior machão do bairro, já o do vizinho que era pegador quando aparecia com as meninas ele dizia ser, por que era mais uma menininha da turma.
    Tem eleitor que é cego.

Luís

Não entendi uma coisa.: O que tá fazendo aqui a foto da maravilhosa Priscila?

    Emilio Matos

    Pelo que entendi, simboliza o efeito Berlusconi, o tipo de "ascensão cultural" que alguns acreditam que acompanharia a ascensão econômica.

    Vlado

    O que tá fazendo aqui a foto da maravilhosa Priscila? (2)

Denise Garcia Bergt

Parabens pelo texto. E de um raciocinio lucido que faz o leitor parar e pensar. Li e agora estou pensando: sera? Sim, Lula nao pode apostar na politizacao por fatores apontados no texto. DEM, pois e, vai encontrar o caminho congestionado. Sim, questoes mais que validas. Obrigada,
Denise

douglas da mata

Azenha,

Permita-me algumas observações: O dilema que você propõe, e que divide os leitores, é, na minha rasa opinião, falso, na medida que essas premissas não se anulam, ou seja, tanto o Lula procurou contornar os grandes entraves ideológicos e evitou temas que turbassem a agenda positiva de seu governo, bem como promoveu uma enorme inclusão social e a conseqüente mudança do establishment e dos estratos sociais.

O problema é que o desejo do DEM em abiscoitar essa nova classe média, que alguns estudiosos como Jessé de Souza chamam de nova classe trabalhadora, pois chegaram agora na formalidade do trabalho e do consumo, onde antes eram a "ralpe estrutural", é um alerta para a esquerda que não enxergou que o conforto econômico, simplesmente, não dá conta do conservadorismo da sociedade brasileira, onde dois de cada três mortos são pretos, 97% dos presos, idem, o aborto a violência de gênero e outras aberrações, como a partidarização das polícias, persistem e entravam a criação de uma sociedade mais justa.

A própria candidata fez uma série de contorcionismos para evitar tais temas na campanha.

Os dados que eles compilaram e a leitura estão corretos: Lula teve 96% de aprovação, e ainda assim o serra somou 44 milhões de votos.

É claro que não basta ter vontade para realizar essa aproximação, mas eu temo, pelo que tenho lido e ouvido nos últimos debates sobre a Dilma, por exemplo, que corremos sério risco de perdermos essa batalha ideológica.

    Luiz Carlos Azenha

    Ótimas observações, Douglas. abs

Julio Silveira

Eleitor do DEM serão conhecidos como os Dementes,

    sonia

    Muito bom !1 Perfeita a associação !!

Luciano Prado

"O DEM quer atrair a nova classe média"

Ou seja, DEM quer armar a arapuca.

É de fazer rir o discurso de que o escorpião não vai mais picar.

patrick

Azenha, Felipe Maia, eleito Deputado Federal e filho do Senador José Agripino Maia, fez campanha na última eleição como se fosse um dos autores da Lei do ProUni. Então, do ponto de vista do opinião pública, como o DEM tem acesso franco e suporte dos principais meios de comunicação, esses "esqueletos" não pesam tanto. De nada adianta nós sabermos que o DEM fez uma oposição feroz ao governo Lula se a maioria dos eleitores não estiver a par disso.

    Carmem Leporace

    O Padim Lula robou tudo de FHC e disse que o Brasil foi descoberto em 01 de janeiro de 2003.

    E viva a peble ignara que votou nele.

    Ana Maria

    Vôce é a Soninha amiga dos tucanos e em particular do Nosferatu, tome cuidado menina quando o Serra entrar em um alagamento em SP, vôce pode morrer afogada.

    muchacho

    Carmem, conselho de amigo, os comentaristas do blog do reinaldo e noblat ficam ansiosos por comentários como o seu, já por aqui não fazem muito efeito.

    Julio Silveira

    Seu Carmem Perdedor, o sr. seu minino precisa ter mais modos, vem visitar uma casa que faz homenagem especial a um cidadão, o Presidente Lula, e vem desancar nosso simbolo, depois covardemente diz que não agride ninguem. O Sr. é uma pessoa bitolada que não debate, chega com frases feitas tipo refrão de time de futebol e não acrescenta nada.
    Por favor antes de citar o entreguista mor FHC, carinhosamente, nesse espaço democratico peça perdão a todos os que tiveram que viver momentos de angustia como brasileiros durante os anos intermináveis de suas gestão. Não queira ser melhor que o partido dele que o esconde, mantenha-o em respeito a nossa sanidade aonde ele está. Lá no limbo do ostracismo.

    Vlado

    Carminha, bem, converse com o médico e peça ele pra trocar o remedinho… O atual não tá fazendo mais efeito, muito pelo contrário…

    Zhungarian

    Pois é, o FHC teve 8 anos pra mostrar serviço né? Estradas? Portos? Educação? Saúde? Moradia? Crédito aos mais pobres? Dívida externa? Reservas Internacionais? Situação geopolítica do Brasil?

    Pois é, tudo feito pelo FHC, não foi mesmo?

    E Papai Noel, Carmen, como vai?

    henrique de oliveira

    Carmem deve ser triste para voce pertencer aos 4% que nunca mais voltarão ao poder , mas nós vamos continuar indo para a Europa esnobar nosso frango com farinha nos bulevarts franceses.
    É triste né.

Deixe seu comentário

Leia também