Nassif: Aécio fecha com mídia que começa a desconstruir Eduardo

Tempo de leitura: 4 min

por Luis Nassif, no Jornal GGN

Começa a ficar mais clara a articulação das forças políticas para as eleições.

Os grupos de mídia fecharam em bloco com Aécio Neves. A última conquista foi a revistaIstoÉ, com a divulgação da pesquisa do Instituto Sensus.

Em 2010, o Sensus foi massacrado pela mídia, acusado de manipulação de pesquisas – na época, supostamente em favor de Dilma. A denúncia partiu da Folha, motivou uma representação do PSDB e uma invasão dos escritórios da Sensus por policiais, acompanhados de analistas do DataFolha.

Não deu em nada, mas foi o episódio mais truculento da campanha de 2010.

Agora, com as pesquisas divulgadas pela IstoÉ, o Instituto Sensus protagoniza a primeira manipulação das eleições de 2014.

Em ambos os momentos, Sensus não espelhou interesses petistas ou tucanos, mas do grupo mineiro de Clézio de Andrade.

A pesquisa foi realizada com todas as distorções já apontadas, inclusive pelo Estadão: cartela com os nomes em ordem alfabética (beneficiando o primeiro da fila, Aécio), informações negativas sobre a economia antes das perguntas sobre o apoio à Dilma etc.

Mais. Só depois de conhecidos os resultados, foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e apenas em nome do Sensus, como se tivesse sido bancada pelo próprio Instituto. Dias depois foi divulgada pela IstoÉ como se fosse fruto de uma parceria.

A revista não faz parte da primeira divisão do cartel, mas deverá atuar na guerrilha, assim como as denúncias non-sense da Época.

Em sua primeira incursão nas eleições de 2014, o Instituto Sensus torna-se um rojão queimado. Mas o jogo prosseguirá com outros protagonistas.

Campos sob fogo cruzado

Aécio e Campos têm acenado para uma parceria duradoura, pós-eleições. Caso Dilma seja reeleita, é bastante provável que ambos, em parceria, assumam a liderança da nova oposição.

Por enquanto, a lógica dos dois turnos os transforma em adversários diretos no primeiro turno, para se saber quem será o campeão branco que enfrentará Dilma no segundo turno.

Fontes da campanha de Dilma Rousseff entenderam a pesquisa Sensus como parte de uma estratégia maior. Testa-se a hipótese do segundo turno em veículo e instituto de pesquisa de menor calibre, preparando o campo para as pesquisas posteriores do Ibope e do DataFolha. Ao mesmo tempo, acelera-se de imediato a campanha de desconstrução da chapa Campos-Marina, explorando suas ambiguidades, para ampliar a diferença entre ele e Aécio nas próximas pesquisas.

O objetivo atual é garantir a passagem de Aécio para o segundo turno.

Hoje a Folha trabalhou nessa direção com duas chamadas de primeira página, ambas explorando as ambiguidades da parceria Campos-Marina.

A primeira, montada em cima de um gancho artificial: uma mensagem do coordenador de campanha a Eduardo, preocupado com os princípios socialistas que constam da agenda do PSB. A segunda, explorando os anacronismos religiosos de Marina Silva.

Ao mesmo tempo, Campos é atacado pela esquerda, acusado de encampar as teses mercadistas dos economistas ligados a Marina Silva.

As novas definições programáticas

Até a semana passada, os três candidatos surfavam na ambiguidade política, sem muitas definições, todos a favor do bem e da bondade.

O discurso de Dilma na 14a Convenção do PT encerra a fase idílica e traz o jogo para o campo real das definições programáticas.

Até algum tempo atrás, a discussão econômica pautava-se exclusivamente pelos indicadores macroeconômicos, PIB, parte fiscal, contas externas etc.

Após a crise de 2008 começou a tomar corpo gradativamente, mesmo entre os economistas, o tema do bem estar social e da distribuição de renda como objetivo final da política econômica. Ou seja, a manutenção do emprego e da distribuição de renda seria mais relevante do que o mero crescimento do PIB.

É evidente que há uma correlação entre ambos.

A médio prazo, sem crescimento não há políticas sustentáveis de distribuição de renda. Por outro lado, a tese de que o crescimento sustentável prescinde da distribuição de renda foi derrubada pela explosão do mercado de consumo interno, como decorrência das políticas distributivistas.

Esses aspectos passam ao largo dos discursos de campanha.

Prevalecem apenas os slogans: Dilma é a favor da distribuição de renda; Aécio é a favor do aumento de eficiência da economia.

Com os dois campos ocupados, Campos fica com a broxa na mão, exposto a todo tipo de ataque dos dois lados até a definição do primeiro turno.

Para se mostrar supostamente racional, propõe uma meta inflacionária de 3% ao ano. Aí é acusado de defender o desemprego como estratégia econômica. De fato, a lógica das metas inflacionárias é recessiva e a medida de efeito da alta de juros é o aumento do desemprego.

Espremido, Campos enfatiza as diferenças em relação a Aécio e proclama que ambos saem de bases sociais diferentes.

No momento seguinte, a Folha vai buscar nas bases sociais de Campos os ideais socialistas. E Marina, aos poucos, deixa de ser a musa da modernidade, para retornar às origens criacionistas.

Campos terá apenas oportunidade pela frente, uma pequena brecha. A cada dia que passa Dilma e Aécio acirrarão a retórica e os ataques recíprocos. Com mais tempo de campanha, essa tática poderia cansar os eleitores abrindo espaço para um tertius.

Mas com o pouco tempo de campanha, devido à Copa do Mundo, serão pequenas as possibilidades de Campos amenizar o discurso e se colocar como o candidato ponderado contra os dois belicistas.

A ideia de apresentar o banqueiro Roberto Setubal como Ministro da Fazenda jamais foi aventada até agora na campanha de Campos. Fontes da campanha de Campos enfatizam que ele sempre foi um industrialista e desenvolvimentista e sabe que não há como o país se desenvolver com câmbio fraco. E tenta construir as condições políticas para isso.

Leia também:

Luciano Martins Costa: Destaque para os indicadores negativos é para “demonizar a presidente da República”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eduardo Guimarães

A esperteza politica vai de avôs para os netos no caso do Aécio e do Eduardo Campos, porém evoluiu rapidamente para vagabundagem cada vez mais danosa ao povo! Viva as elites hipócritas! Dane-se o povo!

Antonio Mota

Agora é tarde Dudu, não adianta mais colocar tranca nas portas, o ladrão já esta dentro de casa. Reze para que ele descubra onde estão as bebidas, é possível que ele não resista, entre em porre, adormeça, e você chegue á tempo de ficar em segundo, como na Ferrari, o Rubinho corria para vencer seu parceiro, o Alonso, embora acatasse o Schume, bem como o Massa, tanto na Ferrari como agora na Willys, onde corre para ganhar do Bottas.

Sidnei

Não adianta. PT e PSDB são os nossos democratas e republicanos e ponto final.
Não há espaço para a terceira via supostamente centrista, nem para a quarta via de extremismos esquerdistas ou direitistas (ainda não teve um legítimo direitista “teapartyano”; questão de tempo pra termos um candidato nessa linha).
O pior é que esses “alternativos” não aprendem que só servem pra fazer papel de palhaços, como linha auxiliar da direita, sendo jogados fora de forma humilhante quando perdem a serventia.
Em 2006, Garotinho foi tolerado, pois se acreditava que ele tirava votos de Lula, de modo a levar aquela eleição ao segundo turno. Quando ficou claro que, na verdade, ele atrapalhava Alckmin, veio um montão de denúncias que o retirou de cena.
No mesmo 2006, Heloísa Helena foi preservada, quando não incensada, até o fim do primeiro turno, afinal ela, com certeza, tirava votos de Lula, pouco se importando a mídia e a classe média com suas ideias misto de esquerdismo mais exacerbado com maniqueísmos religiosos. Pois bem, onde anda HH mesmo?
Em 2010, Marina também foi tolerada porque tirava votos de Dilma e porque não deu tempo de o PIG perceber que ela trafegava bem num nicho de classe média que poderia estar mais ligado no tucano. Sem serventia agora, até sua crença religiosa vem sendo exposta de forma a ridicularizá-la.
Ah, sim, teve também o Plinio, muito bom pra criticar Dilma e o PT enquanto elogiava Serra. É outro a quem só restam as saudades dos tempos de glória na mídia.
Enquanto os “democratas” e “republicanos” fazem a disputa de verdade, aos “independentes” só resta, mais cedo ou mais tarde, o escárnio e o ostracismo, não necessariamente nesta ordem.

    Mário SF Alves

    Sidnei,

    Vou anotar esse seu entendimento. É original. Vale uma reflexão, e talvez possa ser útil pra espantar alguns fantasmas.

    Valeu.

José Silva

O atual governo pagará muito caro por ter alimentado o jacaré que sempre esteve debaixo da sua cama!!!

Urbano

Difícil é distinguir a trepeça do trapaça…

    Urbano

    A celpe privatizada pelo jarbarrabás vãsconselhos e seu igual eduardo moita, quando nada deve se destacar como a fornecedora de energia elétrica que mais mata gente eletrocutada no Mundo. Entre o mês passado e ontem, ao que parece, mais duas vítimas, por sinal crianças, desse serviço de primeiro mundo (a empresa que comprou é espanhola) oferecido. E nesse caso último, em que a criança morreu ao subir uma árvore para resgatar o seu papagaio (pipa), teve o beneplácito da ABNT, pois segundo algum artista de lá a fiação que passa entre os galhos está em total consonância com a mesma. Éééé… bem que o jarbarrabás disse que a Celpe sendo privatizada seria uma garantia de melhor serviço e preço mais acessível. E para garantir mais uma vez a sua palavra, simplesmente aumentou o preço do ICMS sobre a energia elétrica de dezoito para vinte e cinco por cento.

    Urbano

    Para maior clareza: de lá da celpe.

    Mário SF Alves

    “Entre o mês passado e ontem, ao que parece, mais duas vítimas, por sinal crianças, desse serviço de primeiro mundo (a empresa que comprou é espanhola) oferecido. E nesse caso último, em que a criança morreu ao subir uma árvore para resgatar o seu papagaio (pipa), teve o beneplácito da ABNT,…”

    Pois é, prezado Urbano, é o Estado Ínfimo que tanto querem. É a desestatização.

    Pois é… lamentável. Sinto pelas duas crianças. É preciso cuidado, pois pode ser uma área de risco. Cadê a agência reguladora?

    E o que que a ABNT tem a ver com isso?

    Não vá me dizer que por aí é ela que “normatiza” a poda de árvores.

    Urbano

    O aéreo como quase sempre molin, molin; menos o paulo que se encontrava firme…

    Urbano

    É que foi dito pela empresa, quando do último caso, que toda a fiação estava dentro das normas técnicas (vai ver que, nos demais casos também estavam); e pelo que sei, quando se fala em normas técnicas só pode ser a da ABNT, que não tem nada a ver com a ausência ou os armengues na manutenção de redes elétricas de ninguém. Ela apenas dá o padrão. Mário, a lista de pessoas que já morreram eletrocutadas em Recife, por se encostar ou passar perto de postes públicos é brincadeira. Houve caso (talvez casos) filmado por pessoas que chegaram a presenciar a cena dantesca. O revoltante é que se trata de vidas humanas sendo ceifadas por algum motivo fora do contexto. E o pior é que os ditos governantes (chegam até a ser co-responsáveis, pois a privatização não os isenta disso) não têm dado nenhuma importância a esse fato, pois a sucessão de mortes ocorridas em decorrência dos fatos prova e comprova suficientemente. Um caso já é muito; vários casos então…

Mário SF Alves

“Ao mesmo tempo, acelera-se de imediato a campanha de desconstrução da chapa Campos-Marina, explorando suas ambiguidades, para ampliar a diferença entre ele e Aécio nas próximas pesquisas.”
______________________________________
Mas, já?!!!

Engavetador geral

Cheiro de pizza
Ação de Brindeiro pode deixar impunes os responsáveis pelo escândalo dos precatórios

Passados dois anos desde que o Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar os responsáveis pelo esquema de fraude na elaboração, emissão e negociação de títulos públicos, que ficou conhecido como escândalo dos precatórios, todos os indícios apontam para mais um caso que terminará em pizza. A julgar pelos caminhos tortuosos a que vêm sendo submetidos os processos, é pouco provável que os culpados pelo golpe que levou à emissão de R$ 3 bilhões (em valores atuais) em títulos públicos paguem pelo crime. Contrariando uma determinação anterior sua, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, fez no dia 14 de janeiro uma curiosa reclamação ao Supremo Tribunal Federal. Ele pede que uma ação penal em andamento no Rio de Janeiro e um inquérito criminal na Justiça de Pernambuco sejam avaliados pelo STF. Caso o Supremo acate seu pedido, o escândalo dos precatórios poderá arrastar-se durante anos.

Romanelli

então ..campanha daqui e dali ..pesquisa de lá e acolá ..e afinal, quando iremos debater as propostas, faltas e omissões dos candidatos, mesmo ?

deixo adivinhar ..acho que não será desta vez, certo ?

http://www.youtube.com/watch?v=JkhX5W7JoWI

A propósito, será que o BLOG fará alguma matéria e/ou comentário sobre a onda de violência, INVASÕES e linchamento que estão assolando o país ?

Não, não aquela que os pogreCistas atribuem à mídia, e ou a direitona aos comunistas ..me refiro aquela derivada da ANOMIA e OMISSÃO desta maldita classe política que vive aparecendo nas pesquisas..

    Yacov

    CALE-SE, E CONTINUE CHUPANDO…

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    abolicionista

    Caro Romanelli, desde que eu nasci o Brasil tem ondas de violência, aliás, desde antes. O Rio de Janeiro, no século XIX, era tão violento e perigoso que mesmo um homem não podia andar sozinho em algumas ruas da cidade. A abolição da escravidão jogou na marginalidade uma enorme quantidade de gente, uma exército de reserva de mão-de-obra. Além disso, o Brasil sempre dependeu de mão-de-obra escrava, o que fez com que muita gente branca também ficasse sem emprego. Toda essa gente sempre dependeu de estruturas perversas para sobreviver, como a cultura do favor, da “solidariedade” dos grandes, o que gerou pouca confiança na ascensão pelo trabalho, etc. Como o Brasil não fez reforma agrária, essas estruturas arcaicas se mantiveram intocadas mesmo após as ondas modernizadoras (quase sempre feitas por uma conciliação e não pelo embate direto, como no caso dos EUA, onde a independência, abolição da escravidão, industrialização etc. foram todas conquistas sangrentas). A violência sempre correu solta no Brasil, uma violência horizontal e desorganizada. Tudo isso é velho e empoeirado. O problema é que ninguém tem força política suficiente para mexer nessas estruturas. O PT fez cócegas em alguns desses aspectos e provocou todo o ódio do inferno contra ele. Mas as estruturas arcaicas de nossa modernização conservadora permaneceram intocadas.

    as propostas do Aécio são claras, fortalecimento do câmbio reduzindo o emprego e preservando o capital financeiro.

Adriano Medeiros Costa

Aécio se fez na política e quer ser presidente galgando na figura do avô…algo coerente com nosso tradição dinástica…

Lamarca73

Fora de Pauta:

vamos relembrar a “multa do menino do Rio” ??

http://www.dailymotion.com/video/x1t95y1_a-multa-do-menino-do-rio_news

Fabio Passos

Esta disputa entre aécio x campos pelo título de maior entreguista está constrangedora.

aécio never liderou os ataques privatas contra a Petrobrás.
eduardo campos prometeu recessão e desemprego com regime suicída de metas de inflação.
aécio never e seu futuro ministro da fazenda declaram que os salários estão altos. Tem de baixar!
eduardo campos quer roberto setúbal ministro da fazenda.

Isto não vai parar…

Daqui a pouco o aécio never e eduardo campos vão se estapear para ver quem vai lamber primeiro os sapatos de ianques que desembarcam no Brasil. rsrs

Rose PE

Os dois se merecem, deixem que se destruam ! Farinha do mesmo saco.

anna

No ano passado,quando a Istoé começou a falar do trensalão, e a expor os envolvidos, entre eles Serra,o Arrocho Neves cresceu no partido dele.
No meu entender, neste momento esta revista , passou a ser usada,a ser “o lobo em pele de cordeiro”, a estar “tá tudo dominado”,por esta família .
Nada mais lógico, que este periodico publique a pesquisa deste Instituto, tanto tempo o preferido do CNT, de Clésio de Andrade.
É muito triste usar bons profissionais e a imparcialidade apenas como degraus da manipulação, do poder.

Marat

O jornalismo no Brasil (e no mundo) é composto por um número enorme de paus mandados. Não honram nem as calças que vestem!

Fabio Passos

Desculpe, não entendi.
Você está com saudades do henrique meirelles?

Marat

Nassif mais uma vez foi ao ponto.
Durante o dia li algumas notícias no UOL, e percebi um certo movimento para desestabilizar o Eduardo. Nassif, com seu brilhantismo e didática de sempre, expôs, de maneira cristalina, o modus operandi do PIG.
Agora é com a classe média: Eles martelarão diuturnamente na cabeça de seus empregados e demais pessoas humildes acerca das “qualidades” do Aécio e dos defeitos de Dilma e Eduardo.
Vem ano, vai ano, e as mesmas coisas acontecem às vésperas das eleições.

    Regina Braga

    A mesma cartilha de sempre…e o Dudu não acreditou!

Pulo Bueno

20 mil pessoas criticam o PT e a DILMA na INTERNET
esse é o numero de militantes da “MILITANCIA DIGITAL TUCANA” um exercito contra o PT na internet e nas redes sociais
SERRA e AECIO querem mais
estão contratando mais 30 mil internautas ,salários oscilam de 500 a mil reais mensais, e ainda querem a militância seguindo a DILMA para vaia-la em todos os eventos do governo federal,para gerar noticias negativas na mídia,,este ano o PSDB vem forte………enquanto isso do lado do PT,não se tem noticias de militância digital,nem de militantes que acompanham a DILMA nos eventos para aplaudi-la,,,PT segue dividido e desunido,,,

Gilson

não tinha nenhum respeito por Marina Silva,depois do deboche que ela fez contra a Presidenta Dilma,

no programa Panico, tenho menos ainda e o pior, haviam muitos Empresários no ambiente.

FrancoAtirador

.
.
Como diria o Mino: Até o Mundo Mineral sabe

que a Mídia Empresarial Tucana (G.A.F.E)*

não vai deixar a dupla Mariardo & Edurina

passar dos 20%. Quer só mantê-la no páreo.

É a única chance de haver segundo turno.
.
.

Fabio Passos

Cara de um… focinho do outro.

Luis Eduardo

percebi isso na FSP hoje, até então a artilharia era somente contra a Dilma hoje parece que se iniciou uma nova frente de batalha…
Bom, se eu tivesse acesso ao Eduardo Campos e à Marina, o que lhes diria: um antigo ditado “quem com criança dorme, acorda mijado”…

o que eles esperavam do Aécio? juras de amor?

    RONI

    bem feito . trairao

    manoel

    A politica gosta da traição, mas não do traidor. Campos e Marina são faces da mesma moeda. Serão esquecidos.

Fabio Passos

Uma pena que eduardo campos tenha virado um aécio never genérico.
Tem potencial para chegar em segundo, superando PiG-psdb, mas disputar a posição de novo-fhc com aécio é suicídio.
Não entendi esta de roberto setúbal como ministro da fazenda.

    Vlad

    Sim…só me faltava o tucano e banqueiro Henrique Meirelles como presidente do BC por 7 anos.
    Ah, claro…se a zelite branquela/opulenta for do “time”, aí pode.

Luís Carlos

Eduardo e Marina servem apenas para atacar o PT e Dilma. Os tucanos e a mídia corporativa já tem cavalo nessa corrida. Um pangaré.

    Mário SF Alves

    Opa! Têm na verdade um pangaré e um cavalo. O pangaré varia, mas o cavalo é o de sempre; desde os idos do tenebroso, vergonhoso e trágico 64. O cavalo é a própria mídia televisiva fora da lei. O ovo da serpente desovado no calor do totalitarismo daquele golpe de Estado. Verdadeiro Cavalo… de Troia.

Deixe seu comentário

Leia também