Mino Carta: PT esqueceu os trabalhadores

Tempo de leitura: 4 min

por Mino Carta, editorial em Carta Capital

A posição da mídia nativa em relação ao Caso Palocci intriga os meus inquietos botões. Há quem claramente pretenda criar confusão. Outros tomam o partido do chefe da Casa Civil. Deste ponto de vista a Veja chega aos píncaros: Palocci em Brasília é o paladino da razão e se puxar seus cadarços vai levitar.

Ocorre que Antonio Palocci tornou-se um caso à parte ao ocupar um cargo determinante como a chefia da Casa Civil, mas com perfil diferente daqueles que o precederam na Presidência de Lula. José Dirceu acabou pregado na cruz. Dilma foi criticada com extrema aspereza inúmeras vezes e sofreu insinuações e acusações descabidas sem conta. A bem da sacrossanta verdade factual, ainda no Ministério da Fazenda o ex-prefeito de Ribeirão Preto deu para ser apreciado pelo chamado establishment e seu instrumento, a mídia nativa.

As ações de Palocci despencaram quando surgiu em cena o caseiro Francenildo, e talvez nada disso ocorresse em outra circunstância, porque aquele entrecho era lenha no fogo da campanha feroz contra a reeleição de Lula. Sabe-se, e não faltam provas a respeito, de que uma contenda surda desenrolava-se dentro do governo entre Palocci e José Dirceu. Consta que o atual chefe da Casa Civil e Dilma não se bicavam durante o segundo mandato de Lula, o qual seria enfim patrocinador do seu retorno à ribalta.

E com poderes largos, como grande conselheiro, negociador junto à turma graúda, interlocutor privilegiado do mercado financeiro e do empresariado, a contar com a simpatia de amplos setores da mídia nativa. Um ex-trotskista virou figura querida do establishment, vale dizer com todas as letras. Ele trafega com a devida solenidade pelas páginas impressas e nos vídeos, mas é convenientemente escondido quando é preciso, como se envergasse um uniforme mimético a disfarçá-lo na selva da política.

Murmuram os botões, em tom sinistro e ao mesmo tempo conformado: pois é, a política… Está claro que se Lula volta à cena para orquestrar a defesa de Palocci com a colaboração de figuras imponentes como José Sarney, o propósito é interferir no jogo do poder ameaçado e garantir a estabilidade do governo de Dilma Rousseff, fragilizado nesta circunstância.

A explicação basta? Os botões negam. CartaCapital sempre se postou contra a busca do poder pelo poder por entender que a política também há de ser pautada pela moral e pela ética, igual a toda atividade humana. Fatti non foste a viver come bruti, disse Dante Alighieri. Traduzo livremente: vocês não foram criados para praticar, embrutecidos, a lei do mais forte. Nós de CartaCapital poderemos ser tachados de ingênuos, ou iludidos nesta nossa crença, mas a consideramos inerente à prática do jornalismo.

No tempo de FHC, cumprimos a tarefa ao denunciar as mazelas daqueles que Palocci diz imitar, na aparente certeza de que, por causa disso, merece a indulgência plenária. Luiz Carlos Mendonça de Barros, André Lara Rezende, e outros fortemente enriquecidos ao deixarem o governo graças ao uso desabrido da inside information, foram alvo de CartaCapital, e condenados sem apelação. Somos de coerência solar ao mirar agora em Antonio Palocci.

Em outra época, os vilões foram tucanos. Chegou a hora do PT, um partido que, alcançado o poder, se portou como os demais, clubes armados para o deleite dos representantes da minoria privilegiada. Devo dizer que conheço muito bem a história do Partido dos Trabalhadores. A primeira reportagem de capa publicada por uma semanal sobre a liderança nascente de Luiz Inácio da Silva, dito o Lula, remonta a começos de fevereiro de 1978. IstoÉ foi a revista, eu a dirigia. Escrevi a reportagem e em parceria com Bernardo Lerer entrevistei o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, na vanguarda de um sindicalismo oposto ao dos pelegos.

Dizia a chamada de capa, estampada sobre o rosto volitivo do jovem líder: Lula e os Trabalhadores do Brasil. Já então sabia do seu projeto, criar um partido para defender pobres e miseráveis do País. Acompanhei a trajetória petista passo a passo e ao fundar o Jornal da República, que nasceu e morreu comigo depois de menos de cinco meses de vida, fracasso esculpido por Michelangelo em dia de desbordante inspiração, passei a publicar diariamente uma página dedicada ao trabalho, onde escreviam os novos representantes do sindicalismo brasileiro. Ao longo do caminho, o partido soube retocar seu ideário conforme tempos diferentes, mas permaneceu fiel aos propósitos iniciais e como agremiação distinta das demais surgidas da reforma partidária de 1979, marcado por um senso de honestidade e responsabilidade insólito no nosso cenário.

Antonio Palocci é apenas um exemplo de uma pretensa e lamentável modernidade, transformação que nega o passado digno para mergulhar em um presente que iguala o PT a todos os demais. Parece não haver no Brasil outro exemplo aplicável de partido do poder, é a conclusão inescapável. Perguntam os botões desolados: onde sobraram os trabalhadores? Uma agremiação surgida para fazer do trabalho a sua razão de ser, passa a cuidar dos interesses do lado oposto. Não se trataria, aliás, de fomentar o conflito, pelo contrário, de achar o ponto de encontro, como o próprio Lula conseguiu como atilado negociador na presidência do sindicato.

Há muito tempo, confesso, tenho dúvidas a respeito da realidade de uma esquerda brasileira, ao longo da chamada redemocratização e esgotadas outras épocas em que certos confrontos em andamento no mundo ecoavam por aqui. Tendo a crer, no momento, que a esquerda nativa é uma criação de fantasia, como a marca da Coca-Cola, que, aliás, o mítico Che Guevara bebia ironicamente às talagadas na Conferência da OEA, em 1961, em Punta del Este. Quanto à ideologia, contento-me com a tese de Norberto Bobbio: esquerdista hoje em dia é quem, aspirante à igualdade certo da insuficiência da simples liberdade exposta ao assalto do poderoso, luta a favor dos desvalidos. Incrível: até por razões práticas, a bem de um capitalismo necessitado de consumidores.

Nem a tanto se inclina a atual esquerda verde-amarela, na qual milita, digamos, o ultracomunista Aldo Rebelo, disposto a anistiar os vândalos da desmatação. E como não anistiar o ex-camarada Palocci? Lula fez um bom governo, talvez o melhor da história da República, graças a uma política exterior pela primeira vez independente e ao empenho a favor dos pobres e dos miseráveis, fartamente demonstrado. CartaCapital não regateou louvores a estes desempenhos, embora notasse as divergências que dividem o PT em nome de hipócritas interpretações de uma ideologia primária.

Na opinião de CartaCapital, e dos meus botões, não é tarefa de Lula defender o indefensável Antonio Palocci, e sim de ajudar a presidenta Dilma a repor as coisas em ordem, pelos mesmos caminhos que em 2002 o levaram à Presidência com todos os méritos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Bueno

Gostei do texto, mas acreditar que Lula virá para ajudar? Me poupem! Esqueceu do caso escandaloso de enriquecimento do filho dele durante o seu mandato? E o PT da Bahia com Jaques Wagner acabando com o ensino, saúde, segurança? Este também cresceu politicamente em defesa do trabalhador e agora massacra professores ou qualquer outra classe trabalhadora que esteja em GREVE!

Andre

Cumpanheiros, a dilma não sabia de nada, rsrs aliás passa a impressão de que ela não sabe nem que foi eleita….abs per tutti e vai vendo brasilzão onde vais parar por este caminho…..

Tocqueville

Mino Carta, preste atenção ao que dizem os seus "botões": todo partido, mesmo os de esquerda, quando chegam ao poder, se burocratizam. Essa talvez seja a única lei universal da sociologia e da política. Não digo o nome do autor por falta de tempo. O PT não fugiu à regra – sua elite partidária, depois de sentir o gostinho do usufruto do poder político, jogou no lixo as antigas convicções e buscou ser aceitável para os donos do capital. Até aí, nenhuma novidade, exceco para você, Mino Carta, que ainda acredita em Papai Noel, tanto é assim que termina o artigo fazendo um apelo para o Lula ajudar a presidente Dilma. Acorda, Mino Carta!!! Lula and his team são a razão da queda do PT. Com todo o respeito, acho que lhe faltou, Mino Carta, referencial teórica para interpretar mais adequadamente o que ocorreu com o PT.

mariazinha

A oposição estava esperando uma oportunidade para despejar suas maldades e criar discórdias. Além da ofensiva à casa civil, ativistas contra os desmatamentos, caem, mortos no campo Do Norte brasileiro! O discurso chulo da oposição, sua falta de ideia e sua ligação carnal com os alienígenas inclusive o pig estão aí, para todos verem; a face da maldade encarnada. Agora aparecem os traídores, aqueles que querem a volta dos maquiavélicos, infestando os blogs progressistas à moda do mossad; isto, já estava previsto. Não irão conseguir pois nós estaremos aqui para não deixar acontecer. Avante, brasileiros! Em defesa do BRASIL!
.

    jose luiz antunes

    concordo em número, gênero e grau e outras cositas mais….

    João

    Brancaleone??

JOSE DANTAS

Na realidade essa questão de patrimônio declarado no Brasil é uma coisa no mínimo fora da realidade, principalmente quando envolve políticos, pois sabemos que é comum a questão dos laranjas em muitos casos, até diante do que esse pessoal ostenta em relação ao que declara junto a receita.
Se o Palocci multiplicou o patrimônio por 20 e chegou aí na casa dos 6 a 8 milhões, significa que há 4 anos esse patrimônio era de 300 a 400 mil o que seria muito pouco para um político com tantos anos de estrada e tantas dúvidas em sua reputação. Seria ótimo dar uma olhada no IR do restante.
Se o Palocci fosse ministro do PSDB esse assunto jamais teria espaço na mídia e a divulgação de coisas assim tem um lado muito positivo perante a população, pois ele acabará caindo do cavalo e não demorará. Pena que a mídia acuse apenas de um lado e abafe do outro.

    beattrice

    Raciocínio lógico e coerente, aliás alguém nessa vida já ouviu o Tony Palocci, "agente infiltrado" no governo DILMA, conforme atesta o professor Hariovaldo, oferecer espontaneamente quebra de seus sigilos fiscal e bancário? Acabou a piada, podem rir.

João

O PT traiu, sim, a classe trabalhadora
– Quando foi feita a reforma da previdência?? E, se disserem, mas e o "rombo" da previdência? Sobre esse suposto "rombo" teço alguns esclarecimentos: sabiam que os programas de transferência de renda (bolsa família, por exemplo) são contabilizados como gastos da previdência? Já foi provado, pela Deputada Jandira Fegalli (RJ) que a Previdência é superavitária. Além disso, mesmo que desse déficit, quanto pagamos de juros da dívida interna todo ano?

– Vejam quantas alíquotas de desconto existem no IR. Por que não colocar mais alíquotas, e tributar mais quem ganha mais?

– Alguém aí sabe se foi criado o Imposto sobre grandes fortunas?

– Ninguém é contra aumentos reais do salário-mínimo (cujo valor, por sinal, é vergonhoso). Mas, sem uma política de reposição salarial para quem ganha mais do que 1 mínimo, o que vai ser daqui a pouco? Àqueles que diriam que isso gera indexação da economia, digo que as teles (e planos de saúde) da vida têm, por lei, garantido o aumento de suas taxas anualmente. Isso ninguém fala.

– Logo, senhores, o PT abandonou os trabalhadores, e se voltou às classes D e E. A inclusão social feita pelo governo Lula deu ao PT um capital político razoável (elegeu Dilma, uma desconhecida politicamente falando). Mas, com a inclusão, com as pessoas virando classe C, o que está sendo feito para a politização destes "novos classes médias"?? Nada. Dilma até foi à festa da Folha, e ao programa da Ana Maria Brega.

– Assim, sem uma política para as classes trabalhadoras, o PT vai, em pouco tempo, perder aqueles votos das pessoas que ajudou a incluir, pois esses votantes começarão a questionar outras coisas que não seja "por que não faço trés refeições ao dia". Daí o perigo de elegermos um Piñera tupiniquim.

Enfim, ou o PT e a Presidente Dilma acordam do "sono do poder", ou então teremos que achar novos representantes para nossos anseios.

    mariazinha

    Só se é vc que se sente traído, caro. Aí, na sua revolta ou na má fé, faz o jogo sujo da oposição e dos entreguistas do BRASIL, inclusive do pig. Vai em frente e ache novos representates tenho para mim que está doidinho para cair nos braços da oposição. Pode tirar o cavalinho da chuva pois vc não vai conseguir derrubar tudo que construímos com LULA.

    João

    Mariazinha.

    Como diria o filósofo Vicente Matheus (in memoriam): "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".
    Sinto-me traído sim. Porém, como votei no Lula diversas vezes, na Dilma, acho-me no direito de criticar sim! Quantos anos mais você terá que trabalhar para se aposentar, cara Mariazinha. Você pode até pensar "está longe", mas o bom é que a idade chega para todos.
    Mariazinha, como diria Platão: saia da caverna!
    Há uma ditadura do pensamento único disseminada no Brasil: ou se está com o governo, ou se está contra o governo! É a eterna batalha do "bem" contra o "mal". A realidade funciona de outra maneira: há os que pensam, que tem senso crítico, e que acabam praticando o "voto útil". Há, com certeza, entre os milhões de pessoas que votaram na Dilma gente que preferiria outra pessoa no Governo Federal, mas não ninguém do grupo PSDB/DEM/PPS e outros.
    Incluo-me entre estes que gostariam de ver outra pessoa (e um outro grupo político) no poder.
    Ah, fique tranquila: não quero derrubar o que foi construído por Lula. O que quero é que as poucas conquistas dos trabalhadores tenham avanços.
    Mariazinha, deixo um desafio para você: enumere o que o Governo Federal fez pelos trabalhadores, excetuando o aumento real do salário mínimo (afinal, ainda bem que nem todo mundo ganha salário mínimo).
    Espero seu retorno com argumentações sólidas, e não com um proselitismo de terceira como você fez até agora.

    beattrice

    Sua análise é extremamente pertinente, aliás os resultados eleitorais do ano passado já apontavam para uma tendência berlusconiana da chamada nova classe média, fruto da despolitização do debate.

    João

    Beattrice, enquanto o Governo Federal não regular a questão constitucional da propriedade da mídia teremos, sim, a perspectiva de que os "novos classes médias" elejam um Piñera Tupiniquim (prefiro o exemplo do Chile do que o da Itália, pois o Chile é nosso vizinho próximo).
    Costumo dizer que o poder cria uma bolha em torno de quem o detém. Os detentores do poder não podem perder o contato com a realidade externa. Dilma cercou-se dos "dois porquinhos" (entre outros tantos Ministros de terceira que ela nomeou), e eles podem estar fazendo a bolha do poder ficar mais consistente. Há o risco de, em breve, a direita se avolumar politicamente. Veremos se esta tendência se acentua nas eleições de 2012.
    Em tempo: acompanho o Viomundo, e sempre leio seus comentários (muito bons por sinal). É bom saber que não sonhamos sozinhos, pois sonho que se sonha só…
    Abraços

Carmem Leporace

O PT é um partido formado por quem não trabalha, para tirar o dinheiro dos que trabalham.

    edv

    Embora não seja petista, a segunda parte parece um círculo vicioso…
    … "tirar o dinheiro dos que trabalham" …
    …Dos que trabalham para tirar o dinheiro dos que produzem…

Gabriel

"Chegou a hora do PT, um partido que, alcançado o poder, se portou como os demais, clubes armados para o deleite dos representantes da minoria privilegiada". Retirada esta frase do texto eu queria entender, se o PT defende as mesmas minorias de sempre, porque elas o querem derrubar do poder?

    luiz pinheiro

    Boa pergunta, Gabriel. Há outras: por que, então, a imensa dos trabalhadores votou de novo no Lula e agora na Dilma? Como um partido que "deleita a elite" promoveu a ascensão social de tantos milhões de brasileiros? Como um partido "igual aos demais" está conseguindo vencer o subdesenvolvimento e a miséria? Gerando milhões de empregos, valorizando o salário, respeitando o povo? São muitas as perguntas, mas vou parar por aqui, porque quem acompanha e analisa minimamente o que acontece no país estrá se dando conta de que o Mino enveredou pelo terreno da falácia, do absurdo, da estupidez.

Paulo

Ainda está para se provar que o PT esqueceu os trabalhadores. O atual governo da República é uma frente em que o PT é o maior Partido, e nunca antes na história deste País o trabalhador esteve melhor. O Carta, a despeito de alguns blogueiros "sujos", ou está com uma tremenda dor de cotovelo, ou quem sabe, caçando o que escrever.

João Nilton Birnfeld

Parece que muitos homens, ditos de bem, e digo que talvez o são, não entendem a política como ela é. Entendem clomo eles acham que deveria de ser.
Na verdade é um eterna guerra entre pobres e ricos, como históricamente foi.
Assim, muitas vezes um ótimo governo, tem que se permitir perder algumas batalhas, para no final, ganhar a guerra.
Interpreto assim, o Goveno Lula, e agora o governo de Dilma Roussef.
Os avanças conseguidos pelo governo Lula, são incomparáveis, aos anteriores. O Brasil evoluiu, o povo ganhou, e o país se projetou como nação. Oxalá tenhamos mais homens no governo como este "metalúrgico, desqualificado, semi analfabeto, nordestino e sem curso superior" para levar definitivamento o Brasil, aonde sempre mereceu estar, mas que por incompetência e entreguismo dos governos anteriores, ficou em berço esplêndido por muitos anos.

Fernando

Época supera Veja em imundície e quer matar Dilma
http://www.tijolaco.com/epoca-supera-veja-em-imun

Ronaldo Cananéia

A Dilma sabia da empresa do Palocci. Talvez não tivesse noção do volume. De qualquer maneira o cara declarou tudo e pagou os impostos.

O Palocci não é o meu tipo de político predileto, mas se foi contratado para o governo da guerrilheira é porque o seu papel de parachoque junto ao mercado financeiro valia o passe. E não tem que ter arrependimento. Não tenham ilusões. Se não fosse o Palocci seria um outro qualquer. Talvez o Haddad, com seu kit gay.

Agora não dá mais para ceder, porque senão o maldito PIG fariseu vai ficar com a bola cheia e não teremos mais sossego. O Lula tem mais é que colaborar mesmo. Peitar o PIG, como não fez no seu governo.

Vou repetir pela enésima vez: esta crise existe, e outras virão, porque o PT autista não criou uma alternativa ao PIG. Nem ao menos chiou contra a quebra de sigilo do Palocci.

Fez pior. Tentou cooptar indo às suas festinhas e programinhas. Tá arrependida Dilma?

    Bonifa

    Parachoque ou cupincha? Não se trata de ceder. Trata-se de tentar melhorar o governo. Fazê-lo funcionar em bases ética e racionalmente mais aceitáveis, mais avançadas. Senão jamais venceremos o atraso. Além de tentar limpar o governo de pessoas do pior tipo humano, que podem se aliar a estrangeiros para agirem contra os interresses do país.

    Ronaldo Cananéia

    Bonifa,

    Respeito o seu argumento, mas mantenho a minha opinião. Devemos melhorar o governo sim, porém não pautados pela imprensa canalha e hipócrita, que só denuncia conforme o seu interesse.

    Além da demissão do Palocci você tem outra sugestão para esta melhoria? Quais os outros nomes para limpar o governo?

    Você tem algum comentário sobre minha colocação a respeito da incompetência do PT para lidar com a imprensa?

Maria José Rêgo

Não concordo que o Palocci deva ser julgado nem condenado por jornalistas nem blogueiros. Não concordo que a Prasidenta Dilma deva demití-lo apenas para satisfazer a opinião (ou desejo) da grande mídia, pois aí sim, ela não estaria governando,. Respeito a opinião do Mino Carta, que para mim, mesmo não concordando com alguns dos seus posicionamentos (Battisti e Palocci), continua sendo um dos melhores jornalistas do Brasil. Ele é o maior exemplo de coerência jornalística.

JORGE CORREA

Mino.

Parabéns pelo excelente artigo. Também vi o nascimento do PT. Era estudante de direito e com uma certa proximidade com o PC do B, sem alinhamento. Tínha uma certa desconfiança à época por acreditar que educar o povo era um sonho ingênuo e, já se por último, criticava o PT por aceitar todos sem olhar o passado.

Com o passar dos anos e, já se foram mais de 25, começei a simpatizar com o PT e distanciar do PC do B.

Hoje vejo os dois partidos exageradamente pragmáticos, ou seja, acreditam por demais no poder pelo poder e nada mais tem significância.

A esquerda brasileira não existe e talvez até a mundial. Que o diga hoje a antiga esquerda européia.

Os movimentos de indignação contra as estruturas econômico-políticas tendem a se espalhar, inclusive por aqui, se o PT e aliados continuarem sem um norte minimamente ético.

O lema do PT no meu singelo entendimento deveria ser: "Vamos governar e se você pisar na bola que se explique a polícia ou ao juiz, se é que existe juiz, coisa rara no Brasil de hoje".

O governo é instituição, não é partido e tampouco pessoas.

Se o Sr. Palocci ou qualquer outro comeu a maçã do mercado financeiro e deixou de ser um estadista, paciência, os homens passam e as instituições ficam. Deveria servir para qualquer um, de ministro a juiz, de zelador a desembargador.

M. S. Romares

O que tá faltando pra Dilma é uma Dilma na casa civil.

    Geysa Guimarães

    Romares:
    Fui ao dedômetro mas faço questão de também te cumprimentar aqui.

Lucio PB

Nenhum partido é 100% bom ou ruim; embora, particularmente, acho o DEM exceção à regra. Porém, acredito que tá mais do que na hora do surgimento de uma campanha, na blogosfera progressista, contra o, também, famigerado oportunista PMDB. É um partido de duas caras que duas caras paradigmáticas: Temer e Sarney. Que niguem se iluda. Temei o Temer.

José do Ceará

Não tem que aceitar esse jogo dessa mídia vagabunda qu tem indignação SELETIVA.Ela é cínica,mentirosa e hipócritaNão me refiro à Carta capital.Quando as coisas são contra o psdbosta ,eles se fazem de cegos,mudos e mortos.A ética deles Mídia+ psdb é hipócrita,se formos éticos,estaremos entregando o ouro prá eles de bandeja.Em 1933,os partidos de esquerda resolveram ser éticos ,na Alemenha, e entregaram o poder nas mãos da direita (Nazistas).Após chegarem ao poder ,a direita alijou todos os outros partidos do jogo democrático.A direita não é ética e jamais será e nós não podemos ser ingênuos de entregar o poder para eles..Jornalistas não sejam ingênuos, a História serve para que lições sejam tiradas e os erros não se repitam…

    Bonifa

    Caro amigo, se a oposição ataca governista ilibado, imagine governista que não presta. Mas a imprensa está dividida. A Veja acha que tirar o Palocci do governo será um tiro de canhão no próprio pé que a direita (mau-caratista) dará. Provavelmente a Veja está com a razão. Já outros órgãos da imprensa PIG querem é ver o governo sangrar o quanto antes (já estão conseguindo). Mesmo que amanhã o Palocci lhes traga saudades.

Orellano Paz

Saudações aos bravos ativistas que aqui se manifestam ajudando a esclarecer a tênue diferença entre hipocrisia ("defender as nossas cobras") e ingenuidade ("estou decepcionado com Dilma/Lula/PT").
Até bem pouco tempo (dias) Dilma e Lula eram inatacáveis, e o PT, apesar de todos os pesares, era o exército da (r)evolução – e evolução é revolução sem "r" e sem armas.
Agora, por todo lado ouve-se o clamor de cínicos moralistas e o choro de ingênuos desiludidos.
Ambos estão à serviço, conscientemente ou não, daqueles que querem acuar o governo Dilma e destruir os avanços sociais e políticos dos últimos 8 anos.
Não sou hipócrita, para defender eventuais "cobras nossas", mas também não serei ingênuo para alimentar os que guerreiam contra o avanço. Se, eu disse "se", Pallocci pisou na jaca o governo terá de afastá-lo. Mas esta questão não pode servir para fragilizar ou desmoralizar os governos Dilma/Lula/PT e coligados. "Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa" dizia o filósofo Dadá Maravilha.
O preço da ingenuidade é o retrocesso. É voltar ao jugo do PSDemBê. Ninguém (da esquerda) merece! Ou alguém aqui acha que estaríamos melhor sob governo do "bolinha"? Melhor resolver problemas e/ou erros do que retroceder.
Aos desiludidos e/ou envolvidos pela "cruzada da moralidade" solicito: reflitam!
Lembrem do início do governo Lula: quantas denúncias, quantas campanhas pseudo-moralistas, quantos eleitores/apoiadores desiludidos. E depois? O NuncaDantes consagrado.
O que é diferente agora? Nada! Não deveríamos estar mais espertos, maduros, calejados?
O governo Dilma não sobreviverá sem grande apoio popular. A dois meses atrás nossos queridos "blogs sujos" postavam sobre a agonia da oposição. E hoje? Ecoam e valorizam a "cruzada moralista", de interesse da direitalha, que objetiva o retrocesso. Caindo Pallocci a direitalha tentará acusar a campanha de Dilma para depois chegar a um pedido de "impeachment", ressuscitando antes das próximas eleições em 2012.
Gente, ainda tem muita batalha pela frente. Tem luta pra muitos anos. Temos de enfrentar as batalhas do código florestal, a batalha do cambio, a batalha da educação, a batalha da erradicação da miséria, e depois, a erradicação da pobreza, e outras tantas, a lista é enorme…
Não vai ser com governo do PSDemBê, os moribundos de ontem, que continuaremos avançando.
Lutemos!
Como lutamos desde sempre. Como lutamos em 2002, em 2006 e em 2010.
Não nos deixemos enganar por falsas campanhas moralistas: a cuzada deles não é contra o Pallocci, é contra o Brasil.
Hipocrisia não! Ingenuidade também não!
Os inimigos ainda são exatamente os mesmos dos últimos anos, e vivemos ainda a mesma guerra.
Lutemos com entendimento, firmeza e perseverança.
Lutemos!
abraços a todos.
(* perdoem o tamanho da mensagem; mas como dizer tudo que se sente/pensa, sem estender-se?)

    mariazinha

    Parabéns, caríssimo! É isto!

    SILOÉ -RJ

    Parabéns!!! Exelente colocação, e belo puxão de orelhas nos inseguros.

    beattrice

    Justamente para impedir qq contragolpe via terceiro turno contra Dilma é que o Tony JAMAIS poderia ter ocupado a antesala do gabinete presidencial, e como está lá e foi desmascarado pela enésima vez tem que sair, ontem.

FrancoAtirador

.
.
BLANCHARD PARA O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E PIMENTEL PARA O FMI

I) "Os números de investimento estrangeiro no Brasil são bastante suspeitos. Talvez esse dinheiro não seja mesmo investimento e o governo brasileiro deveria taxar esse tipo de fluxo de capital (especulativo) (…) Nós mudamos nossa posição. Não necessariamente o controle de capital tem de ser só o último recurso -às vezes é preciso adotá-lo como primeira linha de defesa"
(Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI, sobre o tusnami de capitais que sobrevaloriza a moeda, encarece as exportações e promove a invasão de bens importados destruindo empregos e produção local).

II) "O problema do câmbio valorizado, que afeta de maneira aguda a economia, especialmente a indústria, não tem solução. Particularmente, preferia que [a taxa] estivesse mais desvalorizado, mas não adianta. Não há nada que possa ser feito. O empresário precisa aprender a conviver com isso e se modernizar…a atuação do governo deve se concentrar em uma política industrial".
(ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, sic, em seminário na FIESP).

(Carta Maior; Sábado, 28/05/ 2011)

NILO

– Perdi minha paciência.
. Agora, o único debate que acompanho é o da Turma da Mõnica Jovem.
. Maurício de Souza fez Cebolinha e Mônica ficarem adolescente.
. E então eles passam a namorar!
. Uau!
. E Cascão ficou com a Magali.
. E então, o debate seriíssimo é: o HQ da TMJ é ou não é homofóbico?
. Afinal, suspeitava-se que Mônica seja lésbica e Cebolinha, é óbvio, sempre foi uma biba.
. A tentativa descarada de torná-los "heterossexuais" (com gesto de mão para as aspas) é ou não uma maquinação urdida pelo gabinete Palocci que, junto com a proibição do kit gay, tenta jogar cortina de fumaça para o enriquecimento ilícito do ministro?
. Enfim, o HQ d TMJ é ou não é homofóbico?
. Há ou não mão do governo Dilma para desviar o foco?

P.S. A Folha SP estampa que Palocci usou funcionário público para seus interesses particulares. Aí, se você é bobo o bastante para ler, descobre que a ação se resume a assinar como testemunha. Bem, acho que nem na Alemanha (aquele país em que as empresas dão festas com putas para os funcinários mais eficientes) seriam tão rigorosos.

P.P.S. Agora que Mino Carta e P H Amorim me convenceram de que PT é igual aos outros partidos, vou voltar a comprar a Veja – afinal, lé eles são muito mais competentes, há oito anos atrás já sabiam disso e não xingavam os colegas investigativos de golpistas.

Anônimo

Mino, só agora vc percebeu isto, bom, antes tarde do que nunca, né….

Lauro

luis ignacio sai em favor da dilma ? Conta outra, tá preocupado com o dele na reta. Afinal o malocci é só mais um, de tantos cumpadres, que enricaram com a cumplicidade dos últimos desgovernos. Fico imaginando sobre quanta sujeira está fundamentado o governo federal.

Vera

Está bem que a indignação de Mino Carta procede. Assim como a minha. Nossos motivos não coincidem totalmente. Mas isso não é preciso para que relembremos muitos senões da vida política nacional, inclusive petistas. Isso dói, porque sempre votei Lula. E votei Dilma nos dois turnos. Mas senti um frio na barriga quando soube que Palocci seria ministro. De fora sabia-se que era um erro. Está provado que foi. Sem moralismos rasteiros, o custo de ter esqeucido dos "Bailes afrodisíacos" do Planalto, nos idos de 2006, naquilo que ficou conhecido como a mansão da "República de Ribeirão", está chegando nessa fatura do purgatório da presidenta. Sem que se diga uma só palavra sobre o assunto. E olhe que a dona do bordel de luxo nunca falou tuuuuuuuuuuuudo o que sabe!

    Marcelo de Matos

    Vera. Vendo a ojeriza que você tem por Palocci fica até difícil acreditar que você votou mesmo na Dilma. Bem, deixe isso para lá. Aqui no blog a gente acredita em tudo como se fosse verdade. Quero dizer que se as bordeleiras falassem tudo que sabem pouco político ficaria tranquilo. O Itamar Franco mesmo teve relacionamento com uma modelo supostamente assassinada pelo namorado. A turma do deixa disso entrou em cena e não houve nenhum alarde. Bordel de luxo? O que eu sei é que o pessoal de Ribeirão Preto alugou um sobrado em Brasília para se reunir, tomar cachaça e receber algumas “acompanhantes” de 2ª classe. Nunca houve, no Brasil, um escândalo sexual como o caso Profumo, que envolveu, em 1961, o ministro da guerra britânico e a linda modelo Christine Keeler. Nem as acompanhantes que supostamente foram ao sobrado deviam ser beldades, nem o próprio Palocci tem o perfil de Don Juan.

    beattrice

    Aliás não falou porque foi convencida pelos clientes a calar-se, mas o que se falou sem dúvida foi suficiente para sabermos quem é Tony Palocci e a quem ele obedece, resta definir claramente em quem ele manda.

assalariado.

Conceição/Azenha,nunca senti este partido tão longe dos assalariados seja na ideologia,seja na pratica cotidiana.Gostaria de fazer uma pesquisa aqui entre os leitores/comentaristas que,defendem e atacam o partido que (ERA )dos trabalhadores.Quem de voces,que é explorado pelos donos do capital e,trabalha de fato(como eu),em fabricas/ escritórios 44 horas semanais? A lista esta aberta,quem tem coragem? Sejam verdadeiros,obrigado.

Saudações Socialistas(de fato).

    assalariado.

    HIPÓCRITAS!! Não tem argumentos para com os quais voces dizem que representam.ARGH!!

Jorge Lopes

O ilustre jornalista Mino Carta deverá se lembrar o que no próprio mundo mineral ninguém desconhece: não há como governar, na democracia burguesa (e nem em outras fórmulas políticas) sem fazer concessões e acomodar interesses. Mesmo o velho PCI do Mino, tal como o PT portador de velhas e inesquecíveis glórias, na época do compromisso histórico desfigurou-se em parte, vendo completada a mutilação quando troca até de nome: sinistro! O Mino é tão bom jornalista quanto mau analista político. E ele é ótimo jornalista.
A situação política do Brasil está tal e qual a conhecida tirada: se ficar (Pallocci), o bicho (o sistemão) pega (o governo), se correr, o bicho corre. Exageros à parte.

operantelivre

Vale a pena destacar a citação de Bobbio, colocada no final do texto. Resume o momento no mundo. Uma grita por uma democracia de igualdade de chances.

"aspirante à igualdade [,]certo da insuficiência da simples liberdade exposta ao assalto do poderoso"

"Democracia" tornou-se um conceito manco há muito. Palavra vazia de dif´cil compreensão e fa´cil distorção.

Só interessa aos poderosos que escamoteiam ideologicamente a concreta desigualdade de chances. É preciso democratizar a "democracia" elevando concretamente a igualdade de chances de acesso e desfrute dos bens.

O homem comum não sente "democracia". Ele sente se tem ou não chance, equiprobabilidade de desfrutar dos bens sociais como alimento, saúde, educação e audiência para sua voz e decisão.

mariazinha

Depois dessas palavras do MIno, descobri sua frustação: jamais será o presidente da República do Brasil. Uai, Azenha, se ele pode falar o que quer e o que pensa, eu também posso falar o que sinto e vejo, né não? Mas só se VC deixar….

    Marcelo de Matos

    Mariazinha, você até que pegou leve. O Azenha não é muito de "mediar" as críticas. Ele suporta bem. Por falar em críticas, estão repisando que o Palocci foi trotskista (?), que como médico sanitarista não devia dar consultoria, etc. O Rubens Ricupero (o Dr. Parabólicas) não era bacharel em Direito e ocupou o Ministério da Fazenda? Então vamos ajudar esse pessoal a encontrar mais defeitos no Palocci. Alguém de Ribeirão Preto pode dizer se, na infância, ele jogava pedra em pardal?

    mariazinha

    Obrigada, caríssimo Marcelo VC conseguiu fazer-me sorrir. AZENHA é gente boa demais e eu jamais poderia ser indelicada com ELE E SEUS COMENTRISTAS tão educados.
    Grande abraço!

rodrigo.aft

Azenha e demais colegas lúcidos,

acho q de sexta para sábado, estão aparecendo alguns comentários não são muito "espontâneos", mas com "cara de sem querer, querendo", parecendo trabalho sincronizado e profissional de equipe:

parece q a kombi com os escribas remunerados com erário público voltou a fazer ponto aqui de novo…

depois falam q tem xiita no irã e no afeganistão… não conhecem os funcionários em cargos de confiança e os q recebem generosas verbas para ongs… viram escribas de blogs…
well, deixa os caras escreverem… ao invés de estarem trabalhando para a sociedade q os sustenta, estão usando seu tempo e equipamentos para fazer defesa de um câncro no governo.

vamos ver se já aprendi o truque… supondo q o grande público é trouxa a acéfalo, repita a mentira "ad infinitum" até q vire verdade… Joseph Goebbels estaria orgulhoso de vcs.
(cada coisa q certas pessoas sem dignidade precisam fazer por um prato de comida… tanto emprego decente por aí e algumas pessoas precisam se sujeitar a ficar fazendo pepel de meninos de recados… o bom da boca faz cagada e os meninos de recado precisam ficar falando q cheira bem… inacreditável!)

ou alguns comentaristas são tão ingênuos q até acreditam no q defendem bovinamente (e TODOS partidos adoram ingênuos, pessoas q vestem a camisa, "brigam" com eventuais "inimigos" e não questionam orientações, mesmo as equivocadas)…
tomara q passem o resto da vida a acreditar em papai noel, cegonha e coelho da páscoa, pois pode ser muito dolorido cair na real depois de velho.

eu respeito profundamente opiniões pessoais individuais, mas tem gente fazendo defesa profissionalmente aqui, e profissionais se passando por cidadão comum é muito pra cabeça.

    João

    Rodrigo.aft

    Embora você não tenha citado nomes, assumo-me como um dos "inocentes úteis" (como os estudiosos da política costumam dizer) que postou comentários "estranhos" -diferentes de alguns por aqui. Sabe por que? Porque defendo que Palocci (mais Zé Eduardo Cardoso) saiam do governo.

    Vamos por partes:
    a) Trabalho na iniciativa privada. Meu sustento não depende do estado brasileiro (provo aonde você quiser o que estou dizendo aqui). Logo, troll pago não sou (provo isso a hora que você quiser).
    b) Votei no Lula muitas vezes. No primeiro turno, em 1989, votei no Brizola, porque achava o mesmo muito mais preparado para assumir a presidência naquele momento (e continuo achando). No segundo turno votei no Lula.
    c) Votei, e fiz campanha para a Dilma no ano passado. Embora sem blog (não tenho tempo para tanto) remeti "n" sugestões de pauta para os "blogs sujos", e algumas foram ao ar;
    d) Não sou um "analfabeto político", como diria Brecht. Embora sem militância direta há alguns anos (tenho que trabalhar muito para sustentar a família) já participei de núcleos de campanha de candidatos a cargos menores. Ou seja, sei que em política não há "anjos, arcanjos, serafins e querubins".
    e) Justamente por isso, por não haver "anjos" em política foi que o PT cresceu com um discurso voltado à ética e à moralidade na política. Infelizmente, alguns dirigentes do PT se perderam no caminho, e vemos o atual estado de coisas no Planalto.
    f) Acompanho o PT (embora não seja filiado ao mesmo) desde seu nascedouro. Tenho, em casa, o Programa de campanha do Lula de 1989. Comprei o mesmo para ajudar na campanha do segundo turno (lembra do tempo em que militante comprava o botom e o material?). Também tenho a histórica revista Veja com o "Direito de resposta do PT" daquela eleição.
    g) A corrente "campo majoritário" (não sei se é este o nome ainda) dominou o PT: a DS, "O Trabalho" e outras correntes foram "dizimadas" (muitos saíram para fundar o PSOL).
    Dito isso só solicito que você respeite mais as pessoas. Libero meu IP para você a hora que você quiser, e verá que escrevo da minha casa, pagando a minha internet, em horário noturno (depois que chego do meu emprego). Convido a você a provar, na justiça, que sou um troll pago!
    Para encerrar: ainda há pessoas sonhadoras, quixotescas mesmo, que ainda sonham com o bem comum, com a "res pública", com um mundo melhor para todos. Eu, orgulhosamente, incluo-me neste grupo.
    O problema caro Rodrigo, é que você julga os outros a partir de seus valores.
    Fico por aqui. Se quiser meus dados para irmos a um Tribunal para você provar que sou um troll pago basta solicitar, a mim, ou ao Viomundo (não precisa ser judicialmente).

    rodrigo.aft

    João, o pior é q concordo com vc…

    leia meus comentários primeiro: http://www.viomundo.com.br/politica/rodrigo-viann

    e depois em : http://www.viomundo.com.br/humor/maringoni-o-prim

    acho q compartilhamos muitos pontos de vista… o recado é para os funcionários do império palocciano e seus vassalos q vem aqui mostrar serviço pro chefe imediato… vai q alguém lembra dele para uma promoção.

    vlw! tudo d bom! vamos sanear a política!!! a luta continua!!!

    João

    Rodrigo, sempre venho ao Viomundo. Raramente comento (algumas vezes apenas, até esta matéria).
    Desculpe se lhe ofendi (não era esta a intenção).
    Que bom que há pessoas como você, que fogem do maniqueísmo (ou se está conosco, ou é nosso inimigo).
    Fico feliz por ter mais gente sonhadora neste blog.
    Abraços
    João

    beattrice

    Depoimento emocionante o seu, é de militâncias como esta que se constrói a blogosfera participativa.

    Marcelo de Matos

    Ser funcionário público não é nenhum desdouro. Eu me orgulho de ser um funcionário público federal aposentado. Não fui nomeado por político algum: tive de estudar e passar em concurso. Nunca fui levado “de Kombi” para qualquer lugar para prestigiar político algum. Sempre tive carro próprio, comprado com meu trabalho e muitas vezes dispensei as viaturas do serviço público que eu poderia usar. Não estou levando a questão para o campo pessoal, nem vestindo a carapuça. Não posso deixar de esclarecer, porém, que o cargo público é um ônus, não um bônus. Por essa razão o funcionário público não é demitido, mas, exonerado, vale dizer, livrado do ônus. Palocci, como agente público, está sendo submetido, pela segunda vez, a um tribunal de exceção. Muitos comentaristas estão cobrando do Azenha a publicação de um artigo sobre o filho de Palocci que, segundo o Rodrigo Viana (será que é você?), teria sido vetado pela Globo. Querem submeter a família Palocci ao mesmo tribunal de exceção?

    rodrigo.aft

    Marcelo,

    do mesmo jeito q o maloffi e o cardozo se impuseram na campanha de Dilma, e a grande maioria da blogosfera era contra,
    do mesmo jeito q na definição dos ministérios, a blogosfera dizia maloffi e cardozo, NÃO!
    do mesmo jeito q maloffi não deveria ocupar um lugar tão estratégico com algumas pendências exploradas à vontade pelo pig,
    do mesmo jeito q ninguém perguntou para a base quem colocar na casa civil e na (in)justiça;

    do mesmo jeito eu tenho q protestar pela presença desses dois "encostos" no governo da Dilma.

    tem uma lista enorme de coisas duvidosas no passado do tony "mercado" paloffi e do zé "dantas" cardozo, e não sei quem foi a zebra q sugeriu eles para o comite, e pior, para ministros, e queria saber tbém quem foi a zebra q aceitou esse tipo de perfil ao lado da Dilma.

    errou feio quem indicou os dois, errou feio quem aceitou os dois.

    tem gente nova do pt, do interior de da capital COM PERFIL MELHOR, MUITO MELHOR q os 2 porquinhos, e faria um papel muito mais bem feito, SEM TELHADO DE VIDRO, SEM PÉ DE BARRO.

    me senti traído com a presença dos 3 porquinhos na campanha e nos ministérios. A Dilma não merece esse tipo de perfil ao lado dela, muito menos o país.

    eles q vão para a iniciativa privada, trabalhar para o d. dantas e, de quebra, vão fazer filiaçao ao psdb (blargh!)! esses caras não tem a cara do pt faz muito tempo e a Dilma não precisaria estar passando por isso com esse dois encostos pendurados nela….

    finalizando, se vc não se encaixa no trabalho "organizado" profissional para defender o maloffi, o texto não era para vc.

    vamos à luta para termos um Brasil melhor, sem parasitas na esquerda (nem na direita, óbvio).

    boa sorte nas coisas e td de bom!

    João

    Marcelo, ninguém aqui falou que ser funcionário público e desdouro! Já fui funcionário público estadual. Exonerei-me por causa do Lerner (aqui no Paraná) que pagava mal, sucateou o estado, enfim, fez o que fez.
    Hoje estou na iniciativa privada, com dois empregos, e não consigo ter mais do que um carro 1.0 e um apartamento (e ainda me acho muito feliz, pois tem um bocado de brasileiros que não tem nada, apesar do Lula).
    Acho que o maniqueísmo que se instalou é horrível: podemos, sim, criticar o Palocci e estar do lado da Dilma. Mais do que isso, devemos! Afinal, não sei você, mas eu comprei diversas "brigas políticas" (inclusive com o risco de perda de um emprego na iniciativa privada) por defender Dilma.
    E daí, depois de tudo o que vimos na eleição, depois de aguentar o que aguentamos (ficha falsa, mídia tendenciosa, descalabros como o caso do aborto) a Dilma vem, nomeia o Palocci e o Zé Eduardo (advogado do DD)!
    Se fosse para colocar essa corja no poder eu teria votado no Serra!
    Entenda que nem tudo que é legal é moralmente aceito!
    Entenda que julgamento político difere de julgamento na justiça!
    Entenda que vão passar esta fatura para a Dilma nas próximas eleições, assim como passaram a fatura do tal "mensalão" para o Lula!
    Entenda que o julgamento político é sim algo como um "tribunal de exceção" (algo meio inquisitorial, eu diria): Palocci deve apresentar quem foram seus clientes, ou então deve pedir para sair rapidinho.
    Entenda, há mais posições políticas do que se tenta impingir: podemos ser a favor de Dilma, e contra Palocci.
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    Fico por aqui.

    luiz pinheiro

    Era só o que faltava: para o Rodrigo, quem defende o governo tá a soldo, não é espontâneo, tá desqualificado. Se os muitos que atacam aqui o governo não são "sincronizados", porque quem defende o governo tem que ser? Que espécie de pré-julgamento leviano é esse? Não é assim não, Rodrigo, as pessoas tem suas opiniões, elas são diferentes, e este governo tem apoio sim, o PT tem apoio sim. Eu não tenho cargo, sou petista, tenho 58 anos, nunca vi o Brasil tão bem goverrnado, pela primeira vez na vida vejo este país dar certo, a vida do trabalhador melhorar, TENHO MUITO ORGULHO DESTE GOVERNO E ACHO JOGO SUJO TENTAR DESQUALIFICAR MINHA OPINIÃO COM UMA ACUSAÇÃO SEM BASE, FURADA.

    rodrigo.aft

    luiz, obrigiado pelo retorno.

    onde vc viu q eu sou contra o governo Dilma?

    propus uma sugestão ao colega João para ler 2 links com meus comentários
    se tiver a paciência de lê-los, verá q, em nenhum momento, sou contra esse governo, pq, inclusive, votei nele.

    talvez, depois de ler meus outros comentários, perceba q estou tentando melhorar o governo, não ser contra ele.
    o erro inicial foi a presença dos 3 porquinhos na campanha e 2 porquinhos no ministério, contra A GRITA QUASE GERAL DA BLOGOSFERA. Q eu lembre, quase todo mundo era contra paloffi e cardozo, por causas dos passados duvidosos deles, e agora o governo está pagando a conta pelas opções erradas, mas já previstas e advertidas DESDE O INÍCIO.
    Não tenho NADA pessoal contra paloffi e cardozo, e quero mais q sejam felizes! (de preferência, LONGE do governo e longe do pt; vão para o mercado e chafurdem-se com o deus mercado, d. dantas e toda essa turma q tomou o bRAZIL de assalto; foram feitos um para o outro).

    se o paloffi sobreviver à questão da "consultoria" tem mais uns 4 assuntos pra imprensa levantar contra ele, e é chumbo grosso (de novo, pra q ter colocado o paloffi e cardozo no ministério qdo se tinha outros perfis mais competentes e SEM telhado de vidro ou pés de barro?)

    o zé "dantas" cardozo é o próximo da fila e TAMBÉM não tem apoio da blogosfera; qdo começarem a "malhar" ele, não vai ter apoio da maioria dos blogs sujos e seus leitores encardidos… só eu lembro de uns 3 casos q dão noticiário pra um mês de desgaste pro governo (isso se não tiverem mais munição do q eu estou imaginando).
    Só o q tem pra falar desses 2 paraliza o governo por uns 6 meses, e abre porta para as barganhas políticas descaradas e toda tônica progressista VAI POR ÁGUA ABAIXO por causa de 2 ou 3 perfis mal escolhidos (ou impostos vai saber por quem).

    a ana do ecad é outra q não tem perfil para governo progressista… ficaria bem num governo do psdb ou do dem, com sus noção míope do q é "propriedade" intelectual e direitos autorais. quantas entrevistas essa pessoa fina deu para blogs sujos? por q não se aproxima do grande públicos dos blogs para expor suas idéias e interagir com a comunidade, ouvir crítcas e novas idéias? acho q é pq não servimos whisky 12 anos nas nossas reuniões, nem usamos perfume francês, e pq ela não precisa, POIS SABE EXATAMENTE O Q TEM DE FAZER (ouvir sugestões ou não, não vai mudar nada… o plano está em curso… a Dilma sabe disso tbém?).

    john bin é outro intragável e dispensa mais críticas; acho q os únicos q acham algum valor nas suas fanfarronices e atitudes pró irmãos bons do north são os milicos caducos q tiveram a cabeça formatada para idolatrar e beijar a mão dos defensores da "democracia" universal do north; os militares mais novos, pelo vejo e converso, tem dois pés atrás em se tratando das intenções dos irmãos bons do north (e nem querem comprar equpto militar com eles, sabendo q um botãozinho no pentágono – blargh!!! – bloquearia um avião comprado deles, numa circunstância q não lhes conviesse).

    resumindo, onde eu sou contra o governo q eu, como mencionei, votei tbém?

    (pare com isso! quem falou q tirar pessoas não assertivas do governo é ser contra o governo? só a boiada xiita pensa isso; se vc tem um filho, q por azar da vida é viciado e começa a roubar coisas de casa, se meter em encrenca o tempo todo, atrapalhar a rotina da família inteira vc fica parado sem fazer nada e fala q não está acontecendo nada demais? só se for alienado ou tiver algum INTERESSE no fato!)

    luiz pinheiro

    Rodrigo: Voce escreveu muito e, sinceramente, não tive paciencia de ler até o fim. Desculpe. Cheguei até a parte que voce chama o Palocci de "paloffi". Aí, para mim, foi suficiente, bastou. Nada pessoal, voce diz. Ah, bem. Também, pudera. Aqui discutimos política, discutimos o Brasil, não "pessoas em si". Será mesmo?. Voce acha bonito, inteligente, desqualificar o principal ministro da Dilma logo de início, logo pelo nome? Para não dar margem de discuti-lo? Para não ter trabalho de argumentar, de debater? É um "paloffi" e pronto, estamos conversados. Ao mesmo tempo, diz que não é contra a Dilma. Mas chama de "paloffi" o ministro que ela escolheu para a Casa Civil, o lugar que era dela no governo Lula. É uma grande contradição sua. Como voce apoia uma presidenta que escolhe um "paloffi" para coordenar o governo?

    rodrigo.aft

    luiz,

    isso aí, q vc faz, é maniqueísmo (ou é a favor da gente, ou é contra)

    sou contra pessoas como palocci e cardozo, com um passado comprometedor, serem alçados a cargos de destaque, sabendo q o pig não tem dó nem piedade, e bate até qdo o adversário está no chão.

    eu acho q a Dilma foi OBRIGADA a aceitar palocci e cardozo, ao contragosto dela e de quase toda blogosfera, q era aversa a palocci e cardozo desde o começo.

    outra: eu não preciso mostrar serviço em blog defendendo o indefensável, não tenho cargo de confiança, não tenho verba de ong e, portanto, posso falar sem medo de não mais ascender no partido, ou não pegar um cargo melhor ou para manter minha verba de ong.

    quando dirceu e palocci deixaram o governo do Lula, o mundo não acabou, pelo contrário, a ação do governo melhorou, e como lembrou uma colega comentarista, o dirceu foi muito mais ético, e deixou o governo para não constranger Lula e o resto dos ministros com bombardeio diário do pig.

    o palocci conheço desde os tempos de ribeirão, sei da história do hospital, sei da leão&leão, da ceterp e mais um monte, q não precisa ser colocado agora.
    o cardozo, não conheço desde o começo da carreira, mas pelo q já li e pesquisei, não poderia ser exposto como ministro, pois é o próximo candidato a bombardeio.

    se o cardozo e o palocci quiserem voltar à vida pública, q voltem pelo voto, como deputado federal ou senador, e daí, sim, serem convocados a algum cargo (de preferência, embaixador no Afeganistão); por enquanto, acho q eles fugiram da briga (do voto) e entraram no governo pelo "tapetão", a serviço não sei de quem, para fazer não sei o q, menos a serviço da população, do cidadão comum ou da base partidária.

    sou a favor do governo da Dilma como continuação do governo do Lula, e sou a favor da DESINFECÇÃO NO MEIO POLITICO (DE QQUER PARTIDO Q ESTEJA NO PODER), principalmente do pt, q é o partido q eu ainda mais considero.
    Político fez cagada, RUA COM ELE!!! RUA!!! simples assim! nada de ficar invocando a unidade partidaria para acobertar ilícitos de "companheiros".
    COMPANHEIRO Q É COMPANHEIRO NÃO SE METE EM ILÍCITOS
    (quem se mete em ilícitos, em qquer partido, é um oportunista safado travestido de político).

    luiz, boa sorte na defesa do seu chefe palocci! isto sim, é discussão de alto nível, né?
    (caso dê errado, fala com o d. dantas pra arrumar uma boquinha para os 2)

    luiz pinheiro

    Voce escreve muito, Rodrigo, e no fim apela para a insinuação baixa, torpe. Eu não trabalho para o Palocci, fique sabendo. Se voce quer desinfetar a política, quer impor a honestidade, então deveria respeitar os outros. A troco de que voce me recomenda arranjar boquinha do DD? É uma agressão descabida e desonesta. Voce gosta de fazer acusações sem base, por isso engole tão fácil as da mídia golpista.
    Se voce tivesse o mínimo de senso do que é democracia, saberia que o Cardozo e o Palocci estão no governo com ampla legitimidade, porque estão ao lado da presidenta eleita pela vontade do povo brasiieiro, com muitos milhões de votos. Eles não entraram pelos fundos não, como voce quer insinuar.
    Desinfetar a política é uma excelente idéia. No seu caso, voce devia começar a tarefa por voce mesmo, para parar de acusar os outros à toa, no escuro, sem base. Ou voce supõe que esse tipo de comportamento é honesto?

    SILOÉ -RJ

    Oi Rodrigo:
    A recíproca neste caso também é verdadeira.
    [ ],

    rodrigo.aft

    Siloé, q sucede? Lógico q as menções não tem nada a ver com vc? Qual o problema?

    os profissionais são pessoas sob influência do reinado palocciano dentro do governo q vem fazer defesa, aqui em em outros blogs, de personalismo político, não de interesse partidário.
    eles defendem os interesses de seu grupo político, e usam o pt e a Dilma como escudos para justificar sua permanência no governo.

    vc conhece o histórico do maloffi desde os tempos de ribeirão preto? eu conheço boa parte!

    vc conhece o histórico do cardozo de uns 5 a 7 anos para cá? eu fiz questão de pesquisar.

    já leu minhas respostas anteriores? tem várias justificativas.

    sou a favor da Dilma, do Lula, a favor d q o governo dê o mais certo possível, a favor do pt ético, mas sem os "encostos" do maloffi, cardoso, ana do ecad e john bin (o tony partriot, o bernardo e a helena chagas ainda estão muito devagar, e não sei se é de propósito ou não… estou avaliando).
    esses caras são muito fracos de serviço e abrem gratuitamente a guarda do governo pra críticas de tudo quanto é lado e abre tbém a porta para chantagens para manter esses esses inomináveis no governo…
    o preço deles é muito caro para o governo, além de ter gente muito mais competente, dentro do próprio pt, para assumir seus lugares.

    se não é esse o ponto a discutir, por favor, coloque seu ponto de vista.

    vlw! (valeu!) [ ]"s

monge scéptico

Grande parte do militantes de alto nível do PT, evidentemente, ainda são fiéis as
origens do partido e, suas metas. Alguns parecem ter se esquecido disso e, passa-
-ram a se aproveitar de estarem em funções importantes dentro dos quadros, para
tirar vantagens. Não era o que se esperava, embora fosse previsível, por ser o PT
um partido popular.
Voltemo-nos com energia, para a cura das mazelas do BRASIL, CQC!.

    Bonifa

    Acredito, caro Monge. Mas os petistas sérios que conheço nem tentam mais esconder seu desânimo e sua frustração. Reconhecem que o partido pegou a estrutura neoliberal, anti-planejamento, pró-terceirização, anti-aperfeiçoamento institucional, carregada de socos e pontapés em torno de cargos e carguinhos com interesse puramente fisiológico, e tem mantido a ferro e fogo esta estrutura miserável.

Antonio

Para preservar o Governo Dilma, Palocci precisa sair. Não é uma questão de perder ou ganhar. É uma questão de imagem perante a opinião do cidadão comum. Lá na frente, em 2014, a atitude vai ser cobrada, pois o caso Palocci virá à tona. E não podemos colocar o Governo Federal na mão da direita de novo, sedenta pelo poder, pelo dinheiro público e vingança.

Rafael

Imagine se Dilma logo no início das denúncias tivesse demitido Palloci. Seria assumir culpa. No outro dia os jornais diriam Dilma demiti Palloci e situação se complica. Se partir do ponto de vista que sempre que houver denúncia vi ser demitido é um dos objetivo da globo e quadrilha. Não tem altenativa para Dilma se não fazer a "lei dos medios" e não só para a Dilma/PT, mas para toda a sociedade porque é saco assistir ou ler essa sacanagem que a globo faz com claro interesse político. Passaram 8 anos do Lula com essas denúncias vazias em grande maioria.

    mariazinha

    É verdade, Rafael. Qto. ao Mino analisando-0 no tempo de seu blog, percebi uma pessoa inteligente e esforçada. Entretanto, nas entrelinhas deixa escapar seu asco pelas coisas brasileiras em detrimento de sua terra natal e até sobre as cores de nosso pendão verdeamareloazulbranco; seu pontodevista irascível em certas questões brasileiras e sua razão arbitrária é exasperadora. Uma pena.
    Eu que achei D, DILMA meio assim, assim, no começo….Estou adorando seu jeito de enfrentar a mídia sebosa e parcial, sem medo. VIVA!

    José Silva

    O Lula é o cara, a Dilma é a coroa. Quem tem mais admiradores? Rafael se a Dilma não abir e bem os olhos a direita volta ao poder sim e facilmente, e eu não acredito que será possível aprovar qualquer lei com tempo suficiente para haver qualquer mudança no modo do povo ver as coisas em apenas quatro anos. Palocci no Ministério fazendo tudo certo, já está errado!!! Ou alivia o peso ou o combustível do avião acaba antes de chegar ao destino, e aí já viu o tamanho do estrago né!?!?!?

Avelino

Caro Azenha
Nunca houve lua de mel entre o PIG e Dilma, simplesmente houve mudança na forma de ataque, que a direita tanto procurou, e agora achou, contando com o apoio dos blogues ditos sujos, por eles.
Saudações

    Bonifa

    Contando com o apoio dos blogues sujos, Avelino? Sua redação está errada. Se você dissesse "aproveitando-se da indignação dos blogues sujos" com uma figura governamental inadmissível e intragável, tudo bem.

Roberto Ribeiro

Mino Carta mostra aos petistas desavisados que a grande maioria dos jornalistas (não todos) e a imprensa, jamais se comportará, em relação ao PT, como mera "ditabranda".
Mino prova que quem já foi do PIG pode até "perder os pelos", mas o vício, jamais.

Marcelo de Matos

(parte 2) Permanecendo, continuará submetido a um tribunal de exceção que já o vitimou quando Ministro da Fazenda. Naquela ocasião, algo inédito na história do país, seu assessor, o advogado Rogério Buratti, foi mostrado ao país, algemado e vestido com o macacão amarelo do presídio. 6) Perde a democracia brasileira, com essas cenas de preconceito explícito. Na visão dos poderosos de hoje, tal como na dos antigos senhores de escravos, há coisas, como enriquecer, que só o pessoal do andar de cima pode desfrutar. Se um tucano ou demo enriquece é um gênio; se for um petista será, no mínimo, um corrupto.

Marcelo de Matos

(parte 1) A pergunta que não quer calar – Quem ganha e quem perde com a campanha contra Palocci? Não necessariamente nessa ordem: 1) Ganham todas as mídias com o aumento vertiginoso de vendas de jornais, revistas, audiência de rádio e televisão, visitas a blogs, etc; 2) Ganham a oposição/mídia que conseguem assestar um golpe no cerne do governo Dilma. Depois irão arrolar as perdas do governo já nos primeiros meses; 3) Ganha projeção o PSOL, servindo de cabeça de ponte para o DEM e PSDB, ao requerer a convocação de Palocci para prestar esclarecimentos no Senado; 4) Perde o PT porque dizer que ninguém é insubstituível é uma meia verdade. Se assim fosse, a Red Bull poderia ceder à Ferrari o engenheiro Ian Morgan e acabar com a péssima fase dos italianos na fórmula 1. A exoneração de Dirceu foi ruim para o partido, assim como o seria a de Palocci; 5) Perde o próprio Palocci permanecendo no governo. Se for exonerado poderá cuidar de suas consultorias e ganhar o que ganham Mailson de Nóbrega, Pérsio Arida e tantos outros.

Roberto Ribeiro

Mino Carta está sendo injusto com a maioria das pessoas filiadas ao PT, só para citar um único exemplo, nunca vi pessoas ligadas ao MST, filiadas a partidos como PSDB e Dem.
No PT existem pessoas que se comportam como se tivessem nos partidos da direita, mas generalizar, é no mínimo um raciocínio desonesto.
Mas, há casos de petistas que perderam a vida pelos ideiais que defendiam.

leandro

Há muito tempo o PT esqueceu sua origem. Hoje seus membros antigos são latifundiários, empresários que não produzem nada a não ser "venda de influencia e informação a preços milionários". É triste ver o Lula defender esse tipo de gente, mas….ele também virou empresário e capitalista selvagem. Hoje o núcleo do PT faz parte da mesma elite que em discursos eles sempre criticam.

Antonio

Do meu ponto de vista, um cara que defende a extradição de Battisti não tem moral para querer dar lição de moral ao PT e sua tradição de luta, como é o caso de Mino Carta e outros.
De resto, grande parte dessa tal de "blogosfera progressista" perdeu-se na histeria, falta de valores e de perspectiva de futuro. Pequeno-burgueses que se julgam sentados no trono da justiça e sapiência.
Já está dando asco. Aconselho que achem o que de mais proveitoso pensar e fazer, para seu próprio bem, do país e, quem sabe, da humanidade.
Este blog do Azenha, assim como de outros, transformou-se em vomitório de uma turba insana, egoísta e acéfala. Triste fim.

    Lucio PB

    Ninguem é perfeito. O Mino, que admiro muito, no caso do Battisti pisou na bola, se contundiu e, de lambuja, saiu de campo vaiado.

    Maria José Rêgo

    Nossa Antonio, você exagerou na dose. Desconfio que você é um troll.

alexis

Quando o assunto é apenas de ética ou de comportamento pessoal, sem provas materiais de ilícito, cabe ao suspeito pedir sozinho a sua renuncia. Nenhuma empresa privada pediria demissão de funcionário sem provas, mais ainda, teria que defende-lo ante a opinião pública, como de fato acontece.
Obviamente não podemos aceitar acusações da oposição e da mídia, pois não existem provas para isso.
Nem o clube Flamengo teve coragem de acusar ao goleiro Bruno!!
Entendemos que é um constrangimento tremendo para o Governo e para o PT, mas cabe ao Palocci pedir a sua saída e voltar para sua excelente carreira no setor privado. O novo governo da Dilma merece mais do que isso.

ana db

Sei não, gente…
Honestidade e perfeição so quando Jesus voltar a terra. Ou São Francisco de Assis, ou Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce.
Em 1960, a revolução era a das armas, estilo che guevara e fidel castro.
A queda do muro de Berlim ( fim do comunismo e da historia) fez grande parte dos antigos esquerdistas dispostos a tudo para mudar o sistema darem uma guinada para a direita. So que nada é definitivo, a morte é o fim, e quem esta agora moribundo no pé da cova é o capitalismo. Historia que segue enquanto existir vida humana.

José Roberto-SP

http://blog.antinovaordemmundial.com/
“As Regras da Desinformação: Vinte e Cinco Maneiras de Suprimir a Verdade”
http://www.blogcidadania.com.br/2011/05/palocci-s
”Palocci, Strauss-Kahn e a presunção da culpa”

    ana db

    O Judiciário é o X da questão, no Brasil e alhures.
    No Brasil so funciona para enquadrar pobre.

Rogério Bezerra

A estrutura fascista montada em 2010 atua hoje abastecendo de comentários os blogs em geral.
Falam de imoralidade e desencanto… Quanta falsidade!
O jogo é pesado mesmo!
Quem espera sinceridade que vá falar com a mamãe…
Quem acha que política é coisa prá inocente que volte pro jardim de infância!
Suportamos desterros, prisões, torturas, assassinatos, bombas e humilhações para tornar esse País um bom lugar para os brasileiros viverem. TODOS OS BRASILEIROS!
E agora que estamos a um passo de vivermos isso a esquerda aceita esse jogo fascista!
Na vida, tem sempre alguém que vai falar com o diabo, enquanto anjos tocam arpas que alimentam o espírito.
No Brasil, o Diabo são os banqueiros, a midia e 99% da elite econômica subornada e/ou subordinada que trai e vampira o nosso povo. Sempre foi assim!
Não cheguei até aqui para "me entregar pros home"( expressão gaúcha).
Sejam homens PÔ!
Honrem as calças e saias!

Rogério Neibert Bezerra
De Floripa, onde cada dia, é um dia a menos.

    Marcelo de Matos

    Bravo Bezerra!

    mariazinha

    É isto, caríssimo! O jogo sujo voltou com força total pelas mãos da oposição, pig e alienígenas infestados em nossa Pátria. Querem esfacela-la como fazem em outros cantos do Mundo. O OM é um exemplo vivo de como desejam que fiquemos. Suas maõs já se mancharam de sangue e mais mortes não farão diferença. Só no campo já foram quatro inocentes que deixaram de viver emboscados covardemente, nos últimos dias. Não é joguinho de reles bandidos; estes, se juntam àqueles de fora, alucinados com nossas terras, o intento é arrebentar com o BRASIL para tomarem tudo. Temem que o BRASIL de LULA/DILMA se torne tão forte que aí não conseguirão mais doma-lo. Suas táticas são as mesmas do mossad. ATENÇÃO, brasileiros!

SILOÉ -RJ

Caramba!!! Nunca vi tanto troll juntos numa mesma reportagem, a começar pelo autor.
Eu também "há muito tempo confesso que tenho minhas dúvidas" quanto ao que você escreve.
Será que num futuro próximo você não dirá do Lula o mesmo que disse de Guevara??? Quem sabe???
Vai depender das razões práticas, não é???

    Marcelo de Matos

    Gostei. Apoiado.

Euler Conrado

Infelizmente, erra o PT e erra a presidenta Dilma ao querer manter no governo este peso de chumbo. Trata-se de uma conduta indefensável a do chefe da Casa Civil, que somente quem perdeu a noção da ética poderá defender.

Nem bem deixou o governo e assinou contrato de confidencialidade com grupos privados? E como justificar que dessa consultoria teria resultado a multiplicação em mais de 20 vezes da fortuna pessoal do envolvido?

Ora, pessoal, tenham um mínimo de bom senso e menos ideologia. imagine se no lugar do Palocci estivesse alguém do demo ou dos tucanos? Seria aceitável? Há que se respeitar a inteligência das pessoas.

Dizer que o país vem melhorando, que os pobres estão recebendo melhor tratamento, que muita gente saiu da condição de miséria, não pode servir de pretextos para práticas inaceitáveis, que ferem a ética e o bom senso.

Imagine-se o que cobrarão os fisiológicos da base de sustentação do governo para manter a blindagem do ministro Palocci? Será que vale a pena este desgaste moral do governo federal?

Aliás, será muito bom para a oposição que Palocci continue no poder, pois assim poderão citá-lo o tempo todo como exemplo de atestado de igualdade em relação às condenáveis práticas dos demotucanos.

Não se trata de nenhum falso-moralismo. Mas, de respeito republicano pelo cidadão e pela coisa pública. Como é que alguém que exerce alto cargo de confiança pode selar contrato de confidencialidade com grupos misteriosos? E se nesse contrato houver termos que exijam que ele forneça informações privilegiadas, mesmo agora? Quem confiará numa pessoa desta?

E para o cidadão comum, que recebe salário mínimo de R$ 550,00, como explicar que alguém em tão pouco tempo conseguiu multiplicar em 20 vezes sua fortuna pessoal estando nesse período cumprindo o papel de representação política de um estado?

    Maria José Rêgo

    Erra você também por julgar alguem sem conhecer os fatos. Pelo que sei, para defender o Palocci possivelmente já exista advogados contratados. Para denunciá-lo, se achar coneniente, já existe o MPF. Por que ficar perdendo tempo, agindo como troll?

FrancoAtirador

.
.
Um dia, alguém disse que o poder corrompe.

Mas não.

Alguns homens é que se corrompem pelo dinheiro que lhes dá poder.
.
.

SILOÉ -RJ

O que a direita( incluindo a grande mídia) quer, infelizmente está conseguindo:
Minar a hegemonia do PTe a resistência do governo, obviamente com os políticos corruptos cooptados e alguns petista descrentes.
Eles sabiam desde sempre que da Dilma não se extrairia nada por mais que esprimida, então vão em cima dos "HOMENS DE BEM", INFILTRADOS beeeeeeeeeeem antes, já com essa finalidade.
Como o balão de ensaio da HIPER-INFLAÇÃO não decolou e o código florestal do jeito que está será vetado: Chegou a hora do primeiro round:
Só no resta agora, aguardar para ver o tamanho do estrago.
Se Dilma estiver bem preparada para golpes baixos, o estrago não será muito grande.
Mas… a direita e os corruptos de esquerda que nunca dormem, continuaram de plantão aguardando o segundo round para apostar suas fichas.
Juntam-se à eles alguns "petistas" que nem bem comecou a luta, já estão jogando a toalha.

Osvaldo Bertolino

O que CartaCapital tem a ver com Armando Falcão?
http://www.outroladodanoticia.com.br/inicial/1563

Daniel Alves

O que resta de bom é ver a coerencia do que o Mino escreve agora com o que escreveu durante esses últimos seis anos que leio Carta Capital. Os textos que ele produz são excelentes, sua linha de raciocinio não mudou, é uma das raras coisas boas que restou no jornalismo brasileño.
Parabéns!

Nivaldo

O texto do Mino me espanta pela sinceridade de análise. Como petista que sou deste o início, cultivo a autrocrítica, sempre com horizonte de esquerda, sem discurso oportunista de momento, como vários parlamentares. O Mino está certo em tudo, inclusive na impossível tarefa do Lula de defender o indefensável. Não é nos outros que nós petistas devemos sustentar o discurso da ética política. São muitos os outros referenciais de outros partidos que "justificariam" práticas iguais. Eu espero apenas que "alguns petistas" com concepções políticas (em contraponto aos neopetistas) possam ler estas críticas e reorientar ideológicamente o PT. De qualquer forma, o PT, ainda está muito na frente dos demais. e isto pode ser até um consolo. Acho, que a Presidenta Dilma, sabe de tudo isto… espero. De qualquer forma, a degustação da Coca Cola pelo Che não lhe retirou o histórico referencial de revolucionário que ainda conduz sua memória. Não posso dizer o mesmo para muitos petistas (com tristeza, é claro). Grande Mino!

josaphat

Perguntem aos operários e trabalhadores de Belo Horizonte, Contagem e Betim, celetistas e estatutários, o que tiveram de melhoria nos últimos 20 anos com as administrações petistas. O ser humano, quando chega ao poder, em raras exceções, transforma-se em coisa triste.

dukrai

tem quem ande a procura de um partido que represente a importante faixa ectoplasmática da direita do espectro político brasileiro, outros como Maringoni acham já tê-lo encontrado sob o manto do PTransformista. Para Mino Carta basta defenestrar o Lobo Mau que o PT joga fora o cobertor esfarrapado que lhe serve de biombo para atender a Deus e ao Diabo e recupera a sua pureza original. Periga ficar pelado com a bunda de fora, deixando à mostra pimentéis envergonhados e pudicas donzelas desencaminhadas.

Gustavo Pamplona

Eu como não estou dando a mínima para este caso do Palocci mesmo… sei que não vai dar em NADA isto… então para que perder meu tempo com isto?

Mas gostaria que vocês assisitissem este vídeo…. É HILARIANTE!!!
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/pape

Vejam quem tá lá, a tal da Judith Brito (leiam o PHA e ele vai ), vejam o que eles falam do Clarin e vejam o que eles falam do Estado de SP, coitadinho… tá sobre censura, é !!! hahahhahahahaha

    Messias Macedo

    Prezado Gustavo Pamplona das Minas Gerais, combativo, desde os tempos primordiais da 'carta maior'… Hoje os tempos são outros, a vida segue, continuamos à procura do prumo e do rumo – o compasso: ah! o compasso anda meio desajeitado, pouca poesia, muita esperteza… "Alô, alô, Marciano, aqui quem fala é da Terra, pra variar estamos em guerra…" Muitos daqueles que estavam conosco, no front, agora, miram as nossas testas! Talvez o sangue que escorre fluido não permita o pretérito morrer de inanição! O que seria se a ideologia fosse coagulada?!…

    Hasta la Victoria Siempre!

    Felicidades!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de 'Nois' Bananas

    Gustavo Pamplona

    Eita bahiano bão, sô! ;-)

    Não tão primordiais assim… passei a ler a "Carta Maior" a partir de 2006 e é claro, sempre lembro de você… meu caro Messias…

    Faz tempo que não comento por lá… comecei a ter certas "divergências" com os moderadores, sabem como é… comecei a provocar demais… eles passaram a não entender minhas provocações… bom… eu reconheço que tenho problemas quanto a isto…

    Vai ver que é um dos motivos que hoje praticamente só comento por aqui… já que o "Vi o Mundo" é um ambiente provocativo… hahahahahhaa

    E ao nobre Messias… vai minha assinatura abaixo que de certa maneira é uma homenagem a sua. ;-)

    —-
    Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
    Desde Jun/2007 lendo e fazendo história no "Vi o Mundo"! ;-)
    Desde Set/2006 lendo a agência "Carta Maior"! ;-) <— Adendo
    Fundador do PORCO – Partido de Oligarcas Representantes de Capitalistas Opressores (PIG)

    Messias Macedo

    "Eita bahiano bão, sô! ;-)", fica por conta da generosidade do amigo!… E não tenho nada de nobre, tirante a minha condição de proletário! Creio que você comunga com [e reproduz] esta tese!…
    Muito obrigado pela deferência.
    Amizade "não dá bola" para a geografia!
    Felicidades!

    Saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de 'Nois' Bananas

Messias Macedo

… Ideologia, fiquemos longe do poder, para vivê-la! Diria o poeta Cazuza!

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

Sobre a morte do PT

… O ex-trotskista (sic) e médico sanitarista (sanitarista?!), Antônio 'Paláccio', afirmou, peremptoriamente: "Eu era, SIM, muito bem remunerado pelos meus serviços prestados!" Serviços prestados não como tradutor do idioma russo nem tampouco como prestador de consultas aos pacientes do SUS! Os fregueses são de natureza diametralmente oposta!…
RESCALDO: sem querer discutir o mérito da legitimidade deste enriquecimento, cumpre aclarar que um "profissional" com este perfil e histórico não poderia ser acolhido na estrutura político-administrativa de um governo de [em tese] raízes populares, progressistas, democráticas, socialistas… Um partido que, outrora, desfraldou e brandiu a bandeira da ética, da moralidade, da decência e do respeito…
Portanto, temos o que seria um epitáfio: 'A Morte do PT!'
(Considerando as mazelas intrínsecas ao poder, morte anunciada?!…)

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

flavio jose

Daí dizer que o PT esqueceu os traballhadores é no mínimo ridiculo.

luiz pinheiro

(continua)
O PT não, Mino Carta. O Lula não. O Lula e o PT tem projeto de país, tem projeto para o trabalhador brasileiro, e aprende a cada dia como melhor exercer o poder com este objetivo. É o que mostram os indicadores econômicos e sociais, é o que mostra o IBGE, é o que mostram as ruas, é o que mostram as eleições. Mas o Mino Carta não vê, logo ele, jornalista farejador, brilhante. Deve ser o efeito de falar demais com os próprios botões. Aqui não, Mino Carta, aqui estamos mudando o Brasil, estamos mudando a vida do trabalhador, do povo brasileiro em geral. De nada acrescenta citar Dante Alighieri, melhor deixá-lo para o blog do além. E tome auto-elogio: "CartaCapital sempre se postou contra a busca do poder pelo poder por entender que a política também há de ser pautada pela moral e pela ética". Que pena então, raciocinam meus extenuados zíperes, que o presidente foi o Lula, e agora a a Dilma, e que o partido é o PT. Se o presidente fosse o Mino, e o partido fosse a CC, aí sim, teríamos democracia.

    João

    Luiz, quero tecer alguns comentários sobre a situação surreal (caso Palocci), e sobre o PT:
    – O PT cresceu, e como qualquer outro partido, está inchado de gente com o desejo das benesses do poder. Negar isso seria dizer que todos dentro do PT são Freiras Carmelitas Descalças;
    – O PT virou, há muito tempo, um Partido Social Democrata. Só que não a social-democracia que o PSDB defende (se é que o PSDB defende social-democracia). A social-democracia que o PT defende é mais para a alemã: um pouco (o possível, óbvio) de bem-estar social para a população e, inovando, a inclusão de milhões no mercado consumidor com os programas de tranferência de renda.
    – O PT deixou, sim, de lado os trabalhadores. Sob que Governo foi feita a Reforma da Previdência? Quem ganhou com essa reforma? Essa é a maior demonstração que o PT deixou os trabalhadores de lado sim.
    – Quanto ao Lula, admiro sua verve política mas, como todo ser humano, tem erros. Lula só acertou seu primeiro governo depois que o Palocci saiu de lá (caso Francenildo). Não sei porque Lula defende o Palocci.
    Em minha modesta opinião, Palocci está colocando o Governo Dilma refém de si mesmo. Ou seja, Dilma poderia mandar Palocci às favas, e governar (assim como Lula fez).
    Por último: o núcleo duro do Governo (Zé Eduardo e Palocci) não são lá grande coisa: o Zé Eduardo já advogou para o DD. Zé Eduardo tem que cair fora, junto com o Palocci.

    luiz pinheiro

    João:
    1) desejo de poder é próprio dos políticos em geral; mas acho que os políticos do PT, mesmo também sofrendo, em graus variáveis, desse mal, se diferenciam pelo compromisso que tem com um projeto de país, com a soberania nacional e o desenvolvimento economico com inclusão social. O fato concreto é que o Brasil é outro país com o governo do PT;
    2) para mim, o PT é sim social-democrata, só que de verdade, pra valer, muito diferente dos socialistas europeus, sejam franceses, ingleses ou alemães. O PT é uma social-democracia latino-americana, solidária com a libertação do continente, anti-imperialista. O projeto do PT é um Brasil soberano, desenvolvido, com economia de mercado sim, mas também com um poder público capaz de agir a favor de todos os 200 milhões de brasileiros, e não só a minoria de sempre. Já o PSDB é um partido nitidamente neo-liberal, sob disfarce de "centro-esquerda desenvolvimentista".

    luiz pinheiro

    João:
    3) A Previdência pública, João, estava falida antes do Lula chegar ao poder, as pessoas melhor informadas não davam um tostão pela sobrevivência dela, a privatização estava à vista. Veja só a gravidade disso, num país com tão enorme miséria. No Chile e na Argentina, a previdência pública acabou. Aqui, o caminho era o mesmo, mas o governo do PT a ressuscitou, controlou as contas. Hoje, ninguém duvuida da capacidade da nossa previdência pública sobreviver – desde que os neo-liberais não voltem ao poder.

    luiz pinheiro

    João:
    4) Discordo, acho que no primeiro mandato o Palocci foi fundamental para garantir a estabilidade macro-econômica, e os bons resultados frutificaram em seguida. Se voce acha que a Dilma podia mandá-lo às favas, me diga: por que voce acha que ela o escolheu?
    Não foi só o Cardozo, João. O Greenhalgh e o Sigmaringa também. Todos os tres são advogados com larga folha de serviços prestados em favor dos direitos humanos. Esse caso é um pouco mais complicado do que o Mino Carta diz. Para o Mino, a única coisa importante é prender o DD. Já para o governo Lula, o mais importante é uma solução favorável ao interesse nacional, à indústria nacional, no setor das telecomunicações. Os três não advogaram pessoalmente para o DD: atuaram na busca de uma solução para um complicado imbroglio judicial.

    Marcelo de Matos

    Bravo Luiz. Valeu.

    SILOÉ -RJ

    Bravissímo!!!! Bravissímo!!!! Bravíssimo!!! …

luiz pinheiro

O partido que não tem compromisso com os trabalhadores é aquele aristocrático lá da Itália, aquela agremiação de ex-comunistas arrependidos, liderados pelo Massimo D'Alema, com quem o Mino Carta tanto comunga, tanto se identifica. Aquele que apoia a guerra no Afganistão, o bombardeio da Líbia, e que quando passa ligeiramente pelo poder (para que ficar mais tempo, não é mesmo?) trabalhador italiano algum nota qualquer diferença. Não tem projeto nem de poder, conforma-se em compor o ambiente dito "democrático", para o Berlusconi governar. (tem continuação)

    Marcelo de Matos

    Começou bem e terminou melhor ainda.

Maria Ines Azambuja

Mino Carta
Concordo em gener, numero e grau!
Perfeito.

Remindo Sauim

Mais um ingênuo. Quer anjos e querubuns em Brasília. Como é que pode um homem tido como inteligente não se dar conta de que seu faz de conta não existe. Já cortei o os blogs do Mino e do PHA. São dois reacionários esctevendo bobagens. Cansei!

    Marcelo de Matos

    O Mino, para felicidade geral da nação, não tem mais blog, que eu saiba. Falta mandar sua velha Olivetti para o Museu da Imagem e do Som, lá no Rio de Janeiro, se não me engano. Quanto ao PHA gostaria que ele ficasse só com o seu "Olá, tudo bem?", nos domingos da Record.

Ignez

Do jeito que a blogosfera vai (com blogueiros de "direita" e "esquerda" fazendo uma "caçada às bruxas"), se o Obama (digo, Pentágono) achar que deve "purificar" , enfatizar "virtudes" esquecidas e, para isso, precisar de "uma forcinha" para criar o maior balacobaco no pedaço, como fez no Afeganistão, no Iraque, na Guatemala, em Honduras, no Egito e, agora, na Síria, eles já podem contar com uma turma considerável… A Idade Média está voltando com toda força… O retrocesso é total. Não gosto do Palocci, nem do Zé Eduardo quase Cardoso, mas daí a dar força para desestabilizar o governo… Só mesmo acreditando que o mundo vai acabar em dezembro de 2012. E os ruralistas vão morrer abraçados com o Aldo Rebelo.

Rafael

A grande diferença do PT em relação aos outros partidos é a defesa dos trabalhadores, defesa do Brasil, das nossas riquezas. É infatil até achar que um partido do tamanho do PT com milhares de membros será totalmente honesto, o partido é feito de pessoas e elas se corrompem a questão não é se há ou não casos de corrupção no partido, mas o tratamento que é dado quando julgado.

    Eduardo

    Exato.

    Mas graças a mídia um filiado ao PT desonesto equivale a 10 filiados do PSDB e DEM não honestos.

    Não estou defendendo o PT, só mostrando a realidade, do tratamento parcial que há na mídia.

FABIO

O PT deveria ser mais democrático!!Acho que o PT se esqueceu da democracia no próprio partido!!

Marcelo de Matos

O tema predileto, ou leitmotiv, como dizem os alemães, do Mino e do PHA é a telefonia celular. Não sei por que deram de falar do PT agora.

claudio

Esse cara eu sempre achei que era um 5ª coluna, um tucano infiltrado.
A resposta dele, citando aqueles caras, confirmou.
É aquela história -Ah, mas é a "nossa" cobra.
Bom, cobra é cobra, ela não é de ninguém.

    Paulo Monarco

    Que tristeza…meses atrás ainda era posssível ler os comentários do blog, agora ficou impossível. De tão taquicardíaco é capaz de ter um infarto. Maniqueísmo caricatural é pouco. É cegueira coletiva e osmótica mesmo.

    Leider_Lincoln

    Ele é dos empresários que pagaram os milhões em consultoria, claudio… Por que a Dilma insiste com ele e a Ana de Hollanda? Quer perder o apoio? Será que ela é tão ingênua a ponto de confiar na mídia como base de apoio e portanto prescindir das bases?

Messias Macedo

Mino Carta: PT esqueceu os trabalhadores

Exemplo cabal [e pedagógico!] é o (des)tratamento desrespeitoso do governo Jacques Wagner (PT/BA) em relação à greve dos professores das universidades estaduais: descaso, irresponsabilidade, coação, suspensão do pagamento dos salários, intransigência, truculência, intolerância para o diálogo honesto, transparente e profícuo…
"Não negociamos com grevistas!" Esta frase resume o mote da postura do governo do Partido dos Trabalhadores (sic), aqui na Bahia da Santa Irmã Dulce!
O ex-sindicalismo ora na governança considera em seu, digamos, psiquê, os trabalhadores como inimigos virulentos… Projetam para cada trabalhador a imagem [deturpada] de uma obra de [Auguste] Rodin: um homem ou uma mulher sem a cabeça – e/ou sem os braços, quiçá!…
Rescaldo: PT, [mais] um partido (des)caracterizado no poder! Donde podemos concluir que o poder é uma m….! Viva ao anarquismo utópico!…
Receita de um matuto: [queira] 'lonjura' do poder!

Em tempo: alguns irão dizer, ainda, que Mino Carta compõe o PIG! Duvidam?!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    ivomar

    É porque voce não viu o tratamento dado aos trabalhadores dos Correios.

raul soares

Este Mino,
está perdido, talvez na democracia italiana dos anos 70 !
Quem é vc para acusar o PT de qualquer coisa?
Se o Paloci deve algo, prove e não julgue o partido todo.
O caminho é dificil, somos seres humanos, muitos vão
cair, mas pq atacar todo um partido?
O que está atras desta sua tática berluscoriana?
Quer entrevista né?

    priscila presotto

    Esse Mino ,acompanhou a fundação do PT ,esse Mino admira Lula.
    Esse Mino apoiou de foram transparente a campanha de Dilma.
    Esse Mino foi perseguido pela DITADURA.
    Esse Mino foi "entrevistado "pelo troglotida Fleury no DOICODI.
    Esse Mino defendeu o governo Lula do auge da crise do governo PETISTA.
    Esse Mino ,foi perseguido por Armando Falcão e Gueisel.
    Qdo a CC apoia o governo ela é chamada de CHAPA BRANCA,
    Qdo critica o PT ,o governo Lula ou Dilma é chamado de cadudo ,gaga.
    Entrem num acordo.
    Se ele é contra o Battisti ,suas conviccões tem que ser respeitadas ,ou a DEMOCRACIA só é viável qdo todos tem que pensar de forma igual>
    Qta ignorância!!!!!!!!

Bernardino

Vânia Costa ,oportuna sua colocaçao,citando o Eduardo Guimaraes ,Realmente essa Midia Porca quer pegar o Palocci e todos que vierem apos ele no cargo.Eles nao se conforma com a derrota deseu candidato e nao perdoam o LULA que pisou no Pescoço deles sem vaselina,essa é a questao.
Os Blogueiros estao fazendo o jogo da imprensa corrupta?só faltava essa,se assim for quebremos nossos computadoresXÕ PSDB e aliados Antipartriotas o LULA voltará em 2014.Quem viver,VERÁ.

aurica_sp

Nunca gostei do Palocci, como eu disse antes não gosto do seu jeito *LISO* de ser. Concordo em partes com o Mino, tem horas que também acho que o PT esqueceu os trabalhadores.

Milton Murilo

Concordo plenamente com o Mino Carta. o PT como todos os partidos, não me ocorre exceção, que assumem o poder são corrompidos pelos quadros menos ideologizados. O Palocci, agora reincidente, ingenua ou deliberadamente, "peitou" a DILMA e sua posição contra o "mal feito". Será que o cidadão aí não desconfiaria que suas "tacadas" não seriam publicadas ? Só se for novato na política ou muito ingenuo ? Sua fortuna amealhada em 1 mes pode ter sido legal mas deve ser imoral e não ética pois já está arguindo um "sigilo" para não divulgar seus clientes . . . De solução virou problemão ! Deveria pegar o boné e se mandar . . .

Helio Aguiar Filho

Compartilho da mesma amargura que percebi no artigo de Mino Carta.
Para mim, o governo Dilma enfrenta uma encruzilhada, resumida pelo artigo
com infinitamente maior talento e legitimidade que os que o criticam neste
blog (Ah, Carmen-trolll e cia., resvista estatizada???).
Votei em Lula e Dilma, mas nao ne alinho automaticamente ao PT.
Ha muitos apartchniks no comando do partido, que deixou de ser um instrumento de transformacao
social. E apenas mais um partido, o menos ruim dentre os que ai estao, nada mais do que isto.

Jayme V. Soares

Infelizmente Dilma não é Lula. Por que ela não manteve Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores do Brasil? Mudar para mudar? Em que? Parece que a nossa Presidenta está covardemente se entregando aos ditames da direita brasileira, e que se confundem com os interesses dos Estados Unidos.Dilma, corrija seus rumos antes que seja tarde, pois quem verdadeiramente a colocou na presidência foi o povo brasileiro que não está gostando nada destas suas posições dúbias e fracas.

Fabio_Passos

Mino Carta é, sem dúvida, o maior Jornalista do Brasil.
Sabe muito bem quem são os donos do poder e enfrenta os interesses para divulgar boas verdades.

Sem firulas define o pt do consultor:

"Uma agremiação surgida para fazer do trabalho a sua razão de ser, passa a cuidar dos interesses do lado oposto."

Afinal… por que a Dilma não coloca um cara sério como Celso Amorin na Casa Civil?

MA_Jorge

Aldo Rebelo e Antonio Palocci; péssima comparação, lamentável comparação.

    luiz pinheiro

    Aliás, estiveram em lados opostos agora na questão do Código Florestal.

enio

Não entendi nada do Mino Carta. A partir de um episódio, mais do que esperado (o pau no governo Dilma era questão de dias), resolveu jogar sujeira na história de um partido que mudou para melhor o Brasil. E isso não começou no governo federal, é uma trajetória longa e vitoriosa junto com os movimentos sociais e a partir de governo locais e estaduais.
Parece coisa de gente impaciente, típico de intelectual brasileiro do tipo imediatista. Claro que todos têm erros e precisam pagar por isso, e o PT mais do que nunca é exemplo dessa situação. Pior: é o partido mais condenado pela mídia em toda história brasileira. Por isso, apontar somente erros deste partido e esquecer a história é estranho.

Carmem Leporace

O vice prefeito do PT em Campinas está na cadeia.

Vamos ver se trancafiado ele para de roubar um pouco.

Esse e o PT velho de guerra, usurpador de obra alheia e muito gogó, muita propaganda e muita mentira, além claro de corrupção endêmica.

Sou, mas quem não é???

    abrantes

    Porque você não comenta nada sobre o escandalo na prefeitura de JANDIRA, onde o prefeito foi assassinado e varios corregilionários foram presos mas ninguem expõe na midia a qual partido eles pertencem e segundo consta pelos noticiários a corrupção ali era generalizada. Vou dar uma dica para você , o PSDB e o DEM estão na jogada.

    Leider_Lincoln

    Richar Smith, pára de onda, meu caro. O GOVERNADOR de SP não não está na cadeia (lembra-se do primo dele, ladrão de renda), assim como o EX- GOVERNADOR Giusepe "Alston" Xirico só não estão na cadeia por que a Giustiça da Opus Dei e a da Açembleia "não faço CPIs contra o PSDB" de Sumpaulo não deixam. Prete atenção no que está escrevendo, moleque…

    Avelino

    Quantos tucanos os governos tucanos prenderam?

    Geysa Guimarães

    Carmem Leporace:
    É, mas os deputados citados nos grampos telefônicos são tucanos. Estranho, não?

Carmem Leporace

Revista estatizada e sem condições alguma de opinar de forma independente.

Ninguém compra essa revista na banca, vivem de propaganda estatal e assinaturas obrigatórias de pelegos soldistas encafuados na máquina pública.

Tchau rapaz.

    denilson

    O Cara já demonstra que nem leu uma linha do texto e ainda tenta atacar com esta ofensa barata…
    Realmente…

    Eduardo

    A Carta Capital pode ser parcial. Assim como as demais revistas e jornais são.

    O que não pode é inventar notícias e criar falsas polêmicas com o intuito político. O jornalismo investigativo atualmente se baseia somente no achismo e quando muito consulta uma opinião de fora, mas somente quando esta possui um argumento compatível com a opinião do jornal.

    Leider_Lincoln

    Richard Smith (nome verdadeiro de Carmem Leporace/Susana Alves/Paulo Amaral/Ubaldo/Henderson Sousa) não quer debater, o negócio dele é só encher o saco mesmo. Ele precisa chamar a atenção, pobrezinho. Você pode retribuir a gentileza visitando-o e ao seu pessoal no Montfort, um site da extrema direita católica a ligado aos maçons franquistas da Opus Dei…

    claudio

    Além de não ser verdade…

    aurica_sp

    Eu compro!!!

    João

    A Veja é que é boa: ligavam aqui em casa para eu assinar por muito pouco.
    Um dia eu enchi o s…e disse para a moça ao telefone: o dia que vocês fizerem jornalismo, eu assino. Por enquanto não precisam, porque o Governo de São Paulo fez mais de 5000 assinaturas da revista educacional do Grupo Abril (sem concorrência).
    Isso sim é que é estatizar um grupo todo!
    Ah, o governador Serra também assinou "n" Folhas de Sumpaulo para os Professores.

ZePovinho

O Agostinho,da Grande Família,disse frase lapidar nessa semana:"Nossos interesses estão acima dos nossos ideais"…………………………………….

MArdones Ferreira

Miro e a sua nobre sensatez, como sempre.

É inaceitável a blindagem do bandido Palocci. Assim como é inaceitável poder pelo poder. Ainda temos espaço para a ética.

Do mesmo modo, temos que seguir na crítica ao novo texto do Código Florestal que o ex-comunista Aldo e o PCdoB (vergonha abissal nessa história!!!!) defendem.

p.s: Azenha e Conceição: Rodrigo Vianna diz num dos posts sobre o caso Palocci que quando vcs eram da Globo vc foi impedido de fazer ou não levaram ao ar uma investigação contra o irmão do Palocci. A essa altura do campeonato, vc precisa trazer essa história a público. Aguardo resposta.

    Marcelo de Matos

    Não basta submeter o Palocci, em suas duas gestões em governos petistas, a um tribunal de exceção? Você quer levar a família dele também às barras desse tribunal? Precisamos é acabar com essas cenas de preconceito explícito.

Gustavo Pamplona

Se "esquecer dos trabalhadores" signfica retirar milhões de pessoas da pobreza e conduzir outras a classe média além de hoje termos taxas de desemprego que invejam até mesmo países considerados ricos.

Então sim… o PT de fato esqueceu dos trabalhadores…. (tsc… tsc..) É cada coisa que se lê.

Parece que a blogosfera está sofrendo da crise de "manada", muitas vezes já discutida aqui no "Vi o Mundo" e em outros blogs. Eu explico:

Sai uma denúncia em um dos PIG's, que o outro começa a alimentar com os chamados "recozidões" além de denúncias velhas "requentadas"… e quando não surtem efeito… começam a retroalimentar.

Quanto mais vocês repercutem o caso do Palocci mais vocês estão corroborando com eles. E consequentemente afirmando que eles estão certos. Parece que vocês esqueceram da "lição de casa".

Para mim não importa se o Palocci é corrupto ou não ou quem quer que seja do PT… como eu sou um PTIsta e tenho ORGULHO de falar que sou um… entre ser conivente com a corrupção do PT e a do PSDB de São Paulo prefiro ser conivente com a do PT.

É como aquele político de São Paulo, o Paulo Maluf, "rouba, mas faz"

    Marco

    Cara, esse negócio de rouba mas faz já era…
    Sempre votei no PT (mesmo não sendo filiado ao partido), mas tudo tem limite, temos que combater esse tipo de coisa.
    A política não pode ser instrumento de enriquecimento. Como todo ministro, Palocci já recebe um bom salário, tem tudo pago pelo governo justamente para não precisar fazer esse tipo de coisa. Se ele quer ganhar muito dinheiro, ele que largue a política e vá à luta na iniciativa privada.
    Como militante do PT, você deveria estar ainda mais preocupado, porque um dia o povão cansa e a tucanada toma conta, ainda mais com a mídia corrupta e golpista do lado deles.
    Aí, quero ver a legitimidade dos petistas em dar lição de moral nos tucanos quando estes voltarem (espero que nunca mais) ao poder…
    Justificar os fim pelos meios (rouba, mas faz) é inadmissível.

    alexis

    Pode continuar votando no PT….tá ótimo!! o que o povo de São Paulo deve fazer é não votar no Palocci. O problema é ele e não o PT.
    A defesa dele é obvia, até por solidariedade do partido, pois ele não manifestou vontade própria de renunciar…e é exatamente iso o que deveria acontecer, rconhecendo ele mesmo que não tem perfil para a vida pública, mas sim para a atividade privada….boa sorte para ele e que seja muito rico!…poderia até doar dinheiro para as campanhas dos seus colegas mais pobres, e com maior vocção para o serviço público.

    Fabio SP

    É isso aí, aliás, o Maluf tem dado declarações apoiando o Palocci…

    Carmem Leporace

    Maluf apoiou Marta contra Serra, lembra?

    Maluf é PT.

    Geysa Guimarães

    Fábio:
    Pra mim, é ponto positivo. Tenho orgulho de ter sido malufista após nutrir aversão. Pesquisei tudo sobre ele e Tancredo no colégio eleitoral, e a bronca que sentia do "turco" se transformou em admiração.
    Maluf foi "midiotizado". Apenas isso.
    E o Mino, com seu programa Jogo de Cartas, fazia a defesa de Tancredo de forma vergonhosa. Sempre esteve ligado aos tucanos. Mas pelo jeito, não lhe deram espaço ao assumir o Poder.

    priscila presotto

    Geysa ,calma lá ,minha filha!Conheço Mino e sua trajetória ,não é ligado a tucanos .
    Antes de escrever baboseiras e acusações levianas ,prove ,tá?

    Geysa Guimarães

    Priscila:
    Não tenho condições de pegar os vts do programa Jogo de Cartas, mas a atuação de Mino, repito, era tendenciosa, antijornalística. Diferente, por exemplo, de Nelson Biondi, que na época também tinha programa político. Ferreira Neto, idem.
    Quando falava de Maluf, Mino fazia um gesto sobre a mesa, sugerindo roubar.
    Calma quem deve pedir sou eu. Baboseiras e acusações levianas por quê? O que vc viveu e se recorda da época para me contestar de forma tão deselegante?
    Vc, por exemplo, morava em São Paulo e frequentava o Rodeio?

    João

    Gustavo: responda rápido:

    1)No governo de que partido foi feita a reforma da previdência????

    RESPOSTA: PT (Governo Lula).

    2) Por que não se altera a tabela de imposto de renda colocando mais faixas e tributando mais quem ganha mais?

    3) Por que não se fez o imposto sobre grandes fortunas?

    4) Quantas vezes a tabela do IR foi atualizada pela inflação durante o Governo Lula?

    Enfim: o PT deixou os trabalhadores sim!

    Quanto ao "efeito manada"…ainda temos cabeça em cima do pescoço, com um cérebro dentro. Sou de esquerda, mas não sou burro!!

bissolijr

saída? Boaventura Souza Santos. sua obra nos alenta.

O_Brasileiro

Palocci, o "amansador de lobos", cobra caro pelo trabalho…
Tenho que recorrer mais uma vez à frase "Adeus à inocência…".
Os agiotas do sistema financeiro, os latifundiários e a mídia golpista que se serve dos primeiros estão prontos para "dar o bote" sobre os direitos e os ganhos reais de salário dos trabalhadores… Só estão esperando a oportunidade!
Prestem atenção, meus caros, a oportunidade…

urbano

Os textos de Mino Carta sempre enfatizam sua "pureza" e sua estoria como jornalista. Tudo bem esse narcisismo mas muitas vezes ele se passa e em vez de escrever sobre fatos e interpreta-los ficamos diante de um moralista que só faz lembrar essa classe media que esta sempre nostalgica de uma modernidade nunca alcançada. A realidade é bem mais complicada e eles sabem disso no dia a dia mas escondem em suas opiniões.
O Palocci faz parte desse acordo não escrito para deixar o PT governar. Pergunte aos trabalhadores se eles estão dispostos a mantem esse acordo nas proximas eleições e entretanto vamos tratar de outros temas sem ficar gastando tanto verbo com as manobras da direita. ( folha, PSDB, juizes e promotores do MP et caterva)

    priscila presotto

    Ele nao é puro ,mas tem ética para te emprestar.

Regina Braga

Uauuuuuuuuu…A modernidade falada é que:podemos usar das mesma armas para chegar ao poder…Tudo vale a pena…Nunca gostei do choque de gestão dos demotucanos(Filha de Cerra aumenta os bens em 50mil vz,em 42 dias),o choque é deles mas a indigestão, é minha!Ainda procuro, a ingenuidade e a ética…do que, o rouba mas faz.No caso dos demotucanos,foi só o rouba.Muito bom o texto,e refleta tbém o que sinto.

Felipe Martins

Partidos de esquerda no Brasil só são 4: PSOL, PSTU, PCB e PCO.

PT, PCdoB, PDT e PSB são partidos da ordem (do capital). Há uma diferença abissal entre seus Programas Oficiais e suas práticas políticas. A fezinha que eu ainda tinha do PCdoB esvaiu-se com esse PL do novo Código Florestal, do Aldo Rebelo, que foi acompanhado com a aprovação quase unânime da bancada de seu partido.

Nós de esquerda precisamos urgente desmascarar a falsidade desses partidos e colocá-los em seu devido lugar, que é a direita, sob o risco de termos no Brasil uma falso duopólio de poder entre duas conglomerações de partidos de direita, que só interessa às elites. Essa história de "correlação de forças" não pode mais prosperar.

Camaradas, vamos entrar no barco certo, antes que seja tarde demais!

    Lucas

    O Brasil não tem partido de esquerda. Tem uns poucos gatos pingados esquerdistas que se incluem nos partidos que estão por aí. A esquerda de verdade é um perigo para as empresas que, com caixa 1 e 2, doações e subornos, financiam os políticos (e a mídia). Mais motivo ainda para cobrar reformas que permitam ao povo influenciar os rumos do país mesmo entre uma eleição e outra. Democracia direta é a única democracia verdadeira.

    Marcelo de Matos

    A única diferença que vejo entre o PSOL e o PPS é muito sutil. O primeiro está servindo de cabeça de ponte para o DEM e o PSDB. O segundo é um mero satélite da direita.

    Felipe Martins

    Discordo completamente, Marcelo de Matos. A diferença entre PSOL e PPS é programática e ideológica. O primeiro é socialista e o segundo é neoliberal. A única semelhança é que ambos são de oposição ao governo, sendo que o primeiro é oposição de esquerda, e o segundo, de direita. Ou seja, dentro do espectro ideológico, PT e PPS estão muito mais próximos.

    Você distorce a realidade tal qual Stalin o fazia na URSS, ao acusar os trotiskstas de contra-revolucionários.

alvaro amaral

O PT, mais do que parecido aos partidos de direita que lutam em beneficio das eternas oligarquias de sempre, tornou-se apenas mais um deles. Não vamos nos enganar. A presidenta não pode demitir o Palocci: ele é o seu PC Farias. Ele, o Palocci, tem poder e conhecimento para derrubar 10 Dilmas.Só não enxerga isso os muito ingenuos ou os que disso querem tirar proveito. Mais uma decepção para o povo brasileiro. O governo Dilma acabou antes de começar.

Marcelo de Matos

Na hora de cremar um ministro do PT, obra considerada importante pelos mandarins da mídia, máxime em se tratando do Chefe da Casa Civil, unem-se “amigos” e inimigos, esquerda e direita, imprensa independente ou progressista, antigos “colaboradores”, gente de toda espécie. Foi assim com Dirceu; é assim com Palocci. O cinismo é imensurável. O texto do Mino ressalta que Palocci era trotskista. Só hoje fiquei sabendo que Pérsio Arida também foi preso e torturado durante a ditadura. Um general, na Folha, nega. Que importa? Não podemos comparar petistas e tucanos em nenhum particular. A ética, talvez, não recomende as comparações. “Uma agremiação surgida para fazer do trabalho a sua razão de ser, passa a cuidar dos interesses do lado oposto”. Oh, quanta pureza, quanto lirismo! Nunca vi tal nem em Os Simples, de Guerra Junqueiro, nem em Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira. Em que mundo estamos? É possível depurar a tal ponto o capitalismo? Os outros podem enriquecer e os petistas têm de fazer voto de pobreza? Vade retro.

    João

    Marcelo, não justifique um erro por outro.
    Palocci pode enriquecer quando, e onde quiser.
    Acho mais: ele deveria abandonar o governo e ser consultor apenas. Afinal, o salário de Ministro é tão módico perto do que ele já ganhou em consultorias.

    Marcelo de Matos

    João. Não vou responder diretamente porque vou postar algo que talvez seja uma resposta à essa sua colocação.

Niveo Campos e Souza

Meu sentimento é pela necessidade de se lavar, rápido, toda essa sujeira.
O difícil é dar "tratos à bola" para identificar um substituto que tenha a "solidez moral" que a hora está a exigir.

Niveo Campos e Souza

    luiz pinheiro

    Que sujeira?

alberto f. barbosa

Eu acho.. E penso que… Parece que ele fez… Diga logo de uma vez o que ele fez. Na democracia existe uma coisa importante a ser preservada, o famoso Estado de Direito. Sem a devida acusação com provas, não se pode suspeitar de ninguém. Só quem tem o direito de investigar qualquer pessoa na democracia é o Estado. E pelo que sei, a imprensa não faz parte (ainda) do Estado. Muito menos do Poder Judiciário, para sair condenando todo mundo que temos nossas particulares suspeitas. Até agora, não ví nada e nem ouví nada, para formar minha opinião. E pelo que vejo todos tem seus interesses particulares neste caso. Uns por vingança e outros para ficar de bem com a opinião pública. A Ética não é uma pedra que atiramos contra os outros…

    João

    Alberto, se "a ética não é uma pedra que atiramos contra os outros… " a Dilma não poderia ter tocado no caso Paulo Preto no debate que ocorreu nas eleições.
    Temos que parar de ser ingênuos: ou Dilma "corta na carne", ou seu governo vai se arrastar por quatro anos.

Alberto F. Barbosa

Sempre que leio estes artigos escritos por jornalistas que se dizem próximos aos líderes petistas, fico esperando uma denúncia contra a pessoa contra a qual eles escrevem. Só quero uma denúncia comprovada. Não precisa mais do que isto. Digam, o nome da empresa, o que Palocci fez e quanto ele ganhou. Pronto, estou satisfeito. Mas, esta história de fazer meandros com as palavras, mas querer investigar o que você suspeita é quase fascista. E se for italiano então… Imagine se todos os que suspeitamos precisam ser investigados sem uma prova ou um fato comprovado?

trombeta

Toda vez que um governo de esquerda envereda pelo caminho da conciliação submissa com o capital a coisa não acaba bem e a direita passa a ser alternativa de poder novamente, conforme os fartos exemplos que nos dá a esquerda europeia. A esquerda francesa emprestou um "talento seu" ao FMI que estuprou países e mulheres num triste sinal de decadência ética, a esquerda espanhola é uma caricatura, a esquerda italiana não conseguiu alguns meses no poder…
O PT precisa acordar, o diretório nacional precisa se reunir e fazer um debate franco sobre os rumos do governo Dilma, tá na hora de botar um pouco de ideologia nesse molho.

igor

FORA PALOCCI !!!! Os outros também fazem! Eh justamente por isso que queremos que os outros jamais voltem ao poder, se no gov atual é permitido fazer o mesmo q eles, que saibam que ESTE é o último governo do país que terão, os brasileiros de verdade impedirão que voltem ao poder, e que se juntem aos outros e morram agarrados uns aos outros!

    Jorge Vieira

    Me expliquem o seguinte: qual foi o crime que o Palocci cometeu ?

    Avelino

    Caro Jorge
    O crime do Palocci é de pertencer ao PT, se ele fosse tucano, dem, UDR, fiesp, etc etc etc, nada disso seria debatido.
    Saudações

    João

    Avelino, um erro justifica o outro?
    Se os tucanos podem fazer, membros do PT têm salvo conduto para fazer também?

    Avelino

    Caro João
    Um erro nunca justifica o outro, mas a seletividade das informações, que os tucanos fazem, tornam isso uma realidade.
    Se com a mesma intensdade, fosse, por exemplo, atacado a educação em SP, qual seria o resultado disso, nas eleições?
    Saudações

    beattrice

    O resultado seria nada, porque o PT-SP não QUER ganhar eleições.

    João

    Jorge, se ele não cometeu nenhum ilícito, porque não abre seus sigilos bancários, telefônicos e fiscais? Por que não publica a relação de seus clientes?
    Nem tudo aquilo que é legal é moralmente aceito. Não dá para ter dois pesos e duas medidas: qual foi o crime do Paulo Preto? Não provaram nada até hoje!
    Consegue entender contra o que nós lutamos? Não dá para deixar brechas para o povo da direita. Este filme eu já vi: na violação do sigilo do caseiro Francenildo Palocci sangrou até que saiu do Governo. E, diga-se de passagem, foi a melhor coisa que aconteceu para o Lula, porque este assumiu a política direta com o povo, e ganhou as eleições.
    Palocci, desde Ribeirão Preto, deixa marcas em suas gestões. Pense nisto.

Francisco

Há o eleitor do PT que vota nele porque ele é "a favor dos pobres" e há o que sabe bem o conceito de classe operária, pequena burguesia e burguesia. A favor dos pobres até a ARENA se dizia!

Sabemos que a linguagem simplificadora é necessária no exercicio cotidiano da politica. O mundo real ainda é esse. Mas há limites. O primeiro caixa-dois foi porque a direita criou regras politicas em que só ela ganhava. Teve caráter "revolucionário". Era, pois, uma "expropriação socialista". Ok, vá lá que seja.

E agora? Dinheiro não faltou. Jorrou. Não vi ninguém se mexendo para tornar legais contribuições de sindicatos a politicos. Só sindicatos de empresários podem fazê-lo… Financiamento público, concordo com Lula, feito por politico , não rola. O projeto do Rabelo, respeito como proposta, mas a sociedade não é sequer consultada (não me refiro a convescotes em Brasilia, me refiro aás midias abertas). "Animal Farm"…

Se é para votar na ARENA, não vou usar pirata: quero votar no original!

sironn

Que DS? O Franco Atirador está atrasado em quase uma década…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Esta:

    http://www.democraciasocialista.org.br/ds/

    FrancoAtirador

    .
    .
    É, seu sironn.

    Você é que está desinformado há quase uma década.
    .
    .

    João

    Muito boa essa Franco Atirador!
    As pessoas tem que entender que o "campo majoritário" (não sei se é esta a denominação ainda da corrente do Dirceu e do Paloffi) dominou o PT, e o que isto significa.
    Embora tenha algumas críticas à DS e ao "Trabalho", dez vezes essas duas correntes do que os majoriatistas de plantão.
    O pior de tudo é que parece que foi implantada a ditadura do "pensamento único". Ou seja, ou "vocês estão conosco, ou estão contra o Governo Dilma".

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caro João.

    Depois das eleições de 2010, a mídia oligárquica "brazileira",

    representada pelo Grupo G.A.F.E (Globo, Abril, Folha e Estadão),

    saiu enfraquecida e desacreditada: virou uma bolinha de papel amassado.

    O PPS acabou, o DEM se desintegrou, os tucanos paulistanos estão em frangalhos,

    e o Kassab e seus apaniguados apenas tentam salvar a pele.

    Não fosse essa facção paulista majoritária do PT,

    a toda hora jogando contra o patrimônio ético do partido,

    a mídia oligárquica e a oposição nem fariam diferença na política brasileira,

    e Dilma Rousseff poderia governar até com certa tranqüilidade.
    .
    .
    Porém, enquanto esses representantes paulistas do campo majoritário petista,

    dentre eles o Palocci, estiverem ocupando cargos-chave no Governo Federal,

    vai ser isso aí, o que estamos assistindo, até 2014.
    .
    .
    Um abraço libertário.
    .
    .

    beattrice

    Um detalhe relevante para esse enfoque é que o campo majoritário se confunde com certos "expoentes" do PT-SP que só têm uma coisa em mente: virar tucanos, já andam até com um bico amarelo transplantado.

Vania Costa

Transcrevo aqui palavras sábias do Eduardo Guimarães:

"Antes de concluir, quero pedir às pessoas de boa fé que estão se deixando enganar pela direita midiática que apenas reflitam que o alvo da mais nova campanha de desmoralização contra um governo do PT não visa ninguém mais, ninguém menos do que o governo Dilma.

E, de fato, a paralisia desse governo já está sendo arrancada. Só que, desta vez, não há um guerreiro como Lula liderando o país e, sim, uma mulher digna, corajosa e sofrida, mas que, cada vez mais, percebe-se que não tem apetite para a política.

Não ajude a essa direita criminosa que jogou o país em uma ditadura de vinte anos a inviabilizar um governo que você elegeu. Depois de Palocci, virão as obras da Copa do Mundo e uma fila interminável de outros ataques que visam, apenas, paralisar o governo".

    rodrigo.aft

    Vania,

    tire os(as) caras com pé de barro, tendão de aquiles e outros pontos fracos de cena e o pig NÃO TERÁ O Q FALAR.

    inclusive, PRA QUE COLOCARAM GENTE COM MONTES DE PONTOS FRÁGEIS PRO PIG BATER?
    quem fez essa estratégia de jumento?
    quem pensa no pt e na sociedade ou quem pensa egoisticamente em si?

    tem coisas feitas pelo pt q parecem ser CONTRA O PT (a pior sabotagem, no meu ver, vem de DENTRO do partido, não de fora).
    pessoas éticas não se expõe ao ridículo, nem colocam o partido em xeque com suas condutas.

    paguem o preço das estratégias mal elaboradas ou tentiva de enfiar goela abaixo da população o q uma minoria do pt faz em benefício próprio…. dane-se esse negócio de ética… dane-se esse negócio de democracia interna… dane-se ter um comportamento exemplar para a sociedade… viva o meu interesse pessoal!!!

    Vania, expondo isso, agora pergunto de novo: como lidar, então, com o partido qdo ele erra, no meu ver, até intencionalmente?
    apoiar cegamente os erros?
    defender pessoas com desvio de conduta, q estão mais preocupadas consigo mesmas do q com o partido e a sociedade?

    por ex., vc ama seu marido! legaw! só felicidade!
    aí, por um acaso da vida, vc toma uma surra do seu marido, mas continua amando ele… o q vc faz?
    fala… o q vc faz?

Lazlo Kovacs

Bem, em um comentário feito por mim em relação à reflexão de Eduardo Galeano feita neste blog, aqueles que discordaram parece que terão que engolir outro "discurso da autoridade", o de Mino Carta, a quem assino ponto e vírgula como minhas próprias palavras. A "esquerda" tornou-se refém de si mesma; houve um distanciamento das bases populares e os altos estratos do PT; nem mesmo o PC do B se salvou. Já no primeiro mandato de Lula houve quem dissesse que o partido "traiu suas bases", uma vez que não propôs mudanças econômicas mais drásticas e/ou radicais. A política de conciliação foi menos ameaçadora do que o entreguismo desenfreado do PSDB – o empresariado brasileiro SABE disto.

Dizer que o PT nunca foi de esquerda – coisa que eu e um amigo meu ouvimos em uma palestra, há vários anos atrás, da boca de um membro do Governo federal e membro do PT – é jogar na lata do lixo a história do partido. Ou, como diria o meu amigo, é a dialética da empulhação.

    João

    Lazlo:
    Primeiro temos que entender o que é esquerda. O termo veio da Revolução Francesa, quando os jacobinos ocupavam a esquerda do salão onde eram realizadas as reuniões. Os jacobinos (diferente dos girondinos, ou do "povo da planície – ou do pântano") queriam alterar a forma de governo na França. Ou seja, ser de esquerda, na acepção correta do termo, é querer alterar as estruturas, e não reformá-las apenas.

    Sob esta ótica o PT é um partido reformista (como os girondinos eram), e não pode ser considerado um partido de esquerda. O PT pode ter sido um dia de esquerda, ou algumas de suas correntes tinham/tem este viés. Mas, depois que o "Campo majoritário" (não sei se é esta ainda a denominação da corrente) dominou o Partido houve até alteração programática do Partido. Logo, a maioria dos dirigentes do partido (salvam-se alguns, óbvio) jogaram a história do partido na lata do lixo sim.

    Para ilustrar: quem fez a reforma da previdência? O Governo do PT. Poderia citar aqui inúmeros exemplos de como o PT virou reformista, mas o espaço é curto, e o tempo também.

    P.S.: votei no Lula duas vezes, e na Dilma. Nem por isso deixo de ter minhas críticas a como algumas coisas do governo são/foram tratadas.

celso

O pior não são os erros. Quais os partidos que não os têm? È a enésima tentativa d encobri-los por meio dos erros dos outros. Dessa forma a bola de neve vai num crescente só: temos os descalabros no Acre, no Mato Grosso do Sul ( Zeca do Pecado), Goiânia, Campinas ( agora), num crescente só, etc. A turma do voto últil também cansa e, por fim, lava as mãos: este ou aquele, qual a diferença?

FrancoAtirador

.
.
Está na hora da DS se impor, diante das novas peripécias
dos aloprados paulistas da corrente majoritária.

O boi já foi p'r'o pasto e a vacca vai p'r'o brejo.
.
.
Post Scriptum

Já que o "sironn", em comentário acima, está questionando minha afirmação,

disponibilizo, para quem está há quase uma década desinformado e queira se atualizar,

o endereço para acesso ao sítio da Democracia Socialista (DS):

http://www.democraciasocialista.org.br/ds/

Deixe seu comentário

Leia também