Ministro confirma: FIFA quer assumir a soberania do Brasil

Tempo de leitura: 2 min

30/09/2011 – 16h14
Fifa pediu para governo brasileiro suspender Código de Defesa do Consumidor, diz ministro

Do UOL Esporte

Em São Paulo

A Fifa pediu ao governo brasileiro que, durante o período de realização da Copa do Mundo no país, em 2014, suspendesse o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do Idoso e o Estatuto do Torcedor. A ideia da entidade que organiza o Mundial de futebol era ter liberdade absoluta para decidir o preço dos ingressos, não disponibilizar meias entradas para idosos e estudantes e não ter que eventualmente indenizar consumidores por eventos cancelados ou adiados.

A informação é do ministro do Esporte, Orlando Silva, que participou na tarde desta sexta do programa televisivo Arena SporTV e disse, com todas as letras: “a Fifa solicitou que suspendêssemos o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor”. O pedido aconteceu dentro do contexto de debate para a formatação do projeto da Lei Geral da Copa.

O projeto da norma, que tramita na Câmara dos Deputados, atendeu a parte dos pedidos da Fifa no que diz respeito à meia entrada para estudantes e direitos do consumidor, mas não suspendeu nenhum diploma legal brasileiro, embora, segundo o ministro, o Brasil venha mantendo uma relação salutar com a Fifa, sempre em busca do entendimento. “Temos confiança de que o diálogo vai encontrar uma saída. Não é questão de soberania, é discussão de direitos sociais”, afirmou Silva. “O diálogo do Brasil com a Fifa é melhor do que muitos imaginam”, completou.

Orlando Silva revelou que o ponto que está gerando mais conflito é a questão da meia entrada para idosos e estudantes. O direito aos primeiros é garantido pelo Estatuto do Idoso, lei federal, enquanto o segundo é resultado de legislações estaduais. “Há uma decisão do governo brasileiro de não suspender o Estatuto do Idoso. Deverá haver um acordo com a Fifa. A divergência existe, mas não é tão grave. Podemos chegar a um acordo sem suspender o Estatuto do Idoso”, disse a autoridade brasileira, acrescentando que a questão dos ingressos para estudantes deve ser tratada em “câmaras estaduais”.

O ministro falou ainda a respeito da venda de ingresso para o jogos. Segundo ele, será disponível ofertar três milhões de entradas, das quais mais da metade serão adquiridas por turistas estrangeiros. “Não vou me surpreender se a venda de ingressos para brasileiros chegar a um milhão. Isso não está definido, mas é minha expectativa. É normal que seja assim. São 32 seleções participando do evento”.

PS do Viomundo: Como notou o Daniel S. Barros, que me sugeriu o assunto, é inacreditável que um ministro de Estado brasileiro aceite discutir as questões nestes termos. Lamentável.

Leia também:

Professores cearenses em greve apanham de Batalhão de Choque


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

fatimacoelhosantanna

é brincadeira,suspender o codido do idoso,meia entrada dos estutantes e tambem codido dos consumidores.para com isso ministro .

Raphael Tsavkko

Só rindo mesmo. Governistas bradam contra a OEA (o que é ignorância, já que a Comissão não é OEA) pelacondenação contra Belo Monte, afirmando que o Brasil é soberano, mas aceitam imposições da fifa que quer barrar leis nacionais e estaduais… ok!

Ramana Jacques

A FIFA se tornou um Estado (neoliberal) itinerante que se (re)territorializa de 4 em 4 anos: subjuga o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, a mídia apóia, o Capital agradece e o povo, bem… O povo que se exploda.

Marcelo de Matos

Já que estamos falando da FIFA gostaria de saber qual é o verdadeiro país do futebol: o Brasil, sétima economia do mundo que constrói arenas faraônicas (ou dubaicas) ou a Espanha, combalida pela crise, que leva a campo Cacá e Cristiano Ronaldo em um só time? Claro que a Espanha, por uma razão simples: adotou o futebol empresa enquanto nós permanecemos na era pré-capitalista do futebol. Formamos craques para exportação em clubes sociais. O PSDB bem que tentou emplacar o futebol empresa com a lei Pelé, mas, foi derrotado pela bancada da bola e os empresários do ramo. Como esse partido não tem tutano para insistir em seus propósitos, ficou tudo como dantes. E o PT? Claro que ali os planos devem ser outros. Futebol empresa é coisa de tucano. Melhor criar a Bolsa Ingresso, a transmissão dos jogos em emissora estatal, ou coisas assim. Bobagem falarmos mal da FIFA. O que devíamos tentar é modernizar nosso jurássico futebol, no qual se exibem aqueles que ainda não são grandes jogadores, como Neymar e Ganso, e os que já foram, como Luis Fabiano, Adriano e Rivaldo.

Mário SF Alves

De início era o "a Alemanha acima de tudo", agora é o "direito do investidor acima de tudo". É. Faz sentido.

"A ideia da entidade que organiza o Mundial de futebol era ter liberdade absoluta para decidir o preço dos ingressos, não disponibilizar meias entradas para idosos e estudantes e não ter que eventualmente indenizar consumidores por eventos cancelados ou adiados."

Luci

Copa do Mundo, para o conglomerado capitalista ganhar dinheiro. Conversando com as pessoas nas ruas, ninguém está contente com Copa do Mundo, a maioria já entendeu o recado do Romário. Copa do Mundo infelizmente não será para os brasileiros.

paulo a

Azenha, o ministro é o Orlando SiIva, entendeu?

Renato

Olha. O Lula tem mais méritos na conquista da sede para os jogos olimpicos de 2016, a qual o Rio disputava com Chicago, Tóquio e Madrid do que na conquista da sede da copa de 2014 e sabem o por que? Pois o Brasil não teve concorrentes. A copa de 2014 era para ser disputada na América do Sul, na época existia rodizio de continentes, porém o Ricardo Teixeira, através de CBF junto com a Conmenbol, exigiu que os outros países da América do Sul não entrasse na disputa e com isso, o Brasil entrou sozinho, sem adversários.

Apenas uma federação quis quebrar o acordo de cavaleiros, a colombiana. Porém dias antes do congresso da Fifa que decidiria o país sede da copa de 2014, A federação colombiana retirou a candidatuta.

O discurso do Lula para o Rio 2016 foi fundamental para a vitória. Sem aquele discursso o Rio jamais ganharia. Mas Lula não foi um fator decisivo para Copa 2014, pois aquele jogo já tinha cartas marcadas.

Gerson Carneiro

Corro o risco de apanhar mas vou falar.

Além de lamentável pelo que observado pelo PS do Viomundo, tem o seguinte:

O Ministro Orlando Silva é negro, hein!

Não pode fazer papel de subalterno dos galeguinho de zói azul, sir. Joseph Blatter e do "Mr. Teixeiraaa, please…".

Por onde anda a dignidade Ministro?

Se abrir esse precedente a Fifa vai querer dixar de fora também os Códigos Civil e Penal.
Tudo o que a Rede Globo quer.

Brasil sil sil sil!

Marcelo de Matos

Não podemos querer mudar a FIFA: são 208 países associados e uma andorinha só não faz verão. Ou a aceitamos como ela é, ou nos abstemos de qualquer relação com ela. Já dizia o arguto PHA – se você não está satisfeito faça como eu: mude de canal. Qual a força do futebol brasileiro em termos internacionais? Nenhuma. Somos meros exportadores de craques. Não temos nenhuma estrutura administrativa ou financeira: temos apenas clubes sociais e empresários que alocam jogadores aqui e acolá e os negociam no momento oportuno. Deveríamos, antes de querer consertar a FIFA, arrumarmos a própria casa. FHC quis implantar o futebol empresa com a Lei Pelé, mas, como em várias outras ocasiões, desistiu de seu projeto. É verdade que a bancada da bola criou sérios empecilhos. Então, já que não conseguimos nem arrumar a própria casa, deixemos a FIFA em paz.

Marcelo de Matos

Inicio o comentário com uma ligeira lucubração sobre o mundo real e o mundo imaginário. Uma coisa é o mundo das nossas aspirações, o mundo ideal. Outra é o mundo como ele é. A FIFA foi fundada em Paris e tem sua sede em Zurique, na Suíça. Esses países pouco entendem de direitos humanos e outras políticas nas quais somos “experts” – duvido que eles tenham tantas secretarias de governo voltadas para essas áreas, como nós. Os franceses e suíços são meio broncos nesse particular. De qualquer forma a FIFA congrega 208 países associados e, se pretendemos sediar uma Copa, temos de aceitar as regras desse órgão como elas são (a vida como ela é). Esse não é o mundo dos nossos sonhos – é o mundo do futebol. Um “meio sujo”, como dizia o ex-craque Muller, dublê de boleiro e pastor, hoje comentarista esportivo, com saudosa passagem pelo meu Palestra. No outro post, sobre o monumento da USP, um comentarista disse que ia vomitar e a Maria ofereceu um saquinho plástico. Pois bem – se não tens estômago forte não leia. E tire as crianças da sala.

Francisco

Sem querer ser óbvio, "tá faltando combinar com os russos", como diria Garrincha… Ou seja, com O POVO.

Quantos milhões de votos têm os idosos?

Quantos milhões de votos têm os estudantes?

Quantos mandatos presidenciais a FIFA pode "conceder" ao PT?

Ou quem concede reeleição é o povo?

Na democracia a matemática é essa! Abre o olho PT, ou vai ter Copa com passeata na porta de estádio com a Globo transmitindo! Gás lacrimogêneo e velhinho lacrimoso e banguela: "eu só queria entrar no Maracanã que eu ajudei a construir quando era pedreiro…".

Pagamos um dos maiores impostos do planeta. E se a galera se retar e entender (com razão e com acerto) que era pra o brasileiro receber ingresso por sorteio e de graça? Muito cuidado PT! Futebol é dinamite!!!

Huluky

A copa do mundo é da fifa. O pais escolhe, não é obrigatorio, se quer ser sede desses jogos e tem + é que concordar com os termos. Agora que raios de meia entrada pra estudante e +60 anos não pagar ingresso??
brincadeira isso?

Eugênio

Vamos pedir para cancelar a Copa do Mundo aqui e, não vamos mais participar de copa nenhuma enquanto os "capos' estiverem na FIFA. Garanto que o BraSil vai ter muita solidariedade muito afora.

beattrice

O Código Civil e o Criminal podem continuar valendo
ou há divergências???

    Marcelo de Matos

    Quando eu era bacharelando sempre havia três correntes: uma a favor, outra contra e uma terceira mista: nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Morvan

Boa noite.

Calma, gente.
A FIFA só quer que nós suspendamos os Estatutos do Idoso e do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor. A FIFA ("Mr. Teixeira, Do You Accept The Bribe") quer que o nosso Ordenamento Jurídico e o nosso Tecido Social regridam, no máximo, uns sessenta anos. Se eles propusessem um golpe – clássico – com milicos "nacionalistas", um Estado de Sítio, vá lá, eu até acharia normal tanta raiva…
O que tá faltando é alguém que peite estes escroques da FIFA, inclusive este bandoleiro, sr. Joseph Blatter. E também aquele mauricinho, almofadinha do sr. Jerome Walcke.
Infelizmente, o Brasil voltou a falar fino com a escrocagem mundial.
Em um país onde as Leis são feitas para não serem cumpridas (ideia comum, no país), acho no mínimo improvável que a suspensão, sob qualquer pretexto destes Institutos jurídicos possa ser retomada depois. É mais provável a ridicularização dos Institutos, Estatutos e congêneres. É um precedente extremamente perigoso.

Morvan, Usuário Linux #433640.

Luana

Por que você se acha que ela não faria isso? Se dentro do próprio país você estado e emissora de tv querer roubar os outros às claras. Você esse verme desse presidente da CBF, juízes togados, políticos nem se fala porque já está no cotidiano. E o que dizer dá Globo que paga de honesta e mancomunada com Cabral para fazer o maior roubo da história ao país? Isso que a Fifa quer é fichinha.

Nunca estivemos tão bem. Estamos muito bem, bem mesmo. E o que é pior os mesmos caras de pau de sempre falando mentira e distorcendo. Como o Estado de Direito para quem manda quem e obedece quem tem juízo. Se o um estado quer sobre o controle do seu governador fazer tamanho roubo, imagine à Fifa que não o roubo não durará sessenta dias. Eles não apenas vão ficar de quatro, mas abrirão as pernas também.

O_Brasileiro

Ministro subalterno… dos interesses estrangeiros!

    beattrice

    Mais um, a lista cresce.

    rodrigo.aft

    Beatrice (e demais colegas, lógico!),

    acho q descobri pq o zé "dantas" cardozo está quietinho e fazendo de conta q é ministro…
    além de livrar os amigos e ir tocar piano em sarau da parte processada, descobri, talvez, mais uma missão dele…
    leia os comentários de: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-privat
    .(não deixe de ler)
    .se vc perceber o q eu percebi, por favor comente… acho q vc vai gostar… rsrs

    beattrice

    Rodrigo,
    a parceria entre o "GRUPO DANTAS" e a Halliburton já foi assinada?
    O novo IRAK é aqui???
    Conceição,
    sugiro que seja dada muita divulgação para o devido debate a este projeto do senhor DANTAS CARDOZO que nada merece senão o sumário arquivamento.
    Ao ensejo, arquive-se também o autor, sua excelência.

    rodrigo.aft

    Beattrice,

    é este o comentário q achei mais intrigante… pelo jeito o colega é bem antenado…

    "sab, 01/10/2011 – 19:40 | Jorge Lima

    A notícia não deveria surpreender. Privatizar a segurança pública resolveria uma série de "problemas" para os governos federal e estaduais. Em primeiro lugar, os empregados das empresas terceirizadas estariam sob o Regime Geral da Previdência, o que seria um alívio para os institutos de previdência dos estados. Em segundo, acabariam-se os movimentos de policiais por reajuste salarial, o que desoneraria os tesouros estaduais. Em terceiro, o superfaturamento dos serviços, tais como ocorre na área de publicidade e consultoria, proporcionaria gordas verbas de campanha. Em quarto, seria o fim das despesas com viaturas, armas, EPIs, comunicação, etc. Em quinto, o funcionário terceirizado, regido pela CLT, não é besta de meter o nariz onde não é chamado. Polícia só para baixar o bastão em favelado, como é o sonho de todo classe-medista.

    O governo federal deveria ter anunciado um Plano Nacional de Segurança Pública em agosto, o que não aconteceu. Em conversa com o presidente do sindicato dos policiais civis do RS, UGEIRM, em julho, ele me disse que o PNSP, se apresentado, não contemplaria nenhuma espécie de valorização salarial dos policiais. Segundo a UGEIRM soubera em Brasília, a intenção era que não houvesse nenhum aumento de despesas com pessoal. Isso indicava que a possibilidade de aprovação da PEC 300 era nula. É óbvio, para quem é da área de segurança, que os governos não tem qualquer interesse em estabelecer qualquer tipo de política que melhore a prestação de serviço. Todas as medidas são cosméticas, para parecer que algo está sendo feito. Não vão além de compra de viaturas e discursos empolados na mídia. A mídia, por sua vez, limita-se a ouvir os "especialistas" de sempre, cujo discurso é monocórdico: "policiamento comunitário" e "inteligência policial". Eles leram essas expressões em algum lugar, e as repetem como papagaios bem treinados, sem ao menos saber o que significam exatamente.

    Portanto, acredito que esse estatuto da segurança privada é um balão de ensaio. Aprovado e posto em prática, a privatização do policiamento ostensivo será testada na Copa e na Olimpíada. Se passar ileso, sem nenhuma catástrofe (e por catástrofe eu quero dizer um segurança privado matar o Cristiano Ronaldo ou o Neymar, porque se for um João da Silva não dá nada), o próximo passo será reformar o estatuto para permitir que os estados contratem empresas do tipo Blackwater para, num primeiro momento, substituir policiais militares em determinadas regiões. Depois, o céu é o limite.

    Aquela "teoria da conspiração" sobre a Globo e a Glock promoverem o desarmamento no Brasil, para depois criar a maior empresa de segurança privada do mundo já não parece tão maluca nesse momento".

    Marcelo de Matos

    Expurgo já! Ave Stalin! Falando sério: sou a favor da segurança privada em delegacias e presídios. Embora sem ter o perfil do cargo, por força das circunstâncias já fui escrivão de polícia. Os policiais concursados, em seus plantões em delegacias, costumam ficar em uma sala do prédio. O certo, a meu ver, seria ficar alguém do lado de fora vendo se não há fuga por bueiros ou escavações na área. Por esse motivo há muitas fugas de presos. Uma empresa privada poderia colaborar vigiando a área externa. Não é a Copa que vai aumentar o contingente de seguranças privados. Esse contingente já é imenso. Os PMs geralmente fazem bico em empresas privadas ou condomínios fechados. Outro dia, na TV, uma mulher disse: Meu mario morreu. Tomou um tiro no bico. Custei a entender, mas, essa é a realidade.

    rodrigo.aft

    Marcelo,

    o problema não é tão simples…
    basicamente, o Estado dá a mão, e depois as empresas "engolem" o braço e o resto do corpo.

    o problema É O CONTROLE RIGOROSO (inexistente no bRAZIL) e
    PARA QUEM VÃO "DADAS" AS EMPRESAS DE SEGURANÇA?
    ("quem" são aquelas pessoas q já parasitam o Estado e a maioria não se dá conta)

    cara, acho q na hora em q colocarem uma "cunha" (uma brecha) nisso, NUNCA MAIS FECHAREMOS A PORTA.
    (ou seja, o Estado perde o controle sobre o privado, como nos eua e na europa).

    rodrigo.aft

    oops: "para quem vão SER dadas…"

    rodrigo.aft

    do mesmo jeito q recomendei o blog do Paulinho para quem gosta de esportes com visão mais crítica,
    recomendo o "Jornal Flit Paralisante" para quem quer uma análise mais crítica da segurança:
    http://flitparalisante.wordpress.com/

Mateus

Como assim? "O projeto da norma, que tramita na Câmara dos Deputados, atendeu a parte dos pedidos da Fifa no que diz respeito à meia entrada para estudantes e direitos do consumidor, mas não suspendeu nenhum diploma legal brasileiro…" Quer dizer que o Governo tirou os sapatos para a FIFA e agora só depende dos Deputados?
Isso me fez lembrar da música "Cidadão" interpratada pelo Zé Ramalho. O operário constroi os estadios enquanto sustenta o filho estudante. Depois de pronto, quer ir ao estadio com o filho pagando meia e o proprio operario, já aposentado, pagando também meia. Dai não pode porque a copa do mundo é só para os que tem dinheiro.
Cada dia que passa to ficando mais grilado com essa copa. Se pelo menos o Teixeira fosse logo condenado.

Lacerda

Não estou entendendo as críticas ao ex presidente Lula ! Será que é um mal conseguir colocar cada vez mais o Brasil na vitrine mundial ? Se pensarmos dessa forma vamos deixar de comprar tv, computador etc, porque gasta muita energia e cansa a vista…Não aconteceu nada, simplesmente a Fifa queria ou quer , e o governo brasileiro já disse que não aceita ! Pronto ! Vocês estão criando chifre em cabeça de cavalo ou vendo pelo em ovo…

Diogo

Quando eu penso em eventos do tipo da Copa do Mundo e Olimpíadas, penso como um evento em que o país que recebe TRABALHA pros turistas se divertirem. Sendo assim, não faria sentido nada disso que está sendo discutido, deixa nas regras da FIFA e pronto.

Afinal, o evento COMPLETO são apenas jogos de futebol, não é como se a população local fosse se beneficiar indo ao estádio.

alicio

Agora aumentou a relação dos ministros lesa-pátria: zé cardoso, bernardo, patriota e orlando silva. Infelizmente! Abra o olho presidenta Dilma

    beattrice

    Essa lista só cresce, mas enquanto o Cardozo Dantas não for pra rua, ou para a Avenida Paulista tomar cafézinho na FIESP, a fila não anda.

    Marcelo de Matos

    Bons tempos aqueles em que os petistas (não sei se é o vosso caso) conseguiam expurgar seus desafetos. Isso ocorreu com Francisco Wefort e Airton Soares, entre outros. Por que será que acabaram os expurgos no PT?

Sr. Indignado

Uma informação ao ministro: em qq estado brasileiro o telefone da PM é 190 (CENTO E NOVENTA). Pode algemar.

Marcelo Fraga

O Governo Dilma é anda bem estranho: fala grosso com os EUA e fala fino com a FIFA.

    beattrice

    O gabinete DILMA NÃO falou grosso com Obama, não mesmo.

    Marcelo de Matos

    Quem fala grosso é a Ângela Ro Ro, a Fafa de Belém, a Ivete Sangalo, a Ana Carolina e a Isabela Taviani. E olha que eu adoro as cinco.

    Marcelo Fraga

    Tome como base o Governo FHC…

Niel

Não vão demorar em pedir para suspender todas as Leis, inclusive a Constituição Federal. Sem contar que o Ricardo Teixeira durante a Copa vai querer ser o presidente do Brasil e, mandar a Dilma ir tirar umas férias. Isso tudo, sem o grande evento mundial nem ter começado. Fiquemos de olhos abertos.

Wanderson Brum

O Sr. Orlando Silva foi presidente do CATeF – Centro Acadêmico dos estudantes de direito da UCSAL-Universidade Católica do Salvador e até de nosso DCE – sempre atendendo a quem interessava atender, hoje o ex-militante estudantil ajuda a apunhalar os estudantes sem a menor cerimônia, a partir do seu cargo e do seu partido PCdoB Ex-esquerda…talvez seja melhor seguir o que disse o imortal Rauzito:

Aluga-se
Raul Seixas

A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!…

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!…

Os estrangeiros
Eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico
Tem vista pro mar
A Amazônia
É o jardim do quintal
E o dólar dele
Paga o nosso mingau…

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está prá alugar
Alugar! Ei!
-Grande Solução!…

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free!
Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar pros outro entrar
Pois esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free!
Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar pros gringos entrar
Pois esse imóvel
Está prá alugar…

Está Prá Alugar Meu Deus!
Nós não vamo paga nada!
Nós não vamo paga nada!
É tudo free!
Vamo embora!

mariazinha

Todos os países são acostumados com as excrescências da fifa e acatam suas alucinações; aqui, NO BRASIL, esse asssunto esta o maior auê, coisa de gente que não esta acostumada a receber amantes dessa natureza. Os brasileiros nem sabem o que significa um evento dessa magnitude; já começa a ficar estranho falar mal da Copa. Será que ninguém sabia que fifa é uma prostituta velha, caquética e cheia de chiliques? Essa tal fifa aí, sempre foi assim, mal afamada e gosta de aparecer; quero ver como fará agora que a grana anda curta para ela se vestir de ouro e diamantes. Quem vai sustentar essa velha cheia de vontades e que gosta de dinheiro e poder, já que todos os costumeiros e velhos amantes estão na pior?.

    Marcelo de Matos

    É isso aí Mariazinha. Tem gente que quer dar bandola na área do porto de Santos sem ser fotografado.

josaphat

Enquanto isso escolas caem aos pedaços e dá-se porrada em professores.

Jason_Kay

"PS do Viomundo: Como notou o Daniel S. Barros, que me sugeriu o assunto, é inacreditável que um ministro de Estado brasileiro aceite discutir as questões nestes termos. Lamentável."

Quem aceita dialogar nesses termos é o governo, não um ministro isoladamente.

Se há "negociação", ela existe com autorização do Planalto.

Orlando Silva sozinho não negocia nada.

Fran

Essa fifa é uma entidade mafiosa,faz do futebol um negocio de compadres.Como o governo deixa esses mafiosos fazerem isso?Quero ver agora,aguentar essa imprensa q só quer um pé p/ falar.e dessa vez com razão não?

Marcio H Silva

Estas coisas já eram conhecidas, sim. A Alemanha fez a copa do seu jeito. Mas a Alemanha é pais europeu e maior economia do continente. Na África do Sul se eles não baixassem o preço dos ingressos os estádios iam ficar vazios. Viram isso 30 ou 60 dias antes e baixaram os preços para os sul africanos encherem os estádios.
Não tem que mudar lei nenhuma para a FIFA. A Presidenta tem que ser durona com eles, afinal o Brasil sempre foi o país mais importante da copa, ganhamos cinco e todos querem ver o Brasil jogar. Copa sem Brasil não tem graça.

    Renato

    Eu não sei se o Brasil é o país mais importante da Copa. Ganhou 5 copas do mundo? E daí, o Uruguai ganhou duas copas do mundo e nas últimas 5 copas, deixou de participar e nem por isso a copa perdeu a importância. Na última copa, Itália e França, ambas campeãs do mundo foram eliminadas na primeira fase e mesmo assim a copa não perdeu a importância. Na realidade perdeu para os torcedores daquele dois países.
    Se o Brasil não se classificar para um copa do mundo não será o fim da copa. Pois a copa do mundo não precisa do Brasil.

Eudes H. Travassos

A Fifa pediu ao governo brasileiro que, durante o período de realização da Copa do Mundo no país, em 2014, suspendesse o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do Idoso e o Estatuto do Torcedor.

E porquê a Fifa não vai tomar n…………

Maria Ferreira

Este pessoal da Fifa estão pensando que o Brasil é a "casa da sogra".

    JoaoP

    Da sogra não, do Teixeira e da Globo…

    beattrice

    Lamentavelmente tem fundamento achar que é do Teixeira e da GLOBOPE, enquanto o futebol não for democratizado, na execução e na transmissão.

Guanabara

Suspende Estatuto do Idoso, o do Torcedor, depois, o que mais? Lei Áurea? Constituição? Dizer que esses são os termos para a Copa ser aqui, e que "já eram conhecidos" é coisa de porco chauvinista. Nenhuma instituição internacional pode impor mudanças às leis de um país e ainda condicionar a realização de uma evento esportivo a essas mudanças. Isso fere a soberania, e a turma que acha que isso é "herança maldita" ficou acostumada a ver ministro de estado tirando os sapatos pra entrar em países estrangeiros. Isso, sim, lamentável.

Alguém

É o futebol da elite mundial para a elite mundial.

José Manoel

Esse ministro é outro que já devia ter sido defenestrado há tempo!!!!!

    beattrice

    É uma fila, quem encabeça é o DANTAS CARDOZO, enquanto ele não sai, a fila não anda, infelizmente.

    Marcelo de Matos

    No PT não tem havido expurgos ultimamente. Será que ocorrem em outros partidos? Pelo menos nos tempos do camarada Stalin eles eram frequentes.

marcio_cr

Não era o PSDB que obedecia os interesses dos governos internacionais?

Sinceramente, copa e olimpíada foram um dos maiores erros do Lula.

ZePovinho

Nós não precisamos dessa bosta de Copa do Mundo.

    Jason_Kay

    Ué? Mas essa nao era mais uma "conquista" do lula?

    Tenho certeza que voce foi um dos que comemorou a escolha do Brasil como sede da copa, agora vem com "mimimi".

    ZePovinho

    Para seu engano,Kelly Key,eu nunca comentei a esse respeito porque me afastei do futebol desde os anos 80,quando a iniciativa privada começou a destruir o futebol brasileiro.
    Eu ia muito no Maracanã,com meu velho,para ver o Vasco jogar.Isso em 1982/83 até 85/86 quando as empresas se apossaram do futebol e começaram a combinar o resultado dos jogos usando arbitragem.
    Portanto,mulher,reduza-se à sua insignificância.

    rodrigo.aft

    BOA, ZÉ!!!

    comecei a falar isso desde q começou o movimento lobbysta para "SENSIBILIZAR" autoridades brasileiras para tal fim.

    essas macro promoções são só cortina de fumaça enquanto batem nossa carteira.
    TUDO PLANEJADO METICULOSAMENTE PARA SURRUPIAR DINHEIRO PÚBLICO!!!

    lógico q dá pra fazer macro promoções ser levar dinheiro público, mas como temos baixo nível organizacional e baixa mobilização social para fiscalizar, é muito fácil levar "nóis" no bico…

    faço, de novo, um lembrete para quem gosta de esportes, mas com uma visão crítica:
    http://www.blogdopaulinho.net/

    .se sua provedora de internet bloquear o endereço, use:
    http://anonymouse.org
    .e digite o endereço do site do Paulinho no http://anonymouse.org

    vlw!

    ZePovinho

    Quem viu a seleção de 1982 jogar,escuta o que Romário anda dizendo.O futebol está a maior esculhambação.
    Eu sou vascaíno,mas nem em São Januário fui mais.Perdeu a graça.
    A copa de 1998 o Brasil deu para a França,porque os negócios eram muito promissores para a CBF e FIFA.
    O Flamengo ganha muita jogo com arbitragem viciada.Tudo máfia imunda.
    O governo não pode mais voltar atrás,mas o prejuízo pode ser menor se a gente ficar dununciando esses bandidos que são donos do futebol brasileiro.

    Roger

    Pois é, é por isso que nem dou bola para futebol.

    Há alguns anos,voltei a me entusiasmar pelo Flu, quando então assistir ele perder a chance da libertadores. Quando o jogo tinha terminado, uma ordem judicial a favor do Branco, da diretoria, teria penhorado a bilheteria do Flu.

    Aí ouvi várias coisas (como nao entendia nada mesmo, fiquei na mesma): uns diziam que o Branco era um vacilão por ter feito isso e ainda participar da diretoria do Flu, outros amigos me disseram "nada disso, a diretoria do Fluminense é que tava sacaneando o cara", e por aí vai. Entendi menos ainda.

    Mas uma coisa me saltou aos olhos: só o torcedor e os jogadores que ainda não têm fama, se preocupam com o futebol, com a paixão, com a garra, com a vitória.

    O resto (Clubes, diretorias, grande parte das "estrelas") só quer dinheiro, política, mais dinheiro, patrocínio, dinheiro, merchandising, mais e mais dinheiro. O clube que se f… O torcedor que se f…

    Sr. Indignado

    Essa copa do mundo tá saindo uma carne de pescoço. Tá na hora da seleção ser Brasileira e não "for Brazil".

Klaus

Nada disto era desconhecido quando o Brasil se candidatou a sediar a Copa, foi apenas oportunamente omitido. Valia mais o oba-oba da Copa no Brasil. Em 2016 teremos Olimpíadas no Rio. Lá por 2015, veremos notícias como esta , com todo mundo "surpreso" com as exigências do COB.

P.S. Se ficar valendo a meia entrada pra "estudante", a UNE vai bombar na "venda" das carteirinhas.

Fernando

Quando um país concorre ele está de acordo que isso aconteça.

Copa e Olimpíada, as heranças malditas do bom presidente Lula.

    Antônio Carlos

    Fernando, quando se quer falar mal de alguém sempre se acha um jeito. Se a Copa do Mundo e a Olimpíada não viesse para o Brasil, o Lula seria chamado de incompetente por não ter trazido tais eventos mas, como ocorreu o contrario procurasse outros motivos. Mas, pelo visto tem gente ficando a favor da FIFA mandar ou desmandar aqui no Brasil só opara ter motivos para se criticar o Lula!!!!! Oh país de vira lata!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também