Tereza Campello: 98% dos brasileiros comem três refeições por dia

Tempo de leitura: 2 min

Tereza Campello

Foto: Rose Brasil/MDS

por Conceição Lemes

Nessa terça-feira 16,  ao divulgar em Roma,  o seu relatório global,  a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) trouxe uma ótima notícia para o Brasil. Saímos do Mapa Mundial da Fome. Um fato histórico.

De 2002 a 2013, 15,6 milhões de brasileiros deixaram a condição de subalimentados, uma redução de 82%.

Não é à toa que o Brasil é destaque no relatório da FAO de 2014 (na íntegra, em inglês abaixo). O relatório mostra que o Brasil continua sendo um dos países com maior progresso no combate à fome e cita a criação do programa Fome Zero, em 2003, como uma das razões para o progresso do País nessa área.

“É o reconhecimento de uma decisão política muito firme de combate à fome, problema que durou séculos no Brasil”, diz ao Viomundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. “A fome deixou de ser um problema estrutural no país.”

“É o resultado de um conjunto de políticas públicas que cuidaram do aumento da renda das famílias mais pobres, como a valorização do salário mínimo e o Bolsa Família”,  avalia a ministra. “Também é resultado do aumento da disponibilidade de alimentos no país, com investimentos crescentes na agricultura familiar.”

A própria FAO reconhece isso. Em seu relatório, ela salienta os fatores que contribuíram para o sucesso:

Aumento da oferta de alimentos. Em 10 anos, a disponibilidade de calorias para a população cresceu 10%.

Aumento da renda dos mais pobres com o crescimento real de 71,5% do salário mínimo e geração de 21 milhões de empregos.

Programa Bolsa Família, que atende 14 milhões de famílias.

Merenda escolar, que alimenta 43 milhões de estudantes de escolas públicas todos os dias. É mais do que toda a população da Argentina.

Governança, transparência e participação da sociedade, com a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

“Atualmente, a fome é um fenômeno isolado, existe ainda em pequenos grupos específicos. Chegamos a um percentual de 1,7% de subalimentados no Brasil. Isso significa que 98,3% da população brasileira tem acesso a alimentos e tem segurança alimentar”, ressalta a ministra.

Segurança alimentar é a garantia de a pessoa ter acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Em bom português: a garantia que todo cidadão se alimente três vezes por dia, ao menos.

“Não ficaremos plenamente satisfeitos enquanto um único brasileiro passar fome, por mais que o percentual de subalimentados tenha caído”, frisa a ministra.

Ela completa: “Nos últimos três anos, 1,35 milhão de famílias extremamente pobres, invisíveis à ação do Estado, foi localizada pelas equipes do Busca Ativa, incluídas no Cadastro Único e já se beneficiam do Bolsa Família. É um esforço que deve continuar, com o apoio dos governos estaduais e das prefeituras”.

   Relatório de Insegurança Alimentar No Mundo — 2014 by Conceição Lemes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Os fascistas da oposição ao Brasil continuam no firme propósito de reduzir para uma; num tremendo exagero, uma e meia.

Gerson Carneiro

Ai Tereza Campello… Vamos pro IPVA?

Jose Mario HRP

Quem está se importando se comemos melhor e há mais pessoas comendo e quase ninguém dos que passam fome no mundo seja brasileiro?
EU QUERO votar na Marinara porque quero mudanças!
Quero mudanças do meu apt. de 02 quartos para uma cobertura na Ponta da Praia, aqui em Santos, quero grana no bolso pra comprar um baseado grandão, gastar na churrascaria e curtir by night!
PORRAlouquices fora, a turma que vota na doce fadinha da selva é bem assim:
controvertida.
Descolados, transgenicos, hipsters, enevoados, para ludicos, devaneanicos,teluricos abissais, onanistas cerebrais, e quem mais quiser!
Um grande e exentrico exercito Brancaleone!
E depois……..????????

O Mar da Silva

Ontem, conversava com algumas pessoas adultas ‘escolarizadas’, detentoras de smart phones, com acesso à internet, jornal impresso e à tv a cabo. Em uníssono, diziam votar contra o PT por tudo que elas sabiam da ‘realidade’ que as cerca. As pérolas foram que a fome e o desemprego no Brasil eram gigantescos. Principalmente no Nordeste.

Eu disse que não concordava e pedi para que elas me explicassem porque pensavam daquela forma. A resposta foi que a corrupção estava no PT – um discurso quase messiânico – e que a fome estava por todo canto. Fonte? A realidade delas.

Olhei para o jornal do dia sobre uma cadeira perto da nós que tinha o anúncio da FAO, com o destaque para o Brasil (e para o PT), e pensei que nem a realidade conseguiria fazê-las mudar de opinião.

Estou lendo o livro A História do Medo no Acidente, de Jean Delumeau e pensei como a falsa impressão persiste para muitas pessoas sobre a realidade.

No caso concreto, como a mídia conseguiu alimentar e distorcer a realidade. E pior: como o governo não faz nada para, ao menos, atenuar esse fato.

M. Pozzato

A Revista Época também publicou, e o JN ontem noticiou essa grande conquista. Sem nenhum mas, porém, ou negativas do gênero.

Trata-se de assunto, “a fome”, que, primeiro, deve ser considerado com seriedade, acima de disputas políticas ou de polêmicas; segundo, porque se trata de números da FAO, uma Organização da ONU, divulgados através do MAPA DA FOME.

Atualmente, diferentemente do que sempre foi, a prosperidade do país é compartilhada por aqueles que nunca participaram, não somente os que estavam na faixa da miséria, hoje reduzidos em 75%, mas também por grande parte da pobreza, hoje elevada à condição de Classe C, num contingente de 20 milhões de pessoas. Tal quantidade de brasileiros tem finalmente melhor condição de existência humana, com três refeições diárias, renda mínima para sobrevivência e acesso à casa própria.

Mas, ainda faltam 16 milhões.

Marcio S. Pozzato

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2014/09/brasil-reduz-pobreza-extrema-em-75-diz-fao.html

FrancoAtirador

.
.

Reinaldétes do Império da Banânia

e MariNécos do Reino do BriZilistão

dizem que o PT aparelhou a FAO na ONU.
.
.

Francisco

Dilma não vai entrar em cadeia nacional. Nem ela e nem a Ministra, tenho certeza.

Por não entrar em rede nacional todas as vezes em que realizou feitos históricos é que o PT é hoje presa do desconhecimento total dos méritos do que fez no Poder.

Errou, erra e continua a errar.

Sair do mapa da Fome era motivo para feriado nacional!

Vlad

Legal.

E mais legal ainda é que , por pura coincidência, este foi um fenômeno global, onde todos os subdesenvolvidos reduziram significativamente a pobreza:
http://bread.typepad.com/.a/6a00d8341d945753ef01a73db638c2970d-500wi

Mas certamente foi por obra do PT. O efeito China não tem nada a ver com isso.

Na verdade, o PT reduz mesmo a fome de todo mundo. É tanta corrupção que faz a gente perder o apetite.

    Pedro II

    Por falar em corrupção senhor Vlad, agradeça ao PT, Lula e Dilma por tê-la conhecido e saber que existe, pois antes disso pessoas como senhor que infelizmente representa grande parcela da população brasileira sequer sabiam que a palavra existia e muito menos o que significava. Viva o Lula e o PT que mudou o ” Quartel de Abrantes”a partir deles este país jamais será o mesmo !!!

    Vlad

    Pedrinho, meu jovem Senhor imperador.
    Não seja mais um honorável papagaio imperial.
    Desde que eu me entendo por gente, corrupção brava mesmo começou com a construção de Brasília.
    E a partir daí foi se especializando, culminando na bandalheira que está hoje.
    E o que sabemos de falcatruas, é graças à Polícia Federal que não se pôs de quatro perante o ministrinho da justiça…sim aquele que foi interceder pelo Maluf na Interpol e pela Dilma no TCU.
    Ademais, de que adianta reclamar da corrupção do companheiro Sarney, do companheiro Collor ou do príncipe das privatizações?
    O incêndio a apagar é o que está em curso, não o que aconteceu há 15 ou 20 anos.

Léo

A mídia da pouca ou nenhuma importância para essa divulgação. Preferem usar o funcionário de carreira da PETROBRAS (quem desconfiaria de alguém que trabalha tanto tempo em uma estatal?).
O governo Dilma, tirou milhões da extrema pobreza, outras milhões melhorando de vida, pobres estudando. Isso ninguém diz.

    leprechaun

    Tirar milhões da pobreza extrema é muito importante embora seja uma tendência mundial devido a superprodução da indústria agro-química que ao mesmo tempo que tira da miséria envenena a população com uma série de substâncias cancerígenas. Mas dizer que os pobres estão estudando é uma falácia, ou depende do que vc considera estudar, se estudar for igual ir à escola, sim. Caso contrário ou diferente disso, negativo.
    Um dos efeitos colaterais das medidas assistencias é o abandono total da escola pelos pobres, eu sou professor da rede pública e vejo isso todos os dias e todos os anos. E está cada vez pior, a escola progressivamente tornou-se uma creche para adolescentes. Segundo um aluno meu, “tudo vem fácil, professor, pra que eu vou estudar?” Diagnóstico preciso, nenhum educador poderia fazer melhor. Qual será o efeito disso, sei lá, mas se como muitos iluministas do século XXI ainda que acreditam que educação é a chave do desenvolvimento, estamos perdidos. Dos meus alunos, 90% são analfabetos funcionais, não conseguem resolver uma conta com vígula no terceiro ano do ensino médio, muito menos ler um texto simples.

    Renata

    Boa fala. Eu vivo contestando algumas resoluções de dar espelhinhos aos índios do nosso país. Balançam na nossa frente propaganda feita as custas das nossas necessidades imediatas, urgentes, vitais. A crueldade da política. Enquanto isso nada de educação. Educação leva ao pensamento. E que governante neste país gostaria de um povo tão perigoso?

    Fabricio Azevedo

    Bom, se 90% dos seus alunos são analfabetos e você é o professor… Quem é o incompetente ???

Deixe seu comentário

Leia também