Mauro Santayana: Lula, doutor em política e sabedoria

Tempo de leitura: 3 min

Coisas da Política

De olhos opacos no turbilhão do mundo

por Mauro Santayana, no JB

O engenheiro baiano José Carlos Aleluia enviou carta ao Reitor da Universidade de Coimbra, protestando contra a concessão do título de Doutor Honoris-Causa ao operário Luis Inácio da Silva, que, com o apelido afetivo de Lula, presidiu ao Brasil durante oito anos. Sem mandato, Aleluia mantém contatos com seus eleitores, mediante um site na Internet.

Ele foi um oposicionista inquieto, ocupando, sempre que podia, a tribuna, no ataque ao governo passado, dentro da linha sem rumo e sem prumo do DEM. Aleluia considera uma ofensa às instituições acadêmicas o título concedido a Lula, e faz referência elogiosa à mesma homenagem prestada ao professor Miguel Reale. Esqueceu-se, é certo, de outros brasileiros honrados pela vetusta universidade, como Tancredo Neves. Não é preciso conhecer a teoria de Freud para compreender a escolha da memória de Aleluia.

O título universitário é, hoje,  licença profissional corporativa. O senhor Aleluia está diplomado para exercer o ofício de engenheiro. A Universidade o preparou para entender das ciências físicas, e é provável que ele seja  profissional competente, tanto é assim que ministra aulas. O título universitário certifica que o graduado estudou tal ou qual matéria, mas não faz dele um sábio. O conhecimento adquirido na universidade é importante, mas não é tudo. Volto a citar, porque a idéia deve ser repetida, os versos de um escritor mais identificado com a direita do que com a esquerda, T.S. Elliot, nos quais ele mostra a diferença entre ser informado, conhecer e saber: Where is the wisdom we have lost in knowledge? Where is the knowledge we have lost in information?

O título de Doutor Honoris-Causa, sabe bem disso o engenheiro Aleluia, não é  licença profissional, mas o reconhecimento de um saber, construído ao longo do tempo, tenha o agraciado ou não freqüentado a universidade. O papel da Universidade não deveria ser o que vem desempenhando – o de conferir certificados de preparação técnica -, mas o de abrir caminho à busca do saber. O Senador Christovam Buarque, com a autoridade de quem foi reitor da UNB, disse certa vez que a Universidade ideal será aquela que não expeça diplomas.

Lula, com os seus defeitos, e não são poucos, é um doutor em política. Um chefe de Estado não administra cifras, não faz cálculos estruturais, não prolata sentenças, nem deve escrever seus próprios discursos. Cabe-lhe liderar os povos e conduzir os estados, e isso dele exige muito mais do que qualquer formação escolar:  exige a sabedoria que desconfia do conhecimento, e o conhecimento que se esquiva das informações não confiáveis.

A universidade é uma instituição relativamente nova na História. Ela não foi necessária para que os homens, com Demócrito, intuíssem a física atômica; com Pitágoras e Euclides, riscassem no solo  figuras geométricas e delas abstraíssem os teoremas matemáticos; e muito menos para que Fídias fosse o genial arquiteto e  engenheiro das obras da Acrópole e o escultor que foi. Mais ainda:  as maiores revoluções intelectuais e sociais do mundo não dependeram das universidades, embora nelas se tenham formado grandes pensadores – e sua importância, como centro de reflexões e pesquisas, seja insubstituível. O preconceito de classe contra Lula sela os olhos de Aleluia e os torna opacos.

Solidário o meu autodidatismo com o de Lula, quero lembrar o grande escritor norte-americano Ralph Waldo Emerson: um talento pode formar-se na obscuridade, mas um caráter só se forma no turbilhão do mundo.

É no turbilhão do mundo que se forma o caráter dos grandes homens.

Leia aqui a justificativa da Universidade de Salamanca para dar a Lula o título de doutor.

Leia aqui a íntegra da carta do ex-deputado Aleluia à Universidade de Coimbra, protestando contra o título dado a Lula.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rodrigo Vianna:Folha e Globo querem lulismo sem Lula! | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui o excelente artigo de Mauro Santayana: Lula, doutor em política sabedoria   […]

Maria Helena

Alguém já googou o senhor Carmen Leporace para saber de onde vem tanta arrogância? será ele um luminar de nossas letras? um cientista renomado? tem trabalhos publicados? seria ele um ilustre embaixador talvez ocioso na carrière? já demonstrou capacidade política ou de gestor para tentar desmerecer tanto uma pessoa que o mundo inteiro respeita e homenageia? Eu não vou perder tempo com ele, apenas deixo aqui minhas impressões.

Sebastião Medeiros

Qual é a diferença entre o José Carlos Aleluia e o Jair Bolsonaro?

    Pitagoras

    A mesma existente entre um imbecil e um energúmeno.

Pedro Silva

Da forma como o articulista escreve, parece que Lula nem precisava do título de doutor honoris causa; ou melhor, que estaria acima de qualquer conhecimento originado nas universidades. É lamentável este desprezo pelo conhecimento científico, lamentável. Se Lula é agora, de fato, doutor em Política, sua tese de doutoramento só pode ter sido o mensalão. Com uma banca de defesa composta por Delúbio, Zé Dirceu, João P. Cunha e Silvinho Land Rover, não há dúvida de que foi aprovado com louvor.

    Ramalho

    Sob a ótica pequeno-burguesa, um bom político – isto é, um político digno do título de doutor honoris causa que, veja bem, nada tem a ver com doutorado acadêmico convencional – um bom político, repito, seria, por exemplo, … deixe-me ver …. estou pensando …., ah, talvez Carlos Lacerda, o que você acha? Ou melhor seria FHC, ou Serra, ou Estelita Guerra (o "Estelita" deve ser homenagem a "Stela"), ou Jânio? Getúlio Vargas, ou Lula, obviamente, nem pensar.

    Contudo, quando se põe de lado preconceitos de classe e moralismo pequeno-burgues barato, golpista e oportunista, ao se ver os resultados líquidos concretos, tanto do governo Lula quanto do de Getúlio, vis-à-vis os resultados líquidos concretos produzidos nas gestões dos demais políticos mencionados, preferidos estes dos pequenos-burgueses e assemelhados, chega-se à conclusão inescapável de que os dois, Lula e Getúlio, são, por muito, os melhores políticos que o país já teve, e que a diferença deles em relação aos demais é abissal: diante deles, os outros não passam de anões, sem qualquer menosprezo aos anões.

    Em verdade, a venerável Universidade de Coimbra, como outras ao redor do mundo, foi felicíssima na escolha, coisa que você não compreende, pois não tem a menor noção do que seja a honraria. Tem mais, para aumentar o desespero que você evidencia no comentário, saiba que Lula pode usar a abreviação "Dr. h. c. mult.", direito que muito pouca gente no mundo possui, e que, certamente, você não tem. Chato não? Mas console-se, não é só você quem está a se roer pelos cantos, tem muito mais gente arrancando as calças pela cabeça, veja Aleluia.

    Mas esperar de vocês, o quê? A inveja – mormente quando associada à ignorância – é realmente uma dejeção, logo…

    SILOÉ

    E nem precisava mesmo!!! Pois o maior reconhecimento lhe foi dado pelo seu povo: Com o maior índice de aprovação de todos os tempos.
    Com certeza sua tese de doutorado em política e com louvor. Foi o MENSALÃO.
    Só mesmo com muita visão, muita dignidade, muita sabedoria e determinação, para se livrar dessa arapuca tão bem armada pela oposição com Daniel "Mendes" e cia no comando, com aquela dinheirama toda, só pra manter o benéfico status-cor anterior.
    Realmente foi muito difícil sair ileso desse golpe sórdido. Daí o título e com louvor.
    E não se esqueça: Foi o LULA quem determinou a apuração dos fatos pela PF, mesmo que tivesse que cortar na própria carne, diferentemente dos seus antecessores que varriam tudo pra debaixo dos tapetes.

SILOÉ

Diante dos seus títulos e do alto índice de aprovação do governo da DILMA, a oposição enfurecida vai agora pegar pesado com o escândalo do MENSALÃO, a arapuca que quase deu certo.
O PIG e os DANTAS da vida estão que nem pinto no lixo, tentando respingar no LULA toda essa sujeira.
Essa era a oportunidade que eles estavam esperando para DESCONSTRUIR tudo de bom que foi feito até agora.
Eles não se conformam de terem perdido as mamatas, e vão vir com tudo.
Pra eles é vida ou morte, é um complô, temos que estar preparados, pois essa é a nossa guerra sem armas mais cheia de golpes baixos, mentiras, conluios, conspirações,etc… tão suja e violenta, quanto as do Oriente Médio.
Aqui o que está em jogo é continuidade das nossas conquistas, é a nossa dignidade é a nossa soberania.
Mais do que nunca temos que estar atentos e preparados.

    Klaus

    O relatório é da Polícia Federal, não é do PIG. Quer uma peneira para se proteger do sol? Este relatório da PF vai ficar escondido no PIG.

    SILOÉ

    Eu sei que o relatório é da P.F., mais com certeza ele será destorcido, manipulado, alterado etc…por essa mídia corrupta que não quer largar o osso.
    Sei também que muitos do PT foram envolvidos nessa trámoia e teram que pagar por isso.
    Só que eles não falam, que essa era a prática usual e rotineira de longa data.
    Armaram essa arapuca para desestabilizar o PT o que conseguiram, e destituir o Lula do poder, no que foram frustrados.
    Agora o alvo é quebrar a continuidade de governo: descontruindo o que foi feito .
    Um exemplo disso são as paralizações das obras das Hidrelétricas pela reações (incitadas por terceiros), dos trabalhadores às condições desumanas de trabalho, condições essas impostas pelas "maiores empreiteiras" do Brasil, sem a devida fiscalização dos sindicatos compactuados numa orquestração facilmente detectada.

maria benedita

A diferença entre o ex-presidente Lula e esse senhor que enviou a carta está no histórico de cada um. Quem quiser que os compare. Um abraço.

marcos faustino

carissimos a muitos anos tento sem sucesso,oter melhor esclarecimento do autor desta materia ,sbre uma opinião a respeito da irmã Dority,mas não se consegue fazer contato com o mesmo,a tal opinião é de assutar,o Mauro fralou como se bosonalro fosse.

Carmem Leporace

Afinal, Lula vai dar aulas em que universisade mesmo???

Afinal, pra ser serve esse honoris que eu descobri que até o Muamar Kadafi (Meu irmão e meu líder perfumado kkk), tem???

Brincalhões mesmo viu rapaz….

    Jorge Silveira

    Sua ignoirância chega a ser ESTUPENDA Carmem… Você por acaso leu o texto? Entendeu para que um título de reconhecimento serve?? "O título de Doutor Honoris-Causa, não é licença profissional, mas o reconhecimento de um saber, construído ao longo do tempo, tenha o agraciado ou não freqüentado a universidade." Entendeu ou quer que desenhe? Ele não vai dar aula em nenhuma faculdade. Para que? Ele ganha mais de 200.000,00 por palestra. Mais que o dobro de seu adorado FHC…

    edv

    Certamente não será na "SorboRne" do seu Carmen, certo?
    Aliás ele já dá aulas há tempos na Universidade do Planeta, onde tem dezenas de reconhecimentos de líderes e instituições do primeiro, segundo e terceiro mundo, o que deixa muitos doutores e não doutores com urticária.
    Seu problema pode ser resolvido em qualquer farmácia…

    SILOÉ

    Já sei: Você leu o texto acima mais não entendeu, não é???
    Teve bloqueios? tudo bem!!! Não tem problemas.
    Ler de novo, bem devagarinho, parágrafo por parágrafo, mesmo assim se tiver dificuldades, é só nos perguntar que a gente lhe explica, tá!!!
    Não precisa ficar com vergonha, estamos aqui pra lhe ajudar, ok!!!
    Abraços.

    lucia

    Prezada Carmem
    Inteligência, sabedoria e o verdadeiro conhecimento não se adquire em universidades, aliás , êste país está cheio de bacharéis analfabetos funcionais. O DR Lula já me ensinou muitas coisas e a boa parte do povo brasileiro livre de preconceitos.
    Não tenho dúvida de que sua história constitui uma demonstração abundante de saber político. seu governo foi uma lição de como governar para toda a população e de forma inclusiva.
    Minha cara, esqueça os bancos escolares e comece a refletir sobre a realidade que a cerca. Leia , evite os preconceitos, principalmente pare de assistir a globo . Pense

bentoxvi-o santo

AZENHA.

Sou fã do Santayana…só pega na vêia…e faz gollllllllllllllllls de craque…mais um de bicicleta…………………e de fora da área…

dukrai

gênios, assim nomeados hoje porque acumularam riqueza e poder, como Bil Gates, dono da Microsoft, foi até o 3º ano em Harvard, Steve Jobs largou a faculdade no primeiro semestre e é dono da Apple, Mark Elliot Zuckerberg criou o Facebook quando era estudante universitário e o falecido Zé Alencar tinha o 2º grau completo. Já o Vampiro Brazileiro deu linha em 64 e largou a faculdade, mas diz que é economista. quem não precisa não inventa e nem aumenta.

Carmem Leporace

José Serra (PdD em economia por Cornnel) e Fernando Henrique são doutores porque estudaram, e não por favor de ninguém.

Tchau progressistas…

Quando Lula começa a dar aulas em Sorborne???

    edv

    Estudaram…
    Mas não aprenderam…
    Sequer para fazer o que um "analfa" fez…
    E nào confunda favor com conhecimento…
    De duas universidades…
    Para a mesma pessoa!…
    Mais importante do que dar (algumas poucas) aulas a algumas dezenas na Sorbonne…
    É levantar um país de muitas dezenas de milhões…

    Esse seu Carmen…

    (PS: Quem será que deu residência e pagou a CorNeLL para um "líder" estudantil de "esquerda" da AL?

    Carmem Leporace

    Lula é a continuação do governo FHC.

    Não mudou nada, nem poderia, é um completo incompetente mesmo.

    Pior de tudo que ele seguiu 100% tudo o que combateu.

    Lula é uma farsa rapaz, fala uma coisa e faz outra.

    Sem essa, não estás falando nem com pelega e nem com bolsista.

    edv

    É, seu Carmen:
    Tirando todos os resultados positivos de Lula contra todos os negativos, desastrosos e nefastos de FHC, não mudou "nada", né?
    Questão de objetivos e resultados.
    Orientados à nação, claro…
    Supondo que fosse a "continuação", então só pode ter sobrado competência!
    Um dia vc vai entender isso. Vc é esforçado…

    edv

    corrigindo: …favor com REconhecimento…

    Luiz Clete

    serrágio e os porquinhos espirradores e sua aula magna de porcentagem. fhc mandou esquecer o que ele escrever, logo, o que lecionou e portanto esqueceu ele mesmo o que aprendeu. Do que valeu tanto estudo se é para esquecer na primeira oportunidade?

    SILOÉ

    São tantas as solicitações de palestras, que infelizmente ele não vai ter tempo.

O_Brasileiro

Lula não precisa do título de doutor!
O Lula é o Lula, muito maior do que um título acadêmico que enfeita currículos e salas!
O que a pseudo-elite intelectual não quer é perder um status concedido muitas vezes na forma de privilégio, pensando ser melhor do que é por causa de um pedaço de papel.

P.S.: Sou doutor (strictu sensu) e sei que o doutoramento apenas qualifica quem o tem como pesquisador e, ou também, como especialista num assunto específico. Mais vale o memorial, ou seja, "o conjunto da obra" do profissional do que seu simples doutoramento, que é uma etapa!

Luiz Clete

O vômito verborrágico do sr. aleluia-que-não-foi-eleito, no proporcionou esse texto quebra-espinha. Muito Bom mesmo. Como disse Buda: mais vale uma grama de prática que uma tonelada de teoria.

fátima mattos

Lula doutor?Eu já sabia.Poltica e sabedoria tem de sobra.M0rra de inveja FHC e Zé CHIRICO.

Klaus

Aleluia falou besteira. Qualquer Zé-mané ganha um título destes. FHC recebeu o seu em 1995.

    Carmem Leporace

    Até o Kadafi tem… fiquei sabendo que até o Kadafi é doutor em política e sabedoria.

    Baboseira completa…

    edv

    E nem assim tão facinho, vcs conseguem os seus?!

    Jose Alberto SSA BA

    Falando na sabedoria que emana da Carmen que tal ELA nos dar uma aula sobre o "BOIMATE"?
    Sinto que ela bebe toda semana de uma fonte segura de BABOSEIRAS COMPLETAS.

    SILOÉ

    Então vai lá e vê se você consegue.

fátima mattos

LULA doutor! Eu já sabia.Politica e sabedoria ele tem de sobra.

Fabiano Araujo

O protesto de Aleluia reflete apenas sua visão elitista e preconceituosa. É lamentável. O fato de alguém frequentar uma Universidade não o torna sábio. Na realidade, é a experiência vivida e a reflexão daí advinda, que transforma um a pessoa em um sábio. Gorki, um dos maiores escritores do século XX, disse certa vez: "minha universidade foi a rua". Sou professor, e conheço muita gente com formação na área técnica que nunca leu um livro de filosofia ou de política ou de sociologia. Seu conhecimento (quando o tem !) restringe-se à sua formação específica; quando muito vê a árvore mas é incapaz de ver a floresta. Conheço dezenas de pessoas com formação universitária que não consegue formular um pensamento original.

    Luís

    E para que serve sociologia e filosofia? Além, claro, para aprender um monte de palavras difíceis e para fazer discursos cheios de palavras rebuscadas que não dizem absolutamente nada.

    Pedro1

    E deixaram a Grécia às portas de uma Revolução Industrial antes de Cristo. É, não servem para nada…

    Luís

    E aqui no Brasil tanto filósofos como sociólogos quase ferraram (na verdade, eu queria dizer outra palavra que começa com F) o país.

    É, realmente, os dois são muito importantes. Desculpa aí.

edv

Este evento do Aleluia (aleluia!…) exibe claramente que este pessoal não sabe distinguir conhecimento (formal) de sabedoria, de inteligência (e olha que há várias delas), de experiência, e até de caráter.
Acham que um analfabeto (que não é o caso) tem que ser, necessariamente, burro!
Este pessoal me parece REALMENTE acreditar que Lula é um "apedeuta", um estúpido, porque não estudou como eles (puderam).
Mostram apenas a mediocridade de pessoas que tiveram oportunidade de aprender…
E nem isso conseguiram…

mello

O texto de Santayan assemelha-se à resposta dada por Dilma á agripino, no Congresso, sobre pretensa mentira. Lições, essa como aquela, para as duas nefastas figuras jamais esquecerem.

Ramalho

Ler Santayana é sempre um prazer e é, também, oportunidade de aprender.

Julio Cesar

Uau! Super, hiper, mega sábio!
Parabéns!

Deixe seu comentário

Leia também