Maria Inês Nassif: Um modelo partidário trazido do atraso

Tempo de leitura: 4 min

Um modelo partidário trazido do atraso

Qui, 16 de Setembro de 2010 14:59

Por Maria Inês Nassif, no Valor Econômico

A “mexicanização” do quadro partidário brasileiro é um debate a ser colocado em devidos termos. A ameaça de que o PT, depois das eleições de outubro, se transforme num Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o México de 1929 a 2000, é apresentada como “denúncia”. Isso é, no mínimo, um equívoco.

A questão merece ser tratada criticamente por todos os atores do cenário político, sob pena de a eleição consolidar, de fato, e por um bom tempo, um único partido com condições de acesso ao poder pelo voto.

Essa perspectiva está colocada não porque o PT trapaceou, mas porque a oposição acreditou demais no seu poder de influenciar massas via convencimento das elites.

É uma estratégia medíocre de ação política, num mundo onde o acesso à informação tem aumentado e ao mesmo tempo saído da órbita exclusiva da influência dos grandes grupos, e num Brasil onde um grande número de cidadãos-eleitores deixou a pobreza absoluta, outro tanto ascendeu à classe média, a escolaridade aumentou, o acesso à internet é maior e a influência das elites sobre os mais pobres tornou-se muito, muito relativa.

Dos partidos na oposição, apenas o PSol, em passado recente, e o PPS, quando remotamente era PCB, conseguiram pelo menos formular idealmente um conceito de partido de massas.

O PSol fracassou porque foi criado na contramão de um crescimento espantoso do PT, partido do qual se originou, e do recuo de setores que, durante o mensalão, ensaiaram abandonar o partido de Lula. Amedrontados com a retórica pré-64 da oposição, esses setores acabaram lentamente retornando à órbita do petismo.

O PCB conseguiu a façanha de ser um partido de massas apenas quando tinha um líder carismático, Luiz Carlos Prestes. Como viveu boa parte de sua existência na clandestinidade, é difícil saber se teria vocação para sair da política de vanguarda e ganhar substância em setores mais amplos. O PPS, que o sucedeu, certamente não mostra essa capacidade.

O PT continua a exceção no quadro partidário. A estrutura montada pelo partido nacionalmente, quando começava a se perder na burocratização da máquina, foi salva pelo lado popular do governo Lula e pela ofensiva oposicionista. O partido não é mais o que era quando foi fundado, mas é certo que tem uma representação social.

As demais legendas, em especial as de oposição, não conseguiram sair da camisa de força dos partidos de quadros. O PSDB, que catalisou a oposição a Lula, e o DEM, com o qual é mais identificado, terceirizaram a ação partidária para uma mídia excessivamente simpática a um projeto que, mais do que de classes, é antipetista.

Todo trabalho de organização partidária, de formulação ideológica e de articulação orgânica foi substituído por uma única estratégia de cooptação, a propaganda política assumida pelos meios de comunicação tradicionais.

A vanguarda oposicionista tem sido a mídia. Esta, espelhando-se na velha estrutura social do país, tem praticado uma conversa exclusiva com os seus: assumiu um discurso para agradar a elite, que por sua vez perdeu quase totalmente seu poder de influência sobre os menos ricos e escolarizados. Os partidos de oposição e a mídia falam um para o outro. Pouco têm agregado em apoio popular, que significaria voto na urna e, portanto, vitória eleitoral.

A ideia de propaganda política via mídia, que para a esquerda pré-Muro de Berlim era uma parte da estratégia de tomada do poder, e para os social-democratas a estratégia de conquista do poder pelo voto, tornou-se a única ação efetiva da oposição brasileira, exercida, porém, de fora dos partidos.

Teoricamente, a mídia tradicional brasileira não é partidária. Na prática, exerce essa função no hiato deixado pela deficiente organização dos partidos que hoje estão na oposição ao presidente Lula. E o produto final não é exatamente a agregação de adeptos, mas uma conversa entre iguais, que se autoalimenta de um discurso trazido do udenismo, pouco propenso a conduzir um debate propriamente ideológico.

Esse não é um fenômeno pós-Lula simplesmente, embora os dois governos do presidente petista tenham dado grande contribuição a esse descolamento entre a “opinião pública” e a “opinião dos pobres”. Logo no início da redemocratização, foi instituído o voto do analfabeto.

Ao longo dos dois últimos governos – portanto, nos últimos 15 anos – ocorreram ganhos de cidadania via aumento de escolaridade e renda que, por si só, incentivam a autonomia do voto. Nos últimos sete anos, os programas de transferência de renda reforçaram essa tendência.

Esse contingente de novos eleitores ganhou autonomia de voto e se descolou da mídia tradicional. Nesse universo, os formadores de opinião pública – por sua vez formados pela mídia – não têm o mesmo acesso que tinham antigamente.

O ingresso dos antigos desletrados na era da informação tem se dado pela televisão – e aí o horário eleitoral gratuito é neutralizador – e um pouco pela internet, mas a decisão política ocorre por ganhos de cidadania.

Como a mídia tradicional é a única a operar como “propagandista” dos partidos de centro e de direita que nunca acharam necessário incorporar militância, formar quadros ou mesmo publicizar ideário, é de se supor que a capacidade de formação de consensos da mídia tradicional seja pouco significativa numa parcela do eleitorado que ascendeu recentemente ao mercado consumidor.

O bloco oposicionista, que inclui não apenas os partidos, mas a mídia tradicional, não entendeu as mudanças que ocorreram no país. O modelo partidário que trazem na cabeça é um que pressupõe alinhamento automático de parcelas da população com líderes distantes ou donos de votos locais, ou a submissão da “ignorância” popular à opinião formada por iluminados.

O novo Brasil não comporta mais isso. Esse modelo de política é elitista, porque não parte do princípio que as pessoas são iguais inclusive no direito de formar uma opinião própria.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

charles fabian

Parabéns. É dificil ver um texto com tantos elogios como este.

Maria Dirce

Azenha
O Tiririca ta com aqueles milhares de votos pq representa a gozação, o escárnio, o deboche.Qdo esses políticos começarem a perceber que o povo que era a manada cega começou a enxergar,ou os politicos mudam o jeito a forma, ou outros tiriricas vão ser campeões de votos.

Orlando

Por artigos como este da Maria Inês que eu peço uma salva de palmas aos "blogs sujos".

Fernando

Bom, não sei vocês. Eu iniciei o processo eleitoral disposto a distribuir meus votos entre partidos de situação e um de oposição, o PSOL. Mas ando tão de saco cheio do absurdo e histérico espetáculo de horrores que me tentam fazer engolir diariamente no noticiário que, por "protesto", meus votos serão todos 13 nestas eleições. Com óbvia exceção para um dos candidatos ao Senado.

    Francisco Nogueira

    Ô Fernando, diga qual seu Estado para que a gente possa entender o óbvio. Você está escrevendo para o Brasil (e para o mundo, graças a Deus).

    Um abraço.

    Fábio

    Fernando, venho pensando o mesmo que você. Também estava disposto a votar em candidatos de outros partidos aliados do governo, mas a eleição de 2010 tem que proporcionar uma derrota exemplar a oposição golpista e hipócrita que temos no Brasil. Como você, decidir votar no 13 de cabo a rabo.

priscila presotto

Gostaria de deixar registrado aqu,i meu repúdio a tal Dra Dos Olhos Plastificados ,que além de estar pegando no pé da Carta Capital ,como já pegou n ono de outros blogs.
Esta senhora pode ser autoridade ,mas e um perigo para a Democracia .
Ela não investiga a Veja,A Folha,Estadão…..
Leiam no Blog do Paulo Henrique Amorim
Tucanato….

elbio

O que me deixa mais triste , lendo os comentários, é que o petismo praticante está cada vez mais com a cara e os métodos do psdb. Só os meios que ainda não são os meios. Mas pode deixar, no próximo período legislativo, como a grande imprensa é venal, eles vão comprá-los também.

Arnóbio Freire

Maria Inês Nassif,

Como todo o carinho e respeito, me perdoe o palavreado, mas o povo comemora assim mesmo, você sabe disso.

Você é f….moça, foi na vêia!

Com textos como os seus na internet, pra que eu vou ler frias, civitas e marinhos?

Parabéns mesmo, deves ter um pai muito orgulhoso de ti, e cheio de razões para isso!

Espero que você seja um dos ícones que ajudará a criar uma verdadeira imprensa livre e democrática no futuro. A imprensa não poderia se reinventar sem você, Azenha, PHA, Nassif e tantos outros "blogueiros sujos" que eu leio diariamente.

    Paralelo XIV

    Faço minhas as suas palavras. Brilhante!

Leandro

Programas de TRANSFERENCIA DE RENDA contribuem para AUTONOMIA DO VOTO? Mentira!!!

Concordei com todo o texto, menos com isso daí…

elbio

"Criaram situações que levou a renúncia de José Dirceu e a derrubada de Palloci do Ministério da fazenda." Baixada Carioca.
Nem nos meus tempos de estalinista. Com todo o respeito, como se fosse normal o comportamento dos dois ilustres ministros, atropelando a tudo e a todos como portadores do único fogo da verdade, com poderes discricionários pois como enviados de Lula tudo podem. Faça- me o favor! Maniqueísmo primário do bem contra o mal, nós somos o bem temos direito de usar todos os meios. Fundamentalismo puro.

Cesar

Na mosca. Não precisa dizer mais nada. Apenas, saliento, que essa massa está prestes a entrar no mundo virtual, e aí, o bicho vai pegar pro lado da mídia tradicional, ou seja, a grande mídia está com os dias contados, e, somente ela, ainda, não percebeu.

Luis H. Nassmorim

Blogs sujos, que existem apenas para difamar e caluniar o candidato Serra, recebem verbas públicas do BNDES, Petrobras e Caixa Econômica Federal. Como ao BNDES só petralhas têm acesso e como não dá para não comprar da Petrobras, sugiro lançar a campanha "Retire seu dinheiro da Caixa". Vamos retirar nosso dinheiro da Caixa Economica Federal até que ela pare de patrocinar o banditismo.

    realista

    Ué, blogs sujos só porque discordam da eterna filosofia político-partidária elitista dos demotucanos? Taí uma boa sugestão de bala de prata pros marqueteiros do Serra… Agora espero que possam provar o envolvimento de tais Blogs com as verbas públicas… Que desespero, hein?

Antonio

Furaço da Carta Capital sobre o tchau do Aécio à cambada de reacionários do PSDB, esses caras que acham que para ser presidente do Brasil tem que frequentar a Rua Maria Antônia em SP, a capa vai dar uma balançada na mentiraiada da Veja e de outros jornalões da direita, hospedados no eixo do mal da mídia.

A Veja odeia o Aécio Neves, ele deu uma banana pro careca!!!

Helcid

para quem estuda ciência política, tem que ler este texto (como já encaminhei para vários amigos meus). Essa foi a melhor análise feita nesta eleição. Os brasileiros sentem que podem mais, e todos sabemos que existem dois projetos políticos diferenciados, um popular e outro elitista…

    realista

    Acredito que o povo brasileiro não come merda e nem caga rodando, por isso Serra Tio Chico da Família Adams está descendo pelo ralo…

Helcid

"a decisão política ocorre por ganhos de cidadania"

… sem dúvida, é a chave da vitória da Dilma, só isso. Tudo isso…

kalango Bakunin

na próxima 4a feira o stf vai decidir se a lei da ficha limpa vale para estas eleições

existe um enorme risco que gilmar dantas e marcoaureliocacciola consigam convercer alguns meret_íssimos

de novo a AVAAZ está juntando assinaturas para uma petição a favor da lei, foi a AVAZZ que recolheu milhões de assinaturas e a petição pressionou o congressio que queria engavetar a lei

por favor, assinem e espalhem entre os amigos

senão eles passarão!!!
https://secure.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/?…

Leonardo

Análise muito bem feita. Parabens!! Eles entendem sim. Apenas são reacionários, apenas.

Baixada Carioca

Tem uma coisa nesse texto que merece uma reflexão sobre o papel da oposição e sua arrogância de achar que os brasileiros ainda se deixavam influenciar pelo discurso de uma elite que se considera mais cidadã que a grande massa. Foi aí que a oposição se perdeu. Já discutido por aqui que eles achavam que ninguém seria páreo para o tucano paulista porque foram minando todos os possíveis candidatos a sucessão de Lula. Criaram situações que levou a renúncia de José Dirceu e a derrubada de Palloci do Ministério da fazenda. Só não contavam com a astúcia de Lula em escolher uma mulher para sucedê-lo e quando isso aconteceu, buscaram a biografia e imaginaram que seria fácil, "com os pés-nas-costas". Quando viram que não estavam tão preparados assim, ao contrário, mostrando um completo despreparo que culminou com a escolha de um Indiota para ser o vice do tucano, só lhes restaram apelar para golpes e baixarias; factóides, mentiras e calúnias.

Marcelo Haass

Que ótimo!! A NaMaria News esclarece mais uma arapongagem do Serra. Sabia que ele contratou a Fence para servicinhos no Estado? Quase 3 milhões do nosso bolso até agora na brincadeira. Para fazer o quê com essa Fence no Prodesp?? Boa pergunta.
NaMaria você é minha ídola!!! http://namarianews.blogspot.com/2010/09/coinciden

monge scéptico

é isso! parabéns a sra, nassif!

Marcelo de Matos

(continuação) Após refugiar-se na Bolívia, foi cooptado pelo PCB, que nunca foi um partido de massas. Protagonizou escaramuças contra o governo, como a chamada “Intentona” de 1935. Prestes foi convidado a candidatar-se à Presidência em 1929, apoiado por uma aliança do PCB e Coluna Prestes. Se de fato fosse um líder carismático, aceitaria a proposta. Inclusive, segundo consta, tinha amplas possibilidades de se eleger, devido à mística que se formou em torno de seu nome no período da Coluna. Prestes, entretanto, achou o programa da aliança muito radical e teria indicado outro candidato. O PPS tem como líder um pernambucano que se candidatou a deputado federal por São Paulo: é o Roberto Freire, que “posa como um paladino da moralidade brasileira mas recebe jetons no valor de R$ 12 mil mensais da prefeitura de São Paulo, pela participação em dois conselhos: da EMURB e da SPTurismo. A Justiça Eleitoral devia ser mais criteriosa no deferimento dessas candidaturas. Se o cidadão nem mora aqui, como pode candidatar-se por São Paulo?

Marcelo de Matos

“Dos partidos na oposição, apenas o PSOL, em passado recente, e o PPS, quando remotamente era PCB, conseguiram pelo menos formular idealmente um conceito de partido de massas. O PCB conseguiu a façanha de ser um partido de massas apenas quando tinha um líder carismático, Luiz Carlos Prestes”. Não é exatamente o que penso. O PSOL foi um partido de massas quando esteve a reboque do estrelismo de Heloísa Helena? Em minha opinião, Heloísa conseguia galvanizar a pequena burguesia com seus discursos inflamados, tarefa que dividia com Luciana Genro. Hoje a alagoana afirma que foi usada pelo PSOL quando candidata à Presidência em 2006: “a cota de sacrifício que poderia dar ao partido nacionalmente eu já dei, quando abri mão de um mandato”. Heloísa é candidata ao Senado. Se lá chegar, mais uma vez, não representará “as massas”, mas, setores insatisfeitos da pequena burguesia. Luis Carlos Prestes notabilizou-se como tenente rebelado na Coluna Prestes. (continua)

Marcus

Excelente texto,…

Gostaria de adicionar uma coisa a mais.

As elites ainda não se acostumaram que existe hoje muitos políticos advindos de outras esferas que não o seu clube de amigos. Tradicionalmente os políticos eram pessoas "ilustres" da sociedade: filhos de gente rica formados em direito, medicina e engenharia.

Essa é a política velha. Não é mais assim.

Ou também mal acostumada com a ditadura militar, em que políticos poderiam ser cassados e os candidatos não se diferenciavam muito entre si.

Estavam acostumadas com eleições entre iguais, todos da mesma elite, porém com divergência entre grupelhos.

Agora é diferente e eles não perceberam que estamos caminhando à passos largos para democracia.

Abraços,

Pedro

Se é para falar de democracia, a única que houve até agora no Brasil é essa de oito anos para cá, ou seja, durante o governo Lula. O resto é o que os capitalistas chamam de democracia, ou seja, seu domínio absoluto sobre o povo, como é o caso do bipartidarismo americano: agora é a sua vez! Existe partido mais igual ao republicano do que o democrata?

francisco.latorre

a maria inês é craque.. mas não é exatamente por aí.

sou mais o marcos coimbra.

pela primeira vez temos uma eleição partidária.

um partido de esquerda. o pt. nova esquerda. bombando. atual.

e um de velha esquerda. o psol. insignificante.

um de direita. psdbdem. velha direita. golpista cínico. definhando.

e um da nova direita. verdismo capitalista madeinusa. hipócrita enrolador. tentando emplacar.

um quadro completo. qual o problema?..

parece que o problema é o de sempre. aceitar a realidade. trabalhar dentro da conjuntura. o real-concreto.

política não é fantasia. é guerra. no mundo. o único mundo. esse.

..

afcervantes

É o novo Brasil, estamos em metarmofose na politica, na sociedade e na democratização do conhecimento. Estamos percebendo que juntos somos muitos mais fortes do que todos sozinhos. A mertamofose é constante, e para que seja possivel ter força é preciso identificar as revoluções e se adpatar a elas.

Daniel

Ainda acredito em um novo "escandalo". Já disse a colegas que deverá ser algo envolvendo FARCS e doações dessas para a campanha da Dilma… (Como um colombiano sendo preso pela polícia paulista com uma mala com 1 Milhão de doletas …) duvidam?

Maria

Desculpa, Azenha, mas insisto mais uma vez. Se não gosto do que assisto mudo de canal, não compro jornalões marqueteiros nem revistas que sobrevivem de factóides. Se as pessoas pensarem como no consumo responsável europeu, americano e o próprio brasileiro, foquemos naquilo que nos incomoda como coletividade, não apenas como indivíduos. Porque sabemos que o dinheiro tem uma entrada certa que é o da publicidade e publiicidade não aguenta veículos sem prestígio e quem prestigia os veículos? Nós, ouvintes, telespectadores, leitores, audiência, consumidores. Ir às praças é muito bom. Além das praças existe outra praça interessante, a do mercado!

    Renato

    Gostei Maria, não sei se cabe aqui, mas vou falar…não tenho todo este estudo de vocês, mas fico tranquilo em saber que cabeças pensantes estão de certa forma " cuidando do meu páis ". Eu só sei pegar em armas " dizia um militar voltando do Iraque"

Walter Cesar

Sobretudo, nesses dois governos de Lula ouve mais Democracía no Brasil. Por isso todo esse contexto. Algo tipo estamos aprendendo algo positivo nunca tido antes.

Carlos

Enquanto isso, no litoral do Paraná…
http://www.correiodolitoral.com/index.php?option=

O_Brasileiro

Mais uma vez, uma análise excelente da Maria Inês Nassif!

Bonifa

Muito bom artigo. O Binômio Mídia+Partidos de oposição só funcionaria no Brasil antigo, onde as madames indicavam às empregadas em quais candidatos sua família deveria votar. E o pior é que o Binômio não sabe fazer outro discurso senão em função deste tempo ultrapassado..

Luiz Fernando

O PPS nunca sucedeu o PCB, aqueles que fundaram o PPS queriam liquidar o PCB, mas foram derrotados e viraram não mais que um apêndice podre dos partidos burgueses.

santel gomes

O Serra quando trouxe sua filha para o centro da campanha, nas entrelinhas queria dizer :se usaram minha filha, podemos usar então o filho de qualquer um. E com o seu braço partidário a mídia, está levando a cabo essa armação. E certamente, outros filhos de políticos serão usados. A baixaria ainda não acabou.

Edson Costa

Não é possível que não podemos fazer nada contra essa mídia direitona Temos que fazer algumas ações combater essa praga. No próximo devemos incentivardeixem banda larga barata. Voltar a fazer militantes da esquerda, Acredito que de ixemos de fazer por algum tempo. Incentivar bastante a juventude que participe mais da vida política do país. Como me disse uma grande amiga, militante desde 1980, nós temos que estar sempre junto da população para capitalizarmos todos os benefícios que ela conquistou no governo do Lula e dos governos estaduais do PT. Enquanto isso vamos pedindo votos ao s nossos representates do PT para presidente, governo estadual, senador e deputados.

Remindo Sauim

Diálogo entre o diretor de redação da Folha de São Paulo e a diretora do Datafolha:

–Assim não dá, a Folha enterra o PT e o Datafolha levanta. Música de suspense, gritos e choros no fundo.

    Márcia Aranha

    Nem tanto… Veja o que estão fazendo com o Alckmin… O IBOPE sumiu, não se ouve falar mais…

    Acredito que as próximas pesquisas do Datafolha mostrarão Serra em grande retomada; será a tentativa final de levar paa o 2o Turno… À conferir.

    PS: Cantanhede foi ouvida ontem à tarde garantindo a um interlocutor: Agora sim, o jogo recomeça zero a zero…

Ivan Arruda

O número de filiados em cada partido demonstra bem que o povo não está nem aí para partidos. Ou melhor, está. Decepcionado.
Pressupor que os votos para a candidata Dilma, são para o PT, é um outro equívoco. A maioria estará votando contra um modelo e contra um grupo que já quebrou esse País e está disposto a entregar o resto que não tempo nos 10 anos de FHC.
Luis Nassif tem se preocupado com a ausência de uma oposição responsável, propositiva, não golpista e, diz que não é bom para a democracia a ausência de oposição. Não há como discordar. O PT precisa entender que, não aguentaremos outro PMDB e que votar no menos pior está nos cansando. E os dissidentes do PT, que raciocinam e idealizam com o fígado não têm sido um atrativo para os jovens, e nas universidades, não exercitam a indignação, apenas o conformismo. Os professores continuam indicando a veja para seus alunos e as elites secretas, que tem Arrudas como "mestres", continuam arrebanhando incautos para cerrarem fileiras com o PIG.
Votos são apostas, não são endossos. Selecionar bem os assessores e cercar-se de pessoas honestas é a única forma de enfrentar essa luta desigual de um estado subjugado pelo PIG e pelos bacharéis.

Marcelo Teixeira

O problema do PPS é de fácil explicação: o "líder" Roberto Freire que esteve no PCB foi procurador do INCRA, órgão criado pela ditadura para controlar o Campo e cujo resultado desse controle deu no que deu: empobrecimento no campo, concentração de terras e migração de milhares de Brasileiros para as grandes cidades produzindo enorme favelização pois essa pessoas não tinham outras alternativas,

GeorgeLuckas

a grande mídia manipuladora e partidarizada está agonizando em seu leito de morte…a festa da democracia….

em pouco não restará mais nada, só os meios comprometidos com a seriedade e a verdade…o jornalismo comprometido…

e nós, pouco a pouco, vamos enfraquecendo-a com cada matéria séria, cada comentário crítico e cada opinião que se formou embasada na verdade…

força, e vamos em frente.

Tania Gomes

Um alívio depois de ler o Rodrigo Vianna e outros (com preoucupações legítimas e sérias depois da saída de Erenice), mas que felizmente, também tenho a percepção da Maria Inez, não cabem mais nesse novo perfil de cidadão!
De certa forma, sem querer, acabam substimando a inteligência e o bom senso do povo brasileiro e isso é "coisa" das elites, que ainda tem a ilusão de que comandam a vontade popular.
Agora, acredito ser extremamente necessário que após as eleições, o governo de Dilma traga Erenice de volta, deixando claro, com isso, que ela (Dilma) náo é Lula e que essa imprensa safada não vai pautar o seu governo!

Jairo_Beraldo

Dilma pode não ser a candidata mais carismática do pleito deste ano. Mas o Serra e seus aliados do PIG, gastaram todo o tempo disponivel em sua campanha e seus meios de comunicação falando mal dela e do PT. E pessoas assim, desta estirpe, já começam perdendo. Tipos assim, não tem nem um pouco de credibilidade, não são confiáveis.

    Gersier

    Hoje cedo na recepção de uma concessionária de veículos,o adesivo da Dilma em meu carro foi o mote para um bate papo animado.Um senhor idoso aproximou e entrou na conversa.Contou pra gente que foi um preso político.Morava em uma cidade do interior da Bahia e disse que até hoje não sabe porque foi preso e levou umas "bordoadas",mas desconfia que seja porque trabalhava para um grupo polítco "inimigo" do antônio carlos magalhães.Ao sair da cadeia veio pra Minas.Disse que vê com repugnância o que a "imprensa" faz com o Lula e a Dilma e completou,"eles pensam que com isso ganham votos pro serra".

zenobio

Tenho pouco estudo, mas me emociono com um artigo desses, publicado nojornal do PIG. Obrigado.

Tadeu Versulotti

Temos que nos unir contra essa corja da imprensa golpista que da sustentação ao candidato serra,com calunias e tentativas de denegrir a honra das pessoas. Quando um grupo de empresas de jornalismo,televisão etc preferem da ouvidos a uma pessoa sabidamente deliquente é realmente o fundo do poço. Temos que lutar para manter o que esta posto pelo Governo Lula, desenvolvimento,distribuição de renda,emprego etc. somente com a Dilma continuaremos a crescer financeiramente,educacionalmente,culturalmente.

Márcia Aranha

Enquanto isso, não se fala na eleição para Governador de SP…

O Datafolha – sempre ele – anuncia que Alckmin voltou a subir e que Mercadante está estacionado. Tudo estranho… Muito estranho…

    Aracy_

    Mercadante estacionado e Picolé de Chuchu deslanchando sem parar. Qualquer paralelo entre a campanha ao governo paulista e a arrecadação de pedágio é mero fruto da imaginação do eleitorado.

Orlando Bernardes

Bom texto! Revela a realidade atual. Mas por incrível que pareça, o PT e o presidente Lula do alto dos seus 80% de aceitação do povo brasileiro, está deixando esta mídia serrista fazer sua pauta e pior ainda, se submetendo ao jogo sujo dela, vide a defenestração da Erenice após mais uma calúnia de um ex-presidiário " consultor " que virou fonte para a FSP ( Força Serra Presidente ). É um governo frouxo! Fiquei decepcionado.

    Carlos

    Paga agora pelo que não antes: investigar fatos no período em que FHC subjugou o País.
    Qualquer atitude neste momento seria facilmente classificada como " censura" – não foi por acaso que a mídia colocou tal tema na pauta.

Archibaldo S. Braga

De Acordo Maria Inês! Adendo apenas que frenquentar escolas não significada adquirir inteligância! Na minha opinião a oposição, toda ela é tremendamente carente de inteligência. E o povo, ainda que não letrado está, às duras custas, aprendendo a separar o jóio do trigo! Agora que, graças ao Presidente Lula, ele tem o que por na mesa e, consequentemente no "bucho" não está disposto perder a boquinha! Antigamente os "coronéis" ameaçavam que o populhacho ia perder a miséria que ganhava caso determinados candidatos fossem eleito, agora o povo tem consciencia de seus diretos e deve votar na certeza da melhora, mesmo porque já esperimentou um pouco dela!!!! A. S. Braga

    Gersier

    Concordo e em vários posts meus nos "blogs sujos",disse isso,que ter um certificado de conclusão do terçeiro grau pendurado na parede,não significa que o dono do nome nele escrito tenha inteligência e caráter.Exemplos é que não faltam e em todas as áreas, desde nosso judicário partidarizado até a mídia inescrupulosa.

ceci

Um artigo mravilhoso como sempre.Obrigada Maria Inês.

Aracy_

Maria Inês Nassif acertou na mosca.
Houve uma ocasião em que Folha e Estadão competiam para ver quem colocava um milhão de exemplares em circulação no domingo. Agora, muitos dos cerca de 290.000 exemplares dominicais dos jornalões ficam encalhados nas bancas. A audiência das emissores de TV também despencou.
Demos, tucanos, deformadores de opinião e veículos de comunicação piguelentos (= do PIG) sairão derrotados das próximas eleições.

geniberto campos

Excelente artigo; direto e suscinto. Isso é jornalismo da melhor qualidade.
O texto abre a perspectiva de discutirmos a legitimidade do posicionamento político-partidário da chamada grande imprensa e sua deseperada busca de influenciar as decisões de uma classe média que gosta de "seguir o líder" – no caso os jornalões – em questões políticas. Para além de autismo político, está subjacente uma questão ética, de fundamental importância para o processo democrático brasileiro e latinoamericano. A mídia está indo longe demais nesse posicionamento. Dentro do quadro de legalidade e legitimidade democrática há que se encontrar os limites para os "aloprados" do jornalismo brasileiro.

Ronaldo Caetano

A gente fica aqui falando em Folha e Rede Globo…

Temos que dar nomes aos marginais; Serra, Otavinho e Kamel (Família Marinho). Isso é uma armação que envolve forte planejamento. Tenho certeza que o de agora, era o Plano C da Campanha. O Plano A seria Serra vencer a eleição sem necessitar de sujeira; foi abortado no final de dezembro. O Plano B consistia em tentar melar a eleição via impugnação de Dilma; foi abortado 4 semanas atrás com a baixa ressonância do "escândalo" dos sigilos. E o Plano C era exatamente este; apresentar um caso pronto de corrupção que envolvesse, mesmo que indiretamente, Dilma (há 15 dias das eleições, exatamente como foi o caso dos Aloprados em 2.006).

Agora faz todo sentido aquele papo de "liberdade de expressão" que vinha sendo exercitado desde janeiro e teve início na famigerada reunião do Instituto Millenium. Era importante porque já sabiam que iriam utilizar, cedo ou tarde, "fontes" sem credibilidade e "denuncias" inconsistentes.

O que está em andamento é uma tentativa de Golpe de Estado de largas proporções. É preciso que se saiba até que ponto áreas do Judiciário estão envolvidas. E também das Forças Armadas (a reunião do Serra com militares da reserva no Rio, à portas fechadas, torna-se agora emblemática).

Como último recurso, temos que ter em mente que é possível que tenhamos que arregaçar as mangas e sair para o pau. Estão brincando com fogo… Poderão se queimar.

    Archibaldo S. Braga

    Ronaldo, plenamente de acordo com saua opinião e já com as mangas a
    regaçadas, de prontidão!!! A. S. Braga

fariajos

A mídia pode ter o monopólio da opinião publicada, mas já não tem o monopólio da opinião pública. Excelente para o Brail. Isso também significa que se essa mesma mídia, no futuro, abandonar o projeto do noticiário tendencioso, deverá se aproximar mais da opinião pública, mas não mais capturá-la. Isso foi um movimento sem volta. O que está em jogo é apenas a qualidade da informação consumida. No momento, a da mídia, conforme explica a Maria Inês, está fora do prazo de validade. Quem compra?

João Reis

Mais um brilhante artigo da Maria Inês. Parabéns!!!

Deixe seu comentário

Leia também