Marcos Coimbra: Fogo de morro acima

Tempo de leitura: 3 min

Os fatos novos

por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense

Começa, nesta terça feira, a etapa final das eleições, com a propaganda eleitoral chegando à televisão e ao rádio. Serão 45 dias decisivos até 3 de outubro, quando, pelo que parece, quase todas terminarão.

Nas legislativas, por que é em um só turno que elas se resolvem. Para o Executivo, por que o sistema político ofereceu aos eleitores, no plano federal e na maior parte dos estados, um cardápio limitado. Como, raramente, são mais que dois candidatos competitivos, muitas não irão para o segundo turno.

Não que isso vá fazer diferença no futuro. No longo prazo, tanto faz ganhar no primeiro ou no segundo. Os mandatos não são mais legítimos ou mais sólidos se a eleição foi de uma só vez ou se houve outra “vuelta”, como se diz em espanhol. Já tivemos presidentes e governadores eleitos das duas maneiras, sem que isso fosse relevante. Fernando Henrique, por exemplo, ganhou em 1998 no primeiro turno e viveu quatro anos complicados, nos quais sua avaliação caiu sem parar. Lula, que teve que disputar o segundo turno em 2006, governou sem problemas e sua popularidade sempre subiu.

Nas pesquisas, os candidatos que estão atualmente na frente também lideram nos cenários de segundo turno, seja no plano federal, seja nos estados. É isso mesmo que costuma acontecer na urna: quem vence o primeiro, tende a vencer o segundo, salvo nas exceções de praxe. Já as tivemos em várias eleições estaduais, quase sempre explicadas pela rejeição ao candidato que ganhou o primeiro.

Nas eleições presidenciais, no entanto, até agora não houve um candidato que fosse o mais votado no primeiro turno e perdesse no segundo. Tirando as duas vitórias de FHC, isso não aconteceu com Collor ou Lula. Ninguém venceu de virada. Também não tivemos, desde a redemocratização, a derrota de um candidato que chegasse à reta final na liderança das pesquisas. Nas cinco eleições presidenciais que fizemos, sempre terminou vencendo quem estava em primeiro lugar. Houve trocas entre o segundo e o terceiro (Lula e Brizola, em 1989, Serra e Ciro, em 2002) ou entre o terceiro e o quarto (Enéas com Quércia, em 1994), mas nunca uma reviravolta que desse a vitória a quem estava em segundo lugar.

A explicação mais provável desse padrão de resultados finais pouco surpreendentes é a tendência da maioria dos eleitores de definir cedo seu voto para presidente. Na verdade, o mais cedo que a pessoa consegue. Depois que conhece os candidatos e escolhe, sua decisão só muda se algo de extraordinário ocorrer.

O caso mais emblemático de mudança de “última hora” em uma eleição presidencial aconteceu em 1994. Até o final de junho, Lula liderava em todos os cenários, com 30 pontos de vantagem sobre Fernando Henrique. Aí, um míssil chamado Plano Real caiu do céu e estilhaçou a candidatura petista. Em pouco mais que dois meses, o quadro se inverteu e o tucano chegou à vitória (no primeiro turno).

Mas essa história mostra quão forte tem que ser uma alteração de cenário para tirar do trilho uma eleição presidencial. Nenhuma das outras foi assim. O desfecho de todas se tornou previsível bem antes. As urnas sempre confirmaram o favoritismo de quem estava na frente nas pesquisas.

Ou seja, não existem “fatos novos” que mudem uma eleição presidencial na undécima hora. Pelo menos, não existiram, até agora, em nossa trajetória.

Dois tipos de pessoas ficam inconformados com essa previsibilidade. De um lado, quem não gosta do candidato que lidera e quer que ele (ou ela) perca. Imaginando que, na ausência de “fatos novos”, seu preferido será derrotado, fica à procura deles, torcendo para que apareçam. Reza para que os debates, as entrevistas na televisão, um escorregão, uma declaração polêmica, sacudam tudo e mudem as tendências que estão em curso.

De outro, os jornalistas. Existe coisa mais aborrecida que repetir a mesma manchete todo dia, dizendo que tudo está igual? Que a eleição continua tão previsível hoje quanto há meses? A imprensa precisa de notícias, de preferência surpreendentes. Sem “fatos novos”, fazer o jornal é mais difícil. Por isso, os jornalistas os amam.

E os jornalistas que não querem a vitória de quem está na frente? E as empresas de comunicação que têm simpatias por quem está em segundo ou terceiro? Aí, se os fatos novos teimam em não surgir, a tentação de criá-los é grande.

Inutilmente, pelo que conhecemos de nossas eleições presidenciais anteriores. Quando a maioria do eleitorado cisma que vai votar em alguém, não há “fato novo” que a mova. É como fogo de morro acima. Ou água de morro abaixo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

simonleonidas

A questão da exigência de documento de identidade com foto para o eleitor poder é votar que algo que enseja preocupações pois percebemos que não está sendo divulgado com a ênfase que deveria. Sem dúvida a exigência poderá provocar alteração expressiva na votação, principalmente em regiões em que o eleitor necessita deslocar-se por grandes distancias entre o local onde reside e a seção eleitoral onde vota.
Outro aspecto que observamos é que os p´roprios candidatos em geral, não estão demonstrando essa preocupação pois poderia por exemplo ter agregado essa informação ao seu material de propaganda.
Por ultimo vale lembrar também que a imprensa golpista poderá lançar dúvidas como lhe é de praxe, para poder tumultuar o processo que eles desejam, e afirmar que eleitores estão votando sem o documento,

Scan

Uai! Cadê os trolls?
O Hend-não-sei-que ficou de voltar pra aprender advérbios, mas deu o fora.
O Dvorak, como bem notado pelo Leider, escafedeu-se.
Será que foram chorar as mágoas no blog do Cabeção?

    ValmontRS

    Devem ter arrumado emprego melhor. Os soldados do Necromancer devem estar com os soldos atrasados.

    Tenório

    Estão preparando o uniformezinho de carpideiras.
    hehehehe…

    Carlos

    Ubaldo voou bem antes, restou o ´tramp´…

Maria Thereza

Apoio a idéia de alardear a nova moda de carteira de identidade e título de eleitor. Isso pode tirar muito eleitor na hora H. Aliás, isso pode ser mesmo exigido? Coisinha mais esquisita, feita em cima da hora, mal divulgada. Bom tomar cuidado mesmo.
No mais, Dilma, no 1º turno. E espero que ela só dê entrevista coletiva. Nossa luta, a partir de 3 de outubro é pelo fim dos privilégios, em todos os setores de nossa sociedade.
PT, saudações vermelhas.

joao

DILMA PRESIDENTE DO BRASIL..dia 3 de outubro venceremos mais uma etapa nesse querido brasil.

PAULO ANGELO (MG)

Nao sei qual ano, mas na eleiçao do Eduardo Azeredo para governador em Minas aconteceu na época, uma virada histórica!
O Sr. Hélio Costa chegou ao final do primeiro turno com 49,25% dos votos, e o Sr. Eduardo Azeredo no segundo turno teve quase 75% dos votos. Na época as explicaçoes foram que o apoio integral do entao gov. Helio Garcia foi decisivo.
Mas depois do "mesalao mineiro todos ficamos sabendo do esquema do Sr. Eduardo Azeredo.
Naquela ocasiao o Sr. Eduardo nunca tinha sido eleito pra nada, e deu uma lavada no Helio Costa!
O Eduardo ficou conhecido como o maior campeao de votos do mundo!
O dinheiro corria solto, muita gente se aproveitou das sobras, conforme se ve agora.

Leider_Lincoln

Dvorak, aparece! Vamos dar umas risadas juntos!!!
hehehehehe

Ed.

Marcos sempre com ótimas ponderações! …Ousaria 2 pequenos ajustes:
1) Não diria que o missil do Real "caiu na cabeça do Lula". Foi a coroa do Plano Real que caiu de paraquedas, ungida pelo PIG, na cabeça de FHC, até então um perdedor de prefeitura. O PIG apoiaria sempre qualquer um que fosse o oposto de Lula e tivessse mais chances da lista. Foi assim com Collor, FHC, Serra, Alckmin e agora Serra (de novo) . Collor não era exatamente o candidato do PIG e da mediocrelite, mas serviu para parar Lula e depois ser impugnado. Este processo do "anticandidato" dura até hoje, mas serviu para amadurecer tanto Lula quanto a nação eleitora.
2) Embora o jornalista viva de notícias e possa ter suas preferências, ele não pode (eticamente) fugir do seu papel de interese público e trabalhar farsesca e truculentamente as notícias, como tem acontecido.

francisco.latorre

blog do rovai..

Mercadante janta Alckmin no debate da Band
http://www.revistaforum.com.br/blog/2010/08/13/me

..

Ed.

Parafraseando a piadinha antiga (Juca Chaves?):
Água de morro abaixo!…
Fogo de morro acima!…
…e mulher, quando quer GANHAR, ningéum segura!…
hehe

Messias Macedo

Bomba, bomba: a nova
capa da revista da Globo [a ‘Época’]!
‘O passado da Globo’ – como as Organizações Globo foram favorecidas pela ditadura militar que matou e torturou [covarde e impunemente – adendo nosso] no Brasil
NOTA: “a capa” traz uma fotografia de dois ditadores do regime discricionário, de braços dados numa “mobilização” dos golpistas
em – http://www.conversaafiada.com.br – ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

REFLEXÃO:
… Na lapidar fotografia acima, faltou apresentar o candidato que, atualmente, representa este eixo do mal, composto por estes ditadores energúmenos, torturadores sanguinários [e os seus filhotes contemporâneos], fascistas eternos, que mataram pessoas indefesas, sonhadoras, patriotas… Ou seja, faltou a imagem do candidato pré-derrotado da vez desta gente sórdida, MENTEcapta, corrupta, retrógrada e antinacionalista! O candidato da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL! O candidato que responde por José Ferra a Nação, o mesmo [José] (S)erra, da [nefasta] coligação 'Contra o Brasil Nós Podemos MAIS' – vide o golpe militar de primeiro de abril de 1964!…

República Destes Trogloditas Bananas Genocidas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

EDSON HAUTSCH

Espero que realmente tudo se resolva no primeiro turno.
Assim economizamos alguns milhões e deixamos de colocar outros nos bolsos do PIG.

ZePovinho

MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/08/1

Post arrasador: Lula 11 x 0 Serra.Quem manda não entender de pobre ?

    Maria Lucia

    Mas é muito bom , mesmo!!!
    O final do artigo resume tudo!

francisco.latorre

fogo de morro água de morro abaixo..

é lula dilma. de primeira. e mercadante. de virada.

grande bancada no congresso..

e segundo turno.. onde houver.. arrasador.

barba cabelo e bigode. vareio.

..

    francisco.latorre

    barba cabelo e bigode.

    lula dilma e mercadante.

    ..

luiz

Isso serve para Minas Gerais também. Aqui a Vox marretou uma pesquisa pró-tucanos.

Maralina Matoso

Caro Azenha,
Tenho uma sugestão. Se você tiver oportunidade de contato com pessoas da campanha da Dilma e o Lula, e, já que temos uns minutinhos a mais na propaganda eleitoral da TV do que a oposição, será que não dá para sugerir que toda a inserção da Dilma e demais candidatos a deputados e senadores, reservar 10 segundos finais para dizer o seguinte para o eleitor: "e lembre-se, no dia da votação, além de levar seu título, leve um documento com foto".

É que estou tão desconfiada disso. Não vejo propaganda maciça para que o povo lembre desse detalhe. E isso pode fazer alguma diferença, sim senhor.

    francisco.latorre

    na mosca.

    ..

ferrera13

"[…] Aí, se os fatos novos teimam em não surgir, a tentação de criá-los é grande."

E se é para criá-los, entram em cena os guerrilheiros do GTOG e do PIG, todos transvestidos de jornalistas. Nesta eleição pode-se ver de tudo o que esses "soldados" criaram. Felizmente tem um outro regimento que está ganhando corpo para desconstruir as "verdades" que eles imprimem em seus instrumentos para "tentar" manipular o povo. Essa que o comandanteAli Kamel aprontou na Isto É é apenas mais um capítulo, e não será o último. Mobiliza povo! Dilma no primeiro turno é colocar essa turma na sua devida insignificância.

    ferrera13

    Desculpem a falha. Ali kamel aprontou na revista Época. Poderoso instrumento do PIG.

Oliveira

Conclusão. A vitória de Dilma é só questão de tempo.

Altevir Depetris

a candidatura do Zé pedagio ta que nem ele: desidratada.

Jairo_Beraldo

Mais um conselho do Mauro Carrara ao Zé:

"Regenere-se. Volte a ser o mocinho da UNE. Demita-se da UDN, admita que a gestão Lula é infinitamente melhor que a de FHC e desative urgentemente a central de sabotagem virtual informativa construída pelo insano Alberto Carlos Almeida."

Relita, Zé!

ZePovinho

Confesso que prefiro a terceira frase desse famoso ditado.Sem machismos,naturalmente.

    Jairo_Beraldo

    Fogo de morro acima,
    Água de morro abaixo….
    Ninguém segura!

    Onde seria voce seria machista, ZéPovinho?

    ZePovinho

    Eu seria machista se dissesse que,na terceira frase do ditado,"Quando mulher quer….."

    José Paulo

    Como você é um gentleman, mas não é o meu caso, deixa que eu digo o ditado por inteiro, até porque é politicamente errado e ligeiramente machista, é verdade, mas bem ou mal o Marcos Coimbra usou 2/3 dele, quando a sabedoria de vida está quase toda ela na parte final.

    Fogo de morro acima; água de morro abaixo e mulher quando quer dar, ninguém segura…

    Ed.

    Percebi depois de postar minha adaptação, que vc já adiantara a original, truncada, por razões politicamente corretas…
    Abs

Deixe seu comentário

Leia também