VIOMUNDO

Lula assume só depois de manifestação do PT e aliados no dia 18; ênfase será na retomada econômica; para FHC, é a volta do “analfabeto”

16 de março de 2016 às 12h35

PRESDILMA1 (1)

Lula aceita convite de Dilma e assumirá Casa Civil

DÉBORA ÁLVARES
RANIER BRAGON
GUSTAVO URIBE
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

da Folha de São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta quarta-feira (16) o convite da presidente Dilma Rousseff e assumirá a Casa Civil.

O acerto foi fechado em reunião no Palácio da Alvorada, que teve as presenças também dos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Jaques Wagner, que deixará o comando da Casa Civil e será chefe de gabinete de Dilma. Com isso, o petista comandará o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, chamado de Conselhão.

O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), afirmou que a ida de Lula pra Casa Civil tem o objetivo de ajudar o Brasil a sair da crise e de evitar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

“Temos um ministro chefe da Casa Civil com larga experiência para ajudar o Brasil. A decisão de Lula na Casa Civil decorre do compromisso com o país, única e exclusivamente imbuído do propósito de ajudar o país a sair da crise”, afirmou o deputado, em entrevista no Salão Verde da Câmara.

Segundo o petista, a ida de Lula para o ministério não atrapalhará as investigações da Lava Jato. “Foi no mandato de Lula que a Procuradoria-Geral da República ganhou autonomia.”

GUINADA

Na tentativa de convencer seu antecessor a assumir um ministério, a presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) com o seu antecessor, em um esforço que é considerado a última cartada da petista para evitar a abertura do processo de impeachment.

Na noite da terça-feira (15), após mais de quatro horas de jantar, o petista havia pedido à presidente mais tempo para analisar o convite.

Para assumir um ministério, o petista impôs como condição autonomia na articulação política com a base aliada e mudanças na política econômica para garantir a retomada do crescimento.

Esta última condição preocupa não só o mercado como interlocutores do ex-presidente no empresariado, pelo receio de demandar medidas como venda de reservas internacionais, queda forçada dos juros e liberação de mais crédito na economia.

Segundo petistas e integrantes do governo, sua nomeação poderá ser acompanhada da entrada de um time no governo Dilma.

Entre os nomes que Lula gostaria de levar para o governo está o de Celso Amorim para Relações Exteriores. Não está descartada a substituição de Aloizio Mercadante, na Educação. Outros nomes, como o de Ciro Gomes, são ventilados por petistas.

As mudanças na condução da política econômica podem provocar a saída do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Segundo a Folha apurou, Tombini tem dito a interlocutores que não ficará no comando do banco se o governo optar por uma guinada na política econômica, que passaria por uma redução forçada na taxa de juros e venda de parte das reservas internacionais.

Por outro lado, dentro do Palácio do Planalto há insatisfação em relação a Alexandre Tombini, que não estaria, na avaliação palaciana, adotando os remédios mais corretos neste momento para evitar uma recessão profunda no país.

LAVA JATO

Uma guinada na condução política do país justificaria sua presença na Esplanada dos Ministérios e afastaria a tese de que só pretenda escapar da prisão. Investigado na Operação Lava Jato, Lula, sendo ministro, terá foro privilegiado e sua prisão teria que ser autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A decretação de prisões cautelares é mais fácil na primeira instância.

É provável que os filhos do ex-presidente, que também são alvos do Ministério Público Federal, continuem com suas investigações a cargo da Justiça de primeira instância, a exemplo do que ficou decidido nesta terça sobre os casos da mulher e filha do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Réu na Lava Jato, Cunha tem foro privilegiado e é julgado no STF. As apurações sobre contas no exterior ligadas a jornalista Claudia Cruz e a Danielle Dytz da Cunha, mulher e filha do deputado, serão enviadas ao juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná.

ALIADOS

Integrantes de partidos aliados ao governo ainda não têm uma avaliação uniforme sobre a ida de Lula para a Esplanada dos Ministérios.

Um deles afirmou que “agora começa o terceiro mandato de Lula”, em referência à possível divisão de poder entre Dilma e o ex-presidente.

Outro afirmou ver poucas chances de que a nomeação consiga barrar o impeachment de Dilma: “Ele vem para organizar o último baile da Ilha Fiscal”, ironizou, lembrando a solenidade símbolo da queda da monarquia no Brasil.

A oposição já afirmou que irá ingressar na Justiça para tentar derrubar a nomeação do ex-presidente. Segundo o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), a nomeação é um tapa na cara da sociedade. Eles irão argumentar na Justiça que a nomeação não passa de uma tentativa de burlar investigações da Lava Jato.

DILMA, SOBE!

“Dilma, sobe!”. Esta é a brincadeira, que já corre entre petistas, sobre a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. No Palácio do Planalto, a Casa Civil fica no quarto andar. O gabinete da Presidência da República, no terceiro.

Quando era presidente da República e Dilma sua chefe da Casa Civil, Lula costumava chamar sua então ministra para o seu gabinete, por telefone, dizendo: “Dilma, desce”. Agora, dizem petistas, o comando muda. É “Dilma, sobe!”.

Segundo assessores presidenciais, Dilma e Lula sabem que serão criticados pela entrada do ex-presidente no governo. Entre os ataques esperados estão a acusação de que Lula estaria fugindo do juiz Moro. Outras críticas seguirão da linha de que Dilma virou uma “rainha da Inglaterra” e que seu segundo mandato acabou no início do segundo ano.

Assessores presidenciais dizem que estas críticas foram levadas em consideração, mas são o preço a ser pago pelo benefício maior, escapar da abertura de um impeachment contra a presidente Dilma.

PS1 do Viomundo: O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo a Folha (vejam a declaração), ficou irritado. E a Porto Seguro no twitter, mais ainda!

Captura de Tela 2016-03-16 às 16.10.16

PS2 do Viomundo: Lula aceitou o cargo com a promessa de mudança nos rumos da economia. Talvez engavetar a reforma da Previdência, talvez usar parte das reservas internacionais, como noticiou o Estadão:

Captura de Tela 2016-03-16 às 14.48.29

PS3 do Viomundo: A posse de Lula foi marcada para depois das manifestações do dia 18, promovidas por PT e aliados. O ex-presidente prometeu comparecer à da avenida Paulista. Cravamos Lula na Casa Civil às 18h34 minutos do dia 14, em nosso perfil no twitter. Sorry!

Ouça abaixo a entrevista dada pelo líder do PT na Câmara:

Afonso Florence (BA), líder do PT na Câmara dos Deputados

Luciana Genro: Lula no ministério de Dilma é “a última cartada”

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
43 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Urbano

17/03/2016 - 17h55

O verdadeiro imortal fez e faz sucesso como POLÍTICO no Brasil e no Mundo. O imoral nem uma coisa nem outra. Pelo contrário, lá fora levou foi revés de todo tamanho, apesar da sua translúcida subserviência diante de quem os deu. Essa é a grande diferença entre um ‘analfabeto’ e um burro xucro.

Responder

marcosomag

16/03/2016 - 19h14

Espero que o Nunca Dantes tome medidas enérgicas como: fazer cumprir a Lei tirando Sérgio Moro de cima das empresas de infraestrutura do Brasil pois os corruptos e corruptores devem ir para a cadeia, mas as empresas devem ser preservadas pois têm competência como as melhores de fora e empregam milhões de trabalhadores em suas cadeias de produção.

Costurar um acordo para fazer valer a Lei de Direito de Resposta do Senador Roberto Requião pois esta Lei é fundamental para o equilíbrio na relação entre os cidadãos e os grupos de mídia.

Tirar de pauta a Reforma da Previdência e taxar os lucros e dividendo do mercado financeiro.

Injetar dinheiro das reservas internacionais na infraestrutura depois que conseguir tirar Sérgio Moro do caminho e destravar a construção civil no Brasil. Isso deve feito com muito cuidado para não aumentar a inflação e não baixar demais a cotação do dólar, o que prejudicaria as exportações que estão evitando uma recessão ainda maior na atual conjuntura.

Com isso, o povão virá apoia-lo em massa e os golpistas internos e externos vão recuar.

Responder

Marcos C. Carvalho

16/03/2016 - 19h02

Acabei de ver na Globonews um show de ilicitudes tentando mostrar Lula e Dilma como bandidos. A Polícia Federal do Zé grampeou a Dilma conversando com Lula e imediatamente “vazaram” pra Globo com ares de escândalo mundial. Estão tentando transformar fumaça em tsunami. Vergonha essa nossa PF, toda a encenação da operação Vaza-Jato, o fascista moro e companhia.

Responder

Walter Pastori

16/03/2016 - 18h38

Baba fefe ta dificil de engolir o lula e o cara e voce que fez de bom para o pais fala fefe

Responder

Vinicius Carvalho

16/03/2016 - 18h31

bomba!! Parece que o Lula também assumirá o Vaticano semana que vem!!

Responder

Marat

16/03/2016 - 18h17

Veja só que coisa estranha, saía dessa se puder:
Por quê que nesta vida um
Ignorante inteligente
Supera (e muito) um
Diplomado empolgado que é mentiroso e malandro?
Somos malandros por pirraça, mas também por precisão…

Responder

Marat

16/03/2016 - 18h13

Prefiro um analfabeto inteligente, perspicaz e nacionalista a um ex-garanhão frustrado, com complexo de vira-latas

Responder

    Daniel

    16/03/2016 - 19h28

    Rapaz… Assino embaixo do que você escreveu.

lenise

16/03/2016 - 17h44

A Dilma acertou em cheio no convite a Lula, e q se dane os bandidos de plantão junto com o coxinha do juizleco

Responder

lulipe

16/03/2016 - 17h36

Na minha terra isso tem nome: amarelar!!! A jararaca virou cobra cega…

Responder

Roberto de Paulo

16/03/2016 - 17h00

Os coxinhas canalhas fascistas,estão bravos?É sinal que a DILMA deu um tranco neles,e acertou bem no rabo dos idiotas,LULA conte conosco,e ajude a DILMA a mostrar que o PT gosta de PATRIOTISMO,coisa que os fascistas e verdadeiros ladrões do PAÍS + gostam é de entregar as riquezas do PAÍS aos Americanos.R

Responder

Lukas

16/03/2016 - 16h49

Bomba!!! Escritura da Casa Civil está em nome de amigo de Lula!

Responder

    Mark Twain

    16/03/2016 - 17h22

    Vai tendinite vai!

    Hermes Milani

    16/03/2016 - 17h53

    A T E N Ç Ã O: – Peço aos companheiros sugerirem um dos melhores nomes para Ministro da Justiça: o nome do Senador Roberto Requião !!!

    Maria Aparecida Jubé

    16/03/2016 - 18h17

    A Globo pode mandar investigar, isso é ocultação de patrimônio, esse amigo do LULA é laranja, só não sei se é laranja lima, laranja pera, laranja baiana, laranja da ilha, laranjinha chup chup, mas que é laranja é, tenho certeza.

renato andretti

16/03/2016 - 16h47

Azenha…a verdade sobre a Zica e chicongunha..
Me parece ter ouvido de relance hoje a H1N1..
de volta..
Por que estas doenças sempre veem com POLITICA
e tempo de politica..
A verdade em minha persepção???

Responder

    renato andretti

    16/03/2016 - 16h48

    A`com h.

renato andretti

16/03/2016 - 16h43

Convida o FHC para ser secretário do LULA.
Convida ele para AJUDAR o BRASIL em tempo de crise.
Só convida…
Sobe FHC..
Desce FHC..
PULA FHC.
FEIO, VELHO, ORELHUDO, SAPO BARBUDO,
BAIXINHO, LADRÃO, NOJENTO, IGNORANTE
BURRO, INCAPAZ, SEM DEDO.
imagina se fosse um Enviado de DEUS.
eh…eh..

Responder

Lukas

16/03/2016 - 16h39

Lula assume a Casa. Apartamento e sítio nem pensar, né?

Responder

roberto

16/03/2016 - 16h27

Pergunta lá no posto ipiranga…

Responder

El Bartho

16/03/2016 - 16h19

“Analfabeto não pode dirigir o país”. MACONHEIRO pode?

Responder

    joão luiz silva brandao costa

    16/03/2016 - 17h54

    Corno também?

    Lukas

    16/03/2016 - 18h48

    Mulher, pelo jeito, nunca mais.

Pedro

16/03/2016 - 16h15

É preciso divulgar que Delcídio disse na delação que o esquema da Petrobrás era semelhante no governo FHC. Os jornais não estão dando essa notícia (salvo a Folha, num texto escondido).

Responder

Daniel

16/03/2016 - 16h05

“…Esta última condição preocupa não só o mercado como interlocutores do ex-presidente no empresariado, pelo receio de demandar medidas como venda de reservas internacionais, queda forçada dos juros e liberação de mais crédito na economia.”

Eu pausei e respirei fundo ao ler esse trecho. Baixar juros e liberar mais crédito no mercado são EXATAMENTE duas ações que ajudam economias a crescerem por colocar mais dinheiro no mercado consumidor. Mais mercado consumidor significa mais vendas e mais vendas significa mais lucros e (com alguma sorte) mais empregos. E os nossos “empresários” e “economistas” estão PREOCUPADOS??? Aonde esses filhos da P*** aprenderam economia? Juros na estratosfera como os nossos só alimentam os rentistas parasitários, não contribuem em NADA para a economia real (a que produz produtos de verdade e que gera empregos). Só Lula mesmo para colocar a economia no rumo certo, porque estou vendo que ele é o único que têm coragem para mandar esses “economistas” irem tomar no rabo deles (como ele JÁ fez durante os dois mandatos dele como presidente, porque acham que o Brasil foi tão bem durante esse período?)

Responder

Vitória

16/03/2016 - 15h37

Esperar manifestação do dia 18/03 ainda para o Lula tomar posse como ministro, não será arriscado não? A oposição está soltando ódio pelas fendas. Penso que ele deveria tomar posse ainda hoje, no máximo, amanhã.

Responder

caracol

16/03/2016 - 15h11

Eu não estava vendo muita diferença se o Lula assumisse ministério ou não. Mas a partir da declaração de FHC de que ele considerava isso um “erro”, fiquei convencido de que certamente se tratava de algo de bom para o Brasil.
Outra coisa: se a questão é ajeitar a economia (assunto interno) e frear o impeachment (assunto interno), por que é que só se fala em Celso Amorim para as Relações Exteriores? Será que os caras sacaram que a “coisa” vem de fora?

Em tempo: será que não dá pra chamar de volta também o Franklin Martins?

Responder

    Lukas

    16/03/2016 - 16h19

    Acho que vem por aí o banqueiro Henrique Meirelles e o tucano Nelson Jobim.

    Só comunista…

FrancoAtirador

16/03/2016 - 14h42

.
.
MRT: Movimento pela Renúncia de Temer
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    16/03/2016 - 15h21

    .
    .
    #ForaCunha #ForaRenan #ForaTemer
    .
    .

Julio Silveira

16/03/2016 - 13h03

Sabia decisão, grande Lula. Apesar do que muitos alucinados irão espernear por que achavam que ele deveria apanhar calado, sendo acossado e ficar por isso mesmo. Lula você representa o povo excluído nacional esse que não teve respeito sequer de um líder de sua representatividade justamente por isso, por representar uma classe social tão rejeitada neste país.

Responder

Lukas

16/03/2016 - 12h49

A ex-presidente Dilma vai mandar em quem a partir de hoje? Talvez na moça do cafezinho… A ver.

Responder

    roberto

    16/03/2016 - 14h24

    Falando em mandar, quem mandou a ex-amante pro exílio as expensas de uma concessionária de free shop em aeroportos?
    Teria sido o boca de sovaco, que, aliás foi diagnosticado com uma grave doença, a “ócioporose”?

    FrancoAtirador

    16/03/2016 - 14h33

    .
    .
    Ku Klux Klan Kaiu do Kavalo
    .
    .

    FrancoAtirador

    16/03/2016 - 14h35

    .
    .
    POLÍCIA PRENDE BANDIDOS RACISTAS
    MEMBROS DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
    QUE ATUAVA EM REDE PELA INTERNET
    .
    Os Criminosos foram Identificados como Responsáveis
    por Ataques Premeditados nas Redes Sociais (FaceBook)
    .
    Os policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro, que comandam a “Operação Cyberstalking”, cumpriram desde a madrugada
    quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em São Paulo,
    Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
    .
    (http://www.revistaforum.com.br/2016/03/16/80413)
    .
    .

    Carlos Henrique

    16/03/2016 - 17h47

    Lukas, tá nervosa Santa? Relaxa, tome uns 20 vidros de Rivotril seguidos e acorde em 2023, quando a Esquerda estará eleita para mais 4 anos…

FrancoAtirador

16/03/2016 - 12h48

.
.
Curiosidade
.
O Futuro Presidente Michel Temer Demitirá Lula e Nomeará Cunha ou Renan?
.
.

Responder

    Lukas

    16/03/2016 - 14h32

    Outra curiosidade:

    A Presidenta Emérita, caso necessário, poderá demitir o Presidente Lula?

Deixe uma resposta