Lula a Mujica: Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado. Se voar, fica difícil. Eu voltei a voar outra vez

Tempo de leitura: 2 min

Lula e Mujica 2Lula e Mujica 5

Fotos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula: Eu voltei a voar outra vez

29/08/2015 13:15

 do Instituto Lula

Na manhã desse sábado (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, ex-presidente do Uruguai e senador pelo país, participaram de uma mesa no Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século 21, realizado pela Prefeitura de São Bernardo, em São Paulo.

Primeiro falou José Mujica, que defendeu a importância dos partidos políticos para a manutenção das conquistas sociais dos cidadãos. “A democracia requer partidos. Não há democracia sem partidos. Eles são a vontade coletiva de grupos humanos. Os grandes meios nunca vão estar do lado do povo. São empresas, que atendem a outra forma de entender o mundo. Para o ex-presidente uruguaio, “não há homens imprescindíveis, há causas imprescindíveis”. Ao fim de sua fala, José Mujica foi aplaudido em pé pelo público presente no auditório do Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforp).

Em sua fala, Lula relembrou as experiências de participação popular criadas pelo PT ao longo de seus 35 anos, dentre elas, o orçamento participativo, implementado em Diadema em 1982: “Pela primeira vez o povo humilde era chamado a discutir cada prioridade do seu bairro. e votavam, participavam e cobravam”. Afirmou que a própria criação do partido nasceu da necessidade de ter um trabalhador na poítica. “Não era possível eu todo ano fazer greve e, ao chegar na eleição, eleger meu patrão pra vereador, deputado, prefeito”, disse.

Seu mandato, disse Lula, foi marcado por aproximar o governo dos movimentos sociais. “Se perguntarem qual foi o maior legado que deixei, foi a relação que o governo estabeleceu com a sociedade e com os movimentos sociais. Se juntar todos os presidentes do país, antes de mim, eles não fizeram 10% das reuniões que fizemos. Foram 74 conferências nacionais, que começavam no municípios.” Durante seus oito anos no Palácio do Planalto, disse Lula, “as políticas não eram do governo, eram do povo”.

O ex-presidente comentou também a situação política atual, especialmente a grande polarização na qual se encontra o Brasil. “De onde vem esse ódio? Será que uma parte desse ódio demonstrado contra o PT é porque as empregadas domésticas conquistaram mais direitos? Nós fomos para a rua para conqusitar melhoras para as pessoas. Acho que essas pessoas estão querendo desfazer essas melhoras.” Disse também que pretende viajar e voltar a dar entrevistas para “ver se dão um pouco de sossego para a companheira Dilma e se incomodam comigo de novo. As pessoas nao me deixam em paz. todo santo dia falam no meu nome.” Falando com José Mujica, disse: “Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho. Se ele voar, fica difícil”. “Eu voltei a voar outra vez”, afirmou, finalizando o discurso.

Leia também:

Lula processa Época por reportagem criminosa


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
BRAZILISTÃO
.
Olha só o que farão do braZil
.
os NaziFascistas do Tea Party
.
com o Apoio do PPSDemB:
.
.
UCRANISTÃO
.
“Manifestação Democrática”
do Setor de Direita na Ucrânia:
.
Pelo Menos 100 Ucranianos foram Feridos,
após a Explosão de uma Granada lançada
em Frente do Parlamento da Ucrânia.
.
13:42 Segunda feira, 31 de Agosto de 2015
Agência Lusa
.
Kiev, 31 ago (Lusa) — Cerca de 100 polícias e militares
ficaram hoje feridos depois da explosão de uma Granada
durante uma Manifestação [SIC] em frente do Parlamento
da Ucrânia, informou a Polícia de Kiev.
.
O Incidente ocorreu durante Confrontos entre a Polícia
e Manifestantes [SIC] que protestavam contra a Aprovação
pela Rada Suprema (Parlamento Ucraniano) da polémica
Reforma Constitucional, que confere uma Autonomia
acrescida aos Territórios Separatistas do Leste do País.
.
O chefe da polícia da capital ucraniana, Alexander Tereschuk,
disse à imprensa que o homem que lançou a granada foi detido.
.
“Tenho informação de que há mortos”, disse por seu lado
o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitshcko, à televisão 112 Ukraina.
.
Entre os feridos, há pelo menos quatro que estão em estado grave,
segundo a Guarda Nacional, uma Força Militarizada que depende do Ministério do Interior
e é Composta em parte por Voluntários [de Extrema-Direita] que integraram as Milícias
de Defesa de ‘Maidan’, o Movimento Pró-Europeu que liderou a Contestação [leia-se:
Golpe de Estado patrocinado pelo Tea Party Norte-Americano], de fevereiro de 2014.
.
Um dos Feridos Graves referidos pelo Chefe da Polícia perdeu ambas as pernas.
.
Nenhum manifestante [SIC] sofreu ferimentos, segundo a mesma fonte.
.
(http://www.sapo.pt/noticias/100-policias-e-militares-feridos-em-explosao-_55e44d52caea1e2c1cd89347)
.
.

Vicente Jr.

Como ele vai voar com as grades em volta dele?

    Marcia

    Haja dor de cotovelo da elite! 55 títulos Honóris no mundo. O Lula está certo para o mundo desenvolvido e errado para o Brasil! Só esta elite tacanha mesmo.

Samuel Alencar

Nunca na história deste pais a corrupção veio à tona de modo tão escandaloso.

    Marcia

    A desinformação de algumas pessoas é impressionante. Você realmente acredita que a corrupção existe agora que está sendo investigada? Antes não havia? Mais aula de História pra você!

    Eric Estrada

    O Brasil nasceu e cresceu em corrupção,meu querido. Por que ele sempre foi considerado um país subdesenvolvido se tanta riqueza evidente há nele??? Pensemos sobre isto…

    Nunca houve tanta corrupção?… Só uma pessoa limitada ao que vê na tv e jornais pensa assim. Quem lê e analisa a história do Brasil, da imprensa, a história contada nas entrelinhas do tempo saberá que a coisa não é bem assim…

Urbano

Os seguidores do berrante do pig, que combatem o Eterno Presidente Lula, nem sequer anunciam qual foi o seu candidato ao Planalto em 2014 e muito menos qual será o para 2018. E no caso de anunciarem, pelo menos digam o que o escolhido tem de melhor para garantir um bom governo, em comparação ao Eterno Presidente Lula ou à Presidenta Dilma.

walter pastori

Quem tiver duvidas do legado que Lula ja deixou pra esse pais nao precisa comparar com os oito anos do governo dos intelectuais tucanos com os do pt porque ai e covardia.Busque o perfil de todos os politicos atuantes ate 2002 nas prefeituras estados e no pais compare com o perfil dos atuais prefeitura estado e presidencia ve como a presenca do lula na politica fez o povo entender como e importante votar em alguem como a gente.Lula te espero em 2018 vou novavente subir a rampa com voce.

Julio Silveira

No Brasil temos um cidadão que eu acredito possamos comparar ao Mujica, mas para a infelicidade da politica está escanteado pelas cabeças mais espertas do PT, trata-se do Olívio Dutra. Um dos poucos políticos que guarda a simplicidade, mesmo após ter galgado postos importantes no Brasil pelo estado do RS. Mas está lá, cada vez mais restrito, outros que não tem a sua leitura e postura politica ganham os espaços e a vitrine do partido no estado, e no Brasil. Nenhum outro politico que conheço, muito menos o Lula, a não ser o Olívio, guardam semelhança com o Mujica. Esse raro politico Uruguaio que entende a politica como meio de elevar o nível da cultura politica de seu povo, com consequências econômicas, demonstrando que não ver a politica como meio de obter para si consequências econômicas.

Cláudio

:

04:13

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Fátima

Voe, e voe no meio do povo, Lulão, e pouse em 2018. Estamos com você.

FrancoAtirador

.
.
Conta a História (*) que, certa vez, o ex-Lenhador Abraham Lincoln,
.
já Eleito Presidente Bolivariano dos Estados Unidos da América, disse:
.
“Quero governar de tal modo que,
mais tarde, ao deixar o Poder,
se não contar um só amigo
entre os homens, ainda possa
encontrar um em mim mesmo”
.
*(http://imgur.com/qVA0516)
.
(http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/vicenc-navarro-o-berco-vermelho-do-partido-republicano.html)
.
.
PEPE CHARRUA POSSUI A GRANDEZA HISTÓRICA DO HOMEM
.
QUE, NO PODER, NÃO ABDICOU DE SI MESMO PARA GOVERNAR
.
.

Sergio

E que seja um vou seguro e duradouro, estamos a sua espera, nosso eterno presidente!!!!

    Christiano Almeida

    Sérgio, com todo o respeito, mas, (a intenção é colaborar e não outra), que tal trocar o ‘VOU’ por vôo? O vou é verbo, que passa a idéia de ir-se. Ir embora. E, creiamos, não é a idéia que o Lula passa para nós. Ou seja, só as grandes aves alcançam voos mais altos (sem desmerecer as demais, lógicos), tais como: águias, condores, harpias, e o nosso glorioso GAVIÃO!

Deixe seu comentário

Leia também