VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Lula a Chávez: “Sua vitória será nossa vitória”

07 de julho de 2012 às 15h45

DA EFE, via Folha de S. Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta sexta-feira, em mensagem de vídeo transmitida na cerimônia de encerramento do Foro de São Paulo, em Caracas, seu apoio a Hugo Chávez em relação às eleições presidenciais de outubro na Venezuela.

“Chávez, conte comigo, conte com o PT, conte com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória”, afirmou Lula no vídeo.

O ex-presidente, que se recupera de um câncer de laringe, disse que gostaria “muito” de estar em Caracas “não só para integrar a delegação do PT”, mas também para dar um forte abraço em seu “companheiro” Chávez.

“Com a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas devem ser preservadas e consolidadas”, insistiu, ao falar sobre o pleito do dia 7 de outubro, no qual Chávez tentará sua terceira reeleição consecutiva.

Um dos fundadores do Foro de São Paulo em 1990, Lula destacou a importância desse encontro e ressaltou que, graças aos governos “progressistas” regionais, a América Latina é hoje “uma referência internacional de alternativa vitoriosa ao neoliberalismo”.

“Claro, ainda há muito por fazer. Os fatos ocorridos, por exemplo, em Honduras e Paraguai, mostram o muito que ainda precisamos lutar para que a democracia prevaleça em nossa região”, declarou, citando o recente impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o golpe de Estado que derrubou em 2009 o então presidente hondurenho, Manuel Zelaya.

“A existência de colônias em nosso continente, como no caso das Malvinas, que evidentemente são argentinas, nos serve para lembrar que muito deve ser feito para que a soberania nacionale regional prevaleça, e para isso necessitamos mais integração latino-americana e caribenha”, disse.

Ao ressaltar que os países latino-americanos ainda estão “marcados pela pobreza e pela desigualdade”, Lula destacou a necessidade de apostar em “mais crescimento econômico, políticas sociais e reformas estruturais” na região.

“Em tudo o que fizemos até agora, que foi muito, o Foro e os partidos do Foro tiveram um grande papel que poderá ser muito maior se soubermos manter nossa principal característica: unidade na diversidade”, ressaltou.

Após a transmissão do breve vídeo, Chávez tomou a palavra e iniciou seu discurso falando de maneira emotiva sobre a saudação que recebeu de Lula.

“Eu lhes confesso que começo essas palavras muito comovido, sobretudo por essa mensagem desse grande companheiro, amigo desta pátria, desta alma nossa que é Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o governante venezuelano.

“Eu te digo, Lula, desde aqui, que tenho certeza que a cada dia se aproxima mais o momento em que conseguiremos de novo nos encontrar, e o abraço que vamos dar vai ser um abraço do tamanho deste mundo e além”, sentenciou Chávez, após gritar “viva Lula!”.

Dica do vídeo é do Vlad

 

 

32 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Samuel Pinheiro Guimarães: Os objetivos dos EUA na América do Sul

13/07/2012 - 19h01

[…] Lula a Chávez: “Sua vitória será nossa vitória” […]

Responder

Oposição da Venezuela, que se inspirou em Lula, agora diz que ele é “mercador” « Viomundo – O que você não vê na mídia

10/07/2012 - 00h16

[…] Agora, a reação do MUD (Mesa de Unidade Democrática, não confundir com mud) à notícia de que Lula gravou vídeo dando apoio a Chávez: […]

Responder

FrancoAtirador

09/07/2012 - 09h25

.
.
A ESQUERDA E A GRANDE MENTIRA DO DINHEIRO

“Cada vez que há uma crise, o leque de respostas do sistema se estreita.
O sistema global teve que regressar à origem e exacerbar a exploração dentro de casa.
Também sabemos que, segundo as cifras mais otimistas, há 75 vezes mais dinheiro que riqueza.
E essa mentira funciona enquanto o capital financeiro decida seguir na trilha da mentira.
Quando diz “nós paramos”, isso é mentira,(fica evidente que) a brecha entre o dinheiro e a riqueza é tão grande que não poderá pagar.
Daí, insisto, a importância deste Foro e da América Latina.
Não me canso de repetir que a salvação do planeta ou vem da América Latina, ou não vem de nenhum lugar.
A América Latina é o continente que sofreu o problema neoliberal e conseguiu superá-lo, (mas há desafios não resolvidos)…
Creio que seria um erro apoiar-se em um movimento social para oferecer-lhe somente o que o modelo anterior deixou de (lhe propiciar).
Satisfazer (a demanda social) sem educar com os novos valores da alternativa que queremos construir pode repetir aqui o que ocorreu na Europa:
a esquerda construiu a sociedade das classes médias, mas essas classes médias se converteram em novos proprietários sem ideologia…”

(Juan Carlos Monedero, ex-conselheiro de Chávez, em entrevista a Carta Maior, no ‘Foro São Paulo’)

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20534

Responder

:: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » Apoio de Lula a Chávez agita campanha eleitoral

09/07/2012 - 08h25

[…] É neste cenário que os anti-chavistas recebem a mensagem de Lula, com o respaldo inequívoco ao presidente/candidato: “Só com a liderança de Chávez, o povo (venezuelano) vem realmente tendo conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas precisam ser preservadas e consolidadas. Chávez, conte comigo, conte conosco, os do PT, conte com a solidariedade e o apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Tua vitória será nossa vitória. Um forte abraço, um abraço fraterno e gracias, companheiro, por tudo o que tem feito pela América Latina”. (Para ler a mensagem e ver o vídeo, clique aqui). […]

Responder

Maria Luisa Franchi

08/07/2012 - 20h03

Gente, essa tucanada é patética.Imagine: Alvaro Dias vai recorrer ao STF contra a suspensão do Paraguai no Mercosul! Além, é claro, de “julgar” legítimo o impeachement do presidente paraguaio!?!

Responder

lulipe

08/07/2012 - 18h49

Nossa de quem cara-pálida???

Responder

    abolicionista

    08/07/2012 - 19h33

    Sua é que não foi, tucaninho. rs

Pitagoras

08/07/2012 - 17h21

VIVA CHÁVEZ! VIVA a VENEZUELA!

Responder

Fabio Passos

08/07/2012 - 11h51

A união dos países latinoamericanos é fundamental para superar o subdesenvolvimento.

Os ianques não suportam a perspectiva de nações soberanas que não sedobram a suas ordens.
Lula foi direto: Honduras e Paraguai mostram que as oligarquias corruptas e entreguistas da AL ainda contam com apoio ianque para cometer golpes de Estado.

Responder

Roberto

08/07/2012 - 10h48

Lula fazendo seu papel de líder mundial. hehehe

Responder

    Willian

    08/07/2012 - 13h36

    Verdade. Obama já pediu um video também. Com o apoio de Lula, a vitória dele é certa. Fontes afirmam que Mike Romney está preocupado.

Jose Mario HRP

08/07/2012 - 09h40

O Alvaro Dias foi ao Paraguay?
AH! Ele foi ,certamente, defender a “democracia” do general Lino Oviedo e gang association!

Responder

trombeta

08/07/2012 - 09h29

Esse é Lula, o maior líder da esquerda mundial.

Responder

C. Roberto

08/07/2012 - 08h55

Jabour é o exemplo vivo de um cineasta que não deu certo! Enfim, tenta uma segunda chance como comentarista do PIG!!! A vida é assim mesmo: quem nasce para Jabour nunca chegará a um Glauber Rocha…

Responder

Ed.LIMA

08/07/2012 - 07h09

Lula tá afiando o bigode prá campanha Municipal no Brasil e tá com um visual ótimo.Dá-lhe LULA!!!!bye,bye Aécio 2014.

Responder

marcosomag

08/07/2012 - 00h19

A fala de Lula foi muito oportuna pois o palhacinho da direita que é candidato na Venezuela tentou dar um verniz progressista em sua candidatura dizendo ser inspirado nas políticas de Lula. Mal o Lula apoiou o Chávez, os farsantes da oposição a ele arrancaram a máscara, criticando o apoio de líder brasileiro ao verdadeiro candidato progressista. Golaço do Lula!

Responder

Roberto Locatelli

07/07/2012 - 23h34

Como a direita não consegue derrotar Chávez nas urnas, fica torcendo para que ele morra.

Resumindo as ideias da direita sobre a Venezuela:
Chávez vence praticamente todas as eleições. Por isso, temos que dar um golpe de estado e proibir eleições, para restaurar a democracia.

Responder

Fabio SP

07/07/2012 - 23h04

Quer dizer que o Álvaro Dias vai ao Paraguai e por causa disso é chamado de tudo quanto é nome, enquanto Lula quer influenciar nas eleições da Venezuela e ainda quer falar em meu nome! a vitória do Chavez pode ser dele, minha não é…

Responder

    Almir

    08/07/2012 - 00h13

    Não confunda as coisas, ô Fábio. LULA foi à Venezuela torcer pelo Chávez, em eleições livres e diretas. O Álvaro Dias foi ao Paraguai apoiar golpistas e capachos de americano.

    sANdro

    08/07/2012 - 09h41

    realmente é mto difícil perceber a diferença…

    muito bem fliper!

    abolicionista

    08/07/2012 - 10h51

    Chupa, golpista. Ninguém cai mais na conversa de vocês.

    Antenor

    08/07/2012 - 18h14

    A vitória de Chavez não é sua, Fabio. É nossa, que somos da força progressiva das Américas!!

Walter Cesar

07/07/2012 - 21h56

De mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Show de bola.

Responder

NER

07/07/2012 - 21h32

Dá-le Lula.
Enquanto isto lá pelas bandas de Paraty o verde Gabeira vive seu extase de gloria.

Responder

francisco pereira neto

07/07/2012 - 20h43

Esse vídeo com certeza será a matéria prima para o bestalhão Jabor usar nos próximos seis meses.
Ele não tem assunto. Então, o bestalhão, satisfaça a corja reacionária com os seus comentários nojentos.
Quem não tem argumentos, só dá golpes baixos.

Responder

    abolicionista

    08/07/2012 - 00h17

    São os golpistas de lá, não perdem tempo…

Elias

07/07/2012 - 16h28

Lula e Chávez, dois grandes seres humanos que a direita mais reacionária, mais sórdida e assassina faz uso da mídia capitalista para subestimá-los.

PS: CHUPA! Arnaldo Jabor!

Responder