Luciano Martins: Imprensa veste carapuça de insufladora do pessimismo

Tempo de leitura: 3 min

balanço-Copa -- dilma

Luciano Martins Costa: “Representantes do governo riem do Globo e de outros veículos de comunicação, que lhes deram a oportunidade de tripudiar publicamente sobre a onda de pessimismo que acabou desmoralizada pelo sucesso da Copa do Mundo”

FUTEBOL & POLÍTICA

A imprensa veste a carapuça

Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 15/7/2014 imprensa veste a carapuça
por Luciano Martins Costa, comentário para o programa radiofônico do Observatório da Imprensa,  em 15/07/2014 na edição 807

A imprensa brasileira, representada pelos veículos mais influentes, ou seja, os jornais e revistas de circulação nacional e maior tiragem e os programas noticiosos de maior audiência na televisão e no rádio, completa o balanço da Copa do Mundo, encerrada no último domingo (13/7).

Como não podia deixar de ser, um dos eixos que marcam as análises é a inevitável comparação entre o sucesso do evento e o clima de pessimismo que a própria imprensa havia criado antes de seu início.

Alguns dos comentários publicados nesta terça-feira (15/7) têm como referência o balanço público do torneio feito pela presidente Dilma Rousseff com parte do ministério. Foi, claramente, um lance de oportunismo político, como quase toda iniciativa de candidatos em período eleitoral. A diferença entre essa aparição da presidente, ao lado de seus ministros, e manifestações anteriores da chefe do governo, é que ela se dá em clima festivo.

Os jornais tratam com abordagens distintas a exibição tática da candidata à reeleição, que foi vaiada e ofendida por parte dos torcedores presentes à arena do Corinthians na abertura da Copa e por um pequeno grupo após a final, no Maracanã, quando entregou a taça aos vencedores.

Cada um à sua maneira, os principais diários do País agasalham a observação, reiterada pela presidente e alguns de seus ministros, de que a imprensa hegemônica insuflou na sociedade um intenso pessimismo quanto à capacidade do Brasil de organizar um acontecimento desse porte.

O Estado de S. Paulo coloca na reportagem sobre o balanço da Copa o selo “Eleições 2014”, numa tentativa de limitar as declarações ao contexto da campanha presidencial.

A Folha de S. Paulo faz um registro burocrático da manifestação do governo, no caderno especial sobre a Copa, contrapondo às declarações oficiais uma avaliação de obras de infraestrutura inacabadas, algumas das quais haviam sido prometidas como parte do projeto do Mundial.

O Globo assume a carapuça e traz na primeira página uma foto da risonha presidente, ao lado de dois ministros, com o título: “De que se riem?”

Focinheira para vira-latas

É bem possível que os editores do Globo saibam que a pergunta, associada à imagem de governantes risonhos, tem como referência um poema do uruguaio Mario Benedetti, que falava de ministros da ditadura militar naquele país.

No caso, os representantes do governo riem do Globo e de outros veículos de comunicação, que lhes deram a oportunidade de tripudiar publicamente sobre a onda de pessimismo que acabou desmoralizada pelo sucesso da Copa do Mundo.

Uma pesquisa apressada feita pelo Instituto Datafolha indica que 83% dos estrangeiros que estiveram no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho afirmaram que a organização da Copa foi ótima ou boa; 92% elogiaram o conforto dos estádios e 82% declararam terem se sentido seguros andando pelas ruas das cidades brasileiras.

Os visitantes consultados representam 60 países, e a maioria deles tinha uma expectativa desfavorável ao desembarcar por aqui, porque as notícias reproduzidas pela imprensa internacional eram majoritariamente negativas.

Na consulta, recebem notas positivas alguns dos quesitos mais criticados pela mídia nos meses anteriores ao evento, como a estrutura oferecida aos visitantes, o transporte, a segurança pessoal e até a qualidade do meio ambiente nas cidades visitadas.

Interessante também observar que as maiores notas foram dadas ao modo como os brasileiros receberam os turistas: quase todos declararam que os anfitriões foram simpáticos (98%) e receptivos (95%) e 84% consideraram os brasileiros honestos. As piores notas foram para os preços de hospedagem, alimentação e transporte aéreo.

Embora apanhe um universo reduzido do total de visitantes, pois o Brasil recebeu mais de um milhão de turistas de 202 países durante a Copa, a pesquisa contraria os brasileiros que adoram detestar tudo que é nacional e idealizam tudo que é estrangeiro: nada menos do que 69% dos visitantes disseram que morariam no Brasil.

Dois registros curtos: o filho do atacante Klose ficou com a bola que um torcedor entregou para ser autografada e dois torcedores alemães foram presos quando embarcavam de volta ao seu país, por terem furtado uma pequena estátua que estava exposta no aeroporto de São Paulo, em Cumbica.

Espera-se que os fatos sirvam de focinheira para os vira-latas.

Leia também:

Governo ataca pessimismo da mídia: Brasil derrotou os prognósticos “terríveis”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Caracol

Vai ter início a campanha coxinha vira-lata tucana “Imagina na eleição”.
Ou dos mais radicalzinhos: “Não vai ter eleição”.
Quá, quá, quá…

Cláudio

:D ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem para o Brasil continuar mudando!!!! De uma, duas vezes é melhor, é melhor duas vezes, é melhor mais de uma!!!! De uma vez por todas, de uma voz por todos, por você, por mim, por nós, para todos e para todas!!!! !!!! Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura que permita que o Brasil mude mais continuando no bom caminho. ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! . . . Viva o povo brasileiro!!!! Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … … :D

Cláudio

:D*** * : Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Cláudio

*** : Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Cláudio

: Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Daniel Alves dos Santos

“Espera-se que os fatos sirvam de focinheira para os vira-latas.”

Nossa, mas que coisa infeliz é este uso deste termo fora de moda “complexo de vira-latas”. É uma ofensa a um grupo de cachorros tão espertos, leais e dóceis, presentes em todo cotidiano brasileiro. Quem tem um vira-lata sabe do valor deles, que eles não ficam devendo em nada para os cachorros de raça da classe média. As pessoas que usam esse termo bizarro “complexo de vira-lata”, à esquerda e à direita, não param para pensar que os vira-latas são símbolos nas zonas rurais, nas favelas, na periferia, são amigos e queridos, afinal o povo não compra essa balela preconceituosa do Nelson Rodrigues. Focinheira pra quem usa “complexo de vira-lata”.

    Aline C. Pavia

    concordo com essa avaliação, daniel

lulipe

Voltando à realidade, a diplomacia brasileira sob o governo petista perde mais uma, quando na reunião dos BRICS ficou decidido que a sede do Banco seria na China e o presidente da Índia…Já o Brasil….Até quando????

    Marco Martini

    Mas como tem vira-latas nesse país!
    A NOTÍCIA QUE MUDA A RELAÇÃO DE FORÇAS É A CRIAÇÃO DO BANCO. O Brasil tem a Diretoria executiva e TODOS OS CARGOS SÃO ROTATIVOS: SEREMOS PRESIDENTES DESSE BANCO!
    O resto é coisa de vira-latas!

    Urbano

    Temos até que amenizar em relação aos vira-latas, coitados, pois é muito difícil encontrar algum que seja idiota.

    Julio Silveira

    Marco, não precisa maltratar o vira latas, dá um osso para ele que ele sossega.

    Aline C. Pavia

    Marco, não alimente os trolhas do blog.

    Svibra

    Marco, deixe a estupidez cumprir seu papel – o cara é alienado para dizer o mínimo e estúpido para ficar no meio do caminho. Com o tamanho do significado do Novo Banco Mundial, o início de um reordenamento econômico mundial, com uma enorme redução de custos ao não se usar o dólar como padrão nas transações comerciais e o contra-ponto na hegemonia financeira dos até então donos do mundo, vem um cara, que ignora (?) tudo isto e procura qualquer coisa para criticar. Desta vez faz escreve este desatino, querendo rebaixar seu (nosso) país e ainda achar que todos somos imbecis como ele. Haja paciência para as pessoas que só tem dois neurônios, um deles já rateando.

    Urbano

    Marcos, os trololós não entenderam nada, coitados…

    De Paula

    Esse caiu feito um bisonho patinho, na adversativa que a mídia conservadora sempre aplica às notícias boas sobre o Pais.

Rogério Ferraz Alencar

A estratégia da mídia agora é tentar desmoralizar as estatísticas, para contestar o sucesso da copa.

Antena

Antes do sucesso da Copa do mundo no Brasil a oposição, a mídia corporativa, alguns movimentos sociais afirmavam que “a construção de estádios de futebol tiraria recursos da saúde e educação”. Agora, após o sucesso da copa, o senador agripino ditadura maia, afirma que os estádios foram construidos com recursos privados, o governo não tem nada a ver com o sucesso da copa e os aeroportos foram reformados com recursos públicos/privados. Esse é o melhor argumento que os viralatas tem sobre o sucesso e a participação do governo organização da copa? Respondam pregadores da “miséria para população brasileira”.

Cláudio

‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem para o Brasil continuar mudando!!!! De uma, duas vezes é melhor, é melhor duas vezes, é melhor mais de uma!!!! De uma vez por todas, de uma voz por todos, por você, por mim, por nós, para todos e para todas!!!! !!!! Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura que permita que o Brasil mude mais continuando no bom caminho. ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! . . . Viva o povo brasileiro!!!! Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … … :D

Cláudio

O que o País precisa mesmo é De uma pessoa muito humana que o governe bem para o Brasil continuar mudando. Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

FrancoAtirador

.
.
EXEMPLO CLÁSSICO DE VIRA-LATISMO DA MÍDIA EMPRESARIAL TUCANA

“PIB DOS UNITED STATES CAIU, POR CAUSA DO INVERNO RIGOROSO”

18/06/2014 às 15h52
VALOR ECONÔMICO (GLOBO + FOLHA)

WASHINGTON – (Atualizada às 16h13) O Federal Reserve (Fed, banco central americano)
cortou drasticamente a previsão para o crescimento dos EUA neste ano,

refletindo uma contração da economia no trimestre passado,

causada principalmente pelo inverno severo [!!!SIC!!!].

(http://www.valor.com.br/financas/3588454/fed-diminui-estimativa-de-crescimento-economico-dos-eua)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    VIRA-LATISMO DO CONSÓRCIO DE MÍDIA EMPRESARIAL TUCANA

    “PIB DOS UNITED STATES CAIU, POR CAUSA DO INVERNO RIGOROSO”

    25/06/2014 às 09h49
    VALOR ECONÔMICO (GLOBO + FOLHA)

    Contração de 2,9% no PIB dos EUA é a pior desde o início de 2009

    Por Valor, com Bloomberg News

    SÃO PAULO – A economia dos Estados Unidos teve contração a uma taxa anualizada de 2,9% no primeiro trimestre deste ano…

    O inverno rigoroso [!!!SIC!!!] afetou o comportamento da economia do país no período,
    que marcou o pior resultado desde o trimestre inicial de 2009.

    Além disso, a revisão do desempenho econômico, de queda de 1% para recuo de 2,9%, foi a maior feita pelo Departamento do Comércio do país desde 1976.

    Alguns economistas projetavam uma queda de 1,8% para o PIB do primeiro trimestre.

    (http://www.valor.com.br/internacional/3593320/contracao-de-29-no-pib-dos-eua-e-pior-desde-o-inicio-de-2009)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    29.05.2014
    Mirian Leitão.com – O GLOBO

    EUA/1º TRIMESTRE

    Inverno rigoroso esfria economia americana.
    PIB caiu 1%

    [AQUI, ALÉM DE TUDO, O PERCENTUAL DE QUEDA ESTÁ ERRADO:

    O PIB DOS U.S.A. CAIU 2,9% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014,

    CERCA DE TRÊS VEZES MAIS QUE O VALOR INFORMADO PELO GLOBO]

    (http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2014/05/29/inverno-rigoroso-esfria-economia-americana-pib-caiu-1-537578.asp)
    .
    .

Cláudio

Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Euler

O interessante nessa história toda é que, enquanto a mídia previa somente o caos, o fiasco total da Copa, a culpada por tudo era a presidenta Dilma. Agora que a Copa foi um sucesso total, as aves de mau agouro começam a justificar, uns dizendo – como o babaca do Faustão – que o sucesso se deve somente ao povo brasileiro (e ainda teve a cara de pau de criticar o governo pelas obras inacabadas); outros, como o candidato a presidente dos tucanos, agora acusam a presidenta Dilma de querer tirar proveito político do sucesso da Copa. Ora, então quando a Copa seria um fiasco, a nossa presidenta tinha que assumir a responsabilidade pelo fracasso; e agora, que a Copa foi um total sucesso, a nossa presidenta não teve nenhuma participação nisso? Que hipocrisia é esta?

Viva o Brasil! Viva o povo brasileiro! Dilma presidente no primeiro turno!

Francisco

Em algum momento será preciso normatizar a prática salutar da prestação de contas do gestor público municipal, estadual e federal.

Considero algo perfeitamente válido que a cada três meses o gestor público tenha, não o direito, mas o dever de dar explicações sobre as realizações do período e de indicar claramente, na internet, onde estão os dados econômicos das obras mencionadas. Cinco minutos de TV em horário nobre a cada 3 meses é razoável.

E cada ano (doze meses) um “estado da arte”, ou seja: do plano de governo, o que foi feito, o que não foi o que está em curso, falta quanto para acabar e o que foi introduzido de novo e porquê? Esse estado da arte pode chegar aos dez minutos que eu não reclamo.

Acássia

O valor estimado da “pequena” estátua é de R$40.000,00. Parabéns pela matéria!

Gersier

““De que se riem?””
De vcs PANACAS pessimistas e anti patriotas.
De vcs,pulhas,e de seus apaniguados incompetentes demo/tucanóides.

Julio Silveira

E revigorante ver finalmente a mídia corporativa tendo resposta por todas ações politicas que praticam, de forma porcamente camuflada. Eles negam e renegam o discurso de classes, mas de forma insidiosa essa mídia, e por trás seus proprietários, são profundos defensores dos interesses da elite do qual fazem parte, se tornando agentes políticos a serviço de sua classe.

Luís Carlos

69% dos estrangeiros que responderam pesquisa morariam no Brasil. Trocamos esses pelos vira-latas nativos, preguiçosos e sem educação.

    Aline C. Pavia

    Passagem só de ida!!

Deixe seu comentário

Leia também