Secco: O “discurso social” demonizando classe média não ganha eleições em SP

Tempo de leitura: 4 min

Alckmin-Skaf-e-Padilha

Disputa de Hegemonia em São Paulo

por Lincoln Secco, especial para o Viomundo

A campanha  eleitoral no Estado de São Paulo esteve adormecida sob o espetáculo midiático da Copa e Alexandre Padilha ainda  está muito abaixo do padrão histórico de voto do seu partido. Mas se as eleições fossem hoje, o governador Alckmin seria reeleito no primeiro turno ou teria um segundo contra Skaf. O PT ficaria fora.

Não seria a primeira vez. As eleições no interior paulista têm sido um desafio histórico muito maior do que a capital para o PT. Nas grandes e médias cidades em que tem força eleitoral, o PT enfrentou historicamente a direita popular e não a direita “moderna” representada pelo PSDB.

A  direita popular, herdeira do ademarismo, janismo e malufismo, tem forte enraizamento nas periferias e centros conservadores espalhados pelas cidades. Quando logra polarizar com ela, o PT vence se mantém suas bases nas periferias e avança em parte do eleitorado da direita moderna. Quando enfrenta o PSDB, as dificuldades do PT são maiores porque os tucanos têm apelo junto ao eleitorado conservador tradicional e obtêm apoio da direita popular.

Nas eleições de 2014 as três forças estarão representadas. Lembremos que em São Paulo, como no Brasil, não haverá candidatura de esquerda radical eleitoralmente visível. E é evidente que para o movimento popular a eleição é um aspecto que não deve interferir em  sua organização e independência, embora seja necessário ter em conta quais governos permitem espaços democráticos para a luta de classes e quais os fecham.

Skaf não tem carisma, mas possui características que permitem seu crescimento: o discurso da competência empresarial destina-se à direita conservadora, aos pequenos comerciantes e a todos os que aspiram ao próprio negócio. Além desta pequena burguesia clássica, o discurso contra os impostos alcança a classe média tradicional.

Skaf não carrega consigo o peso do antilulismo. Ao contrário: ele é um dos candidatos da presidenta Dilma Rousseff em São Paulo e tem o apoio de Paulo Maluf, para sacramentar sua posição na direita popular. Por fim, ao contrário de candidatos “bolhas” do passado, como Rossi e Russomano, Skaf tem um partido solidamente instalado no interior paulista: o PMDB,  ainda que seja um partido sem a expressão eleitoral que o PT tem na Grande São Paulo.

Influência de Lula

Na capital, Lula teve o dom de eleger o prefeito Haddad. Mas as circunstâncias eram muito diferentes. Decerto, Lula vai elevar o patamar de apoio ao candidato petista, mas não será suficiente.

O candidato Padilha se livrou das acusações de corrupção em contratos do Ministério da Saúde. Elas foram desmentidas sem que a grande imprensa fizesse qualquer autocrítica, é óbvio. Como ministro ele implementou um programa (“Mais Médicos”) que atingiu a opinião pública e isolou o discurso racista de parte dos setores médios.

Padilha também possui uma rede de contatos com prefeitos e lideranças locais construída na época em que era Ministro de Lula. E diferentemente de Haddad é um militante petista antigo, proveniente do movimento estudantil de recorte nacional. Mas suas qualidades políticas, somadas ao apoio de Lula precisariam rearticular a base petista. Padilha teria que polarizar com Alckmin antes que Skaf o faça pelo caminho mais fácil: o do discurso da competência, que é sempre de direita.

Contra um adversário com força, logística e tradição, só uma tática de “guerrilha eleitoral” pode desagregar molecularmente as bases de apoio do PSDB. Caberia atacá-lo por todos os lados, sempre concentrando as críticas num problema por vez: a questão da água, da habitação, da corrupção no Metrô, dos pedágios, da contaminação da USP Leste, da insegurança e também da violência policial.

O governador Alckmin, por exemplo, patrocina um governo de repressão pavorosa aos movimentos sociais. Perguntado recentemente sobre a desmilitarização da polícia, Padilha limitou-se a responder que é da nossa “tradição” possuir duas polícias!  Ao contrário de Lula, ele ainda não aprendeu a dar uma no cravo e outra na ferradura. Depois de criticar os black blocs, Lula disse à revista Carta Capital que era contra a lei que proibia máscaras, pois afetaria o carnaval…

Identidade e Ampliação

A defesa do Estado de Direito democrático é um ponto forte da identidade petista. Sem ela, não há ponto de partida. Sem ponto de partida, o candidato não sairá do lugar. A escolha petista no Estado de São Paulo, até hoje, tem sido a diluição de sua identidade sem a ampliação à classe média. O resultado: o isolamento.

Para romper a longa hegemonia tucana, o PT teria que mostrar à classe média o que pode fazer por ela e, simultaneamente descobrir como contrapô-la não aos de baixo, mas sim aos muito ricos. O que exigiria (pasme!) radicalização programática. Só assim resolve-se a nossa  questão meridional, em que o petismo se reforça no Nordeste, mas perde definitivamente São Paulo e Minas, onde a “sociedade civil é mais complexa”. Trata-se dos Estados mais populosos, industrializados e com uma classe média muito numerosa.

Como disse o petista Eduardo Bellandi, só um partido que não queira governar “para todos” (ou seja, também para as grandes fortunas) pode melhorar “a educação, saúde, moradia e transporte de uso popular, aproximando a classe trabalhadora da classe média, para o bem dela ( muito embora ela assim não o reconheça). Isso permitiria a eliminação da dupla tributação ocasionada pelo pagamento de serviços privados”.

Continuar apenas com o “discurso social” demonizando a classe média pode servir para confortar a própria esquerda, mas não ganha eleições em São Paulo.

Leia também:

Na economia, jornalões lançam o “imagina depois da Copa”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Yacov

“Depois de criticar os black blocs, Lula disse à revista Carta Capital que era contra a lei que proibia máscaras, pois afetaria o carnaval…”

PELAMOR… Esse sujeito está de brincadeira !?!? O LULA nunca falou isso !! O que ele disse foi que pode se manifestar sem problemas, mas não pode se esconder, tem que dar a cara da tapa como ele sempre fez nos tempos da DITADURA. Esconder a cara atrás de uma máscara para sair quebrando tudo é coisa de MOLEQUE.

E se os paulistas pensam que votando em SKAFF vão tirar a TUCANALHADA PARASITA do poder e mudar alguma coisa em São Paulo, percam todas as esperanças, pois estão redondamente enganados. O PMDB sempre foi linha de apoio aos tucanos em Sampa. E trocar ALCKMIN TIROSO por SKFF é trocar 6 por meia dúzia.

AGORA É PADILHA LÁ, DE JALECO BRANCO !!!

“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÉ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

ZePovinho

E vocês estão tristes por verem os tucanos levando São Paulo para o século dezenove???

    Rodrigo

    Pois é, daqui a pouco viraremos o seu Nordeste.

SILVIO MIGUEL GOMES

Não importa o tempo decorrido que se levou para gastar, porque de qualquer forma é muito dinheiro: além dos milhões de dólares (quiçá bilhões), até o ano de 2015 vão gastar mais de três bilhões de dólares só no Rio Tietê.

E a ladroeira do metrô/rodoanel.

O problema é que os Governos Tucanos são superprotegidos no Estado de São Paulo. Não há denúncias, críticas. Não são feitos programas humorísticos nas TVs, daqueles que constantemente faziam contra José Dirceu e o PT.

Os donos das emissores proibem. E os Jornalistas agem como os famosos “cães de guarda”.

Rui Azevedo

“A classe média brasileira é extremamente corrupta.”, “A burguesia brasileira é selvagem, racista e escravista”.Essas idiotices foram ditas pelo Lincoln Secco em uma entrevista a Brasil de Fato. O historiador , que resolve meter a colher no marketing político , poderia explicar ao PT que a corrupção praticada pelo partido é diferente da dos outros. Como já disse Frankilim Martins, ninguém critica a presença de uma prostituta num cabaré, mas a frequência de um freirinha no mesmo ambiente, é coisa de que a “classe mérdia” não vai gostar!

    Max

    leia mais. estude mais. Burguesia não é classe média… Agora que ambas são racistas, sua resposta é a comprovação disso.

Rodrigo

Não vou com a cara do PT por N razões, mas já passou da hora da tucanada bater assas e sair de São Paulo.

É nessas horas que bate aquele desanimo por no fundo saber que tudo vai continuar do jeito que está, seja com Alckmin ou com Padilha. Skaf para mim é uma incógnita, mas não duvido que no final das contas acabe votando nele só para ver se saimos um pouco desse bipartidarismo escroto.

Zanchetta

De vez em quando vem uma Marilena Chauí para nos lembrar do perigo de votar neles…

Romanelli

Boa análise ..mas acho que aqui o PT não entra mais tão cedo ..foi daqui que saíram os que cooptaram e corromperam, se lembra ? os que traíram e iludiram ..e com o PT foram-se inúmeras propostas de mudança HONESTAS ..inclusive de CAÇA aos corruptos (que hoje fazem parte da base de sustentação do governo de “esquerda”).

NÃO adianta agora os marqueteiros vierem tentando “exorcizar” o discurso tentando fazê-lo mais palatável.

Afinal, o governo Federal por quase 12 anos insiste na tese de que os 45 mm de brasileiros que aqui moram são RACISTAS, eugenista, da elite branca, responsáveis por tudo o que de errado ocorre pelo país ..que somos anti nordestino.

Quem planta vento, colhe tempestade, já dizia a minha avó.

    Julio Silveira

    Realmente não é justo com a cidadania paulista as generalizações. Mas você há de reconhecer que a base de sustentação, a origem de tudo isso que você falou, parte principalmente daí de São Paulo. Por outro lado, também tem um Azenha, um Rodrigo Vianna, de São Paulo, dentre outros, para mostrar o erro da generalização.

    Luís Carlos

    Muitos não sairam, continuam aí em SP, cooptando, subornando, sendo subornados, corrompendo. Aliás, o trensalão continua aí. Nada mudou. A cratera do metrô que matou diferentes pessoas, já teve julgamento e algum culpado paga por aquilo? O racionamento de água em SP enquanto os especuladores com ações da empresa pública de água se esfalfam em ganhos já foi apurado? Pois é, muitos continuam aí, sem agitação da mídia comparsa.

    leprechaun

    aí fica a pergunta, cadê a tal militância aguerrida do pt pra sair às ruas e denunciar o que a imprensa paulista esconde? estão esperando a mídia fazer um mea culpa? Estão esperando o quê? vaquinha na internet é fácil

julio

A população paulistana e paulista, “ADORAM” ter seus caros submersos, no primeiro chuvisco, adoram pagar pedágios caríssimos, adoram pagar estacionamentos privados a preços astronômicos, adoram tomar banho com agua mineral, adoram pagar segurança privada ( é mais chic.), adoram ver a policia baixar a madeira nos mais pobres, adoram serem assaltados diariamente, adoram ser sequestrados, adoram ver toda a semana uma favela ser incendiada, adora ver a corrupção do tresalão, adoram ver os trens dos metros superlotados e quebrarem diariamente, emfim, “ELES ADORAM TUDO QUE ACONTECE NESSES ULTIMOS 30 ANOS”, e irão “ADORAR” vendo a represas de cantareira “SECAR”, eles acreditam que “LAMA” faz bem a saúde.

    Romanelli

    não é por aí

    O que não gostamos é de discurso RACISTA e SEXISTA ..de sermos rotulados injustamente de vilões, de sermos chamados de ELITE branca e de não considerarem que AQUI SIM a miscigenação desta Nação ganhou sentido

    Não gostamos de sermos convocados a pagar a conta enquanto o governo de alguns grupos declaram abertamente que, não é que não sejamos as suas prioridades (afinal, Paulista se orgulha da sua história e eficiência) mas sim que existe uma campanha descarada de se tirar o poder, participação e representativa dos quase 25% de brasileiros que aqui moram. (deixando-nos consequentemente, somente com as FAVELAS criadas por MILHÕES de enjeitados de outros Estados em idos tempos)

    Repare, RR tem 450 mil habitantes e 3 senadores ..SP tem 45 milhões e o mesmo número ..100 vezes menos VOZ ..vc acha isso justo ? ..chama isso de democracia proporcional e representativa ?

    e isso é só um exemplo, pois se eu te mostrar o DRENO de impostos que daqui somem pra ir sustentar VAGABUNDO em outros terreiros (refiro-me ao excesso de municípios que não se sustentam) vc cairia de costas.

    Luís Carlos

    Tuas palavras, avalanche de preconceitos, exemplificam muito bem o que criticas, sem razão, principalmente ao se referir aos “enjeitados” de outrso estados.

    Mário SF Alves

    Romanelli,

    Não imagino que o PT ou qualquer outro que tenha por obrigação fundamentar-se na realidade ignore a história de SP e o perfil médio do paulistano. Se ignorassem, bastaria o lessem aqui no Viomundo.
    ____________________________
    “Não concordo com nada do que dizes [politicamente], mas defenderei até a morte teu direito de dizê-lo.” Emprestado do Voltaire.

    olivires

    o parlamento federal brasileiro é bicameral.

    isso significa que:

    a câmara de deputados é a casa que representa o povo, e por isso o voto é proporcional à sua população medida pelo ibge; e

    o senado é a casa que representa os estados da federação, e por isso cada estado tem o mesmo número de representantes.

    sobre o possível prejuízo do eixo rio-são paulo em detrimento do resto do país, principalmente região nordeste, é o discurso comum.

    os polos industriais atraem trabalhadores, investimentos e tem poder de pressão sobre os governos federais para continuar nessa posição.

    isso não quer dizer que um imigrante nordestino não queira melhorar a terra de onde veio, o significado de federação é que os estados cresçam com o crescimento da união.

    se há corrupção, desvios, coronelismo, isso é um problema eternizado justamente para que não se tenha um maior equilíbrio entre as diversas regiões do país.

    Luís Antônio Mariano

    Senadores representam sua unidade federativa e não povo, este é representado pelos deputados, portanto, injustiça seria se São Paulo tivesse 70 senadores ou Roraima 70 deputados.

    Marcelo

    Senadores representam os Estados, deputados federais o povo, o numero de deputados por Estado varia, de senadores não.

    Romanelli

    LUIZ, Mario e Marcelo

    JUUURA ??! Jura que o “nosso modelo” (a esta altura dado por DEUS) é bicameral ?! ..JURA, que o senado, numa democracia FRAUDADA, sem povo nem participação, delegada, terceirizada, de cheque em branco, INCONSEQUENTE, de corriolas e de oligarquia, jura que o senado representa os Estados? ..tal qual na Monarquia os BARÕES representavam as Capitanias ?

    ORAS vá ..faz favor ..UM HOMEM um VOTO, este é o princípio ..o resto é GOLPE, ou será que vocês ainda não aprenderam ?

    E a propósito, NEM NA CÂMARA SP é respeitado, pois estamos limitados numa relação de 7/70, a relação de ULISSES, o CARECA, só que temos CEM VEZES mais cidadãos que RR ..ou seja, até lá somos VILIPENDIADOS, compreendem, ou não ? até lá temos 1/10 da voz dos outros nascidos em Estados menores…

    Yacov

    ” AQUI SIM a miscigenação desta Nação ganhou sentido”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

    Exatamente, companheiro !! Basta olhar para o mar de barracos das periferias abandonadas e ver o sentido que ganhou a miscigenação dos povos em SUMPAULO.

    São Paulo é uma Terra de DIREITOPATAS abestados metidos a sebo como vc, que assinam a VEJA e a FOLHA e se acham ‘jeniaiz’. Ora vão lamber sabão, FANFARRÕES !!!

    E me diga quando foi que o GOVERNO FEDERAL falou mal de paulistas ?!?

    Quem fala isso são pessoas informadas e estudiosos que conhecem a história desse Estado e que não estão mentindo, pois São Paulo sempre foi nariz empinado (‘CONDUZO, NÃO SOU CONDUZIDO’), e separatista, mesmo. Sempre se achou a locomotiva que carregava o País nas costas. Uma grande besteira, pois sempre utilizou mão-de-obra barata, quase escrava, de outros estados. E os resultado são aquelas mesmas periferias citadas no início.

    E se o GOVERNO FEDERAL tivesse alguma bronca com o ESTADO/POVO paulista, não liberaria ou dificultaria a liberação de verbas para o Estado, como o PSDB sempre faz com os executivos petistas quando está no poder. São Paulo está cheia de obras e programas sociais financiados pelo GOVERNO FEDERAL. Basta ver nas placas o símbolo do GOVERNO FEDERAL que geralmente fica bem escondidinho, para que pareça que é obra TUCANA.

    Os DIREITOPATAS TUCANALHAS paulistas é que atravancam o progresso do BRASIL e precisam ser EXTIRPADOS da polícia nacional. PSDB NUNCA MAIS !!! XÔ, URUBU !!

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÉ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Conceição Lemes

    Yacov, daria pra vc não repetir esse parágrafo final em todos os seus comentários? Fica cansativo, atrapalha a leitura, ninguém lê, achando que já viu isso. abs

Juvencio

E preciso quantificar percentualmente a classe media paulista, não acredito que essa classe, seja 60% da população, isso não existe em lugar nenhum do mundo. No Brasil, aí é que se torna mais impossível, achar quem ganha 02 salários mínimos de “CLASSE MEDIA”, é a coisa mais ridícula do mundo, só considero “CLASSE MEDIA”, quem ganha acima 10 salários mínimos, mesmo assim, é classe “MEDIA, MEDIA”, quem ganha menos que isso, é apenas “REMEDIADOS”, vocês sabem o quanto seria o salario mínimo se fosse obedecido a lei?, mais de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), e os 10 salários mínimos, não passariam de 03 salários mínimos, se a lei fosse cumprida, os economistas tem uma “NOÇÃO” estranha, para descrever o cidadão que é “CLASSE MEDIA”, antigamente existiam: “MISERAVEIS, POBRES, CLASSE MEDIA BAIXA, CLASSE MEDIA, CLASSE MEDIA ALTA, RICO, MILIONARIO E BILIONARIO”, hoje é: pobre, casse media, rico e milionários.

Luís CPPrudente

São Paulo precisa sair das mãos dos tucanos. Eu preferia que fosse Alexandre Padilha a pessoa eleita e que tiraria São Paulo das mãos nefastas do PSDB, é nele que votarei. Mas se não for Alexandre Padilha esse nome, que tem muita resistência junto à classe mérdia coxinha de São Paulo, o mal menor é a eleição em segundo turno de Skaf ( o homem que derrubou a CPMF, o homem da Fiesp), pois ele teria que negociar o apoio do PT.

Negociar não é negociata, é discutir programas, acrescentar temas e propostas trabalhistas.

Bacellar

Sem dúvida o interior paulista é a maior trincheira tucana. Morrem secos antes de votarem em “comunista”.

Há tempos que digo que um dos que não seriam abalados pelas manifestações é o Alckmin: Seu eleitorado cativo acha lindo borrachada em manifestante. Não é por acaso que tudo que ocorreu em 2013 teve início em SP. Não é entregar os pontos mas compreender que a tarefa é ingrata. Nem o Lula em pessoa teria facilidade para se eleger governador de SP.

O Skaf tem um problema muito sério semelhante ao Serra que é a imagem. Não apenas são feios mas tem cara de vilão de filme B. O Serra em parte quebra isso por uma exposição midiática enorme e por capitanear um voto já consolidado pelo capital político tucano. Mas o Skaf “desconhecido”, sem identidade partidária e com aquela cara de cascavel…Não acho que vá pra segundo turno não.

Luís Carlos

Padilha crescerá com os programas eleitorais. Alckmim cairá com decorrer da campanha. A questão é quem de fato irá para o segundo turno?

Francisco

Minha vingança é que se Alckmin ganhar SP, no dia seguinte eles procuram Dilma pra pedir “um copo d’agua”…

Mariza

Se Alkmim ganhar as eleições em SP. sinal, que realmente,de inteligente não tem nada, não sabem nem analisar a falta de água na região metropolitana e nem imagina que pode até morrer de sede. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!

    Julio Silveira

    Tenho dito desde eleições anteriores, e acredito, o paulista vive sob efeito da síndrome de Estocolmo e ainda não se deu conta.

Fabio Passos

Será uma disputa muito interessante para saber quem vai ao segundo turno.
O ideal para SP é livrar – se de cara da incompetência chocante de alckmin com Skaf x Padilha no segundo turno.

De qualquer forma, se alckmin for ao segundo turno… perde para qualquer que seja o adversário.

Julio Silveira

Se agir marginalizando a classe média será um tiro no pé, por que todos sabem que os que fazem esse discurso são hipócritas da classe média querendo angariar simpatia com as classes menos favorecidas economicamente, e isso vai até mesmo contra o discurso de ascensão social do partido que levou 30 % a mais de cidadãos ao patamar dos considerados classe média. Ou seja estará marginalizando suas criaturas. Muita burrice.

    Tonho

    Ainda mais levando em conta que não há definição clara para a classe média, ainda que se diga que ela cresce ou é grande em tal lugar. Seria a pequena-burguesia ou a aristocracia operária? Ou outra coisa? Ou a definição é por renda, e não pela classe propriamente dita?

Tonho

Senti falta de uma crítica à criminalização da pobreza, que é a “base” do Estado Policial.
São Paulo tem os seus 250 mil presos, uma taxa de encarceramento acima dos 400 por 100 mil habitantes, além de milhares de mortos e torturados pela polícia e grupos de extermínio todos os anos. A esmagadora maioria, pobres e negros. O PCC cresceu e se consolidou sob o tucanato, recrutando e clientelizando a crescente população criminalizada direta ou indiretamente. E isso tem muito a ver com o contexto de insegurança, porque vêm uma violência de quadrilhas de bandidos muito bem organizados, de um lado, e de polícias trugloditas e corruptos, de outro.

    Edgar Rocha

    E como você acha que vai se cooptar esta classe média, sem acenar positivamente pra isto que você tão bem definiu como ‘criminalização da pobreza”? Era isto que estava questionando, quando espertamente, o Secco não acrescentou à lista de ‘dupla tributação’ que ele apresenta. Não gostei desta omissão também. Cheirou mal. Não se pode dizer que a principal demanda da classe média seja a continuidade da criminalização a qual você se refere. ele sabe disto. Todos nós sabemos! Ou ele mente pra classe média, pra conseguir voto, ou propõe o velho pragmatismo, ou seja, mentira pro restante dos eleitores que são críticos a esta postura do Estado. Como eu disse, não se pode confiar nesta inteligência acadêmica. Proposta, projeto, postura… detalhes que não tem valor nenhum pra este povo da USP. Não levo a sério.

    Tonho

    Não foi minha intenção atacar professores ou alunos da USP. É uma omissão deste texto em específico. A violência policial é mencionada, mas não o encarceramento seletivo em massa.

    Tonho

    Aliás, algo que deve ser dito é que a esquerda paulista é muito tímida em suas críticas ao regime alckmista.
    Não vi ninguém puxando um “FORA ALCKMIN!” de modo explícito.
    Não vejo ataques radicais à criminalização da pobreza, higienismo e perseguições políticas. Nem à cooptação descarada do Judiciário e Ministério Público. Nem à privataria desenfreada e desmantelamento de serviços públicos, como a educação e saúde públicas.
    Parece que muitos tem medo de ouvir “mas e o PT faz isso também”.
    Ai, a “classe média conservadora” não vai concordar.
    E daí? Alguém deve ter a coragem de dizê-lo em alto e bom som.
    Além do que, SP é o maior centro demográfico e econômico do país. Qualquer mudança institucional do Brasil passa por São Paulo, mais ainda pelo eixo SP-RJ-MG, que é defendido a ferro e fogo pelas oligarquias. Porque elas sabem disso muito bem.

José X.

Não acredito nisso.
Pelo que lembro, no estado de SP de maneira geral o PT tem 30% de eleitores. Skaf vai levar Padilha ao 2º turno.

Edgar Rocha

“Isso permitiria a eliminação da dupla tributação ocasionada pelo pagamento de serviços privados”. O autor se refere à segurança privada, não? Não consta na lista de melhorias no mesmo parágrafo. Rodou, rodou e caiu no velho pragmatismo. É preciso ‘cooptar a classe média’, foi o que entendi. Começa a briguinha interna na USP: Chauí X Secco. Não dá pra contar com a inteligência, mesmo. Coisa feia.

    Tonho

    Para que educação e saúde, transporte, previdência, etc? Só a “segurança” é que importa!

    Edgar Rocha

    Não foi isto que eu disse! Mas, este assunto é por demais incômodo pra ser citado, quando na verdade é isto que realmente importa a esta classe média que se pretende cooptar. Das duas, uma: ou se atende aos anseios deste setor e baixa a guasca na periferia, como já é feito, ou passa-se ao largo, garantindo ao menos a segurança pública a qual ela pleiteia. E dane-se, de novo, a periferia.

Deixe seu comentário

Leia também