Leandro Fortes: O feitiço do Sarney

Tempo de leitura: 3 min

por Leandro Fortes, no Brasília eu vi

O Maranhão é o quarto secreto onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esconde, como Dorian Gray, uma resistente decrepitude moral de seu governo. Assim como o personagem da obra de Oscar Wilde, Lula se mantém jovial e brilhante para o Brasil e o mundo, cheio de uma alegria matinal tão típica dos vencedores, enquanto se degenera e se desmoraliza no retrato escondido do Maranhão, o mais pobre, miserável e desafortunado estado brasileiro. Na terra dominada por José Sarney, Lula, o anunciado líder mundial dos novos tempos, parece ser vítima do feitiço do atraso.

Dessa forma, em nome de uma aliança política seminal com o PMDB, muito anterior a esta que levou Michel Temer a ser candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, Lula entregou seis milhões de almas maranhenses a Sarney e sua abominável oligarquia, ali instalada há 45 anos. Uma história cujo resultado funesto é esta sublime humilhação pública do PT local, colocado de joelhos, por ordem da direção nacional do partido, ante a candidatura de Roseana Sarney ao governo do estado, depois  de ter decidido apoiar o deputado Flávio Dino, do PCdoB, durante uma convenção estadual partidária legal e legítima, por meio de votação aberta e democrática.

Esse Lula genial, astuto e generoso, capaz de, ao mesmo tempo, comandar a travessia nacional para o desenvolvimento e atravessar o mundo para evitar uma guerra nuclear no Irã, não existe no Maranhão. Lá, Lula é uma sombra dos Sarney, mais um de seus empregados mantidos pelo erário, cuja permissão para entrar ou sair se dá nos mesmos termos aplicados à criadagem das mansões do clã em São Luís e na ilha de Curupu – isso mesmo, uma ilha inteira que pertence a eles, como de resto, tudo o mais no Maranhão.

Lula, o mais poderoso presidente da República desde Getúlio Vargas, foi impedido sistematicamente de ir ao estado no curto período em que a família Sarney esteve fora do poder, no final do mandato de Reinaldo Tavares (quando este se tornou adversário de José Sarney) e nos primeiros anos de mandato de Jackson Lago, providencialmente cassado pelo TSE, em 2009, para que Roseana Sarney reocupasse o trono no Palácio dos Leões. Só então, coberto de vergonha, Lula pôde aterrissar no estado e se deixar ver pelo povo, ainda escravizado, do Maranhão. Uma visita rápida e desconfortável ao retrato onde, ao contrário de seu reflexo mundo afora, ele se vê um homem grotesco, coberto de pústulas morais – amigo dos Sarney, enfim. Logo ele, Lula, cujo governo, a história e as intenções são a antítese das corruptas oligarquias políticas nacionais.

Lula, apesar de tudo, caminha para o fim de seus mandatos sem ter percebido a dimensão da imensa nódoa que será José Sarney, essa figura sinistramente malévola, no seu currículo, na sua vida. Toda vez que se voltar para o mapa do país que tanto vai lhe dever, haverá de sentir um desgosto profundo ao vislumbrar a mancha difusa do Maranhão, um naco de terra esquecido de onde, nos últimos 20 anos, milhares de cidadãos migraram para outros estados, fugitivos da fome, do desemprego, da escravidão, da falta de terra, de dignidade e de esperança. Fugitivos dos Sarney, de suas perseguições mesquinhas, de sua megalomania financiada pelos cofres públicos e de seu cruel aparelhamento policial e judiciário, fonte inesgotável de repressão e arbitrariedades.

Contra tudo isso, o deputado Domingos Dutra, um dos fundadores do PT maranhense, entrou em greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Seria só mais um maranhense a ser jogado na fome por culpa da família Sarney, não fosse a grandeza que está por trás do gesto. Dutra, filho de lavradores pobres do Maranhão, criou-se politicamente na luta permanente contra José Sarney e seus apaniguados. Em três décadas de pau puro, enfrentou a fúria do clã e por ele foi perseguido implacavelmente, como todos da oposição maranhense, sem entregar os pontos nem fazer concessões ao grupo político diretamente responsável pela miséria de um povo inteiro. Dutra só não esperava, nessa quadra da vida, aos 54 anos de idade, ter que lutar contra o PT.

Assim, Lula pode até se esquivar de olhar para o retrato decrépito escondido no quarto secreto do Maranhão, mas em algum momento terá que enfrentar o desmazelo da figura serena e esquálida do deputado Domingos Dutra a lembrá-lo, bem ali, no Congresso Nacional, que a glória de um homem público depende, basicamente, de seus pequenos atos de coragem.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Beto Torres

Caro Fortes,

Pela primeira vez vejo nesse blog algum texto que, pelo em parte, crítica o fisiologismo do governo Lula.

Morei em Macapá por dois anos e meio. Estou no Maranhão desde dezembro de 2008. Os Sarneys são verdadeiros cânceres que insistem em macular a saúde de nosso país. Imoral é qualquer barganha de poder com essa corja.

É de dar nojo saber que muitos consideram que os fins justificam os meios. Dizer que a vida de milhares podem continuar na miséria porque para a maioria estão melhorando demonstra um egoísmo NUNCA VISTO ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS, usando o famoso chavão de nosso Presidente.

É fato que o Brasil avançou nesses oito anos de governo petista. Mas será que a moral e a ética são valores que devem ser esquecidos em nome da famigerada governabilidade?

Não voto em Dilma e muito menos em Serra.

Rodrigo Moura

Duas coisas que não entendo: Como Lula pode ter traído nossas esperanças ao optar por essas alianças sujas.
2º : Como o povo do Maranhão, Acre e de todo Brasil insiste em eleger gente da turma do sarney e do PMDB, traindo a luta pela democracia e jogando no lixo a importancia de nossas eleições diretas.
Além disso, também não entendo porque querem fazer do nosso país um EUA falsificado, centralizando a disputa eleitoral em apenas dois partidos, como se fossem nossos democratas e republicanos pt e psdb. Temos muito o que evoluir, diretas ja é coisa do passado, agora devemos lutar pela REFORMA POLÍTICA JÁ!

Fernando

Na próxima terça, dia 22 de junho, o Presidente Lula visitará Altamira para lançar oficialmente alguns projetos na região como o asfaltamento da transamazônica, o programa Luz para Todos e a barragem de Belo Monte no rio Xingu.

Os movimentos sociais decidiram protestar contra a insistência do governo federal em empurrar Belo Monte goela abaixo da população do Xingu e estão convocando a população para as seguintes ações para calorosamente acolher a comitiva de Lula:

– Dia 21/06 – Fechamento da rodovia Transamazônica

– Dia 22/06 – Manifestação em protesto a construção da barragem. Local de concentração: 8h da manhã na Praça do Matias, em frente a orla do caís (Altamira).

A Aneel acaba de aprovar a homologação do leilão de Belo Monte (dia 15/06), o Consórcio Norte Energia já anunciou sua intenção de antecipar para julho a assinatura do contrato de concessão da obra e as equipes das empresas Leme Engenharia e CENEC já estão trabalhando no Projeto Básico Ambiental (PBA) com o objetivo de antecipar a licença de instalação para setembro de 2010.

Apesar das 8 liminares que aguardam julgamento no TRF1 e na Justiça Federal de Altamira (agora transferidos para a Vara Ambiental e Agrária recentemente criada em Belém) e que podem suspender o licenciamento e o leilão de Belo Monte a qualquer momento, o processo segue avançando rapidamente com a antecipação de todos os prazos previstos.

    Bonifa

    Você quer dizer empurrar Belo Monte goela abaixo dos puristas ingênuos, dos ambientalistas alienados e dos agentes internacionais em franco trabalho de promover o atraso do Brasil e dos brasileiros. Viva a usina de Belo Monte! Viva o povo de Altamira e Brasil Novo!

Levi França Júnior

É necessária a devida feflexão nesse episódio.
Cadê a ternura, onde fica o passado de lutas e outra coisa, socialismo de cartilha, como citou determinado leitor, nunca deu certo.
Cara, é necessário um mínimo de dignidade. O Maranhão dos Sarneys é o Brasil que o PT sempre combateu.

Leonardo Câmara

DIsse tudo. Neste episódio Lula falha miseravelmente.

Maria Lucia

Um pequeno jornal do Maranhão noticia a iminência de uma tragédia anunciada: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/6/16/chega-a

Cecéu

É visível que, no bojo das alianças absolutamente necessárias para a governabilidade de Lula, o sapo maior que se teve que engolir foi o Sarney, por tudo o que representa de atraso e prepotencia no estado do Maranhão. Mas sua ajuda foi de inestimável valor para deter a fúria golpista da oposição. O governo Lula deve muito a Sarney e as análises sobre o Maranhão e os governos locais de Sarney estão a reclamar uma muito mais profunda análise e um vasto exame contextual e histórico para que possamos sair desse simplismo de condenação fácil de Sarney. Essa condenação deverá provavelmente ser feita, mas baseada em fatos ancorados em profundos esteios. Senão, sempre parecerá uma adesão inconsciente à gigantesca campanha de demonização levada a efeito pelo PIG, procurando nada mais que quebra as pernas do governo Lula e emplacar um político inescrupuloso na presidência do Senado.

Sagarana

Agora que o Lula ficou milionário ele não quer saber de ninguém da esquerda no poder. Tá tudo dominado. Cai cai fichinha, cai cai fichinha, na cabeça oca dos esquerdinhas…

    Bonifa

    Mais um maníaco que pensa que "tudo no mundo se resume a grana", a palavra de ordem suprema do neoliberalismo tucano. Cai, cai, fichinha, na cabeça desse desorientado.

    Sagarana

    Leia Bakunin, meu caro.

    Bonifa

    Leia Farias Brito, meu caro.

Fernando

Sarney foi homem forte da ditadura.

Dilma foi torturada pela ditadura.

Sarney torturou Dilma.

    Sagarana

    Deus é amor. O amor é cego. Stive Wonder é cego. Stive Wonder é Deus?

José Aucélio Carlos

Leandro Fortes, infelizmente , num governo de coalizão, como está ou foi o do Presidente Lula, há espaço para oportunistas como os Sarnei. Lamentável! Voto na Dilma porque concerteza ela saberá se elita enquadrar o PMDB. Quem viver verá.

Maria Lucia

Acabo de ler o pronunciamento de Domingos Dutra: http://www.dzai.com.br/depdomingosdutra/blog/depd
É um momento de muita gravidade.
A Direção do PT, o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff certamente estão conscientes do que pode ocorrer com o desdobramento dessa crise.
Há um abaixo-assinado correndo na internet em apoio aos grevistas cujo número de assinantes bem demonstra como o problema político maranhense diz respeito a todos os brasileiros.
Esperamos do PT uma atitude correta e digna.

Fabio SP

Estão muito preocupados com o Sarney??? Tem o Collor e o Calheiros ainda prá tourear…

Yacov

Tem um povo aí que entende de política tanto quanto entende de Esperanto, sem contar os ressentidos e defenestrados PIGDEMOTUCANOS, que só querem saber de pegar a rapadura de volta, mas sabem que ficarão sem rapadura pelos próximos 20 anos (ahahahahahah…). Acham que é só a esquerda assumir o poder que as oligarquias estão atuomáticamente alijadas e destituídas de todas as suas prerrogativas… ACORDA PESSO-ALL!!! O PT e as esquerdas precisam, nomomento, da ajuda dos malas para se manter no poder e poder, mais para frente, acabar com o bagageiro todo, ou pelo menos, reduzí-lo, consideravelmente. Teremos que angolir o Sarney por mais alguns anos. É o preço A pagar por todos os avanços conquistados e a consquistar.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLobo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

Sara

Em contrapartida, o que dizer desse deputado Domingos Dutra que foi declaradamente (dito por ele próprio em plenário ) ser contra o financiamento público de campanha.

Supertramp68

Quem sabe o divino não leva umas balas paulistinhas pro "Mané" não morrer de fome?
Ou será que ele vai se deixar morrer como Zapata?

Luciana

Parabéns Leandro Fortes.Quando visitei o Maranhão voltei com a sensação de que o povo é escravizado e que naquele estado a democracia não existe.É o estado do clã Sarney.Porque será que o Brasil não consegue desvencilhar-se de velhas oligarquias que foprimem milhares de cidadãos? Porque a miséria domina o estado do Maranhão e até quando?
O PT e o PMDB não dará bom resultado para o PT.
O livro "Honoráveis Bandidos" do jornalista Palmério Dória, é excelente leitura para saber detalhes de atuação política de Sarney.

Guanabara

Uma coisa não dá pra negar: Sarney de burro não tem nada. Se mantem no poder há 40 anos, no primeiro governo após a ditadura, o ex-PDS se torna o primeiro presidente civil, e no teoricamente primeiro governo de esquerda após a mesma ditadura, ele é o presidente do Senado! Só se consegue isso tudo com MUITO poder de barganha. Sarney deve ter MUITA coisa escondida na manga. ACM levou a fama, mas Sarney não fez trabalho menor. Foi um na Bahia e outro no Maranhão (e, por último, se elegendo pelo Amapá).

(continuo com o pé atrás com essa urna sem o "papelzinho". Quando se pergunta "pq ela é segura", a única resposta que se tem é que "ela é segura, a prova de violações", mas nunca vi uma justificativa técnica. E fraudar as eleições para o parlamento são as mais fáceis, pois não são feitas pesquisas. Não temos o menor parâmetro de confiança nos resultados. Como posso ter certeza de que o que efetivamente votei foi computado de acordo e não adulterado?).

joaquim machado

Já é hora do sr. Domingos Dutra filiar-se ao PSOL. Ele está querendo aparecer com essa bobagem de greve de fome. Vamos trabalhar meu caro deputado..

José Martinez

Respeito e entendo a mágoa do deputado. Mas acho que persistir nessa greve de fome é dar armas para a oposição! Deputado Domingos, em nome do engrandecimento do partido e reforço de nossa companheira DILMA, por favor, reconsidere sua posição. Muitas vezes, na vida, perdendo hoje se ganha muito mais no futuro. Pense que o pior para o PT seria perder sua permanência no partido, que ajudou a fundar. Continuemos, criticando, divergindo, discordando, mas sempre sem sair do PT. Não repitamos o exemplo de outros políticos que após o PARTIDO levá-los ao conhecimento público, "cuspiram no prato que comeram"

Maria Efigênia

Azenha, voto em Dilma , mas confesso que essa subserviência ao Sarney lá no Maranhão me dá uma tristeza profunda.
São nessas situações assim que o PT se perde. Jamais vou entender.

Armando do Prado

Prezado Leandro, li com atenção seu artigo, mas tenho algumas reparações. Primeiro, apesar de Lula ter impulsionado o país para os miseráveis e para o campo democrático, ele não é intocável, como lembrou o Ciro Gomes num momento de destempero. Mas, não é mesmo.
Segundo, política no Brasil se faz pondo a mão na m…, do contrário não governa, pelo menos para o povo. Vide nossa história.
Terceiro, Sarney oportunista? Sim, mas não de hoje, mas desde os anos 50, passando por todos os governos. Entretanto, ele e o PMDB ajudaram muito mais que certos democratas (sic) que militam à esquerda do PT (ex. Heloísa, Marina, et caterva).
Quarto, o deputado Dutra, em que pese sua integridade, é oposição ao PT há muito sóis, muitos mesmos. É uma espécie parecida com Luciana Genro, guardadas as devidas proporções e respeito pelos dois.
Finalmente, claro, Dino seria o candidato ideal e necessário, mas penso que nesse momento deve prevalecer a supremacia do interesse nacional e, para que esse interesse triunfe, Dilma é fundamental.

Saudações democráticas,

JOACIL S CAMBUIM

Brilhante, Leandro Fortes! Mesmo – aliás, principalmente – para aqueles que têm admiração por Lula, aprovam e torcem pelo êxito do seu governo, é profundamente constrangedor vê-lo de braços dados com a família Saney, símbolo inequívoco do atraso de um dos mais pobres – embora belo – estado brasileiro. Será que essa aliança seria mesmo tão imprescindível para a tal governabilidade?

Anésio

As pessoas que afirmam que Lula salvou Sarney têm memória curta. Na eleição para presidência do senado, o candidato do governo era o Senador Tião Viana. Ele perdeu para o Sarney. Não se governa sem apoio das casas legislativas. Foi só o Sarney dar sustentação ao governo Lula para não aparecer mais em "Caras" e o PIG descobrir que o Sarney é o Sarney (como diz o Paulo Henrique Amorim).

A hegemonia da família Sarney no Maranhão é trágico. Mas isto é um jogo de estratégia. O que não se pode é perder o foco do longo prazo.

Aleixo de Oliveira

Prezado LCA, equipe e navegantes do Vi o mundo, basta a oposição ensinar os eleitores a votarem na Dilma para presidente e nos demais cargos em pessoas que são oposição ao clã Sarney. Não tem receita, é simples assim.

José Martinez

Em determinados momentos da política, temos que tomar certas decisões que podem ser consideradas como antidemocráticas. Faz parte do jogo da vida. Ou vocês acham que o Presidente Lula poderia ter feito tanto pelos oprimidos se tivesse tentado levar o seu governo sem o apoio de Sarneys, etc. ?É sem dúvida um mal necessário. Prefiro ter apoio de quem sempre apoiou todos os governos, incluindo os militares, do que tê-los na oposição e tornar impossível qualquer melhora de vida da população carente, como tem ocorrido ao longo de 500 anos. Acho ,para finalizar ,que a história fará de LULA o Governante que mostrou que se pode mudar um PAIS, ainda que devagar, sem uma revolução que ceifa vidas e, por geral, acaba nas mãos dos mesmo donos!!!

Rios

O Haiti é aqui… e se chama Maranhão!!!

luiz pinheiro

(…continua…) Talvez os companheiros do PT e do PCdoB do Maranhão devessem eleger o Flávio Dino para o Senado, e muito possivelmente já nas próximas eleições para o governo estadual, e ao mesmo tempo cobrar da candidata Roseana um programa consistente de avanços sociais, compatível com o programa da Dilma para o conjunto do país.Afinal, o que importa é o programa e não as pessoas, ou não é?

luiz pinheiro

Mal ou bem, os Sarney estão do lado do governo transformador comandado pelo presidente Lula, que governa para todos os brasileiros, para todos os nordestinos, para todos os maranhenses, para a inclusão social. Considero um erro político colocar o combate aos Sarney acima do projeto Lula-Dilma de construção do Brasil fraterno, próspero e soberano. O fato é que o presidente Lula vem obtendo notável sucesso, mostra que sabe o que faz, vem melhorando substancialmente a vida dos brasileiros, dos nordestinos, dos maranhenses. É claro que ele não é deus, nem infalível, mas acho que Lula tem autoridade suficiente para orientar as alianças políticas para as próximas eleições.

Maria Lucia

Precisamos parar de tratar o povo maranhense, os eleitores daquele Estado,como se estivessem todos na menoridade.
Há pelo menos três candidatos já postos ao governo do Estado do Maranhão, além de Roseana Sarney. Candidatos com uma biografia respeitável e concorrendo ao cargo para o qual foram escolhidos por seus partidos.
O que é necessário é que os eleitores maranhenses votem limpo, votem com consciência e pensando no progresso social e econômico do Estado e numa política feita com ética e justiça.
O que está impedindo o povo do Maranhão de se rebelar contra os eternos oligarcas no poder?
Os povos do Equador e da Bolívia, que se situavam entre os mais pobres da América Latina, com o maior número de analfabetos, já elegeram e reeelegeram, nos últimos cinco anos, governos populares progressistas e promulgaram novas e avançadíssimas Constituições.
Avante povo maranhense!

ECRG

Pois olha, o Leandro Fortes pegou a bola levantada, driblou um, fugiu de dois, deu um tranco em outro e chutou lindamente, com curva enganando o goleiro e marcando. Assim me pareceu o texto, na melhor tradição de panfletários famosos, daquí e de fora. Belo.
Mas a política não é feita só de beleza. O que foi a famosa carta aos brasileiros, que escudou a primeira eleição do Lula ? e pior, o que foi o cumprimento das obrigações daquela carta ao pé da letra, sem tergiversações ? O que foi a escolha do Meireles, deputado eleito pelo PSDB de Goias, para presidir o Banco Central ? E a escolha do Hélio Costa para Min. das Comunicações? e o que foi curvar-se a imposições e paralisar a disribuição de terras? Todas essas atitudes, foram a manutenção do pacto de manter a famosa, necessária e estratégica governabilidade, dando ao Presidente e ao seu governo a liberdade de : a) Distribuir renda para diminuir ou erradicar a fome; b) aumentar em termos reais o salário minimo; c) suspender qualquer nova privatização; d) fomentar a agricultura, tanto a pequena, como a grande, com grandes financiamentos e administração eficiente para dar um choque de produção agricola, com reflexos nos preços internos (para menos) e na exportação (para mais); e) incentivar grandes projetos na área de petróleo, biocombstiveis, energia e outros, visando manter o crescimento e o emprego; f) suspender todas as ações de submissão à Alca, e fomentar o movimento de associação com os povos irmãos; g) mandar o Ministro Fontana correr mundo para fazer negócios, e dar-lhe todo o apoio do governo; h) manter uma política consequente no âmbito monetário, fiscal, e, sempre que possivel, cambial, e de crédito, para incentivar a economia e o emprego. i) e, por último, mas muito importante, manter a SERIEDADE nas ações do governo, perseguindo eficiencia e eficácia com pertinácia. Pois bem, vemos que muitos sapos foram engolidos para chegar aonde estamos. Bom seria, talvez se pudéssemos ter avançado muito mais em esfera social. Teria sido possivel ? Talvez sim, talvez não. E agora, vamos arriscar a perder toda a estrada que já andamos, entregar o país saneado e enriquecido para ser novamente traido e vendido miseravelmente? Seria um erro.
Creio que nada mais é preciso dizer. E podem saber – há, em todos os estados clãs muito semelhantes ao dos Sarney, ainda faz parte da nossa politica. Creiam. E Sarney se manteve sempre em apoio ao Pres. Lula.

Malú

Concordo com tudo que já foi dito sobre o Sarney. Mas, há algumas perguntas que fariam bem serem respondidas, como: O Flávio Dino está na frente das pesquisas para o governo do Maranhão(estar na dianteira seria um motivo para o Lula não apoiar a Roseana)? O povo do Maranhão quer realmente mudanças(que eu saiba, o povo daquele Estado gosta e vota em peso nos Sarneys)? Para mudar, o povo tem que querer, não dá para mudar de cima para baixo. O que adianta o Lula apoiar o PCdoB lá e perder no voto?

andre i souza

É muito difícil engolir essa, porém, de certa forma, assim como nós paulistas somos vítimas de nossa profunda ignorância política, polida com grande dose de preconceito social, vejo que o povo maranhense há anos se permite ludibriar pelo clã Sarney. Não dá, agora, para atribuir somente ao Lula e às suas táticas toda a podridão que mancha aquele estado, um estado de pessoas honestas, dignas e trabalhadoras, porém, como já disse, assim como nós paulistas, vítimas das más escolhas políticas.

Ainda, assim, confio muito no Lula. Aguardemos.

Parabéns ao Fortes, isso é Jornalismo.

Edson Sampaio

Essa família não consegue oprimir a "morte". Ela é bastante democrática, nenhum ser humano vai escapar, rico ou pobre!
Como tudo que é misterioso, ela tem seu tempo, muitas vezes não entendemos porque demora tanto!

william porto

O realismo poltico obriga, no caso do Maranhao, a colocar um lenco no nariz, Esse apoio a Roseana e a Sarney, em detrimento das candidatura de Flavio Dino e4 uma vergonha, coisa do peleguismo do PT do ABC. Ah, PT.

japim

O texto não é bonito – faz parte da lógica Esquerda critica Esquerda e a Direita ganha.
Acho que o autor pode ser de Esquerda, MAS É ARGENTINOOOOOO!!!!
MUITA PIPOCA.
é daqueles que vão criticar o Dunga e dizer que o Brasil jogou mal hoje!!!

NUM DÁ BOLA NÃO

Jair Orichio Junior

Não citaria Lenin ou outro qualquer…citaria o próprio Lula… ele mesmo encarou 4 eleições . 3 para ganhar uma. Só ele sabe o que é esperar para sonhar. Será que vale crucificar 20 milhões de miseráveis que ainda estão comendo lixo, porque o Sarney domina o Maranhão há 600 anos?
Esta eleição vai ser jogo duro. Á mídia se encontrasse Zé Alagão com 10 Trilhões de Dólares na Cueca não falaria nada. Se Zé Alagão sequestrasse o Papa hoje ela também se calaria. Logo, O SEM DEDO e SEM DIPROMA precisa sair da posição em que se encontra, para dar lugar a alguém que pode romper com esta oligarquia, mas estando garantidas as 4 refeições que ele tanto sonhou para esta massa.
Esperem e aguardem a Dilma… quem não cantar na toada dela, dança… tenho certeza absoluta.

    Jairo_Beraldo

    Jair, o governo federal está investindo maciçamente no Maranhão através do PAC. Isso deve mudar e muito o quadro de pobreza por lá.

    Franciscão

    Não sabia que o Sarneyera tão velho…

    Vinícius Vitoi

    O Leandro tem toda a razão em relação ao Sarney. Procuro buscar razões para entender essa relação do Lula com Sarney. Penso que apenas ele, Lula, um dia poderá explicar. Talvez pelo comportamento durante a crise do chamado mensalão!! Lembro que o Sarney foi o primeiro a prestar apoio ao Lula. Ele é o mais antigo político em ação, tem seu métodos… Antiguados, mas eficientes na nossa política. Procuro pensar que Lula é um excelente enxadrista e saberá muito mexer muito bem com as peças do Maranhão e, em breve, poder fazer o melhor possível pelo Maranhão.
    Apenas sob o viés político é possível entender a Relação Lula-Sarney.

    Jairo_Beraldo

    Quem sabe não se está fazendo uma cama para o clã sarney…estão investindo muito atarvés do PAC por lá, e assim o maranhense acorda e dá a rasteira neles.

voxetopinio

Sarney é dessas múmias da politica brasileira (eu já disse isso….)… Que me levam a pensar numa única coisa: Nem a democracia é capaz de extipar esse mal… Mas o tempo sim. Nada é tão poderoso quanto o tempo e a morte. :/

E vale elogiar a BELISSIMA intertextualidade do Leandro Fortes. Parabéns para ele.

    LuisCPPrudente

    Enquanto o tempo não passa, o Maranhão vai continuar perdido nos rincões do Brasil.

    Esse tempo podia passar mais rápido para o clã Sarney.

    Será que é necessário algo de fora do Maranhão , de fora do controle do clã Sarney para acabar com a capitania hereditária do maranhão e criar o estado democrático do Maranhão, onde só existe os Três Poderes?

    voxetopinio

    Luis, não sei se é necessário. A intervenção externa é sempre problemática, em qualquer nivel (seja de um país em outro, um estado, cidade, o que for). No Brasil eu fico sempre, e acho que os outros também, no meio do conflito dos "pequenos e consolidados passos" e da "ruptura com o passado para criar o novo". Eu não sei te dizer a resposta. Acho que um jogo entre os dois, uma mentalidade dual e não dicotômica, seja a melhor solução.

IV Avatar

Sarney é uma mala sem alça que todo governo tem que carregar

Faço minhas estas palavras do Miguel do Rosário

"•Eu também fiquei aborrecido com o apoio do PT à Roseana Sarney no Maranhão, mas acho que talvez fosse preciso, para consolidar a aliança nacional com o PMDB e ter forças para estabelecer uma vitória esmagadora sobre Serra. Uma vez na presidência, o PT poderá ajudar o povo maranhense e o PT de outras maneiras. De qualquer forma, nem só de notícias tristes vive a campanha dilmista. O PSB cearense, graças a Deus, rompeu com Tasso Jereissati. Com isso, aumentam as chances do PSDB ser riscado do Nordeste."
http://oleododiabo.blogspot.com/2010/06/clipping-

Paulo Roberto

Concordo com Leandro Fortes. Sarney é um mal necessário ao Brasil. Quem bom que o Maranhão não o elegesse.
A familia sarney é uma praga, uma doença que o Maranhão dissimina a todo brasil. Não reclamem e saibam eleger pessoas honestas.

carlos saraiva

Muito bom o artigo. A retórica é extremamente interessante e inteligente, mas um pouco exagerada como todo execicio retórico. Gostaria de dizer, que embora, o projeto nacional seja mais importante do que qualquer querela paroquial. Embora não se deva fazer politica com personalizações. Acho que nenhum projeto nacional deva ser imposto e sim respeitado as discussões regionais e os simbolismos que os atos representam. Acho ainda que esta aliança é equivocada do ponto de vista tático e uma tragédia do ponto de vista estratégico. Enfraquece o partido, constrange a militancia e perde o respeito dos companheiros da esquerda, em especial o PCdoB. Assim vamos continuar a caminhada com a companheira Dilma e conclamo os companheiros(as) maranhenses à executarem a "desobediencia ideológica" , fazendo campanha e votando no companheiro Flavio Dino. Precisamos aprofundar a discussão pós eleição.

flavio marcio

Anos 80 do século passado.
O governo Sarney aprontava uma das suas contra o PT.
Um jipe do Exército fora virado em Brasília por provocadores ligados à direita, mas o governo do coroné Zé Ribamar Sarney atribuiu o acontecimento à camarilha petista.
No nordeste, começamos a entoar a palavra de ordem: SEI, SEI, SEI… NINGUÉM QUER MAIS SARNEY!
Anos 10 do novo século.
O velho coroné troca a provocação pelo pragmatismo e torna-se “amigo” do mais representativo líder da classe trabalhadora, sem ter se tornado amigo desta classe, sobretudo lá no Maranhão.
Então, vamos continuar entoando até que o Lula nos ouça: SEI, SEI, SEI… NINGUÉM QUER MAIS SARNEY!

Emilia

Qual o dano menor?

Apoiar Sarney, Helio Costa e Michel Temmer, na intenção de eleger Dilma, ou não fazer isso e arriscar-se a devolver o governo à elite?

    LuisCPPrudente

    Infelizmente é melhor apoiar o Hélio Costa e o Temer, mas Sarney, acho que o PT poderia fingir que não era com ele e continuar apoiando o candidato do PCdoB contra o clã Sarney.

    Na política temos que engolir alguns sapos para avançarmos nas conquistas do povo.

    Infelizmente o povo elege muitos deputados que são oportunistas e usam o mandato para se beneficiar, por isto é tão necessário receber o apoio do PMDB, para ganhar a eleição e para governar depois.

    Roberto Decanine

    Concordo com vc Emilia! No afã da vitória de sua candidata o Lulla age como líder de uma nação que o adora, a história se repete sempre! não existe vitória 100% e sim a vitória possível! cabe no decorrer do tempo "tentar" se livrar do incoveniente.

    Pitagoras

    Falso dilema. Nem uma nem outra. Eleger Dilma e afundar a sarneysada, isto sim.

blogdacoroa

Azenha, o Lula sancionou os 7,7%.

Assim é que se trata os vagabundos do FHC.
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/06/15/lula-

    dvorak

    Como fez o ministro da Previdência,no governo Lula, Ricardo Berzoini,que num ato desumano, bloqueou o pagamento da aposentadoria aos beneficiários maiores de 90 anos, cara coroa???

    ehehehehehehehee

Clovis

O PMDB só é essa potência de voto, porque o eleitor assim o quer. O povo também tem que ajudar na hora de votar. É chegada a hora de tirar poder do PMDB, se assim não o fizerem, qualquer um que ganhar ficará refém dessa cambada.

Romulo

Srs,
Lembro agora de uma passagem de Lenin : é preciso dar um passo a tras para dar dois a frente. Perdoem-me

IV Avatar

Sarney é uma pesada mala sem alça a ser carregaa por qualquer governante que se atreva a governar o Brasil. Sarney é uma sombra de todos nós e não apenas de Lula. Ele(Sarney) foi inclusive nosso presidente.
Tem como ficar livre desta pesada mala?

Maria Dirce

Não sei se esse aconchego do PT com Sarney o coroné do Maranhão é bem vindo pela população maranhense. acho que não.

ana cruz

O Maranhão foi para o sacrificio.

    Augusto Gasparoni

    O Maranhão e Minas Gerais

    Fernando

    O boi de piranha da campanha.

ana

Caro AZENHA como sempre o Leandro é impecavél, duro mas também terno.Ao ler este texto perdi u m pouco o brilho e sinto um fileto de sangue a sair por uma pequena fresta daminha crença concordo com tudo que leandro escreveu, sim sou pt ,sim vou de dilma e sim sinto um tanto envergonhada mesmo que seja uma vergonha clandestina . Um abraço

Promotorias de Justiça da Comarca de Joinville

é "pau duro" ali mesmo? não seria "páreo duro" ou algo semelhante? em clima de copa… rsrs

    Augusto Gasparoni

    Quanta imaginação!!! O que está escrito é "pau puro".

    Armando do Prado

    Pô meu, é "pau puro". Esse Dutra não merece a vela que estão gastando com ele. É um tucano enrustido. Que a greve de fome seja para valer. Aposto que não é.

Elmo Cordeiro

Sarney é representante e beneficiário financeiro da Vale, Bradesco e da Alumar, só para citar algumas das grandes empresas que lucram absurdos ás custas da miséria dos maranhenses.
Tribunal de Haia é pouco para esse facínora e corrupto que envergonha o meu povo!!!!!!!!!!!!!!

dvorak

Aguardemos os comentários da Lady e do Rayovac…Será que surgirão novas teorias conspiratórias???Estaria o Dutra a serviço do imperialismo americano ou mesmo do Mossad??? Será que o lula comparará o Dutra aos bandidos de SP, pela sua greve de fome, como fez com o dissidente cubano???

Rafael

Agora só falta crucificar o Lula ou apedrejá-lo em Praça Pública, esse criador de Sarney.
Não é fácil consertar 500 anos em 8 anos, tudo tem seu tempo, "muita calma nessa hora."

    Anésio

    Voto em Dilma,

    Também acredito que tudo tem seu tempo. Um passo de cada vez.

Fernando

Em solidariedade ao povo maranhense anuncio que não votarei na Dilma.

Vou de Plínio no primeiro turno e anularei no segundo.

    Carlos

    Eita!

    ana cruz

    Arri eguaa, vai entregar o Brasil pro capetucanos é?
    Voto em Dilma. E com ela será questão de pouco tempo limparmos o Maranhão tmb.

    Exilado

    E ai? No que isso resultará? Será então que o Serra seria melhor para o Maranhão? Pelo que sei, aquele povo votou alegremente no Clã Sarney desde , desde … 1970. Não os culpo, mas com toda sinceridade: quem poderá redimir este povo senão seus supostos algozes? Maranhão, Maranhão, talvez que saudade da França Equinocial……

    Pitagoras

    Me too!

Marat

Precisamos ver, nessa história, quem é Basil e quem é Sybil Vaine…

Carlos

Mário Henrique: “Se havia alguma dívida a ser paga, isto já ocorreu, pela defesa que fez Lula de Sarney quando da crise do Senado, ainda que fosse para salvar um dos pilares de seu governo, ao não deixar a presidência da casa federativa cair no colo dos carcarás-em-pena-de-tucano.”
Concordo, Mário Henrique.
A família Sarney não tem nada a cobrar.
A intervenção federal no Rio em 1998, em apoio ao “Garotinho”, foi um desastre.

@GriloD

Infelizmente, Lula se curvou à ignorância do eleitor que sustenta politicamente Sarney e família. O eleitor incauto coloca Sarney no senado e dá poderes ao PMDB para fazê-lo presidente da casa, obrigando Lula a engolí-lo. Mas uma coisa é engolir, outra é fazer uma aliança tão nefasta!
Até quando o eleitor vai incentivar esse tipo de coisa?
Abraços,
Grilo D

Zilda

Continuação: Quem sabe se os petistas maranhenses, apesar do esforço, não tiverem estômago para suportar os Sarney, podem pedir licença do partido e apoiarem Dino. Acho lamentável, para dizer o mínimo, que essa empreitada de Dino seja inglória, para marcar posição e aí as esquerdas perdem um deputado combativo e sério.

Zilda

Pensando no que faria um combatente das lutas dos trabalhadores e clássico da esquerda internacional deparei-me com essas palavras de, ninguém menos, do que Lenin, citado por outra figura insuspeita do campo popular, ou seja, Gramsci: "O camarada Lenin nos ensinou que, para vencer nosso inimigo de classe, que é poderosos, que tem muitos meios e reservas à sua disposição, devemos aproveitar qualquer rusga em seu seio e devemos utilizar todo aliado possível, ainda que incerto, vacilante e provisório. Ele nos ensinou que, na guerra dos exércitos, não se pode atingir o fim estratégico, que é a destruição do inimigo e a ocupação de seu território, sem ter atingido antes uma série de objetivos táticos tendentes a desagregar o inimigo antes de enfrentá-lo em campo aberto." In: GRAMSCI-um estudo sobre seu pensamento político, de Carlos Nelson Coutinho, p.56.

    Admar

    Lula usa este pensamento filosofico?

Beto Crispim – BH

Leandro, sem dúvida alguma da importancia da eleiçõa de Dilma e creio que não seria necessário se "rastejar" á essa "oligarquia" que se mantém no poder a décadas as custas do dinheiro público e de quebra da miséria de tantos. Sim, não precisavamos disso. Lamento. Viva o PT e saudações aos bravos e reistentes companheiros do PT Maranhão. Espero que continue firmes e persistentes na campanha do Flávio Dino.

kalango Bakunin

quando o Maranhão será devolvido ao Brasil pela famiglia de zéribamardeSirNey?
o camaleão bigodudo adaptou-se a todos os governos e desgovernos, desde Getúlio

não se deve esquecer que a desmontagem neoliberal do Brasil começou exatamente em seu governo biônico
ele, como invejando henrique cardoso quebrou o País umas 3 vezes

o Maranhão é o estado brasileiro mais miserável, para alegria do Piauí, por obra e desgraça de zéribamar e sua quadrilha antes udenista, golpista, arenista, pedesista, lambe-botas, pefelista e agora pmdbista
mas sempre jogando na direita saqueadora

é o último coronel do brejal dos marimbondos de fogo, lacraias, escorpiões e alimárias peçonhentas
este traste é a mala sem alça que o Lula vem arrastando por meia dúzia de votos de cabresto

    Marat

    Sarney e Quércia são retratos de um PMDB caquético. Precisam ser extirpados do Brasil…

Mário

A intervenção do PT nacional no Maranhão demonstra que a composição feita pelo governo Lula com o PMDB, a pretexto de viabilizar uma certa governabilidade, não se resumiu somente a isso. Resta evidente que o Partido dos Trabalhadores contaminou-se das práticas dos Sarney. Nessa guerra, o Marechal Lula não diferencia mais os generais de seu exército dos que, apesar de lutarem circunstancialmente do mesmo lado, comandam outras tropas, desfraldando outras bandeiras. Um erro tático que garante à oligarquia coronelista não só se proteger da artilharia das urnas e da ofensiva da plutocracia financeira internacional, que tem no PSDB e DEM seus representantes no Brasil, mas migrar diretamente ao centro do poder federal e fazer refém o governo Dilma, subjugando todo um projeto nacional.

Mário Henrique

Leandro Fortes faz a crítica responsável. Nada justifica o beneplácito geral e irrestrito de Lula a Sarney. Se havia alguma dívida a ser paga, isto já ocorreu, pela defesa que fez Lula de Sarney quando da crise do Senado, ainda que fosse para salvar um dos pilares de seu governo, ao não deixar a presidência da casa federativa cair no colo dos carcarás-em-pena-de-tucano. O fato é que houve um desrespeito a uma decisão legítima do diretório estadual que confirmou o apoio a candidatura de Flávio Dino, um dos mais proeminentes parlamentares federais, integrante da base do governo, por um partido que sempre empenhou apoio a Lula, o PCdoB.

nortonlimajr

tá loco, travessia para o desenvolvimento? onde?

Cezar

Grande artigo, para variar, do Leandro, mas convenhamos até nisso o Lula é um gênio. Senão vejamos: Sarney é do PMDB, principal aliado do PT na corrida presidencial, é presidente do Senado Federal onde o governo tem frágil maioria e onde teve algumas das suas poucas derrotas. Pensando em 2011 Lula buscou apoios para consolidar uma maioria mais folgada para que Dilma governe sem os problemas que teve. Infelizmente é uma aliança regionalmente indigesta mas tem apelo nacional e isso os petistas vão ter que entender cedo ou tarde e caso não queiram aceitar devem migrar para o PSOL, onde terão acolhida de heróis. A questão é, antes de tudo pragmática, e nisso o Lula é mestre, senão não iria governar e no proporcionar um governo soberbo e, nesse caso, deseja que Dilma governe com mais folga e menos pressão política da oposição.

Guilherme Freitas

Infelizmente Lula foi pego na armadilha dos Sarney, que, espertamente, passaram a apoiá-lo desde o início de 2002. Mas vimos com o povo do Maranhão escolheu Lago, afinal, e, não duvido, escolherá agora Dino. E O PT, apesar de ter de ceder oficialmente a Roseana, todos sabemos que não trabalhará por afinco por ela, mas por Dino. Mais uma vez, não podemos ver as decisões oficias que a direção do partido é obrigada a tomar como definição de uma "decripitude": a conjuntura é extremamente complexa e obriga a tomar decisões difíceis, dolorosas. Vide Minas. Mas é preciso. Ao menos, assim pensa a maioria. Que os petistas trabalhem por Dino no Maranhão, que Lula não fará grande esforço pelos Sarney, como aliás não fez nunca. E que o povo do Maranhão se liberte pelo voto.

Luiz Soares

Vejam bem: não podemos esquecer que o PMDB é aliado do PT na eleição presidencial (inclusive com a indicação do candidatdo a vice presidente). A Roseane é do PMDB. Como se desvencilhar dela sem descumprir a aliança com o PMDB? Em política, infelizmente, temos que engolir sapos ou deixar a oposição levar vantagem. Qualquer abertura na aliança favorece os contrários do partido e, principalmente, a PSDB/DEM de Serra. O passado mostra que mesmo um homem com a incontestável honradez de Luiz Carlos Prestes, em determinado momento da história, em razão das circunstâncias políticas da época, teve que apoiar Getúlio que foi o algoz de sua esposa. Em primeiro lugar o PT precisa ter sua candidata eleita para poder seguir com os programas que realmente interessem ao País. Obviamente, tenho certeza, alguns membros do PMDB (cujos atitudes ilícitas são do conhecimento de todos os brasileiros), não serão acolhidos pela candidata Dilma, caso essa seja eleita.

    Ronaldo

    O Luiz tem lá suas razões.

    Eu também acho que é melhor uma Dilma no poder, com alguns esqueletos no armário, do que o sinistro e sua turma. E também acho que o governo Dilma é o início do fim da hegemonia do PMDB. A mineira é de comer o prato frio e ainda pelas beiradas.

    E quem não tem suas imperfeições neste planeta de sofrimentos?

Jairo_Beraldo

Estou agora mais perdido que cego em tiroteio….bem verdade, que Sarney foi um sustentáculo do governo Lula. Em post anterior, sobre uma carta dos petistas maranhenses, me senti constrangido por ter criticado Domingos Dutra,e ainda pedi desculpas a ele atraves deste grande site, Viomundo. Agora vem Leandro Fortes, grande combatente das fanfarrices da direita, e me diz que estava certo em minhas coclusões. Azenha, voce embaralha qualquer meio de campo…e ainda quer criticar as seleções que jogam a parte final da copa do mundo?

luis nascimento

Quando o indivíduo se dedica a militar politicamente por questões ideológicas, o poder é o fim; quando o seu envolvimento se dá por interesses meramente individuais, o poder é o meio… meio de vida, companheiro! O homem que não despreza a contradição, é um ser que cospe na sua própria cara. Um homem assim não deve criar seus filhos perto de si. Um homem nunca será amigo e nunca terá amigo.Não é à toa que se pronuncia tanto a expressão "ALIADOS".

Alex

Admiro muito os textos do Leandro Fortes, é um belo jornalistas. Mas qual seria a opção do Lula? Ao se fazer uma crítica como essa (pertinente, aliás) o Leandro também deveria apresentar uma alternativa. Sim, o clã Sarney é o que há de mais podre no Brasil, pior do que o PSDB e DEM juntos. Mas, qual a alternativa? Sem querer cair no lugar comum (já caíndo) governar é fazer escolhas. Qual outra escolha viável que o Lula poderia fazer? Como bem disse o Pitágoras acima, as eleições estão aí, é hora de alijar essa gente toda. Pois uma coisa eu garanto, se Jader Barbalho, Marco Maciel, José Sarney, Michel Temer, Rodrigo Maia, Arthur Virgílio, Inocencio de Oliveira e Sergio Guerra, forem alijados da política por pelo menos quatro anos o Congresso Nacional será um lugar menos ruim do que já é!

Paulo Nolasco

Antes de criticar a política no MA, é necessário que a conheçamos de perto.
Na última eleição para presidente o dep. Dutra se alinhou com um grupo contrário a Lula, fazendo palanque para o PSDB, o que impediu até a vinda de Lula à São Luis.
Dutra visa apenas o seu benefício e não ao do partido.
Espero que os grevistas levem a sério a greve de fome e não façam como fizeram ao prometer defender o Governador cassado com a vida, foram os primeiros a cair fora.
Se procurarem com calma, encontrarão junto aos grevistas, algumas cascas de frutas, sucos e etc.
Quem quizer que acredite nessa greve de fome.

    Armando do Prado

    Perfeito Paulo. Dutra engana quem não conhece sua história. Tucano enrustido.

Carlos

Sem muito comentário. Apenas gostei muito do texto. Parabéns ao autor.

    dvorak

    Afinal, não tem como defender o indefensável, não é caro Carlos?

    ehehehehehehehe

Gerson Carneiro

*A família Sarney está para o Maranhão como o PSDB está para São Paulo. E ambos já fizeram Presidentes do Brasil.
Aonde está a culpa do Lula nisso?

* Bem como ACM um dia esteve para a Bahia.

    Jairo_Beraldo

    Tanto o Maranhão, quanto São Paulo, tem o governo que merecem…pois quem os escolhem, são seus governados.

Mario

O Maranhão é que é a decrepitude moral do governo? Achei que tinha diso o mensalão, ou os aloprados, os dólares na samba-canção…ou quem sabe o pobre caseiro do Palocci ??

H.Pires

Pode ser que esteja enganado. Mas, não entendi muito bem essa matéria. Então foi o PRESIDENTE LULA que mandou cassar o Lago? O PRESIDENTE LULA deveria dar um "golpe" no Maranhão e derrubar sarney e família? Vai "manchar" a biografia, ou sei lá o que, do PRESIDENTE LULA? Então, ha quarenta e cinco anos os sarneys imperam lá e o PRESIDENTE LULA tem que resolver essa situação? Não sei não. Respeito muito as opiniões/constatações de Leandro fortes mas, democraticamente, não compartilho dessa opinião. Ao meu ver, sempre a meu ver, o PRESIDENTE LULA está fazendo o que lhe compete e o que lhe cabe.

    Jairo_Beraldo

    Lula tem tanto poder no judiciário, quanto tem em Israel…me poupe! Se dependesse da maioria dos togados brasileiros, Lula estava no olho da rua há muito tempo!

Roberto Locatelli

Correção: o PT do Maranhão NÃO está de joelhos. Aqui mesmo vimos texto onde os petistas maranhenses REAFIRMAM seu apoio à candidatura de Flávio Dino, contra a direção nacional.

A candidatura de Flávio Dino tem amplas possibilidades de vitória, reproduzindo no Maranhão o que houve em nível nacional em 2002, quando Lula derrotou parcialmente as oligarquias.

Qual será a atitude de Lula e da direção nacional? Extinguir o PT do Maranhão? Acho que não. Acho que serão obrigados a aceitar a rebelião contra o clã Sarney, que é um resquício da Idade Média na política brasileira, ao lado de outras figuras decadentes.

batista

Não há argumento que justifique essa truculencia da ´direção nacional do PT

Vera Pereira

O prezado Leandro Fortes por acaso prefere que se jogasse o PMDB no colo dos tucanos, e aí bye-bye as conquistas do governo Lula e a volta do país dos sonhos de FHC e cia.?

Rogério Tomaz Jr.

Beleza, Azenha e demais. Retiro minha crítica (e cobrança) à cobertura da greve de fome em comentário no post anterior. Abraços!

Homero Pavan Filho

Ia descer o sarrafo no Leandro Fortes, mas parei, refleti, li o texto novamente para ver se tinha entendido alguma coisa erroneamente.
Ainda bem que assisti ao filme do Dorian Gray, e a analogia ao que ocorre no Maranhão foi uma sacada de mestre, parabéns. Leandro revela sua verve crítica e criativa, num texto agudo que me faria corar de vergonha, se a mim fosse dirigido.
Não obstante a revelação dos dotes artísticos do autor, me sinto compelido a criticá-lo. Pra não ficar por baixo, vou aludir a uma piada ao fazer o contraponto.
Diz a anedota que o gênio da lâmpada revelou ao Lula que a ele seriam concedidos 3 desejos, e apenas 3. Lula pensou, pensou, pensou e por fim, se decidiu. Desejo 1. Não ser cassado por um golpe; Desejo 2. Eleger a Dilma sua sucessora; Desejo 3. Promover a paz no Oriente Médio. O gênio, então, pôs-se a trabalhar para atender aos desejos do presidente.
Atendeu ao primeiro, levou Dilma ao empate com Serra nas pesquisas antes mesmo da conquista do Hexa na Africa do Sul e está esperando o dia 3 de outubro pra sacramentar o feito. Quando foi realizar o terceiro, viu que a missão seria impossível, já que até Jesus Cristo havia falhado na tarefa.
O gênio então voltou ao Lula e perguntou: Amado Mestre, não seria possível reconsiderar o terceiro desejo, pedindo algo mais fácil? Lula, que acabara de ler um texto do Leandro Fortes no Viomundo, aliviado, consentiu: Claro, gênio querido, vou colaborar com vc. O desejo 3 será mais simples, é só extirpar o cancro Sarney no Maranhão.
O gênio, que não sabia bem com o que lidava, resolveu dar uma espiada. Andou pelo Estado todo, constatou a gravidade da situação e, após algumas horas em São Luís, resolveu voltar a Brasília.
Chegando ao Centro Cultural Banco do Brasil, encontrou o presidente em reunião com a equipe de campanha, inclusive com uns gringos que haviam trabalhado na campanha de Obama, nos States.
Quando viu o gênio Lula foi logo perguntando: atendeu meu pedido, caro amigo? E o gênio com aquela cara de Pedro Simon em dia de convenção peemedebista: presidente, como era aquele lance do oriente médio, mesmo?

    dukrai

    a piada original era: vc quer aquela estrada pra Fernando Noronha de duas ou quatro pistas?

Geraldo Galvão Filho

Isso é sacanagem do Leandro. O Sarney já fez todo o mal que pode ao Maranhão: está com 80 anos e esteve do lado de todos os governos desde 1950. Essa possibilidade foi dada pelo voto do povo do Maranhão e do Amapá; e não pelo Lula. O cara pode ter sido um mal para o Maranhão, mas quando o governo do presidente esteve ameaçado pela maioria estabelecida no senado, por senadores em sua maioria do nordeste, até mais maléficos e corruptos que o Zé Sarney; foi ele que assumiu a presidência do senado e permitiu a governabilidade de que nós precisávamos. O sentimento de gratidão por esse apoio é o que move o nosso presidente. É muita ingenuidade imaginar que a próxima eleição é igual às anteriores. O Zé Serra está com 68 anos; o Aécio tem problemas com os vícios que cultiva – em fim, o PSDB acaba em outubro se o Serra não for eleito; e partindo dessa analise, o que é melhor: o Sarney apoiar a Dilma ou apoiar o Zé pedágio?

    Roberto Locatelli

    Geraldo, seus argumentos são consistentes, não dá pra negar.

    Só que o PT – e a Blogosfera junto – mostrou sua gratidão a Sarney defendendo-o quando a mídia golpista quis defenestrá-lo para colocar, no lugar, um apaniguado de Serra.

    Acho que foi uma senhora gratidão. O PT sofreu sérios desgastes defendendo Sarney. Agora deu. Assim como o clã Sarney deu um golpe judiciário e derrubou o Governador Jackes Wagner, da Base Aliada, para coroar Roseana governadora, também o PT pode muito bem apoiar Flávio Dino.

Quintela

OK!!! Não discordo de uma única palavra do Leandro Fortes.. mas Lula gorvenaria sem o apoio do PMDB? O Partido Meretriz?
Acredito que não… Sem o PMDB Lula não faria nem 5% do que ele fez… É duro… mais isso aí é politica!
E sem hipocrisias… em qualquer lugar do mundo, seja onde for… politica é isso aí!
Tem um ditado alemão que diz que se o povo soubesse como as salsichas e as leis são feitas… não dormeriam a noite!
É triste…mas é a mais dura realidade!

    Jairo_Beraldo

    Por isso certa vez, disse Lula, que aliaria a Judas, se fosse pelo bem do governo(leia-se Brasil e seu povo, porque ele governa para o povo). Lastimável? Sim, mas fazer o que? Os dEMos/tucanos não aliam ao diabo (leia-se EEUU, para desgovernar), com o apoio do PIG?

Ubaldo

Aviso aos navegantes:
Alguns comentários meus volta e meia não são publicados, a exemplo deste último domingo (ontem). Reclamei via email, sem respostas. Penso que tais comentários foram de meu padrão usual, ácidos mas dentro das regras do blog. Deixo de comentar, a menos que haja uma improvável mudança na conduta dos moderadores.
Assim, fica claro duas coisas. Uma, que meios comentários estão talvez fazendo mais mal do que bem ao blog e outra que prova, com a minha saída que não sou e nunca fui ligado formalmente à nenhuma campanha ou partido, como alguns afirmavam.

    Jairo_Beraldo

    Ubaldo, se fosse deixar de comentar por ter coments "censurados", ou seja lá como voce coloca, já teria saído há muuuuuuiiiiiiito tempo. O Azenha e a Conceição, já me puxaram a orelha umas onézimas vezes.

    Augusto Curtial

    Gosto do Ubaldo. Pelo que li dele, não concordo com suas idéias, mas sua posição conservadora é argumentada, suficientemente respeitosa e alimenta o debate. Aliàs, alguns aqui deveriam aproveitar as colocações do Ubaldo justamente para refletir e fortalecer seus proprios argumentos (o que qualquer um capaz de fazer), em vez de tentar simplesmente anular ou invalidar seu discurso chamando-o de "besta", "troll", "louco", "mendigo", etc., ou de tentar bani-lo mandando-o pro blog da da veja, pro blog do noblat, etc. Democracia é ouvir também aquilo com o que não concordamos, para refletir e refutar, e não para simplesmente rejeitar como heresia.
    abs

    dukrai

    véi, já esculhambei o Azenha pela censura de alguns dos meus comentários mas continuo aqui porque ainda é o blog que traz os textos mais instigantes, à esquerda e à direita, dos sites que visito.
    Só não concordava com o espaço que o Azenha dava pra uns comentaristas de extrema direita, talvez pra compensar o que ele acha que os seus textos tem de esquerda, o que é uma babaquice de um pequeno burguês perfeitamente desculpável.

klaus

Alianças políticas são circunstanciais. Como diria o Metallica, "Sad but true."

    Jairo_Beraldo

    Circunstancias? São necessárias.

Ulisses

P.Q.P, é dificil agradar a todos hem? Vocês querem o que? O Serra presidente da república e ferrando o Brasil todo? Já tá dificil aguentar esta pressão da imprensa todo santo dia. Agora aguentar também fogo amigo aí é dose para cavalo. Acha o que? Que na política sobrevive cavalheiros? Os bens intencionados já foram todos para o inferno. Mas fazer o que? Quer aguentar o tranco do pior? O Serra a a canalhada toda do PSDB mais a canalhada do PMDB que não vai ter escrúpulos nenhum em pular o muro para o time que está vencendo? E aí, com todo apoio da mídia que é capaz novamente de chamar o Sr. Sarney para visitar a ilha de Caras!

    Nelson Mosquera

    Meu apoio ao seu protesto. Não são artigos como esse que fizeram, depois de Getúlio, ser Lula o único presidente quem melhor entendeu o povo brasileiro.

    @marisps

    Posso assinar embaixo?

    daniel

    Interessante seria ver o PT ceder o estado de São Paulo ao PMDB, quem sabe ao Quercia? Interessante como o PT Paulista opta por sacrificar um estado que não o seu em nome da eleição nacional, quer fazer, que faça com o seu estado.

    Clarivaldo-SP

    Meu amigo, o PT do Maranhao foi grande. Não vai apoiar a orientação da direção nacional. E sabe o que vai acontecer?
    Vai ficar mais forte e vai derrotar o clã e por via de consequencia, ser respeitado pela militancia do pais inteiro.

    Grande PT do Maranhão e da militancia. Burocrata tem em todo lugar.

Filipe Rodrigues

Lula deixará um legado negativo para a política brasileira

    Carlos

    É mesmo? Qual?

    Armando do Prado

    Isso, qual? E quem deixou legado positivo? FHC, Collor, ou o caro Felipe Rodrigues está pensando nos "presidentes" que vestiam verde-oliva?

Felipe Santana

Uma coisa.. esse Leandro realmente conhece Domingos Dutra?
Critica relevante a política maranhense atual.. mas o Dutra sempre se aliou a corrputos ´notórios do Estado, além de não ter outro discurso a não ser de sarney..

Vale ressaltar que são os camaradas do PT que estão brigando pra ver quem apoia. meio-a-meio.. e Dutra, como oportunista que é vai aproveitar a deixa e tentar se promover .. com o mesmo discurso de sempre..

Quero novidade de todos os lados. Que se acrescente algo nessa debate. :)

    Armando do Prado

    Perfeito. Dutra é oposição ao PT e a Lula há muitos sóis, muitos mesmos. Muito parecido com Heloísa Helena e Marina. Vamos entregar tudo para o Serra et caterva?

Pitagoras

Irretocável, Leandro!
Cabe registrar que Lula foi o responsável pela ressurreição dessa figura lamentável da vida pública do país, moribundo que estava, politicamente, no início de seu primeiro mandato, motivo necessário e suficiente para que há anos rasgasse minha carteirinha do PT.
Eleições estão aí, moçada, pau neles!

    Clarivaldo

    Não acredito que o Lula seja responsável pelo ressurgimento dos Sarneys.
    Muito mais responsáveis são Heloisas Helenas, e etc… que na hora de travar
    a luta pularam do barco, não ahca?
    Lamantável companheiro. Não entendi a conduta de rasgar a carteirinha.
    Quero ver é ficar e travar a luta por dentro. Na base.
    Como diz a Dilma. Ficar e lutar pelo que se acredita.

    É Dilma no primeiro turno, sem dúvida.

    Exilado

    Concordo com o companheiro Clarivaldo: mais responsáveis são os que pularam para o partido da doida. Ontem fui a um debate entre pré-candidatos, e alí vi uma militante petista perdida em um descomunal elefante branco chamado PSOL. Candidata a Governo de um Estado. Falou bem, falou como era enquanto petista. Não falou como o PSOL, salvo em alguns minutos que deixou o pragmatismo em prol de um ódio desproporcional ao que se deu. Se alguns querem transformar esta terra em um rio de sangue, que o façam em Marte, não aqui! BASTA!
    Quanto ao Maranhão, eles sempre votaram alegremente na familia Sarney……

    Pitagoras

    É que o Dutra tem feito, inutilmente, embora o respeite imensamente e o apoie.
    Plinio, o melhor. Os fins não justificam os meios.

Deixe seu comentário

Leia também