Procuradores da Lava Jato ameaçam renúncia coletiva e encostam Temer e o Congresso na parede; veja quais foram as mudanças na proposta

Tempo de leitura: 5 min

Captura de Tela 2016-11-30 às 17.54.32

Um sumário honesto da votação das 10 Medidas, na Câmara dos Deputados, deverá registrar que o que havia de melhor no projeto foi excluído e medidas claramente retaliatórias foram incluídas. Cabe esclarecer que a emenda aprovada, na verdade, objetiva intimidar e enfraquecer Ministério Público e Judiciário. Rodrigo Janot, procurador-geral da Justiça, em nota

No regime democrático, propor teste de integridade, reportante do bem, fim do habeas corpus, validação de prova ilícita, isso tudo é defensável no fascismo, mas no estado de direito democrático, por favor, não. Renan Calheiros, presidente do Senado, comentando a decisão da Câmara

DIZ DALLAGNOL

Força-tarefa da Lava Jato ameaça renunciar se pacote for sancionado

“A Câmara sinalizou o começou do fim da Lava Jato”, disse o procurador Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da força-tarefa

15:24 | 30/11/2016

de O Povo

O procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, fez uma contundente manifestação contra um novo projeto anticorrupção aprovado durante a madrugada desta quarta-feira, 30. “A Câmara sinalizou o começou do fim da Lava Jato”, afirmou Deltan.

“Não será possível trabalhar na Lava Jato se a lei da intimidação for aprovada”. O Ministério Público Federal encampou a proposta “10 Medidas contra a Corrupção”, que teve apoio de mais de 2 milhões de pessoas e foi levado à Câmara. O texto embasou um projeto anticorrupção que passou pela Comissão Especial da Casa e entrou em votação pelo plenário na noite desta terça-feira.

Durante a madrugada, os deputados desconfiguraram a proposta inicial e votaram um novo pacote que flexibiliza punição a corruptos.

O projeto provocou fortes protestos de diversas entidades.

Pelo menos 11 mudanças foram feitas no texto do projeto de medidas de combate à corrupção que tinha sido aprovado na comissão especial, na semana passada.

Descontentes com o parecer do relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), parlamentares aprovaram emendas e destaques que incluíram novos temas e, sobretudo, retiraram trechos do pacote que dificultam investigações e flexibilizam a punição de corruptos.

Entre as mudanças aprovadas está a inclusão do crime de abuso de autoridades para magistrados e membros do Ministério Público, emenda apresentada pela bancada do PDT, e duramente criticada pelos membros do Judiciário. A pena é de 6 meses a 2 anos de reclusão e multa.

O coordenador da força-tarefa criticou a aprovação. “Como se não fosse suficiente foi aprovada a lei da intimidação contra o Ministério Público e o Poder Judiciário sob o maligno disfarce de crime de abuso de autoridade. Abusos devem sim ser punidos. Contudo, sob esse disfarce de crimes de abuso há verdadeiros atentados contra independência do exercício legítimo da atividade ministerial e judicial. A lei da intimidação avançada no Congresso faz do exercício da função do Ministério Público e do Judiciário uma atividade de altíssimo risco pessoal.”

AS MUDANÇAS APROVADAS NO PLENÁRIO:

Abuso de autoridade: Inclusão do crime de abuso de autoridades para magistrados e membros do MP — emenda apresentada pela bancada do PDT. Pena: 6 meses a 2 anos de reclusão e multa.

Punição para violação de prerrogativas: Inclusão de punição a policiais, juízes e membros do MP que violarem direito ou prerrogativa de advogados — emenda apresentada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS), a pedido da OAB. Pena: 1 a 2 anos de detenção e multa.

Reportante do bem: Retirada a instituição do “reportante do bem”: figura cuja denúncia a órgãos da Justiça ou à imprensa acarretasse imposição de penalidades poderia receber até 20% dos valores recuperados — destaque apresentado pela bancada do PSB.

Ação de extinção de domínio: Retirado todo o trecho que regulava a apresentação das chamadas “ação de extinção de domínio”, cuja finalidade é decretar a extinção dos direitos de propriedade e posse e de outros direitos — destaque apresentado pela bancada do PR.

Progressão de pena: Retirado artigo que previa que condenado por crime contra administração pública só teria direito a progressão do regime de cumprimento de pena quando reparasse o dano causado ou devolvesse os recursos produtos do ato ilícito praticado — destaque apresentado pela bancada do PT.

Prescrição da pena: Retirados quatro artigos que endureciam as regras de prescrição de crimes, como a que estabelecia que o prazo de transcrição só começaria a ser contado após o ressarcimento integral do dano — emenda apresentada pela bancada do PT.

Enriquecimento ilícito: Retirado tipificação do crime de enriquecimento ilícito para funcionários públicos — destaque apresentado pelo bloco PP, PTB e PSC.

Acordo penal: Retirada possibilidade de Ministério Público e denunciado celebrarem acordo para aplicação imediata da pena antes da sentença judicial — destaque apresentado pela bancada do PSOL.

Acordo de leniência: Retirado trecho que previa que Ministério Público poderia celebrar acordo de leniência — destaque apresentado pela bancada do PT.

Responsabilização de partidos: Retirada da previsão de pena de suspensão do funcionamento dos partidos e da filiação do dirigente partidário responsável por crime de caixa 2 — destaque apresentado pelo bloco PP, PTB e PSC

Lei dos Partidos: Retirada de trecho que revogava artigo da Lei dos Partidos que estabelece que a responsabilização pessoal, civil e criminal de dirigentes partidários em razão da desaprovação de contas e atos ilícitos atribuídos ao partido só ocorre se a Justiça verificar irregularidade “grave e insanável”. Dessa forma, o artigo permanecerá na Lei dos Partidos — destaque apresentado pela bancada do PR.

MUDANÇAS QUE TINHAM SIDO APROVADAS NA COMISSÃO

Caixa 2: Inclui punição a quem praticar caixa 2 em nome do candidato ou do partido, como tesoureiros de campanha ou das legendas;

— Reduziu multa a partidos para de 5% a 20% do valor de repasse da cota do fundo partidário referente ao ano em que o ato lesivo ocorreu. MPF queria multa de 10% a 40%.

— Em caso de agravante, pena de 2 a 5 anos para caixa 2 será elevada em um terço, e não mais dobrada, como previsto.

Venda de voto: Tornou mais explícito que o eleitor que vender o voto também será responsabilizado, com pena de um a quatro anos.

Reportante do bem: Criou a figura do reportante, figura cuja denúncia a órgãos da Justiça ou à imprensa acarretar imposição de penalidades, poderá receber até 20% dos valores recuperados.

Crime de corrupção: Torna crime hediondo crimes de corrupção contra administração pública apenas quando o valor da vantagem for superior a 10 mil salários mínimos. Parecer anterior mencionava 100 salários mínimos.

Embargos declaratórios: Embargos declaratórios só poderão ser apresentados uma única vez e deverão ser respondido em um prazo de até 5 dias pela Justiça.

Ação Popular: Reincorporou normas para atualização da Lei da Ação Popular.

Prova ilícita: Deixa claro que provas ilícitas não poderão ser aceitas em processo.

Habeas Corpus: Retirou medidas que restringiam a concessão de habeas corpus; manteve apenas trecho que diz que juiz deverá “cientificar” MP e defesa para se manifestar sobre habeas corpus, caso instrumento tenha efeitos na investigação criminal ou processo penal.

Teste de integridade: Retirado por destaque apresentado pelo PT.

Prisão preventiva: Rejeitada proposta que permitia prisão preventiva com finalidade de permitir identificação, localização e devolução do produto do crime.

Cooperação internacional: Retirou artigos que regulavam cooperação jurídica internacional entre a Justiça brasileira e de outros países.

Leia também:

As críticas do ex-ministro Aragão às 10 medidas do MPF


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Haroldo Cantanhede

Prezados, boa tarde. Isso é figuração.
Isso é uma encenação onde, de um lado a tropa do Judiciário faz beicinho, sentindo-se “perseguida”. Do outro o Senado, fingindo ser “patriótico”. O objetivo é fazer parar a Farsa a Jato. Isso é um teatrinho imaginado em ouóchinton. Essas duas facções que agora se “desentendem” estão em perfeita sintonia como objetivo maior do golpe. Senão vejamos: remover a Dilma, esmagar o PT, prender figuras importantes da esquerda, perseguir os que nossos senhores do norte ainda querem encarcerar. Isso já está em curso, ou mesmo concluído. Agora trabalham furiosamente para vender o patrimônio do país, bem baratinho (e, como na “jestão” passada, o dinheiro destas privatizações entreguistas simplesmente evaporará), desmontar o pouco bem-estar social da população, o sistema de saúde, destruir as garantias trabalhistas, para que povo pare de pensar em cisternas, em água, em casa, em luz, em escola; o Rio São Francisco não aliviará a (antiga) sede dos nordestinos em regiões mais afastadas; o povo deve voltar a rastejar, o salário mínimo deve encolher, a dívida externa deve ser reconstituída (e deve voltar a crescer). Os objetivos estão todos sendo cumpridos. Basta perguntar ao funcionário da Chevron (parece que ele é senador ou ministro de alguma coisa externa, sei lá) como vai a entrega do nosso pré-sal, 2 trilhões de óleo (que o PFL teimava em dizer que não existia à época em que que foi anunciado). Essa “briguinha” entre essas duas facções, então, é teatrinho: continuarão todos com seus gordíssimos salários e dezenas de mordomias, enquanto o povo apanha nas ruas, ou simplesmente se debate no desemprego e na falta de perspectiva que só faz se avolumar no negro horizonte que se avizinha. E a mídia bandida, sócia deste crime sem tamanho e os bancos vão muito bem, é claro.

LongLô

Dizem as más línguas que Dallagnon vai montar uma imobiliária….

FrancoAtirador

.
.
Percebam que a tal ‘Opinião Pública’, a que a Mídia Fascista se Refere,

na verdade, são os Mesmos Eleitores do Bolsonaro que Zurram por aí

clamando por Intervenções Militares, Alucinados com a Cor Vermelha.

E os DemoTucanos de Sempre, da Corrente Oportunista dos Mercados.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Ditadorezinhos de Província Vão Renunciar

porque têm Medo de Pedir o Fechamento

dos Poderes da República Constitucional

que é o que de fato os Absolutistas querem.
.
.

Joao Maria

Enquanto batiam no PT, tinham apoio da imprensa. Agora bateram de frente com os poderosos do PMDB/PSDB, estão sendo rifados. Acreditaram que os pilantras do congresso votariam contra eles proprios. Os bandidos do congresso deram um nó, nos meninos de Curitiba.

Serjão

Uma ZONA!
O Brasil virou uma zona.
Plano da CIA executado com perfeição e maestria!

Lukas

Por que vocês aqui do blog não lideram a campanha #SomosTodosRenan ?

#ficadica

    Sidnei

    Vez ou outra, nesta vida, acabamos sendo Renan.
    Por exemplo, lá nos idos de 1997, todo mundo era Renan, quando ele foi, por um ano, ministro da JUSTIÇA (desculpem as maiúsculas) no governo de Fernando Henrique Cardoso. Permita-me repetir: ministro da Justiça (Jus-ti-ça) no governo FHC.
    Ademais, como diria nosso presidente, o que é um #SomosTodosRenan num país de “somos milhões de Cunhas”?

Denner

Esse pessoal da magistratura e mpf são uns caras de peroba, querem punir e perseguir os políticos que eles não gostam, que não são do partido do judiciário, e eles próprios que recebem acima do teto constitucional se acham acima do bem e do mal. Promotor e juiz é Deus por acaso que nunca erra. Se renunciarem já foram tarde, vão embora, vcs não fazem falta nenhuma. Olha o desemprego que a Lava Jato causou, olha os prejuízos na economia, no mínimo o Brasil vai demorar 1 década pra se recuperar, isto é, se se recuperar. Ninguém precisa de juiz parcial e autoritário.
Já vão tarde. Vão com deus.

Eva

E qual é o efeito prático da renúncia?
Deem a chance de outros assumirem essa tarefa!
Outros profissionais mais ciosos de seu ofício; menos espetaculosos; que falem somente nos autos; que não recebam prêmios da mídia; que pensem no país antes de tomarem medidas intempestivas; que não misturem justiça com religião; enfim, que tenham senso de decência.
Revanchismo, ou não, já era hora de por limites.

Pafúncio Brasileiro

Garotão Procurador, renuncie, sim. Deixe de ser servidor público com estes monumentais ganhos, venha ganhar o “pãozinho” nosso de cada dia, trabalhando pelo País, como a grande maioria faz. Economizaremos os seu salário e você será um normal entre nós. Não precisamos de garotões procuradores midiáticos, que ferem direitos e não tem responsabilidade alguma sobre o que fazem. Precisamos muito de combater a corrupção com os direitos e deveres sendo respeitados. Os seus próprios salários já corrompem tudo. Isto é uma bofetada na Nação. Renuncie, sim, garotão. Aproveite e deixe a função pública, que você avacalhou. Vá fazer os seus lobbies em outros lugares. Deixando as funções públicas (o que duvído acontecer), você terá tempo para ler livros de história sobre o seu País e seu Povo, coisa que você nunca fez e o deixou na ignorância cultural. Barbichinha e seus garotões procuradores, renunciem ! Mas, deixem de ser servidores públicos. Se só renunciarem a função, serão covardes e vagabundos. O serviço público merece gente melhor.

    Serjão

    Com a mixa que recebe, pegou o auxílio moradia (tadinho) e comprou dois apartamentos do programa popular Minha Casa, Minha Vida, da presidenta que ajudou a derrubar!

FrancoAtirador

.
.
“Lava Jato Abre Guerra Contra Congresso.
Em vez de Debater Mudanças no Senado,
Resolveu Combater Jogando Gasolina no Fogo.
Tom é Autoritário.”

“Basicamente, Dallagnol, Santos Lima e cia.
emparedaram Congresso e a Presidência da República”

Jornalista Kennedy Alencar

https://twitter.com/KennedyAlencar/status/804020024579096576
https://twitter.com/KennedyAlencar/status/804019643526631424

https://twitter.com/AngelaMilanese/status/804066181317623809
https://twitter.com/AngelaMilanese/status/804063466583707659
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Na Força-Tarefa da OLJ (OC-PPP)

    Não Há Procurador Insubstituível.

    Aliás, Alguns Deveriam Ser Presos.
    .
    .

Sérgio

Vai tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

emerson57

Renúncia?
Isso é coisa de frouxo!
Peçam as contas, senhores.
Ai sim!

Deixe seu comentário

Leia também