Antonio Lassance: Ano-chave para a oposição é 2013

Tempo de leitura: 4 min

Colunistas| 09/01/2013 | Copyleft

DEBATE ABERTO

Última chance para derrubar Dilma

Antonio Lassance, na Carta Maior

A oposição sabe que o ano-chave das eleições não é 2014, é 2013. Ou ela começa já a derrubar a popularidade de Dilma, incentiva candidaturas competitivas e estigmatiza de vez o partido da presidenta, ou pode dar adeus não só às suas remotas chances de vitória, mas de que haja segundo turno em 2014. O “timing” para fazer isso é 2013, ou será tarde demais para conseguir tirar a vantagem que hoje tem a presidenta contra qualquer adversário.

Ao contrário de campanhas anteriores, os tucanos já definiram seu candidato com bastante antecedência. A antecipação ocorreu porque a tarefa da oposição é ingrata. A popularidade de Dilma anda na estratosfera (73%) e resistiu aos escândalos direcionados contra seu governo, ao julgamento da Ação Penal 470 e à desaceleração da economia.

A presidenta e o PT não só atravessaram tudo isso como conseguiram ampliar o número de prefeituras e derrotar o PSDB na cidade com o maior eleitorado do país. Uma dificuldade extra para a política em 2014 será o clima de copa do mundo de futebol, mais intenso e que se estenderá por mais tempo no Brasil.

Na batalha para garantir que pelo menos haja segundo turno, os que fazem oposição ao governo Dilma sabem que não podem confiar só no PSDB. Torcem por um maior número de candidatos com pelo menos 10% de intenções de voto cada.

Faz parte do jogo trazer Marina Silva de volta à cena, falando de meio-ambiente; dar voz ao Psol para falar de corrupção; estimular Eduardo Campos – que já disse que não é candidato – a se tornar candidato. Nessa divisão do trabalho, os tucanos centram seu foco na economia, ou melhor dizendo, no tema das finanças (públicas e privadas).

Na nova estratégia oposicionista, o tempo é a variável fundamental. A estigmatização dos adversários e a editorialização da política já são armas corriqueiras. Os alvos também continuam, em grande medida, os mesmos.

Incluem os clichês da tradicional espiral de pessimismo: “a inflação está alta demais”, “os gastos públicos fugiram do controle”, “o país vai crescer menos que o Haiti”, “a saúde está pela hora da morte”, “a educação só piora”.

Os estigmas mais fortes virão dos desdobramentos do mensalão. A oposição ambiciona as imagens de petistas indo para a carceragem, se possível, algemados; melhor ainda se forem pegos de pijama e seguirem para a prisão em camburões, filmados pelos helicópteros das redes de TV.

Os novos alvos ficam por conta da batalha pela redução das tarifas de energia, confrontada com o fantasma do apagão, e da gestão da prefeitura de Haddad, que poderá ser alvo da mesma tentativa de erundinização que se viu na campanha de 1989 contra Lula, quando uma administração boa e séria foi transformada em um péssimo exemplo pelos adversários.

Está certíssimo o ministro Gilberto Carvalho, que disse que “2013 vem aí e vem muito bravo”. A questão é saber: diante dos ataques, o que farão a presidente, seu governo, Lula e o PT?

Uma grande expectativa está sendo depositada em uma presença pública mais intensa de Lula, com suas caravanas, seu contato com o povo, sua língua ferina contra os adversários, seu improviso, suas metáforas. Esse estilo direto e mambembe de fazer política sempre ajudou o PT a inverter o jogo em momentos difíceis.

Mas será que isso basta? Lula será fundamental para defender o PT e a si próprio dos duros ataques que vem sofrendo. Também pode fazer, melhor do que ninguém, a defesa de seu legado. Em 2013, completamos 10 anos do início de muitas mudanças que agora fazem parte da paisagem socioeconômica do país. Mas há toda uma nova geração de brasileiros que já não se recorda do que era este país antes de Lula.

Não sabe o que era a educação sem Fundeb, sem Pró-Uni, sem Cefet’s, sem as universidades que foram criadas ou ampliadas. Não sabe o que era a Saúde sem a Política Nacional de Urgência e Emergência – da qual fazem parte o SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento – e sem “Brasil Sorridente”.

Tem gente que não se lembra o que era a infraestrutura do país antes do PAC, nem da época em que engenheiros começavam a aparecer nas esquinas vendendo cachorro-quente. Muita gente não tem ideia do que era a vida dos mais pobres com a taxa de desemprego acima de dois dígitos, sem o Bolsa Família, sem o “Minha Casa, Minha Vida”, sem o “Luz para todos”.

Antes da criação das contas populares, que permitiram a bancarização de milhões de brasileiros, muitos tinham vergonha de entrar em uma agência bancária e só conseguiam crédito recorrendo à agiotagem. Neste sentido, Lula pode ajudar muito a refrescar a memória do país.

Mas, e Dilma? Estamos falando de seu governo, e não só do governo Lula. É da presidenta a responsabilidade primordial de dizer o que é e o que faz seu governo. Seria bom que fizesse isso mudando ou no mínimo variando mais seu padrão de comunicação, incluindo entrevistas a blogueiros, a rádios e veículo do interior, sindicais e comunitários.

Se quiser fazer frente a seus adversários e ao tamanho dos desafios colocados, Dilma vai ter que falar mais, que viajar mais. Vai precisar explicar mais o que está acontecendo, o que está fazendo e o que está em jogo para o futuro do país. Terá que se rodear menos de ministros e celebridades, e mais do povo das ruas. Afinal, este ano de 2013 começou com altas temperaturas e com cara de primeiro turno.

Antonio Lassance é cientista político e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). As opiniões expressas neste artigo não refletem necessariamente opiniões do Instituto.

Leia também:

Max Altman: Jornal esconde artigo da Constituição venezuelana

Eduardo Campos tem parentes no governo; secretário nega nepotismo

Izaías Almada: Sobre a síndrome Safatle/Dutra

Urariano Mota: Soledad nas vésperas da morte

Fátima Oliveira: De olho nos prefeitos sem compromisso com o SUS


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Amaral: O apagão que incomoda « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Antonio Lassance: Ano-chave para a oposição é 2013 […]

Bruce Guimarães

2013 não é só o ano chave para oposição, também é o ano chave para o governo. A presidente sabe que tem que fazer o Brasil ter um crescimento robusto este ano, pois a média do governo dela está pífia, para isso, ela vai encher os bancos públicos de dinheiro e rezar para os empreśarios arriscarem um pouco mais.

Julio Cesar Montenegro

o medo smpre foi usado pra controle do rebanho
seja por medo do lobo de fora
ou para evitar arreganho
do dono do rebalho

com o terror tradicionalmente explorado
a televisão pela penetração
pensou que podia substituir a religião
mas não dá mais

quando podia a religião ameaçava
com o fogo do inverno
quem pecava contra deus no céu
enquanto queimava condenados
em madeira amontoada por ela
na terra mesmo
mas agora a concorrência é muita
e a lenha pouca

paulo roberto

Sei não, mas acho que a Dilma não vai fazer nada, ela não quer “bater boca” com o PIG…

anac

Façamos um esforço de imaginação.
Ímaginemos o Brasil sob governo tucano desde 1998 conforme almejava e ameçava serjão. FHC sendo sucedido por Serra que faria seu sucessor Aecio.
Onde o Brasil estaria com as politicas economicas e sociais que seriam adotadas pelos tucanos?
Corte de gastos na saude e educação, adesão total a nafta com os USA em plena recessão pós crise 2008, juros estratosfericos, tarifas de energia e telefonica nas alturas, retorno da inflação, violencia a nivel de São paulo com grupos de exterminio promovendo o justiciamento, ou seja, exterminando os pobres, etc. O pior dos mundos. Nem Grecia e Portugal nos superava, pois estes paises, alem de ter um povo com acesso a educação de qualidade, passaram por periodo de prosperidade economica enquanto o Brasil sequer sairia do terceiro mundo.
Essa gente não obstante o monumental fracasso do modelo economico imposto pelos USA através do consenso de Washington continua querendo levar o país as trevas.

    anac

    Bill Clinton neste video deu o veredito final sobre o governo tucano:incompetentes!
    http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ&feature=player_embedded#!

    Divulguem!!

    João Vargas

    É de dar pena do FHC e do Brasil desta época. É bom rever este vídeo para lembrarmos o tamanho do buraco que o grande FHC nos meteu. A lembrança das crianças sem futuro feita pelo Clinton foi um tapa na cara no nosso sociólogo presidente.

    Mário SF Alves

    Divulguem, discutam e provem pra todo o mundo o foi a tão propalada COMPETÊNCIA tucana.

    _____________________________________
    Este video deve ser salvo em todos os HDs, pendrives ou Cds disponíveis. É obra para a posteridade. É prova inconteste do que foi e (ainda é) a crise de representação política. É prova inconteste do que foi (e ainda é) a plena submissão dos políticos aos ditames do deus mercado; aquele que na hora de a onça beber água (crise provocada por ele mesmo) corre a se acudir com os Estados; os inchados; os pesados; corruptos e tão malfalados Estados. E quem sempre paga a conta? Decerto não é o tal deus mercado.

Lindivaldo

Análise correta!
A título de colaboração, porque também existe algo a fazer de nossa parte, republico um comentário/sugestão ao artigo “FHC é o Guru de Aécio. Oba!”, do blog (PHA) Conversa Afiada, de 06.1.2013:
Em 2014, será enorme o número de jovens eleitores que não terá conhecimento a fundo da administração tucana (1994/2002) e seus malefícios ao País.
Muitos conhecerão apenas as administrações do PT e as avaliações distorcidas que delas vem fazendo o PIG.
E isto vai se tornando cada vez mais perigoso, porque a mídia, a par deste grande nicho eleitoral, vai continuar investindo pesado na manipulação de suas consciências.
Assim, está mais do que na hora do PT e sua militância resgatarem a história, trazendo à tona os nefastos anos de administração do FHC e sua terrível equipe econômica: Pedro Malan e Armínio Fraga.

    Antonio Vieira

    Na mosca. Foi direto na ferida! Temos que mostrar o que era esse país até 2002! O LULA, em sua passagem recente pela Europa, fez muito bem isso. Agora é preciso voltar as baterias para o público brasileiro.

    Hélio Pereira

    Ora Lindivaldo,
    todo mundo tem conciência do que foi o Governo FHC,onde não tinhamos Reforma Agrária,Trabalhadores Rurais eram massacrados no campo,nossa saúde era pessima,faltavam empregos,nossos índios eram vitimas de violência por parte de grandes latifundiarios,nossa infra-estrutura era umsa negação,nossas empresas iam a falência ou eram vendidas a preço de Banana e o movimento sindical era tratado como caso de Policia.
    Também sabemos de grandes casos de corrupção tipo Valerioduto,compra de votos,Privatização do Banespa,CPIs engavetadas e o STF que jamais considerou irregular qualquer ato do Governo FHC.
    Lindinaldo hoje pouca coisa mudou,não temos Reforma Agrária,as 40 hs semanais prometidas por Lula caso chegasse ao poder nem são mais comentadas,temos um Movimento Sindical que é Francamente GOVERNISTA,que se porta como os antigos “Pelegos” da Força Sindical,que dizem sim a tudo que o Governo Dilma faz,nossos Índios continuam sendo massacrados e meninas Índias continuam sendo violentadas,como ocorreu em São Gabriel da Cachoeira-AM,trabalhadores Rurais continuam a ser expulsos de suas terras e se reagirem são mortos,nossas estradas estão em péssimo estado de conservação,nosso sistema de saúde é horrivel,faltam médicos,enfermeiros,hospitais e sobram mal atendimento na Rede de Saúde.
    Lindivaldo aquele PT que consultava suas bases e ouvia sempre os militantes não existe mais,se tornou um Partido igual os outros onde quem decide é meia dúzia de Dirigentes,que desrespeitam decisões de Diretorios Estaduais e impõe candidaturas sem apoio da Base,como vergonhozamente fizeram no Recife.
    Eu acho que houve avanços nos Governos Lula e Dilma,mas foram muito pouco em relação a nescessidade da classe trabalhadora,acho lamentavel ver os Dirigentes Sindicais se omitirem frente a não implantação das 40 hs semanais,da não correção da Tabela do IR,de não lutarem efetivamente pelo fim do fator Previdênciario.
    No Campo o Governo Dilma vem tendo uma das piores atuações em relação a Reforma Agrária e o MST parece ter recolhido suas Bandeiras,parece que “sumiu do Mapa”.
    Também fico triste em ver o PT “ajudando” a engavetar CPIs onde existem membros do PSDB envolvidos,fico triste ao ver o PT dizer “fizemos mensalão,mas o PSDB fêz primeiro”,o PSDB Privatizou,mas o PT vem fazendo concessões,como se existisse diferença entre uma forma e outra.
    Lindivaldo faz 10 anos que estou esperando as mudanças prometidas por Lula,principalmente REFORMA AGRÁRIA e 40 horas Semanais,mas acho mais fácil ver o Saci Pererê cruzar as pernas do que ver tais medidas implantadas pelo PT.

    Marco Freitas

    Exato! E a estratégia está dando certo, já se nota que o número de jovens conservadores é cada vez maior, reflexo dessa manipulação na mídia e também em boa parte das universidades.

Messias Franca de Macedo

SOBRE SÃO PEDRO E RÉU CONFESSO!… ENTENDA

… O Gerson Camarotti “da ‘grobonews’” apresentou uma reportagem na qual ele seguia para a Esplanada dos Ministérios, para “estacionar” no gabinete do ministro Edson Lobão!… O assunto, óbvio, “a preocupação do PIG” (sic) com o nível dos reservatórios das hidrelétricas, em razão da escassez das chuvas… No itinerário, “tome-lhe chuva copiosa”!… A decepção foi tanta que o próprio jornalista comentou que, na leitura do governo, existe uma espécie de terrorismo midiático em torno da questão do suprimento energético no país!…

(… E TOME-LHE palhetas para limpadores de para-brisas, para lá e para cá! Vai e vem, e o PIG escorrega em mais poça d’água!…)

… República da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Erminio

Mas para isso basta que os pais façam o mesmo que eu aqui em casa, alerto os meus dois filhos sempre que surjam oportunidades de quem foi FHC/SERRA e companhia e acima de tudo a que partido esses caras pertencem.

    Antonio Vieira

    Esforço louvável mas, é pouco! Hoje, nossa influência na formação de nossos filhos é muito menor do que a influência do meio midiático! Precisamos ir além, usar das mesmas técnicas midiáticas para divulgar o ocorrido no passado!

    J Fernando

    Também faço a mesma coisa, Emínio.
    Meu filho, então, já trocou de emprego várias vezes, não por culpa da economia brasileira, mas sim porque em diversas empresas clientes, mesmo de outros estados, lhe ofereciam salário maior. A última lhe ofereceu um cargo de gerente no interior, com uma boa proposta, que causou uma contraproposta da empresa atual. Eu digo a meu filho que nos tempos anteriores, Sarney, Collor e FHC, isso jamais ocorreria. Explico para ele que as vagas eram disputadas por advogados, engenheiros, bancários e outros profissionais que não conseguiam emprego.
    Repito sempre: com Lula o país oferece uma oportunidade de emprego que outros governos jamais ofereceram. E não esqueça, nos outros países, a crise é séria.

Messias Franca de Macedo

[… AINDA COM VISTAS A 2013/2014!…]

DA SÉRIE “‘NOIS’ SOFRE, MAS ‘NOIS’ GOZA!”

Serra e Freire viram piada no twitter
Do blog Lado B:

Desde que a imprensa veiculou informação sobre a possível fundação de um novo partido de direita no País para lançar a dobradinha José Serra e Roberto Freire à Presidência da República, tuiteiros de esquerda se divertem na rede social para escolher a nova sigla que represente os dois políticos brasileiros.

Veja algumas sugestões:
(…)

em http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/01/serra-e-freire-viram-piada-no-twitter.html

###########################

LÁ VEM O MATUTO PIADISTA!…

…Ah, que tal?!… De improviso,…

PREN (Partido da Renovação ‘Entregalista’ Nacional)

Que país é este, sô?!… “É o ‘brazil’ mudado por um menino pobre chamado Joaquim!”

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

saulopb

vamos tocer para que não chova este ano, vamos tocer para que a economia no cresça, que a obras do pac, enpac. Aqui começo a inundar tudo, a china começou a comprar de novo, o que falta a obras começarem a funcionarem,os viras bostas vão ter que orar muito, oi turminha que nada contra a maré.

Rasec

Tá bom! Quer dizer que a presidenta não tem marqueteiro, estrategistas, pesquisas qualitativas e o escambau? Por que menosprezar a inteligência da presidenta? E mais, por que subestimar a inteligência dos eleitores? Por que pensar que o elitorado vai cair no conto do vigário da mídia golpista e da oposição morimbunda? Vocês viram a bolsa que será para aos cotistas nas universidades públicas? Será que isso dá voto? E a redução da pobreza? E a redução dos juros e da conta de luz? O povo não pesa e pondera? Mas que diabo de terrorismo é esse?

Julio Silveira

Falar em oposição para mim soa como brincadeira, por que oposição, de verdade, ainda está por surgir. Mas ela será diferente do que muitos pensam e acreditam, não virá desses grupos conservadores de hoje, cada vez mais representados no atual governo (ainda que se contorçam em tentar justificar a necessidade). Vivemos um momento tão peculiar de nossa história, que todos sabem e reconhecem que politicamente a oposição é feita apenas pela midia corporativa. Mas, isso, para funcionar como mais um ardil, para garantir a manutenção, a preservação da espada de damocles de papel, apenas para garantia psicologica do dominio para inalteração da ordem vigente em seus negócios, afinal para essa gente poder é dinheiro, dinheiro é business, nada mais que isso. Já perceberam que o bicho não assusta e que é até parente, da familia, mais tempo menos tempo aceitam a aproximação e a confraternização geral. Mas, por enquanto, manter as aparências pode ser vantajoso, para todos os lados. Mantem-se a aura dos imitadores farsantes do Che, enquanto o dominio, o do povo, esse permanece na clausura.

Roberto Ribeiro

Em 2002, o PT trancou a Oposição e jogou a chave fora.

Wagner Martos

Caro Azenha, uma coisa que aprendi é que nunca há uma data decisiva, um evento terminal para a direita rançosa. Ela é uma medusa, com mtas cabeças poderosas, todas trabalhando sincronizadamente contra o povo. Infelizmente 2013 não será um ano decisivo para eles. Algo eles inventarão em 2014; Lembre-se sempre que até mesmo uma inocente bolinha de papel se torna uma arma poderosa nas mãos dos senhores da elite e da mídia. Infelizmente.
Cumpre sempre continuar o trabalho e matar uma cabeça por dia. Ah, antes que os reacionários leiam de sua torpe maneira, quando digo matar, estou dizendo simbolicamente matar uma cabeça da medusa.

Guanabara

Perfeito. A impressão que dá é a de que Dilma foge da briga, esperando que alguém a defenda, nesse caso, Lula. Não é essa a postura que espero de uma estadista.

Luana

Artigo excelente.

FrancoAtirador

.
.
Tag: MÍDIA BANDIDA

Definitivamente o PT virou PETÉCA da Mídia Bandida.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também