Jaques Wagner, na Bahia: Colocar o povo na rua e reduzir abstenção

Tempo de leitura: 2 min

Portal Vermelho

9 de Outubro de 2010 – 7h03

Encontro de Wagner com lideranças reúne 2 mil em apoio a Dilma

Cerca de duas mil pessoas estiveram reunidas no início da tarde desta sexta-feira (8/10), no Hotel Pestana, Rio Vermelho, em Salvador, em ato de apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, dirigentes partidários, lideranças políticas e dos movimentos sociais discutiram estratégias de trabalho para a campanha de Dilma na Bahia, dando início oficial à campanha do segundo turno no estado.

No comando do encontro, o governador reeleito, Jaques Wagner (PT). “Nós temos que reafirmar o nosso projeto político, que está em curso no Brasil há oito anos e, na Bahia, há quatro. Dilma representa um projeto em que eu acredito”, destacou. A chapa da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” estava completa, com o vice-governador Otto Alencar (PP), e os senadores Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).

O encontro também foi marcado pela adesão de novas forças políticas ao campo de apoio a Dilma, a exemplo de deputados eleitos do PSC e de prefeitos do PSDB e DEM, o que reforça a expectativa de ampliar a votação da candidata no estado e atingir os almejados 70% de vantagem sobre José Serra (PSDB). O objetivo também é de reduzir a taxa de abstenção que, no primeiro turno, ultrapassou a dois milhões de votantes, o equivalente 21,5% do eleitorado baiano. “A reunião foi do tamanho da força de Dilma na Bahia e da certeza de que a vitória aqui vai se ampliar”, afirmou o presidente estadual do PCdoB, reeleito deputado federal no último dia 3, Daniel Almeida.

Na oportunidade, foram definidas as estratégias de atuação para os próximos 23 dias, incluindo um cronograma de visitas do governador ao interior, que prevê a sua participação em carreatas e eventos em dez cidades-pólos. Em Salvador, ficou acordada a manutenção dos comitês que já estavam em funcionamento no primeiro turno, a mobilização com carros de som, ações de panfletagem e bandeiraços, para manter a ocupação dos espaços na capital onde Dilma obteve 53,81% dos votos. “A linha do discurso é ser otimista, ir para as ruas, não aceitar as provocações, fazer um debate programático, atrair todas as adesões que forem possíveis e continuar fazendo as mobilizações que já vinham sendo feitas na campanha de primeiro turno”, ratificou Daniel.

De Salvador
Camila Jasmin


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

louqueiroz

Parem de blogar, twitar… Vão pra rua. Aqui no meu bairro , pelo menos 6 pequenas igrejas, entre católicas e protestantes, estão bradando indignados a" favor da vida" , contra o aborto. Que vida? . Cadê a indignação contra os mortos pela falta de assitência médica, pelos mortos soterrados ano após ano nos deslizamentos de morros nas favelas, dos mortos afogados pelas enchentes de rios poluídos e assoreados, dos mortos congelados debaixo dos viadutos,dos com cérebros atrofiados pela fome? A internet com seus blogs "sujos" ou " limpos" é apenas uma gota d'água neste mar de lama. Caiam na real!!!

william porto

Custa-me acreditar que só agora quando as coisas estão difícies é que Jacques Wagner reinventou a roda, ou seja, chegou à conclusão que é prteciso botart o povo na rua, mobilizr as pessoas, criar um clima de otimismo para temtar vencer o medo. Qualquer mané beroso sabia disso, menos o pe4ssoal de sapato alto do PT e do governo. inclusive os governadores pro Dilma. Acreditaram apenas no carisma do Lula e no marqueteiro. E um pouco na internet. Devido aos novos hábitos sociais gerados pelas mordomias do poder esqueceram das peculiariedades do povo. Engordaram, ficaram balofos, criaram aversçao ao cheiro do povo. Olha, se não forem para as ruas podem perder a eleição, sem uma grande mobilização do Oiapoque ao Chuí pode haver retrocesso, aí muito neguinho vai voltar à rua do povo.

ADRIANA

QUANDO FUI VOTAR ESTAVAM PEDINDO OS DOIS DOCUMENTOS!!.

Batuta Bacana

[…] Acabo de ler, no Azenha, que Jacques Wagner (governador eleito da Bahia) já […]

lorival

Tenho percebido que a maioria do eleitorado é regido pelo medo. Então temos que amendontrá-los dizendo que
o Tucano construi uma praça de pedágio a cada 40 km em média aqui em São Paulo; e quer pedagiar, todas
as estradas do Brasil onde a maioria trafega com seu automóvel comprado coma redução do ICMS. Que vai subir
os preços dos combustíveis, que estão sem aumento há um bom tempo. Vai privatizar o restante do patrimônio público
assim com fez a Nossa Caixa, com as Usinas de Energéticas, que terceirizou e sucateou muitos serviços essencias do Estado para favorecer grupos ligados a sua gestão e mais uma infinidade de atos anti popular que pesa sobre o currículo do candidato.

Jairo

Esse marqueteiro do PT não está com nada!

Fábio Venâncio

Também acredito que a chave para a vitória é reduzir o numero de abstenção.
No primeiro turno representaram + de 24 milhões de votos que somados aos brancos e nulos ultrapassaram os votos do Sr. Burns .
Se o PT e os seus aliados conseguirem trazer grande parte dessas pessoas para votarem na Dilma , a eleição está garantida .
Nas pesquisas do primeiro turno acredito eu que as abstenções fizeram com que as pesquisas não batessem muito com oque foi a eleição.

Mauro Toshiuki

O PT a meu ver não está conseguindo fazer as pessoas entenderem que o Brasil precisa eleger Dilma, se o Serra se eleger ele vai devolver todos os que subiram de vida para o lugar de onde saíram. O Serra gosta de pobre, gosta tanto que quer no mínimo dobrar o número de pobres no Brasil se for eleito. Quando prefeito de São Paulo ele mandou construir rampas nos viadutos do centro da cidade para que os sem teto não pudessem se proteger da chuva e do sereno da noite debaixo dos viadutos, o DEM fechou os albergues do centro para forçar os sem teto a se mudar para as periferias onde estão os albergues que eles não fecharam. O Serra no poder vai repetir no Brasil a política de criminalização dos pobres e dos movimentos sociais que ele praticou em São Paulo e agradou a medonha classe média paulista que é cheia de preconceitos e conservadorismo. Se o Lula foi o "Pai dos Pobres" o Serra pretende ser o "Carrasco do Pobres", o Serra é o que de pior pode haver em São Paulo, é pior que o rio Tietê com todo o seu fedor de esgoto e sua poluição, EU ODEIO O SERRA E O PSDB/DEM e todo o preconceito e conservadorismo que eles representam.

    Fernando José

    Caro,
    E não é só de pobre. É de nordestrino também. É inadmissível que no nordeste tenha eleitores querendo votar nesta coisa….
    1 abraço,

Wellington Amaral

O áudio da propaganda de Dilma não está bom!
Com a TV ligada enquanto estou entretido no meu PC, as propagandas do Serra estão me chamando atenção
Não que ele tenha meu voto, por que não tem!
Mas é que o de dilma Passa e só depois que passou é que eu percebo que foi uma propaganda da minha candidata!
Está na hora de analizar e revisar o marketing!
Mais presença, mais firmeza, mais destaque principalmente no áudio.

Paralelo XIV

Não tem jeito: vai dar Dilma!

Baixada Carioca

Pois não sei se foi aquela confusão com os dois documentos, ou se foi um silencioso protesto contra a porcalhada que fez o TSE véspera do dia da eleição, não votando o projeto de Ficha Limpa e tornando o título um documento cuja presteza se dá para indicar o local onde o sujeito vota, mais nada. Mas é fato que a abstenção foi muito alta. Resta-nos saber se no próximo "feriadão" a galera vai deixar de viajar para exercer o seu papel de cidadão e escolher a melhor para o Brasil.

Daniel Pires

O programa e hoje dá o tom de como a campanha deve seguir. Foi espetacular transitou com maestria por temas diversos e de forma didática possibilitando o entendimento por todas as camadas. A comparação do governo de Lula e ao de FHC é decisiva para alertar e dirimir as dúvidas que ainda pairam em alguns seguimentos da sociedade.

Alder L. e Silva

Alguém se lembra dessas declarações?
Azeredo diz que se cair leva junto FH, Aécio e todo o PSDB

Azeredo ameaça o PSDB: “campanha de 98 não era só minha, era de todo o partido”

Após a cúpula tucana dar sinais nos bastidores de que abandonará de vez Eduardo Azeredo no caso do tucanoduto de Marcos Valério, o senador disparou as baterias e ameaçou publicamente seus correligionários Fernando Henrique, Aécio Neves e “todo o partido”. A ameaça foi feita em entrevista ao jornal “O Globo”, na terça-feira. Ao ser questionado se estava surpreendido com a postura do partido, ainda não formalizada, de rifá-lo, Azeredo mandou seu recado nada discreto: “A campanha de 1998 não era só minha. Era de todo o partido, inclusive da reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso no estado”.

Azeredo acrescentou que, por isso mesmo, “acredito que vou ter o apoio total do partido. Eu sou fundador do PSDB. A bancada já disse que dará apoio”. Em seguida, emendou: “O Aécio também está firme”.

Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para decifrar as ameaças de Azeredo. Como está claro no relatório da Polícia Federal, o caixa 2 de Azeredo, irrigado com recursos públicos, de empreiteiras e de bancos, beneficiou 159 políticos ligados à sua candidatura. Na lista elaborada por seu caixa de campanha, Cláudio Mourão, aparece o então candidato a deputado federal e atual governador do Estado, Aécio Neves, como receptor de R$ 110 mil.

O relatório aponta também que parte dos recursos públicos que sustentaram o esquema saiu da Fundacentro – órgão ligado ao Ministério do Trabalho -, no governo de Fernando Henrique Cardoso. “Marcos Valério também realizou em 1998 procedimentos ilícitos junto à Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho -Fundacentro, entidade integrante da administração pública federal vinculada ao Ministério do Trabalho, utilizando a mesma técnica de branqueamento de fundos (lavagem de dinheiro) desviados através da prestação de serviços publicitários inexistentes ou superfaturados”, afirma a Polícia Federal. Além disso, a PF identificou esquemas montados na Telesp, antes da privatização, para desviar recursos para o esquema.

Em 2005, período em que estourou o escândalo do tucanoduto, Azeredo foi afastado da presidência nacional do PSDB por seus colegas com a esperança de que o caso fosse abafado. Agora, o senador que pode enfrentar um processo no próprio Senado, mostra que não está disposto de cair sozinho, caso seja novamente abandonado.
Hora do Povo

Rizzolo:Ah! Mas agora a ética tucana se desespera, não há dúvida que o fato do caixa dois de Azeredo, irrigado com recursos públicos, de empreiteiras e de bancos, que beneficiou 159 políticos ligados à sua candidatura levará muita gente a reboque, na lista de Claudio Mourão o caixa da campanha, Aparece quem? Nada mais nada menos o então deputado federal e atual governador do Estado Aéco Neves, receptando R$ 110 mil, ora, Esses são os “guardiões da ética tucana?” Agora, cuidado com Azeredo, ele sabe muito, e todos irão como já a reboque. Esses são os que não gostam da democracia plena, gostam da “relativa”, da mídia golpista e também do dinheiro do caixa dois. A direita está muito bem representada não?

Jose Silva

Acredito que o Serra e o PIG querem é provocar a Dilma para baixar o nível da campanha e disputar em igualdade de condições, isto é, o que o Serra tem a perder?
Não tem um programa de governo alternativo e nem preparou nos últimos quatro anos. Agarra-se a qualquer coisa que possa desestabilizar a Dilma.
Ainda estão tentando criar uma confusão mental na cabeça dos eleitores (PSYWAR), porém, tenho observado que algumas pessoas estão entendendo que o Serra quer ser presidente a qualquer preço, isto é, estão observando no Serra atitudes e comportamentos aterrorizadores que até então não haviam notado.
Utilizo o transporte público todos os dias, de segunda a sábado, e tenho notado que já não há mais aqueles comentários que rolou solto no sábado, véspera da eleição, e na segunda feira sobre Dilma e aborto.
Aparentemente muitas pessoas influenciadas, pela religião e que mudaram o voto na ultima hora tendem a votar na Dilma a não ser que anulem o voto. Não consigo perceber a intenção deles votarem no Serra.

Sandra Almeida

Gente, eu estou preocupada, pois a eleição vai ser em um feriadão. Muita gente vai viajar. Aqui no NE está o maior sol! Minha filha mesmo já estava com viagem marcada pra Recife e não vai votar. Portanto, é um voto a menos. Estou stressada com essa eleição.

Ester

Aqui no Ceará Tasso diz que vai lutar para derrubar a maioria esmagadora de Dilma. Engraçado é que ele não conseguiu derrubar o Eunício e Pimentel. Acho difícil tal façanha. Na minha opinião, Tasso deveria ir passear de jatinho pelas belas praias cerenses, afinal, ele pooode…

jbh

Estamos pagando o preço da condescendencia criminosa que o Lula teve nestes 08 anos com este PIG ordinário. Desejo e estou fazendo minha parte para que a Dilma ganhe e torço para que ela seja menos covarde do que o Lula foi.

ruypenalva

Eu louvo a atitude do Wagner em quem votei, mas suspeito que ele não possa interferir muito em abstenção, que tem causas complexas e historicamente é alta no Nordeste. Esse segundo turno vai ser mais simples votar, principalmente em estados onde não haverá segundo turno, isso reduz o voto nulo por erro, que deve ser sido maior entre os eleitores de Dilma. O que os governadores aliados vencedores ou não têm a fazer é manter a mobilização. Tanto Wagner quanto Dilma surfaram nos prestigio de Lula no primeiro turno e não creio que os votos dados a Marina migrem em grande quantidade para Serra na Bahia. A chave para Dilma vencer sem sobressaltos é Lula todo dia no programa de TV dela: defendendo, sugerindo, falando que votar em Dilma é continuar com Lula. A queda de Dilma nas pesquisas, ao meu ver, tem muito a ver com o desaparecimento de Lula do programa de TV, a tentativa de vôo solo de Dilma, ao excesso de despolitização do debate. Eu colocaria Lula todo dia batendo um papo com ela, falando de Brasil, de projetos, do que foi feito, do que poderá ser feito.

    Selia

    Os votos de Marina foram votos de protesto. Quem votou em Marina jamais votaria em serra.

Julio Silveira

É esse o caminho, buscar, principalmente naqueles brasileiros que se abstiveram de votar, o reconhecimento de que estão fazendo mal a própria cidadania.
Se abster é o mesmo que ignorar e consentir com a permanencia do vigário. Podemos até errar, mas não podemos ignorar que nossa omissão só é boa para o mau politico e é com isso que eles contam.
Acertar da trabalho, como tudo na vida. Devemos buscar o acerto não a covardia da omissão.

Anderson

Descobriu a pólvora! Agora, fala pro inteligentão q eles devem treinar melhor p/ hora do voto pq no nordeste os votos nulos são o dobro dos votos nulos dos estados mais desenvolvidos.

    João

    Troll pago???????

Rafael

Eu queria um dia ver esse homem presidente..jacques wagner é porreta!

rubem

Dilma aqui naBahia vai ter proximo de 80%, podem acreditar,Serra é queimadissimo aqui.

Elizabeth

O Programa na TV está bom, mas precisa ser mais contundente, provar com esses vídeos que saem nos nossos blogs a mentira desse inescrupuloso Zé; mas o programa no rádio não está legal , é muito "frouxo" , histórias muito repetidas e o do Zé pelo menos o de hoje de manhã estava muito mais animado e mais convincente. O povo gosta de escutar rádio e essa oportunidade não podemos jogar fora!… Elizabeth

Edmilson

Tenho a impressão de que no 2º turno, principalmente nos Estados onde o governador já foi eleito, vai diminuir significativamente o número de votos nulos para Presidente. E isto embora alguns eleitores de Marina optem por anular o voto. É que a longa sequencia de votos no primeiro turno (6 cargos) parece ter contribuído bastante para que o cargo de Presidente tivesse muitos votos nulos, sendo que em alguns Estados o índice para este cargo foi bem maior do que para Deputado, por exemplo. Só na Bahia foram quase 260 mil nulos a mais em relação a deputado estadual. Em Pernambuco, diferença de mais de 180 mil. No RN, mais de 100 mil. No Piauí, 80 mil. Analfabetos ou semi já não terão tanta dificuldade.

ILuana

Azenha,
Essa estratégia de Wagner é muito boa, mas precisa trabalhar, também, com as lideranças e militâncias locais dos municipios, os líderes locais e a militância buscar o apoio das igrejas e se houver comentário na cidade de que há padre ou pastor utilizando o púlpito, pedir para que seja filmado, a fim de se possa ter provas, para buscar o direito de resposta junto ao TRE local.

Paulo Vasco

A Dilma e o Lula poderiam tirar o Zé Eduardo Dutra da coordenação geral da campanha e colocar em seu lugar o Wagner e o Ciro. E trocar o marqueteiro também, ainda dá tempo de estancar a sangria que a Dilma vem sofrendo devido aos ataques midiáticos.
E no lugar daquele tal de Marcelo Branco colocar alguem que entenda realmente de internet e de rede sociais.

Ronaldo

Azenha, já viu o Blog da Cidadania de Eduardo Guimarães sobre os documentos que a Folha conseguiu sobre Dilma Roussef? "O Ministério Público Militar deu parecer favorável à Folha no mandado de segurança protocolado pelo jornal no STM (Superior Tribunal Militar) para ter acesso ao processo que levou Dilma Rousseff à prisão durante a ditadura militar (1964-1985)”. Vem coisa feia por aí. Vamos fazer alguma coisa.

ruypenalva

Eu, se fosse Lula, daqui até 31 de outubro fazia muitas bondades com a caneta. Meios ele tem para isso.

Escrevinhador

[…] de ler, no Azenha, que Jacques Wagner (governador eleito da Bahia) já percebeu que o caminho é esse. Lula quer a comparação entre dois polos: FHC/Serra X Lula/Dilma. Serra, que não é burro, […]

José Manoel

Azenha: o Jaques Wagner sabe trabalhar!!! A Dilma tem que fazer isso em todos os estados que os governadores do PT ganharam ou se reelegeram!!!!!!

Marat

Pessoal, a Dilma tem aliados de peso. Ela vai vencer o fariseu da impren$$$a…

Lana

Meu maior receio são os votos dos mineiros.
Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país.
Os mineiros são doidos pelo Aécio. Aécio engajado na campanha de Serra.
Qual o resultado dessa equação?

    Antonio

    Sou mineiro e te digo que nada vai mudar por aqui.
    a maioria dos mineiros vão votar na Dilma.
    Minas está onde sempre esteve.

    MauMauQuirino

    Os mineiros podem ser loucos pelo Aécio,só que ele se elegeu com 42% dos votos para o senado,não é tanto assim.

Francisco

Aqui em Sergipe, até agora, nada…

EDUARDO

tenho inside info em inst, de pesquisa Dilma 63%

    José Manoel

    Onde você conseguiu esses números????

    MauMauQuirino

    Não podemos nos apegar às pesquisas nessas horas é melhor deixá-las para a coordenação da campanha,não podemos achar que já ganhamos,temos que ir à luta,como se estivéssemos empatados.

O JUIZ

Espero sinceramente, que consigam fazer um trabalho equivalente lá no Paraná. A Capitania Hereditária Tucana de Curitiba, tem uma das elites mais nojentas deste País. Diria até, que são uma Filial da "Chuiça" (PHA) Paulista.
Requião e Gleise, terão muito trabalho para depenar o filhote de Tucano que foi eleito pelo nome que carrega (Pai), e mais nada. Dilma precisa reverter o quadro por lá, onde existe uma imensa massa trabalhadora, escrava da elite a que nos referimos acima. Requião sabe disso.

tito bahiense

Olha Azenha…uma coisa que deixa a direita de SP e RJ "PT", da vida é ver o Nordeste preponderante nas decisões eleitoras…Então, diante dessa emoção de ver o meu estado da Bahia quase que definindo a eleição da Dilma, dou um grito da torcida do meu time e que movimenta corações e mentes na hora "h" das grandes decisões, encho o peito e grito: Bora Baêa!!!!!

    João

    Sou do Paraná, e posso dizer (infelizmente) que se Dilma conseguir manter o que teve de votação no primeiro turno no Paraná está ótimo.
    Infelizmente o Paraná é um dos estados mais reacionários da federação. Tem sim uma pequena parcela avançada da população, mas é bom Dilma não contar com o Paraná para se eleger. Basta ver o resultado da última eleição estadual, quando o grupo do Lerner voltou ao poder depois de oito anos catastróficos de desgoverno.
    Os paranaenses parecem que se esquecem do que ocorreu em um período recente da sua história.
    E o que é pior: além da Gleisi, o PT não conseguiu projetar NENHUMA LIDERANÇA em nível estadual/federal. O André Vargas…..deixa quieto….é aquele que se propôs a discutir aborto no seu twitter (haja inteligência).
    Enfim, a situação no Paraná não é nada boa.

Cris Moreira

Esse sim sabe trabalhar, e a Bahia vai ser uma grande responsável pela vitória de Dilma, vamos dar 80% dos votos dos baianos para Dilma. Valeu Galêgo carioca retado apimentado com o tempero baiano. Engoliu o Dem e os tucanos, acabou com essa raça ruim aqui na Bahia.

Bonifa

Atenção! Só apertem a tecla "confirma" se a foto de Dilma aparecer na tela. Muita gente reclama que urnas estavam repetindo numeração discada, o que aumentou os votos nulos.

    Baixada Carioca

    Conversa Bonifa. Muita gente não sabe votar. Pensa numa pessoa e digita outro número.

Deixe seu comentário

Leia também