Jandira Feghali: Lei Maria da Penha está fazendo revolução social

Tempo de leitura: 2 min

Jandira Feghali

300 MIL MULHERES SALVAS PELA LEI MARIA DA PENHA

da assessoria de imprensa da deputada Jandira Feghali, via e-mail

A Lei Maria da Penha salvou a vida de mais de 300 mil mulheres no Brasil. Nos últimos 8 anos, outros 100 mil mandados de prisão também foram expedidos contra os agressores. A revolução social, iniciada em 7 de agosto de 2006 com a sanção da lei, permitiu que mulheres rompessem com o silêncio e denunciassem seus parceiros violentos. Os dados são da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM).

Para a relatora da lei, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), o dado mais emblemático é sobre violência psicológica: “Cerca de 30% das mulheres atualmente denunciam seus agressores quando há violência moral. A ameaça, por exemplo, ou desqualificação verbal também passaram a ganhar força. Isso mostra a reação das mulheres”, diz.

Também para Jandira, a sociedade ainda precisa superar culturalmente o chamado processo de dominação, propriedade e de agressão às mulheres: “Todos devemos comemorar a lei em vigor. Mas é preciso avançar mais, principalmente na relação de posse entre os gêneros. É preciso que mais mulheres continuem denunciando e enfrentando, pois só assim conseguiremos alcançar uma cultura de paz no Brasil”, alertou.

Conhecida por 98% dos brasileiros de acordo com as estatísticas da SPM, a lei também obriga que estados e municípios criem juizados, delegacias e fóruns especiais para prevenção e punição de violência doméstica.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

A mais poderosa arma dos bandidos é o medo alheio…

Elias

Creio que o comentário de Urbano se refere ao ex-médico especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih. Infelizmente, esse facínora conseguiu habeas corpus no Supremo e se mandou para o Líbano. A Lei Maria da Penha não o atingiria se aqui estivesse. Mas creio que no caso dele, uma lei mais condizente seria a que o levasse à pena capital.

    Urbano

    Exatamente, Elias. Mas eu quis me referir mesmo foi à associação ao crime… As vítimas deveriam atentar para o absurdo praticado, do qual elas se tornaram vítimas pela segunda vez. A excrescência praticada não foi em função de um único caso de estupro, não; foram dezenas. O Brasil precisa tomar providências urgentes contra esses abusos jurídicos, senão não se sabe aonde iremos parar. Pela sucessão de casos ocorridos na área, vê-se claramente que a associação ao crime está se tornando modismo…

Urbano

A Lei Maria da Penha não alcança quem providenciou a fuga de um estuprador de dezenas de mulheres, não?

    renato

    Ajudou s 300 mil mulheres..
    D~e ideias parta ajudar as outras.

    Vinicius Garcia

    Pergunte isso ao ilustríssimo sr. Gilmar (Dantas) Mendes. Foi ele que assinou o Habeas Corpus permitindo a fuga do mesmo.

Deixe seu comentário

Leia também