Izaías Almada: Tremenda falta de assunto…

Tempo de leitura: 4 min

Ironicamente, FHC será o primeiro imortal nas letras que pediu para esquecerem tudo o que ele escreveu. E pensar que o país já produziu um Machado de Assis… A eleição de Amaury Ribeiro Jr. seria mais digna

por Izaías Almada

Com uma direita boçal e uma esquerda anódina, o Brasil vai empurrando a crise e mantendo algumas conquistas sociais sobre o fio da navalha. Sabe-se que o exercício da política é um jogo delicado. Na maioria das vezes de cartas marcadas e com muitos jogadores viciados. Nem por isso, contudo, deve-se desprezá-la, mas – ao contrário – tentar ver o que é possível fazer para melhorar o país sempre que isso for possível.

Mas o dia a dia é cruel e nele se misturam os interesses mais variados, prevalecendo a força da manipulação das idéias, o jogo ideológico das cadeiras, o dinheiro fácil sedimentando cada vez mais a hipocrisia, e a vaidade botando as manguinhas de fora em homens e mulheres que já foram mais sérios um dia.

Aliás, se a vaidade e a obsessão matassem, com certeza o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu discípulo José Serra já teriam ido dessa para a melhor há algum tempo… Que eles não se preocupem, entretanto, desejo-lhes vida longa. Ironicamente, FHC será o primeiro imortal nas letras que pediu para esquecerem tudo o que ele escreveu. E pensar que o país já produziu um Machado de Assis… A eleição do jornalista Amaury Ribeiro Jr. seria mais digna.

Nesses tempos bicudos, onde se vende muito gato por lebre, onde o título de “celebridade” é disputado a tapas por prostitutas inglesas, políticos e juristas emplumados e medíocres, padres pedófilos, jogadores de futebol publicitários e máfias do colarinho branco, europeias, sul e norte-americanas, onde o Oscar de melhor filme do ano é vencido por uma história em homenagem à CIA, penso que o melhor é divagar por outros assuntos e, quem sabe, lembrarmo-nos de algumas das verdadeiras celebridades, aquelas que merecem da humanidade alguns minutos de reflexão a sério.

Personalidades, quanto a mim, até merecedoras de um Prêmio Nobel da Paz, não tivesse essa própria honraria sido tão enxovalhada, se nos lembrarmos também de que Barack Obama é um de seus vencedores.

Mas deixemos a intolerância, a ironia, a má vontade e a desconfiança de lado e acreditemos na boa vontade entre os homens aproveitando esse momento em que o mundo troca de papa, agora Francisco, que já deixou a presidente da Argentina embevecida com o seu beijo.

O valente soldado Bradley Manning abre com gala o desfile destas que são, de fato, verdadeiras celebridades. Mostrou para o mundo, em particular para os idiotas que repetem como papagaios os valores da “democracia norte-americana”, e não vêem como aquilo funciona entre a Califórnia e o Estado do Maine. Ou como é “exportada” para o resto do mundo. Para o Departamento de Estado norte-americano democracia não se conquista, se impõe como no velho oeste mostrado no filme “Django” de Tarantino.

Com o uso da manipulação midiática ou pela força das armas: aqui sim, o cliente é livre para escolher. Pode-se iniciar o aprendizado em Miami na Flórida, onde se encontra o maior número de mercenários ideológicos por metro quadrado. Todos a serviço das oligarquias de seus países de origem, do México à Patagônia.

Julian Assange, outra grande personalidade que, por ser cidadão honesto e pronto a defender a humanidade dos belicistas e dos bárbaros modernos, cumpre pena de prisão domiciliar dentro da embaixada equatoriana em Londres. Viva a liberdade de expressão e a publicação das vergonhosas tramoias que se escondem em nome da democracia ocidental e cristã!

Hugo Chávez, com sua fisionomia que expressava – e bem – a mistura de duas raças, índios e negros, e que até o último minuto de vida enfrentou a barbárie que tem o seu ninho de répteis no hemisfério norte, branco e de olhos azuis. Esse homem tirou a sua querida Venezuela da miséria e da ignorância, enchendo-a de esperança e orgulho nacional, para desespero dos eternos exploradores e gigolôs do trabalho escravo e da mão de obra barata, bem como para os idiotas da subjetividade, tão disseminada entre “elites” caipiras que comem salame e arrotam caviar.

Rafael Correa, Evo Morales, Nelson Mandela aumentam aqui o pequeno rol de verdadeiras celebridades e que, por mais que façam o Departamento de Estado, a CIA, os quinta-colunas do jornalismo internacional, os analistas políticos e econômicos candidatos à boa vida neoliberal, não conseguem ser crucificados como gostariam os ventríloquos do moribundo neoliberalismo.

Feita essa divagação pela senda das verdadeiras e poucas celebridades do mundo contemporâneo, o que fica é uma tremenda falta de assunto, pois é cada vez mais difícil o diálogo com uma imprensa de mão única e que procura impor o seu ponto de vista através de um tacanho e oportunista conceito de liberdade de expressão. E agora com o apoio de uma parte necrosada do poder judiciário, celebridades menores ofuscadas pelo poder efêmero que julgam possuir.

O verdadeiro poder continua sendo o do povo, mas no Brasil poucos sabem disso. E os que sabem se dividem entre afoitos, puristas ou defensores de um pragmatismo que muitas vezes se confunde com a covardia. Pobre Brasil!

Leia também:

A Privataria é imortal. Amaury para a Academia Brasileira de Letras


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mardones

O baiano João Ubaldo vai ‘adorar’ a companhia do FHC. A reeleição dele custou R$ 200 mil por cabeça. Quanta custará a cadeira dele na ABL? Quem vai pagar?

baader

ABL? prefiro lembrar Pedro Nava, que não aceitou participar dos chás com seus pares. grandes homens e mulheres não precisam celebrizar-se para a galera. vale mais estar em paz com a própria consciência – e são didáticos até com o tiro aceito na cabeça! (estes podem até me deixar dúvidas de que a humanidade não presta mesmo.)
prefiro a turma destes do que as outras duas postas nos texto.

FrancoAtirador


http://chn.ge/10NOEij

    Willian

    Por que esta petição on line para a candidatura de Amaury à ABL? Basta ele se candidatar.

    “Uma vaga na ABL só é aberta com a morte de um de seus 40 membros. Ao fim da chamada Sessão de Saudade, em que o acadêmico morto é homenageado, é declarada oficialmente a vacância da cadeira. A partir de então, os interessados podem se candidatar num prazo de 60 dias. É preciso enviar uma correspondência à ABL com um currículo, formalizando o interesse. As eleições ocorrem cerca de um mês depois do encerramento das inscrições. Não há outra maneira de ingressar na Academia, ou seja, todos os interessados precisam passar pelo processo eleitoral.”

Willian

As vezes fico triste por não estar do lado dos homens de bem, como vocês, pessoas que só querem o bem da humanidade…

Mas passa.

    Luiz (o outro)

    Quem sabe um dia vc acaba evoluindo…

    Yacov

    Quem sabe no dia em que vc descer do pedestal, em que se coloca muito acima da humanidade, vc possa se unir a ela.

    ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !! NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF E MÍDIA LACAIOS & SEUS ASSECLAS!! LIBERTEM BRADLEY MANNING JÁ!! FORA YOANI !!CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Ely Veríssimo

Acho que o Amaury não deveria se candidatar à cadeira da ABL. Afinal, se já teve Machado de Assis, a ABL tambem já teve Roberto Marinho (?), Roberto Campos, cuja cadeira, aliás, é ocupada pelo marqueteiro Paulo Coelho. FHC estará em casa, bem à vontade, já o Amaury…

Lafaiete de Souza Spínola

QUE PAÍS QUEREMOS?

O FHC COMO CANDIDATO A TOMAR O CHÁ DA ACADEMIA EXPRESSA A POBREZA INTELECTUAL DAS NOSSAS ELITES.

TALVEZ O ESTEJAM PREMIANDO PELO DESPREZO À EDUCAÇÃO, DURANTE O SEU GOVERNO!

Temos 02 opções:

Primeira: Um País Unitário (o ideal).
Segunda: A Federalização da Educação.

O Brasil não encontrará um caminho promissor, enquanto suas elites e a classe média permanecerem omissas em relação à EDUCAÇÃO. E não falo de curativos, pois desconheço que este tratamento consiga curar o câncer.

Todos, sabemos da calamitosa situação em que se encontra a educação em nosso país. Porém algumas pessoas, friamente, declaram ser desnecessário aumento de investimento na educação, que necessita, apenas de gestão. Só faltam dizer, também, que não temos miseráveis, sendo necessária, apenas uma melhor gestão dos grãos de arroz e feijão espalhados pelo rancho, pela favela etc.

Pessoas essas que não conseguem ver as crianças pedintes nas ruas, famintas, maltrapilhas, esmolambadas. Algumas, apesar de tudo, exibindo suas promissoras habilidades, na frente dos carros desses senhores, em plena rua, na frente dos semáforos.

Quanta indiferença! Preferem não despertar a insatisfação de grandes empresários cegos e egoístas, que podem pressentir algum aumento de imposto. Estes, cegos porque não conseguem ver o futuro de seu banco, de sua empresa num país com alto índice de educação. Aqueles, temerosos de não serem agraciados com esperada ajuda eleitoral.

Financiamento privado? Nunca!

Educação básica universal e em tempo integral? Sim!

Federalização da educação? Sim!

O poder só pelo poder? Não!

Mandato único para todos os níveis? Sim!

Diminuir as gritantes diferenças nacionais? Sim!

Pensar num país unitário para termos um país mais igualitário? Sim!

Fabio Passos

E muito triste ver parte da classe media adestrada pelo PiG. Ignorantes e mal formados, são o legado da ditadura militar.
São uns 6% da população que vive em função do ódio e preconceito disseminados pela casa-grande.
Penso que são fósforo queimado.

O PiG já deu provas que não há limite para seu mergulho no esgoto.
Não há por que dialogar com estas oligarquias golpistas. É preciso combater o monopólio da informação… este entulho da ditadura.

    Guanabara

    Tomara que sejam apenas 6%.

    Willian

    Uai, só 6%?? Engraçado é que para se elegerem Lula e Dilma sempre precisaram de segundo turno. Eta 6% porreta estes, sô!

    Mirela Maria Vieira

    Muito bem dito, caro William. Segundo turno é pra quem respeita democracia, o que os opositores e rancorosos – como você – dos presidentes Lula e Dilma não conseguem engolir. Faça um lanchinho nos Jardins e pague 15 pilas por um quindim, quem sabe você vira ouro.

Deixe seu comentário

Leia também