Índio da Costa, que integra frente GLTB, é contra projeto que defende direitos civis

Tempo de leitura: 4 min

O deputado Índio da Costa, candidato a vice na chapa de José Serra, integra no Congresso a Frente Parlamentar GLTB. Mas condena um projeto que visa combater a homofobia, aparentemente para satisfazer eleitores evangélicos. Do jornal carioca O Dia:

08.10.10 às 02h20

Gays protestam contra vice de Serra e homofobia

Intenção de vetar projeto de lei que pune com prisão o preconceito causa indignação

Rio – A afirmação de que José Serra (PSDB), se eleito presidente, vai vetar o projeto de lei que transforma em crime a discriminação a homossexuais, feita por seu vice, Indio da Costa (PSDB), causou revolta entre militantes do movimento gay de todo o País.

Indignados, os principais grupos de apoio a homossexuais do Rio se reúnem hoje para definir uma posição com relação ao candidato. Entidades nacionais serão consultadas para uma decisão conjunta e, na próxima terça-feira, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) também discute a possibilidade de fazer uma manifestação antes das eleições, de exigir a assinatura de um termo de compromisso ou divulgar carta de apoio à Dilma Rousseff (PT).

Como a coluna Informe do Dia mostrou ontem, Indio da Costa disse que ele e Serra atendem a um pedido de evangélicos. Segundo ele, o projeto de lei 122/2006 atenta contra a liberdade de expressão ao punir com prisão manifestações consideradas homofóbicas. Ontem, o pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo, admitiu que foi ele quem conversou com Indio, embora o candidato tenha divulgado ontem na internet que O DIA deturpou sua declaração. À noite, porém, Indio confirmou à Revista Veja sua posição.

“É uma lei esdrúxula, vergonhosa. Não é ser contra o direito dos homossexuais, é ser contra criminalizar quem é contra a prática homossexual”, disse o pastor Malafaia.

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação da Presidência, Cláudio Nascimento classificou a decisão como conservadora e reacionária. “A lei é importante para a demarcação dos direitos dos homossexuais, nada diferente da proteção contra o racismo e a intolerância religiosa”.

Para o presidente da ABGLT, Toni Reis, há um mal entendido na interpretação da lei. “Respeitamos as crenças religiosas. O que não pode é fazer apologia à violência. E quem assume a presidência deve cumprir a Constituição e garantir que ninguém seja discriminado”.

Ativista e deputado estadual eleito, o ex-BBB Jean Wyllys também criticou a decisão da chapa de Serra. “Acho lamentável que os dois façam concessão a grupos fundamentalistas cristãos, em vez de garantir os direitos das minorias”.

Indio reafirma ser contra o projeto em entrevista a site

Apesar de ter criticado a manchete de ontem de O DIA — ‘Vice diz que Serra vai ser contra direitos dos gays’ —, à noite, Indio da Costa voltou a falar com um jornalista sobre o projeto e reafirmou sua posição em entrevista ao site da revista Veja, que foi ao ar às 20h50.

“Não somos contra os direitos dos homossexuais, mas não somos a favor que se criminalize, como propõe o PL 122, as pessoas que têm opinião contrária a essa prática”, afirmou Indio, que, na quarta-feira, ao lado da mulher de José Serra, Mônica Serra, participou de encontro com lideranças evangélicas. Na pauta, entre vários temas, discutiu-se a polêmica em torno do projeto e os evangélicos voltaram a pedir a ele que ajude a impedir a criminalização da homofobia no País.

Na mesma entrevista, Indio da Costa afirma que o texto da petista Iara Bernardi contém excessos e, caso seja aprovado, “haverá liberdade de expressão só para os gays”.

Candidato é polêmico e já foi alvo de CPI

Não é a primeira vez que o vice de Serra chama atenção por declarações e atitudes polêmicas ou ideias mirabolantes. Na campanha do 1º turno, por exemplo, Indio da Costa acusou o PT de ter ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em julho, o candidato disse que mais de um milhão e meio de pessoas já haviam acessado documentos postados por ele em seu Twitter que comprovariam o envolvimento do partido do presidente Lula com os narcoguerrilheiros. “É papo furado essa conversinha de que não pode falar mal do PT”, afirmou. O partido recorreu à Justiça por conta das declarações.

Em 2005, Indio, então secretário municipal de Administração, foi alvo da CPI da Merenda, instalada na Câmara de Vereadores após reportagens de O DIA. O relatório final concluiu que a licitação causou prejuízo aos cofres públicos, mas a investigação foi arquivada pelo Ministério Público.

O candidato ainda responde na Justiça a processo movido por taxista que o acusa de causar acidente de carro na Barra, em 2003. O motorista ficou com sequelas.

Em 1997, o então vereador Indio da Costa quis proibir com um projeto de lei a prática de dar esmolas a mendigos. Propunha até mesmo o recolhimento a albergue de quem fosse flagrado, mas o projeto foi rejeitado por seus pares.

SILAS MALAFAIA : “ELES SÃO O GRUPO MAIS INTOLERANTE”

O pastor evangélico Silas Malafaia se declara uma barreira para os homossexuais. Admitiu que ligou para o vice de Serra, Índio da Costa, pedindo apoio para “não aprovar esse absurdo”.

1. O que o senhor pensa sobre o PL 122?
— Não sou a favor da violência contra homossexuais, mas sou contra criminalizar quem é contra a prática homossexual. Eles se dizem discriminados, mas são o grupo mais intolerante da modernidade porque não suportam críticas. Se meu filho tiver babá homossexual, quero poder demiti-la porque não quero que ele tenha esta orientação. Se homossexuais se beijarem no pátio da minha igreja, quero pedir para que saiam. E não quero ser punido com 3 a 5 anos de prisão.

2. Por que a iniciativa de pedir apoio a Serra?
— Não quero que meu presidente seja contra nenhum grupo, mas tenho que me posicionar. Disse a Serra que teria segundo turno e que a comunidade evangélica estava atenta às questões do aborto e do PL 122.

3. Qual a real mensagem no outdoor que espalhou pela cidade?
— A carapuça serviu? Eles não são a favor da família? Não são a favor da preservação da espécie humana? Não são macho e fêmea? São o que, andrógenos? É uma mensagem e cada um interpreta como quiser.

Autora: “Serra devia se posicionar”

Autora do projeto de lei 122, aprovado por unanimidade na Câmara e à espera de votação no Senado, a deputada federal Iara Bernardi, do PT de São Paulo, cobrou um pronunciamento público de José Serra sobre o tema.

“Ele é que deveria falar, se posicionar, e não colocar o seu vice para falar por ele, como se fosse um ventríloquo. Essa é mais uma bobagem que o Índio da Costa diz. Ele só fez isso nessa campanha”, criticou.
Segundo Iara, muitas mentiras sobre o projeto foram espalhadas na internet para difamá-lo e prejudicar sua tramitação no Senado. Mas ela está confiante na aprovação.

“Dizem que obriga igrejas a fazer casamento gay, mas não tem nada disso. Muitos senadores progressistas foram eleitos agora, tenho certeza que vão colocar o projeto de novo na pauta”, concluiu.

Reportagem de Celso Oliveira e Paula Sarapu


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

LURDI

Um projeto de lei como este é muito importante que haja um plebiscito.
Não sou a favor da criminalização de ninguém!

Henrique

E doenca???? Qual eh o seu CRM?????? Ignorantes!

Ana

Esse tipo de polemica é saudavel, pois revela aos candidados a opinião dos seus eleitores. Como eleitores temos que ter cuidado.Eu acredito que essa eleição vai ser um marco na história brasileira. Espero que Deus, nos dê sabedoria para escolher o menos ruim dos candidatos……..

Miguel filho de Deus

A todos que postaram nesse blog, tenho algo a dizer.
Deus criou macho e femea, macho e femea os fez, portanto, todos vc que se diz homossexuais, estao trangredindo a lei de Deus,.
Todo o homem que gosta de homem, para os conquistar, transformam os seus corpos querem ser uma mulher, tem aqueles que modifica até seus orgaos genitais. Mas sao homems, a semente nao pode ser mudada. e isso é fato foi Deus quem os criou.
A mulher que gosta de mulher, para conqueista, faze a mesma coisa querem ficar igual ao homem, com jeito de homem, mais sao mulheres.
Vamos acabar com essa demagogia de homossexuas, pois isso , é invensao do Diabo e todos vc estao sendo usados por ele. Isso é uma doença espitual.
Os evangélicos estao combatendo essas doenças, e que todos vc que se diz homossexuas se concientizem disso, que precisam ser curados, e somente Jesus Cristo pode liberta-los, todos vcs estao seguindo para um abismo. Mas todos que ouvirem a voz de Deus, serao Libertos e nao cairao nesse abismo, porem todos que ignorarem, seu fim sera tragico.
Peço a Deus que de tempo a todos, para se concientizar e se prostar aos seus pés. Sejam libertos e curados.
Deus tenha misericordia de todos homossexuais, pois tem muitos que ja conheceram a palavra de Deus e o diabo os conquistou, e logo os transfomou nisso. Vcs precisam saber que Jesus os ama e todos os evangelicos, cristao, catolicos,protestates os ama tambem, pois todos voces sao homens e Mulheres.
Abraço a todos.

    Bruno

    E o que você sugere? Enforcamento, apedrejamento em praça pública?

    Pra ver que não existe mesmo diferença entre fundamentalismo islâmico e fundamentalismo cristão.
    Aqui não são os Estados Unidos da Amérika!

    Miguel filho de Deus

    Bem se ve que realmente vc nao entendeu nada.
    Nao estou pedindo nada do que vc respondeu.
    Estou dizendo que Deus liberta, salva, cura, transforma as vidas e afirmo que isso é uma doença.
    Que Deus trabalha de dentro para fora, por amor a essa pessoas devemos mostra-lhes a verdade em balavras, nao com violência.

    lucio

    miguel, vc è um gay curado??? muito seguro nas afirmaçoes…

    Miguel filho de Deus

    Nao, Lucio, tenho amigos que ao conhecer o evangelho, e permitiram que Cristo entrasse em suas vidas, deixaram essa postura, hoje sao pessoas casadas, tem filhos e vive sua sexualidade muito bem, testemunhando para todos aqueles que tb conviveram com essa postura.
    Digo para vc que é muito dificil, mais nao é impossivel. por isso minha segurança no que afirmo.

    Rosane

    Deus criou a todos nós, todos somos criaturas de Deus. Ser homossexual não é uma opção, já nascem assim e isso já está mais do que provado. Só alguém com inteligência muito tacanha não é capaz de entender uma coisa dessas. Minha educação cristã me faz respeitar a todos independente de sua orientação sexual, pois Jesus nos disse: amar ao próximo como a ti mesmo e não excluiu os homossexuais nessa frase.

Cristina

A ignorância de muita gente (creio que a maioria ainda) sobre a homossexualidade é uma das causas desse entrave todo, mas não justifica a atitude do "pastor" Malafaia, ele demonstra tanto ódio quando fala no assunto, parece um doente.

    Cristina

    ok.

Cristina

A ignorância de muita gente (creio que a maioria ainda) sobre a homossexualidade é uma das causas desse entrave todo, mas não justifica a atitude do "pastor" Malafaia, ele demonstra tanto ódio quando fala no assunto, parece um doente.
A homossexualidade não é escolha, e muito menos ainda pode influenciar alguém a escolher, não é prática, faz parte do ser, é orientação afetivo/sexual, é muita ignorância não saber disso, mas a pior de todas é não querer nem saber.

Vitória S. Remer

eu penso que a lei ela ajudará a toda SOCIEDADE BRASILEIRA a praticar o chamado RESPEITO e a humanidade, como toda religião defende o ato de vc ser mais humano com o proximo, acho que deveriamos todos pensar o que é ser humano, ou o que é vc ter respeito com alguem, cada tem sua opiniao em respeito a homossexualidade mas assim como a discriminação racial, e intolerancia religiosa, é impreencidivel que qualquer individuo preze pelo respeito até pq, cada um faz suas escolhas, Deus n escreveu a biblia pregando a escolha de cada um, ou a cor de cada um. até porque as igrejas realmente estariam preocupadas com o mundo porque até agora continua tendo casos de violencias sexuais a menores de idade, o que importa é a fé perante Deus e não o que homens incredulos falam pelo seu mode de pensar extremamente pequeno que percebemos na noticia acima, acho que se realmente queremos um país desenvolvido é importantissimo que o pais assuma uma postura respeitosa a todos os cidadãos, assim como ocorre em paises cujo a fé é mto maior do que a profetizada aqui no nosso país.
Sou Médica e Homossexual.

    Marcela

    concordo com vc! devemos alertar esses lideres de associações a agirem como tais e ão esperar que tudo aconteça facilmente até porque cartas nao fazem nada!!!
    Abraço

@MarkosOliveira

Eu tomei conhecimento deste blog há menos de uma semana e consequentemente sobre o PIG.

Até então, eu estava disposto a anular o meu voto pois já nāo ia mesmo com a cara do Serra, desprezava essa falta de posição da Dilma quanto ao aborto – cedendo à pressão religiosa por votos – e tendo votado em Marina no primeiro turno. Graças à Deus me desalienei e hoje estou com a Dilma, mesmo ela me passando insegurança e falta de demonstração personalidade quando necessário. Pelo que noto no meu círculo de convivência, é isto que faz com que muitos marineiros a coloquem no mesmo "saco” que o Serra.

Sou homossexual, assumido e de famĺlia evangélica, e exercito a paciência pois eles são vítima destes boatos sujos do Serra contra a Dilma. Acredito na bíblia, bem como que a mesma não condena a relação homoafetiva. Tenho frequentado uma igreja inclusiva.

Pelos meus princípios, não alimento ódio pelas pessoas mas o Serra esta noite em frente à tv me deu ânsia.

Deus nos proteja desta verdadeira besta bíblica que é o Serra. Não quero sentir na pele a época da inquisição medieval e da ditadura.

    lucio

    vc è homossexual e votou na marina – evangelica, contra a tua essencia, contra aborto, contra qualquer coisa que nao seja de forma divina como foi com Adao e Eva…e ainda vem cobrar de Dilma uma posiçao…
    o povo brasiliero è mesmo ignorante….

Marie

‎"Não sou a favor da violência contra negros, mas sou contra criminalizar quem é contra negros. Eles se dizem discriminados, mas são o grupo mais intolerante da modernidade porque não suportam críticas. Se meu filho tiver babá negra, quero poder demiti-la porque não quero que ele tenha esta orientação. Se negros se beijarem no pátio da minha igreja, quero pedir para que saiam. E não quero ser punido com 3 a 5 anos de prisão."

– Troquei a palavra "homossexual" (is) por "negro" (s), na entrevista do pastor canalha que está ao final da reportagem. Ficou bonito, né?
Querem defender o indefensável e acham que a Bíblia é justificativa para toda sorte de atrocidades e bizarrices.
Ninguém merece essa corja.

    Matheus Kramer

    Comparar opção sexual com fenótipo tem tanta lógica biológica quanto comparar o dna de um inseto com o de um elefante.

    Luiz

    "Não sou a favor da violência contra evangélicos, mas sou contra criminalizar quem é contra evangélicos. Eles se dizem discriminados, mas são o grupo mais intolerante da modernidade porque não suportam críticas. Se meu filho tiver babá evangélica, quero poder demiti-la porque não quero que ele tenha esta orientação. Se evangélicos se beijarem no pátio da minha igreja, quero pedir para que saiam. E não quero ser punido com 3 a 5 anos de prisão."

    Ótimo Marie.
    E bom que todos saibam que discriminar é sempre ruim…

alexandre de melo

nisto o indio e o mala faia estao certos, ser tolerante por obrigacao nao existe,
e' errado forcar alguem a suportar os gays na marra; todos tem direitos , mas tem limites.
acho que o direito religioso deve prevalecer sobre o direito dos gays, a religiao e' muito mais antiga
que a noosa sociedade , que pode estar acabando por permitir , gritar esperniar em defender direitos
errados, nao matemos os gays por serem gays mas e' muito chato ver duas bichinhas se beijando em
publico. detesto dar razao ao indio e ao mala faia duas pessoas hediondas, mas nisto tem razao.

ricardo silveira

É um absurdo a igreja, todas, não pagar imposto. Começa daí. Trata-se de um negócio muito lucrativo. Os padres, bispos e pastores das evangélicas fazem fortunas com o negócio de vender religião para o povão incauto usando a TV por horas e horas a fio, o que custa muito dinheiro. E, agora, resolveram sair dos bastidores e entrar para valer na política não apenas para decidir quem deve governar o país, mas, também, para definir como ele deve ser governado. É voltar à Idade Média. Se esses “malafaias da vida” passarem a definir o espaço público conforme está se desenhando esse país vai virar barbárie. Enquanto ficam lá dentro das igrejas é problema deles, embora ache que as casas de prostituição sejam mais úteis aos homens, até porque ninguém entra nessas casas para encontrar Deus. Mas permitir que essa gente se imponha à sociedade brasileira por meio do obscurantismo para definir a vida do país é simplesmente inaceitável.

zoiudo

se o Serragio ganhasse essa eleição e sendo presidente viajasse para o exterior o Brasil seria comandado por esse…?? esse…

LUIZ

Brincadeira o Serra vai entrar e ser presidente ,por falta de senso critico das pessoas, aborto é assasinato voce não ve a criança mas ela está sendo violentada no ventre da mulher,se voce fosse a criança não desejaria a vida, agora fala que a mulher tem que decidir ,a mulher tem relação sexual com namorado ficante ou amante tem uma briga com o parceiro sexual ,o fruto deste sexo nasce um bebe ela fica com raiva não deseja ter o filho e mata a criança ,e eu pago meu imposta para financiar isto!!!!!!!!!!! A criança paga o pato ,e não me vem falar que o PT e contra que é mentira,o codico dos direitos humanos foi colocado pelo governo,e está bem claro o direito livre de aborto ,absurdo ,não sou a Favor do Serra,pois o PSDB vendeu o Brasil agora ele vai se beneficiar ,por causa de bom senso de voces.

Bonifa

A verdade é que o Serra está até o pescoço comprometido com esta onda de obscurantismo e ódio que está invadindo o país, aproveitando a infraestrutura de sua campanha eleitoral. Zé Serra soltou a Besta, aproveitou-se dela para ir ao segundo turno e agora começa a dizer que não tem nada com isso. A Besta está solta, e a culpa é do Serra. Há fracos de espírito, enlevados pelos demônios do PIG e outros, espumando de ódio de homossexuais, de feministas, e sobretudo de partidários do Lula e da Dilma. Estas pessoas poderão começar a cometer atos – atos de terror – e então o que dirá Serra? Serra dirá que nada tem a ver com isso. O planeta inteiro está de queixo caído examinando o Brasil, ninguém poderia desconfiar que sob seu manto de beleza e de liberdade se ocultasse tanta intolerência e tanto atraso.

Cristiana Castro

Eu sei lá quem está por trás dessa pauta idiota que não interessa a ninguém. Essa palhaçada de ” Jesus – caça, pesca e raízes” já está enchendo o saco. O Marinismo Eco-cristão já perdeu as eleições, está fora. Agora os onda verde vão ter que decidir se são verdes " mudernos" ou são caretas e escolher o que quiserem e se quiserem. Vamos prá política que essa pauta não tem nada a ver com os candidatos que disputam as eleições.

Baixada Carioca

Não é só o Malafaia o comparsa do indiota e do tucano. A quadrilha inclui também o pastor Arolde de Oliveira, dono de uma emissora de Rádio, com milhares de seguidores. O Globo online noticiou:

[…]
A ideia é convencer os fiéis de que, com Dilma, o PNDH-3 será aprovado no Congresso e, com isso, questões como o aborto e direitos reivindicados pela comunidade gay serão legitimados.

– Temos que alertar as pessoas que votaram nela sobre os riscos que o programa de governo do PT representa para a liberdade de expressão. Ela já conseguiu maioria no Congresso nesta eleição e vai aprovar no ano que vem, se eleita, todas essas questões. O único jeito de impedirmos é agora no segundo turno. Temos que dizer isso para quem ainda não entendeu – disse Oliveira. (O globo online.

Agora percebam como o discurso é desprovido de fundamento: não importa quem seja eleito agora no segundo turno, o Congresso já está eleito e é este Congresso que vai votar qualquer coisa. Se o PT teria força para aprovar qualquer mudança significativa na Constituição, terá independente de quem vier a ser eleito.

Ou esse deputado não sabe o que faz um deputado federal no Congresso Nacional?

Cicero Moraes

Pastor Silas Malafaia é ao meu ver um falso profeta, daqueles que não tem vez no céu.

Jesus não deixou que apredejassem a mulher em praça publica, com aquele ato queria dizer ao homem que as vontades são individuais, e cabe a todo ser humano ser julgado conforme seus atos por Deus.

Esse pastor usa o nome de Deus em vão pra pregar sua intolerância ou um enrrustimento igual a certo deputado ou senador americano que pregava todo dia contra os direitos gays que mais tarde foi flagrado com outro homem.

kkkkkkkk

Agora demitir a empregada por ela ser Lésbica, chega a dar nauseas……isso é coisa de gente deliberadamente louca e sem o verdadeiro amor de Deus, onde se julga as pessoas pelas suas intimidades e não pelo seu caráter.

Falso Profeta enganador.

José Máro Comini

Aliás, caros comentaristas, poderíamos sugestionar ao Azenha que abra esta discussão no seu blog, e que façam o mesmo os blogs dito como blogs sujo pelo serra. Vamos colocar em discussão a figura do VICE PRESIDENTE, afinal de contas o atual o MAGNÍFICO SENHOR E GUERREIRO JOSÉ ALENCAR, dispensa qualquer comentário, sem sombra de dúvidas o MELHOR VICE PRESIDENTE que o BRASIL já teve. Pessoa ilibada, serena, inteligente,companheiro de toda hora, exerceu por várias vezes a interinidade da Presidência do Brasil, e a fèz com responsabilidade e altivêz. E agora, a Dilma tem em seu vice um homem de vasta biografia política, com larga experiência administrativa e conhecimento das necessidades do nosso país. Exerce um alto cargo atualmente que é a presidência da Câmara dos Deputados, é quadro de um partido de bancadas significativa. Michel Temer reuni todas as condições exigíveis para um cargo de vice presidente de um país importanrte como o Brasil. Agora, e o indio, quem o conhece? Um playboyzinho carioca que ninguém abe o que pensa, porque quando pensa e fala só sai besteirou. Imaginemos este playboy assumindo uma interinidade na presidência da república ( alto risco), e se por um acaso tiver que assumir a Presidência em definitivo? Como é que o país vai ficar? E como todos nós sabemos corremos este risco, ninguém é eterno nessa vida, e ainda que não aconteça isso, corremos o mesmo risco porque o serra nunca termina um mandato. Elegeu-se prefeito de São Paulo, entregou o cargo ao Kassab(DEM), elegeu-se Governador em São Paulo, entregou o cargo para o Alberto Goldman, então, ele poderá muito bem caso seja eleito presidente entregar o cargo ao playboy indio(DEM), NÃO É VARDADE? Esta discussão tem que ser levantada, o Brasil não é brinquedo do PSDBDEMOS9 serra/indio. Todo cuidado é pouco, vamos levantar essa discussão e já.

    Bonifa

    Índio da Costa tem muita sorte de não haver interesse algum, na campanha da Dilma, em vasculhar-se a vida de quem quer que seja. Se ele acreditasse em Deus, coisa de que muito duvido, com certeza teria muito a agradecer.

Mario Cesar Loureiro

Azenha e amigos,
Peço licença de todos vocês para uma propaganda.Hoje é dia do nordestino em Sampa e fiz uma homenagem com direito a Sivuca, Hermeto e João Cabral de Melo Neto no meu blog, o https://pelaordemcompanheiro.wordpress.com
Falo também sobre o reinício da campanha no rádio e TV.
O meu blog é absolutamente pessoal e não estou ganhando nenhum centavo com pageviews ou anúncios. Aliás, como sou neófito na brincadeira, se algum amigo puder explicar como faço para colocar um link direto do Azenha lá (se ele autorizar, claro! Autoriza, vai… ) ficaria muito agradecido.
Passem por lá.

andre

O PIG – Partido da Imprensa Golpista, José Serra, Indio da Costa, PSDB e o DEM
representam o que à de pior nos últimos 20 anos de nossa história política.

Trouxeram para o debate o mesmo discurso golpista da TFP – Tradição Família e Propriedade de 64.
Pouco antes do golpe as palavras eram:
– "este governo não respeita a imprensa"
– "são comunistas"
– "não respeitam as tradições, a família e a propriedade",
logo depois veio o golpe.

Este é o estilo Serra (ou Zé), este é o estilo do PSDB e do DEM .

Fico imaginando o que estão pensando agora aqueles que elegeram o Alckmin, o Richa e o Raimundo Colombo.
Será que ao votarem tinham a completa noção do que estes senhores representam?
ou foram enganados pelo PIG?
ou concordam que o primeiro mundo só deve existir para uns poucos 1% privilegiados?
que as minorias devem ser esmagadas?
Que os 24 milhões que saíram da miséria não contam?
Que os ~30 milhões que passaram para classe média não contam?
E que o salário mínimo, que com FHC caiu de ~110 para 86 USS e com Lula/Dilma passou para ~290USS, não conta?

A única maneira de corrigir isto tudo é votar maciçamente no PT e em Dilma no segundo turno,
esta é a resposta que o povo Brasileiro deve dar a esta enganação, a esta tentativa de golpe.
A esta tentativa de transformar as eleições num plebiscito religioso.

A segunda coisa a fazer é cancelar as assinaturas de revistas e jornais golpistas.

Bury

O senso de oportunidade do boneco de ventríloco Índio é ímpar: como ele consegue ser tão desastroso toda vez que abre a boca é caso para estudo. Seria isso simples estupidez patológica ou manobras realmente calculadas passo a passo?

pereira

Eu vou ficar quiéto, porque a minha cor pode se dizer que é negra, vá este maluco ganhem a eleição, e ele incute de voltar a escravidão, porque os homossexuais estes sim vão para as fogueiras, porque a inquisição logo-logo será implantada, e eu moro no Nordeste até chegar ao Uruguai o paraguai eu já foi para o tronco levar minha 50 chibatadas, cala a boca negrada.

    Baixada Carioca

    Que isso negrão? Calar a boca? Nada disso. É agora que os grupos marginalizados precisam se manifestar e lutar contra qualquer discriminação. Vamos jogar fora as conquistas realizadas até aqui?

    Augusto

    eu sou negro e nao vou calar a boca,vou gritar mais alto ainda contra esse vampiro medieval e seu fiel escudeiro,o curumim do mal.

emanuelle

eu quero ter o direito de discordar do homossexualismo. não acho certo, mas respeito quem é. mas quero mesmo poder dizer aos meus filhos que não é bem assim que a banda toca… E outra, se interferir mesmo nos dogmas da igreja, sou completamente contra. do mesmo modo que eles têm direito de escolha sobre qual orientação sexual seguir, tenho direito de seguir minha religião e tudo o que ela representa. um projeto desse não pode interferir na liberdade religiosa.
alguém sabe onde encontro o projeto com tudo o que ele determina?

    Daniel

    Emanuelle,
    não sei se vc vai ler esta mensagem, mas é bom esclarecer que pontos de vista não serão desrespeitados com a lei. O que a lei propõe é o fim das ofensas gratuitas, alfinetas públicas, preconceito e atos de desrespeito a homossexuais. É acabar com o tal de chamar fulano de "viadinho", de falar as coisas que o Silas fala (convenhamos: passou da 'liberdade de expressão' faz tempo. Virou deboche escrachado e ridículo). No entanto, quem acha que é errado, continua achando. O limite só vai ser o do RESPEITO.
    e um adendo muito importante: sexualidade não se escolhe. Se é. Se fosse escolha, já seria algo a ser respeitado. Quando é convenção psicológica ou cultural, mais ainda. Quando é imposição da natureza e é algo que NÃO PREJUDICA NINGUÉM (quando se tratam de 2 adultos em plena saúde física e mental, por livre e espontânea verdade) deveria ser obrigação de todos conviver harmoniosamente com homossexuais.

Henrique Nunes

Previsível esse tipo de postura, só não, sua confirmação, antes da eleição. Mas é uma opção de eleitorado, demarcação de terreno. E até uma forma de abrir os olhos de muita gente. Com todas as suas "dicas", claro que Serra seria contra a homossexualidade. Depois ele vai tentar até desmentir, dizer que ninguém fez mais pelos homossexuais do que ele, e que, lamentavelmente, não foi isso que ele quis dizer. Mas nem precisaria dizer. Seu discurso envolve um indisfarçável machismo desde que começou a tecer comentários sobre a masculinidade de Índio. Mesmo assim, demonstra uma posição covarde, que alguns diriam "homossexual", ao desferir suas ironias contra Dilma, sem acusá-la frontalmente, só querendo acender fogueira e alimentá-la, através de seus capachildos. Assim como escondia até há pouco sua ânsia privatizacionista, assim como esconde sua aversão a concursos, assim como despista sua vocação para a corrupção…

    Daniel

    ele deixa o vice falar a vontade por isso. Ao mesmo tempo que Serra posiciona suas propostas, pode depois dizer que não foi nada disso que ele quis falar. Foi o vice quem disse. ¬¬'
    eleição tá difícil… ou teremos 3º mandato (prático) do Lula, ou é o Sr. Burns Quero Agradar Todo Mundo.

    Henrique Nunes

    De acordo, em parte, Daniel. O mandato prático ainda é o da Dilma.

william porto

A primeirta providencia desse insignificante político que ninguém conhece no nordeste, esse indio de costa, seria tentarb um perdão para o banqueiro cacciola que hoje é presidiário e foi sogro afim do indio. No caso de Serra presidente e ter um piripaque o Brasil seria dirigido por essequase genro de cacciola, um polítco que foi prefeitinho de cesar factóide maia, escorraçado nas urnas do Rio.

charles

Serra Presidente = Pastor Ministro da Igualdade

2 felasdumacoisa, pra não falar outra coisa…

Charles

Vera Silva

Gostaria de saber o que uma pessoa como este pastor citado fará se tiver um filho ou neto homossexual?
Vai expulsá-lo da família ou coisa similar?
Ele revela uma ignorância tão grande sobre a homossexualidade que me ponho a imaginar que ele nunca estudou Ciências na vida. Talvez ele proponha que o Brasil elimine o estudo da Ciência nas escolas e feche todos os Institutos de Pesquisa científica do país.
Tenho medo deste tipo de pessoa ainda mais quando assume a liderança de um grande número de pessoas.
É por isso que a lei deve existir para defender os que são diferentes, antes que sejam mortos pelo obscurantismo.

    HENRIQUE

    As igrejas evangélica e católica são contrárias a esse projeto se apoiando em passagens bíblicas como a de sodoma e gomorra entre outras. Eles podem ser até contrários ao casamento e união gAYS, MAS ESTÃO COMPLETAMENTE ERRADOS QUANDO SE OPÕEM A UMA QUESTÃO DE DIREITO CIVIL. AS PESSOAS DEVEM APRENDER A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS E OS GAYS DEVEM TER O DIREITO DE IR E VIR GARANTIDOS. ESSE MALAFAYA, OTÁRIO, ESTÁ CRIANDO UMA GERAÇÃO DE EVANGÉLICOS HOMOFÓBICA, O REFLEXO DISSO VÃO SER CONFLITOS MUITO GRANDES QUANDO CRENTES DESCOBRIREM QUE OS SEUS FILHOS SÃO HOMOSSEXUAIS. VENHO DE UMA FAMÍLIA EVANGÉLICA E NUNCA TIVE PROBLEMAS COM GAYS, PRA MIM O QUE VALE É O CARÁTER, O QUE A PESSOA FAZ NA SUA INTIMIDADE NÃO É DA CONTA DE NINGUÉM. RIDÍCULA ESSA DISCUSSÃO

Alder L. e Silva

Se o Índio da Costa, para não perder votos dos evangélicos e católicos conservadores, diz que não vai defender os direitos dos gays, ele está traindo seus próprios interesses, sua natureza e milhões de gays nesse Brasil afora. Quem o conhece sabe do que eu estou falando.
Eles estão tendo um comportamento tipicamente tucano… nem diz que sim nem diz que não!

    Baixada Carioca

    É o velho muro dando resultado.

    Augusto

    vc esta dizendo que o curumim e GAY de armario??

Victor

Realmente estão se aproximando do fundamentalismo. Neste vídeo, http://www.youtube.com/watch?v=srkZihzkF44, O pastor Malafaia, no minuto 9:55, diz expressamente ser contra o PNDH-3, que tenderia a "elevar" (sic) os homossexuais a cidadãos "DE PRIMEIRA CATEGORIA". Ou seja, o digníssimo pastor, que prega a palavra de Deus, que tem como um dos principais fundamentos o amor ao próximo, ironicamente, diz que os homossexuais são sub-raças, as quais o PNDH-3 pretende elevar ao patamar de cidadãos de "PRIMEIRA CATEGORIA". Isso é bastante grave. É isso que nós queremos para o futuro do Brasil? Fundamentalismo religioso, preconceito sexual? Queremos governantes que se aliam a pastores que fazem distinção entre cidadãos?

Não é preciso estimular o ódio contra os homossexuais para crer em Cristo. Cristo não pregou o ódio, mas sim o amor; não pregou a violência ou a discriminação, mas sim acolheu e curou exatamente os denominados cidadãos "de segunda classe" de sua época, como os leprosos e as prostitutas, que eram desprezados pela sociedade. E os direitos políticos e civis, conquistados durante séculos? E os direitos do homem e do cidadão, onde todos devem ser tratados com dignidade e igualdade?

Lamentável que a oposição queira pautar a eleição com base no ódio de classe, na discriminação e na negação de anos e anos de luta pelos direitos e conquistas sociais. Mas é só isso que eles têm. O governo deles foi um desastre, econômica, social e politicamente. Um completo desastre. Sem propostas, sem discussão política, sem ideologia, sem contraponto. Só o ódio contra um operário, que fez um governo espetacular, ódio esse que se espraia e contamina o mundo religioso, criando um clima de fundamentalismo nunca antes visto na sociedade brasileira. Só temos que lamentar.

    Daniel

    O Silas devia ser preso e processado ONTEM. O grau de desrespeito desse homem já tá no meio do ridículo há séculos. Liberdade de expressão é lindo, mas disseminação de ódio deveria sim ser proibida de exibição em meios de comunicação.
    No mais, Serra vive em cima do muro e usa o Índio pra falar todas as merdas que tem vontade e se isentar de culpa no final.
    Suspeito muito que o vice seja trocado pra limpar a imagem de última hora, mas, caso venha a atuar, Serra vai seguir sua cartilha.

Azedim

Sempre foi dito que religião, política e futebol não se discute.

Hoje no Brasil parece que estão se mesclando…

Luiz 123

Digite o texto aqui![youtube sKrcF19N4Fk http://www.youtube.com/watch?v=sKrcF19N4Fk youtube]

João

Fundamentalismo puro.
Há um estudo sobre a perseguição aos judeus efetuada na alemanha nazista, feito pelo Adorno e Horckheimer. Estes dois pensadores concluíram que se tratava de uma "projeção": ou seja, como os judeus eram bem sucedidos financeiramente, e a alemanha estava em ruínas, projetou-se sobre os judeus toda a ira contida da população (ou vocês acham que Hitler fez aquilo tudo sozinho).
Logo, por inferência, há uma ira de alguns da população brasileia que pode ser encarada como projeção: o que os homossexuais têm que lhes atrai tanta ira? Será que tem gente "no armário" projetando a ira contra aqueles que resolveram se assumir?
Fica a pergunta e a sugestão para que pensemos a respeito.
Afinal, todos que conheço que respeitam os direitos dos homossexuais são bem resolvidos. Os demais…..

    Daniel

    não é confirmação, mas acho que já li algo a respeito dos homossexuais deterem maior poder aquisitivo médio que heterossexuais. Verdade ou não, acho meio difícil, já que, caso isso aconteça, seria consequência do preconceito (uma espécie de provação, de dizer que o fato de ser homossexual nada muda), e não causa. Só a título de menção.
    Mas sim, a sua linha de pensamento de sublimação faz todo sentido. Muitos psicólogos a comprovam, inclusive.

Luis Arthur

A postagem foi tirada do ar no Blog da Veja Eleições. Mas eu salvei em arquivo e ainda pode ser vista em cache aqui: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=ca

Pedro Velôso

Será que não seria tão absurdo quanto demitir a babá do meu filho porque ela é evangélica, sem precisar pagar os direitos trabalhistas ?
Será que não seria tão absurdo quanto pedir que se retirem da minha praça os evangélicos em propagação de sua fé?

    Daniel

    adoro quando trocam o sujeito. =)
    deixa bem claro como preconceito, qualquer que seja, é ridículo.

    trocar "evangélico" por "homossexual" nas suas frases, pra mtos, seria considerado aceitável por vários… mas bote outra palavrinha que toque na ferida alheia que vc vê o resultado. Preconceito, só com os outros.

maconheiro

Religião é esconderijo de pedófilos !

Ana Paula

É preciso uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO nos outdoors do pastor Silas Malafaia espalhados pelas ruas. É ultrajante tal discriminação ostensiva proibida por lei. Brasil: um Estado LAICO.

Paulo Bispo

Quer dizer que se um homem e uma mulher se beijar em frente a igreja dele, tudo bem???? Sempre falo isso, beijos descomedidos em publico é desrespeito, seja entre gays ou héteros. Mas achar desrespeito só entre gays é conservadorismo!

@RichardPinheir0

O candidato José Serra deveria se posicionar sobre o assunto. Deixar apenas o vice falar, denota distanciamento e desconhecimento.
Mesmo que uma grande parcela da população seja contrária, o tema citado acima merece um debate entre todos os setores da sociedade. Talvez até um plebiscito seja a melhor solução, pois um assunto tão importante para a vida de várias pessoas deveria ser decidido pela maioria da população.

Владимир Ильич Ленин

Azenha…

Não sou evangelico, mas cristão catolico (envegonhado com tudo isso). Se todos os homens de fé fossem como Leonardo Boff, a teologia da libertação e as pastorais progressistas…

Olho o belo artigo que li no Conversa Afiada. Belo não que eu concorde com o conteudo, mas o Rev. Sandro Amadeu Cerveira da uma aula de bom senso e entendimento da realidade historica.
http://www.segundaigreja.org.br/noticias_view.asp

Eu sou contra o aborto, mas entendo que isso não é uma decisão minha como homem e sim da mulher… Acredito que todos devam ter seus direitos garantidos. Assim como os cidadões heteros ou homossexuais devam ter o direito iguais.

Marcio Gaspar

O que estaa acontecendo? Voltamos para a idade media? Fico pensando se tudo que eu li e ouvi, realmente trata-se de posicionamento ideologico do Serra, ou se ee apenas para ganhar a eleicao, o vale tudo para ser presidente. Se for o vale tudo para ser presidente eh muito perigoso, rebaixa o discurso politico ao mais rasteiro pensamento. Esquece assuntos sobre desenvolvimento, emprego, saude, tecnologia, o papel do Brasil no mundo, a paz. Fica no discurso evangelico, discurso homofobico, o aborto(que deveria ser discutido, mas nao nos termos que foi colocado). Isso nao eh o Brasil. Que pensamento eh este? Isso eh pensamento da extrema direita. Se este pensamento de extrema direita for realmente ideologico, prefiro acreditar que nao eh, isso eh muito perigoso, pois fico imaginando, esperanca que nao, um sujeito com essa visao na presidencia. Vai fazer de tudo contra a democracia. Vai fechar o congresso. Eh so ver os jornais, o alinhamento que estao tomando. So escreve no jornal que defenda o posicionamento do jornal. O pior eh que os jornais se dizem imparciais.

Volnei João Meller

Com a polêmica, os fundamentalistas Indio e o Malafaia estão instigando o Movimento Gay a se manifestarem favoráveis à Dilma. Esta manifestação vai ser usada para alimentar a campanha suja anti-Dilma. É pegadinha dos ayatolás…

    Maria Luiza

    Pensei a mesma coisa.

chicorasia

Ou ninguém imaginou que ao pautar uma discussão de saúde pública exclusivamente do ponto de vista da religião não se estaria abrindo a Caixa de Pandora?

Josnei Di Carlo

Indio é um oportunista sem tamanho. Serra é sua alma gêmea.

Eles estão fazendo de tudo para embrulhar o estômago dos brasileiros.

Nunca pensei que uma eleição seria tão baixa, tão abjeta.

Era muito novo em 1989, mas a de 2010 é a eleição mais revoltante que estou acompanhando.

    Luiza Helena

    Josnei,

    Em 1989 foi de "ferver o sangue nas veias". Agora o caso é de AVC. O pior éque encontra "eco" entre os eleitores. Sabe aquele "tipo" que se faz de tolo e concorda com a baixaria. Os que propõem não valem nada, porém aqueles que diretamente não ganharão nada com as sandices dos candidatos e seus "alinhados" mas, as propagam enviando mensagens toscas, esses são terríveis. Os "ingênuos" tomam como verdades o que dizem Serra, Índio e Malafaia (de onde saiu mais esses, que também diz que tem jatinho porque pode) o eleitor é que me preocupa, esse é que deve nos preocupar.

Lima

Quando começa a misturar Religão com Politica fica complicado, afinal de contas tods as classes devem ter representação no Congresso Nacional, para que alguns lideres evangelicos se acham dons da razão, falam em perdão de Deus, amar o proximo, no entanto não respeitam a opção sexual de cada ser humano, além do que esquecem que esse tipo de assunto é para ser discutido através do Congresso Nacional, onde os evangelicos tem seus representantes, portanto isso não é assunto para ser discutido atraves de pressões e no calor da campanha presidencial. O Pastor Silas deveria dar exemplo e não ficar fazendo campanha para A ou B, mesmo por que no proprio meio dos Evagélicos existem muitas discordias e brigas entre eles mesmos.

Deixe seu comentário

Leia também